15 de fevereiro de 2011

HX9 e HX100: Novas superzoom da Sony

   A Sony faz sua contribuição para inchar o já saturadíssimo mercado de compactas superzoom mas até que temos boas novidades como a inclusão de uma lente Carl Zeiss Vario-Sonnar T* pela primeira vez em uma compacta. Essa lente é conhecida pela excelente nitidez e parece uma resposta à Nikon que deu uma melhorada providencial nas lentes de suas compactas. Canon e Panasonic que se cuidem...
Design já conhecido das câmeras de menor porte da série H

   A Sony HX9 é o exemplo típico de como o mercado está saturado. Se até 2008 as fabricantes tinham 1 categoria de superzoom, até 20x por exemplo, a partir de 2009 começaram a produzir duas linhas de superzoom, uma entre 14 e 16x de zoom, e outra na casa dos 24 e 26x de zoom. Agora, em 2011, as fabricantes se obrigam a montar 3 categorias de superzoom: Uma até 14x de zoom, uma intermediária entre 15 e 20x de zoom, e a última que já ultrapassa os 30x de zoom como a Nikon P500 com seus 36x de zoom.
 Modo manual e saída de som estéreo

   Com sensor CMOS de 16MP, a sony HX9 traz uma lente com 16x de zoom cobrindo distância focal de 24-384mm com abertura 3.3-5.9 e macro de 5cm; a velocidade dos cliques varia entre 1/1600 e 30 segundos; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 10fps; faz vídeos Full HD com taxa de 50fps; o alcance do flash é de 5.6 metros; seu LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Painel traseiro com controle giratório e botão dedicado para vídeos

   Opinião do blogueiro: Como o mercado de câmeras está saturado, acho imperdoável ter abertura pior que 3.0 mas a grande angular de 24mm compensa um pouco isso. No mais, são 16x de zoom que cabem (com jeitinho) no bolso. Possui panorâmica 3D, GPS, controles manuais (sem modos de prioridades) e opções de retoque que são diferenciais. Só recomendada se custar menos de 800 reais no Brasil.
 Um pouco mais "monstruosa" que sua antecessora

   A Sony HX100 apesar da numeração bem diferente, parece ser uma sucessora da HX1, a não ser que a Sony crie mais uma divisão intermediária de superzoom. Com o mesmo sensor da HX9, sua lente com 30x de zoom cobre distância focal de 27-810mm com abertura de 2.8-5.6 e supermacro de 1cm; a velocidade dos cliques (a nível de reflex) varia entre 1/4000 e 30 segundos; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 10fps; vídeos Full HD com taxa de 50fps; seu LCD móvel mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Muitos controles parecem tornar esta máquina bem interessante

   O detalhe interessante fica por conta do pequeno, mas útil, anel de zoom manual, muito mais eficaz que botões, alavancas ou borboletas no painel traseiro ou ao redor do botão de disparo. O outro grande diferencial é a lente Carl Zeiss Vario-Sonnar T* com vidros de altíssima qualidade; agora sim a Carl Zeiss fazendo lentes de qualidade para as compactas Sony.
 Utilíssimo LCD móvel além do quase extinto viewfinder eletrônico

   Opinião do blogueiro: Também equipada com GPS, controles manuais, sweep panorama, enfim, tem tudo que a Sony faz de melhor para suas câmeras, e tem até viewfinder! Apesar da resolução e zoom muito exagerados (a densidade de MP já beira os ridículos 60MP/cm²) me parece ser tecnicamente a melhor compacta que a Sony já fez pois a qualidade da lente conta muito para isso. Recomendada.

340 comentários:

  1. Pow Rodrigo eu só tenho agradecer mais uma vez a vc por criar um blog com tanta informação no mundo da fotografia.
    Cara eu só não entendi uma coisa,essa HX100 tem velocidade de 1/4000 queria saber se compensa colocar essa velocidade com uma lente 2.8?
    gosto de tirar fotos a noite mais com muita iluminação sem flash! uso a configuração 0"4 por 2.8, só que nã oposso me mexer por que sia porrado! se fosse uma lente 1.8 eu conseguiria mais velocidade e menos borroes nas fotos?

    ResponderExcluir
  2. Pô Diego, eu que tenho que agradecer tua presença.

    Velocidade 1/4000 sempre tem utilidade quando fotografamos cenas onde há muito movimento. E no seu caso, com certeza com uma lente 1.8 você conseguiria a mesma luminosidade com 1/60 mais ou menos.

    ResponderExcluir
  3. Carl-Zeiss realmente é tudo isso Rodrigo? Dizem que em câmeras compactas, Leica, Carl-Zeiss, Nikkor, Fujinon, Zuiko, etc...é tudo igual...que isso é só grife...o que vc acha?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, como diria Jack, o estripador, vamos por partes:

    Leica é isso tudo, meu amigo. Ela não brinca com seu nome nas compactas. A diferença dela e da Canon para as outras é gritante.
    Carl-Zeis não era nada, só grife, até esse modelo agora. É a primeira Zeiss de respeito em compactas.
    Nikkor só começou a fazer lentes decentes pra compactas a partir da P100. As lentes Nikkor ED são de alta qualidade e construção sólida.
    Fujinon põe tudo de bom que ela tem nas suas compactas com lentes EBC já que ela não faz mais lentes pra reflex.
    Zuiko só fez lente pra uma compacta até hoje que é a Olympus XZ1, tem tudo pra ter altíssima qualidade.

    Essas empresas começaram há pouco tempo a dar atenção às compactas com exceção de Leica, Canon e Schneider Kreuznach, essas sempre fizeram boas lentes pra compactas.

    ResponderExcluir
  5. Huumm, entendi Rodrigo! Bom mesmo saber disso.=))

    ResponderExcluir
  6. 16 megapixels em um sensor de 1/2.3? As imagens que essa câmera vai produzir vão ser nojentas... Deviam fazer um sensor de 10 megapixels como cameras de qualidade prosumer fazem, mas não a sony só foca seus produtos para usuários tro..caham, desinformados que não sabem o q estão comprando...

    ResponderExcluir
  7. Olá Rodrigo, me explica uma coisa, essa sony HX100v, apesar de ter lentes Carl Zeiss, é melhor o modelo anterior a HX1, que tem as lentes G da sony?
    e qual lente é superior, a G ou a Carl Zeiss ?
    vlw!

    ResponderExcluir
  8. Olá Renato, obrigado pela presença no blog.

    Em primeiro lugar, a Carl Zeiss que equipa essa HX100 é totalmente diferente das outras Carl Zeiss usadas nos últimos anos. A qualidade é muito superior, agora tem uma Carl Zeiss de verdade.

    Entre as antigas Carl Zeiss e a Sony G, tenho uma leve tendência a achar que a Sony G é ligeiramente superior. Não uso Sony então não posso afirmar com certeza, somente fiz alguns testes.

    A HX100 tecnicamente é superior à HX1 mas também é preciso ver na prática o quanto essa ridícula resolução de 16MP vai atrapalhar pois, veja bem, é quase o dobro de resolução da HX1. Haja lente boa pra compensar isso...

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  9. Oi Rodrigo,
    Primeiro, parabéns pelo seu Blog, muito legal mesmo!!!
    Bem, estou muito interessada em adquirir uma HX100! Nunca fiz curso de fotografia nem estudei sobre o assunto... simplesmente amo fotografar e queria ter fotos e recursos melhores que a minha compacta (que faz sim muitas fotos boas - w250 Sony).

    Primeiro fiquei na dúvida em comprar uma Superzoom ou uma semi ou profissional: uma tem um superzoom, outra fotografa super rápido; uma tem filmagem em HD e panoramica e a outra super qualidade na imagem.... Pois é... quase fiquei doida!!!! Até que achei essa HX100!!!

    O que eu quero de uma máquina??? Quero um superzoom, uma velocidade para tirar foto bem rápida (tipo a profissional, que a gente aperta e tira a foto na mesma hora), uma qualidade ótima na imagem, filmagem e foto panoramica... só isso rsrsrsrsrsrs

    Como eu nunca lidei com uma semi ou profissional, e eu quero muito um superzoom e panoramica, acabei tendendo mais para a HX100...


    Queria muito a sua opinião! O que vc acha??? Realmente acha que poderei ter ótimas fotos na HX100???? Para uma leiga apaixonada por foto, essa é uma boa opção?!?!?!?


    Muito obrigada!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Bela, obrigado pela presença no blog.

    A câmera que mais se aproxima do que você quer é a Nikon P100. Saiba que desde o ano passado, a tendência das superzoom é apenas perder qualidade. A P100 foi a última boa superzoom a ser lançada e tem tudo o que você procura menos o clique super rápido pois isso nenhuma compacta faz, só a P100 chega perto, bem perto do que as reflex fazem (nada de pro ou semi, isso não existe).

    Outra opção além dela, com os itens que procura até podem existir mas a velocidade do disparo ficaria bem prejudicada já que nenhuma outra é rápida como a P100. E é obrigatório aprender a usar os controles manuais, se ficar apenas no automático não tem como fazer fotos de qualidade muito diferente do que as que você já faz.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, muito obrigada pela dica!!!
    Vou pesquisar sobre a Nikon P100! A princípio acho que ela só não tem foto panorâmica.
    Estou vendo muitas críticas à HX100v... eu não entendo, então, tenho que pesquisar muito e perguntar para quem sabe!
    Obrigada mesmo pela sua atenção!!!
    Depois das minhas 1001 pesquisar te retorno se tiver mais dúvidas!!!!

    ResponderExcluir
  12. Bela, a P100 faz panorâmicas. Talvez você esteja procurando o modo panorâmico em que se arrasta a câmera com o botão pressionado, esse só tem nas Sony e alguns modelos da Fuji.

    Nesse caso acho que a Fuji HS10 ou Sony HX1 seriam as melhores opções. E elas não ficam tão abaixo da P100 mas fica aquele lance da velocidade do clique que te expliquei, aí você tem que aprender a técnica do meio clique.

    ResponderExcluir
  13. Alguém já tem idéia de quanto a HX100 vai custar?
    Tenho uma Nikon P100 e uma Panasonic FZ40. Vale a pena mais essa aquisição? O quanto é superior as elas? Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Olá Carlos, obrigado pela presença no blog.

    Já tem duas superzoom e quer mais uma? Será que não tá na hora de evoluir e partir pra uma compacta de sensor grande ou quem sabe uma reflex?

    Na minha opinião, nenhuma superzoom hoje em dia tem algo a acrescentar em relação a qualidade, ainda mais para você que já tem duas.

    Tenta mudar de estilo, eu tenho várias câmeras em casa mas cada uma com funções diferentes, pra cada ocasião diferente que aparecer. Você já tá bem servido de superzoom e nem recomendo que se desfaça de alguma pra comprar uma nova.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  15. Oi Rodrigo!

    Estou com muita vontade de comprar a HX100. Vc acha que ela é uma boa máquina mesmo?

    Sabe qual é a velocidade de focagem automática dela?

    Eu nunca usei uma superzoom com visor eletrônico... eu consigo controlar abertura de obturador, abertura, iso... tudo..., apenas com aquele botão giratório e olhando o visor eletrônico?

    A Hx100 permite que eu controle as 30x de zoom no anel manual???

    Última pergunta: qual vc acha melhor: hs20 da fujifilm ou hx100, considerando que a hs20 usa pilha!

    valeuu!!!!!! desculpa a exploração!

    ResponderExcluir
  16. Olá Jorge, obrigado pela presença no blog.

    A HX100 deve se destacar entre as superzoom mas boa, hoje em dia nenhuma superzoom é.

    Se tem o anel de zoom, os 30x de zoom tem que estar lá senão não adianta de nada e seria uma falha gravíssima se não puder usar toda a extensão do zoom pelo anel.

    Entre HS20 e HX100 veja qual tem itns que mais te agradam, defina suas prioridades. Como eu já falei muitas vezes aqui, hoje eu não compraria nenhuma superzoom, qualidade baixa demais para meu nível de exigência.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  17. Olá Jorge, obrigado pela presença no blog.

    A HX100 deve se destacar entre as superzoom mas boa, hoje em dia nenhuma superzoom é.

    Se tem o anel de zoom, os 30x de zoom tem que estar lá senão não adianta de nada e seria uma falha gravíssima se não puder usar toda a extensão do zoom pelo anel.

    Entre HS20 e HX100 veja qual tem itens que mais te agradam, defina suas prioridades. Como eu já falei muitas vezes aqui, hoje eu não compraria nenhuma superzoom, qualidade baixa demais para meu nível de exigência.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  18. Olá Rodrigo, logo logo vai chegar a 1 MILHÃO de visitantes, poxa seu blog ta fodão hein!!!

    O mercado de câmeras superzoom está bastante dinâmico, até aproximadamente 2 anos atrás, no máximo 2 anos e alguns meses, as câmeras de zoom eram de 12X, 15X, ou no máximo 20X (no máximo). desde o começo de 2009 as câmeras foram ganhando proporções de super zoom.

    Começou +ou- essa onda com a Canon com 20X e a HX1 com 20X da SONY (início~meados 2009), depois vieram a Nikon com câmeras 24X~26X (acredito que meados para final de 2009) e Pentax com esse mesmo patamar tb em meados e início do fim de 2009.

    No início de 2010 já na década de 2010' começam a brincar com a casa dos 30X com a SP-800 da OLYMPUS, logo em seguida veio a Fuji também com 30X, em meados de 2010 vieram as PANAS com 24X... e por fim a SX30is com incríveis 35X da CANON (em fins de 2010, e tb foi aí que começei a acompanhar seu blog!).

    Já em 2011 (o tempo passa rápido hein!!!) no início do ano em janeiro veio o anúncio do lançamento da HX100 com 30X da SONY e Kodak Max tb com 30X, e em fevereiro vi aqui no Foto Fácil o lançamento da Nikon P500 com 36X de zOoOm!!!

    Que retrospectiva kkk

    Aonde essa corrida a mais de 120 por hora vai chegar................

    Parabéns pelo blog e sempre tou dando uma olhada nas novidades no blog!!!

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelos elogios e presença constante no blog. Conto com você pra atrair mais leitores.

    ResponderExcluir
  20. Obrigado a você por dispor sua integral atenção e opnião referentes aos assuntos e ter um verdadeiro conteúdo no seu blog!!!

    Ja passei seu blog para outra pessoa e sempre que me deparar com alguém que goste de fotografia como nós todos aqui do blog, eu falo do seu blog para entrar e conhecer o espaço!!!

    Até +

    ResponderExcluir
  21. Compactas superzoom...
    Como não é a robustez e 'presença' que faz uma boa câmera, nada mais justo que as marcas continuarem investindo, mas também inovando... lançando outras que realmente superem suas antecesoras... =/

    ResponderExcluir
  22. Pois é Rodrigo. Quanto a sua sugestão de mudar de estilo. Eu comprei uma Canon Rebel Xti com uma lente 75x300, não me adaptei muito bem. Tem que "saber" muito, trocar de lente, se vai tirar foto de perto, é mais pesada, e minhas expectativas em relação a qualidade das fotos não foram tão boas. Acabei vendendo ela de novo após 3 semanas de uso. Prefiro as superzoom. Eu fotografo muito aves. Mas grato pela dica. Grande abraço e parabéns pelo excelente blog.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite amigo, conheci o blog ontem e achei muito interessante seus comentários e as avaliações dos lançamentos.
    Trabalho também com foto e concordo com vc q resolução não é tudo, só é necessária com grandes ampliações, sei tb q o sensor de uma compacta nunca vai ser igual a de uma reflex, pelo seu tamanho e alta sensibilidade com ruído, mas não compreendo quando vc fala q uma resolução maior piora o equipamento. Poderia me explicar melhor por favor?

    ResponderExcluir
  24. Olá Albert, obrigado pela presença no blog.

    Existe uma coisa chamada densidade de megapixels que é uma relação entre a quantidade de pixels e o tamanho do sensor. Ao agruparmos muitos pixels em um sensor minúsculo, eles ficam praticamente se sobrepondo causando o ruído.

    Câmeras com 10MP se comprotam muito bem nos sensores das compactas que medem normalmente 1/2.3 polegada. Acima disso os ruídos já começam a aparecer em excesso, imagine os 16 de hoje em dia.

    Quem está começando hoje não percebe essa diferença pois sequer conhece a qualidade das câmeras de 6, 8 e 10MP mas para mim que tenho câmeras de 4MP em casa percebo como a qualidade só vem caindo no decorrer dos anos.

    Lógico que as fabricantes evoluem seus sensores e processadores para minimizar isso mas a corrida dos megapixels está muito maior, não tá dando pra manter a qualidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  25. Rodrigo:
    Parabens pelo blog, ótimas comparações e explicações também.
    Tenho uma duvida que tá me tirando o sono (sério!)!!! Vou para os EUA e quero comprar uma câmera legal. Minhas necessidades são:
    uma máquina que tire foto rápido (sei que o cartão influencia nisso), tenha um super zoom, tire fotos em movimento nítidas(tenho dois filhos 7 e 10 e gosto de tirar fotos deles se apresentando no colégio, nas festas de aniversário ou ainda nas viagens que gostamos de fazer). Sua fotógrafa amadora (amo foto)! Estou entre 3 modelos, gostaria de sua opinião.
    Sony HX1 (vi que vc indica a hx100 mas não consegui achar na amazon.com, bestbuy.com ou compusa.com)
    nikon s9100
    nikon p100
    Qual a mais indicada? Obrigada pela atenção e parabens de novo pelo blog. Abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá Marcia, obrigado pela presença no blog.

    Entre as que você cirtou fica fácil decidir pela Nikon P100.

    Muitas pessoas pedem por uma câmera que tire fotos em movimento nítidas, isso só é possível com câmeras que tenham controles manuais (como esta que indiquei) mas é você quem precisa saber fazer esse tipo de foto, a câmera não faz sozinha, ok?

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  27. Fala Rodrigo, tudo bem?

    Cara eu conversei com 2 especialistas em camera aqui na Australia e os 2 falaram muito bem da HX-100 da Sony. Antes de começar a pesquisar nas lojas eu estava certo que compraria uma Nikon P500, mas esses dois caras exaltaram a HX-100 e agora com o seu parecer em relação a mega pixels eu percebi que preciso de mais informações para saber qual comprar. Cogitei uma DSLR - 3100 mais não sei até que ponto pode ser funcional para uma amador. Bom, você conseguiria me dizer qual seria a melhor opção ( P500/P100/ HX-100) para qualidade de foto e zoom, mesmo porque gosto de tirar fotos de paisagens mais uso também em campeonatos de surf entre outras ocasiões onde preciso de zoom e qualidade. Parabéns pelo blog e pelas informações claras e coerentes que consegue ajudar muito quem está na dúvida

    ResponderExcluir
  28. Olá Sá, obrigado pela presença no blog.

    É inegável que em qualidade de imagem durante o dia a HX100 seja um show devido a essa excelente lente mas e durante a noite? 16MP é uma resolução absurda demais pra se usar num sensor minúsculo, o ruído deve ser altíssimo, as fotos devem ser impraticáveis com menor iluminação.

    De um modo geral, a P100 ainda deve ser a melhor escolha.

    Qualuqer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  29. Olá Rodrigo, vendo os últimos comentários em relação a HX100, será bom mesmo o desempenho a noite?

    ResponderExcluir
  30. À noite com o sensor CMOS atual e 16MP, eu diria que é impossível.

    ResponderExcluir
  31. Pois é, a qualidade que era pra ser a preciosa, ta sendo esquecida em algumas categorias de câmeras...............

    ResponderExcluir
  32. Mas a Carl Zeiss que equipa a HX100 é a melhor que a Sony já usou e isso vai amenizar um pouco as falhas. Mas não faz milagre sob baixa luz...

    ResponderExcluir
  33. Olá Rodrigo, primeiramente, parabéns pelo Blog, muito bom, ja está nos favoritos..
    Estava muito, muito mesmo querendo comprar a HX1, não sou fotografo profissional, apenas gosto de tirar boas fotos, entao ela atende minhas necessidades, ai vi a HX100 que me agradou bem mais, Sabes me dizer o valor dela no Brasil??
    E onde eu consigo, moro em Joinville SC.

    Desde já agradeço
    Renato Cardoso

    ResponderExcluir
  34. Olá Renato, obrigado pela presença no blog.

    Ela ainda não começou a ser vendida nem no exterior, talvez comece semana que vem e vai custar inicialmente 450 dólares. Aqui no Brasil vai ter que esperar até início de junho.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  35. Ola Rodrigo, tire uma duvida minha, dentre todas as funcinalidades da HX1 e da HX100, qual das duas cameras ganhariam de um modo geral. um abraco.
    Jose carlos simao

    ResponderExcluir
  36. Olá José Carlos, obrigado pela presença no blog.

    HX100 sem dúvida alguma. O grande desafio desta câmera vai ser manter a qualidade sob baixa iluminação com essa resolução de 16MP, é esperado ruído excessivo mas tecnicmanete é bem superior à HX1 que já era boa na época de seu lançamento.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  37. Olá Rodrigo!
    Estou querendo comprar uma câmera e estou em dúvida sobre a Sony DSC HX1 e nova Sony HX100. Qual a melhor? No caso é só para fotografar como hobby, não sou profissional. Quero apenas uma câmera boa. Ouvi falar que a HX1 é anti tremido, a HX100 também é? Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Olá Thatiana, obrigado pela presença no blog.

    A resposta acima também serve para você. Sobre o anti-tremido deve ser o estabilizador, hoje em dia toda câmera acima de 400 reais conta com esse recurso. Se tornou item quase obrigatório.

    Lambrando que há muitas câmeras nesta categoria que podem ser melhores que essas duas, inclusive mais baratas. E lembre-se que estas câmeras possuem controles manuais, se não souber usá-los serão apenas câmeras normais como todas as outras.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  39. Obrigada pela resposta! Seu blog é ótimo!
    Qual você indicaria fora essas? Estou indo para Miami essa semana, e vou aproveitar para comprar lá. Até agora me indicaram a Sony HX1. Mais não quero nada complicado demais, nem acima de 500 dólares. Sobre os controles manuais realmente é importante, se não sei usar, não fará efeito algum. Quais seriam as outras câmeras que você fala? Me tire só mais essa dúvida!!

    ResponderExcluir
  40. Não sei se você necessita de uma superzoom mas as melhores câmeras que existem são essas aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    Estas, inclusive no automático farão diferença pois a qualidade delas é bem superior, porém, nenhuma delas é superzoom. Se necessita de uma superzoom acho a Nikon P500 a melhor opção já que vai a Miami e não encontrará câmeras melhores que essa mas que já saíram de linha e só estão a venda aqui no brasil.

    ResponderExcluir
  41. Rodrigo, Voltando a te encomodar, estou indo viajar pro paraguai agora no começo de maio, vc acha que consigo a HX100 lá? Se souber mais informações, favor me passa o nome de lojas e Valores.. Obrigado!

    ResponderExcluir
  42. Tô totalmente por fora do comércio no Paraguai mas acredito que encontre sim. Nome de lojas aqui no blog? Nananinanão...

    ResponderExcluir
  43. Rodrigo, boa tarde! Há algum tempo estou acompanhando o blog, pois tento decidir no momento qual SLR/super zoom comprar, vai ser minha primeira. Estou em dúvida entre 3 modelos: Fuji Finepix HS20EXR, Sony HX100 e Kodak Easyshare Max Z990 (novíssima e ainda inédita em terras tupiniquins). Sem comparar fotos (pois isso depende obviamente do fotógrafo), abordando as especificações e tecnicamente falando, qual você considera a melhor, em linhas gerais? Obrigado!! Leandro Corrêa

    ResponderExcluir
  44. Olá Leandro, obrigado pela presença no blog.

    Rapaz...você me deixa numa situação difícil, só pode ser uma dessas 3 aí? Difícil encontrar uma boa mas, pela lente nova, eu iria de Sony HX100.

    É necessário que sua câmera seja superzoom? Essas câmeras estão muito caras e na faixa de preço delas consegue outras coisas bem melhores, sendo superzoom ou não.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  45. Rodrigo, valeu pela resposta!
    Pensei em uma desses porque um parente está para vir dos EUA e estou pensando em "encomendar" uma delas. Os preços em reais são realmente muito altos, mas em doletas, talvez dê até pra encarar.
    Mas quais vc me indicaria, na faixa de preços delas, superzoom ou não?
    Obrigado mais uma vez! Leandro

    ResponderExcluir
  46. Superzoom recomendo as mais antigas mas nos EUa pode ser mais difícil encontrá-las: Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100. Das mais recentes, Panasonic FZ40 e Nikon P500.

    Sem ser superzoom são essas aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    ResponderExcluir
  47. OK, valeu mais um vez pelas dicas!
    Vou pesquisá-las! Leandro

    ResponderExcluir
  48. Oi Rodrigo,
    acompanho seu blog há algum tempo e gosto muito. Sou completamente amadora no assunto foto, então, fiquei com uma super dúvida: vc fala que a grande quantidade de Mega pixel pode causar muito ruido em fotos com pouca luz, quando o sensor é pequeno... Mas eu poderia diminuir a quantidade de Mega Pixel no menu da máquina.. ou não??? Melhoraria q qualidade da foto??? (estou falando uma besteira muito absurda???)

    ResponderExcluir
  49. Bela, infelizmente, se diminuindo a resolução o problema do ruído diminuísse seria perfeito mas infelizmente, todas as fotos são feitas na resolução máxima e depois processadas para o tamanho desejado.

    Não é uma besteira absurda já que fabricantes e comerciantes não informam isso, infelizmente. Eles preferem deixar o público leigo achar que quanto maior a resolução melhor a câmera, e é justamente o contrário.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  50. Oi Rodrigo,
    Quando vi o lançamento da HX100, tinha ficado doida para comprar, mas depois de ver os 16MP acabei desanimando (pois queríamos ver qual seria a sucessora da HX1). Atualmente estamos com a H50, e queríamos trocar para melhorar principalmente a qualidade das fotos a noite em pouca luz e a montagem panoramica, pois vi que esta montagem seria melhor que a dos modelos anteriores, eu nao tinha gostado da qualidade de antes da sony, e o problema é quando tiramos as fotos e depois montamos o panorama, demora muito e aí nunca consigo montar todas no photoshop. Aí eu tinha pensado na HX-100 e meu marido da a55, e estamos na dúvida nao somente pela diferença de preço entre elas, mas também pq gostamos de tirar fotos por hobby, e acho que ficar carregando as lentes acaba atrasando para tirar fotos. Estamos na dúvida se compensaria passar para DSLR ou tentar pesquisar outra compacta. Muito obrigada.

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  51. Olá Luiza, obrigado pela presença no blog.

    Pretendem se desfazer da H50 ou usariam ela em conjunto com a outra? Como cogitam uma DSLR mas não pretendem ficar investindo em lentes e nem carregando peso, há as compactas premium que são muito melhores que as superzoom mas são um pouco ignoradas pelo grande público e seriam uma categoria intermediária entre as superzoom e as DSLR.

    Parece ser o que vocês precisam mas não sei se pretendem vender a H50 ou continuar com ela.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  52. Opa, parabéns pelo blog.

    Minha dúvida é seguinte. Agora ainda não estou com grana para comprar uma máquina profissional porém gostaria de uma máquina onde eu possa controlar a abertura. Estou disposto a gastar até R$ 1000,00 (paraguai). O que vc recomenda?

    Valeu

    ResponderExcluir
  53. Olá Bananas, obrigado pela presença no blog.

    Você pode optar pelas superzoom que possuem alcance mais longo e maior versatilidade ou as compactas de sensor grande que possuem maior qualidade de imagem e praticidade.

    Superzoom que indico são Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100.
    Compactas que eu indico são Canon G12, Panasonic LX5, Olympus XZ1, Samsung EX1(TL500) e Nikon P7000.

    Todas elas possuem postagens aqui no blog e qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  54. olá, parabéns pelo blog.

    Gostaria de uma ajuda na escolha da minha próxima câmera, tenho uma Sony H5, procuro uma nova que grave filme em full hd, zoom óptico potente e uma lente de qualidade.

    qual vc recomenda nas superzoom e nas compactas?

    grato.

    ResponderExcluir
  55. Olá Mikael, obrigado pela presença no blog.

    Bem, como perguntou sobre superzoom e compactas, preciso saber o quanto seria um zoom óptico potente. a princípio me parece que a Panasonic FZ100 é a que se encaixa mais no seu perfil.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  56. olá, parabéns pelo blog, muito interessante!

    Estou em dúvida na aquisição de uma nova câmera digital, sou amador mas curto bastante fotografar, li as suas análises e comparações aqui no seu excelente blog e fiquei na dúvida entre as seguintes câmeras:

    Sony HX 100v, Panasonic FZ 100, Nikon P500 e
    Fuji SX 10.

    Estou indo ao Paraguai no mês que vem e gostaria muito da sua ajuda para decidir.

    Busco um zoom óptico acima de 15x, filmes em full hd e lente de qualidade.

    Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  57. Olá Marcel, obrigado pela presença no blog.

    Entre estas me parece que a FZ100 seja a melhor mas tem a Nikon P100 que você não incluiu na sua lista, possui as características que procura e é melhor que essas na minha opinião.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  58. Obrigado pela atenção,

    Gostaria de mais uma ajuda, sou um usuário amador, gosto de tirar fotos dos meus filhos em casa, na chácara, em eventos escolares, etc. Faço filmes em datas comemorativas de minha família.

    Busco uma câmera para fotos e filmes, sou exigente com qualidade.

    Você recomendaria para mim uma câmera mais sofisticada? como a Sony Alfa 33, por exemplo.

    Agradeço novamente sua atenção.

    ResponderExcluir
  59. Não recomendo pois esse tipo de câmera exige além de um conhecimento técnico maior, um investimento que nunca acaba em lentes e acessórios.

    Para usar uma câmera destas você precisaria fazer um curso e se comprometer com o investimento posterior mas saiba que muitas coisas que as compactas fazem, estas câmeras mais avançadas não fazem como macro e o longo alcance do zoom que exigem lentes muito mais caras que a própria câmera. Para hobby acho um pouco demais. Mas a decisão é sua.

    ResponderExcluir
  60. olá, li bastante seu blog e percebi que vc não prioriza zoom, eu como leigo achava que qto mais zoom melhor, mas pelas explicações que vc deu concordo que não é o mais importante.

    peço auxílio em recomendar uma boa câmera, pois eu estava analisando a Nikon P100, mas não tem estabilizador para filmagem, seria perfeita se tivesse, já a Panasonic FZ100 tem o sensor novo que não vi bons comentários.

    então o que vc recomendaria com boa qualidade de imagem e que faça filmes em full hd, não necessito de super zoom.

    grato!

    ResponderExcluir
  61. Olá, Rodrigo estou querendo compra uma maquina e fiquei em dúvida entre dois modelos a Sony HX100 e a Nicon P500, qual das duas você me sugere, sou totalmente leigo no assunto e vai ser a minha primeira câmera. Grato, Carlos.

    ResponderExcluir
  62. Olá Gabriel e Carlos Eduardo, obrigado pela presença de vocês no blog.

    Gabriel, não faço vídeos com câmeras fotográficas mas, na minha opinião, o estabilizador fica um pouco sem função nos vídeos. As reclamações ao sensor da FZ100 são as mesmas do sensor da P100, por serem CMOS não tem o mesmo desempenho dos CCD sob baixa luz, acredito que deveria ir de FZ100 mesmo.

    Olá Carlos Eduardo, prefiro a P500 pois a HX100 deve ter um altíssimo nível de ruído devido à resolução exagerada dela.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  63. Olá pessoal, gostaria de saber qual escolheriam: a Nikon P500 ou a Canon SX30IS ?
    Li diversos artigos mas não tive uma comparação boa sobre as duas.
    Grato, Bruno.

    ResponderExcluir
  64. Olá Bruno, obrigado pela presença no blog.

    Eu não costumo responder a essa pergunta porque escolha de câmera é algo muito pessoal, a melhor pra mim provavelmente não é a melhor para você. É melhor você dizer o que procura numa câmera, quais são suas prioridades e aí a gente chega junto à definição sobre qual é a melhor para você.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  65. Rodrigo... vou fazer uma pergunta que é meio estranha e curiozissima... pra que serve aqueles dois meio-circulo q ficam do lado direito da câmera HX9, encostado na base do anel do corpo da camera?

    Na sx30 daqui de casa tb tem um meio-circulo desse... se for um pouco extenso a resposta da pra fazer um post a respeito!

    ResponderExcluir
  66. Normalmente esses meios-círculos são os locais onde ficam os botões que ejetam a moldura da lente em algumas compactas que escondem a rosca para tubos extensores ue por sua vez também tem uma rosca na ponta para acoplar filtros e conversores.

    Estes botões podem existir ou não, deve fazer parte do projeto inicial deixar aquele espaço ali para depois decidirem se incluem um eventual botão ou não, no caso da SX30 a rosca já está na ponta da lente, não havendo necessidade do tal botão. Mas naquele modelo da Sony não entendi a razão de dois meios-círculos.

    ResponderExcluir
  67. Olá Rodrigo... Eu estou doente para comprar esse novo modelo da Sony HX100v e procurando nas lojas conhecidas no USA eu verifiquei que ainda não se encontra no estoque. Acredito que no maximo até o mes seguinte seja mais facil de encontrar esses modelos. Tem importadores trazendo ela por a bagatela de 2k enquanto lá fora fica entre $400/$450.

    O que eu queria saber é se ela realmente vale a pena por sua lente Carl Zeiss inovadora, afinal lendo todos os posts aqui a respeito adquiri algumas informações que são realmente importantes.

    Quero uma camera Semi-Pro até porque não tenho condições de acompanhar os upgrades variados em valor e opção das DSLR's... também quero priorizar o zoom e imagino que essa integração de 16mp nesse novo modelo da Sony matou ela pelos ruidos que serão evidentes.

    Eu visitei alguns forums para conhecer melhor sobre o que estou procurando, e percebi que de dia ela é excelente, porém a noite a situação muda completamente.

    Quero algo que não vai pesar no bolso, nem mesmo para carregar ou ter que trabalhar com diversos acessórios.

    Enfim, estou cheio de dúvidas e quero saber o que voce compraria ao comparar a HX100V com outros modelos semi-pro ou P&S

    ResponderExcluir
  68. Calma rsrs, vamos tentar resolve isso.

    Importante: Esqueça esa denominação "semi-pro" a não ser que você saiba me dizer o que seria uma câmera "semi-pro". Você quer uma compacta avançada e como prioriza zoom, vou te indicar as melhores superzoom do mercado.

    As melhores são Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100. Dependendo de onde você mora, ainda é fácil encontrar estas câmeras, aqui onde moro só não encontro mais a SX20. Estou pensando em vender a FZ35 pois é a melhor de todas e está difícil encontrá-la em algumas cidades.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  69. A Rodrigo, entendi, mas é estranho msm!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  70. Olá Rodrigo, sou Vinicius e estou com bastante dúvida em achar um modelo que atenda minhas necessidades.
    Estou procurando uma câmera que tenha ótimas qualidades de imagens, recursos avançados, superzoom e tb que faça filmagem em FullHD 60f.
    Este modelo da Sony me chamou pelas suas funções, fiquei com dúvida sobre o problema de ruído, este problema só aparece se usarmos os 16mp à noite ? Vi outras câmeras como P100, P500, dizem que o estabilizador de imagem é ruim na p500 e ambas filma em 1080, 30f. Em agosto vou para o Canadá e gostaria de pesquisar mais, você pode me ajudar ?
    Abs. Vinicius

    ResponderExcluir
  71. Olá Vinícius, obrigado pela presença no blog.

    Na prática não há câmera fotográfica que faça vídeo em 60fps, há as que fazem em 60i. Pode ser?

    Se o problema do ruído desaparecesse baixando a resolução não bateríamos sempre nessa tecla da densidade de megapixels. Toda foto é feita na resolução máxima em todas as câmeras e depois processada para o tamanho desejado.

    Como não entendo quase nada de vídeos, aguarde outro leitor que entenda mais do assunto para te ajudar ou adicione meu MSN que está em "contato" no alto da página para conversarmos melhor sobre isso.

    ResponderExcluir
  72. Olá Rodrigo,

    Estranho pois no site da sony diz assim na spec da câmera: Video Format : AVCHD 60i / 60p / MP4 / MPEG-4 AVC(H.264).
    Sobre o ruído entendi sim, dentro das superzoom ou outra categoria, qual modelo vc indica dentro das minhas necessidades ? Vídeo pode ser HD tb mas preferencialmente FullHD.

    Obrigado pela ajuda. Já te adicionei no msn.

    Abs.
    Vinicius

    ResponderExcluir
  73. Como eu disse anteriormente: Na prática não faz 60p e sim 60i, ao passar o vídeo para uma tela de TV ou computador você verá em 60i. Se não fosse assim não haveria a necessidade de indicar 60i/60p.

    Acredito que qualquer Sony ou Panasonic te atenderia bem.

    ResponderExcluir
  74. Oi, e se tirarmos o vídeo,(pra mim ele só é um plus, o que realmente importa é o resto) das superzoom qual se destaca mais ? Dentro das specs que passei anteriormente.
    Abs. Vinicius

    ResponderExcluir
  75. Superzoom pra mim são Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100. Não sou fã da qualidade das superzoom mas essas 3 me satisfazem. Qualquer uma das 3 é uma excelente opção.

    ResponderExcluir
  76. Oi, dei uma pesquisada e achei um modelo, a Panasonic DMC-FZ100, ela é melhor do que a P100 ?
    Abs.

    ResponderExcluir
  77. São semelhantes. Pelos vídeos pode ser melhor.

    ResponderExcluir
  78. Olá a todos. Só a título de informação. Recebi a minha HX100V. Um amigo q estava nos EUA veio de férias e eu encomendei a ele. Já fiz quase todos os tipos de testes e posso dizer com muita alegria q esta é a melhor câmera q já tive. Tenho uma HX1 e uma Samsung HD100, mas a HX100 é incrível. Não há a menor necessidade d andar com lentes extras pois para a grande maioria de fotos ela satisfaz a necessidede. O sistema de estabilização é perfeito. As fotos em 3D funcionam mesmo. A filmagem 1080 60p é excelente, pois a imagem ficar fluída e perfeita. O zoom ótico de 30X é mais q perfeito e aliado ao ótico a aproximação é enorme e com pouca deterioração da imagem. São tantos detalhes q nem consigo me lembrar d todos. O imprtante é q estou super satisfeito com a compra.

    ResponderExcluir
  79. Rodrigo, procuro uma máquina compacta e com superzoom, ela seria mais usada em caminhadas, trilhas (não pode ser muito pesada) e também em festas de aniversários e reuniões familiares (locais fechados), estou entre a Canon SX-210 ou Nikon S-9100 ou vc recomendaria outra?

    ResponderExcluir
  80. Olá Marcel, obrigado pela presença no blog.

    Recomendo Canon SX210 ou Panasonic ZS8 que são bem parecidas, qualquer uma das duas é excelente.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  81. Rodrigo, blz? Já postei algumas vezes aqui, mas vc sabe, para leigos as dúvidas são cruéis e perguntar não é pecado né, rs! Com relação às superzoom, vc iria de Sony Cybershot HV100X ou Nikon Coolpix P500? Na Nikon são menos megapixels, mas a Sony tem as lentes novas e parece ter uns recursos diferenciados... Oq vc acha?

    ResponderExcluir
  82. Olá Walace, esse é o tipo de pergunta que eu não respondo pois sempre digo que câmera é uma coisa pessoal. Se eu disser qual câmera eu compraria, você pode comprar e não gostar, não é bem assim que funciona. Até porque não gosto das superzoom atuais.

    Me diga quais são suas prioridades, que tipo de foto pretende fazer com mais frequência. Enfim, o que você prioriza numa câmera? Aí a gente encontra uma câmera boa para você.

    ResponderExcluir
  83. Bom dia Rodrigo sou leigo no quesito fotografia e gostaria de sua opinião sobre qual camera comprar gosto muito de viajar,pescar em alto mar e registrar os momentos de familia como aniversarios,casamento,festinha na escola das minhas filhas,paisagem,etc...,qual camera boa voce me indicaria,sendo que o mes que vem vou a Miame de ferias e gostaria de adiquirir uma boa camera ,desde ja agradeço pela sua atenção obrigado

    Sandro

    ResponderExcluir
  84. Olá Sandro, obrigado pela presença no blog.

    Preciso saber alguns dados antes de te ajudar a escolher a câmera já que isso é uma questão pessoal: O quanto pretende investir, se pretende aprender a usar controles manuais ou apenas usar no automático e se sua prioridade é qualidade de imagem ou longo alcance.

    Respondendo estas 3 perguntas já dá pra traçar um perfil e te indicar câmeras de acordo com sua necessidade.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  85. Boa tarde Rodrigo.

    Pretendo investir de 500,00 a 600,00 dolares, pelo que andei vendo da para comprar uma P500,P100,HX1,entre outras mas fico na duvida por não conhecer nenhum modelo e seus recursos pretendo aprender a usar os controles manuais mas isso vai levar um tempo porque vou ficar fuçando ate aprender enquanto isso uso no automatico em alguns eventos.Gostaria de ter os dois qualidade de imagem e longo alcance, porque qualidade de imagem é tudo,o alcance seria em alguns evento como festinha na escola para busca mais proximo minhas filhas,sempre fica cheio de pais querendo ver seus filhos de perto e não da para tirar uma boa foto sendo que de longe voce arruma um bom lugar e traz no zoom para uma boa foto,em alguns evento da escola delas a noite,se precisar de um flash extra compro mais para frente desde que a camera tenha sapata para por o flash,se filmar melhor ainda mas não e minha prioridade,minha prioridade seria boas fotos com qualidade,ja usei uma alfa 290 da sony gostei pena que tem pouco zoom precisa de um investimento maior para outras objetivas e não e o meu caso no momento como disse sou leigo e tenho muito que aprender.

    Muito obrigado pela sua atenção

    ResponderExcluir
  86. Então pode pegar a P100, é uma boa câmera. Se resolver comprar no Brasil tem a Panasonic FZ35 que é melhor ainda.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite

    Desculpe por tantas perguntas,em Miami acho facil a P100,e a nova Sony HX100 é tão boa quanto a P100? Pergunto pela Sony porque ouvi alguns comentarios que é bem parecida com a P100,inclusive nos recursos,só que a Sony tem zoom manual igual a das profissionais e um zoom maior com uma boa lente,contra o estabilizador da P100,o comentario do Sergio a cima me deixou um pouco em duvida.

    Poderia me tirar essa duvida cruel mais uma vez te agradeço pela atenção

    ResponderExcluir
  88. A HX100 possui uma resolução exageradamente alta e isso gera ruído excessivo. Enquanto houver essa guerra de megapixels vou continuar indicando apenas as superzoom mais antigas.

    Sobre o estabilizador da P100, não consigo enxergar um problema nele mas aí é uma opinião pessoal.

    ResponderExcluir
  89. Boa Tarde

    Muito obrigado pela sua ajuda,já me decidi pela Nikon.A P500 não seria melhor que a P100 por ser mais moderna.Ou a P100 atinge minhas necessidades,porque ate não pegar o jeito essa vai ser minha camera por muito tempo, pois só uso para laser.E poderia me ajudar onde poderia encontrala em Miami,pois não conheço nada lá, estou indo pela primeira vez,só minha esposa ja esteve lá.

    Mais uma vez muito obrigado e um abraço

    ResponderExcluir
  90. Me baseando na qualidade de imagem, todas as superzoom atuais são piores que as antecessoras.

    Só te indiquei a P100 porque você tinha dito na postagem anterior que acha fácil a P100 em Miami. Não conheço lojas de Miami e a P100 já está fora de linha por lá.

    ResponderExcluir
  91. Desculpe não sube me espressar,disse que com o dinheiro que quero investir dava para comprar um desse modelos,qual modelo eu acharia por lá que atenderia minhas necessidades.Voçê poderia me ajudar

    Desde ja Obrigado pela atenção e desculpe me por tantas perguntas é que quero comprar algo bom e de qualidade mas não tenho conhecimento

    Obrigado

    ResponderExcluir
  92. Só pode comprar em Miami? Se for lá pega a P500 mesmo ou a Panasonic FZ40. Se puder comprar aqui tem as Panasonic FZ35 e Nikon P100 que são melhores. As 4 são boas câmeras.

    ResponderExcluir
  93. Rodrigo a P500 por aqui esta custando uma faixa de 1500,00 a 1800,00 em sites confiaveisna Galeria Page esta em torno de 1200,00,fora do Brasil consigo compra por 600,00 a 750,00 com um preço bem abaixo e com qualidade este e o motivo da compra.O que você me aconselharia a P500 ou a FZ40

    ResponderExcluir
  94. Eu sei que lá fora é bem mais barato, só falei que se optasse por comprar aqui no Brasil há opções de câmeras melhores que não estão mais a venda por lá. Entre P500 e FZ40 tanto faz, as duas são de qualidade semelhante, ambas tem prós e contras mas as duas tem as características que você procura. A FZ40 tem uma lente mais clara e a P500 tem um alcance um pouco maior só pra citar algumas diferenças.

    ResponderExcluir
  95. Ok muito obrigado comprarei uma P500,depois comentarei sobre ela quando voltar de viajem muito obrigado pela dica um abraço

    ResponderExcluir
  96. Boa noite, o que acha de uma Canon Eos Rebel T2i 550d para alguém que tira fotos por hobbie ? Seria uma boa escolha, vejo que ela tem tudo que eu procuro porém não sei se é muito complicada de se adaptar ou se seria necessário que eu realizasse algum curso para manusea-la. o que acha ?

    ResponderExcluir
  97. Olá, eu não recomendo câmeras reflex apenas para hobby. A não ser que se comprometa com os investimentos posteriores em lentes e outros acessórios e mesmo assim há opções melhores como T3 e T1i.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  98. Olá Rodrigo!

    Parabéns pelo blog. Excelente em preciosas informações.

    Sempre tive informações que o sensor CMOS era melhor que o CCD, principalmente em condições de baixa luminosidade. Entretanto, aqui neste espaço, é mencionado justamente o contrário.
    Teoricamente, a Nikon P500 (12 Mp com CMOS) tem menor ruído que a Sony HX100 (16 Mp com CMOS), estou certo?
    Gostaria que me explicasse as vantagens e desvantagens de cada sensor.

    Eu sou fotógrafo amador. Utilizo o equipamento para fotos de automóveis em exposição ou em transito nas cidades, paisagens, festas familiares à noite em ambiente iluminado por lâmpadas, macro fotografias de pequenas flores e insetos e também utilizo o zoom para imagens de pássaros.

    Pretendo adquirir uma super zoom e estou entre a Canon SX30, Nikon P500, Panasonic FZ100 e a Sony HX100. Descarto a Nikon P100 e a Sony HX1 por estarem fora de linha.

    Com o meu perfil acima e dentre as que estou em dúvida, você teria alguma sugestão?

    Com respeito às super compactas, tenho um crescente interesse pela nova Nikon S9100. Você já a testou?

    Bem vou ficando por aqui, agradecendo a sua atenção e paciência.

    Roberto Zulkiewicz

    ResponderExcluir
  99. Olá Roberto, obrigado pela presença no blog.

    CMOS é melhor em reflex e CCD é melhor em compactas, pelo menos por enquanto pois acho que num futuro próximo, os CMOS irão dar as cartas nas compactas também. Porém, se o usuário tiver pleno conhecimento e domine os controles manuais, mesmo nas compactas se consegue resultados melhores com o CMOS, quem usa só no automático pode se decepcionar.

    Você descartou justamente algumas das melhores só porque estão fora de linha. Se ainda encontrá-las à venda, elas, ao lado de Panasonic FZ35 e Canon SX20 são as melhores a não ser que tenha algo nas mais novas que te agrade mais. Dessas mais recentes acho que a menos pior é a P500 e talvez a Panasonic FZ40 que você não citou possa ser melhor.

    S9100 é automática, pra investir caro que seja pelo menos em câmeras com controles manuais.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  100. Olá Rodrigo!

    Agradeço seus esclarecimentos.
    Um grande abraço.

    Roberto Zulkiewicz

    ResponderExcluir
  101. O nome do nosso colega "Roberto Zulkiewicz" lembra nome de lente de câmera de grife rs, me fez lembrar... e Rodrigo a SONY HX100 está a venda aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  102. Oficialmente ainda não, informalmente sim...

    ResponderExcluir
  103. Estava vendo algumas fotos com a Hx100 de noite, e não tem muito ruido.. Perfil não é meu!!
    http://www.flickr.com/photos/29368457@N02/5800665041/in/photostream/

    ResponderExcluir
  104. Oi Jordy beleza?
    Sou um amante da fotografia e da tecnologia também, tanto é que quando saiu a WX-1 da Sony me apressei em trocar a minha Dsc S730, afinal ela vinha com sensor retro-iluminado, foto panorâmica, e tudo mais. Pois é, acontece que eu tô querendo dar uma evoluida, não necessariamente de pixel's mas de zoom e principalmente nitidez.

    Eu estava decidido a comprar a HX9 ela tem zoom mas não tem nitidez, eu sei disso porque toda vez que eu me interesso por uma câmera, busco fotos tiradas com ela no flickr. Então gostaria que com sua experência me dissesse se a Hx100 é uma boa opção ou existe coisa melhor fora dos umbrais da Sony. Mas veja bem, ainda no campo amador.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  105. Olá Marcio, sempre tem coisa melhor fora dos umbrais da Sony. Só aqui no Brasil a Sony tem reputação no mercado fotográfico, sempre há umas 4 ou 5 marcas melhores que ela.

    Você quer zoom e nitidez? Panasonic FZ40 e fuja dos sensores retroiluminados, eles ainda não são bons o suficiente para as compactas.

    Se conseguir ainda encontrar Canon SX20, Panasonic FZ35 ou Nikon P100, essas são opções melhores ainda.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  106. Oi Jordy, depois de queimar pestanas e quase derreter meu cérebro lendo comentários e vendo fotos, me encantei com a Nikon P500. A FZ40 é boa mas tem sensor CCD, a SX20 também é boa mas já é um pouco "velhinha".
    O que vc acha da P500 é uma boa opção?

    ResponderExcluir
  107. Em compactas ainda considero o CCD um sensor melhor, principalmente em fotos sob baixa iluminação e a P500 tem uma lente muito escura para os padrões das superzoom já que quase todas possuem uma abertura 2.8 e a P500 possui 3.4, termina sendo uma diferença grande.

    Sobre a SX20 ser "velhinha", infelizmente em superzoom é assim, quanto mais velha melhor pois as atuais estão cada vez piores e a tendência é continuar.

    ResponderExcluir
  108. Vejam algumas fotos da HX100v http://www.flickr.com/search/?q=hx100v

    e videos
    http://www.youtube.com/watch?v=yLd5DZIOvN8

    http://www.youtube.com/watch?v=HCzswV9emjY&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Jl04ixrl4aQ

    Devo confiar ou não é tudo isso?

    ResponderExcluir
  109. Foto boa toda câmera decente faz e portifólio de câmera só mostra foto bonita e essas aí nem estão tão boas, dá pra fazer melhor com certeza. O negócio é saber manusear a câmera usando os controles manuais e ter ciência das limitações dela.

    ResponderExcluir
  110. Rodrigo qual camera você me indica, quero uma que tire fotos nitidas com pouca luz com preço R$ 1.500 estourando no maximo 2.000 não precisa ter super zoom nem panoramica meu foco são fotos noturnas....
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  111. Panasonic LX5, Canon S95, Samsung EX1 e Olympus XZ1. Todas com aberturas altas (1.8 ou 2.0), sensores CCD e de tamanho maior que o padrão, combinação que garante boas fotos noturnas. O resto é com o fotógrafo.

    ResponderExcluir
  112. Olá!
    preciso decidir por uma câmera com boa qualidade de foto panorâmica, pois tiro foto de paisagem, e com um bom zoom, para detalhes em paisagem urbana. Estou entre a sony Hx 100 e a Finepix HS22exr. Qual seria a mais recomendada?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  113. Leia este comparativo feito por mim que irá te ajudar a se decidir: http://www.resumofotografico.com/2011/05/duvida-do-leitor-sony-hx100-vs-fuji.html

    ResponderExcluir
  114. Mais uma dúvida, essa história de GPS integrado, realmente funciona?
    Obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir
  115. Eu nunca usei. Melhor procurar a inforamção exata em algum forum que fale dela.

    ResponderExcluir
  116. Olá Rodrigo,

    Estou indo a NY daqui a 2 semanas e gostaria de ter uma opinião sua.
    Faço muitas fotos a luz do dia. Umas por pura diversão, outras para editar no Photoshop(faço faculdade e quero trabalhar com direção de arte).
    Fiquei na dúvida entre duas câmeras, a HX100 e a FZ100.
    Qual você acha melhor pra mim?
    Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  117. Se a prioridade fo fotos à luz do dia acho bem interessante a Sony HX100. Como você não citou que seria necessário um longo alcance, as melhores opções seriam: Canon G12, Panasonic LX5, Olympus XZ1, Samsung EX1 e Nikon P7000.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  118. Rodrigo.... o que é esse tal de AVCHD? tá escrito na Sony HX9 e que também tem na FZ35.

    ResponderExcluir
  119. É um formato de vídeo criado em conjunto pela Sony e a Panasonic. Promete arquivos de tamanho menor mas com a mesma qualidade dos MPEG convencionais.

    ResponderExcluir
  120. Ok, mas vale a pena mesmo, ou a diferença de tamanho é mínima?

    Votei no seu blog pra ganhar no Topblog 2O11!!!

    ResponderExcluir
  121. Obrigado pelo voto!

    Como eu não faço vídeos é melhor esperar a resposta de alguém que entenda mais do assunto.

    ResponderExcluir
  122. Ok, mas olhando bem se a diferença for por exemplo de 0,5MB a menos por segundo em um vídeo 1080p, ja dá para influênciar no tamanho final, imagina um video de 1 minuto e meio... ja daria alguns megas a menos na balança rs

    Fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuui

    ResponderExcluir
  123. Olá Rodrigo...achei seu blog (que é muito bom) quando procurava informações para compra de uma maquina descente. Não conheço muito sobre fotografia; no entanto, estou estudando e pesquisando... Qual opção reuni,com qualidade, foto e video? Gostei da HX9..

    ResponderExcluir
  124. Olá Alcy, se quer qualidade de fato, as opções inicialmente são apenas duas em compactas: Canon ou Panasonic. Dê uma olhada nos modelos destas duas marcas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  125. Rodrigo, tava numa loja de equip. eletrônicos, e tinha uma HX1 com problems no compartimento de flash, o dono ligava ela e ela abria a aleta do flash, dá tanto problema assim o flash automático??

    ResponderExcluir
  126. Se for problemático, nesse caso é melhor flash manual!!

    ResponderExcluir
  127. Não tô sabendo. Só entrando em algum forum sobre a HX1 pra saber.

    ResponderExcluir
  128. estou em uma duvida enorme!! se vc me ajuar ficarei mtooooooooo grata!! primeiramente parabens pelo blog! está super completo td qe quis aqui acheii e vou estar por aqui sempre!!
    mais entaoo
    eu vou comprar uma cameraa e estava FISURADA pela Sony Hx1 dai vim aqui e vi essa Sony Hx100 fiquei doida!! lendo os comentarioss vi q vc indica muitas nikon, canon entao resolvi dar uma olhadaa e achei a Canon SX30IS! então eu lhe pergunto!! de modo geral das 3 citadas qual vc diria pra mim comprar de olho fechado ?! kkk oq eu gostei mto da Canon é o fato do visor virar para frente tbm!! obrigado pela atnção desde já!

    ResponderExcluir
  129. Foi, ele ligava ela e mesmo diante da claridade do dia ela "abria" o flash!!

    Abraço!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  130. Olá Tuani, obrigado pelos elogios ao blog. Bem, de olhos fechados eu não compraria nenhuma dessas que você citou e nenhuma superzoom atual. Se zoom for uma coisa bem importante para você deve procurar por Nikon P100, Panasonic FZ35 ou Canon SX20 (esta última possui o visor móvel).

    Como estas câmeras estão mais raras, sobram como boas opções Panasonic FZ40, Nikon P500 e Fuji HS10 e Panasonic FZ100 (esta última também tem o visor móvel).

    Só depois vem as câmeras que você citou, isso em relação a qualidade imagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  131. Olá.
    De início, parabéns pelo blog.

    Estou afim de comprar uma câmera mas estou em dúvida. Gosto de fotos mas não sou um fã dedicado. Tb gosto de filmar alguns eventos em que eu vou. Estava de olho na HX100 da sony que me agradou, ainda mais que uma amiga tem a HX1 e fala super bem dela.

    Gostaria de saber se essa é a melhor opção para amadores como eu e tb o custo benefício.

    Obrigado!!
    Paulo

    ResponderExcluir
  132. Olá Paulo, o custo-benefício da HX100 é péssimo, não recomendo. As melhores câmeras são estas aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  133. Olá, Rodrigo. Sou leiga no assunto fotografia profissional, mas amooo tirar fotos, é quase uma paixão. rs. Enfim, estou querendo adquirir uma superzoom com filmagem HD e foto panorâmica, mas estou em dúvida. Qual seria melhor o melhor modelo a Sony HX100V ou a Nikon Coolpix P500?

    ResponderExcluir
  134. Sabrina, permita-me indicar uma melhor que estas duas, é a Fuji HS20. Dê uma olhada nela aqui no blog e veja se te agrada.

    ResponderExcluir
  135. Rodrigo, como vai ?
    Esta Fuji HS20 é melhor que a Panasonic FZ100 ? Abs.

    ResponderExcluir
  136. Rodrigo, esta Fuji HS20 é melhor do que a Panasonic FZ100 ? Abs. Vinicius

    ResponderExcluir
  137. Vini, depende do que você procura em uma câmera. A colega acima pediu foto panorâmica e nisso as melhores são Sony e Fuji, como considero a HS20 tecnicamente melhor que a HX100 recomendei a ela.

    Se você tiver alguma dúvida mais específica pode ser que a HS20 não seja a melhor escolha para você.

    Diferente de outros blogs e foruns de fotografia, eu não costumo usar uma câmera como exemplo de melhor absoluta em uma categoria, é preciso analisar individualmente cada caso e a melhor câmera para um leitor é diferente da melhor para outro.

    ResponderExcluir
  138. Entendi.. a colega tocou em um ponto justamente que tb estou procurando, uma máquina que faço ótimas imagens, tenha zoom, e filme full hd e tb panoramica. kkk...... é complicado escolher..

    ResponderExcluir
  139. No Resumo Fotográfico fiz uma comparação entre Fuji HS20 e Sony HX100, veja se ajua a você e a leitora Sabrina: http://www.resumofotografico.com/2011/05/duvida-do-leitor-sony-hx100-vs-fuji.html

    ResponderExcluir
  140. Rodrigo.. bacana esta comparação, mas as Panasonics não entram este páreo ?

    ResponderExcluir
  141. Na verdade este comparativo foi o pedido de um leitor éspecificamente sobre estes dois modelos.

    ResponderExcluir
  142. Ok.. Segue outra sugestão de comparação.

    Panasonic FZ100 x Sony HX100 x Nikon P500

    Abs... Vini

    ResponderExcluir
  143. Prazer em falar com vc! Nao entendo nada de fotografia, mas sou amante da arte. Quero comprar uma boa maquina, mas estou com uma duvida cruel... Me apaixonei pela aparencia e recursos da Sony HX100, mas tenho receio em compra-la, pois tenho medo de conseguir explorar tudo o que ela tem, entao pensei em algo mais simples, me disseram que a Sony DSC-WX10 é boa tambem, gostaria de saber o que acha? Obrigada

    ResponderExcluir
  144. Vini, assim que surgir uma brecha eu faço. Só deixe seu nome aí pra creditar sua sugestão.

    Ana, uma câmera com mais recursos possui o modo automático sempre que precisar, então, se for pra investir caro que seja numa câmera avançada. Mas vamos deixar de pensar apenas na Sony e abrir a mente para as marcas mais conceituadas em fotografia. Na mesma categoria da HX100 tem a Panasonic FZ40 e a Fuji HS20. Se quiser algo ainda mais avançado porém, com menos zoom pode ser uma destas aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  145. Gostei das duas que vc me sugeriu! Mas achei a Panasonic com um preço melhor... ai me animei! Como eu te falei nao tenho experiencia nenhuma com fotografia, so gosto e quero ter uma boa camera. Quanto a marca, teho fixaçao por tudo da Sony, mas estou aberta a mudanças! Vc sabe me dizer se a Panasonic e a pilha ou bateria? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  146. Bateria. Recomendo que pelo menos em relação a fotografia esqueça a Sony. Fazer câmera não é a mesma coisa que fazer produtos eletrônicos em geral, é preciso conhecer a parte óptica que é o mais importante.

    Sem uma lente decente não adianta nada o nome da Sony. As tradicionais Leica, Olympus, Canon, Pentax e Nikon possuem décadas de experiêncoia nessa área que a Sony não tem.

    ResponderExcluir
  147. Oi Rodrigo, acho que decidi mesmo pela Panasonic FZ40, vc acha que fiz uma boa escolha? Por gentileza gostaria que me tirasse mais um dúvida, preciso saber se ela é considerada profissional? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  148. Sim, é uma excelente opção já que as mais antigas que são melhores já sumiram das prateleiras.

    Sobre ser profissional, não, ela está muito longe de ser considerada de uso profissional, é uma câmera para uso pessoal mas que possui comandos avançados para quem se dispõe a aprendê-los.

    ResponderExcluir
  149. Olá Rodrigo, a Nikkon P500 já faz foto panoramica do mesmo modo que as Sony HX1 e KX100?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  150. Só quem faz panorâmica arrastando e clicando são Sony e Fuji por enquanto.

    ResponderExcluir
  151. Cara..............show seu blog!!

    Parabéns, estava na dúvida para a aquisição da HX-100............e pelo que foi dito aqui, é a máquina que se adequa ao que eu procuro!

    abraços!

    ResponderExcluir
  152. Boa noite, Rodrigo.

    Poderia me ajudar na escolha da minha próxima câmera?

    Estou em dúvida quanto aos seguintes modelos da Panasonic: FZ 35, FZ 40 e FZ 47. Qual o melhor?

    Agora, entre estes modelos da Panasonic X Nikon P100... qual a melhor?

    Grata,
    Cristina.

    ResponderExcluir
  153. Olá Cristina, como a FZ47 ainda não está a venda pois acabou de ser lançada, de todas as citadas por você prefiro a FZ35.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  154. Olá de novo, Rodrigo.

    Estou pesando agora os valores. Encontrei a FZ35 por R$ 750,00 e a FZ40 por R$ 500,00 - claro que trazendo de fora! Sei que aqui no Brasil sai bem mais caro.

    Se eu comprar a FZ40 estarei fazendo um mau negócio??

    ResponderExcluir
  155. Não, a FZ35 não é tão melhor que a FZ40 a ponto de custar 50% a mais. Pode pegar a FZ40 que estará fazendo ótimo negócio.

    ResponderExcluir
  156. Rodrigo, primeiro queria te dizer que achei o blog muito legal; salvou meu dia e, pelo visto, tá ajudando muita gente. Mas vamos ao principal: como quase todo mundo por aqui, queria comprar uma câmera e estou em dúvida (muitas dúvidas). Imagino que seria legal ter uma câmera que tivesse um zoom óptico considerável, mas sem deixar de ter uma boa qualidade de foto (mesmo à noite). Qual seria tua recomendação? Obrigado e um abraço!

    ResponderExcluir
  157. Olá Diego, Canon SX130 ou Panasonic ZS5 e ZS7 são as que chegam mais próximo do que procura mas precisa aprender a usar os controles manuais. fotos à noite no automático vão continuar ruins como em qualquer câmera comum.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  158. Então voltei: e entre essas que você comentou e a Nikon P100 e Panasonic FZ35?
    Ps.: meeeu Deus, mudo de ideia a cada 2 min, hehehe!

    ResponderExcluir
  159. FZ35 é melhor. Cuidado pra não ficar obtendo informação demais senão pode fazer o efeito contrário, termina não comprando nada.

    ResponderExcluir
  160. Muito obrigada pelas dicas, meu amigo.
    Agora só tenho que esperar a disponibilidade da pessoa que mora nos EUA para comprar para mim.

    Um forte abraço e, mais uma vez, obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  161. Rodrigo, eu já tinha decidido pela HX100 porém o que preocupa são os 27mm, pois a P500 (SEGUNDA OPÇÃO) tem 23mm de abertura e gosto de fotografar paisagens, penso que a nikon p500.
    Outra coisa, em fotos noturnas a hx100 teria dificuldade de manter a qualidade, será por isso que a SONY a colocou com 30s de exposição? A P500 só tem 8s !!! E aí, consigo efeitos bacanas com somente 8s ????

    ResponderExcluir
  162. Vamos lá: Na verdade são 27mm de grande angular na HX100 contra 22.5mm na P500, abertura é outra coisa. E 27mm está dentro de um padrão bem aceitável de grande angular, se bem que 22.5 é espetacular mas a lente da Nikon é muito escura, aí sim, tem pouca abertura.

    A HX100 terá muita dificuldade em manter qualidade nas fotos noturnas, vai ter que abusar de baixas velocidades mas os 30 segundos de exposição não tem muito a ver com isso, é quase um padrão da Sony nas suas melhores câmeras.

    E os efeitos, dá e sobra com 30 segundos. Com 1 ou 2 segundos já consegue vários efeitos bacanas de longa exposição.

    ResponderExcluir
  163. Olá Rodrigo,
    Primeiro queria te parabenizar e pelo seu blog. Muito bacana mesmo. Fora a atenção que você da pra todos. Virei fã.

    E Como todos fizeram, vou tirar uma casquinha também.

    Amo fotografia. Sou um amador em busca de qualidade. Já comprei algumas compactas. A ultima foi uma Sony TX1. Me decepcionei. Esperava mais de qualidade. Estou querendo comprar outra e fiquei interessado na HX100. Vendo seus comentários. Percebi que você ver a P100 como a melhor escolha entres as super zoom. Vi que o "defeito" da hx100 é quantidade de mpxl. Pergunto. Se eu regular a hx100 por exemplo pra 8mp esse problema não pode ser melhorado?

    O que busco? Qualidade e um pouco de velocidade.

    Já pensei muito em comprar uma dslr. Mas não sei se eu ia conseguir extrair o que elas tem de melhor. Viajo muito em grupo e no caso só eu ia conseguir operar. Qual seria uma boa dslr pra começar? Sempre pensei na Nikon D5000 18-55mm.

    ResponderExcluir
  164. Olá Rodrigo,
    Quanto a primeira pergunta que te fiz não precisa responder. Acabei de ler o post Densidade de megapixels. Muito esclarecedor. Então vou mudar a pergunta.

    1- Pra você a melhor super zoom do mercado é a Panasonic FZ35?
    2 - Qual a melhor reflex pra iniciar na sua opinião?
    3 - A única reflex que tira foto usando o visor lcd é a Sony SLT alpha A35?

    Grato,
    Jânio Oliveira

    ResponderExcluir
  165. Ok, muito obrigado pelas correções. Não entendo muito.
    Então a NIKON P500 por ter suas lentes escuras podem sofrer nas fotos noturnas tanto como a HX100 ? Mas sob sol esse problema de ambas some?

    ResponderExcluir
  166. Ok, Jânio. Vamos à segunda postagem. Em qualidade de imagem, por enquanto, considero a FZ35 a melhor superzoom mas a FZ47 vem aí para desbancá-la.

    A melhor reflex pra iniciar hoje, acho que é a Canon T3. Há uma série de fatores que pesariam em favor de uma Nikon D3100 e uma série de fatores a favor da T3 e acho que os que são em favor da última valem mais como autofoco em todas as lentes.

    Toda reflex hoje em dia faz fotos usando o LCD mas é altamente contraindicado, não foram desenvolvidas para isso, não é para este tipo de público que usa LCD para pré-visualizar a foto que as DSLR existem e tudo fica realmente muito mais demorado e difícil de fazer com o LCD. As SLT possuem maiores facilidades com este tipo de visualização.

    Pretendo fazer uma postagem em breve explicando esta dificuldade.

    ResponderExcluir
  167. Profissionais do Branco, não é tão simples assim. Há muitos outros fatores que influenciam favoravelmente ou negativamente nestes aspectos. Se comprar uma destas câmeras e aprender a usar os controles manuais, irá conseguir fazer fotos em qualquer situação e saberá lidar com as limitações de cada modelo. Se for no automático, aí sim, muitas dificuldades acontecerão.

    ResponderExcluir
  168. Olá Rodrigo, parabéns pelo seu blog,

    Meu nome é Marco, sou designer e faço também eventos como fotógrafo, e no momento tenho uma H20, mas não me atende para fotos semi-rofissional, pois tinha uma H2 e ela me atendia melhor, estou pensando em comprar a HX100 que tem o mesmo perfil da H2 só que com recursos bem melhores, claro, ainda não posso comprar uma profissional para cobrir festas, acho que a Hx100 vai me atender, o que vc acha? A H20 por exemplo não tem muito abertura e quando tiro foto de casamento por exemplo do casal, o fundo fica escuro, acho que a HX100 vai me dar um resultado melhor, pois é só isso que me preocupa, obrigado!

    ResponderExcluir
  169. Olá Marco, consegue pensar em algo que não seja Sony? O que acha de mudar de ares e comprar além de uma outra marca, uma câmera reflex que custa o mesmo que a HX100? Tudo bem que as superzoom te atenderam até agora mas pra ficar um trabalho mais respeitável pega uma Canon T3. É o mesmo preço de uma HX100 ou pouca coisa mais cara.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  170. Rodrigo, boa tarde.
    Realmente devo elogiar o blog pelas informações e opiniões detalhadas que fornece.

    Gostaria também de uma opinião sua. Assim como vários, não entendo muito sobre foto , mas gostaria de uma máquina com alguns recursos que permitissem aprender um pouco mais.

    Valorizo o Zoom ( que ja´me fez falta em viagens), fotos panorâmicas e filmagem em HD.

    Seria possível,com estes objetivos, obter uma satisfação semelhante com uma câmera estilo CAnon SX 230 versus NiKON P100? (Sendo que a Canon é mais prática para carregar).

    Estou indo para NY na próxima semana e qualquer outra indicação de modelo seria bem vinda.

    obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  171. Olá Jujuba, a SX230 possui qualidade de imagem melhor que a P100 mas, para atender todos os seus requisitos, sugiro que dê uma olhada nas Panasonic ZS8 e ZS10.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  172. Rodrigo!

    Primeiramente, grande satisfação em ler seus comentários, parabéns pelo blog, pelas informações e esclarecimentos!
    Sempre viajo e as fotos são inevitáveis.

    São paisagens, campos, montanhas (panorâmicas);
    Detalhes em prédios, torres de igreja (zoom médio);
    Interior de igrejas (fotos sem muita luz natural na maioria das vezes);
    Flores (nitidez é imprescindível!!);
    Algumas macro (detalhes das flores, pétalas).

    Mas esclareço que não trabalho com foto, então uma máquina profissional não seria o caso, até porque são muitos recursos manuais que demandam tempo para uma ótima foto! Concorda com isso?

    Lendo os relatros acima, percebi que desejo o que a maioria deseja, uma ótima foto, sem ficar regulando vários botões, mexe aqui, puxa ali. Tipo, clica e pronto, mas sabemos que não é assim tão fácil..
    Rodrigo, não me importo com mega pixels mas com qualidade, nitidez, é muito bom ouvir, que foto linda, nítida, bem tirada!! Então procuro uma máquina para os motivos acima!
    O que voce sugere?

    Obs. Compro minhas câmeras e acessórios na Jessops.com e la não vi a FZ 35. Mas posso procurar em outras lojas se for o caso de uma indicação..
    Obrigado pela atenção, desde ja!

    Henrique
     

    ResponderExcluir
  173. Olá Henrique, a FZ35 já saiu de linha há muito tempo e nem no Brasil ela está sendo encontrada. Tem muito esperto anunciando FZ35 e entrega a FZ40. Sugiro Canon SX130 ou alguma Panasonic da série ZS.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  174. Ei Rodrigo!

    E essa FZ 47 que lançaram agora, você acredita que ela pode servir? Procurei a SX130 e não acho mais por aqui..
    Mas lendo mais seus comentários, dei uma olhada de perto na Panasonic ZS 10 e na Canon G 12. Agora bateu essa dúvida!
    Qual sua opinião e dica?
    Obrigado mais uma vez!

    Henrique

    ResponderExcluir
  175. A FZ47 serve, sim. G12 já é outro nível, se optar por ela estará abrindo mão de zoom para ter qualidade de imagem muito maior.

    ResponderExcluir
  176. Olá Rodrigo!

    Já que você tem mais experiência, e muita boa vontade, poderia me dizer o quanto a G12 (em percentagem), é melhor que a FZ 47! Melhor na qualidade da foto, nitidez, fotos noturnas, em movimento, ruídos e mais alguma coisa que seja importante ressaltar.
    Porque se a diferença for muita, acredito que compense não ter um zoom tão bom e maior qualidade das fotos! Certo?
    O que pensa a respeito?
    Obrigado de novo..

    Henrique

    ResponderExcluir
  177. Impossível, meu caro. a FZ47 nem está a venda ainda, acabou de ser lançada e ninguém sabe ao certo como será esta câmera.

    Eu não gosto das superzoom atuais, as compactas premium, na minha opinião, tem uma qualidade muito mas muito superior a qualquer superzoom por causa do tamanho do sensor e da menor resolução.

    Essa é uma questão pessoal, tem pessoas que acham mais importante o zoom, outras priorizam a qualidade de imagem. é você que vai ter que decidir.

    ResponderExcluir
  178. Pelo que você disse acima, eu calculo que a G12 se enquadra nessa categoria de compacta premium, certo?

    Bom, se formos escolher, eu prefiro uma super foto bem tirada sem usar o zoom do que uma foto boa com zoom!

    Uma duvida, não sabia que o zoom afetava tanto a qualidade das máquinas, achei que fosse apenas um plus..

    Ahh, já votei no blog!!

    Bom, obrigado pelos esclarecimentos!
    Até mais!

    Henrique

    ResponderExcluir
  179. As compactas premium são essas aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    ResponderExcluir
  180. Rodrigo!

    Quanto mais leio, mais fico informado e esclarecido e também confuso no sentido de muitas opções..!! Entendo porque você não opina em qual digital a pessoa deve comprar.

    Mas vamos fazer uma saia justa com você, hehe.
    Você desembarcou num aeroporto indo viajar e suas malas foram pra outro país e somente daqui a três dias! Suas digitais estavam nas malas!!
    Você entra numa loja de digitais, e pode comprar uma compacta de qualquer modelo por conta da empresa aérea...
    Qual seria??
    Brincadeiras a parte, responda se quiser!
    Abraço!

    Henrique

    Você entra lima loja e escolhe

    ResponderExcluir
  181. Uma Fuji X100! Bem, é compacta né...

    O problema de eu não opinar na câmera é que isso é uma coisa bem pessoal, a melhor câmera pra mim não será a melhor câmera para você e também não será a melhor para uma terceira pessoa porque teremos prioridades diferentes.

    ResponderExcluir
  182. Rodrigo,

    Assim como os demais, não posso deixar de te dar os parabéns pelo blog. É realmente muito bom, suas explicações me ajudaram bastante. Vou te fazer umas perguntas e te agradeço se puderes respondê-las.

    Estou interessado em comprar uma câmera para fotografia em geral, de modo amador, principalmente para paisagens e aves. Optei pela (certa) praticidade das máquinas com zoom mais elevado (20 ou 30X). No início escreveste bem sobre as lentes da Sony HX100, mas colocaste a questão do excesso dos 16 Pixel, que gera um excesso de ruído. Embora cite que as máquinas da Sony não são as melhores, te faço as seguinte perguntas:
    1) Com base no que escrevi (sobre tuas opiniões), eu faria uma melhor compra ao adquirir uma HX1 (20x e 9 Mp)? Lembrando que o alcance de 30X seria bom para o que quero.
    2)Desculpe minha falta de conhecimento, mas comprando uma máquina em lojas gerais de fotografia, não há problema de adquirir um produto falsificado? O "Made in Japan" na máquina significa mesmo fabricado no Japão ou pode ser uma falsificação onde a qualidade da lente ou dos componentes é ruim?
    3) Tirando o custo mais elevado da Sony, as outras opções que você colocou para outras pessoas(FZ35, SX20 e P100), ainda assim são melhores que a HX100?

    Muito obrigado e grato pela paciência.

    Felipe.

    ResponderExcluir
  183. Desculpe, mais uma dúvida.

    Será que a HX100 permite salvar fotos com menor pixel? Para não ocupar tanto espaço (desnecessário tirar fotos com essa resolução) no cartão de memória. Agora pensei se tantos "Pixeis" são realmente necessários...
    Mas gostaria de um zoom mais elevado para fotos de aves. Dúvida cruel.

    Obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  184. Olá Felipe, vou tentar responder suas dúvidas todas:
    1)É o caso em que se ganha de um lado e perde de outro pois a lente da HX1 assim como a maioria das Sony é muito ruim, a qualidade deixa muito a desejar diferente da lente usada na HX100, uma Carl Zeiss de verdade. Mas o alto ruído deve ser insuportável à noite.
    2)Não há câmeras falsificadas, pelo menos não há cópias, e essa coisa do "Made in Japan" é um terrível mito. Empresas tão conceituadas não escreveriam seus nomes em produtos de baixa qualidade só porque não foram feitos no Japão.
    3)As outras opções são melhores, porém, difíceis de encontrar.

    E a última pergunta, toda câmera tem opção de salvar fotos com menos pixels, só se usa altas resoluções se a intenção for imprimir ou revelar as fotos mas diminuir a resolução não aumenta a qualidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  185. Rodrigo, muito obrigado pelas respostas.

    Para o tipo de fotografia que farei com a máquina (paisagens, aves[por isso meu interesse no zoom], fotografia de uma forma não profissional) achas que consigo aproveitar o zoom de 30X da HX100 com as características desse equipamento (16Mpixel, sensor CMOS,...)??
    Meu interesse mesmo é poder aproveitar a aproximação que uma lente pode fazer com uma qualidade aceitável.

    Tua principal crítica a essa máquina, pelo que li no teu blog, é a qualidade das imagens à noite, que deixa a desejar. É isso?

    Os demais modelos estão difíceis mesmo de encontrar.

    Muito obrigado,
    Felipe.

    ResponderExcluir
  186. Ro,

    Preciso definir, P500 , Fz100 ou outra? Aisiai que duvida....

    ResponderExcluir
  187. Ola! Estou para comprar uma hx1 ou a hx100. Estou interssadissimo no videp hd. Queria saber qual dessas duas tem a melhor qualidade de imagem! Poderia me reponder qual entre essas duas eu compro? Obrigado! Se puder enviar resposta para gideljunior@gmail.com eu agradeço! Vlw

    ResponderExcluir
  188. Felipe, consegue, mas se sua prioridade é o zoom recomendo a Fuji HS20 pois ela tem um modo que neutraliza essa resolução de 16MP quando você quiser.

    Vini, a decisão é sua. qualquer uma das que citou é muito boa. Lembre-se de definir suas prioridades e ver qual se encaixa mais no seu perfil.

    Gidel e Carol,há opções melhores como Panasonic FZ40.

    ResponderExcluir
  189. Boa tarde, vo comprar uma das duas maquinas gostaria de saber qual a melhor a Canon Eos Rebel 500d T1i ou a SONY DSC HX-100V

    ResponderExcluir
  190. Olá Luciano, como está em dúvida sobre duas câemras totalmente diferentes, primeiro precisa ler bastante sobre as duas para entender melhor as diferenças sobre elas e depois decidir sobre o modelo. A T1i é uma reflex de lentes intercambiáveis em que cada lente possui determinada função e a HX100 é uma compacta avançada superzoom que já está pronta para todo tipo de foto.

    Decidindo que tipo de câmera atenderá suas necessidades, depois conversamos sobre o modelo. Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  191. Rodrigo,grato pela sua atençao, irei trabalhar com fotografia do tipo, foto de pessoas em grupo, festas, eventos, aniversarios etc...

    ResponderExcluir
  192. Se é para trabalho então tem que ser uma reflex como a T1i além de um flash externo e cursos especializados na área. Não compre a câmera e saia fotografando eventos sem ter um mínimo de especialização.

    ResponderExcluir
  193. Rodrigo, as lentes Leica das Luminix, são realmente as mitologicas LEICA, uma das mais caras maquinas fotograficas??? Os resultados serão verdadeiramente compativel a fama da Leica ???

    ResponderExcluir
  194. Ola rodrigo muito legal mesmo seu blog, se puder me tirar uma duvida agradeço eu tinha uma sony HX20 que acabei de vender para comprar uma sony HX100 , eu estava lendo os comentarios vc estava falando que as fotos principalmente a noite fica com muito ruido a HX100, gostaria de saber se ficaria pior ou igual a HX 20?pq depois de ver os comentarios fiquei um pouco desanimado, eu gosto da linha sony por ter abertura de ate 30 seg tem mais alguam com esse tempo de esposição? obrigado abraços

    ResponderExcluir
  195. Tadeu, são Leica de verdade mas com as limitações normais que uma compacta possui devido ao minúsculo sensor. E o nome das câmeras é Lumix.

    Thiago, deve ser a H20 né? Fica pior devido à resolução mais alta mas a lente desta HX100 tem uma qualidade bem superior à da H20. Hoje em dia tem muitas câmeras com tempo de exposição de 30 segundos ou mais como as Panasonic, todas elas fazem exposição de 1 minuto.

    ResponderExcluir
  196. Boa noite Rodrigo. Parabéns pelo blog... muito bom mesmo.

    Nunca fiz um curso de fotografia, mas tenho amigos que são fotografos profissionais e sempre pego dicas e informações com eles, por isso tenho algum conhecimento com os controles manuais.

    Tenho uma H50 e HX1. Uso elas à trabalho. Agora vou definir meu trabalho. rsrs. Eu tenho um site que faz cobertura fotografica de baladas e eventos em geral. Em sua maioria é a noite e de pessoas, salvo alguns que são de dança, esportivo e shows.

    Como citou a questão do rúido, realmente a noite a HX1 é péssima. Não se percebe tanto quando não se aproxima a foto ou usa o zoom. A H50 tbm. Mesmo usando os controles manuais.

    Além de usar elas a trabalho, tbm faço algumas fotos pessoais. Panoramica não usei até hoje, a não ser por curiosidade. Superzoom uso com frequencia, principalmente em evento esportivo, apresentações em geral e shows artísticos.

    Li bastante seus comentários sobre as P100, FZ35 e HS20 e quero trocar meus equipamentos, gostaria de uma ajuda nesse quesito.

    Bastante importante tbm é a velocidade de carregamento do flash entre um disparo e outro e tbm a duração da bateria.

    Uma reflex tem qualidade superior, mas ficaria na mão na questão de adiquirir e carregar acessórios como lentes com maior alcance e flash externo.

    Desculpe o texto extenso.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  197. Olá Naoto, quanto mais extenso o texto melhor. Não gosto de texto resumido onde tenho que adivinhar o que a pessoa quer, você já me deu tudo que eu precisava saber.

    Como você tem duas superzoom, por que não vende uma pra ficar com uma superzoom e uma reflex? Até porque, duas superzoom fica algo redundante, ainda mais da mesma marca. não é melhor ter duas câmeras que te atendam em qualquer situação?

    Compre uma reflex de entrada como a Canon T3 e fique inicialmente só com a lente do kit. Use a superzoom quando for necessário um longo alcance. O que acha disso?

    ResponderExcluir
  198. Olá Rodrigo!

    Tudo bem? parabéns pelo blog achei muito interessante!!!
    Olha estava decidida em uma sony hx9, mas agora estou em dúvida... Está em média de 360 dolares no Paraguai (vou lá comprar)
    Não sou profissional só amo fotos e busco um cam com zoom potente (acima de 10x)
    Não sei mexer com foco manual, sábado estava com uma canon e sofri para focar, mas acho muito gostoso mexer com fotos.
    Também estava paquerando com uma canon sx230 mas a canon tira panoramica? e qual lente é melhor??
    O que me aconselha???

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails