10 de agosto de 2011

Profissional ou semiprofissional - Parte 4

   Achei que não conseguiria texto suficiente para criar uma quarta parte para esta postagem mas vejo que sempre haverá pois, a cada ano novas pessoas se interessam pelo mundo da fotografia e já chegarão lendo e ouvindo todo tipo de informação certa e desencontrada sobre o assunto. Mas, nesta quarta postagem, o assunto predominante é a motivação para a fotografia. E junto à motivação podem vir também algum deslumbramento e até decepções...
 Também não pode segurar a câmera como nosso amigo Obama

   Muitas vezes me deparo com frases do tipo "sou apaixonado por fotografia", "amo fotografia", e estas pessoas desejam entrar no mercado de trabalho no ramo da fotografia e normalmente sem muita noção do que é realmente necessário para embarcar na fotografia. Atenção para esta afirmação simples, porém, muito importante: A fotografia é uma profissão séria como qualquer outra, não basta ter entusiasmo e bom equipamento para ser um fotógrafo profissional! Como em qualquer outra profissão, é preciso se especializar, é preciso estudar muito, treinar bastante e, automaticamente, você se especializando estará apto para escolher seus equipamentos com maior segurança do que antes quando tinha apenas o entusiasmo.
 Regra dos terços: Uma das primeiras a ser aprendida

   A verdadeira motivação para se tornar um fotógrafo profissional deve partir deste princípio: Ou você tem um talento nato e estuda para lapidar o diamante que existe em você ou estuda bastante para aprender os fundamentos e alcançar um nível que lhe permita ser, verdadeiramente, um profissional da fotografia. O importante é que, em ambos os casos, é preciso estudar, é preciso saber o que está fazendo, é obrigatório também conhecer 100% de seu equipamento, saber o que cada botão, cada aba de menu, cada função de dial faça. Se você não conhecer seu equipamento você não está fotografando, está apertando botão. O manual de instruções é seu melhor amigo, como diz a professora Márcia Costa.
 Panasonic FZ40: Excepcional câmera mas não para trabalhar

   Então, se você ama, adora, é apaixonado por fotografia, use esta paixão para cultivar este hobby tão lindo como a fotografia. Para trabalhar com fotografia é preciso bem mais do que isso, não apenas entusiasmo e dinheiro para comprar equipamento. Aliás, equipamento este que deve condizer com a finalidade em relação à fotografia. Uma das frases mais corretas mas que deve ser usada com muito cuidado é a de que "quem faz a foto é o fotógrafo" mas isso depende muito. Na fotografia profissional você precisa de um equipamento que te dê o mínimo de condições para se realizar um trabalho digno. É preciso ter uma reflex pois ela te dá condições de fazer boas fotos sob baixa iluminação abusando do ISO, usando flash externo em que você pode rebater, difundir e direcionar a luz de acordo com a necessidade, entre outras coisas. O contrário também vale, não adianta ter um super equipamento se nem enquadrar, o fotógrafo sabe.
Sony A850: Câmera indicada para uso profissional

   Então, agora sim chegamos ao título da postagem, essa coisa de profissional e semiprofissional só confunde a cabeça de quem quer entrar no ramo agora pois, além de achar que apenas entusiasmo basta, ainda querem comprar o equipamento errado. Gente, trabalhar em eventos ou fazer books de qualidade com superzoom não dá! Não adianta comprar uma câmera só porque ela é grande e porque dizem por aí que ela é semiprofissional. Quem disser que câmera X ou Y é semiprofissional, peçam para definir o que é pro ou semi e vejam se alguém dará uma resposta consistente e convincente.

Postagens anteriores:
Foto da regra dos terços: http://therealdotin.com/ 


28 comentários:

  1. Ótimo post, Rodrigo!
    '
    Aliás, penso que fazer uma série de postagens falando sobre categorias de câmeras seria muito útil para esclarecer ainda mais esse assunto...
    '
    Embora você já tenha dado umas pinceladas aqui no blog, creio que não seria repetitivo, mas complementar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu post... Na verdade Ótimo!

    Gostei muito, principalmente da parte que cita sobre aqueles que comprão maquinas fodonas e se acham os "bambambam" da fotografia, maquinas com 99 pontos de foco e só usam 1.

    E escrevo,falo e assumo... Eu sou amador, gosto de fotografar é um de meus "hobbyes"... Pois aplico meu dinheiro e estudos em outra área.

    E cito outra coisa, quando o hobby se torna profissão até a pessoa muda, se torna mais exigente até com aqueles que querem apenas apertar o botão e congelar o momento sem preocupar com ISO, Iluminação e o seja lá o que for para dizerem e julgarem para que aquele aperto de botão se torne uma foto perfeita.

    Na fotografia acho meio que ridiculo comparar fotografias de vários temas entre si, pois o gosto é muito subjetivo. Comparar um belo retrato de uma pessoa castigada pelo tempo e de uma ninfa cheia de saúde sem cicratizes com a pele perfeita e ainda sob ambiente com luz controlada, acho tudo isso um saco.

    Rodrigo você esta de parabens!

    ResponderExcluir
  3. Cara, impressionante a nossa 'ligação', pq eu estava pensando em conversar contigo pra falar sobre esse assunto em algum lugar.
    Semi profissional? Que porra é essa? Ou é profissional ou não é. Povo usa esse termo só pra vender câmera grande pra quem ão entende de nada.

    Eu não tenho um termo pra me definir, não consigo dizer se sou profissional ou não. Atuo na área, ganho dinheiro com isso, trabalho com ética, mas faço eventos com uma superzoom e um flahs 'paraguaio'. Me viro bem, mas sinto uma necessidade enorme de um equipamento muito melhor.

    Amei o post ;)

    ResponderExcluir
  4. Wigui, eu até já fiz algo parecido na comparação de fim de ano entre as melhores de cada categoria mas faltou explicar e já sei que vai gerar polêmica...

    Alixandre, é isso aí, hobby é hobby e a gente cuida bem dele.

    Dayne, você é profissional, sim! É seu ganha-pão, câmera não ganha dinheiro sozinha se não tiver um profissional manuseando.

    ResponderExcluir
  5. Belo post, e com minha câmera que vendedores e muita gente consideram como "semi-profissional" que também não acho que exista isso, uso apenas para passatempo. mas Rodrigo também quero uma comparação de câmeras em fim de ano hein rs.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom post, Rodrigo. É importante que as pessoas saibam a diferença entre uma reflex, mesmo a mais simples e as compactas, mesmo as mais completas. E, principalmente que quem faz a foto é o fotógrafo e não a câmera. E quem deseja trabalhar nesse ramo, que seja profissional a cima de tudo, se especializando e nunca parando de estudar.
    bj, Marcia Costa

    ResponderExcluir
  7. Ótimo Post, Rodrigo, como sempre.
    e também como sempre trago dúvidas..
    Aliás obrigado pela atenção de sempre!
    eheheh

    bom... andei vendo alguns anéis adaptadores pra lentes de uma marca no corpo de outra... queria saber quais as vantagens e as desvantagens deles

    e também quero saber o q vc me diz da Pentax Kr
    Pelo q vi no dpreview ela tem estabilizador de imagem no corpo, é isso? ela tem motor de foco?

    perguntei dos anéis adaptadores pq quero saber se daria pra eu usar uma nikkor 50mm f/1.8 nessa pentax.

    Comecei a me inclinar pra ela depois q vi os altos isos que ela suporta e pelo preço.
    A qualidade das imagens dela é boa? Cores fortes?

    e a pergunta q vc n deve gostar...
    pros eventos escuros q quero e pra quem n sabe mto. precisa aprender demais! melhor ela ou a T3?

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Marcia. Sou seu fã!

    Davi, tudo que for relativo à especificações técnicas da K-r você lê aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/09/pentax-k-r-nova-dslr-na-area-pelo-menos.html e sobre o motor de foco, essa é uma preocupação que só existe na Nikon.

    Sobre os adaptadores, se houver algum para lentes nikon serem usadas na Pentax, poderá usar tranquilamente a 50mm.

    Sobre a qualidade de imagem pode parecer idiota minha resposta mas não tenho outra para dar: Toda reflex possui ótima qualidade de imagens tanto em cores quanto nitidez.

    Sobre os eventos escuros vai depender da lente usada e da sua habilidade ao manusear a câmera. Mas, provavelmente, o desempenho da K-r é melhor.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, acho que é possível fazer uma postagem (ou mais) falando um pouco de cada categoria sem causar tanta polêmica. Algo do tipo - compactas, compactas avançadas, compactas avançadas superzoom (automáticas e com controles manuais), micro quatro terços e Dslr, citando exemplos de câmeras e que tipo de publico se interessaria por elas. Seria basicamente um resumão de todos os questiomentos que você responde aqui no blog...
    '
    Sei que não é possível esmiuçar muito, porque a cada dia as indústrias estão lançando novos equipamentos 'intermediários' como agora no caso da Ricoh (câmera de sistema modular intercambiável)...
    '
    Tentar explicar essas variações no mínimos detalhes é bem complicado, assim como classificar o que é uma dslr de entrada ou não...Aí sim, no meio disso acabam entrando opiniões que podem gerar polêmica.

    ResponderExcluir
  10. Ola Rodrigoo.
    estava a procura da FZ35 + infelizmente se esgotou em tudo q eh lugar..vi um post seu aqui sobre a fz40, neste vc diz q eh uma camera expeciona, so q no outro post q tem a apresentacao da fz40 junto com a fz100 vc diz q ela eh uma decepcao.. ela eh boa ou ruim??

    ResponderExcluir
  11. Olá Paulinho, na época do lançamento da FZ40 eu disse que ela era uma decepção porque esperava-se mais dela mas eu nunca disse que ela era ruim. E como hoje não tem mais a FZ35 e nem as outras concorrentes da época que também eram melhores, hoje a FZ40 passa a ser a melhor opção do mercado.

    Não é culpa minha se as fabricantes preferem fazer câmeras piores que as anteriores cheias de megapixel e zoom deixando a qualidade de lado.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo, agradeço a atenção. Eu escolhi esta câmara porque por varias vezes estive com o modelo na mão e agradou-me imenso, acho que é uma boa escolha e sim, eu sei que é preciso aprender a usar os controles manuais. mas é tudo uma questão de tempo e acho que quando tiver a minha vou aprender muito mais do que já sei até agora, não sei muito mas procuro informar-me.. obrigada, mais uma vez, um bom fim de semana :)) foi uma boa ajuda, mais alguma opinião por favor diga!

    ResponderExcluir
  13. Nada a acrescentar, Catherine. Sendo qualquer uma daquelas cinco que eu citei é uma excelente opção. Fez uma ótima escolha.

    ResponderExcluir
  14. a diferenca de qualidade da fz35 para a fz40 eh tao gritante assim??? as pssoas falam em relacao ao sensor tambm, o da fz40 eh de menor qualidade?

    ResponderExcluir
  15. Belo post Rodrigo, Parabéns!! Tenho a Canon sx130 (que vai comigo para todo lugar), a FZ35, e o próximo passo vai ser uma reflex + um curso de fotografia, se Deus quiser.

    Vascão, Campeão da Copa do Brasil 2011. (Só pra descontrair).

    ResponderExcluir
  16. Não é tão gritante assim, os sensores são exatamente iguais mas como a FZ40 possui maior resolução possui um nível de ruído mais alto. Hoje, ou se contenta com isso ou parte para as compactas premium abrindo mão do zoom.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Rodrigo, gostei deste post muito boa a explicação, eu sou uma pessoa cheia de dúvidas porque as pessoas tem mania de classificar as câmeras como semi-profissional e profissional, isso tem haver também com jogo de marketing pra vender, conheço uma pessoa que comprou uma câmera avançada pensando que fosse reflex porque no site classificava como semi-profissional, infelizmente isso acontece com todos.

    Sabe gostei do comentário da Wigui acho importante vc falar mais neste assunto.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Olá, comecei a me interessar por fotografia e gostaria da opiniao dos amigos de uma camera compacta ou super zoom com dois detalhes fotos de ótima qualidade aliada a videos full hd e o display móvel, gostei muito das fotos da Canon G12 mais o porém é ela filma somente em HD, tenho duvidas também referente a Fuji HS10 e a Sony HX9V.
    Desculpe minha ignorancia, porem quanto mais leio sobre as cameras mais fico indeciso.
    FATO: FOTO+VIDEO+LCD MOVEL = uma família feliz!!
    hehehe

    ResponderExcluir
  19. Olá Monica, a câmera que se encaixa nas suas exigências é a Panasonic FZ100.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo..
    A Canon S95 eh tao superior a Panasonic FZ35??

    ResponderExcluir
  21. Em qualidade de imagem sim, devido ao tamanho maior do sensor.

    ResponderExcluir
  22. Rodrigo hehe me tira uma duvida.. na foto do obama tem, so nao vale segurar a camera assim..heuae eu seguro assim, ta errado eh?!

    ResponderExcluir
  23. Uma compacta até pode segurar daquele jeito mas uma reflex não. Mas experimente segurar uma compacta com a mão por baixo do corpo dela pra ver se não fica mais estável?

    ResponderExcluir
  24. Achei o blog há pouco tempo, enquanto procurava por uma câmera para adquirir (aprender para hobby) e li vários posts.

    Acho muito interessante este debate e acredito que, "não é o equipamento que faz o BOM fotógrafo." Claro que ajuda e como... Mas é como foi dito acima, do que adianta ter um ótimo equipamento porém se vai usar apenas um botão.

    Rodrigo... queria sua opinião. Estou interessado na Canon Powershot SX30is pelo fato de ter controles manuais, um bom zoom e macro. Se adquirir ficarei com ela um bom tempo, mas li em alguns blogs que ela não suporta grandes ISO's, fica granulado. Isto procede? Há alguma concorrente com melhor custoXbenefício? Obrigado e abraço a todos.

    ResponderExcluir
  25. Rodrigo, acabei de ler seu post sobre a Panasonic FZ47, irei esperá-la. Bom que aprendo mais um pouco (na teoria).

    ResponderExcluir
  26. Aguarde que é a melhor coisa a se fazer.

    ResponderExcluir
  27. Lembrei-me de uma prática que odeio em formaturas: uma empresa (pseudo)fotográfica faz contrato com a comissão de formatura para tirar fotos da cerimônia, missa etc. E proíbe outra pessoa que naõ seja do 'pool' deles tirar fotos no evento com 'câmeras profissionais'.

    Nessas horas gostaria de ter uma X-100 ou qualquer outra quatro -terços só pra poder tirar foto de amigos com uma câmera "semi-profissional"

    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails