17 de fevereiro de 2011

Canon SX220, SX230 e outras mais...

   A série SX de pequeno porte da Canon é disparada a mais recomendada por mim devido à presença de controles manuais a baixo custo. SX100 em diante para quem prefere pilha e SX200 em diante para quem prefere bateria. Não tem erro, ainda não há concorrencia para elas simplesmente porque os outros fabricantes não abaixam os seus preços. E a Canon vai reinando sozinha...
 Esteticamente idêntica a sua antecessora SX210, apenas cores diferentes

   As Canon SX220 e SX230 são idênticas a não ser pelo fato de a última possuir GPS integrado, é a única diferença. Com sensor CMOS de 12MP; sua lente com 14x de zoom cobre distância focal de 28-392mm com abertura 3.1-5.9 e macro de 5cm; a velocidade dos cliques varia entre 1/3200 e 15 segundos; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 3.2fps; vídeos Full HD com taxa de 24fps e em super câmera lenta a 240fps; o alcance do flash é de 3.5 metros; seu LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
Dial com muitos modos de exposição incluindo manual e prioridades

   Opinião do blogueiro: Em relação a sua antecessora, a única grande mudança é a redução de resolução com seu sensor CMOS, além de ser a primeira câmera Canon com GPS embutido. Tecnicamente não possui grandes inovações e o flash continua sendo o grande ponto fraco mas mantendo a alta qualidade da série SX vai sempre ser recomendada, principalmente pela presença dos controles manuais.
 Mantido o design da série SD, agora rebatizada como ELPH

   A Canon ELPH100 também conta com sensor CMOS de 12MP; sua lente com 4x de zoom cobre distância focal de 28-112mm com abertura de 2.8-5.9 e supermacro de 3cm; a velocidade dos cliques varia entre 1/1500 e 15 segundos; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 3.4fps; vídeos Full HD com taxa de 24fps e super câmera lenta a 240fps; o alcance do flash é de até 4 metros; seu LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Botão dedicado para vídeos de fácil acesso

   Opinião do blogueiro: Câmera simples, sem grandes atrativos mas dependendo do seu preço pode chamar atenção pelos vídeos em super câmera lenta, abertura respeitável e macro de 3cm que é, na verdade, um dos maiores trunfos da Canon pois as outras marcas apenas correm atrás dela nesse item.
 Lente na cor da câmera dá um charme a mais

   A Canon ELPH300 possui o mesmo sensor das câmeras citadas anteriormente; sua lente com 5x de zoom cobre ótima distância focal de 24-120mm com abertura de 2.7-5.9 e supermacro de 3cm; a velocidade dos cliques varia entre 1/2000 e 15 segundos; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 3.4fps; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps e em super câmera lenta a 240fps; o alcance do flash é de 3.5 metros; seu LCD mede 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Botão deslizante não muito amigável no painel traseiro

   Opinião do blogueiro: Ótima grande angular de 24cm com boa abertura além do macro de 3cm já são suficientes para se recomendar uma câmera. A adição de vídeos em super câmera lenta é mais uma arma na guerra contra a concorrência mas...será que há espaço pra tantos modelos assim no mercado?

65 comentários:

  1. Lendo sobre estas câmeras me deu vontade de comprar outra da série SD... Minha PowerShot SD1000 Digital ELPH está prestes a se aposentar. Já não é mais a mesma... =/
    Ainda assim, é minha companheira de todos as horas. =)

    ResponderExcluir
  2. A ELPH300 achei legal por conta da abertura 2.7, agora pq na sua opiniao o botão deslizável não é muito recomendável? achei ele interessante, mas talvez seja incômodo mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Quando tava fechando esse post vi no cano da Canon 14X de zoom, deu a gota, me dei conta agora!

    ResponderExcluir
  4. Botão deslizante costuma dar muito defeito.

    ResponderExcluir
  5. AAAAAAAAAAAAAAAAAA então é mesmo, a uns 3 anos atrás existia um telefone da sony-ericsson que tinha botão analógico e que depois dava problema.

    Um Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!
    Comprei a canon sx230 agora em setembro e queria algumas dicas... existe algum tipo de manual ... gostaria de aproveitar mais dos recursos dela, mas não sei nada de fotografia ... rsrs

    Tem algumas dicas?

    Ah e gostei muito da cam, a imagem dela é ótima!!!

    ResponderExcluir
  7. Pela internet há vários manuais de fotografia em pdf mas se quiser comprar algum mais completo pode ser o Novo Manual de Fotografia de John Hedgecoe.

    Se procura pelo manual da câmera em português, tenho ele aqui: http://www.4shared.com/document/EeE_lwvx/Manual_Canon_SX220HS_SX230HS_P.html

    ResponderExcluir
  8. Hummm legal, mas vários manuais, vc indicaria algum desses em pdf? acho que vou esperar um pouco para adquirir um desses completo uma vez que ainda sou muito amadora
    ah criei um flickr se quiser dar uma olhada...as fotos das cataratas argentina foi com a canon, as outras com a minha antiga sony
    http://www.flickr.com/photos/fotografaamadora

    ResponderExcluir
  9. Há muitos circulando pela internet, não tem nenhum específico que eu te indique pois todos são bem parecidos. Se você usa torrent irão aparecer muitos bons, é só escolher um e praticar bastante.

    ResponderExcluir
  10. Olá Rodrigo. Andei pesquisando em qual camera adquirir e a duvida atual é : canon sx230 ou sony hx9v. Algum comentário ou dica que me ajude?

    ResponderExcluir
  11. Olá Daniel, as Canon possuem qualidade óptica bem superior às Sony.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Qual Câmera você acha melhor para quem quer aprender a tirar boas fotografias a Câmera Canon ELPH SX23 ou a sx 130?

    Rose

    ResponderExcluir
  13. Olá Rose, as duas são muito boas. Talvez a SX130 seja um pouquinho melhor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rodrigo,

    Em comparação entre a sx230 e a sx130, como fica? A 230 tem sensor cmos, a outra ccd. Como fica a questão da qualidade da fotografia?

    ResponderExcluir
  15. Pilgrim, a resposta está logo acima da sua pergunta pois a colega Rose fez a mesma pergunta que você.

    Este sensor CMOS é bom mas ainda vai levar algum tempo para chegar no mesmo nível dos CCD.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado Rodrigo!

    Na verdade me confundi com a pergunta da colega, pois ela havia mencionado ELPH e pensei que não seria a sx230.

    Então o CCD da sx130 é ainda melhor do que o CMOS da 230? Isso é bastante interessante, pois aí define a 130 como melhor em praticamente tudo (a não ser que o usuário prefira bateria, o que não parece ser critério exclusivo para definir a melhor câmera...), estou certo?

    um abraço e parabéns pelo blog,

    ResponderExcluir
  17. Em alguns casos o CCD é melhor, em outros o CMOS é melhor. Especificamente, esse CMOS da SX230 é bom mas em ISO alto ele pode ter um desempenho menor que o CCD da SX130.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado novamente, Rodrigo.

    Seus informes motivaram a escolha por uma SX130, recém saída da caixa!

    um abraço e novamente parabéns

    ResponderExcluir
  19. Prezado Rodrigo: recorro a você com mais uma pergunta: minha sx130 tem um insistente barulho enquanto ligada, mesmo quando a lente não foi aberta. Parece o barulho de um pequeno motor ou cooler. Será normal?

    ResponderExcluir
  20. Provavelmente é o estabilizador de imagem.

    ResponderExcluir
  21. Olá Rodrigo!

    Pior que não é o estabilizador, pois permanece mesmo com ele desligado. E ocorre mesmo no modo de visualização de imagem, sem que o canhão das lentes seja lançado.

    Se é o estabilizador de imagem, será algum modo de stand by? Mas e se a opção está desligada?

    É curioso notar que isso ocorre em vários exemplares dela, como por ex. aparece em um tópico chamado "SX130 static noise" no forum do DPreview. Isso inclusive interfere com um ruído na gravação de vídeo.

    Só não entendi se o problema é de algumas câmeras ou se é uma característica de todas, você saberia dizer?

    Novamente meu obrigado,

    ResponderExcluir
  22. Não sei dizer, imaginava que fosse o estabilizador quando fica ligado o tempo todo.

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo, estou na dúvida. A SX230 é mais nova mas a SX130 é melhor ?
    Na verdade eu vou usar uma das 2 para fazer videos e fotos, de um grupo de jovens. O que você me indicaria ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas são muito boas mas a SX230 possui uma lente mais abrangente e possui mais opções de vídeo. em qualidade de imagem são semelhantes.

      Excluir
  24. Rodrigo mais uma pergunta e se eu comprar uma filmadora SAMSUNG H300 e não a CANON ? muda totalmente ? sou leigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a prioridade for fazer vídeos então é melhor comprar uma filmadora mas como não entendo de filmadoras não posso dar uma opinião mais detalhada.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  25. Entao na verdade vamos tirar muitas fotos. Más iremos fazer alguns videos. Qual é melhor para videos a SX230 ou SX130 ? Fotos sei que é melhor a SX130 pela regulagem manual. Mas e para videos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os controles manuais da SX230 são os mesmos da SX130 e como as opções de vídeo da SX230 são bem melhores então ela é a melhor para você.

      Excluir
  26. Rodrigo, em primeiro lugar parabens pelo site,eu que não entendo nada de fotos e nunca gostei do assunto me tornei fã, agora espero adquirir uma camera para iniciar para tirar fotos em compromisso e quem sabe vou evoluindo. O assunto é realmente muito complexo e como voce mesmo disse cheio de malandragens como os MegaPixels, etc.
    Por isso peço uma ajuda para escolher uma camera, pelo que li um pouco e seu site e para o meu uso fiquei em duvida entre:

    Canon SX 130 / Canon SX 230 / Olympus SZ30

    A grande angular delas é 28mm, como disse não procuro nenhuma carateristica principal e sim um bom conjunto equilibrado.

    Grato e parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogerio, obrigado pela presença no blog.

      Acredito que hoje a SX230 é uma câmera mais completa.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  27. Olá a todos!
    Estou pensando em adquirir a sx230 pelo fato de possuir controles manuais, mas estou em dúvida sobre o foco manual. Li em alguns sites que pode ser baixado CHKD nas Canon, agregando inumeras funções na maquina.
    Minha dúvida é a seguinte, para controlar o foco como nesse vídeo "http://www.youtube.com/watch?v=YpHEDQQyn_s" eu necessito do CHKD ou a camera original tem esse recurso??

    Grato

    ResponderExcluir
  28. Normalmente não fazem foco manual em vídeos, parece que só é possível ao acessar o menu ALT criado com o CHDK.

    ResponderExcluir
  29. Mas em fotos, o foco manual funciona como no video??

    ResponderExcluir
  30. De fato, estas novas câmeras compactas ELPH HS da Canon são bonitas mesmo.Mas, infelizmente estão quase todas no mesmo patamar de preço que as SD's lançadas no início e meados dos anos 2000.Estas apelam, sobretudo, pela diversidade de cores que chamam atenção do consumidor em comparação àquelas de alumínio metálico das SD's (100 a 1000). Mas ainda continuo achando as SD's imbatíveis em qualidade de imagem (nitidez, brilho, tonalidade)das fotografias proporcionadas pelo uso dos competentes processadores Digic II e III.

    ResponderExcluir
  31. Olá Rodrigo. Tudo bem... uma duvida não relacionada a fotos mas a videos, Sx230 por ser estereo e full hd ela se sai bem? com qualidade razoavel em termos de nitidez? o audio dela ao ouvir sai razoavelmente bom e limpo sem distorcoes? exemplo gravar um show de rock?
    Pergunto isso pois apos varias pesquisas neste quesito no youtube, vi muitas cameras com full hd otimas imagens em videos mas o som mesmo sendo estereo não ficou bom, e vi outras com imagens mais ou menos e som muito bom mesmo sendo mono. Um desses casos foi a Sony HX70 que é mono e 720, mas em fotos acredito que a sony perde pra canon.
    Concluindo a Sx230, sera que ela iria distorcer ou ficaria limpo o audio mais ou menos?
    Obrigado pela atencao, até mais Agnaldo

    ResponderExcluir
  32. ps. ja fiz uma pergunta essa semana, acabei esquecendo de mencionar... pois acredito que a sx230, se sai razoavelmente bem em filmagens por os poucos videos relacionados a shows que encontrei.
    só mais uma orientacao caso pudesse dar, sem incomodar é claro..
    Novamente agradeço a atencao.. até mais...

    ResponderExcluir
  33. Como não faço nem analiso vídeos não sou a melhor pessoa pra te dar essa resposta. Sobre o som, importante é que o microfone seja frontal e não no alto da câmera para que o som saia mais limpo e alto. Poucas câmeras possuem este microfone frontal e a SX230 é uma delas.

    ResponderExcluir
  34. Olá eu gostaria de saber se é possível mudar o flash da Canon SX230
    Antes eu tinha uma sony e gostava porque na hora do disparo a camera piscava primeiro... dava um primeiro disparo e depois realmente batia a foto, então assim eu piscava no primeiro e depois a foto dava certo..com essa eu não consigo mudar... é possível???
    Obrigadaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília, obrigado pela presença no blog.

      Sim, é possível mudar mas é preciso que você leia o manual da sua câmera pra saber exatamente como se faz. Sem ter a câmera aqui não tenho como te dizer o que fazer, só posso adiantar que tem a ver com a função de olhos vermelhor ou red eye reduction. Leia o manual e procure no menu da sua câmera onde são feitas estas alterações.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  35. Oi Rodrigo, então eu tentei nestes olhos vermelhos mas não muda... fica batendo de uma vez.. nossa eu sofro pra ficar de olho aberto ou decente...rs Na Sony eu colocava pra ligar os olhos vermelhos e ficava oK agora nessa nada muda...
    Tentei olhar o manual, mas nada aparece...
    Será que não tem???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem. Pelo menos o site do fabricante diz que tem e todas as câmeras costumam ter mesmo. Já tentou todas as outras opções de flash?

      Excluir
  36. Uma dúvida entre os modelos mais novos da canon e essas.

    Canon ELPH 300 X ELPH 310
    Canon Sx230 c Sx240

    Qual tem melhor qualidade de imagem na disputa?
    E qual melhor das 4 para compacta de bolso em necessidade de controle manual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano, obrigado pela presença no blog.

      As 4 possuem a mesma qualidade de imagem já que possuem o mesmo sensor. Mas entre as duas de cima, a vantagem da primeira é ter uma lente com ângulo mais aberto e mais clara, a segunda possui mais zoom.

      Entre as duas de baixo é só o zoom maior mesmo da segunda, já que são praticamente a mesma câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  37. Olá! Eu não li nada ainda sobre o sensor da canon sx260. Que sabes sobre esta máquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja aqui o que eu falo sobre a SX260, inclusive sobre o sensor: http://www.foto-facil.com/2012/02/canon-sx240-e-sx260-o-reinado-continua.html

      Excluir
  38. Respostas
    1. SX220 é bem melhor, se ainda encontrá-la a venda. Se não conseguir encontrar tem a sucessora dela, a SX240.

      Excluir
    2. é não achei mesmo. Mais a sx240 acho muito cara. você recomenda alguma com o preço mais acessível? :)

      Excluir
    3. Canon SX150 ou Samsung WB150.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Volte sempre! Clicando no "leu?" na barrinha inferior você entra no ranking de leitores e em breve farei promoções contemplando quem tiver mais pontos.

      Excluir
  39. Olá, estou querendo comprar uma camera compacta, mas estou na duvida. Sempre soube que a lente da sony (carl zeiss) era muito boa, mas queria saber o que voce acha da lente da canon sx220? e entre sx220 e ixus500 qual a melhor? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essascâmeras são muito antigas, não se vendem mais. Uma ótima opção hoje em dia é a Canon SX240.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  40. Olá Rodrigo, antes de mais e aproveitando a deixa dos restantes participantes no teu blog, estou grata pelas "luzes" fotográficas que fui tirando das tuas dicas.

    Julgo que me podes ajudar na seguinte questão: tenciono adquirir uma Canon SX220 ou SX150, e a minha principal dúvida prende-se com a distância mínima de foco fantástica da Canon SX150 (1cm). Acha possível conseguir resultados minimamente semelhantes neste tipo de foto numa maquina SX220? (tendo em conta a qualidade de imagem significativamente melhor, bem como outras melhorias).
    A nível de qualidade de vídeo, existe grande diferença entre as duas?
    Obrigada mais uma vez.

    (E sim, ideal seria comprar uma SX240, mas o meu budget neste momento não permite)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complementando o meu comentário: pode-se dizer que, regra geral, 5cm é um bom número para distância mínima de focagem?
      Independentemente da questão "macro", a SX220 apresenta qualidade de imagem muito superior à 150? Bem sei que em ambientes de pouca luminosidade a resposta é sim.

      (acho que me fico por aqui :)

      Excluir
  41. Em primeiro lugar, tem uma tremenda sorte de ainda encontrar a SX220 à venda, pois já saíram duas sucessoras dela. E tecnicamente é uma câmera bem superior à SX150, em tudo, menos na distância mínima de foco. Não é que você perca qualidade na SX220, com essa câmera você só ganha qualidade em relação à SX150. Só fica limitada mesmo à distância, não vai ter como se aproximar a menos de 5cm do objeto a ser fotogrfado, só isso.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que vou optar pela SX220. Apesar de não ter muita experiência em fotografia, tenho vontade de aprender e de testar o melhor que posso fazer com manipulação manual. Obrigada pela sua pronta resposta.

      Excluir
    2. Em lojas online tenho facilidade em encontrar a SX220.

      Excluir

  42. Eu peço desculpa incomodar novamente, mas na prática existe muita diferença entre a SX220 e a SX240? Ou melhor, ganho de forma significativa em poder de personalização e/ou em qualidade de imagem?
    Pelo que li, a 220 sai em vantagem na rapidez de tiragem de foto, numa maior abertura da grande angular e no zoom máximo. Acabo por não entender exactamente se é significativa a diferença entre ambas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Rapidez de tiragem de foto em modo contínuo.

      Excluir
    2. A meu ver, a única diferença significativa é a grande angular da SX220 que é de 28mm e da SX240 que é de 28mm. Em compensação, a lente da SX220 é um pouquinho mais clara.

      Excluir
  43. Obrigada Rodrigo! Tenho andando a fazer pesquisa, e confirmo agora essas mesmas conclusões.
    Ou seja, em locais mais apertados a SX240 satisfaz melhor, porque alcança mais espaço; no entanto a SX220 poderá conseguir um ligeiro aumento de qualidade na imagem devido à sua lente mais clara (capta mais luz?).
    O facto da SX240 ter um maior zoom, pode significar que de alguma forma "perdeu" noutros aspectos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que ela tenha uma melhor qualidade de imagem necessariamente, mas permite usar um ISO menor ou um tempo de exposição menor conforme se diminui a luminosidade. E o maior zoom só mostra alguma perda, mesmo sendo quase insignificante, a partir do momento em que se supera o zoom da SX220. Enquanto se mantém a distância focal máxima da SX220 nada muda.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails