18 de fevereiro de 2011

L120 e S9100: Novas superzoom automáticas da Nikon

   O terror das superzoom chega a sua terceira geração: Se não for a superzoom mais vendida no Brasil, a série L100 é, com certeza, a mais procurada e muito disso se deve à excelente estratégia de marketing da Nikon que vende uma câmera com longo alcance em um corpo que se assemelha a uma reflex e por ser totalmente automática custa muito mais barato. E como eu já disse anteriormente aqui, é uma excelente opção para quem quer bastante zoom sem se preocupar com muitas configurações. E dessa vez ela vem acompanhada...
 Nikon adere à nova categoria de câmeras de bolso com longo alcance

   A Nikon S9100 vem se juntar a tantas outras câmeras de outros fabricantes que trazem longo alcance em corpos bem compactos que até cabem no bolso. Com sensor CMOS de 12MP; lente com 18x de zoom cobrindo distância focal de 25-450mm com abertura 3.5-5.9 e supermacro de 4cm; a velocidade dos cliques varia entre 1/2000 e 1 segundo; estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 9.5fps; vídeos Full HD com taxa de 30fps e em super câmera lenta a 240fps; o alcance do flash é de 4 metros; seu LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Controle giratório ajuda a dar agilidade

   Opinião do blogueiro: A grande angular de 25mm é espetacular mas a falta de longa exposição é imperdoável. A abertura não é grande coisa e o macro é de 4cm, razoável. A presença de panorâmicas, inclusive de 360º, e também dos vídeos em super câmera lenta amenizam a avaliação da câmera mas como essa nova categoria de câmeras já começou com pesada concorrência, não recomendo esta S9100 pois ela fica um pouco atrás das demais.
 A princípio, achei tosco esse novo controle lateral de zoom

   A Nikon L120 vem pra manter o seu reinado. Com resolução de 14MP em sensor CCD; sua lente com 21x de zoom cobre distância focal de 25-525mm com abertura de 3.1-5.8 e supermacro de 1cm; a velocidade dos cliques varia entre 1/4000 e 60 segundos; estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO até 6400; vídeos HD com taxa de 30fps; o alcance do flash é de 6 metros; o LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por 4 pilhas AA.
 Acho que dava pra colocar um viewfinder nela...

   Opinião do blogueiro: As especificações são boas, sobretudo da lente pois conta com excelente grande angular de 25mm, a abertura é relativamente boa para uma superzoom e o macro de 1cm é essencial, não canso de repetir isso. A velocidade dos cliques é espetacular com um disparo muito rápido e uma longa exposição espetacular. O ponto fraco seria a alta resolução mas o público-alvo desta câmera não se importa com isso. Bola dentro, super recomendada.

296 comentários:

  1. Ô Rodrigo, para quem deseja um substancial zoom que caiba no bolso, mau mas caiba, vc recomendaria a Nikon S9100?

    Bem interessante ter 450mm, não é uma 600mm da PANA Lumix FZ40 ou FZ100 mas 18X é até chamativo para um corpo de tamanho razoável.

    ResponderExcluir
  2. Pra isso eu prefiro a Olympus SZ30, já viu ela aqui no blog? Na mesma postagem tem a SZ20 que é tecnicamente melhor mas a SZ30 tem algo que me fascina. dá uma procurada aí e vai saber o porquê...

    ResponderExcluir
  3. Vi sim Doutor! eu tinha me esquecido dela, é 24X que cabe cabendo na calça, e pelo seu jeitão descobri sim o que a OLYMPUS SZ30 te fascina! começa com "d" e termina com "l". Já vou matar: dial!!! rsrs

    Um Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Poxa, se eu tivesse apostado tinha ganho rsrsrs. Não é o dial, ele só vale se tiver modo manual, sem isso não importa. É o processador duplo, eu sempre quis poder fotografar ao mesmo tempo em alta e baixa resolução, pra quem trabalha com fotografia é importante demais.

    ResponderExcluir
  5. Acertei pelo menos a primeira letra: a "D" de Dual Processor :P

    ResponderExcluir
  6. Oi Rodrigo, estive por dias lendo o seu site sobre as várias câmeras e decidindo qual eu deveria comprar. Atualmente eu tenho uma sony cybershot e queria uma câmera melhorzinha, nada profissional, e acabei gostando da Nikon L120, mas andei pesquisando sobre ela em outros sites e não encontrei muita coisa. O que mais me atraiu nela foi o zoom, a possibilidade de fazer fotos macro a 1 cm e a velocidade de captura de foto. Pelo que eu percebi, ela não tem controles manuais, certo? Gostaria de saber como ela se comporta em fotos noturnas, e se você acha que é uma boa aquisição! Fico no aguardo...

    ResponderExcluir
  7. Olá, Laís. Obrigado pela presença no blog.

    Pelo custo da L120 seria bem melhor ter uma câmera com controles manuais, que inclusive pode ser até mais barata. Uma câmera automática não irá te trazer melhoria alguma então, o que acha de experimentar a Canon SX130? Mais barata, com uma melhor qualidade óptica e ainda possui controles manuais?

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  8. Então Rodrigo, eu andei dando uma olhada na SX130 e tenho algumas dúvidas, ela seria uma boa câmera para fotos noturnas? Pois pelo que vi ela não tem um alcance de flash muito bom e a abertura tb não é tão boa (me corrija se eu estiver falando alguma besteira). ALém disso, me parece que a SX130 tem a velocidade de cliques mais baixa, e isso me desanimou um pouco também. Ainda assim a SX130 é melhor ou teria uma terceira opção?

    ResponderExcluir
  9. Então Laís, vamos por partes:
    O flash da L120 tem o dobro de alcance da SX130. Mas isso só serve pra retrato e provavelmente você não irá tirar retrato de ninguém mais de 3 metros a sua frente, correto?

    Abertura 3.1 da L120 e 3.4 da SX130, pouquíssima diferença em favor da L120.

    Velocidade da SX130 é de 1.0fps e da L120 é 0.7fps, novamente pouquíssima diferença, dessa vez em favor da Sx130 mas é tão imperceptível que eu nem levaria em conta.

    Agora apaga tudo pois a L120 é totalmente automática e a SX130 possui controles manuais. De nada adianta a câmera ter especificações melhores se você não tem controle sobre isso, na SX130 você controla tudo o que você quiser e quando quiser, se não quiser fica no automático também.

    Agora, depende de você, não sou eu e sim você quem vai decidir: Prefere uma câmera teoricamente melhor porém automática e muito mais fácil de usar ou uma que te dá total liberdade quando preferir mas que vai te exigir muita prática até dominar estes controles??

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, muito obrigada mesmo pelos esclarecimentos!
    Realmente a melhor opção é a SX130!
    Obrigada pela paciência tb, foi de grande ajuda!

    ResponderExcluir
  11. De nada, volte aqui depois para contar as impressões sobre a câmera. E lembre-se que foi você quem escolheu, apenas te dei as ferramentas...

    ResponderExcluir
  12. Realmente Rodrigo, as automáticas de nada valem quando comparada as com capacidades manuais...

    Somente para pessoas que quiserem apenas clicar e esquecer o resto!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo disse...Boa noite, Comprei uma L120 da nikon, mas as fotos estão "ruins"...
    Eu tinha uma DSC sony 5mp e realmente as fotos dela eram muito,mas muito mesmo mais nitidas...
    Estou fasendo algo errado?, falta configurar algo?
    Este zoom de 21 quando ativado deixa a imagem embaçada, na verdade quando ele esta parando fica perfeito (decimos de segundo) e quando para embaça...
    Poxa... gastei uma grana e não acredito que ela vai perder pra uma sony que ninguem tem mais(p93)...
    Socorro, digam que é configuração...

    ResponderExcluir
  14. Olá Daniel, obrigado pela presença no blog.

    Leia o comentário do colega Dennys logo acima: "As automáticas de nada valem quando comparada as com capacidades manuais". Só isso já faz a L120 ficar atrás da P93.

    E uma vantagem das câmeras antigas é a resolução mais baixa. A L120 possui 14MP e aP93 possui 5MP, descontando-se a evolução natural dos equipamentos podemos dizer que pelo menos o ruído da P93 vai ser muito menor.

    Sobre o desfoque com zoom, isso se corrige facilmente usando o meio clique pois ao usar o zoom, inicialmente você não está focando em nada, faça o meio clique para focar em algo e deixar a imagem nítida.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo, boa noite. Estou prestes a entrar para esse mundo, mas estou em dúvida entre essa Nikon L120 e a Canon SX130. Minha dúvida, eu não entendo nada de regulagem para fotos, mas posso aprender. Aí vem a questão, usarei para fotos e vídeos dos encontros do clude de carros que pertenço, e fazemos encontros em todos os horários, e o que me chamou a atenção foi o flash da Nikon de até 6 metros... vou mesmo de Nikon ou vou de outra? mais uma coisa, comprarei nos EUA... então tenho até uns 300 dólares... eu tava indo de DSLR canon T2i, mas é o dobro do preço, e eu vou ter que fazer um curso pra usar... então, qual a melhor opção pra mim?

    ResponderExcluir
  16. Olá Bruno, obrigado pela presença no blog.

    Em qualidade de imagem a SX130 sem dúvida é melhor até porque ela possui controles manuais. Só precisa definir se será mais importante o flash mais potente ou a qualidade de imagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo, seu blog é animal... ainda mais para uma "anta" como eu que num entende nada de fotos... rsrsrsrs... bom, pra ser bem sincero, eu prefiro uma qualidade melhor... mas ela é difícil de operar? além desses 2 modelos existe algum outro, mesmo de outra marca que seja compatível e nessa faixa de preço?

    ResponderExcluir
  18. Calma amigo rsrs, ninguém é anta, o negócio é correr atrás das informações que não chegam ao grande público, como você tá fazendo.

    Ela não é difícil até porque o modo automático sempre estará lá mas obviamente, usando controles manuais as fotos ficarão muito melhores. Só é preciso muita leitura, prática e paciência até aprender a usar tais controles.

    Dentro dessa faixa de preço uma outra opção nos EUA seria a Fuji F300EXR.

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo, mais uma vez obrigado! Mas eu to voltando na idéia da Nikon L120, pois tava vendo a SX130 e ela tem 12x de zoom e a nikon 21x... além das fotos do clube, também vou usar a câmera para fotos ao ar livre, principalmente dos passeios MTB que fazemos, então preciso de um zoom um pouco melhor, como não tem uma finalidade profissional, acho que não vale a pena ir de DSLR, mas acho que essas superzoom vão me atender, e nesse caso acho que vale mais a pena a Nikon... a diferença de qualidade de imagem é muito grande, ou não é nada gritante?
    Mais uma dúvida, quanto a bateria, dura bem ou razoável, to perguntando isso pq no e-bay tem uns kits com pilhas recarregáveis, e eu já to querendo saber qts eu compro a mais...
    Desculpa o interrogatório, mas eu tenho q comprar essa camera ate terça da semana que vem, pois se não não dá tempo de chegar na casa da minha amiga que vai me trazer...

    ResponderExcluir
  20. A diferença não é gritante e depende muito do seu nível de exigência e parâmetros de comparação. Se nunca usou uma Canon tá tudo bem. A maior diferença ficaria mesmo por conta dos controles manuais pois automático vai muito na base da sorte, não dá pra reclamar da câmera se a foto sair ruim.

    Sobre as pilhas sempre é bom ter um kit reserva, como a L120 usa 4, é bom ter 8 e sempre de qualidade reconhecida. Eu só uso pilhas Kodak, Sony e Philips e carregador hoje só uso Sony. Já usei Elgin também mas não recomendo.

    ResponderExcluir
  21. Rodrigo, obrigado mais uma vez pela ajuda... mas já decidi... vou de nikon mesmo...
    Agora tava vendo a linha mais cara um pouco, e vi a Nikon p500 e a Canon SX30, além dessas também vi a Pentax X90... mas pra ser bem sincero... acho as Nikon mais bonitas, e por isso to optando pra uma delas... mas a SX30 tb é bem bonita... mas é mais cara... se for pra eu optar por uma mais cara, creio que deva ser a P500 mesmo, pq ai não impacta tanto o meu orçamento...
    Obrigado... ah... opine sobre essas tb...

    ResponderExcluir
  22. A diferença é que essas outras possuem controles manuais e a L120 não. Se quiser saber mais sobre elas é só procurar minhas postagens na busca do blog.

    ResponderExcluir
  23. rodrigo eu quero comprar uma nikon l120 pra fazer fotos intraorais no meu consultorio sera que vai dar certo?

    ResponderExcluir
  24. Olá André, obrigado pela presença no blog.

    Para intraorais será necessário usar a função macro e nisso a Canon é disparada a melhor. E evite câmeras grandes com muito zoom como essa L120, isso interfere negativamente na qualidade da imagem.

    Procure qualquer Canon, de preferência a SX130. Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  25. Rodrigo, meu caro pode me dar um help?

    Veja só eu gosto muito de show(Rock in Roll ...=P) e sabe que é sempre lugares escuros e alguma vezes ficamos longe do palco, em vista disso qual vc me recomenda? Faixa de preço de até R$750,00.
    Deu pra notar que quero uma de superzoom, mas tbm de qualidade noturna.
    Fico no aguardo tenho que decidir até 4ªFeira, sabado vou no show do Scott Stapp.
    Muito grato

    Fabiano A. Rodrigues

    ResponderExcluir
  26. Olá Fabiano, obrigado pela presença no blog.

    Canon SX130 é a mais recomendada. Panasonic ZS5 e ZS7 também, se estiverem nesta faixa de preço.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  27. Legal, Rodrigo, estas Panasonic tem um bom zoom, gostei, a Canon é tipo semi-prof. gostei dela é bem encorpada.

    Veja tem uma loja perto de onde trabalho que esta com uma Fuji s2800, R$550,00, esta um preço legal perto de outros lugares que vi, será que ela poderia ser uma boa para a minha necessidade? Local escuro e as vezes longe? =/

    Escrevo pra casseta né: =P

    ResponderExcluir
  28. Definitivamente a Fuji S2800 e qualquer outra da série S não é uma boa opção. Em qualidade de imagem fica muito pra trás.

    ResponderExcluir
  29. Sério?..Cacilda quase que eu comprei, q susto...
    Assim outra coisa neste pqno interva-lo ele me ligou o dono da loja que eu comentei anteriormente, chegou pra ele esta Nikon citada no post, L120, ela tbm não seria adequada correto?

    Esta é a ultima pergunta acho eu... =$ ..rs

    ResponderExcluir
  30. Calma, tudo depende do nível de exigência de cada um. Essa semana teve um leitor que viu as fotos da S2800 e gostou, se ele gostou então pode comprar. Eu falo por mim, não gosto e os controles manuais da S2800 não são completos e de qualquer série S da Fuji.

    Já a L120 é toda automática, aí você decide se quer controles manuais ou automática. Se preferir ficar só no automático, porque não pegar a L120?

    ResponderExcluir
  31. Beleza, vou desta mesmo, Nikon L120, mas estou tentando achar perto pra eu ver em mão às que vc recomendou, gostei bastante das Lumix Z5 e Z7.

    Muito grato, Rodrigo. =)

    ResponderExcluir
  32. Rodrigo, estava em mente de comprar a Nikon L120. Li o post e todos os comentários e, resumindo, entendi que a Nikon L120 é uma ótima câmera se comparada a qualquer máquina automática dessas que todo mundo tem hoje em dia, certo?
    Eu queria comprar uma câmera que se adaptasse à noite e ao dia, à paisagem e ao retrato e com uma boa qualidade de imagem, mas que eu pudesse brincar um pouco com as cores na hora de fazer a foto. A Canon SX130 atende ao que preciso?
    E, importante, também, ela demora a engatar uma segunda foto ou é mais rapidinha? (não digo que precise ser como a L120, mas que seja rápida, também). Aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  33. Olá Marília, obrigado pela presença no blog.

    A L120 só é uma boa opção para quem quer uma câmera de longo alcance sem se preocupar com configurações avançadas. A SX130 já é mais indicada para quem sabe ou pretende aprender a usar os comandos manuais para ter mais controle sobre suas fotos. Independente dos controles manuais, a Canon possui uma qualidade óptica superior.

    A SX130 não é tão rápida quanto a L120 pois ela usa apenas 2 pilhas em vez das 4 que a Nikon usa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  34. Rodrigo, gostaria de uma recomendacao de camera para fotos noturnas com baixo ruido e qualidade ( camera para fotografar uma colacao de grau e o baile).

    Nao conheco muito de fotografia, mas tenho uma nocao basica.
    Pra facilitar seu trabalho seguem alguns modelos que pesquisei:
    1. Nikon P300
    2. Lumix Lx5
    3. Canon Sx 230
    4. Kodak Z950
    5. Fuji F550 exr
    6. Lumix Zs10/ Tz20
    7. Panasonic Fz38
    8. Nikon S9100
    9. Sony Tx10
    10. Fuji X100 (Essa nem ta na disputa, so um sonho de consumo).

    Obs: Se tiver um bom zoom seria bom tambem.

    E parabens pelo blog, leio todo santo dia.

    Grato,
    Leandro BH.

    ResponderExcluir
  35. Olá Leandro, obrigado pela presença no blog.

    Bem, seria a X100 rsrs mas vamos deixar a hors-concours de lado rsrsrs.

    Em qualidade de imagem a LX5 ganha de longe de todas as que citou. Em seguida viriam FZ38, P300 e SX230. As outras serão solenemente ignoradas por mim.

    Qualquer uma das 4 que citei acima são perfeitamente adequadas ao que você quer. A LX5 por ser de uma categoria acima das outras, fica destacada como a melhor. As outras também possuem excelente qualidade mas lembrando que quanto maior o zoom e resolução vai se perdendo um pouquinho de qualidade mas nada que comprometa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  36. Rodrigo, agradeço a brevidade na resposta, so esqueci de mencionar que são as que pesquisei, se tiver uma melhor que estas para o que preciso, gostaria que me indicasse.


    No mais muito obrigado pela força.

    ResponderExcluir
  37. Só acrescento Canon G12, Olympus XZ1, Samsung EX1 e Nikon P7000, todas no mesmo nível da Panasonic LX5 em qualidade de imagem.

    ResponderExcluir
  38. Olá Rodrigo.. assim como a maioria dos posts que eu li.. eu também estou na duvida entre nikon l120 ou canon sx130is.. vou usar a camera para fotos noturnas (festas, baladas), com distancias variadas.. por isso pensei na l120 ( o alcance do flash e do zoom é maior ). Não sou profissional no ramo, por isso gostaria de uma opinião para que eu vou usar, ql seria a mais recomendada?

    abraço!

    ResponderExcluir
  39. Olá Bruno, obrigado pela presença no blog.

    L120 se quiser apenas apontar e disparar ou SX130 se quiser aprender a manusear os controles manuais.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  40. Olá Rodrigo,
    estava procurando por ajuda na net e encontrei o seu blog, que está ótimo! Adoro tirar fotos e sempre quis uma câmera boa, que tirasse fotos nítidas e com as paisagens perfeitas. Estou querendo comprá-la agora, pórem não sei nada sobre o assunto, pensei q o q importasse seria somente a qualidade de imagem (pixels) e zoom. Mas agora estou vendo que não é só. Gostaria q vc me indicasse uma câmera fácil de manusear, q seja rápida entre uma foto e outra, com bom zoom e que tirasse fotos perfeitas de paisagens e cenas familiares, vou fazer uma viagem p Europa agora e gostaria de registrar tudo da melhor forma. Agradeço sua ajuda!

    ResponderExcluir
  41. Olá Rocha, obrigado pela presença no blog.

    Não há nenhuma câmera compacta que satisfaça todas as suas exigências, vai precisar abrir mão de pelo menos um dos itens. Aparentemente uma superzoom automática seria o ideal para você como uma Olympus SP800 pois é a que mais se aproxima do que quer.

    Apenas esqueça as fotos perfeitas, ok? Nenhuma câmera faz fotos assim sozinha, tem que ter muita prática, habilidade, conhecimento da técnica e equipamentos mais avançados que tenham os recursos necessários. Mas a Olympus SP800 pode te dar fotos muito boas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  42. Oi Rodrigo, axho q li todos os posts e percebi uma forte indicação quanto a SX130, eu tenho um site na net e vendo roupas e bijouterias, sei nada de foto, fiz minhas humildes fotos com uam digital chulé que me fez o excelente favor de quebrar, agora queria algo melhorzinho, estou entre as nikon l120 e a SX130 a nikon me chamou atenção pelo recurso de auto-selecionar a melhor de 10 fotos descartando automaticamente as 9 piores, eu ja faço isso manualmente no pc e gasto horas , unica coisa q me fez ter uma queda por ela , gostaria inclusive s epudesse ver meu site sacerdoteshop.com.br e me indicasse uma camera legal dessa fx de preço das citadas pra fotografar o tipo de produto q comercializo.

    Muito obrigada e parabens pelo blog , show de bola

    ResponderExcluir
  43. Sds Rodrigo.
    Ao pesquisar na Net encontrei seu blog e posso adiantar que por estar tão completo, minha dúvida foi sanada apenas verificando as respostas fornecidas aos participantes.
    Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  44. Que bom que tirou suas dúvidas rápido! Apareça sempre que precisar.

    Paula, esse recurso de elimnar 9 fotos deixando apenas a melhor termina não sendo tão efetivo pois a câmera é totalmente automática. Ela só valerá a pena se você procura uma câmera que apenas aponte e dispare sem maiores preocupações.

    Se quiser ter mais controle sobre usas fotos é melhor pegar a Canon SX130 mas isso requer paciência, muita prática e leitura sobre os princípios básicos da fotografia. Olhei seu site e as fotos estão com uma qualidade muito boa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  45. Olá, primeiro gostaria de dar parabéns pelo blog. Sou novo por aki e estou a procura de uma câmera pra comprar.
    Gostaria de saber a sua opinião sobre
    a Fuji HS20, e melhores opções da mesma categoria ou dessas superzoom menores, pois nem sempre queremos e podemos carregar uma câmera à mostra.

    ResponderExcluir
  46. Sobre a HS20, em qualidade de imagem temos opções melhores como Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100 mas já estão todas saindo de linha e está muito difícil encontrá-las. A que passo a recomendar agora é a Panasonic FZ40 a não ser que tenha algum recurso especial na HS20 que tenha te agradado.

    Das superzoom pequenas pode ser qualquer Panasonic da série ZS ou Canon da série SX.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  47. oi rodrigo quero saber si a camera da sony hx1 e boa? meu nome e paulo. estou muito em duvida em que camera vou compra. gostei da hx1 mais e cara quero saber si ela vale a pena?

    ResponderExcluir
  48. HX1 é razoável. Da mesma categoria e mesmo preço ou até mais baratas tem Panasonic FZ35 ou FZ40, Canon SX20 e Nikon P100.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  49. Oi Rodrigo, gostei muito do fórum. Queria saber se tem como você me ajudar. Estou querendo comprar uma câmera portátil com zoom de mais de 10X (quanto mais melhor, sem perder a portabilidade). E que tenha a melhor qualidade possível de imagem e cores vivas. Custando abaixo de R$1000,00

    Pelo que vi na internet duas candidatas seriam: Canon SX210 e Sony HX7V

    Você me recomendaria uma delas ou outras que você conheça que tenha zoom de 10X para cima com boa qualidade de imagem?

    PS.: Outro modelo que me chamou atenção também foi a Nikon S9100, pelo zoom monstruoso. Só que vi que você não recomendou ela a ninguém. A qualidade da imagem dela é ruim?

    ResponderExcluir
  50. Olá David, tem opções melhores como Canon SX130 e as Panasonic ZS. Não recomendo a S9100 por ser totalmente automática e para gastar uma quantia dessas, que seja uma câmera avançada. Mesmo que não use os recursos avançados, é melhor tê-los por perto do que um dia querer usar e não tê-los.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  51. Valeu pela resposta Rodrigo. Então você acha que a Canon SX130 é melhor que a Canon SX230?
    Em relação as Panasonic, vi uns sample que mostram que as fotos delas são realmente boas. Mas ao meu ver as fotos das Canon possuem maior detalhe da cena. Claro, essa é só minha opinião, alguém que não sabe nada de câmeras, mas gosta de imagens bonitas.

    ResponderExcluir
  52. A SX230 é ligeiramente superior à SX130. E se você viu as imagens da Canon e gostou mais, isso importa mais do que opiniões de terceiros mas tem que saber que depende muito de quem está fotografando.

    ResponderExcluir
  53. Olá!
    Eu quero comprar uma câmera, mas não entendo muito sobre. Estava vendo a Nikon L120, mas vi que você indica a Canon SX130. Eu não gostei muito dessa Canon, tem alguma outra nessa faixa de preço que você indicaria?
    É mais parar tirar fotos de shows!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  54. olá!! boa tarde!!!

    uma perguntinha básica....

    canon sx 30 is,
    panasonic FZ40
    ou nikon L120

    preciso de um zoom razoável para fotos e uma boa imagem....segundo leituras na net afora muitos apontam vantagens para a sx 30 is e a fz40 devido a sua lente leica

    recentemente ouvi falar da l120 que poderia entrar no páreo mas pelo que li não chega perto das outras duas

    como vou de vez em quando a foz consigo um ótimo preço no paraguai na fz40 que sai por menos de 600 reais...enquanto a a sx30is por mais de 870 reais e a L120 entre 400 e 450...

    e aí Rodrigo, pelo preço e conjunto da máquina vale à pena escolher qual?

    grato

    ResponderExcluir
  55. My blood, no seu caso então as opções são Nikon L120 ou Olympus SP600 e SP800.

    Alex, o problema da L120 é que ela é totalmente automática. Para investir alto em uma câmera é melhor que ela tenha controles manuais e que se aprenda a usá-los para extrair o máximo da câmera. A FZ40 é melhor que a SX30 mas se você encontrar a Nikon P100 a venda é ainda melhor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  56. Valeu mesmo Rodrigo. Estou bem mais confiante em comprar a SX230.

    ResponderExcluir
  57. Rodrigo,

    não me apeguei a esse detelhe do automático que citou...apenas estava olhando os mp , iso, fps , zoom e lentes...

    a fz40 é automática, né?? isso influencia muito?

    quanto a p100 eu encontrei, mas por 705 reais aproximadamente...como não entendo nada disso ainda (pretendo fazer um curso futuramente). Fiquei impressionado com a p100 e fz40, as duas são quase idênticas em quantidade de mp real apesar da fz 40 dizer que é de 14mp e a p100 dizer que é de 10,3 mp.....ambas atinge 9,8 mp real

    se escolher qualquer uma das duas estarei bem servido??

    grato.

    ResponderExcluir
  58. A FZ40 e todas as outras que indiquei possuem controles manuais e isso quer dizer que você terá controle total sobre a foto, ela sairá exatamente como quer (se aprender a usá-los) e não como a câmera quer, como acontece nas automáticas em que é apontar, disparar e rezar para a foto sair boa.

    Onde você encontrou essa informação de MP real? Na verdade existem os MP efetivos que é o tamanho máximo da foto que a câmera produz e o MP detectado pelo sensor que seria o MP real que é o que determina a densidade de megapixels, quanto menor melhor. Na P100 é 10.6 e na FZ40 é 14.5MP.

    Com qualquer uma das duas estará bem servido com ligeira vantagem para a P100.

    ResponderExcluir
  59. Boa noite, cara tenho uma fuji film s2550 nossa me arrependi já é a segunda camera que compro e erro agora to na duvida que mais uns 50 tem, veja o que eu quero, fotos boas a noite como em eventos de famailia ou churrasco e tal, de dia em interiores, ainda sou leigo no assunto fotografia não sei lidar mto bem com os controles manuais da minha, as vezes fico com vergonha das minhas fotos comparadas as de uma sony cyber shot. As cores das minhas fotos ficam estranhas tanto no modo manual quanto no automatico, agora que vi a nikon que é pelo que sei uma das melhores marcas mesmo assim quero a opniao de um profissional.

    ResponderExcluir
  60. Boa noite!! eu por aqui de novo Rodrigo.
    Entre as câmeras modelos da Sony H55, panasonic Zs5,Zs7. Zs8 e Zs10, há características muito grandes a se considerar para se optar pela compra? Ou teria indicação de outra câmera que supera em matéria de custo benefício as câmeras citadas acima?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  61. Rodrigo,

    rsrsrs....

    coisa de quem não entende mesmo....

    seria resolução real...

    vou postar o link já traduzido pelo google....não sei se pode..se não puder apaga por favor...

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://snapsort.com/compare/Nikon_Coolpix_P100-vs-Panasonic_Lumix_DMC-FZ40&ei=9GIlToadJ6Lq0gHa84nKCg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=3&ved=0CC8Q7gEwAg&prev=/search%3Fq%3Dfz40%2Bx%2Bp100%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DtaT%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26prmd%3Divns

    Bom, quanto a máquina vou optar mesmo pela fz40 então...até mesmo por causa da cota de 300 dólares..

    valeu pela dica...muito obrigado!

    abçs

    ResponderExcluir
  62. Robinho, você sabe usar os controles manuais? Se não sabe, tem interesse em aprender? E, por fim, quanto pretende investir em uma nova câmera? Fico no aguardo destas respostas.

    Ken, em custo-benefício a melhor destas que citou é a Panasonic ZS5, melhor que essa só a Canon SX130.

    Alex, tá certo. Boa escolha. Eles só não explicam o que seria essa resolução máxima real ou houve algum erro no site.

    ResponderExcluir
  63. Bom Rodrigo não sei muito usar os controles, tenho vontade de aprender os macetes usar o macro mecher na esposição, flash e tal, comprei a camera de metido pensei que ela ia fazer magica sozinha mais nao foi bem assim, porem gosto de fotografia e sou fanatico por imagens perfeitas tipo canon vendendo a minha quero gastar mais 300 reais no maximo (to vendendo a minha por 500) comprando uma nikon que vejo falarem super bem dela, a canon e nikon no brasil sao as melhores sony eu nem considero tanto pq ja ouvi falar que suas lentes sao de vidro. Me ajuda cara?

    ResponderExcluir
  64. Robinho, quase ninguém sequer sabe da existência dos controles manuais então é normal as pessoas acharem que as fotos lindas aparecem como num passe de mágica.

    Essa coisa da lente de vidro é que não entendi, se não for de vidro não presta. Tem que ser de vidro!

    Recomendo Canon SX130 ou Panasonic ZS5.

    ResponderExcluir
  65. Esse negocio de lente é bestera que me falaram. Sera que essa nikon vai ser outra decepção pra mim?

    ResponderExcluir
  66. Mas qual Nikon? Você não disse o modelo...

    ResponderExcluir
  67. a L120, parece que tem um preço justo e tem um bom porte, a canon e muito de achar... a nikon encontrei numa loja por R$ 899,00

    ResponderExcluir
  68. Bem, como dito na postagem, a L120 não possui controles manuais e se você pretende aprendê-los terá que procurar outro modelo.

    E esse valor de 900 reais não é nada justo, a L120 não custa nem 700 reais em lojas especializadas e nesta faixa de preço já tem opções bem melhores.

    Sobre o porte, a câmera ter apenas porte sem desempenho termina mais atrapalhando do que ajudando.

    ResponderExcluir
  69. Rodrigo estou cada vez mais perdido, agora vi essas NIKON P100,P500 ja to balançado tbm tem a L110 bem barata, ta cada vez pior pra escolher cara morro de medo de fazer a escolha errada. Eu preciso de uma camera que em ambiente de festa e shows ela tire fotos nitidas semelhantes (não tão perfeitas como a de fotografos de balada) mais fotos boas em qualquer ambiente, mais tarde vou fazer curso de fotografia, então acredito que os controles manuais serão importantes futuramente. Desculpa encomodar mais e que até agora a pessoa mais confiavel e vc cara. Se poder me dar noçãovde preços e lugares confiaveis para comprar agradeço tambem

    ResponderExcluir
  70. Robinho, é só dizer qual seu propósito com uma câmera. Se você pretende ter uma câmera apenas para apontar e disparar tendo um longo alcance, as Nikon L110, L120 e S9100 são boas opções para você.

    Se quiser algo mais avançado e estiver diposto a aprender a usar os controles manuais, P100 e P500 são boas opções mas neste caso, há melhores como as Panasonic FZ35 e FZ40.

    Sobre locais de compra e preços de câmeras tem vários foruns na internet que poderão te ajudar nisso.

    ResponderExcluir
  71. Oi, então estive lendo seu blog e fiquei na dúvida, na verdade não entendo nada sobre câmeras e afins, gostaria de adquirir uma que tivesse uma boa qualidade de imagem, fácil de utilizar, com um bom zoom, cores vivas. Estive vendo a Nikon L120, me indicaria outra que fosse de fácil manuseio? ou esta está dentro do que quero, gostaria de tirar fotos de família, e em festas mesmo. Gostei muito do seu blog. Aguardo retorno.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  72. Olá Vanessa, procure por Canon SX130 que é bem melhor.

    ResponderExcluir
  73. Olá Rodrigo, tudo bem?

    Guru das cameras, responda-me por favor: achei essa oferta da da Lumix LX3 - http://www.panasonic.com.br/eShopping/ch/prod/30216/30056/0/lumix.aspx - ela seria tao eficiente quanto à LX5 para fotos noturnas...ou seria melhor pegar a p300 ou p7000, amvas Nikon? A LX5 ta impossivel de achar aqui no Brasil....uma importadora aqui de Beagá ta pedindo 1900,00 na LX5 importada.


    Mais uma vez muito obrigado.

    To divulgando muito seu blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  74. Desempenho em fotos noturnas depende mais da sua habilidade com os controles manuais do que o equipamento em si. Tanto LX3 quanto LX5 possuem abertura 2.0 entao teoricamente seriam iguais. A P300 é um pouco mais clara mas tem um sensor mais complicado de usar que é o CMOS e a P7000 não possui uma lente tão clara assim.

    ResponderExcluir
  75. bom dia Rodrigo. Parabéns pelo blog.
    Eu estava quase comprando uma Nikon l120, quando decidi procurar por informações na internet e encontrei seu blog.
    Vi que você indica bastante a canon SCX130. Eu não tinha visto o detalhe da Nikon L120 ser somente automatica. Em questão de aparência, o "porte" da nikon parece ser mais robusta, isso influencia em alguma coisa?
    Achei a Nikon legal pois tem um grande Zoon, mas como não sou profissional não sei o que é bom ou não rsrsrs. . .
    Pensei em alguma olympus também. Na faixa de preço de uns 700,00 quais são as máquinas que você me indicaria?
    Vou tirar fotos em enventos familiares, baladas, viagens, festas. . .

    ResponderExcluir
  76. Olá Rê, porte não influencia em nada mas sei que é difícil acreditar, num primeiro momento, que câmeras muito menores sejam infinitamente melhores que a fraquinha L120.

    Na faixa de 700 reais ou é Canon SX130 ou alguma Panasonic ZS.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia, Rodrigo,

    Eu estava praticamente decidida a comprar a L120, mas vou pesquisar a Canon que vc tá indicando.
    Tenho uma panasonic lumix dmc e tô cansada de tanta foto sem nitidez e me decidi comprar algo melhor, pq gosto mto de fotos com qualidade.

    Vc sabe me dizer se a Canon SX130 tem boa estabilidade em fotos em movimentos? Tenho 2 lindos filhos q nunca ficam quietos e por conta disso a minha maquina não me atende, fica tudo tremido (na parte do corpo q eles movimentam) mesmo quando eu dou o foco.

    O blog é mto legal e me estimulou a pesquisar mais sobre fts e aprender. Ah, parabéns pela paciencia com a galera..rsrsrs

    ResponderExcluir
  78. Ah! Esqueci de uma pergunta:
    Com A Canon dá para retirar varias fotos seguidas, essas compactas demoram a regarregar o flash? Minha amiga tem uma Fuji, acho q F2800 e ela também demora mto a voltar...

    Valeu...

    ResponderExcluir
  79. Olá Kázinha, obrigado pela presença e elogios ao blog. A SX130 tem boa estabilidade e adicionalmente possui controles manuais que irão te ajudar mais ainda neste tipo de foto pois é necessário usar velocidades altas de disparo que as compactas automáticas, como a L120, não permitem.

    Infelizmente toda compacta demora a recarregar o flash, não tem como melhorar isso, é uma limitação física normal de todas as compactas. O ideal é evitar flash sempre que for possível.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  80. Olá Rodrigo, primeiramente parabéns pelo seu blog, apenas nesta página deu pra aprender muita coisa. Eu como muito outros aqui estava disposto em comprar uma L120, mudei de ideia, porém surgiram outras duvidas. Entre as sony h55 e h70 e canon sx130 qual seria mais indicada levando-se em consideração a qualidades das fotos, do zoom, controles manuais e outros recursos especiais que cada uma venha a ter especificamente (foto panoramica, gps, bateria...)

    ResponderExcluir
  81. Olá Stefano, em relação a qualidade de imagem a Canon SX130 é muito melhor que as outras. Não dá pra levar em consideração GPS e panorâmica pois são penduricalhos que não existem em todas as câmeras, se eles forem importantes para você é preciso medir o quanto vale sacrificar a qualidade de imagem para estes benefícios.

    Sobre pilha e bateria também é uma questão pessoal. Baterias recarregam muito mais rápido e reciclam mais rápido o flash porém duram menos e costumam ser difíceis de encontrar pois rapidamente são descontinuadas pelos fabricantes para serem substituídos por outros modelos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia, pessoal.
    Estou vendo bastante coisa sem sentido por aqui. Tem gente dizendo que uma máquina é muito melhor que a outra, mas não tem a menor noção do que fala.
    Sugiro um site PROFISSIONAL para uma verdadeira avaliação: http://snapsort.com
    Vocês verão como tem gente escrevendo muita abobrinha por aqui.

    ResponderExcluir
  83. Outro site "PROFISSIONAL" para pesquisar as características e especificações técnicas e definir qual a melhor câmera comprar. Não se deixem levar por comentários tendenciosos e sem informações.

    http://www.dpreview.com

    ResponderExcluir
  84. Hum, Dpreview não é tendencioso. Sei...

    ResponderExcluir
  85. Rodrigo estou comprando uma câmera para foto intraoral em meu consultorio (quero qualidade e riqueza de detalhes) e tambem para uso diario. Lendo o seu blog, que é muito bom por sinal, me interessei pela SX130, sei que ela possui controles manuais, mas como não entendo muito de fotos me preocupo se saberei configurar de forma satisfatoria. Procurando tambem me interessei pela canon SD980 pelo fato ser mais compacta e na mesma faixa de preço, mas a qualidade é a mesma da SX130??????? Gostaria de sua opinião.

    O link da SD980:
    http://www.canon.com.br/ProdutosCIG.aspx?s=3&cat=2&pro=15

    ResponderExcluir
  86. Olá Rinaldi, leia a matéria que fiz para o Resumo Fotográfico falando sobre câmeras para atividades deste tipo: http://goo.gl/gzR3e

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  87. Blz, mas estou procurando câmera na faixa de preço do SX130, tem outra opção???? Por enquanto ela é a minha preferência mas me desagrado pelo volume dela, por isso me interessei tambem pela canon SD980 e ela possui qualidade proxima da SX130 ou inferior????? Valeu pela ajuda.

    ResponderExcluir
  88. Nesse caso você precisa de câmeras que façam macro a 1cm e fora a SX130, as opções seriam Canon A495 e A800. Todas com qualidade semelhante mas a diferença é que a SX130 possui controles manausi e sabendo usá-los, as fotos ficam bem melhores.

    ResponderExcluir
  89. Obrigado Rodrigo, vou comprar a SX130 e após conhecer seu blog me interessei mais por fotografia e certamente conversaremos futuramente para umas dicas, e por falar em dicas vc pode me indicar um site ou um blog que ensine ou explique como obter os melhores ajustes de acordo com a imagem, ou utilizando a câmera no dia-a-dia saberei fazer os ajuste que procuro. Muito obrigado pela ajuda!!!!! Valeu

    ResponderExcluir
  90. Tem vários aí na minha lista ao lado esquerdo, é só acessar e curtir as matérias.

    ResponderExcluir
  91. Olá!
    Viajei recentemente em lua de mel e acabei passando raiva com minha camera digital.Não podia fotografar lugares maravilhosos à noite pq as imagens ficavam péssimas, nem podia aproveitar um tour pq fotografar de algum veículo em movimento resultava em fotos tremidas!!!As fotos dos museus ficaram escuras e embaçadas…um fiasco!
    Decidi então comprar uma câmera bacana e fazer um curso de fotografia até mesmo para saber manuseá-la.Gosto muito de viajar e quero registros excelentes, sejam à noite ou não.
    Ainda não fiz o curso e queria aproveitar um conhecido que está agora nos EUA para comprar a câmera pra mim! Estive olhando alguns modelos e fiquei entre a Fujifilm S3300,a Nikon L120, P100 e P500…o q vc acha???

    ResponderExcluir
  92. Ah...outra pergunta: a Canon SX30 é boa para fotografar à noite ou em baixa luminosidade???
    Depois que li outros comentários, acabei ficando entre a P500 e a SX30...o que tá pegando é a preocupação com os ambientes com baixa luminosidade. O flash externo resolveria isso? - só não é prático, né?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  93. Olá Paula, flash não resolve nada. Para fotografar bem em locais escuros não absta ter uma boa câmera e sim, saber fotografar. Precisa ter conhecimento de controles manuais e nenhuma das câmeras citadas por você são as mais indicadas para isso.

    Você não precisa de uma câmera grande e sim, de uma câmera boa. Veja estas duas postagens que tem as câmeras que você precisa, além de estudar bastante sobre o assunto: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  94. Olá Rodrigo

    Preciso da sua ajuda... quero fotografar detalhes de bijuterias e também utilizar a camera em viagens, como fotografar passaros em movimentos, etc. Estou em duvida em qual camera, pode me ajudar? Uma câmera que troque lentes pode me ajudar nos diversos tipos de fotos que gostaria de tirar ? Que câmera num bom custo vs. benefício vc me indica...

    ResponderExcluir
  95. Olá Karina, uma câmera que troque lentes irá te ajudar se você comprar logo 2 lentes extra para fazer tudo o que quer. Uma Canon SX130 faz tudo o que você citou na postagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  96. Olá Rodrigo, obrigada pelas informações, mas preciso novamente de sua ajuda, estou em duvida em T3, SX 130 ou 230 ou alguma da Nikon? Teria alguma queria seria a bateria com visor de LCD e ou o visor de colocar o olho (não sei como chama... A T3 precisa de curso para usar? muito obrigada

    ResponderExcluir
  97. A T3 talvez precise de um rápido curso básico ou talvez uma boa leitura em manuais e livros de fotografia. O visor, chamado de viewfinder, tá cada vez mais entrando em extinção nas compactas.

    Se optar pela T3, lembre-se que precisará de lentes extras e acessórios para conseguir o que deseja mas a qualidade é muito superior às SX.

    ResponderExcluir
  98. Olá Rodrigo,
    estive lendo seu blog e achei muito interessante. Até me fez perceber que quero aprender mais sobre fotografia e caminhar para o profissional. Estou prestes a comprar uma camera, e por isso resolvi procurar e acabei encontrando seu blog. Mas são tantas as opções que fiquei com mais dúvidas ainda em relação à que equipamento devo comprar. Queria uma sugestão de câmera que seja de qualidade boa e que eu possa aproveitá-la por um bom tempo. Queria algo em torno de R$700,00 e que de preferência fosse alimentada por bateria, e se possível ainda que tivesse encaixe para lentes. Não sei se dentro deste orçamento eu encontraria algo que servisse e que me atendesse em qualidade. Fico no aguardo de sua sugestão.
    Grata.

    ResponderExcluir
  99. Olá Janaína, com encaixe para lentes não dá. Teria que investir no mínimo o dobro. Tente conseguir uma Panasonic ZS5 ou ZS7, talvez uma ZS8.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  100. Rodrigo, olhei essas cameras que vc sugeriu... são semiprofissionais? Encontrei a Zs8 por R$620,00 num site da internet. O preço está bom? Entre a zs8 e a zs10 as diferenças são grandes? Essas me agradaram muito, especialmente pelo tamanho da maquina. Ela ficam devendo principalmente em que quesito?
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  101. Semiprofissionais? Pra mim isso não existe, a não ser que você saiba o que é uma câmera semiprofissional. Até hoje ninguém soube me dizer do que se trata mas todo mundo quer uma. E pra querer, é preciso pelo menos saber o que é, cuidado com estes golpes de marketing.

    Pra saber as diferenças entre ZS8 e ZS10, leia essa postagem aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2011/01/panasonic-zs8-e-zs10-mais-superzoom-de.html

    ResponderExcluir
  102. Sei sim, mas como disse mais acima, ainda não entendo praticamente nada de câmeras e fotografias, mas tenho intenção de aprender um pouco mais. Justamente por isso estou procurando sugestões. Vou procurar mais informações sobre as câmeras que me interessaram, vi que aqui no blog existem comentários de inúmeras máquinas e modelos. Procurando informações sobre as câmeras e suas funções certamente vou encontrar uma que me agrade de fato.
    De qualquer modo, fico agradecida.
    Grata.

    ResponderExcluir
  103. Gostaria de comprar um maquina e estou enter a canon A3300is e a Nikonl120 irei a praia e quero tirar foto a noite tambem poderia me ajudar a escolher pois comprarei pelo site do submarino.

    obrigado.

    ResponderExcluir
  104. Eu encontrei a Canon SX130IS por valor de 509,00 Reais numa loja virtual esse valor esta bem em conta em relação ao site da própria Canon que se encontra em 899,00 Reais. So que estou com receio de compra-la por esse preço baixo por nunca ter comprado nesse site que parece ser confiável sobre esse valor o que vc me diz? ela pode ser vendida por esse valor mesmo? ou é site de enganação mesmo? qual a faixa de preço dela? Obrigado mais uma vez... Seu blog é muito famoso aqui em Mg gostamos bastante dele.

    ResponderExcluir
  105. Olá Alexsandro, obrigado pela sua presença e do pessoal de MG no blog.

    A SX130 é muito melhor que as outras duas que você citou antes e esse é o preço que essa câmera custa nas lojas de fotografia aqui do RJ. Como não compro pela internet não posso atestar a reputação de nenhum site mas procure em fóruns de fotografia pesquisando pelo nome da loja pra saber o que falam dela.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  106. Oi Rodrigo obrigado por ter sanado minha dúvida, por qual preço ela é vendida nas lojas do Rj?

    Mais uma vez Obrigado.

    ResponderExcluir
  107. O mesmo preço que você citou antes.

    ResponderExcluir
  108. Citei dois preços o de R$509,00 ou R$899,00?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  109. Rodrigo vou te incomodar mais um pouco meu caro...
    você conhece uma loja no Rj especializada em maquina digital chamada universo cam?

    ResponderExcluir
  110. Boa noite!

    Das sugestoes que vc me deu de cameras boas p fotos noturnas, adquiri a poucos dias a Olympus XZ-1.
    Agora, preciso de uma orientacao basica de como alterar os controles manuais.

    Tipo, me dar um norte pra eu comecar a me familiarizar com esse brinquedim.... Ela é linda, isso ja posso adiantar... Impressiona ao olhar.


    Grato,

    ResponderExcluir
  111. Há vários bons manuais de fotografia em pdf pela internet, além deles também há os livros que você pode comprar como Novo Manual de fotografia de John Hedgecoe e, em último caso, um curso básico só para entender o funcionamento dos controles manuais.

    ResponderExcluir
  112. Rodrigo, boa tarde
    Seu blog é excelente, parabéns.
    Estou com uma duvida, encontrei a L120 da Nikon e a TX9 da Sony pelo mesmo preço. Uma tem 3d e a outra o zomm é grande. Como vou usar no dia a dia qual vc me recomendaria? Obrigada.

    ResponderExcluir
  113. Olá Sofia, entre essas duas a Sony tem uma qualidade um pouco melhor. Entre fotos 3D e um zoom maior só você pode decidir o que será mais importante para você.

    Mas há câmeras muito melhores e nessa mesma faixa de preço como Panasonic ZS5, ZS7 e ZS8 ou Canon SX220 e SX230.

    ResponderExcluir
  114. Rodrigo, muito obrigada pela resposta, mas vou te incomodar mais um pouquinho.rsrsrsrsr. Entao mesmo a Sony TX9 tendo so 4x de zoom, vc acha a qualidade de imagem melhor do qua a Nikon L120? Pois 3D para mim nao importa. O que me importa mesmo e qualidade na foto e na filmagem. Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  115. Na verdade zoom não quer dizer qualidade, longe disso. Se a prioridade é qualidade de imagem, entre estas duas a TX9 é a melhor apesar de ainda ter muitos outros modelos melhores.

    ResponderExcluir
  116. Olá Rodrigo, agradeço de antemão as informações de grande valia que me fizeram definir a escolha por uma Canon SX130, nunca possuí camera digital mas gosto muito de fotografia. Seria a SX130 a opção ideal pra mim? Você sabe informar se a Canon é passível de defeitos? Tenho essa dúvida, pois onde vou comprar só oferecem 90 dias de garantia. Agradeço muito desde já. Um abraço.

    ResponderExcluir
  117. SX130 é a câmera com recursos manuais totais mais barata do mercado, só isso já diz o quanto ela vale a pena. Toda marca é passível de defeitos, qualquer câmera que você comprar pode dar defeito na primeira semana como pode durar anos sem um defeito sequer, é mais sorte do que qualquer outra coisa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  118. Ola rodrigo... comprei uma L120 e vi aqui q vc nao a recomenda a ninguem... dei uma broxada agora... devia ter vindo ao seu blog antes... :-(

    ResponderExcluir
  119. Marlos, eu não recomendo a quem procura uma câmera avançada e tem vontade de aprender a usar controles manuais. Se você estivesse procurando por câmeras avançadas certamente não procuraria a L120.

    Leia o tópico referente às câmeras L100 e L110 e veja que estas câmeras não são ruins, são para públicos diferentes.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  120. Rodrigo qual seria melhor canon sx130 ou sony DSC hx5v?

    ResponderExcluir
  121. SX130 pela qualidade melhor das lentes Canon.

    ResponderExcluir
  122. Olá, Rodrigo. Fiquei interessada em comprar a L120, mas não encontrei muita coisa sobre ela na internet. Na verdade, não encontrei a informação exata que eu queira saber.Quero saber se existe algum tipo de entrada para microfone nela. Queria utiliza-la para fazer algumas filmagens.
    Caso não tenha, poderia me informar outra camera que tenha essa entrada?

    ResponderExcluir
  123. Olá Mari, a L120 não possui entrada para microfone. Fica difícil precisar agora quais modelos possuem entrada para microfone mas apenas algumas reflex e algumas superzoom avançadas como a Panasonic FZ150 que ainda está para chegar ao Brasil. Todas são muito caras.

    Acredito que seria mais vantajoso para você, comprar uma filmadora que também faça captura de fotos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  124. Ok. Vou pesquisar mais um pouco e olhar as filmadoras.
    Brigadão!

    ResponderExcluir
  125. Rodrigo, como tiro fotos da lua com a Nikon L120? Tirei algumas agora com o zoom ótico no tal, mas tem muito contraste e tá estourando demais o branco! Se puder me ajudar, agradeço!

    ResponderExcluir
  126. Olá David, veja se sua câmera tem alguma opção referente a medição de luz ou algum nome parecido com isso e mude a configuração. É a única mudança que pode ser feita em uma câmera automática para conseguir fotografar a lua sem fazer aquela bola de luz.

    ResponderExcluir
  127. valeu pela rapidez na resposta! vc quis dizer o valor de exposição, aquele que vai de -2 à 2?

    ResponderExcluir
  128. Não, esse comando só controla a intensidade. Tem que ver se existe alguma forma de mudar o modo de medição, nas Olympus automáticas tem esse controle, não sei se na Nikon tem.

    ResponderExcluir
  129. Obrigado de novo, vou fuçar! Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  130. Boa tarde Rodrigo,
    Estou confuso em qual camera comprar se a l120 ou a canon que voce indica, tenho um restaurante e preciso continuamente tirar fotos dos pratos, gosto muito daquele tipo de foto que fica nitido o objeto principal e desfoca os demais e gostaria de saber se na l120 é possivel fazer esse efeito? Gosto muito da marca Nikon, sem desprezar a Canon pois já tive um EOS dela de filme ainda. Aguardo seu retorno, obrigado

    ResponderExcluir
  131. Como sua dúvida já é para algo mais sério, preciso saber quanto pretende investir pra eu poder te indicar a melhor câmera possível.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  132. Ola RODRIGO,tudo bem?
    Estou querendo comprar uma camera para tirar fotos da minha familia e paisagens
    Meu namorado quer comprar a nikon l 120,mas depois que eu li tudo oque voce falou eu desanimei.
    Eu queria mesmo a canon sx30is,mas o meu namorado disse que ela é muito cara por isso ele prefere a l 120.
    Oque voce me diria?

    ResponderExcluir
  133. Olá Angelita, obrigado pela presença no blog.

    Mas você prestou bem atenção ao que eu disse? Ela não é uma câmera ruim, ela só passa a impressão de ser algo que não é devido ao seu tamanho, ela não possui controles manuais mas isso será importante para você? Pretende aprendê-los, fazer algum cursinho básico? Se sim, ela não serve mas se é apenas para apontar e disparar é uma boa opção. Apesar de eu preferir as Olympus mas aí já é uma questão pessoal minha, ok?

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  134. Rodrigo, tenho preferencia pela Nikon ou Canon, acho que realmente sao as melhores, posso estar enganada.
    Até entao tinha me interessado pela Nikon s9100, mas tive a impressao de que vc nao recomenda ela, quais seriam os motivos? Ela é manual?
    Tem algum outra que vc considere melhor que ela, nesses padroes?
    Prefiro as manuais, mas enfim.. andei lendo a Canon sx230.
    E tbm a Nikon p500 que gostei, mas ja é bem maior que as demais.
    Recomenda qual?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  135. A S9100 não possui modo manual. Não recomendo a S9100 porque na verdade a Nikon não é lá essas coisas quando falamos de compactas. Canon e Panasonic ficam claramente à frente dela (e de todas as outras), aí tem algumas compactas de Olympus, Fuji e Sony que ficam a frente da Nikon.

    Em superzoom automática prefiro as Olympus SZ. Das superzoom de pequeno porte recomendo Canon SX130 ou SX230 (ainda tem a SX220 que só foi lançada em alguns países e ninguém se interessou em trazê-la pra cá) e a Panasonic ZS8.

    ResponderExcluir
  136. E quanto a Nikon p500. É boa?
    Obrigada Rodrigoo, seu blog é muito bom, to lendo tudoo.

    ResponderExcluir
  137. Também tem melhores, como eu disse antes, as compactas Nikon não são grande coisa. Fizeram a P100 que foi muito boa, tem as P7000 e P7100 que são espetaculares mas ficou nisso. Mais uma vez, quem manda é Panasonic e Canon, ultimamente mais Panasonic do que Canon.

    Nas compactas de grande porte eu fico com a Panasonic FZ47, por enquanto parece ser disparada a melhor da categoria.

    Obrigado pelos elogios, e não esqueça dos meus votinhos no Top Blog, estou fora dos que vão para a fase final, por enquanto rsrsrs.

    ResponderExcluir
  138. Rodrigo, minha saga está chegando ao fim, sei lá... rsrs
    Prefiro uma de menor porte do que a FZ47 que é maior,
    estou na duvida agora com a sx130 e a sx230. A sx230 é melhor que a 130?
    Como faz pra vc no seu blog?

    ResponderExcluir
  139. Oi RODRIGO,obrigada pela dica.
    Acho que vou comprar a l120 mesmo.
    obrigada pela atençao e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  140. Mai, eu acho a SX230 ligeiramente superior à SX130.

    Angelita, boas fotos com a sua nova câmera!

    ResponderExcluir
  141. Olá!

    Tenho a mesma dúvida da Chilis Hamburgueria:

    "gosto muito daquele tipo de foto que fica nitido o objeto principal e desfoca os demais e gostaria de saber se na l120 é possivel fazer esse efeito?"

    Alguém sabe?

    Obrigado,
    Marco

    ResponderExcluir
  142. Olá Marco, só usando a função macro e fotografando bem perto do objeto ou usando bastante zoom com o motivo principal estando muito distante do fundo da foto.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  143. Rodrigo estou em dúvida entre Canon SX130is, Panasonic ZS8 e Nikon p500, todas tem controles manuais, qual você indicaria?

    ResponderExcluir
  144. São todas boas mas com algumas diferenças básicas e você terá que definir prioridades. SX130 e ZS8 são concorrentes diretas enquanto a P500 já é de uma outra categoria. Prefere a portabilidade ou um alcance mais longo? respondendo a isso já mata uma ou duas concorrentes.

    Se for em qualidade de imagem pura e simples, eu ficaria com a ZS8.

    ResponderExcluir
  145. Olá Rodrigo, estou em dúvida entre a SX130 e a ZS8 para tirar fotos principalmente em shows (pouca luz, de longas distância e com movimento) onde com ajustes manuais fica mais fácil obter um resultado legal (eu ainda não manjo mto mas tô mto a fim de aprender). Até então estava decidida pela Canon, mas esse modelo da Panasonic parece ser um pouco melhor. Mas eu vi alguns samples pela net e as fotos da panasonic me pareceram meio saturadas... o que vc recomenda? Obrigada!

    ResponderExcluir
  146. Olá Camila, se não gostou das imagens da Panasonic então fique com a Canon mesmo. São duas câmeras semelhantes e a escolha entre uma e outra é bem pessoal mesmo. Adicionalmente, veja se gosta das imagens da Canon SX230.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  147. Olá! Lí tudo, mas a dúvida continua!! L120 n produz 10x15?? E o flash tenho q abrir??? Preciso de uma camera boa e prática! Fotos para meu álbum de familia! rsrs me indica alguma, por favor!

    ResponderExcluir
  148. Caca, a L120 não produz fotos 10x15, terá que redimensioná-las em algum editor de imagem se quiser imprimir suas fotos. O flash é aberto manualmente por um pequeno botão abaixo dele na lateral da câmera.

    Nesta mesma faixa de preço tem a Canon SX130 mas também não faz fotos na proporção 3:2 que é a utilizada nas impressões 10x15, tem apenas um modo que adapta as fotos 4:3 para este formato. E é sempre mais seguro redimensionar em um editor de imagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  149. Rodrigo, tem alguma outra camera parecida com a L120 que tenha bateria ao invés de pilha?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  150. Bem, tem até melhor, aliás, muito melhor! Panasonic ZS8 e Canon SX230.

    ResponderExcluir
  151. As que vi no ML são na faixa dos 700.

    ResponderExcluir
  152. Estava vendo od videos de zoom das duas, gostei mais tanto do zoom quanto da qualidade da Canon. Acho que vou pagar um pouco mais do que eu esperava.

    ResponderExcluir
  153. Até 500 não tem. Se quiser algo parecido ou vá na L120 mesmo ou terá que desembolsar um pouco mais.

    ResponderExcluir
  154. Uma última dúvida. Em relação a Panasonic ZS8 e Canon SX230. Estava olhando algumas fotos tiradas por ambas as cameras, através do flickr, e achei a qualidade de imagem da Canon, superior. É isso mesmo? E achei a nitidez do zoom melhor também. Estou quase convencido de compra-la.
    Teria como dizer os pontos positivos e negativos dessas duas? Obrigado pela grande ajuda.

    ResponderExcluir
  155. Elas são muito semelhantes, é bem provável que ambas tenham os mesmos pontos fortes e fracos mas há uma diferença crucial entre as duas: Como a resolução da SX230 é menor, isso é determinante para que sua qualidade de imagem seja maior.

    ResponderExcluir
  156. Achei a ZS8 por R$ 580,00 e a SX230 por R$ 720,00. Embora a diferença de preço seja de 140,00 reais, fico com mais vontade de comprar a Canon mesmo, acho a qualidade dela fantástica. Obrigado pela ajuda Rodrigão.

    ResponderExcluir
  157. Pronto, comprei a camera SX230 Rodrigo. Quando ela chegar, voce quer que eu enviei alguma opnião sobre ela? Qualquer coisa estou a disposição pelo e-mail luizroberto86@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  158. Obrigado Luiz, qualquer informação é bem vinda, testes de ISO, fotos de exemplo e sua impressão sobre a câmera.

    ResponderExcluir
  159. Luiz, boa tarde!
    Meu caro, acado de adquirir uma L120 que não vem com grandes dicas no seu manual original, e eu, como bom amador ainda não descobri como se faz fotos panorâmicas com ela. Alguma dica/sugestão/turorial que possa passar?
    Desde já agradeço e parabenizo pelo excelente site/serviço!
    mcoringa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  160. Olá Marcio, obrigado pela presença no blog.

    Esse é o tipo de eprgunta que não tenho como responder pois não tenho a câmera aqui e cada modelo possui menu e acesos diferente aos controles sendo impossível eu saber como cada modelo diferente funciona.

    Mas sugiro ler seu manual todo do início ao fim com a câmera ao lado para conhecer melhor seu equipamento, a informação sobre fotos panorâmicas está na página 44 do seu manual se tiver ele em português.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  161. Ola rodrigo, estou em duvida de qual camera comprar, quero uma que tenha um zoom bom e qualidade de fotos tanto para dias claros e para noite tambem, e uma que sirva para paisagem e para ocasiões festivas sabe? não entendo muito do assunto tenho 16 anos ainda e pretendo me aprofundar muito em fotografia é algo que eu amo muito, enfim, não quero uma que seja muito cara e queria muito uma da marca nikon, estou na duvida entre a nikon L120 e P500.

    ResponderExcluir
  162. Olá Amanda, obrigado pela presença no blog.

    Precisa ser Nikon ou pode ser de outra amrca? já que as Nikon não são muito boas nesta categoria de câmera. As melhores nessa categoria são Panasonic e Canon.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  163. Nada, eu estou louca no seu blog, é otimo.
    me fala então algumas da marca Canon?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  164. Obrigado pela confiança, Amanda. A Canon que recomendo é a SX40 mas como a Panasonic FZ47 é mais barata e ainda a considero melhor, esta é minha indicação para você.

    E depois fique à vontade para voltar aqui e mostrar suas impressões sobre a câmera.

    ResponderExcluir
  165. Muito obrigado, vou ver se consigo acha-las nas lojas.

    ResponderExcluir
  166. Oi Rodrigo, tudo bem???
    Sou blogueira de moda e estou a procura de uma máquina que possa atender as minhas necessidades como: capturar imagens em ótima definição durante o dia e/ou noite e, em lugares fechados e/ou abertos. Prezo muito por qualidade de cor e detalhes.
    Adoro fotografia, mas ainda não tenho curso de fotografia e nem entendo muito sobre o assunto. Diante das minhas necessidades e do meu pouco conhecimento, vc acha que a L120 da Nikon atenderia ao que estou precisando? Caso não, o que vc me sugere???
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
  167. Olá Aída, obrigado pela presença no blog.

    A L120 não atende suas necessidades, procure por Canon SX130.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  168. Oi Rodrigo, parabéns pelo blog!
    Vc acha q a FujiS3300 é concorrente da Nikon L120? Se sim, qual a melhor das duas?
    Outra dúvida: queria uma câmera que tbm tivesse uma excelente qualidade de filmagem (para fazer tutoriaias de maquiagem, ou seja, preciso q tenha um close facial bem nítido), a L120 seria ideal? A Canon SX130 faz filmagens com nitidez? Ou, pela seu conhecimento, vc indicaria outro modelo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  169. Olá Érika, obrigado pela presença no blog.

    Elas não são concorrentes pois a Fuji tem controles manuais e a Nikon é totalmente automática. A SX130 é muito melhor que as duas tanto em fotos como em vídeos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  170. Obrigada pelo retorno tão rápido!
    Só fiquei com receio da Canon pq tenho uma (SX120is) e os vídeos são pééééssimos, se precisar usar o zoom então, piora muuuito :(
    Além de mta gente me dizer q a Nikon é a melhor marca q existe, aí como nao entendo... fico na dúvida...rs

    ResponderExcluir
  171. ah, e qual a diferença entre a Canon SX130 e a Canon SX230?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  172. Olha, os vídeos da SX130 não diferem muito da SX120, a diferença é que agora os vídeos HD estão disponíveis mas em compacta não tem como fazer muito milagre nos vídeos.

    Nikon é muito boa em câmeras reflex, em compactas tem pelo menos 3 marcas à frente dela.

    A diferença básica entre SX130 e SX230 é que a primeira é movida a pilha e a segunda a bateria. tem outras diferenças na lente, um zoom um pouco mais extenso na SX230, um sensor diferente que se comprota melhor de dia do que à noite e um modo macro um pouco mais limitado.

    Procure as postagens sobre Canon SX130 e SX230 aqui no blog para comparar as especificações delas.

    ResponderExcluir
  173. Olá Rodrigo!
    Preciso que vc min responda, para que eu possar comprar em paz minha 1º câmera! Com sua resposta ficarei muito satisfeito!
    É o seguinte, estava pesquisando câmeras, dae que veio dois modelos para eu escolher!
    Uma Nikon L120 e uma FinePix S3300!
    Lendo o seu Blog' bola vai e bola vem! Pretendo comprar a Nikon L120(Por conta que ela não seja profissional, e tem um Superzoon e tal)
    Então, irei de cabeça em frente!

    Mas fiquei com uma Dúvida com o que vc respondeu a
    Erika Lima á respeito de - " ...Nikon é muito boa em câmeras (reflex), em compactas .."

    Espero sua resposta!

    ResponderExcluir
  174. Olá Jefferson, obrigado pela presença no blog.

    Se você procura uma superzoom apenas pela longa distância, os melhores modelos são os Olympus. Se optar por uma Nikon que seja da série S mas são caras demais e acho que não valem a pena.

    Se você quer aprender a usar os controles manuais, esqueça as duas que citou e procure ou pela Canon SX130 se não precisar de tanto zoom ou pela Panasonic FZ47 se necessitar de mais zoom.

    Sobre o comentário para a colega, é que a Nikon nunca se destacou em câmeras compactas. infelizmente, falta ela dar um pouquinho mais de atenção a esse tipo de câmera.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  175. eita, agora é q nao sei mesmo q modelo comprar...rsrsrs
    mas obrigada pela atenção! (se tiver uma sugestão q atenda às necessidade q citei, até R$ 900,00, te agradeço mto!)

    ResponderExcluir
  176. Até 900 reais fique com Canon SX230 ou Panasonic ZS8. São quase gêmeas estas câmeras, vá na mais barata ou mais bonita que a qualidade é garantida e muito semelhante.

    ResponderExcluir
  177. Não,não! quero mesmo a Automática mesmo!
    Não min faça desistir de compra-lá.
    Pelo o que vc Falou, min identifiquei com o Nikon!
    Não quero manual não, até por conta que não entendo de em relação a isso' e não tenho curso!

    Virei Fã! rsrsrs


    P.s: Vc deveria abrir uma coluna com os trabalho de cada um!
    Tipo de Cada Marca de Câmera! #opinão só!
    Abraços

    ResponderExcluir
  178. Valeu, vou pesquisar entre as duas.
    Mto obrigada!

    ResponderExcluir
  179. Jefferson, tem uma amiga minha que comprou essa Nikon mas nem usou, é praticamente nova e está encostada. Quer comprar a dela?

    ResponderExcluir
  180. Qto sua amiga pede na Nikon L120 Rodrigo?

    ResponderExcluir
  181. 600 reais, está na caixa e ainda tem uns 8 meses de garantia.

    ResponderExcluir
  182. A câmera é na cor preta e vem com os itens da caixa mesmo, menos as pilhas que são alcalinas e já foram usadas: Cabo de dados, cabo de áudio e vídeo, alça da câmera, tampa da lente, cartão de 2gb Transcend e CD com software.

    ResponderExcluir
  183. Ela manda com nota? Pq tudo q passa no fisco daqui, se nao tiver nota, é apreendido e tem q pagar o imposto de 60% no valor de mercado :(
    Caso ela faça menos, me interesso. Pq no ML tem um vendedor vendendo uma nova com case e cartão de 4gb por 650,00. E ele é de confiança, foi o mesmo q comprei a minha Canon.

    ResponderExcluir
  184. Ela possui nota no nome dela mas, como assim, fisco? A câmera dela foi comprada aqui no Brasil mesmo.

    Ela falou que pode comprar no ML mesmo.

    ResponderExcluir
  185. ok :)
    receita federal: se chegar eletronico sem nota (mesmo sendo comprado no brasil), eles querem cobrar imposto...
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  186. Mas nesse caso não está configurada venda já que é de pessoa física para pessoa física, não precisa de nota e não há taxação. Eu vendo vários produtos enviando pelos correios e isso nunca aconteceu. Só essa semana enviei três lentes para diferentes lugares do Brasil e não há taxação alguma, nunc houve.

    Não se pode taxar qualquer envio de produto por correio, não é assim que funciona. É como se estivesse envioando um presente para alguém.

    Só se no seu estado a receita for mais rigorosa até com presentes mas aí é um problema específico do estado.

    ResponderExcluir
  187. é mais rigoroso sim, um inferno :(
    mas talvez ela mandando como presente, eles deixem passar mesmo.
    pq no caso do rapaz q comprei, ele mandou no nome da Empresa, aí eles abriram o pacote pra procurar a nota...

    ResponderExcluir
  188. Se mandar como empresa fica configurado compra e venda mas de pessoa física para pessoa física não pode, é até violação de correspondência senão ninguém mais pode mandar presente pelo correio. Não podem abrir, é proibido.

    ResponderExcluir
  189. Estou fazendo uma limpa nas minhas câmeras e lentes para enxugar e renovar meus equipamentos. No início do blog eu comprava câmeras aqui no Rio para quem não compra no Mercado Livre e enviava pelo correio.

    ResponderExcluir
  190. Serio, mesmo' não confio comprar ainda pela net'
    ainda sou Matuto' rsrsrs'
    Mas Vlw mesmo Rodrigo, pela as Dicas por tudo!
    Espero voltar sempre aki

    =D

    ResponderExcluir
  191. Oi Rodrigo!
    Vc conhece a toshiba camileo S20?

    ResponderExcluir
  192. Conheço mas ela é uma filmadora e de filmadora não entendo muito. A óptica é totalmente diferente.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails