7 de janeiro de 2011

Olympus XZ1: Finalmente Olympus mostra o que sabe nas compactas?

   Eu estava muito ansioso pra falar sobre essa câmera pois ela parece que veio pra se tornar a líder desse segmento de compactas de sensor grande. Mais uma previsão minha se confirmou: A Olympus XZ1 trouxe sua famosa lente Zuiko rebatizada como Izuiko para as compactas. E trouxe logo em grande estilo, é a mais rápida das compactas roubando o posto da também sensacional Samsung EX1. A abertura é de 1.8-2.5 mas como ela possui mais zoom, ao longo das suas distâncias focais ela é mais clara e rápida que a concorrente coreana.
 Fotos retiradas do site da fabricante

   Vamos às especificações dessa super câmera de 10MP: O sensor é o maior usado atualmente em compactas, é exatamente o mesmo da Panasonic LX5 e como lembrei na ocasião do pré-lançamento dessa belezura, Leica, Olympus e Panasonic são parceiras no desenvolvimento de tecnologia já há alguns anos tanto que dividem os louros do sucesso dos sistemas 4/3 e Micro 4/3 no exterior. A lente com 4x de zoom cobre distância focal de 28-112mm com macro de 1cm; possui RAW nativo; estabilização pelo sensor; e controles manuais, coisa rara em compactas Olympus.
 Detalhe da sapata para flash e dial de operações

   Seus disparos variam entre 1/2000 e 60 segundos mas conta com uma novidade sensacional: Modo bulb! Não me lembro de ter visto isso antes em compactas. Pra quem não está acostumado às reflex, bulb é o modo em que mantemos o botão de disparo pressionado e a exposição só termina quando o botão é solto, no caso da XZ1 o limite é de 16 minutos. Os vídeos HD com taxa de 30fps em formato AVI são limitados em 7 minutos; bom modo contínuo de 2fps.
 Painel traseiro simplificado pode ser um ponto contra

   O monitor não é de LCD e sim de OLED de 3 polegadas e alta resolução; faz panorâmicas sem auxílio de software; não há viewfinder; a potência do flash não informada mas possui sapata para flash externo; e é alimentada por bateria que pode ser carregada via USB. Além do flash, a sapata serve como porta de entrada para microfone estéreo e viewfinder externo, como já funciona no sistema 4/3.
   Versões branca e preta tal qual a Panasonic LX5

   Opinião do blogueiro: Se mantiver a qualidade das lentes Zuiko usadas nas suas reflex, a XZ1 pode tomar o posto das consagradas séries LX da Panasonic e G da Canon. Com certeza vai sacudir o mercado e tem tudo para se tornar até o presente momento, a melhor compacta unindo a qualidade Zuiko à abertura monstruosa de 1.8 em grande angular.

41 comentários:

  1. Olá, Rodrigo! Belo post! Agora, pegando carona, você que tem (se não me engano) uma Canon 500D, me diga uma coisa: ela tem o tal modo "Bulb" achei isso muito interessante pois gosto demais de fazer "longa exposição".
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Gostou do bulb né? Toda reflex tem esse modo, com uso de cabo disparador fica sensacional.

    ResponderExcluir
  3. Fantástica essa câmera.

    A abertura máxima em "zoom máximo" é de surpreendente f/2.5. Deve ser ótima para fotos em baixa luminosidade. Na Lumix LX-5 a máx. abertura em tele é de f/3.3, e na Canon S95 de apenas f/4.9.

    Preço nos EUA (BH): US$ 499,00.

    ResponderExcluir
  4. Fala Rodrigo, pelas especificações essa câmera é espetacular. E esse efeito bulb que proporciona 16min de exposição é sensacional. Eu me encaixo no "Pra quem não está acostumado às reflex" e pergunto; Qual é a média de tempo de exposição nas reflex neste modo? Quando será que essa criança chega ao Brasil? Só a pouco tempo vi a Samsung EX1 no Mercado Livre e é bem mais barata que a LX5. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo...comparei com a EX 1 e falta a facilidade dos comandos manuais, a memória interna,a lente Schneider-Kreuznach grande angular de 24mm e principalmente a tela amoled flexivel..como vc mesmo disse..ainda esta para nascer a máquina totalmente perfeita...
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Realmente a EX1 (ou TL500, como é conhecida em alguns países) é outra ótima câmera, principalmente ao fato de ter abertura máxima de f/1.8. Embora não seja primordial, mas o vídeo é de baixa resolução: 640 x 480 pixels.

    Particularmente, eu ainda iria de LX5, afinal, a diferença de f/0.2 é compensada pelo sensor maior na LX5; além da ultra-conceituada lente Leica. Uma outra possibilidade, com ainda mais controles manuais e visor ótico nativo, é a Nikon P7000 (com zoom ótico de 7x, pena que possui abertura máxima de 'apenas' f/2.8).

    Obs.: o melhor LCD é da Nikon P7000: mais de 900.000 pontos de resolução. O LCD Amoled da Samsung está sendo criticado pela imprecisão na reprodução das cores.

    ResponderExcluir
  7. É, eu fiquei muito encantado com essa nova Olympus e sobre a falta de acesso aos controles acho que dá pra gente relevar por ser a primeira compacta da Olympus nessa categoria, ainda tem muito a evoluir com futuras versões.

    Se eu tivesse (e pudesse) que comprar uma câmera hoje, acho que seria a P7000 pois a falta de um viewfinder na LX5 ainda me incomoda, já me acostumei demais a isso.

    Douglas, normalmente nas reflex não há limite de tempo no modo bulb, enquanto ele ficar apertado lá, por horas se for necessário, a câmera vai captando a luz.

    ResponderExcluir
  8. Aproveitando que o topico e' de supercompactas, anuncio aos colegas que estou colocando `a venda minha Panasonic LX5 (Branca), nova (1 mes e meio que comprei nos EUA) Motivo da venda: simplesmente nao uso ela.

    Os interessados podem me add no MSN: marcus@gorba.org (ou mandar email tmb)

    Abracos,

    MGH.

    ResponderExcluir
  9. Ai que tentação! rsrsrs...
    Essa LX5 branca é o que há!

    ResponderExcluir
  10. Bem, agora falando dessa Olympus...
    Realmente linda...
    Um design semelhante a da LX5 que é semelhante à Leica... Neste quesito, uma tentação!
    '
    A respeito das especificações, como o Wendley, eu e tantas outras pessoas já falaram, tá pra ser inventada a câmera perfeita.
    '
    Agora é esperar mais alguns meses para ver a aceitação da XZ1.
    '
    Apesar das críticas ainda estou esperando uma boa oportunidade pra comprar a EX1 (TL500), mas sei que muita água vai rolar daqui até março...

    ResponderExcluir
  11. Wigui, aproveita que você e o marcus moram pertinho...

    Presidente, faz um precinho camarada porque ela é vip aqui no blog, viu?

    ResponderExcluir
  12. Kkkk... com certeza Rodrigo, quero ve-la sendo usada! Estou aberto aos debates rs... :)

    Fotos feitas com ela:

    - http://www.flickr.com/photos/marcusgh/5303741749/
    - http://www.flickr.com/photos/marcusgh/5320346267/

    A camera e' super nova, nao deve ter 200 clicks, e
    ainda ganha de brinde um sandisk hc 8 gb :)

    ResponderExcluir
  13. Ai, ai, Gorba...
    Quando vc postou seu msn aqui fiquei morrendo de vontade de te adicionar, mas meu pc tá podre =[ fechando a janela de conversa a todo instante.

    O novo que chegou, minha irmã, tentado particionar o hd, fez o favor de mandar pro espaço a pasta de recuperação do sistema...resultado o pc não inicializa, pensa no meu desespero... :X

    Agora estou tentando baixar toda a parafernália que veio nele e a cada vez que o download é concluído o pc precisa ser reiniciado... agora, pensa no meu estresse... Afff!
    '
    Mas, olha desde que li o anúncio não paro de sonhar com a tua LX, afinal, ela e a Samsung EX1 são meus atuais sonhos de consumo...rsrsrs...

    ResponderExcluir
  14. Rs...

    Wigui, te entendo! Eu testei ambas, e optei pela
    LX5 pela gama a mais de recursos, inclusive maior alcance da objetiva, e' mais rapida, tem maior alcance do flash, tem modo de exposicao max. de 60 segundos, e' mais charmosa, faz fotos panoramicas (16:9) e bla bla bla... Sem dizer que a objetiva e' fabricada pela LEICA.

    Dificilmente vai perder valor, pois
    e' quase impossivel de ser encontrada aqui no Brasil, ate' nos EUA e' dificil se vc nao for em uma loja especializada

    Qualquer coisa me manda um email... (:

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde a todos !!
    Não seria interessante traçarmos um esqueleto de uma câmera ideal, levando em consideração a qualidade das fotos ????
    O que a turma acha ???

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Rodrigo! Uns meses atras pedi uma sugestao de cameras pra fotografar minha colacao, missa e baile....tudo aconteceu esse mes e comprei a Olympus XZ1, por conta de sua recomendacao...Aprovadissima.
    90 % das fotos foram tiradas no modo automático e ainda sim ficaram excelentes.
    Pena que nao sei como postar pra todos opinarem..
    Ah a revelacao mesmo ampliada ficou com qualidafe impressionante. Melhores ate que algumas profissionais que eu comprei das cerimonias.
    Mais uma vez agradeço. Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Bom saber das opiniões sobre essa câmera. Obrigado pelo retorno e fique à vontade para fazer parte do nosso grupo no flickr e compartilhar suas fotos conosco.

    ResponderExcluir
  18. Olá Rodrigo, excepcional esse site, muita informação, parabéns.

    Estou pesquisando uma câmera que tenha um excelente desempenho ao filmar bandas em ambientes com baixa luminosidade ou muita luminosidade (vai depender das condições de iluminação do palco) e versátil também para fotografar. A qualidade da captação do audio não é relevante.

    Inicialmente pensei na canon t3, pq filma 30mim em 720p/30fps e tem um bom zoom para os closes nos músicos.

    O que me recomenda? Ela vai me atender?

    Obrigado,

    Vinicius

    ResponderExcluir
  19. Olá Vinícius, obrigado pela presença no blog.

    A T3 irá te atender mas é preciso ressaltar que ela é uma câmera reflex, possui lentes intercambiáveis, então ela não tem zoom. O zoom depende da lente que estiver usando, normalmente ela vem com uma lente 18-55mm que possui aproximadamente 3x de zoom mas você pode usar lentes com maior aproximação de acordo com a sua necessidade.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  20. A um tempo tenho procurado a XZ-1 na cor branca para comprar, bom apareceu uma ai, mas ela é usada, mas segundo o vendedor ela esta em perfeito estado e tem uns 900 cliques. A duvida é, usado é um bom negocio?? O que preciso analisar?? 900 cliques são muitos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, obrigado pela presença no blog.

      Usada pode ser um bom negócio dependendo do preço. A quantidade de cliques em câmeras compactas não faz diferença alguma pois não há desgaste do obturador.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Bom a xz-1 aqui no Brasil é dificil achar, e eu ainda queria a branca, dai foi impossivel achar rsrs, bom o cara ta vedendo ela por R$ 1100 (100 reais mais barata do que uma nova que encontrei aqui no brasil para comprar, mas na cor preta), ele mando fotos e tal, realmente ela ta com aspecto de novo,não tem aranhões nem nada e vem com os acessorios e caixa original, mas to com uma pulga atras da orelha por ela ser usada, achei ela nova no e-bay tambem, mas dai tenho medo dela ser pega na alfandega e eu ser taxado, e duvidaaaaaaa cruel.

      Excluir
    3. Procure no link de comparação de preço de câmeras aqui ao lado esquerdo, tem algumas lojas que possuem a XZ1.

      Excluir
  21. Rodrigo, quase um ano e meio após o post, você obteve mais informações da Olympus XZ1? Entre ela e a Pana LX5 por qual você optaria? Rapaz, tem um camarada interessado na minha FZ-35, estou quase vendendo com uma dor danada no coração, mas por outro lado, eu estou com a T3i+18-55+50mm, e (na minha opinião), não faz muito sentido ter a FZ-35 pelo seu tamanho, quero uma compacta premium para carregar na mochila, levar para viagens etc.
    E aí? Ajude o Evandrão a tirar essa pulga detrás da orelha, haha.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como essas duas câmeras usam o mesmo sensor, a qualidade em geral é a mesma. Diferenças mínimas de cor acontecem já que uma usa lente Leica e a outra é Zuiko, mas de qualidade bem próxima. É caso de rever as especificações de cada uma e escolher a que atender mais as suas necessidades.

      Excluir
  22. Ô meu nobre, muito obrigado pela resposta!!
    Só me esclareça mais uma coisa: Comparando a XZ1/LX5 com a FZ-35, (desconsiderando a distância focal claro), a qualidade das fotos são próximas em qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No automático e para pessoas sem muita experiência, fica igual. Quem já tem experiência e usa controles manuais sente nítida diferença.

      Excluir
  23. Inclusive eu estava pesquizando aqui, e encontrei a seguinte informação: Panasonic FZ-35: Sensor 6,08 X 4,56mm, Olympus XZ1: 8,07 X 5,56mm. Ou seja, a Olympus além de melhor abertura de lente, também possui o sensor maior??? Então o troço deve ser bom mesmo heim!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são câmeras de categorias diferentes, nem dá pra comparar.

      Excluir
  24. Rodrigo, eu de novo!!
    Vendi minha FZ-35, então vou as compras, quero minha compacta premium. conforme seus esclarecimentos, "filtrei" minha pesquisa para me adequar a qual me atende melhor, uma vez que o sensor e a resolução são praticamente os mesmos nessa categoria, então estou entre duas.

    Descartei a LX5 (espetáculo, porém muito cara), a ZX1 (razão desse post, abertura incrível), mas não encontro um review sobre ela, nenhum comentário de usuário, deixa a impressão de não ter emplacado, consequentemente não dá pra saber se houve algum defeito precoce ou alguma falha de série, Nikon P7100, muito cara para oferecer praticamente o que a G12 oferece, e ainda tem abertura mais limitada em tele...

    Então agora o embate é entre Canon: G12 X S-100! Na minha
    modesta opinião:
    G12: Prós: Formato lindo, controles incrivelmente fáceis sem necessidade de acionar o menu, me parece ter construção mais robusta, inclusive com a empunhadura emborrachada, sapata para flash e visor articulável.
    Contras: Um pouco "gordinha", e abertura não tão boa.

    S-100, Prós: Tamanho discretíssimo, abertura ótima.
    Contras: Não tem sapata para flash, acesso as funções mais dificultado, visor fixo e um pouco mais cara, (cerca de R$ 200,00).

    Curioso, é que a G12 (pelo que andei pesquisando), tem uma aceitação excelente junto ao público, parece um pouco com a história da FZ-35 quando comprei, é assim meio que unânime.

    Estou levemente inclinado para a G12, agora você acha que em fotos noturnas, eu ficarei na mão?

    Mais uma vez fico grato, e desculpe-me se me estendi demasiadamente.

    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  25. A XZ1 tem pouca informação porque nunca foi lançada oficialmente aqui no Brasil, os poucos que conseguiram comprá-la foi em pequenas lojas.

    A aceitação maior da G12 vem do histórico de excelentes câmeras da série G, é como se fosse qualidade garantida.

    A questão das fotos noturnas depende muito mais do fotógrafo do que da câmera, sabendo usar os controles manuais se obtém boas fotos até com a Canon SX130 que é a câmera mais barata com controles manuais.

    ResponderExcluir
  26. Valeu brother!!
    Esta semana me decido enfim, rsrsr.
    Quanto as fotos noturnas, me referi principalmente aquelas situações de fotografar pessoas espontaneamente, sem pedir para pousarem, gosto muito de fotografar assim, (sem flash para não afugentar o assunto) principalmente crianças que se mexem muito,então a grande abertura da XZ1 ainda me cativa....

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  27. Rodrigo, bati o martelo!
    Consegui a Nikon P7000 a R$ 800,00 pelo ML Z E R A D A !!!
    A princípio suspeitei do valor, mas o vendedor alegou que comprou barato, ela está intacta na embalagem original, manuais, cartão 8gb e bolsa original.
    Fiz uns disparos aqui e me surpreendi...que qualidade!!!
    Como vendi minha FZ35 por 700,00, apliquei apenas 100,00 para essa nova aquisição, estou bastante satisfeito.
    Agora o Kit é: T3i + 18-55 + 50mm e P7000 na mochila. :)

    Mais uma vez fico grato pela ajuda!

    ResponderExcluir
  28. Olá Rodrigo!
    Sou leitor do seu blog há algum tempo, ja aprendi bastante aqui, muito obrigado!
    Hoje estou em dúvida: entre a Olympus XZ-1 e a Olympus 'Mini PEN', qual você indica? Sei das diferenças entre elas, e apesar de estar inclinado a comprar a Mini PEN, penso que a XZ-1 possui uma lente mais clara do que aquela que acompanha a PEN.
    VOcê pode me ajudar? Tenho quase certeza que o ideal para mim seria a XZ-1, mas preciso ouvir isso de alguém... é que a Mini PEN é tão 'mais charmosa'! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, obrigado pela presença no blog.

      Mas assim você me deixa de mãos atadas rsrs. Como são câmeras completamente diferentes e você já sabe da diferença entre elas, eu não posso decidir por você qual a câmera que mais atende a sua necessidade. Essa é uma decisão pessoal, eu não posso impor que você precisa de uma câmera de lente intercambiável em detrimento de uma compacta com lente mais clara. Essa decisão é somente sua e parece que você já a fez. Siga a sua intuição.

      Excluir
    2. Você tem razão Rodrigo... Como ainda não tenho referencias práticas em fotografia (apesar das diversas experiencias com resultados incriveis que consegui com uma destas compactas automáticas, uma Olympus Stylus 710. ouvi muitas reclamasções destas linha de cameras, mas a minha só deixou de funcionar quando caiu de um carro em movimento (!)rsrs tadinha, tinha apenas 3 anos...).
      Vou de XZ-1. Preciso aperfeiçoar-me ainda, enquanto não puder estudar fotografia mais profundamente.
      Valeu, abraço.

      Excluir
  29. Oi, Rodrigo gostaria da sua opinião!
    Quero comprar uma câmera, mas estou em dúvida as câmeras que se enquadram as minhas necessidades e condições financeiras são as seguintes: Olympus 3D VR330/sz10, uma Nikon s3300 ou ainda uma Sony w710 ou w730. Seria mais para usar no dia a dia e em alguma viagem. Se você tiver ideia de alguma outra máquina razoavel, estou aceitando sugestões. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa categoria de câmera há duas marcas que sobressaem: Canon e Panasonic. Todas as outras ficam abaixo, mas acho que a Olympus é a que chega mais perto delas. Destas que citou recomendo a VR330, mas procure sempre pelas de menor resolução que são as melhores câmeras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails