7 de fevereiro de 2011

Canon T3 e T3i, as primeiras DSLR de 2011

   Também chamadas de 1100D e 600D, são as substitutas naturais das famosas e super bem sucedidas 1000D (XS) e 550D (T2i) respectivamente. Para mim, fica claro que a Nikon está um passo a frente nessa categoria da 600D pois ainda conta com a poderosa D90 e já emendou uma excelente D7000, já na categoria da 1100D as coisas são mais parelhas com as D3100 e D5000, na minha opinião fica muito difícil apontar uma marca que se destaque mais.
 T3 com design padrão da Canon com empunhadura lisa

   A Canon T3 possui sensor CMOS (alguns mm menor) de 12MP com fator de corte 1.6x; a velocidade dos cliques varia entre 1/4000 e 30 segundos, além do bulb; sensibilidade ISO até 6400; a escala do fotômetro está bem abrangente, de -5 a +5 no modo manual; o modo contínuo é de 3fps; faz vídeos HD com taxa de 30 fps; 63 pontos de medição de luz; 9 pontos de autofoco; flash com alcance de 13 metros em ISO 200; LCD de 2.7 polegadas no formato 4:3; alimentada pela nova bateria LP-E10 e por enquanto não há grip disponível para ela.
 Pequenas mudanças na distribuição dos botões

   Opinião do blogueiro: É realmente a adversária da Nikon D3100 porém, vale ressaltar que o modelo da Nikon faz vídeos em Full HD. Tirando isso, a T3 tem tudo para cair nas graças do público e com a falta de XS e XSi no mercado, daqui a poucos meses será a nova opção de reflex de entrada da Canon, já preparando a retirada de campo da T1i. Preço inicial de 600 dólares com lente 18-55. Recomendadíssima.
 Empunhadura mais segura na T3i, porém, ainda parece curta

   A Canon T3i mantém no seu CMOS a resolução de 18MP da antecessora T2i com fator de corte 1.6x; mesma velocidade entre 1/4000 e 30 segundos incluindo modo bulb; sensibilidade ISO até 6400 com expansão para 12800; fotômetro vai de -5 a +5 no modo manual; modo contínuo de3.7fps; vídeos Full HD com taxa de 30 fps e HD com taxa de 60fps; 63 pontos de medição de luz; 9 pontos de autofoco; alcance do flash de 13 metros em ISO 100; LCD móvel de 3 polegadas em proporção 3:2 com altíssima resolução; alimentada pela bateria LP-E8 da T2i e também pode usar o grip BG-E8 da T2i mostrando que é uma autêntica sucessora.
 Sensacional LCD móvel para auxiliar nos vídeos e live view

   Opinião do blogueiro: A altíssima resolução vai favorecer a profissionais que trabalham com grandes impressões; o sistema de autofoco foi melhorado. O fato de poder usar bateria e grip da T2i é um ponto a favor mas o preço da câmera está salgado: Inicialmente 800 dólares apenas o corpo, e 900 dólares com lente 18-55. Recomendada.

   Pode parecer que as duas câmeras sejam muito parecidas tecnicamente mas há muitas funções que na prática distanciam muito as duas câmeras como o autofoco, balanço de branco e outras opções de customização além de maior acesso direto às funções presentes apenas na T3i. Mas ambas se tornam excelentes opções.

487 comentários:

  1. Triste lançaneto da Canon. Creio que assim como eu, há vários canonistas confusos. Qual a diferença significativa entre a T2i, T3i e 60D? Um visor? Não sei não, não me convenceu. A T2i despenca nos preços, e na minha opinião é o melhor investimento a se fazer nessa tríade, visto que a 60D mandou para o espaço o corpo revestido em magnésio da série xxD.

    Minha última esperança é o lançamento da 5D mkIII, tomara que venha digna, apta a suceder a bem sucedida mk II.

    Abs.

    MGH

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo,

    Soube hoje da notícia do lançamento da T3i mas gostaria de saber a sua opinião em relação a T2i. Qual das duas você acha que seria uma melhor compra? E quais são os fatores que fazem dela uma melhor do que há T2i?

    Muito obrigado desde então, e parabéns pelo blog!

    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Carol Daniel, se você não precisa de um visor (que é bom somente para quem mexe com filmagem), fique com a T2i.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, não há mudanças significativas na T3i.

    Em compensação, verificando a T3, acho que piorou (considerando as especificações e comparando com as XSi)...

    ResponderExcluir
  5. Eu vou ainda mais além. Pro Daniel, talvez até a T1i seja uma melhor opção, dependedo do uso que ela vai ter.

    Ultimamente, a Canon tem lançado 3 ou 4 DSLR e a Nikon 2 ou 3 por ano, e não há novidade suficiente para atender essa demanda, é tudo "mais do mesmo", vão fazendo um mix do que já tem no mercado e fazem novas câmeras apenas para inchar o mercado.

    ResponderExcluir
  6. Ainda vou juntar dinheiro e comprar uma Leica. Não to suportando o mercantilismo da Canon e da Nikon.

    ResponderExcluir
  7. É como eu li em um fórum de fotografia: Parece que há um acordo de cavalheiros entre Canon e Nikon.

    Tudo é feito só pra inflacionar o mercado, veja que as reflex de entrada estão voltando a ficar mais caras.

    ResponderExcluir
  8. Sim... Tanto é verdade que com as lentes eles (ainda) não brincam. Alguém já reparou no visor da Leica M9? é um quadradinho pequeno com resolução baixa. Ao ser questionada a Leica disse: Nós temos a única miroless fullframe do mercado, e ela se dispõe a fazer seu trabalho como ninguém (fazer excelentes fotos), então ela é perfeita.

    Canon e Nikon tem muito o que aprender com ela.

    Abs.

    MGH

    ResponderExcluir
  9. Marcus, as Leica são fenomenais, mas daí dizer que não são mercantilistas (iguais a Canon e Nikon)...

    Basta verificar o valor de seus produtos hoje em dia e comparar (com as devidas correções monetárias) com os valores antes da Magnum usá-la, principalmente através do Cartier-Bresson.

    Basta também comparar o preço da Panasonic Lumix LX5 com a Leica D-Lux 5 (são praticamente as mesmas câmeras, mas com preços bem diferentes, mais que o dobro).

    ResponderExcluir
  10. Wendley, acho que todas tem ser pelo menos um pouquinho mercantilista para sobreviver no mercado.

    O que quero dizer é que no rítimo que seguem, Canon e Nikon, prostituem seus produtos. Tá virando bagunça, entende?

    A Leica tem 96 anos de tradição no mercado, pode se dar ao luxo de cobrar o que cobra. Além do mais, tem um rigoroso controle de qualidade, uma fábrica pequena, onde as câmeras são montadas manualmente...

    MGH.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado, Marcus e Rodrigo! Com certeza os comentários de vocês vão influenciar na minha decisão. Temo que vou ficar com a T3i por causa da frequência com a qual irei usar com filmagens, além da qualidade incomparável. Apesar de que ainda penso da T2i! haha Também concordo com vocês quanto à essas atividades de capitalismo comercial destas marcas. É uma pena porque usa do bom senso das pessoas mais "ignorantes" pra tentar uma ludibriação. Mas é isso aí! Obrigado mais uma vez pessoal!

    Atenciosamente,

    Daniel

    ResponderExcluir
  12. Fala Rodrigo ! e quem mais puder ajudar
    rsrs

    1 - existe caixa estanque para cameras DSLR?

    outra duvida eu tenho uma CanonSX30is, senao tiver caixa estanque para as DSLR eu vou comprar tb a Canon G12, pq ela tem caixa estanque,
    ou seja vou estar acostumado com os controles da Canon

    2- seria melhor comprar uma DLSR, Canon ou Nikon
    qual das duas tem o melhor custo beneficio?

    3- e qual modelo comprar?(nao quero uma camera de entrada, tb nao precisa ser a "TOP" rsrs, mas uma q esteja bem balanceada, seria esse o meu objetivo, só nao sei qual é essa!

    Valeu

    ResponderExcluir
  13. Robson,

    Existem caixas estanques para dslr sim, de tudo que é preço, algumas são mais caras do que a própria câmera, pois foram projetadas para resistir a pressão das grandes profundidades; algumas chegam a ter até um "motorzinho" para auxiliar o mergulhador-fotógrafo...

    Você quer câmera para quê? fotos subaquáticas? é mergulhador ou vai sair de férias?

    Não esqueça-se que as águas do atlântico sul, que banha o Brasil, não são conhecidas pela 'transparência', então, com excessão se for mergulhar em lugares específicos, talvez não seja uma boa idéia mergulhar sem equipamento adequado, tais como caixas estanques dotadas com refletrores e flashs, que são, como dito, bem caras...

    Dê uma olhada nos modelos no site da Amazon.com

    Se já tem uma Canon SX30is não vejo o por quê de comprar uma G12. Invista em uma T2i, que está com um preço bem bacana... Entretanto, se você for mergulhador, te aconselharia a ter uma câmera com corpo mais robusto, no mínimo selada contra poeira e gotas dágua; Entre as Canons, a ideal seria uma 7D ou a descontinuada 50D.

    Outra coisa, pare de se preocupar com o tipo de câmera DSLR, se de entrada ou não. Conheço gente que bota uma 35mm 1.4L ou uma 50mm 1.4 em uma Canon XS e faz milagre, a regra só não vale para uma FF, que invitavelmente tem maior qualidade...

    Abs,

    MGH

    ResponderExcluir
  14. Valeu Marcus

    no caso seria mergulhador de ferias mesmo(piscina, cachoeira, praia) a caixa estanque nao precisa ser de profundidade acredito que a mais simples esteja otima.

    quanto a camera devo esquecer entao a G12
    a loja que vai ser comprada a camera sera provavelmente esta http://www.vistek.ca/ um amigo do meu primo mora no Canada, ele trouxe SX30 dessa loja, se puder dar uma olhada e me indicar a DSLR e lentes(gosto de tirar fotos a distancia) que valem a pena, por isso que to querendo aproveitar a oportunidade e comprar uma camera um pouco mais avançada, mas nao quero cair no erro de comprar o ultimo modelo pensando em ser o melhor, já que não é bem assim!

    obs.: nessa loja eu procurei a caixa estanque para a DSLR mas nao sei senao tem ou se não encontrei


    Valeu a atenção
    abraço

    ResponderExcluir
  15. Acabei de comprar a T1i e aparece a T3i, é brincadeira. Provavelmente daqui há uns 2 meses a T2i estará no mesmo preço que comprei a T1i. Comprei por R$ 1.550,00 com objetiva e case. Mas não me arrependo, pois estou muito satisfeito com minha câmera. Como o MGH disse, o segredo está na lente, exceto nas FullFrame. Não tenho bala na agulha para uma 1.4, mas uma 50mm 1.8 já dá pra brincar um pouquinho. E vocês pensam como eu, que daqui uns 2 meses o preço da T2i vai cair bastante? Abraços...

    ResponderExcluir
  16. Robson, entendo quando diz que não quer perder a oportunidade mas o que vou falar é a mais pura verdade: É MUITO melhor ter uma câmera mais simples com lentes avançadas, essas sim é que fazem a diferença. Não adianta nada ter umacâmera avançada sem a técnica necessária nem lentes que te dão a oportunidade de extrair o máximo que a câmera oferece.

    Se vai sobrar grana na hora de comprar a câmera, por que não investir essa diferença em lentes?

    Douglas, já viu quanto tá custando a XS depois que a XSi saiu de linha? Aumentou 300 reais! Infelizmente, elas não abaixam assim de preço tão facilmente.

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal!
    Sou mais um amante de fotos que fotógrafo(e me jogando em videos). Dai meu interesse em adquirir uma canon. Pesquisei valores e percebi que a Kiss em relação a T2i tem uma diferença de 100 doletas.
    Minha duvida é qual a grande diferença entre as duas(só o fato de ser para o mercado asiático) ou tem mais alguma coisa oculta ai!?
    valeu e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  18. Olá Patrick, obrigado pela presença no blog.

    Se o nome for só Kiss mesmo, a diferença é grande pois a Kiss seria a XS mas se for a Kiss X4 é exatamente a mesma coisa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  19. Será Rodrigo, que não cai tanto assim? Que bom então.
    Acabei de comprar uma 50mm 1.8. Só estou no aguarde. Deve chegar em uma semana.

    ResponderExcluir
  20. Fala ai Rodrigo e Marcus

    entao entendi o lance de pegar uma camera e tb lente

    mas qual camera pegar Canon ou Nikon, se canon T2 ou T3 ou outra ?
    é aT2 ou a T3 que o flash pisca sendo incomodo?

    e a lente?

    se puderem montem um kit de sugestao pra mim (corpo, lente, filtro, etc.) de cerca de 2mil dolares no site http://www.vistek.ca/
    agradeço desde ja!
    valeu

    ResponderExcluir
  21. Robson, em todas as Canon série T tem essa luz auxiliar com flash piscando. A T3i não está a venda ainda então, tem que pegar a T2i ou a T1i senão vai ficar esperando até final de março pra ela sair da pré-venda.

    Kit é uma coisa muito pessoal, não tenho como montar pra você, posso te dar dicas: Se quer zoom pega uma lente Sigma 17-70 e uma Canon 70-300. Se não precisa de tanto zoom pega uma 18-105 que é bem versátil e uma 35 ou 50mm que é mais clara, mas aguarde outras opiniões.

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia

    Gostaria de saber qual marca é melhor: Sony ou Canon?

    Vou pra orlando e gostaria de saber qual modelo comprar? É para tirar fotos de meu filho e iniciar como hobby. Posso trazer ela sem pagar impostos pelo preço acima da cota? +- 600 dolares?

    E onde compro com melhor preço lá nos EUA?

    Paulo

    ResponderExcluir
  23. Olá Paulo, obrigado pela presença no blog.

    Como há várias categorias de câmeras é impossível dizer qual a melhor marca. Cada categoria tem sua marca predominante mas a Canon, na minha opinião, é a única que consegue se destacar em todas as que participa.

    Gostaria que lesse esta postagem aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/11/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html pois são as câmeras que mais se encaixam no que você quer. E vai gastar bem menos que a cota de 600 dólares.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  24. Bom Dia

    Rodrigo e Marcus MGH

    to na duvida entre essas cameras
    Canon 60D ou 7D
    Nikon D300 , D7000 ou D90

    se vc pudesse fazer uma comparação entre elas, melhor custo beneficio

    se puder me indicar a melhor da Canon e a melhor da Nikon e por fim a melhor entre as duas
    rsrs

    Os acessorios da Canon ou da Nikon que tem o melhor preço?


    Valeu e sucesso ao blog!!!

    ResponderExcluir
  25. Robson, como você colocou câmeras de categorias diferentes, fica fácil dizer que a melhor Canon é a 7D e a melhor Nikon é a D300.

    Não consigo analisar custo-benefício entre câmera de categorias diferentes pois foram feitas para públicos diferentes mas eu sempre prefiro economizar no corpo e investir a diferença em lentes de qualidade. Muita gente esquece ou não sabe que é melhor você ter uma XS com lentes L do que uma 5D Mark II com lentes de baixo custo, só pra dar um exemplo.

    Num comparativo entre a 7D e a D300s que é uma D300 com vídeos, a 7D se saiu melhor na maior parte dos itens mas é uma escolha bem pessoal, não tme como afirmar que uma é absolutamente melhor que a outra.

    Os acessórios da Canon normalmente são mais baratos.

    ResponderExcluir
  26. Olá !
    queria uma ajuda sobre lentes...
    vou comprar a canon T2i.

    preciso de um zoom bom!
    a q vem no kit geralmente é a 18-55...
    mas acho q nao basta!
    vale comprar sigma, por ser mais barata???


    MUITO OBRIGADA.
    MARIA ROBERTA

    ResponderExcluir
  27. Olá Maria Roberta, obrigado pela presença no blog.

    Vale comprar Sigma mas a Canon tem uma ótima opção a custo razoavelmente baixo que é a 55-250.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  28. Passaram pela minha mao nos ultimos meses ,uma D90 uma D3100 ,t2i e 7D . Fiz esse video com uma lente 100-300 no manual ,carto 16g 133 de vel e estava tremendo muito pelo tempo q esperei >EM HD http://www.youtube.com/watch?v=x_my2xxsWPE . A 7D eh excelente e pesaaadaaa, 3 dias usando fiquei com dores no pescoco. A D90 me surpreendeu, otimas fotos e a D3100 eh muito boa e bem leve . A t2i 'e otima tb e pelo q vi nao compensa comprar a 60D ou a T3i por causa somente do visor. A 60D faz mais fotos por segundo, mas dah para configurar a T2i e obter otimos resultados. Lembrando que para filmar com a t2i ,D90 ,D3100 escolha um cartao de memoria classe 10 para nao ter problema, no caso da t2i , um cartao classe inferior (6) comeca o video e termina apos 5 seg , perdendo-se o video .

    ResponderExcluir
  29. Lembrando e completando ,,as sigmas travam em alguns casos , eh bom levar a maquina junto e testar na loja,,brinque bastante antes de comprar no local. Saber usar as lentes eh mais importante do que juntar dinheiro para comprar outra maquina. @ronirax !

    ResponderExcluir
  30. O problema é que aqui no Brasil, cartão classe 10 é uma fortuna. Consigo fazer com classe 4 e 6, no 4 às vezes aparece a barrinha de buffer mas nunca completa, com o classe 6 vai numa boa, direto. Mas depende também da procedência, aqui é o paraíso dos cartões piratas...

    ResponderExcluir
  31. fala ai Rodrigo

    tava vendo de pegar a t3 (nao a t3i), mas ela é de 12,7 mp e a t3i é de 18mp, mas pelo que entendi o sensor é o mesmo, isso seria um ponto positivo, ja que teria um sensor maior e mp menor ?

    a outra diferença é que ela nao fal filmagem full HD porem o valor da t3 é 620,00 dolares com a lente 18 - 55 is, enquanto a t31 com a mesma lene sai por 970,00 dolares, oque acha?


    em outra pergunta anterior vc diss "Se quer zoom pega uma lente Sigma 17-70 e uma Canon 70-300."
    as duas lentes sao usadas em conjunto?


    valeu

    ResponderExcluir
  32. Grande Robson, figurinha carimbada aqui no blog! A baixa resolução seria um ponto a favor na diminuição de ruídos indesejáveis mas aí tem que analisar as outras características da câmera.

    Sobre o preço, câmeras muito recentes nunca são boas opções até porque não houve nenhum salto grande de qualidade da T2i para a T3i, vai levar um tempo para uma destas duas câmeras se tornar uma boa opção, na minha opinião.

    Lentes nunca são usadas em conjunto, apenas sugiro comprar uma tele que complete a grande angular, por exemplo: 18-55 e 55-200 ou 17-70 e 70-300.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite!!! Primeiramente parabéns pelo blog!! Sou do rio de Janeiro, vou viajar para los roques que e um paraíso e pretendo usar muito minha canon T2I. Porém gostaria de indicação de uma loja aqui no rio que pudesse comprar um case ou uma capa para Maquina de forma que ela ficasse pronta para tirar fotos e ao mesmo tempo protegida. Agradeço quem puder me ajudar pois viajo neste fim de semana Anita

    ResponderExcluir
  34. Olá Ana, obrigado pela presença no blog.

    Procure nas lojas 241 e 242 do edifício central.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  35. Oi Rodrigo

    Estou pensando em comprar uma T2i.
    Sou apaixonada por fotos, bichos e naturezas, mas quero ter certeza antes do investimento.. também quero uma câmera que eu posas trocar lentes (mas que já venha com uma boa)...
    Que tal a T2i, para iniciar tá bom??
    O que vc acha???

    ResponderExcluir
  36. Olá Gabriela, obrigado pela presença no blog.

    Me parece que pagando pouca coisa a mais você consegue uma Nikon D90 que certamente é melhor que a T2i e vem com uma lente 18-105 bem mais abrangente que a 18-55 da Canon.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  37. Mas, um colega me disse que os acessórios da Nikon são mais caros... A D90 é profiossional ou semi??
    Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Não existe pro ou semi, isso é historinha de vendedor.

    Realmente os acessórios Nikon são mais caros sim, pouca coisa mas são. Quando pensamos em comprar reflex estamos iniciando um investimento que nunca acaba, é preciso pensar para a frente.

    Para mim, quem tá começando não percebe diferença e nem consegue usar o que a T2i tem de melhor do que a T1i, ou seja, seria um gasto desnecesário mas deduzindo que você tem dinheiro pra comprar a T2i, pode comprar uma D90 com a lente 18-105 que já seria uma enorme vantagem. Você já estaria economizando bastante tendo uma lente mais abrangente.

    Então, é o seguinte: Eu acho mais vantajoso comprar uma D90 com a 18-105 ou uma T1i com a 18-55, a T2i eu não acho vantagem, pelo menos por enquanto. No caso da T1i, mais para a frente, avaliando suas necessidade, precisaria comprar outra lente que complementasse a 18-55 mas isso é só mais para o futuro.

    ResponderExcluir
  39. Muito obrigada!!!
    Vou dar mais uma pesquisada, vou pensar muito no que vc me falou!!

    VALEU!! :)

    ResponderExcluir
  40. Olá Marcos e Rodrigo

    Sou novo aqui no blog! Trabalho exclusivamente com vídeo e estava finalmente pensando em comprar a tao famosa 5d mark II. Mas como pude observar a Canon deve lançar uma nova em agosto. Esperar nao seria um grande problema alem da ansiedade,mas será que vale a pena?

    Outra duvida é se vcs viram a NEX-VG10, que tem boas inovações apesar de gravar em 1080i.

    O que devo fazer? Esperar a cânon lançar a nova, investir numa novidade como essa sony, ou pegar uma mais barata e investir em boas lentes?

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  41. Olá Lucian, obrigado pela presença no blog.

    Como a 5D Mark II já está há quase três anos no mercado, muita coisa evoluiu. Ela é referência em vídeos mas como toda câmera fotográfica, não foi desenvolvida para estes fins, possui limitações.

    Se você trabalha exclusivamente com vídeos não acho boa ideia gastar tanto numa câmera fotográfica com o intuito de fazer vídeos e me parece que os 1080i da Sony são um problema. O que acha das filmadoras Panasonic? Como não entendo muito de vídeos, não posso dar uma opinião muito consistente.

    Se for mesmo comprar uma Canon, em vez da 5D Mark II considere a 7D.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  42. Oi Rodrigro..
    Dei uma olhada na D90, é uma tentação!!
    Estou pensando seriamente, mas será que não vou "apanhar" muito para usá-la, achei ela super "recheada"?? entende?
    Tenho receio de investir e não usar o melhor da câmera... O que vc acha?? Mesmo assim, vale a pena??
    Sei que fuçando aprendemos.. mas.... Como vou fazer meu curso só no proximo semestre, tenho medo de achar muito dificil manuseá-la e me desestimular.. Não estou pensando em desistir, quero comprá-la.. dim dim na maão.. O que vc diz??

    ResponderExcluir
  43. Talvez o que esteja assustando é o grande número de botões dela e isso na verdade é uma grande vantagem pois quanto mais acesso direto aos comandos é melhor.

    Os recursos são os mesmos das outras câmeras mas você com a D90 precisaria acessar menos o menu para realizar certos comandos. E só tô recomendando a D90 porque ela está muito barata, ela já abaixou de preço mais de 1000 reais. E quem tá falando com você é um canonzeiro...

    ResponderExcluir
  44. Olá Rodrigo bom dia ,estou na duvida em escolher uma câmera, já sou fotografo de beleza e sei que o que faz uma câmera ser ótima são a lentes ,tanto a Canon e a Nikon são ótimas,tenho uma duvida do meu próximo investimento entre uma Nikon D700 com Lente Sigma 12-24mm F4.5-5.6 ou uma Canon 7D com lente Tamron 17-50mm F/2.8 Xr,você poderia comentar sobre minha opinião?? agradeço..
    ATT:Alexandre

    ResponderExcluir
  45. Olá Rafael, obrigado pela presença no blog.

    Amigo, apesar de achar a Canon melhor nos níveis mais avançados de DSLR, como você citou uma Nikon Full Frame é com ela que eu ficaria. Além da lente ser bem melhor, isso pra mim é indiscutível. A abertura não seria problema algum já que com essa câmera você pode usar ISOs altíssimos sem ruído.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  46. Então Rodrigo ,sei que fiz uma configuração que a Nikon sai na frente muitas vezes em todos termos,o único problema é comprar esse kit Nikon(Brasil) +lente Sigma aqui no Brasil,mas ainda bem que a Nikon tem seu menu multilinguagem diferente da Canon que se voçê comprar fora do pais ou Mercado Livre, Ebay etc..fica limitado,estou trocando uns emails com o Kai Wong da DigitalRev já que ele é fãn da Nikon,(tenho um amigo que compro com ele e não teve nenhum tipo de problema).embora seja um valor alto a ser investido ....ainda sim é valida essa opção com o Kai...agradeço ...

    ATT:Alexandre

    ResponderExcluir
  47. Só uma dica: Por ser full frame, você vai ficar muito limitado com essa lente 12-24 que é ótima mas vai ter que complementar ela, a não ser que você já tenha outra lente que vá de 24mm em diante.

    ResponderExcluir
  48. Tenho sim uma Canon Ef 24-70mm F2.8l Usm,já em mãos...e acabei de fechar negocio com o Kai Wong ele vai me mandar o kit Nikon d700(corpo) mais a lente Sigma,vi no seu blog na pagina inicial que tem algumas fotos postadas acho que por usuários, gostaria de saber de voçê, se poderei e como postar algumas fotos
    assim que a Câmera chegar? agradeço..

    ResponderExcluir
  49. As fotos são postadas no nosso grupo no flickr, tem um link para este grupo no menu esquerdo do blog. Todo mês escolho as melhores e faço uma galeria aqui no blog, todos estão convidados a fazerem parte do grupo.

    Ah, agora vai ter que arrumar uma 24-70 pra Nikon também hehehe

    ResponderExcluir
  50. Eu já estou vendo isso inclusive já tenho uma FX em vista aqui no brasil .. essa
    http://imaging.nikon.com/lineup/lens/zoom/normalzoom/af-s_zoom24-70mmf_28g/index.htm

    e sobre as postagens fico bem explicado... vou postar no flickr no seu blog com descrição de iso e etc... espero que goste e aceite na humildade...

    ResponderExcluir
  51. Olá Rodrigo! Tudo bem? Eu estava pensando em ter uma câmera para registrar umas ideias que tenho em vídeo e para tirar fotografias como um hobby, e quem sabe profissionalmente. Mas para experiência inicial pensei na canon T2i e na 7D... Como a 7D é mais cara, já sabe né. Acho que pretendo investir na T2i, só que gostaria da opinião de quem entende bem do assunto. O que pode me sugerir ou estou fazendo uma boa escolha?

    ResponderExcluir
  52. Olá Ualisson, obrigado pela presença no blog.

    Se tem dinheiro pra investir na 7D, pegue a T2i e invista a diferença em lentes e outros acessórios de acordo com o uso que a câmera vai ter.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  53. ola , sou novata nesse mundo de fotografia e queria saber o que vale mais a pena .. uma d90 ou uma t2i com 18-135mm

    ResponderExcluir
  54. Olá Daniela, obrigado pela presença no blog.

    Tecnicamente a D90 é superior à T2i.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  55. Obrigado pela dica Rodrigo e parabéns pelo Blog, muito bom!

    ResponderExcluir
  56. Olá, gostaria de saber se vc teria uma escola de fotografia para indicar em São Paulo.Que não seja um SENAC que dura 4 anos, e nem um cursinho de 12h, um curso que seja bom. Obrigado desde já.
    Walkiria

    ResponderExcluir
  57. Olá Walkiria, obrigado pela presença no blog.

    Não conheço, eu sou do Rio. Compre a revista Fotografe Melhor pois tem muito curso de SP ali.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  58. rodrigo , quero comecar a fotografar . gostei bastante da t2i , mas fico me questionando se nao e melhor comprar uma mais simples e investir mais em lentes , qual indica ?

    ResponderExcluir
  59. Olá Wanda, obrigado pela presença no blog.

    Eu prefiro mesmo comprar uma mais simples e investir a diferença em lentes mas depende muito de qual uso a câmera vai ter. Talvez seja o caso de em vez de lente, investir em um flash externo. Quanto pode investir no total e qual uso a câmera vai ter?

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  60. rodrigo , usaria a maquina como um hobby .. tirar fotos em viagens , de familia , amigas , paisagens... e gostaria de gastar no maximo 900 dolares a principio

    ResponderExcluir
  61. Vou fazer uma sugestão pois é a câmera que indico para iniciantes e um kit de lentes que julgo ser completo: Nikon D3100 + lente 55-200 + lente 50mm f/1.8 e ainda sobra dinheiro pra comprar uma bateria extra e 2 cartões de 8GB classe 6. Isso é kit pra praticamente a vida toda. Tudo dentro dos 900 dólares.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  62. Rodrigo, desculpe se estou sendo chato, eu tava futucando hoje na câmera daqui de casa aí no modo manual ativei a histografia mas não sei ler esse "gráfico", e acho que muita gente daqui da galera não tem conhecimento do que é, dedica um post a esse assunto!

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  63. Pedido do leitor mais assíduo do blog tem que ser atendido. Histograma em breve aqui no blog.

    ResponderExcluir
  64. obrigada rodrigo ! so mais uma pergunta , a d3100 e melhor que a t1i?

    ResponderExcluir
  65. D3100 e T1i estão no mesmo nível. São concorrentes diretas, não há melhor.

    ResponderExcluir
  66. OLá Rodrigo, atualmente utilizo uma Nikon D3000. E estou pensando em mudar para a Canon T3.

    Já que a d3000 apresenta muito ruído com iso acima de 400.

    Seria uma boa escolha?
    Abrçs.

    César Arzua.

    ResponderExcluir
  67. Olá César, obrigado pela presença no blog.

    Trocar a D3000 pela T3 é uma boa escolha pois a D3000 usa sensor CCD que não é muito indicado para câmeras reflex. Mas, seria mais interessante se você conseguisse uma Nikon pra manter seus acessórios, por exemplo, você comprar uma Nikon D90 sem lente pra aproveitar a que você já tem, seria muito mais vantagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  68. Rodrigo sou novo aqui no blog... desde jah parbens por ele..

    Bem eh o seguinte, ganhei de aniversario uma HX1... e agora eu queria pegar outra camera, pergunta ?

    Hx1 eh uma boa camera quando comparada com a D90 e T2i ?

    Se a HX1 nao é uma boa camera em comparacao, em que, que a D90 e a T2i se destacam ?

    e qual das duas comprar ??

    conseguiria ficar com elas por quanto tempo, sem ter que trocar de camera para avancar em fotos ???

    Obrigado pela ajuda desde ja.

    Gustavo

    ResponderExcluir
  69. Olá Gustavo, obrigado pela presença no blog.

    Não se deve comparar HX1 com T2i e D90 pois são categorias distintas, a HX1 vai perder em tudo.

    Você já domina os controles manuais ou ainda usa o automático? Esse tipo de câmera só recomendo pra quem já sabe exatamente o que fazer em relação a abertura e velocidade ou quem deseja trabalhar com a câmera e ir aprendendo aos poucos. Por hobby não recomendo.

    A partir do momento que usa uma câmera dessas não tem mais o que evoluir então, fica com elas pelo tempo em que o obturador durar.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  70. Ah OK... entao jah aprendi varias coisas, por isso que qria evoluir, jah imaginava sua resposta... mais entre as duas ?? qual voce compraria ou tem ???
    obrigado mais um vez

    ResponderExcluir
  71. Olá Rodrigo!
    Preciso comprar uma câmera que sirva para fotos de viagens e também para fotos de lesões de pele (sou dermatologista e não entendo muito de fotografia). Tive indicação de comprar uma Canon T3 + Kit lentes com macro 100mm + flash circular.
    O que acha?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  72. Olá Daniela, obrigado pela presença no blog.

    Muito bom kit, adicionalmente veja se as lentes 50mm f/2.5 e 60mm f/2.8 também te interessam pois são mais baratas e mais leves. Acho que seria interessante você ter a 100mm e mais uma dessas duas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  73. Olá!
    Parabéns pelo Blog!
    Estou iniciando no hobby da fotografia digital...
    Qual câmera e lentes você aconselha? O que vc pensa da D3100 e da Canon T3i?
    Abços,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  74. Olá Rodrigo, obrigado pela presença no blog.

    Para quem tá iniciando, considero a D3100 é uma melhor opção. Sobre lentes, melhor começar a praticar, fazer um curso ou comprar um manual de fotografia pra depois poder escolher melhor alguma lente que atenda as suas necessidades.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  75. Olá Rodrigo, mais uma pessoa "perdida"no mundo das Canon hiper super!minha consulta é: qual camera vc aconselha, uma Canon T3i ou uma Canon 60D? Valeu!
    Ah! é para fazer uns videos de viagem, somos totalmente amadores,rsrrsrs...
    Grande abraço e obrigada!
    Carmen

    ResponderExcluir
  76. Olá Carmen Cecília, obrigado pela presença no blog.

    Se é apenas para fotos amadoras não recomendo nem uma nem outra, não é necessário gastar tanto em uma câmera. Recomendo uma mais barata como T1i ou T3 e investir a diferença de preço em lentes, por exemplo, uma de longo alcance como a 55-250 ou uma fixa como a 50mm que é bem clara e que darão muito mais resultados do que câmeras mais caras que terão a mesma qualidade de imagem só que sem a versatilidade das lentes.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  77. Olá Rodrigo! muito rápida sua resposta,obrigada...agora faço uma outra pergunta: vc. acha que a qualidade dos videos feitos com a T2i se igualam aos feitos com a Canon60D? na verdade a gente quer fazer "filminhos"dos nossos passeios que tenham uma boa qualidade,eu tenho uma nikon D60 para fazer minhas fotinhas, então estamos pesquisando com quem tem mais ideia das canon.
    Valeu pelas orientações!
    Muito bom este espaço para se enterar ao respeito de foto e video.
    Obrigada!
    Abs.
    Carmen Cecilia.

    ResponderExcluir
  78. Sobre vídeos eu vou ficar te devendo pois só costumo fazer fotos mesmo. Vamos aguardar ver se alguém aparece aqui pra tirar sua dúvida. A princípio, como os sensores e processadores são iguais, acredito que a qualidade seja a mesma.

    ResponderExcluir
  79. Caro Xará, primeiramente parabéns pelo blog, bom eu sou webdesigner, e muitas vezes preciso tirar fotos de produtos e tal ou dos locais, e acabo usando uma doméstica (sony cyber-shot) já faz algum tempo que penso em comprar uma máquina digamos mais avançada... e não é somente para tirar fotos desses que citei acima... e tb tirar fotos de baladas, boate, ou seja lugares escuros... li o blog inteiro desse post, ... e fiquei numa grande dúvida... t2i, t3i, d90, d3100... tudo para começar a mexer com essas coisas q citei acima... infelizmente se fosse somente para stduio por exemplo ate entenderia qual comprar... mas como é digamos pra TUDO... daí surgiu essa dúvida... bom acho q é isso... desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  80. Olá, Rodrigo! Td bem?

    Acabei de comprar uma canon T3. Fiz uma boa escolhar? Visto que comprei sem entender nada de câmeras... Fiz a escolha através de algumas indicações.

    Abs,

    ResponderExcluir
  81. Obs.: Não sei porque assinou como Fernanda e Tony na final. Meu nome é Desirée.

    ResponderExcluir
  82. Olá Rodrigo e Desirée, obrigado pelas suas presenças no blog.

    Rodrigo, se tem como comprar uma D90 ela é superior a todas as outras que você falou.

    Desirée, que a T3 é uma excelente câmera, disso não tenho dúvida. Eu não costumo indicar câmeras reflex a quem não sabe usar os controles manuais, acho que há etapas a seguir. Mas já que comprou faça bom uso dela, faça um curso básico ou compre um manual de fotografia.

    Qualquer dúvida é só retornarem.

    ResponderExcluir
  83. Olá, Rodrigo! Obrigada pela atenção.

    Comprei essa câmera e tenho a intenção de fazer um curso básico de fotografia. A princípio me tira uma dúvida? Qual a diferença de uma câmera reflex para as demais?

    Abs,

    Desirée.

    ResponderExcluir
  84. A diferença maior é que a reflex possui um espelho que reflete a imagem que a gente vê para o visor, diferente das outras em que a gente visualiza pelo LCD.

    ResponderExcluir
  85. Vamos ver se entendi ( risos). Eh aquele modo de tirar fotos tipo aquelas máquinas antigas ( com filme)que a gnt tem que olhar por um visor, neh?

    ResponderExcluir
  86. Exato. Apesar de hoje em dia as reflex permitirem o modo de visualização pelo LCD, tudo fica muito mais lento e complicado. Essas câmeras foram desenvolvidas para fotografar usando o visor, o LCD fica para a visualização das fotos depois de prontas.

    Mas nada a impede de fotografar pelo LCD mas eu não gosto, é raríssimo eu usar.

    ResponderExcluir
  87. Olá
    Gostaria de saber se você conhece e se recomenda o cartão de memória ADATA.
    Obrigado desde já

    Walkiria

    ResponderExcluir
  88. Olá Walkiria, só recomendo Kingston e Sandisk de classe 4 pra cima.

    ResponderExcluir
  89. Obrigado pela sua resposta, eu comprei uma Canon t2i e venho já com a lente 18x55, qual outras lentes seria interessante eu ter?

    Obrigado

    Walkiria

    ResponderExcluir
  90. Walkiria, é interessante primeiro você usar à exaustão essa lente, praticando bastante, aprendendo a dominar os controles manuais e, aí sim, conversarmos sobre qual lente comprar. Qualquer item que eu citar aqui seria a minha opinião e cada um tem necessidades diferentes.

    Estas necessidades aparecerão naturalmente e quando você sentir falta de algo poderá vir aqui conversar comigo, talvez seja uma lente mais clara, uma com zoom maior, uma lente mais abrangente que faça várias coisas sem precisar trocá-la muito, etc... Por enquanto, é importante dominar essa lente aí.

    ResponderExcluir
  91. eita coloquei errado amigo rsrs
    quis dizer t2i,t3i,d3100 e d5000 esquece o d90... nao sei pq coloquei rsrsrsrs

    abraços

    ResponderExcluir
  92. Vai de D3100 então. É a melhor pra quem tá iniciando.

    ResponderExcluir
  93. Bom dia Rodrigo!
    Gostaria de parabenizá-lo pelo blog e agradecer sua atenção!
    Escrevi outro dia dizendo que estava pensando em comprar uma T3 + lentes macro 100mm + flash circular.
    Vi que a T1i está apenas 100 dólares mais cara que a T3 e estou em dúvida. Será que valeria a pena comprar uma máquina melhor mesmo sabendo que está saindo de linha? A filmagem dela tb é melhor, né?!...
    Vc tem alguma sugestão?
    Obrigada!
    Daniela

    ResponderExcluir
  94. Olá Daniela, nunca se deixe influenciar por uma câmera estar saindo de linha, ela não vai deixar de ser boa só porque em breve não vai mais ser vendida.

    Não sei se a filmagem é melhor, a diferença é que ela a T1i faz Full HD mas em apenas 20fps, a T3 só faz HD mas em som estéreo. Como não faço vídeos também não deve ser levada muito em consideração essa minha opinião.

    Uma grande vantagem da T3 é a nova bateria que dura muito mais que a da T1i, quase que 50% a mais.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  95. Boa noite Rodrigo!!
    Muito obrigada pela atenção!!
    Quanto as dúvidas.... realmente ainda não consegui resolver qual das duas comprar...
    Vc teria uma definição se fosse eu?
    Abraços,
    Daniela

    ResponderExcluir
  96. Uahuhsu acho que não era pra eu comentar aqui mais não achei um tópico pra xti.
    Pow felipe futuramente quero adquirir uma maquina mais potente, dei uma pesquisada de ele e cheguei a xti(toda xti é 400d)? Andei pesquisando tbém que o que manda nessas cameras não o tipo de lentar com uma inifidade de configuraçoes 18-55, 35-80mm e assim vai. Dizem que as melhores lentes sã as fabricadas paras as maquinas que usavam filmes pois naquela época não se usava fotoshop cara correção de fotos. Então queria que vc me desse uma judinha de leve, a finalidade das fotos hgora é para ensaio fotografo ao ar livre, pois estou recebendo umas proposta aqui de trabalho de um pessoal que me conhece, e acho que minha A720is não vai dar conta não! ahushs abraços!

    ResponderExcluir
  97. Daniela, só posso dizer que qualquer uma das duas será amplamente satisfatória para o que precisa. O mais importante é a lente mesmo.

    Diego, toda XTi é 400D mesmo. As lentes antigas são melhores mas aí é tudo manual, não recomendável para quem começa a usar reflex agora. XTi só tem usada e como o número de clique delas é um pouco baixo, qualquer uma que você comprar agora pode já estar no fim da vida útil. Procure a Canon XS, ok? Mas...quem é Felipe? Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  98. Rodrigo,

    Sabe posso encontrar o manual da Canon T3 em português. Comprei de fora, então, meu manual será todo em inglês! Ahh, teria tbm um manual de fotografia para me mandar?? Ou alguém, aqui, teria, por favor?

    Obrigada,

    Desirée.

    ResponderExcluir
  99. Desirée, agora o blog está proibido de disponibilizar documentos de terceiros em pdf por causa dos direitos autorais.

    ResponderExcluir
  100. Ok Rodrigo!
    Muito obrigada pelas informações!
    Daniela

    ResponderExcluir
  101. ahushauhus POw Rodrigo tava faznedo esse post e conversando com meu amigo chamado felipe no telefone kkkkkkkkkk desculpas cara naum foi por mal...vou dar olhada nas XS tbém valeu a dica rodrigo

    ResponderExcluir
  102. Rodrigo muito bom dia!
    Fiquei muito interessado nesse mundo de fotografia e gostaria de trabalhar nessa área, vou dar início a faculdade de publicidade mas eu gostaria de focar mais em fotografia.

    Estou em dúvida sobre a Canon T2i e a Nikon D90, estou com o objetivo de focar em fotos de ruas e objetos, a princípio em adquirir mais experiência.

    Qual das duas você me sugere ou se tem outra que atenda as minhas necessidades de iniciante?

    Parabéns pelo blog!
    Alec Sander

    ResponderExcluir
  103. Olá Alec, obrigado pela presença no blog.

    A D90 possui um custo-benefício imbatível. É muita câmera pra pouco preço e com a vantagem da lente 18-105. Vale muito a pena.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  104. Pessoal, eu estou em dúvida entre a Nikon D5100 e a Canon T3i. Uma coisa que me balança para o lado da nikon é a questão dela ter autofoco durante a filmagem, o que aparentemente a canon não faz. Além disso, andei lendo uns reviews, e ,como sempre, a canon não se sai tão bem quanto a nikon em ambientes com pouca luminosidade. O que me balaça para o lado da canon são as cores que ela reproduz nas fotos, que eu prefiro frente a nikon. Além de outras funcionalidades e praticidades que a canon oferece.
    Eu sou completamente amador, é minha primeira camera "profissional", até hoje só tive uma portátil SD 960 da canon. Alguém tem uma sujestão? A diferença de preço e muito pequena, não estou levando isso em conta.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  105. Olá Guilherme, obrigado pela presença no blog.

    Me parece que você já tem todos os prós e contras destas câmeras e só cabe a você mesmo agora definir prioridades. O que seria mais importante, as cores da Canon ou o alto desempenho com pouca luminosidade da Nikon? Ninguém pode responder isso por você.

    A única coisa que posso te dizer é: Teste a ergonomia das duas, veja a forma de se usar os comandos de cada uma e posições dos controles e veja qual te agrada mais. Isso é essencial. O resto, só você mesmo pode avaliar pois a função do blog não é decidir qual a melhor câmera e sim, ajudar você a escolher a melhor para você pois câmera é algo muito pessoal.

    Qualquer duvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  106. Olá, Rodrigo.

    Comprei uma Canon T3, mas achei o zoom, 18-55, pouco abrangente. Em msg anteriores você indicou:

    18-55 e 55-200 ou 17-70 e 70-300.

    A minha dúvida é? Essas lentes são usadas aos pares? Ou seja, já que possuo a 18-55, se eu comprar a 55-200 ( vc indica essa?) devo usar em conjunto??? Ou tiro uma e coloco a outra?

    E qual vc indicaria comprar? Uma boa ( gosto da função macro tb) e barata??

    Obrigada pela atenção de sempre,

    Desirée.

    ResponderExcluir
  107. Se já tem a 18-55 acho legal complementá-la com a 55-250 com estabilizador de imagem pois é uma distância focal muito longa e fatalmente irá tremer.

    Não dá pra usar em conjunto, ou usa uma ou outra.

    Lentes macro são muito caras, é melhor comprar filtos close-up que são mais baratos e você acopla à frente da sua lente. Preste atenção ao diâmetro da lente, nas lentes Canon isso está especificado na frente dela. É preciso que os filtros sejam do mesmo diâmetro para poder encaixar.

    Lembre-se que o macro das reflex não chega nem perto das compactas, me lembro até de já ter te explicado isso há algum tempo e os filtros close-up são apenas uma adaptação, nunca é a mesma coisa pois perde-se um pouco de qualidade.

    ResponderExcluir
  108. Olá Rodrigo,
    Comprei uma T3 a pouco tempo já que a T3i estava bem mais cara. Vou realizar um curso de fotografia agora para melhorar minhas fotos e pergunto: Fiz uma boa compra? Vou ficar abaixo do esperado no curso por causa do equipamento?
    Obrigado pela ajuda,
    Abraço
    Santini

    ResponderExcluir
  109. Olá santini, obrigado pela presença no blog.

    A pergunta deveria ter sido feita antes de comprar hein? Mas fique tranquilo, qualquer DSLR é bem recomendada, não tem nenhuma no momento que não sirva. O dezsempenho depende muito mais de você do que da câmera.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  110. Oi Rodrigo,
    A câmera não estava na minha lista de compras,aí sobrou dinheiro, o cara da loja falou que a maior diferença seria megapixel e processador, mas que a Rebel T3 era uma boa câmera. Paguei 700 dólares nela. Com cartão, bolsa e garantia internacional foi para quase 800. A T3i era um pouco mais que isso, pelada. Mas não sabia que tinha tanta diferença assim. Pelo menos vou estudar nela, e quando me atrapalhe algo da sua configuração penso em outra. Queria ter comprado o flash externo também, mas ele era metade do preço da câmera.
    Obrigado pela ajuda,
    Abraço
    Santini

    ResponderExcluir
  111. O flash externo só tem utilidade se quiser fotografar profissionalmente. Como hobby é um baita desperdício de dinheiro, é melhor investir em lentes e filtros mas isso só depois que se habituar mais à sua câmera e ter usado a lente do kit à exaustão.

    ResponderExcluir
  112. Oi Rodrigo,
    Estou partindo para minha primeira SRL e estava decido a comprar a Canon T3i, mas pelos comentarios não sei se estou fazendo um bom negocio o que acha? Seria melhor uma T2i?
    Desde ja agradeço e parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  113. Olá Paulo, obrigado pela presença no blog.

    Se é a primeira reflex recomendo T3 ou T1i, não gaste a mais com T2i e T3i que não trazem nenhum benefício em qualidade de imagem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  114. Oi Jordy,
    entre as nikons:D90 e D5000
    qual seria a melhor entre as duas.
    duvida cruel

    ResponderExcluir
  115. Olá Daniel, obrigado pela presença no blog.

    D90 é melhor sem discussão pois elas nem são da mesma categoria então nem cabe comparação.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  116. Bom dia, amigos.Tenho uma grande dúvida em relação às cameras da Canon. Possuo uma XT e uma XTi e ambas apresentaram defeito na objetiva(problemas com o flexível, assim como muitas outras XT e XTi pelo Brasil afora. Sera que estes modelos, T3 , T3i e outras têm apresentado o mesmo problema? Obrigado.

    ResponderExcluir
  117. Olá Jacson, obrigado pela presença no blog.

    Uma pena ter dado o mesmo problema nas duas, não sei se isso é um problema crônico mas como T3 e T3i são muito recentes, fica impossível saber se elas tem apresentado o mesmo problema. Que eu saiba, as antecessoras não tem tido tantos problemas assim.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  118. Olá, gostaria de adquirir uma câmera
    sou amadora, estou interessada na d90 da nikon
    alguém possui alguma reclamação dela?

    Agradeço

    ResponderExcluir
  119. Reclamação acho que sempre vai ter algum abelhudo reclamando mas é uma câmera excepcional. Uma lenda da Nikon.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  120. Bom dia tenho uma G12 canon e estou pensando em trocar por uma T3i ou uma D5100 ou D7000 qual seria melhor ? e tendo em mente que ja tenho o flash da canon que paguei 850,00 e que nao serve na nikon vcs poderiam me auxilar
    Grato desde já
    Fernando Bissolli

    ResponderExcluir
  121. Começou com Canon vai com Canon até o fim. E em vez da T3i, acho que o dinheiro será mais bem empregado em uma T3 ou vai logo de 60D.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  122. olá... Ando vendo câmeras há um tempo e as que estão cabendo dentro da minha faixa de preço, sendo dslr s são a canon t1i e a t3 . A t3 vale mais a pena?

    ResponderExcluir
  123. Ambas são bem equivalentes, se for para hobby a T3 seria melhor e se for para trabalho, a T1i seria melhor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  124. Por que essa diferença do hobby para o trabalho?? Como você avalia isso?
    Quero a que me proporcione melhor melhor qualidade de imagem e que me permita mais ajustes manuais.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  125. Em questão de ajustes manuais são iguais. A T1i seria mais adequada para trabalho por ter maior resolução e com isso permitir maiores ampliações e edições e recortes nas fotos com menor perda de qualidade. também possui opção de ISO mais alto em casos de extrema necessidade. Além de um flash pop-up mais potente porém, contraindicado se for mesmo para trabalho.

    A T3 é uma câmera mais recente e em recursos não tem grandes novidades, apenas é mais moderna e apesar de não ter vídeos Full HD, os seus vídeos provavelmente são mais evoluídos que os da T1i e usa uma nova bateria que possui uma carga bem maior que a da T1i. Em qualidade de imagem são equivalentes.

    ResponderExcluir
  126. Hum, entendi, obrigada pelas especificações aí... então não vai ser uma graande diferença que eu precise me preocupar muito, mas pelo que você disse e o que li em outros sites talvez a t1i seja melhor, mas o modelo da t1i que achei a bom preço foi um usado a R$1300 à vista, e a t3 achei na internet nova por R$1600, acha que não há grandes problemas com ser usada, ou vale mais eu ir na nova, já que as diferenças são minimas e o preço está bom?

    ResponderExcluir
  127. Olha, não recomendo comprar reflex usada a não ser que você conheça muito bem o atual dono e ele possa te comprovar quantos cliques a câmera tem.

    E a T3 é bem parecida com a T1i, veio pra se tornar a reflex mais simples da Canon, de baixo custo mas isso não interfere na qualidade de imagem, apenas na ausência de alguns recursos como vídeo Full HD.

    ResponderExcluir
  128. Ahan... Não conheço o antigo dono, achei ela em loja. Vou dar uma sondada melhor entao, pedir mais informações sobre os cliques e tempo de uso dela, por que ela ainda está cutucando minha cabeça haha
    De qualquer maneira acho que vou escolher entre uma das duas, acredito que sejam boas cameras, além de serem dslrs com bons preços.
    Valeu pelas informações e dicas ai, qualquer duvida eu volto aqui! ;)

    ResponderExcluir
  129. Oi. Pelo que entendi, o modelo "de entrada" da Canon é a T3. Qual seria o modelo da Nikon?

    ResponderExcluir
  130. Seria a Nikon D3100!

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  131. To querendo comprar a T3 da canon, é uma boa compra? Nunca mexi com câmeras profissionais, vai ser minha primeira! Qual é melhor, a T3 ou T1i? To na dúvida galera ;~

    ResponderExcluir
  132. Alex, a T1i possui mais recursos, é uma câmera mais completa mas a T3 é mais moderna então, alguns itens podem ter melhorado na T3, principalmente os vídeos. Depende muito do uso que a câmera vai ter, se for para hobby é a T3, se for para trabalho é a T1i.

    ResponderExcluir
  133. Então, eu pretendo começar a trabalhar! A T1i é mais antiguinha né... Achas que vou me dar bem com a T3?

    ResponderExcluir
  134. Sim mas o desempenho da T1i ainda seria maior pois a T3 não tem todas as formas de medição de luz que a T1i tem, não tem ISO tão alto quanto o da T1i, eu nunca precisei mas um dia pode ser que seja necessário o ISO 12800, além da resolução que é menor e não favorece tanto as grandes ampliações se for o caso, além de menos opções de balanço de branco e personalização de cores.

    A favor da T3 uma bateria que é muito mais durável que a da T1i, faz cerca de 40% mais fotos.

    ResponderExcluir
  135. oi, gostei mto do blog e obrigada pelas infos até agora.
    sou jornalista e quero me iniciar no mundo da fotografia. tanto para possiveis matérias de rua, como para shows e tal. no curso que cogitei, a exigencia é que a camera seja reflex. estou na dúvida entre a t3, t2i, t3i e a d90. gostaria tb de fazer vídeos. só a d90 filma em 24 quadros? vc vê vantagem nesse efeito? qual vc me recomenda, por favor?

    ResponderExcluir
  136. Ah,
    vc acha que as lentes da d90, por serem mais abrangentes, perdem qualidade em fotos de perto?
    obrigada, Rodrigo :)

    ResponderExcluir
  137. Olá Vivian, das que citou eu já descarto de primeira a T3i por se tratar de uma câmra cara e sem grandes recursos que justifiquem esse preço. A T2i seria a melhor em vídeos, a D90 melhor em fotos e a T3 seria um meio termo.

    Não há vantagem nos 24 quadros da D90, um vídeo fica bem melhor quando tem mais quadros, como o padrão 30 ou algumas mais atuais que fazem em 50 ou 60. É que 24 quadros é a taxa de cinema então quem trabalha com curta-metragens vai usar 24fps.

    As lentes mais abrangentes existem tanto na Canon como na Nikon, o que acontece é que normalmente a D90 vem com uma lente 18-105 que além de mais versátil possui mais qualidade do que a 18-55. O custo-benefício da D90 é imbatível.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  138. Olá Rodrigo, tudo bom? Primeiro gostaria de agradecer pelo blog super informativo.

    Estou viajando para os EUA e pretendo comprar pela Amazon uma DSLR; Eis que vem a dúvida: Nikon D5100, Canon T3i ou Nikon D90?

    O intuito é passar pelo menos uns 3 anos com essa câmera que será usada para fotografar paisagens, viagens, festas, é meio por hobby mas queria um toque mais profissional sabe? Pois realmente amo fotografia.

    Outra coisa, tenho um blog de moda e beleza e a câmera tem que ser útil para isso também. Faço fotos de desfiles, produtos e vídeos de review de produtos para o blog.

    Estava muito balançada para a Canon T3i e para a Nikon D5100 pois tem qualidade de imagem semelhantes e me parece que os videos são melhores, e o visor articulado ia me auxiliar muito, já que faço vídeos em que eu mesmo me filmo. Dai me dizem que a Nikon D90 ainda é melhor que estas e possuem preços semelhantes. Mas essa Nikon não é muito antiga não?

    Outra coisa que tenho que levar em consideração é o valor dos acessórios, como as lentes, já que pretendo ficar com a câmera muito tempo. Quais lentes você me indicaria?

    Não terei a oportunidade de pegar nas câmeras antes de comprar, pois serão adquiridas pela Amazon, mas, o peso (em último caso) também influenciaria.

    É verdade que as cores da imagem da Nikon D5100 são melhores que a da Canon T3i? E a questão de assistência no Brasil? Qual melhor?

    Desculpe o incomodo, e espero que você possa me ajudar pois viajarem dia 20/07.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  139. Olá Beatriz, em qualidade de imagem a D90 é melhor. Esqueça a idade da câmera, isso não influencia em grande coisa mas você mencionou vídeos e aí sim, nesse caso, quanto mais novas mais evoluídos ficam os vídeos.

    Você vai precisar definir sua prioridade, se é vídeo ou foto. A Canon tem opções muito melhores que a T3i a meu ver, que seriam T2i ou T3. Tanto a T3i quanto a Nikon D5100 são duas câmeras com muitos recursos inúteis pra quem quer algo mais profissional e o preço que se paga por elas é alto demais.

    As lentes que você precisa só com o tempo irá saber, fica impossível eu te indicar algo aqui pois você precis usar a lente que vem no kit para depois saber o que está faltando para você.

    Diferença de cores é o seguinte: Cada marca tem sua peculiaridade, cabe ao fotógrafo usar isso a seu favor e personalizar as configurações da câmera de acordo com seu uso. Dá pra se configurar de tudo nelas, vai ficar impressionada com a quantidade de itens que interferem no resultado final da imagem. Não é nada fácil usar este tipo de câmera, tem que entender o funcionamento dos controles manuais e abadonar de vez o modo automático senão não adianta grande coisa.

    Assistência no Brasil? só em SP para as duas amrcas. A Nikon tinha também no sul do país mas aconteceram algumas mudanças e não sei como ficou isso.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  140. Olá Rodrigo, como vai? Gostaria de uma ajuda sua na escolha de uma máquina legal. Estou com dúvidas entre a T3i, T2i e algumas de suas concorrentes da Nikon. Meus objetivos são, além de fotos e vídeos particulares, viagens, pretendo ainda usá-la para fazer fotos intra-bucais (sou Dentista, como pode perceber, rrrsss!!!) Gostaria de uma dica de lente para esta finalidade. Obrigado. Abraço. César.

    ResponderExcluir
  141. Olá Rodrigo, obrigada pela resposta!

    Agora estou com uma segunda dúvida. Vale mais a pena ter duas lentes (18-55mm + 55-250mm) ou uma (18-135mm)?

    Lembrando que ambas são da Canon e levando em consideração a T3i.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  142. César, recomendo uma Canon T3 e não a T3i em que você vai pagar a mais por um monte de recursos inúteis. Depois procure por lentes macro, tipo a 60mm ou a 100mm ou filtros close-up para a lente do kit que são bem mais baratos, além do flash macro se achar necessário.

    Beatriz, com duas lentes você sempre vai ter mais qualidade se for fotografar profissionalmente, porém perde em versatilidade se for apenas por hobby e eu recomendo em vez da 18-135mm, uma 18-200mm ou a nova Tamron 18-270mm.

    Qualquer dúvda é só retornar.

    ResponderExcluir
  143. Então, estou retornando porque gostei muito da sua ajuda na minha primeira pergunta. Eu tenho uma festa de 1 aninho pra fotografar sábado, e tenho uma Canon T3. Gostaria de saber algumas dicas, como qual modo usar para as fotos, essas coisas básicas sabe? Desde já, agradeço =D E ah, minha lente é a 18-55mm.

    Final do ano vou fazer um book, e preciso fazer uns banners. A T3 faz a foto boa pra mim ter a disponibilidade de um banner? Obrigado.

    ResponderExcluir
  144. Alex, entenda que não há receita de bolo na fotografia. Não tenho como te dizer o que fazer a não ser estudar muito sobre o assunto, lendo bastante e praticando à exaustão.

    Se não souber usar os controles manuais tem que ser no automático mesmo, além de ser obrigatório contar com um flash externo para fazer uso da cabeça móvel e não ficar jogando luz direto no rosto das pessoas.

    Para banners depende do tamanho, é preciso uma resolução bem alta, pode ser que 12MP deem conta do recado.

    ResponderExcluir
  145. Rodrigo,

    Sou um fotografo amador, bem amador kkkk,que esse ano comecei a fotografar mais sério, fiz até um blog para postar minhas fotos. Hoje possuo uma câmera Fuji finepix s 1500 e estou querendo trocar a maquina. Gostaria de saber sua opinião sobre esse KIT que encontrei na internet. Canon EOS Rebel T3 12.2 MP CMOS Digital SLR Camera with EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II Zoom Lens & EF 75-300mm f/4-5.6 III Telephoto Zoom Lens.

    desde já eu agradeço a ajuda e parabenizo pelo belíssimo blog...

    Abraços
    http://campechefatosefotos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  146. Olá Henrique, esse kit é muito bom e pode ficar melhor se puder trocar a 75-300 por uma 55-250 com estabilizador de imagens que te dará um pouco mais de qualidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  147. Obrigado Rodrigo pelo retorno......Mas não vai dar de trocar a lente pois o kit é fechado.... Mesmo assim acho que vou gostar .... Depois dá uma olhada no meu blog, acho que estou no caminho....

    Abraço.
    http://campechefatosefotos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  148. Olá Rodrigo, tenho uma T3i + 18-55mm. Vi que vc indicou ao amigo acima a compra de uma 55-250mm pra completar o "kit".

    Você sabe alguma loja no Brasil que venda com um bom preço? Ou o mercado livre seria uma boa opção?

    Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  149. Não falo nome de lojas aqui porque quando preciso delas nenhuma me ajuda com o blog. E mercado livre tenho problemas de direitos autorais com eles. Nos foruns de fotografia tem bastante informação de lojas confiáveis ou não.

    ResponderExcluir
  150. Valeu Rodrigo!! Muitíssimo obrigado mesmo. Abraços. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  151. Rodrigo, bom dia,adorei o blog. Possuo uma Fuji S9100 que uso no geral e para fotografar flores que cultivo usando o modo macro.Mas como adoro fotografar e estou aprendendo a usar os controles manuais, desejo comprar uma reflex para poder usar futuramente uma lente macro. Estou indeciso:T3,T3i,D90 ou D5100????? Mais uma coisa, podendo escolher, qual lente compro no kit, 18-55,18-105 ou corpo + lente 18-200 em separado, para uso geral? A lente macro comprarei depois.
    Se vc puder me ajudar, agradeço, um abraço. Roberto.

    ResponderExcluir
  152. Roberto, eu acredito que um kit irá aliar desempenho e custo-benefício é a D90+18-105.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  153. Obrigado Rodrigo, também vejo essa como melhor opção, uma vez que priorizo fotos a videos.
    Pensei também em uma D90 com 18-200 para ter mais opção no uso geral,ou você acha que não tem tanta "necessidade", que a 18-105 já irá me atender bem(o uso com paisagens será ocasional e eu não pretendo comprar grande-angular)?
    Valeu, abração,Roberto.

    ResponderExcluir
  154. Roberto, essa necessidade de uma lente com mais alcance é algo que só você pode responder por si próprio. Mas uma 18-200 é muito útil em passeios.

    ResponderExcluir
  155. Você conhece alguma loja aqui em São paulo?
    Estou na dúvida entre a Canon t3i e alguma na mesma faixa de preço da Nikon, o que sugere?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  156. Pra gastar dinheiro com uma T3i cheia de recursos inúteis é melhor pegar uma T3 ou T2i ou então pegar logo uma Nikon D90 que é mais cara porém é muito melhor. Não conheço lojas de SP.

    ResponderExcluir
  157. Rodrigo, eu já estava decidido a comprar uma NIKON D90 com 18-105mm, mas antes de fechar a compra em um revendedor nikon de SP, vi a D5100 com 18-55mm por R$ 2600,00 contra R$ 3480,00 da D90 na mesma loja oficial, o que vc acha? Para uso geral e amador... e futuramente fotos com lente macro.A diferença é grande, com ela compro cartão memória, bateria extra, controle remoto e sobra.A D5100 seria muito inferior a D90? Preciso decidir logo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  158. A D90 além de uma câmera muito melhor também vem com uma lente muito melhor, então, você estaria pagando a mais por dois equipamentos melhores. Se for pra comprar a D5100 aí a Canon tem opções melhores.

    ResponderExcluir
  159. Valeu Rodrigo, está claro, vou continuar pesquisando a melhor opção de loja para a compra da D90.Já que é para fazer, vou tentar fazer o melhor e sua experiente opinião esclareceu muito.

    Obrigado, Roberto.

    ResponderExcluir
  160. Rodrio, qual é a camera ideal para começar um curso de fotografia e que seja uma boa camera para uso profissional?. Pretendo trabalhar com casamentos, aniversários ( festas em geral ) e fotografar em estúdio tbm. Tenho preferencia pela CANON, pois sei que terei que comprar outras lentes futuramente e que o preço da canon é mais em conta que o da NIKON. e outra perguntinha, para esses eventos, qual é a melhor lente??? Obrigada.

    ResponderExcluir
  161. Gah, são tantas coisas que envolvem isso que fica até difícil te responder. A coisa não é tão simples assim, sei que quando fizer um curso já vai precisar ter uma câmera então eu recomendo a Canon T3 pra começar.

    Mas com o tempo, você vai perceber que precisará de grande angular e lentes fixas claras mas isso é só pra quando já estiver bem mais por dentro do assunto.

    Nem pense em fazer casamentos antes de ter feito um bom curso, comece com eventos pequenos com sua T3 e a lente básica do kit. O resto vocÊ vê depois.

    ResponderExcluir
  162. Boa noite, Rodrigo. Muito obrigada pelas informações. você me tirou uma grande dúvida.
    Abçs..

    ResponderExcluir
  163. Oi.

    Eu tenho uma D3000 e estou prestes a trocá-la.
    Andei vendo uma T3(não a t3i) que com o dinheiro que posso investir, daria para compra-la e sobraria um dinheiro para comprar uma outra lente, uma 50mm por exemplo.

    E tem também uma D90 com 6 meses de uso e aproximadamente 2000 clicks. Com diferença de +/- 400,00 entre as duas.
    Sendo que se comprar a D90, além de ser usada e não ter garantia, eu não investiria em lentes agora como poderia investir na T3.

    Qual sugestão você me daria de por qual comprar?

    Dizem que a T3 é na Canon a msm coisa que a D3000 é na Nikon. Então eu estaria trocando uma coisa pela outra sem grandes mudanças?

    ResponderExcluir
  164. Olá Evânia, já respondi a você lá na comunidade canon mas vou confirmar aqui: A T3 não é a mesma coisa que a D3000 é muito superior devido a um tipo de sensor que se encaixa melhor neste tipo de câmera.

    Tecnicamente a D90 também é muito mais câmera que a T3 e por você já usar Nikon recomendo que continue com ela, tem um baixo número de cliques e, pelo menos na minha opinião, garantia de Canon e Nikon aqui no Brasil é uma coisa meio ilusória. Lentes você pode deixar para depois.

    ResponderExcluir
  165. Rodrigo, já decidido a comprar uma NIKON D90 com 18-105mm, recebi confirmação da BH PHOTO(EUA)de que a D90 não será mais fabricada após o fim deste ano.A pergunta é, ainda compensa comprar a D90, estando ela saindo de linha? É melhor procurar outra?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  166. Essa é uma pergunta que muitos me fazem mas a verdade é que a câmera não vai deixar de ser boa ou de valer a pena só por estar saindo de linha. Eu recomendo é que quem quiser comprar a D90 que compre logo antes que ela suma das prateleiras aqui no Brasil também.

    ResponderExcluir
  167. Olá Rodrigo, tudo bem?

    Li os comentários anteriores e vi há política do site em não divulgar nome de lojas e etc.

    Li inclusive vários fóruns em sites, mas n tenho idéia de onde comprar sem ser pela internet, já q n tenho ngm que possa trazer de fora...

    Onde eu posso me informar melhor sobre o local para comprar minha máquina?

    Tanto a canon t2i quanto a d90 nikon são de plástico?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  168. Olá Erica, sim, são de plástico reforçado com algumas partes de metal. Se você for do Rio me mande um e-mail que está lá em cima na parte de contato que te indicarei algumas lojas. Não conheço lojas das outras cidades e não costumo comprar online.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  169. Oi Rodrigo, quero comprar uma camera, mas estou em dúvida sobre a Canon 60D e a 7D... Quero trabalhar profissionalmente com festas e eventos, tiro bastante fotos de pessoas ao ar livre para book. Vc diz e meus professores também me disseram que as lentes devem ser o principal investimento de um fotógrafo. Meu intuito como já disse é trabalhar profissionalmente, mas não disponho de tanta grana, um amigo vai pra Europa por esses dias e lá ele vai comprar a câmera, mas estou nessa dúvida cruel, até na Canon 600D já pensei, mas não sei.... Gostaria também que vc me indicasse lentes e flash.
    Abraço

    ResponderExcluir
  170. Olá, se você tem dinheiro pra comprar a 7D então pode economizar no corpo e investir em pelo menos uma grande angular boa e um flash. O resto vem depois, até porque o investimento nunca acaba.

    O que acha de comprar uma 60D apenas o corpo, uma 17-85mm e um flash 580EX? Faça as contas e veja se ultrapassa muito o seu orçamento. E depois pense numa 35 ou 50mm para os book.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  171. ola meu nome eh Felipe, gostei bastante da T3i pelo q ouvi falar, muito mais pelo preço que é muito mais barato, porem gostaria de saber se tem diferença de filmagem, ein termos de qualidade entre a 7D e a T3I, usando a mesma lente... tem alguma diferença para filmagens??? obrigado e abraço a todos

    ResponderExcluir
  172. Olá Felipe, os vídeos e tudo mais que há na 7D é bem melhor que a T3i, é incomparável. A enorme diferença de preço não é à toa. E em relação custo-benefício a T3, na minha opinião, parece ser uma melhor opção.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  173. Felipe aqui denovo...Ok Rodrigo, muito obrigado pela resposta, porem preciso de uma opinião sua...Eu tenho uma superzoom Sony hx1, que peca muito ein filmagens principalmente com baixa luz, e agora estou querendo imagens boas, principalmente em lugares de baixa luz,sem ter q ficar se matando ein uma pós edição, quero brincar tbm com os 60fps e fazer super slowmotions com as imagens, vc acha q a T3i iria cobrir minhas espectativas?? e se sim, qual tipo de lente eu deveria usar ?? mt obrigado.

    ResponderExcluir
  174. Como não entendo de vídeos, apenas fotos, essa vou ficar te devendo. A lente não influencia na qualidade dos vídeos, qualquer uma que usar terá o mesmo desempenho.

    ResponderExcluir
  175. Olá Rodrigo, tudo bem?
    Li todos os comentários acima e foram de grande ajuda porém, ainda possuo algumas dúvidas.

    Estou iniciando agora nas Reflex e estarei comprando a minha primeira DSLR até o final do mês. Já tinha em mente comprar uma maquina da linha de entrada da Canon ou Nikon e a medida que for preciso trocarei por outra melhor e, pelas dicas que vi aqui, vejo que pensei certo.

    Assim, de acordo com a disponibilidade da loja onde irei comprar estou na dúvida entre:
    - kit nikon 3100 + lente 18-55 por US$700,
    - kit Canon T2i + lente 18-55 por US$ 880 e
    - kit Canon T3i + lente 18-55 por US$ 895.
    Outra possibilidade (mais cara em razão da lente) é o kit Nikon 5100 + lente 18-105 por US$1290.

    Dúvidas:

    1- Estou a fim de comprar a nikon 3100, mas valeria a pena pagar quase US$200 a mais pela T3i ou T2i? A diferença entre elas é muito grande? a nikon é bem inferior? pois com essa diferença penso em comprar uma lente nikon 55-200 (US$249).
    Obs: usarei a camera apenas como hobby (em especial viagens)

    2- Vi tambem nos comentarios acima que a lente depende da necessidade de cada um. Como já dito penso em comprar junto uma 55-200, porém não sei se para viagem será uma desvantagem ter q ficar trocando, assim pensei na 18-105, só que aí o preço da 3100 iria para quase US$ 1100, apenas 200 dolares de diferença da 5100 ou da T3i + lente 18-135. Você acha q neste caso a 5100 ou T3i compensaria ou seria melhor a 3100 com as 2 lentes (do kit e a 55-200)?
    Obs: a 3100 com lente 18-55 + lente 55-200 ficaria US$ 949.

    3- Em viagem já marcada irei para neve (alpes franceses) por alguns dias, vi vagamente que maquinas sem corpo selado congelam em lugares com neve, voce poderia me dizer algo sobre isso? é verdade? a 3100 aguentaria tirar fotos lá? Pelo preço e por serem modelos de entrada acredito que nenhuma das que vi (T2i, T3i, D3100, D5100) são seladas, é isso mesmo? e você poderia me informar alguns modelos (mesmo que sejam mais caros) que possuem corpo selado e que, consequentemente, aguentariam o clima dos alpes?

    4- O vendedor me disse que a D90 está em falta, mas talvez chegaria até o final do mês, só que não sabe a que preço. Caso chegue mesmo, pelo que vi nos relatos acima, acredito que compensaria ela do que as citadas aqui(3100,t21,t3i e eventualmente 5100), correto? Se sim até que diferença de preço para as outras você acha que ela seria viavél? US$ 200-US$300??
    Obs: levando em conta, claro, a proporção entre a lente do kit:
    3100, t2i e t3i 18-55 Vs D90 com lente 18-55 ou
    3100 e 5100 18-105, t3i 18-135 Vs d90 c/ 18-105

    Bom chega de perguntas né Rodrigo hehehe.

    Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo blog, mt bom, já está no Favoritos do Explorer.
    Abs.

    Felipe

    ResponderExcluir
  176. 1-Em qualidade de imagem não há grande diferença, são similares mas a D3100 assim como a D5100 não possui motor de foco, só fará autofoco com lentes AF-S, lembre disso quando se interessar por alguma lente AF.
    2-É sempre bom ter mais lentes do que apenas uma que faça muitas coisas devido a maior qualidade de imagem mas, pensando na praticidade, a Canon passa a ser a melhor opção pela 18-135.
    3-Não são seladas e congelam mesmo. As seladas mais baratas seriam Nikon D300s e Canon 7D, aí estamos falando de cerca de 1600 dólares só o corpo mas não adianta só a câmera ser selada, as lentes também precisam ser e aí estamos falando de mais alguns milhares de dólares. Nesse caso, o recomendável são compactas seladas como Pentax WG-1 ou Panasonic TS3.
    4-Tendo a D90 esqueça todas as opções anteriores, é D90+18-105 e jogue todo o resto no lixo.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  177. Rodrigo,
    Muito obrigado pelas informações.

    Mas ainda tenho algumas dúvidas, aliás, percebi que para quem é iniciante e vai comprar uma DSLR as dúvidas são intermináveis hehehehe.

    É o seguinte liguei agora lá na loja (pretendo comprar no proximo sabado) e chegou a D90, tá saindo R$ 1900 kit com lente 18-105, então ela seria a opção mais viável em relação a custo-benefício e praticidade para viagens, além de que conforme for me aperfeicoando irei adquirindo lentes. Pelo que vi ela não filma em full HD, mas isso não me importa mt, pois comprarei tb uma GoPro e essa filma em full HD (Percebi que é quase unanime que DSLR é para tirar foto e filmadora é para filmar).
    Bom, mas seguem as dúvidas:

    1- a D90, como dito, está 1.900 reais e a D7000 está 2.500 reais ambas com mesma lente 18-105. Seria uma opção boa a D7000 por 600 reais a mais? voce saberia dizer as principais diferenças entre elas (alem da filmagem em full hd e motor de auto foco na 7000)? A D90 tem motor de auto foco?

    2- Outra dúvida que continua é quanto a maquina a ser usada nos alpes, a D90 é selada?
    Além da que eu comprar (uma dessas que já mencionei aqui e na mensagem anterior, com tendencia a ser a D90) tb estaremos levando na viagem uma compacta simples da sony (cybershot da minha namorada que tb não é selada).
    Entre as que vc falou, a D300s está R$ 2.770 só o corpo e a 7D R$ 3.400, ou seja mt coisa para meu nivel de iniciante, acredito que não seja o ideal pois não irei aproveitar uma maquina desse tipo ao maximo por um bom tempo (até aprender bem). Lá na loja não tem a pentax compacta indicada, mas tem a panasonic por 690 reais. Será que seria o caso de tb comprar essa panasonic TS3? você sabe como funciona esse esquema de congelamento? é imediato? ou dá para usar a maquina tipo: tirar foto e guardar?ou ainda, dá para usar um saco ou caixa estanque para minimizar os efeitos da temperatura/umidade?

    Valeu Rodrigo, mt obrigado novamente.

    Abs
    Felipe

    ResponderExcluir
  178. 1-Pela diferença de preço a D7000 está valendo a pena, ela vale mais que os 600 reais de diferença. As que não possuem motor de foco são as que citei anteriormente.
    2-Como também falei anteriormente, somente a partir de D300s é selada contra baixas temperaturas. Pode usar imediatamente as câmeras seladas, não precisam de nenhum outro artifício já que foram feitas para isso mesmo, tanto que a qualidade de imagem provavelmente é um pouco sacrificada.

    ResponderExcluir
  179. Olá Rodrigo, adorei o blog!

    Amo fotografias! Há 6 anos comprei uma Konica Minolta DimageZ2(nem existe mais! rs) e passei estes anos todos aprendendo algumas coisas básicas. Agora quero adquirir uma câmera que expanda meu horizonte fotográfico. Não sou profissional e nem penso em ser, mas sou detalhista e revelo minhas fotos em tamanho grande para decorar minha casa e presentear amigos.

    Já li esta sessão ao menos 5 vezes! Já sei sobre as duvidas e esclarecimentos a todos os colegas, mas ainda não consegui decidir e entender a diferença concreta entre Canon 60D e Nikon D5100.

    Recebi o conselho de pegar a Canon 60D com lentes 18-135mm. No entanto, a averigüei quês Nikon 5100 com 2 lentes (18-55mm e 55-200mm) compro exatamente pelo mesmo preço da Canon 60D com apenas a lente 18-135mm. (USD 1,3 mil). Em sua opinião, qual os pontos fortes e fracos das 2 máquinas? Por qual vc optaria?

    Fotografo em ambientes diversificados. Com muita e pouco luz, muito perto e muito longe, alem de pretender começar um curso profissional de fotografia brevemente. Vou buscar a câmera nos EUA.

    Muito obrigada pela ajuda e se quiser sugerir algo além do que coloquei, será super bem vindo!!

    Um abraço, Vanessa

    ResponderExcluir
  180. Olá Vanessa, a Canon 60D é de uma categoria acima apesar de isso não se traduzir em qualidade de imagem, há apenas um maior acesso direto às funções sem ficar usando muito menu, quanto mais botões e controles disponíveis é melhor.

    Pra pegar a D5100 com estas duas lentes é melhor pegar a D3100 que é mais barata ou avançar para a D90 que é melhor, ou para a D7000 que é bem melhor.

    Se for optar por Canon, a 60D está de bom tamanho, se for pela Nikon não considero a D5100 um bom custo-benefício, é D90 ou D7000. As que recomendei são câmeras de mesmo nível e as diferenças são detalhes como ergonomia, posição e forma de usar os controles e alguns penduricalhos que não influenciam em qualidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  181. Rodrigo, muito obrigada! Sua opinião me ajudou a decidir. Ficarei com a Canon 60D.

    Vc acha que a lente 18-135mm está boa e mais para frente invisto em outras lentes? Ou vc tem alguma outra sugestão?

    Obrigada uma vez mais!

    ResponderExcluir
  182. Sim, a 18-135 é uma ótima lente. Mais para frente, com mais experiência perceberá que outras lentes atenderão suas necessidades.

    ResponderExcluir
  183. Muitíssimo obrigada! Espero em breve poder contribuir com belas fotos com o blog!;)

    ResponderExcluir
  184. Caro Rodrigo,

    Parabéns pelo blog.

    Minha esposa está nos EUA e irá fazer um curso básico de fotografia. A princípio será como hobby. Estou querendo comprar ainda essa semana uma DSLR para ela. Estava quase decidido pela Canon 60D, em dúvida com a T3i, mas lendo os comentários do blog vi qye você fala muito bem da D90.

    Será usada mais para fotografar paisagens, viagens, festas, e caso pegue gosto pela coisa pode até passar a profissional.

    Gostei do visor articulado para fazer os videos.

    Tanto a T3i quanto a 60D que estou vendo é com a lente de 18-135mm.

    Outra coisa é quais acessórios comprar e quais filtros.

    Sds,

    Brunno

    ResponderExcluir
  185. Olá Bruno, a T3i então passa a ser uma boa opção assim como a Nikon D5100. Acessórios e filtros vocÇe deixe mais para frente se decidir seguir para o lado profissional e fizer cursos para se especializar.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  186. Rodrigo,
    Valeu pelas dicas. Resolvi comprar a D90 mesmo. É a ultima da loja e não irá chegar mais, já reservei e irei buscar na quinta feira.

    Desisti da 7000 (apesar de ser considerada melhor) em razão do preço mesmo, pois a principio ia comprar a 3100 e com a mudança para d90 o orçamento aumentou em 700 reais se fosse para D7000 seria mais R$700. Considerando que ainda é necessário comprar cartão de memoria, case e talvez tripe a diferença final é alta.

    Mt obrigado e parabens pelo blog.

    Felipe

    ResponderExcluir
  187. Rodrigo,

    Pelo que entendi, não vale a pena pagar US$ 150,00 a mais na 60D ao invés da T3i. A D5100 é melhor que a D90 ?

    Obrigado pela rápida resposta.

    ResponderExcluir
  188. Não, a D90 é melhor mas como você disse que gosta do visor móvel, ainda não tinha colocado ela nas minhas indicações.

    ResponderExcluir
  189. Rodrigo,

    Comprei a D7000. Espero ter feito uma boa escolha. Estava em duvida em relação à D90.

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  190. Me enganei, estava em dúvida em relação a Canon 60D.

    ResponderExcluir
  191. Olá, cai neste blog buscando pela Net e achei muito interessante, li "tudo", estou comprando uma câmera para minha esposa nos EUA, será para hobby e fotografar nossa filha de 1 ano, primeiro tinha pensado na Sony HX100V, depois que falaram que ele é uma compacta com "cara" de profissional, dai me recomendaram a Canon T3, estou querendo presentear minha esposa com uma câmera boa mais para fins de hobby mesmo com disse, vamos usar somente em passeios, aniversários etc, estou comprando a câmera errada? Partindo uma DSLR é um passo grande demais para um "total leigo" em fotografia? Ela não funciona o LCD para fotografar? Desculpe tantas perguntas, mas não quero comprar uma Ferrari e não poder utilizar pois a estrada que passo é de terra!

    ResponderExcluir
  192. DSLR pra leigo total, na minha opinião, é um passo grande demais e desnecessário. O LCD funciona mas é totalmente contraindicado pois afeta todo o funcionamento da câmera, fica muito ruim, este tipo de câmera não foi desenvolvido para ser usado visualizando pelo LCD.

    E há câmeras melhores que essas superzoom como a HX100 nestes dois links: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  193. Não há problemas especificamente com a HX100, só há um grupo de câmeras melhores que as da categoria da HX100. Mas se quiser comprar a HX100 também é uma boa opção.

    ResponderExcluir
  194. Mesma situação da HX100, se você prefere uma câmera com muito zoom pode ser qualquer uma dessas. Só postei aquelas outras câmeras porque em qualidade de imagem elas são melhores que as superzoom.

    ResponderExcluir
  195. Rodrigo, não estou procurando uma maquina com super zoom, mas sim uma máquina um pouco mais "profissional" comprada as portateis que tenho, hoje uso uma W35 da Sony, por isto fui para estas com "cara" de prof. Tem também aSony H70, entre as Canon SX30is, H100v e H70, oque recomenda?

    ResponderExcluir
  196. Então tem que ser uma daquelas 5 câmeras que estão nos dois links que passei pra você. Aquelas são as que chegam mais perto de "profissionais" por terem um sensor maior que se traduz em maior qualidade de imagem, mais recursos e controles de acesso direto às principais funções.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails