10 de fevereiro de 2011

Série P da Nikon traz boas novidades: P300 e P500

   Neste frenético mundo da fotografia digital, há tantos novos modelos sendo lançados que essa quantidade absurda não consegue ter novidades suficientes para o público. Não seria melhor termos 30% menos câmeras no mercado mas com alguma coisa relevante? Felizmente, a Nikon mantém a tendência iniciada ano passado com lentes super claras e ainda confirma uma nova tendência para 2011 que são as super grandes-angulares!
 Câmera de design clássico com linhas retas

   A Nikon P300 traz junto ao seu CMOS de 12MP de resolução, uma lente com aproximadamente 4.2x de zoom cobrindo distância focal de 24-100mm com maravilhosa abertura 1.8-4.9 e ainda possui supermacro de 3cm! A velocidade dos cliques varia entre 1/2000 e 8 segundos; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 8fps; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps e câmera lenta a 120fps; alcance do flash é de 6.5 metros; o LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Muitas opções de controles dão agilidade a esta câmera

   Outros atrativos são a presença de modos dedicados a HDR e panorâmicas inclusive de 360º, muito procurados hoje em dia; a resolução do LCD é bem alta, de 921000 pixels; o processador é o Expeed C2, o mais moderno entre as compactas; opções de retoque já conhecidas da Nikon; e a presença dos tão prezados por mim, controles manuais.
 Painel traseiro com poucos botões é tradição na Nikon

   Opinião do blogueiro: Tem tudo para ser uma espetacular câmera pois a Nikon melhorou muito a qualidade das lentes de suas compactas a partir da P100. Entra na briga com Canon SX120 e SX130, as Panasonic ZS, as Sony HX de pequeno porte e Fuji série F. Vai depender do preço mas pelas suas características tá altamente recomendada.
 Design semelhante ao da antecessora P100

   A Nikon P500 vem com ares de sucessora da P100 com sensor CMOS de 12MP; lente com 36x de zoom cobrindo a espetacular distância focal de 22.5-810mm com decepcionante abertura de 3.4-5.7 compensada com supermacro de 1cm; a velocidade dos cliques varia entre 1/1500 e 2 segundos; estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 8fps; vídeos full HD com taxa de 30fps e em câmera lenta a 240fps; o alcance do flash é de 8 metros; o LCD móvel mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Botão dedicado para modo contínuo perto do botão de disparo

   Prestem atenção aos 36x de zoom da P500 pois ela NÃO possui alcance maior que a Canon SX30 (35x) e a Olympus SP800 (30x), o que vale é a distância focal que é de 810mm no máximo contra 840mm das outras duas. Também possui o mesmo processador, controles manuais, modo panorâmico e resolução do LCD que a P300 possui.
 Todas as fotos retiradas do site do fabricante

   Opinião do blogueiro: Louvável atitude da Nikon em colocar uma grande angular de 22.5mm nesta câmera, isso até a absolve de ter uma abertura relativamente baixa mas faz esta câmera de 36x ser ótima para paisagens, nada vai escapar desta lente. O macro de 1cm é a cereja do bolo desta bela câmera mas a falta de longa exposição é imperdoável. Recomenda com ressalvas.

93 comentários:

  1. P300 parece uma ótima câmera, pena que não gera RAW e o sensor seja pequeno, mas o preço... Na BH: US$329.95. Mas está na média de preço das câmeras em sua categoria.

    Fico imaginando quão fantástica deverá ser a sucessora da P7000.

    ResponderExcluir
  2. P500 Grande máquina vai dar muito que falar este ano. já tenho a minha P100, chegou hoje. Agora fico com inveja da P500 xD
    Mas fiz um boa compra.

    ResponderExcluir
  3. A P300 tem um design lindíssimo. =D

    ResponderExcluir
  4. Também gosto muito desse design e quase comprei uma P7000, quase...

    ResponderExcluir
  5. Belo zoom de 36X, realmente Rodrigo, nada vai escapar dessa lente!!!

    ResponderExcluir
  6. SHOW DE BOLA SEU SITE,

    ESTOU NA DUVIDA AGORA P500 OU HX100 AS DUAS estão o mesmo preço onde estou comprando...

    que vc acha...?

    ResponderExcluir
  7. Olá Leo, obrigado pela presença no blog.

    Entre essas duas a P500 certamente é uma opção melhor em qualidade de imagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo, tenho que constantar, gastei umas tres horas a noite vendo seus comentários e aprendendo sobre maquinas fotograficas, vou indicar pra galera parabens... vou comprar a P500..

    Grande abraço...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog, muito esclarecedor. Me ajude numa dúvida, você fala em "falta de longa exposição", o que significa isso, pois estou muito interessado neste modelo.
    Grato
    Mariano - Santa Maria - RS

    ResponderExcluir
  10. Leo, obrigado pelas indicações.

    Mariano, longa exposição é quando se deixa o obturador aberto por vários segundos como em fotos de light painting e aqueles rastros de farósi e lanternas de carros nas estradas, só pra citar alguns exemplos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  11. Hoje avaliei fotos de 3 cameras, p500, sony hx1 e cannon sx30. foram fotos feitas no automatico no mesmo local e hora. A p500 é a que tem a imagem com menos ruído. Detalhes nítidos e cores vibrantes. Será que a Sony hx100 vem no mesmo nível da Hx1??? Não pude testa-lapois ainda nao chegou!!!

    ResponderExcluir
  12. Héber, a HX100 durante o dia e com alta luminosidade certamente será melhor pois a lente usada pela HX100 é excepcional, de altíssima qualidade. Porém, durante a noite e sob baixa luminosidade será complicado pois é quase o dobro de resolução.

    Lembrando que não são câmeras feitas para se usar no automático, sabendo compensar isso com controles manuais acredito que terá resultados bons.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rodrigo...estou procurando uma câmera legal para poder tirar fotos principalmente da minha filha e suas atividades, mas tb de paisagens. Não tenho muita experiência com câmeras com mais recursos, sempre tive as compactas da sony. Vc acha que com essa P500 eu tiraria fotos boas, mesmo sem experiência?!

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo, aproveito para perguntar, o que repesenta na prática a abertura de 3.4-5.7. O que as fotos deixarão de apresentar ou reproduzir com essa abertura? Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Olá Andrea, não acho que seja necessário ter uma câmera grande e pesada como essa a não ser que zoom seja uma coisa muito importante.

    Procure por uma destas aqui:http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm.

    Heber, a lente da HX100 é melhor, de mais qualidade. Provavelmente conseguirá a nitidez que procura.

    Para entender sobre abertura leia este tópico aqui:http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/02/ajudando-escolher-melhor-camera-2.html

    ResponderExcluir
  16. Rodrigo eu de novo... eu gostaria de um zoom maior que o atual (3x) sim... talvez não um tão potente, mas como as apresentações sempre são a uma boa distância, minhas fotos saem "granuladas" e escuras, qual câmera vc poderia me recomendar?? Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  17. Canon SX130 é uma boa opção em relação ao custo-benefício. Também tem as Panasonic ZS5 e ZS7.

    ResponderExcluir
  18. Oi Rodrigo, a Nikon P300 entra na disputa com a Panasonic ZS5 e ZS8, considerando a qualidade de imagem, velocidade de disparo, pois, as duas tendo controle manual, (o que pretendo aprender a usar), qual seria melhor?
    Valeu mais uma vez!!

    ResponderExcluir
  19. A Nikon P300 tem uma lente muito clara com abertura 1.8 e isso pode ser uma grande vantagem em relação a ela.

    ResponderExcluir
  20. Olá Rodrigo!!!
    Sou apaixonada por fotografia, há meses procuro uma camera que atenda meus caprichos, uma vez que não sou profissional e nem almejo ser...
    Achei seu blog super esclarecedor.
    Estava muito em duvida entre a HX100, a HX9(mais fácil de transportar, hehehe) e a Nikon P500.
    Me decidi pela P500.
    Acho que fiz uma boa escolha!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pela presença no blog! A P500 é uma boa câmera.

    ResponderExcluir
  22. E ai Rodrigo!!
    To precisando de sua ajuda... Sempre tive as cameras mais simples, não tenho experiência com as semi profissionais mas agora quero comprar uma...
    Vou usa-la em viagens e quero uma camera que não precise usar tripe, que eu consiga tirar fotos sem muita dificuldade... mas que tire fotos com qualidade..
    Após ler bastante, cheguei a 3 modelos, a Nikon P500, a Canon sx30is e a Sony hx100.
    Qual desses modelos vc me indicaria? uma vez que não entendo muito dessas cameras...

    ResponderExcluir
  23. Olá Joniel, nenhuma dessas. Recomendo estas aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  24. Rodrigo, após ler seu relato sobre a P500..

     "Prestem atenção aos 36x de zoom da P500 pois ela NÃO possui alcance maior que a Canon SX30 (35x) e a Olympus SP800 (30x), o que vale é a distância focal que é de 810mm no máximo contra 840mm das outras duas"
    Não sabia disso!!

    Pra se fazer um trabalho de investigação usando as super zoom, onde são tiradas algumas fotos noturnas (tamanho da máquina não é problema pois estarei longe do objetivo), mas as fotos precisam identificar bem o "alvo" para não se ter dúvidas.
    São muitas opções mas de acordo com essas exigências de trabalho, qual teria menos ruído? Qual teria um sistema de estabilização superior? E por fim, tirar fotos rápidas em movimento, seqüências né! Conto com sua opinião para me dar uma direção!
    Obrigado pela atenção.

    Henrique

    ResponderExcluir
  25. Devem ter níveis parecidos de ruído, nenhuma destas deve se sobressair muito em relação às outras mas a Olympus SP800 é totalmente automática e a Nikon P500 tem uma lente mais escura.

    O melhor sistema de estabilização é o da Canon pois é na lente, as outras são no sensor.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite Rodrigo.
    Estou em duvida entre uma sony hx100 e uma nikon P500. Qual vc recomendaria? Da Nikon semi-profissional qual a melhor? Obrigada Sofia

    ResponderExcluir
  27. Olá Sofia, desconheço o que seria uma câmera semiprofissional a não ser que você saiba me dizer o que é uma. E quem conseguir me explicar o que é uma câmera semiprofissional eu dou a câmera rsrs.

    Você citou comapctas superzoom avançadas pois possuem controles manuais. Entre essas duas recomendaria a Nikon P500 mas considero a Panasonic FZ40 uma melhor opção.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  28. Rodrigo obrigada. É isso mesmo. Compacta superzoom, rsrsrsrs. Vc viu que não entendo nada mesmo né? Me perdoe. E Canon, o que vc acha? Verifiquei a Panasonic que vc falou, mas ela não filma em HD. Gostaria de 2 em 1, rsrsrsrssrsr. Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  29. Para ser mais precisa Fujifilm FinePix HS10 ou Canon Powershot SX30IS. Obrigada

    ResponderExcluir
  30. A FZ40 filma em HD sim, e já tem algum tempo que todas as câmeras fotográficas filmam em HD.

    Sinceramente, entre Fuji HS10 e Canon SX30 a coisa fica bem ruim, uma certa tendência pela SX30 mas fica bem abaixo da FZ40.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite!
    Estou adorando seu blog, parabéns.
    Estou muito na dúvida, entre a p500 e uma de menor porte como a nikon s9100, gostaria que vc me indicasse a melhor camera com um zoom razoavel, fotos boas e full hd.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Olá Mai, obrigado pela presença no blog.

    Recomendo a Panasonic FZ47.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  33. Rodrigo, comprei uma P500 e vi que a cannon SX30 é bem melhor em tudo, isso vendo os comentarios no google e no youtube. Quero uma camera para tirar fotos de paisagens ja que amo fazer trilhas. A pergunto que lhe faço é se na sua opinião a cannon SX30 realmente é bem melhor do que a P500? Pois eu ainda tenho como trocar. Me ajude nessa duvida.
    Grato. Léo

    ResponderExcluir
  34. Olá Leo, não considero que a SX30 seja melhor em tudo que a P500 pois são bem semelhantes em qualidade de imagem.

    O que acontece é que, nessa categoria de câmeras, normalmente a Canon é muito melhor que a Nikon mas nesse caso específico, a SX30 não se saiu bem.

    Nesta categoria de câmera, hoje em dia, quem manda é a Panasonic. As melhores superzoom são dela e a atual FZ47 parece ser a melhor de todas enquanto não chegam ao Brasil as novas Canon SX40 e Panasonic FZ150 que podem ser melhores ainda.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  35. Rodrigo, pelo que entendi então a Canon SX40 é melhor que a Pana FZ40?

    ResponderExcluir
  36. Provavelmente será melhor, ainda não deu pra comprovar isso na prática. O importante é que esse sensor da SX40 já foi usado na SX230 e se saiu muito bem, já é meio caminho andado.

    ResponderExcluir
  37. Olá Rodrigo!
    Vejo que suas opiniões são idôneas e técnicas, ou seja, tudo que alguém precisa para dirimir dúvidas sobre determinado assunto. Admiro muito isso! Parabéns pela sua honestidade e boa vontade de ajudar as pessoas!
    Gosto muito de fotografar e minha prioridade seria um retrato o mais fiel possível do que vejo com os olhos, não gosto de editar fotos. Acho indispensável controles manuais, principalmente de foco. Não gosto de usar modo automático.
    A diferença de nitidez entre as Panasonic FZ47, FZ150 e LX5 é muito gritante? Gosto de zoom, mas prefiro qualidade e fidelidade de imagem.
    Estou em dúvidas se opto pelo zoom das Panasonic, em detrimento do seu tamanho grande ou se compro uma de tamanho compacto como A Canon SX230 ou Nikon P300. A diferença de qualidade de imagem entre a Canon SX230 e a Nikon P300 é muito significativa?
    Desculpe o longo texto e desde já agradeço a sua preciosa atenção!

    ResponderExcluir
  38. Olá Fernando, obrigado pela presença no blog.

    A diferença da LX5 para as outras é grande mas não só em nitidez, na qualidade de imagem em geral devido ao sensor maior.

    SX230 e P300 também são bem diferentes com uma leve vantagem para a P300 pela lente mais clara mas aí a diferença já fica um pouco menor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  39. Olá Rodrigo!
    Apesar de só ter postado mensagem aqui, já li quase todo seu blog em relação à abertura, sensor, ISO, etc... Li quase tudo mesmo e fiquei impressionado de como é extenso o conteúdo relativo à fotografia. Fiz isso para ter uma visão melhor e um pouco de esclarecimento sobre os recursos das câmeras no geral e também para não perguntar o que você já respondeu a outros. Acredito que para minha finalidade tanto a Canon SX230 como a Nikon P300 será suficiente. Peço que me tire apenas essas últimas dúvidas antes que eu compre a câmera:
    Minha esposa tem uma Nikon L110. E como conheço as fotos tiradas por ela, gostaria de saber se a qualidade de imagem e nitidez das Canon SX230 e Nikon P300 são significativamente superiores às da Nikon L110?
    As Canon SX230 e Nikon P300 têm controle de foco manual?
    OBS: A minha escolha foi entre as duas porque consegui preços semelhantes de ambas na faixa de R$ 740,00. A Panasonic LX5 só consegui na faixa de R$ 1.300,00. A Nikon P7000 está na faixa de R$ 1050,00.
    Acho que estes esclarecimentos serão suficientes.
    Agradeço antecipadamente a sua paciência!

    ResponderExcluir
  40. Sim, são bem superiores e tem a vantagem dos controles manuais que melhoram mais ainda as imagens. Elas possuem foco manual mas é algo muito trabalhoso, chato e complicado de se fazer em compactas, eu mesmo não faço foco manual em compactas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  41. Olá Rodrigo!
    Acabei comprando a Sony NEX3A, que apesar de ser Sony, acredito, pelo que li por aqui, e se bem manuseada, deve ter uma qualidade de imagem bem superior a todas as que citei anteriormente, inclusive a Panasonic LX5. Por favor me corrija se eu estiver errado. Encontrei ela aqui em Recife por 1.299,00 em 10 vezes sem juros e com 3 anos de garantia pela Sony do Brasil( em Recife tem autorizada, o que também pesou muito na minha decisão), incluindo manual em português e flash externo com alcance de 12 metros.

    ResponderExcluir
  42. Sim, as NEX possuem qualidade de imagem muito melhor. Perdem na praticidade e ergonomia pois são câmeras bem pequenas com lentes enormes e todos os controles manuais são acessados por menu já que quase não há botões nesta câmera.

    ResponderExcluir
  43. Olá Rodrigo!
    Sim, é verdade, é preciso abrir menus para acessar os controles manuais, mas o que me importa é que eles estão presentes e a qualidade de imagem é excelente. Passei mais de uma semana lendo as informações do seu blog, e vi que é praticamente impossível ter um único equipamento que atenda tudo que queremos. Eu mesmo queria uma de tamanho compacto com zoom de 35X, todos os controles manuais através de botões, sensor CMOS do tamanho das melhores DSLR, e também uma abertura enorme e digna das melhores lentes de DSLR. Quem sabe um dia, em um futuro próximo?
    Agradeço profundamente a sua atenção e principalmente a explanação espontânea de boa parte (pois tenho certeza de que sabe bem mais) de seus conhecimentos através deste espetacular e esclarecedor Blog.
    Parabéns e mais uma vez muito obrigado!

    ResponderExcluir
  44. Olha, pode ter certeza que tudo que eu sei passo para os leitores no blog. Continuo aprendendo sempre, tenho muito a aprender e muitas vezes recebo alguma pergunta que não sei respnder de primeira, preciso fazer alguma pesquisa e nisso vocês me ajudam a aprender mais também.

    ResponderExcluir
  45. Olá Rodrigo!
    Parabéns pelo teu blog!
    Amo fotografia, sou curiosa no assunto e o blog está me ajudando bastante.
    Estive pesquisando e acho que vou adquirir a Nikon P500. Apenas gostaria de saber sobre alguns acessórios para colocar nela, filtro UV e polarizadores,parasol,etc, somente não sei qual comprar(tamanho, modelo,etc.) e se realmente necessita.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  46. Olá, como a P500 não foi desenvolvida para usar filtros nem parassol terá que ver se há algum parassol genérico que possa adaptar nela e se há rosca para encaixe de filtros nela, observando o diâmetro da lente.

    Não posso indicar nenhum pois a Nikon não divulga o diâmetro da lente de suas superzoom, só lendo no manual mesmo.

    Mas em compactas estes acessórios não são primordiais. Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  47. Olá Rodrigo, parabéns pelo blog incrível!
    Há pouco tempo comprei a nikon p500 sem pesquisar nada antes, depois de passar anos usando uma camera russa analogica.Estou gostando das fotos, mas queria saber se comprar filtro uv, polarizadores e etc, compensa. E o efeito bokeh, tem como fazer com essa camera?

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  48. Olá Carolina, obrigado pela presença no blog.

    O efeito bokeh é bem complicado de se fazer com este tipo de câmera mas há duas formas:
    A primeira é usando a função macro e fotografando bem próximo, até 1cm de distância.

    A outra é usando bastante zoom com o primeiro plano bem distante do segundo.

    A Nikon P500, assim como as outras superzoom da Nikon, não foram desenvolvidas para usar filtros e outros acessórios. E todo tipo de gambiarra termina implicando negativamente na qualidade das imagens.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  49. Olá rodrigo, estou pesquisando ja tem algum tempo e pretendo comprar uma câmera agora pro fim do ano mas queria tirar algumas dúvidas primeiro, estou em dúvida entre a Sony hx1 ou a nikon D5000, voce sabe me dizer qual a faixa de preço das duas, e o diferencial? qual voce me aconselharia? (:

    ResponderExcluir
  50. Olá Camila, obrigado pela presença no blog.

    Primeiro é preciso definir que tipo de câmera pretende usar já que você citou duas câmeras de categorias totalmente diferentes.

    A D5000 é uma reflex que possui alta qualidade de imagens mas que te limita à lente que estiver usando e necessita de um conhecimento bem avançado.

    A HX1 é uma superzoom, de menor qualidade mas que é bem versátil e pronta para qualquer tipo de foto.

    Em ambas as categorias há câmeras bem melhores que essas citadas mas antes de escolher o modelo é preciso definir que tipo de câmera pretende usar.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  51. Eu não tenho um conhecimento muito avançado na área de fotografia, o que já me faz eliminar a D5000. Mas já gostei da HX1. Eu adoro fotografar mas não sou fotógrafa nem nada e estou partindo de uma câmera "normal", comum, para uma melhor. Não sou expert no assunto mas entendo um pouco.
    Quais cameras voce me aconselharia?
    Como estou partindo das cameras comuns, queria uma compacta mas não muito complexa.
    O que voce diz sobre a P500 e a P100 da Nikon?
    Entre a HX1, a P100 e a P500, qual aconselharia para o meeeu caso?

    ResponderExcluir
  52. Dessas 3 aí a melhor seria a Nikon P100 mas é difícil encontrá-la à venda pois já faz um tempo que saiu de linha.

    Das opções atuais, as melhores são Panasonic FZ47 e Canon SX40.

    ResponderExcluir
  53. rodrigo... não conheço muito de camêras, mas pesquisando fiquei em duvida entre a p100, p500, fz40 ou fz100, procuro uma maquina boz e barata que eu possa conciliar viagens e tambem fotos de algumas peças de semi joias para postar em sites algumas eu tiro de muito perto e tenho que ter qualidade tanto de perto qnt de longe, quero video com qualidade. qual dessas vc me indica?
    desde de já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  54. Olá André, obrigado pela presença no blog.

    Das 4 que citou a melhor é a Nikon P100 mas é difícil encontrá-la pois já está fora de linha há algum tempo. Na falta dela, a melhor opção passa a ser a Panasonic FZ40 mas já está no mercado a FZ47 que é muito melhor que todas essas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  55. a fz47 é melhor que a p100? qual a melhor camêra que vc me indica nesse nível de máquinas? e vc conhece alguma loja onde eu posso achar ou só no mercadolivre?

    valeu pela resposta acima, e fico muito agradecido se puder responder.

    ResponderExcluir
  56. oh rodrigo eu estava vendo tbm a fz150, o que vc acha?

    ResponderExcluir
  57. o rodrigo e todas elas são melhores que a p500? desculpe a quantidade de perguntas é que antes de achar o seu blog eu estava quase comprando um p500.
    valeu

    ResponderExcluir
  58. André, a qualidade óptica das lentes Leica usada nas melhores câmeras Panasonic é bem melhor que as Nikon das compactas.

    A FZ150 tecnicamente é melhor mas precisa ver como esse sensor CMOS está se comprotando nela já que as experiências com ZS10 e FZ100 foram um fiasco.

    Não gosto da P500 pois a lente é escura demais.

    Sobre onde comprar, tem várias lojs que anunciam nas revistas de fotografia e lá deve ter.

    ResponderExcluir
  59. valeu rodrigo...

    então a a FZ47 é a melhor atualmente no seguimento dessas máquinas citadas?

    ResponderExcluir
  60. rodrigo hoje consegui encontrar a p100 e a fz 47 com preços similares, entre essas duas qual é a melhor?

    ResponderExcluir
  61. valeu, acabei de fechar negocio na fz 47.
    muito obrigado por suas explicações e paciência.

    ResponderExcluir
  62. Agora é partir para os cliques e fique à vontade para compartilhá-los conosco no nosso grupo deo flickr que tem um link aí à esquerda.

    ResponderExcluir
  63. o rodrigo aproveitando, será que vc poderia me dizer o que significa esse tempo maior de exposição de 60 segundos?

    ResponderExcluir
  64. É o tempo em que o obturador fica aberto captando luz e fazendo a foto. É o tipo de coisa que só vai entender realmente na prática.

    ResponderExcluir
  65. mais uma vez muito obrigado e pode deixar que qnd eu começar a clicar eu volto para compartilhar.

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde Rodrigo,
    Levando em consideração qualidade da fotografia e qual é melhor para fazer vídeos, qual das 3 vc me indicaria? (somente esses 3 modelos)
    Canon sx40...Panasonic fz150... sony hx100...
    estou na dúvida e mais o menos na ordem q coloquei as 3...1º a sx40 2º a fz150...

    ResponderExcluir
  67. Olá Marcio, obrigado pela presença no blog.

    Minha ordem é igual a essa que você colocou emr elação às fotos, já em relação aos vídeos não posso opinar pois não os faço mas as 3 marcas são bem elogiadas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  68. Gostaria de saber qual camera me indicaria p/ trabalhos de casamentos,festas em geral.A Nikon p500 ou nikon d3000.

    ResponderExcluir
  69. Pra trabalho tem que ser reflex, tipo a D3000 mas esse já é um modelo ultrapassado, tem outros melhores. Mas antes é obrigatório fazer cursos de especialização e adquirir acessórios de iluminação entre outros. É um longo caminho e um investimento de no mínimo 4 mil reais.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  70. Oi Rodrigo, desculpa fazer uma pergunta que eu li que já foi feita. Porém eu gostaria de saber:a P500, tem zoom de 36x, alcance de flash de 8m e foto continua, se tem alguma outra com essas caracteristicas. Sou esposa de atleta de futebol de campo e gostaria de poder tirar fotos dele em campo. Desde já muito grata pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  71. Olá Fernanda, obrigado pela presença no blog.

    Nessa categoria de câmera os modelos que recomendo são Panasonic FZ47 e Canon SX40. Essa Nikon P500 tem a lente muito escura e não possui uma boa qualidade de imagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite Rodrigo e parabéns pelo seu trabalho.

    Tenho uma Nikon S8000 e estava inclinado na compra de uma Nikon P500, principalmente pelo Zoom desta última. Entretanto, acho que a qualidade da imagem de ambas deve ser bem parecida e, a não ser pelo Zoom, não valeria a pena manter as duas câmeras.

    Pensando então em uma câmera mais profissional, mesmo sendo de um modelo menos recente, mas com preço não muito distante da Nikon P500, duas perguntas:
    a) qual Nikon SLR você recomendaria?
    b) qual Canon SLR você recomendaria?

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  73. Olá Wallace, obrigado pela presença no blog.

    Da Canon, a T3 é disparada o melhor custo-benefício, com a T2i sendo uma ótima opção também.

    Já na Nikon a coisa muda um pouco pois temos 3 câmeras atualmente de bom custo-benefício, a D3100, a D5100 e a D90 mas esta última indico a quem pretende trabalhar com fotografia. Para hobby podem ser as duas primeiras sabendo da ausência de autofoco com as lentes AF, só há foco automático com as AF-S um pouco mais caras.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  74. Oi Rodrigo, sempre acompanho as suas matérias e elas tem me ajudado muito. Recentemente comprei uma Nikon D3100 e gostaria de comprar uma bateria extra (en el14) por dois motivos: poder substituir quando uma bateria tiver descarregado e por um investimento a longo prazo caso um dia essa bateria não seja mais fabricada.

    O problema é que o único site no brasil que a encontrei foi o Solushop (que não conheço), fico com receio de comprar numa loja desconhecida e depois a bateria acabar danificando a máquina(caso não seja original)

    Já realizou alguma compra nesse site? Ou conhece alguém que já tenha?

    ResponderExcluir
  75. Olá Bia, obrigado pela presença no blog.

    Eu sou uma das pessoas que defende o uso de baterias genéricas pois não concordo em pagar o preço absurdo de baterias originais. A duração de carga é a mesma ou até maior. E compro no Deal Extreme que tem link à esquerda do blog, inclusive uma das que comprei foi a da D3100 e o uso tem sido normal.

    Não costumo comprar equipamento fotográfico em lojas online do Brasil então não tenho como atestar a confiabilidade delas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  76. Oi Rodrigo, obrigada pela resposta.

    Entrei no site e só encontrei en el14 compatível com a P700.
    Leva em média quanto tempo para receber o produto em casa? Viajo dia 13 de janeiro e gostaria de ter a bateria até lá.
    Essa que você comprou não seria a bateria externa?

    ResponderExcluir
  77. A bateria EN-EL14 da D3100 é a mesma da P7000, não é exclusiva de nenhum aparelho. Mas, de qualquer forma, não chega até 13 de janeiro, chega bem depois.

    Só não entendi sobre essa bateria externa, que bateria seria essa?

    ResponderExcluir
  78. Pois é, não entendo bem isso...fiquei na dúvida pq no site diz:
    - Capacity: 1200mAh
    Enquanto que a que eu tenho diz:
    - Capacity: 1030mAh
    Mas então não tem problema, né?

    A bateria externa que eu tinha falado era essa aqui: Vertical External Battery Grip w/ Remote Control for Nikon D3100/D5100

    ResponderExcluir
  79. Oi Bia, essa capacidade deve gerar uma carga maior mas o mais importante é a voltagem, veja se a diferença não é maior que 10% para mais ou para menos, até 10% tá tudo bem.

    Já esse outro aparelho não é uma bateria externa, é um grip vertical que dá uma empunhadura vertical à câmera com um novo botão de disparo e, de bônus, dá para usar duas baterias iguais a que você já usa ou 6 pilhas AA. Mas esse é um item indicado a profissionais.

    ResponderExcluir
  80. Olá Rodrigo, por acaso encontrei o seu blog quando pesquisava sobre a P500. Bom, entendo um pouco de fotografia e meu objetivo inicial é era comprar uma DSLR mas no momento não posso gastar tanto com uma dessas, então me indicaram a P500. Estou atrás de uma digital por questão de praticidade já que minha analógica algumas vezes não é prática. Gosto de fotografar de tudo (paisagens, retratos, espetáculos, shows etc) será que essa câmera satisfará meus desejos até eu adquirir uma DSLR? O que se pode mexer manualmente nela e como (se os controles são no corpo da câmera ou na tela)? Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo blog, ela é muito bom.

    ResponderExcluir
  81. Tem certeza que encontrou por acaso? Se estava procurando por câmera então não encontrou por acaso. Depois do esforço do blogueiro de colocar essa página entre as primeiras nas buscas de câmera, é um pouco frustrante ler que foi achado por acaso...

    Bem, A P500 não é uma boa câmera, é não é só por não ser uma rflex, é porque na categoria dela tem concorrentes muito melhores como Canon e Panasonic. Talvez, as melhores câmeras para você sejam essas aqui: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga

    Se estas câmeras fugirem do seu orçamento, as melhores na categoria da P500 são Panasonic FZ47 e FZ150 ou Canon SX40.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, desculpe se fui mal entendido mas eu quis dizer que não estava previsto eu vim no seu blog e que ele só apareceu nos resultados da busca do google quando botei a palavra 'avaliação', desculpe se não utilizei o termo correto. Por fim, eu tou mais confuso do que antes cada vez que você pesquisa, mais coisas aparecem e, no meu caso, por conhecer pouco de fotografia digital fico mudando de opinião quase sempre. Obrigado pelas dicas, elas estão sendo bem úteis. Agora tou pensando numa canon T3.

      Excluir
  82. Rodrigo, as câmeras "top" vendidas no duty free-shopping do RJ são a Nikon Coolpix P500 e a Olympus SZ30. Do ponto de vista da praticidade no manuseio, qual vc levaria ? E, de um ponto de vista geral, qual seria a melhor, na sua opinião de expert no assunto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for pra usar no automático é melhor a SZ30, se quiser aprender a usar os controles manuais é a P500.

      A P500 por possuir controles manuais é a que oferece mais recursos.

      Excluir
  83. Olá Rodrigo, boa noite!
    Você saberia informar se tem alguma loja conceituada de câmeras e acessórios em Portugal? Irei para lá a passeio e pretendo comprar uma lente com zoom para minha NEX3.
    Grato,
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, essa infelizmente vou ficar te devendo, não conheço nada por lá.

      Excluir
    2. Ok Rodigo! Muito obrigado de qualquer forma! Quando estiver por lá procurarei.

      Excluir
  84. Oi Rodrigão! A qt tempo né? Sumi sim...rs! Amigo flamenguista, o que vc pode me informar sobre a Nikon Coolpix L 810 ? Abraço garoto! rs Sidney

    ResponderExcluir
  85. Oi ! Rogrigo !!! Putz cara, experimetei a Lumix FZ150 e quer saber? é essa!!!!!!!!!!!!!
    Videos perfeitos , foto incríveis , bom zoom , etc etc etc Já cliquei em comprar !!! Abraço garoto !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima escolha, ia fazer uma enorme besteira se pegasse a Nikon L810.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails