29 de janeiro de 2011

Novas câmeras à prova d'água para 2011

   Esse ano já falei da tosca Kodak Sport ou C123 e agora vou falar sobre lançamentos de Sony, Fuji e Panasonic. Não entendo muito deste tipo de câmera mas pretendo comprar uma esse ano e vou tentar fazer uma postagem mais detalhada sobre estes modelos.
 O já conhecido design da série T um pouco mais robusto

   A Sony TX10 traz sensor CMOS de 16MP e sua lente com 4x de zoom cobre distância focal de 25-100mm com abertura 3.5-4.6 e supermacro de 1cm (raro neste tipo de câmera); a velocidade dos seus cliques varia entre 1/1600 e 2 segundos; possui estabilização óptica; modo contínuo de 10fps; sensibilidade ISO de até 3200; os vídeos Full HD possuem taxa de 25fps; o alcance do flash é de 3.7 metros; seu LCD mede 3 polegadas sensível ao toque. Resistências: 5 metros de profundidade; 1,5 metros de queda; poeira; e -10ºC de temperatura.
 Sem teclas no painel traseiro por ter LCD sensível a toque

   Opinião do blogueiro: Equipada com lentes Carl Zeiss de ótima grande angular e com o sweep panorama em 3D e debaixo d'água, tem tudo para se tornar uma campeã de vendas. Acho que a TX10 pode ser uma excelente opção. Recomendada apesar de passar a sensação de não ser "selada".
Design moderno da renovada série XP

   As Fuji XP20 e XP30 são idênticas, a não ser a presença de GPS na XP30. Equipadas com sensor CCD de 14MP e lente com 5x de zoom cobre distância focal de 28-140mm com abertura 3.9-4.9 e macro de 9cm; os disparos variam entre 1/2000 e 4 segundos; possui estabilização no sensor; modo contínuo de 0.8fps; sensibilidade ISO de até 3200; vídeos em resolução HD com taxa de 30fps; alcance do flash de 3.1 metros; LCD de 2.7 polegadas. Resistências: 5 metros de profundidade; 1,5 metros de queda; poeira; e -10ºC de temperatura.
 Botão dedicado para vídeos é garantia de agilidade

   Opinião do blogueiro: A Fuji tem mais tradição em câmeras à prova d'água e eu tenho tendência a comprar uma Fuji ou Olympus, as mais tradicionais nesse segmento. Para quem gosta, o GPS pode ser um grande atrativo, além da opção de upload direto de fotos e vídeos para as redes sociais e o modo panorâmico sem necessidade de software. Outra ótima opção.
 Sem dúvida, a mais robusta das câmeras à prova d'água

   Pra finalizar, a Panasonic TS3 com sensor CCD de 12MP e sua lente com 4.6x de zoom cobrindo distância focal de 28-128mm com abertura 3.3-5.9 e macro de 5cm; velocidade de disparos entre 1/1300 e 60 segundos; possui estabilização óptica; modo contínuo de 3.7fps, surpreendente para um sensor CCD; sensibilidade ISO de até 6400; vídeos Full HD com taxa de 30fps (se a informação estiver correta é a primeira câmera com sensor CCD e vídeos Full HD); o potente flash alcança até 5.6 metros; LCD de 2.7 polegadas. Resistências: 12 metros de profundidade; 2 metros de queda; poeira; e -10ºC de temperatura.
 Essa passa a sensação de ser bem protegida

   Opinião do blogueiro: É a mais resistente das 4 citadas porém as suas antecessoras custaram muito caro. As especificações são surpreendentes para quem tem sensor CCD, preciso checar direitinho estas informações mas foram todas tiradas do site oficial do fabricante. Parece ser a melhor das opções até porque conta com a lendária lente Leica, GPS, altímetro e barômetro, completa para esportistas. Super recomendada.
 Exemplo da luz noturna do LED frontal

   Informações gerais: Não se esqueçam que não dá pra abusar das resistências, não é recomendável ficar por mais de 1 hora com a câmera mergulhada na água, e todos perceberam que lentes claras não são o forte destas câmeras. É o preço a se pagar por ter uma câmera resistente mas percebam que as câmeras "seladas" estão cada vez tecnicamente melhores.

83 comentários:

  1. O interessante Rodrigo, é que a Panasonic resolveu fazer uma redução nos Megapixels: a TS2 (antecessora da TS3), possuía/possui sensor CCD de 14.Mpx.
    Talvez estejam mais conscientes...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo! Mas continuo estranhando a presença do vídeo Full HD em uma câmera com sensor CCD. Alguém conhece outra câmera assim?

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, aparentemente, é a primeira... (pode até haver alguma por aí, mas pesquiso bastante sobre isso e não vi nada).

    ResponderExcluir
  4. Pois é, tô estranhando que ninguém fez alarde sobre isso. Seria um marco nas câmeras com sensor CCD e logo numa à prova d'água?

    ResponderExcluir
  5. O blog Gizmodo fez um teste com essa câmera da Panasonic a convite dela própria, e, sim, ela filma em full HD, inclusive debaixo das águas geladas da Patagônia =D

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo então essa da Panasonic é melhor pra quem entende pouco de fotografia, mas tem mta contade de ter uma prova d'agua? a idéia poder tirar fotos amadora?
    obrigada

    Elaine Moreno

    ResponderExcluir
  7. Olá Elaine, obrigado pela presença no blog.

    Em relação a quem pouco entende de fotografia, elas são todas iguais, não tem muita diferença de recursos mas com certeza a qualidade de imagem dela é melhor mas veja se encontra a TS1 nas lojas pois todas estas câmeras dessa postagem ainda não estão a venda.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  8. E quanto à fotos feitas no mar? Será que a perigo de corrosão?

    ResponderExcluir
  9. Nenhuma empresa nunca se proncunciou quanto a isso. Acho melhor não arriscar e usar uma caixa estanque.

    ResponderExcluir
  10. Talvez seja necessário mesmo usar uam caixa estanque para fotos "oceânicas".

    Agora Rodrigo nunca vi câmera CCD fazer Full HD, mais uma vez a Panasonic fazendo bonito!

    ResponderExcluir
  11. OLÁ , GOSTARIA DE COMPRAR UMA TX5 OU A 10 ... ALGUÉM RECOMENDA ? PODEM ME INFORMAR , GOSTARIA DE UMA Á PROVA D"ÁGUA ... AGUARDO ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de compra a Sony TX10 achei péssima a qualidade. Mil vezes Canon EOS Rebel T2i. Não é a prova d agua, mas as fotos são foda!

      Excluir
    2. Mas também não vamos comparar compacta com reflex né? O dia que uma compacta for melhor que reflex é o fim do mundo...

      Excluir
  12. Hoje as Panasonic são disparadas as melhores e mais completas câmeras à prova d'água do mercado mas são muito caras. Como Olympus e Fuji estão neste mercado há mais tempo, são as marcas que mais recomendo e se o motivo principal da compra é por ser à prova d'água deve ser uma destas. Não coloco Sony entre as melhores.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rodrigo, em nenhuma delas há especificação de duração da bateria, o que é muito importante. Você tem alguma informação sobre isso? Uma dúvida: elas são específicas para piscina? Ou seja, se eu quiser tomar um banho de mar e a levar para tirar uma foto (coisa simples, nada de mergulho profundo), posso prejudicar a câmera? obrigada!

    ResponderExcluir
  14. É verdade, é uma informação que comecei a colocar apenas nas postagens atuais porque muitos fabricantes omitem isso. Tem alguma(s) específica(s) que queira saber?

    Os fabricantes também são omissos em relação a maresia, só informam sobre a profundidade mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Pois é... às vezes a máquina é o máximo mas a bateria quase não dura tempo suficiente para você registrar tudo o que deseja. Eu gostaria de saber a duração da bateria da Sony TX10, que está aparecendo no mercado agora como ótima alternativa, apesar do pouco tempo de mercado em máquinas à prova d'água.
    Você chegou a dar uma olhada na câmera digital Olympus Tough 8010? ABS

    ResponderExcluir
  16. A TX10 faz cerca de 250 fotos com uma carga de bateria. Quer que eu faça uma postagem sobre a 8010? Deixe seu nome para eu dar os créditos à sugestão.

    ResponderExcluir
  17. OBA! Obrigada pelas informações! Sim, eu gostaria muito se você pudesse fazer uma postagem sobre a Olympus Tough 8010.
    Abs, Viviane Godoi

    ResponderExcluir
  18. E quanto ao preço, qual o melhor custo benefício para quem só quer tirar foto na praia, chuva e cachoeira, sem se preocupar em estragar a câmera com os pingos d´água? Quero mesmo a mais em conta! Luciana

    ResponderExcluir
  19. Olympus e Fuji tem as opções mais baratas de câmeras à prova d'água. Aqui no Rio elas andam em falta e só encontrei a Samsung WP10 a 400 reais.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  20. RODRIGO BOA TARDE
    MES QUE VEM TO INDO PRA NATAL E GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR CAMERA A PROVA DA AGUA PARA TIRAR FOTOS NA PRAIA, NO MAR, ETC...E ONDE COMPRAR?
    FICO NO AGUARDO DE UM BREVE RETORNO

    ResponderExcluir
  21. À prova d'água recomendo as Olympus e Fuji que são mais tradicionais ou a Panasonic TS3 se puder gastar um pouco mais.

    Mas ainda não inventaram câmera que resiste à maresia, cuidado com o mar, não se deve usar câmera alguma no mar.

    Procure em lojas especializadas em fotografia ou clique na busca de comparação de preços de câmera que tem aqui no blog à esquerda.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  22. To pensando em ir pra Cancun em janeiro, será que a sony TX10 seria suficientemente resistente pro mar e praia de lá?! Desde já, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Carol, obrigado pela presença no blog.

    Apesar de as câmeras à prova d'água terem uma boa resistência de profundidade, não protegem quanto à maresia então, não abuse da câmera na água do mar.

    Não sei se já tem ou ainda pretende comprar a TX10 mas, certamente, ela não é a melhor opção. As melhores são Panasonic, Olympus ou Fuji.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  24. Oi Rodrigo estou pensando em uma Câmera Digital Canon Powershot D10 12.1MP aparece em um site de compra que eu vi tem um filme dela na água de mar...
    Também tem a opção da Câmera Digital Nikon 1 AW100 Branca com 16MP, Tela de 3.0", à Prova D'agua, Choque e Congelamento, com Bússola, GPS e Lente de Cristal, sabe vou usa-la muito em praia queria algo de garantia...
    E por último o que acha da Câmera Digital Mormaii Shock G2?
    Fico grata pela atenção, a opinião que me der vou segui-la pois vejo que é uma pessoa que entende de máquinas á prova d'agua, afinal comprar este tipo de máquina é uma decisão que deve ser muito bem pensada!

    ResponderExcluir
  25. Olá Carla, câmeras à prova d'água mais confiáveis são Olympus e Fuji, procure algum modelo destas duas marcas. Agora tem também a Panasonic TS3 mas é muito cara, provavelmente é a melhor de todas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite!!!!! Apenas para titulo de informação, usei a camera Olympus Stylus 1050 SW no mar (estive em Porto Seguro), usei ela dentro do mar para fazer fotos e presa na cintura enquanto birnvaca com minha filha dentro do mar. O que sempre fiz foi lavar a mesma em agua doce corrente umas 3 vezes ao dia e na hora de guarda-la a noite, lavava a mesma em agua morna e um pouquinho de detergente neutro, não houve corrosão, problemas na vedação. Também sempre vou a Caldas Novas-GO e mergulhamos nas pisicinas de agua quente e n]ão sei se é por sorte mas não houve problema,. o que tenho que fazer de vez em quanto é lavar a objetiva para tirar o oleo que ela pega na piscina das pessoas, senão as fotos saem embaçadas.

    ResponderExcluir
  27. O unico porém da Olympus stylus 1050 é que ela é lenta para tirar fotos seguidas, demora um pouquinho para o clic seguinte. Agora que ela é resistente, é a pura verdade. Caiu várias vezes no chão e não teve problema algum. Tenho uma Sony TX10 mas não deixo minha filha de 8 anos chegar perto, essa camera é muito frágil. Tô de olho na TS3 da Panasonic, porém em termos de robustez a Olympus dá de 10 a 0 na TS3 da panasonic.

    ResponderExcluir
  28. Rodrigo onde poderia estar comprando a Panasonic TS3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não consegui link aqui no Brasil. Só achei no Paraguai e paguei $300.

      Excluir
    2. Carla

      no site da fast shop ten TS3 panasonic.

      Excluir
  29. Obrigado pelo depoimento, Augusto.

    Carla, faça uma busca no link "compare preço de câmeras" que está aí do lado esquerdo.

    ResponderExcluir
  30. Oi Rodrigo, help-me. Comprei uma Câmera Lumix TS3 - prova dágua. Os vídeos gravados tem extensão .cpi. Não consigo abri-los e nem tampouco a Panasonic fornece download no cd de instalação. Sabe como posso vê-los ou converter? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, procure no(s) cd(s) que vem com sua câmera pois ele tem algum software para visualizar ou converter este formato. Tem que vir, é obrigatório pois se trata de um formato proprietário de Sony e Panasonic e elas são obrigadas a fornecer este software.

      Se não encontrar, tente este conversor aqui http://www.fileguru.com/apps/converter_cpi_video ou configure sua câmera para fazer vídeos em outro formato, há essa possibilidade nos vídeos HD ou VGA, não nos Full HD.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  31. Estou viajando para porto de galinhas e só acho a DMCTS2 vc acha uma boa escolha para debaixo d agua?

    ResponderExcluir
  32. Eela serve tanto para água como para ser usada fora para fotos comuns de aniversário etc?

    ResponderExcluir
  33. depois da viagem gostaria de comprar uma semi profissional qual vc me indica?

    Um abraço Kelly

    ResponderExcluir
  34. desculpa tantas perguntas e porque vou compra la amanha então gostaria de tirar essas duvidas. TS2 filma debaixo d agua em HD?

    ResponderExcluir
  35. OI
    Você tem alguma foto tirada com essa camera TS2 panasonic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda câmera à prova d'água serve perfeitamente fora d'água também com todas as funções em todas as situações.

      Procure no flickr por fotos feitas com a TS2, só tem que ter cuidado pois nem sempre o fotógrafo é bom...

      Sobre câmera semiprofissional, eu não uso este termo. Leia a minha série de artigos "profissional ou semiprofissional" para entender um pouquinho melhor sobre esta tática pra vender câmeras. O primeiro artigo é esse aqui: http://goo.gl/7C82B

      Excluir
  36. Boa noite!!
    Rodrigo
    Ufa comprei a TS2 panasonic só estou com duvida como ajusto ela para filmar em HD debaixo d água?
    obrigada pelas respostas.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mesmos ajustes a serem feitos fora d'água são os mesmo debaixo d'água. Pode fazer vídeos em HD debaixo d'água da mesma forma como se faz fora d'água.

      Leia o manual dela pois não tenho como saber como se comportam os menus e controles de todas as câmeras já que cada uma opera de uma forma diferente, mesmo as de marcas iguais. Se não tiver o manual em português te passo link para download.

      Excluir
  37. Assistindo tv, um dia desses vi uma Fuji XP numa matéria que falava de Fernando de Noronha.

    ResponderExcluir
  38. Oi Rodrigo!
    Estou indo para NY em abril e gostaria de aproveitar minha viagem para comprar uma câmera compacta e a prova d'água.
    Meu desejo é que seja a melhor compra - excelente qualidade dentro e fora da água.

    Qual câmera você me recomendaria?
    É muito difícil (especialmente para "os mais leigos" hehehe) achar informações concretas que nos façam bater o martelo por determinadas máquinas. Por exemplo, estou pesquisando há algum tempo e sempre vi a Sony TX10 como uma excelente opção.
    Mas aqui no seu site, sua opinião é que existem outras opções melhores.

    Me dá uma dica, por favor! hehehe

    Obrigada!

    Bjs

    ResponderExcluir
  39. Olá Bárbara, obrigado pela presença no blog.

    Se vai comprar em NY pegue a Panasonic TS4. Só aqui no Brasil se tem a ideia de que Sony é uma boa fabricante de câmeras, americanos até fazem piada com a gente por isso...

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  40. Oi Rodrigo,

    Muito obrigada pela dica!
    Sim, é bem verdade essa idéia de que a Sony é fantástica na fabricação de câmeras! Muito bom descobrir o "Foto fácil".
    Voltarei mais com certeza!

    Obrigada, mais uma vez!

    Bjs

    ResponderExcluir
  41. oi rodrigo me me ajuda , estou indo pra orlando agora dia 22 e gostaria de trazer uma camera que tenhas alguns recursos em uma só , por exemplo , queria que fosse a prova d agua , que tivesse infra vermelho pq a noite sempre dificil enxergar pra tirar foto , filma se em hd , e por ultimo que tivesse click rapido pois a minha vc aperta pra tirar foto e demora alguns segundos pra tirar a foto , queria uma que vc fica se clicando e ela ia tirando uma atraz da outra tem alguma com esses recursos muito obrigado Segal ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A câmera que mais se aproxima do que quer é a Panasonic TS4. O infravermelho não é usado em câmeras para fins de iluminação, esta câmera possui um LED auxiliar para isso.

      Sobre a demora entre uma foto e outra é normal neste tipo de câmera, desabilitando alguns recursos pode ficar mais rápida. Há o modo contínuo, existente em todas as câmeras, que faz várias fotos em sequência.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  42. Olá,

    Queria comprar uma máquina fotográfica à prova de água...podia me ajudar sff!! Acerca da FUJIFILM FinePix XP30 já vi em foruns que só aguentou 2/3 dias dos 7 dias das férias de algumas pessoas(parece que meteu água!!) Que aconselha você??Quero ir de férias e trazer a máquina a funcionar e aproveitar e tb tirar fotos dentro de água...ou será melhor uma bolsa de estanque???

    Obrigado,
    Nuno F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nuno, obrigado pela presença no blog.

      Eu sempre soube que Fuji e Olympus eram as câmeras a prova d'água mais confiáveis que existem. Nunca usei bolsa estanque então não sei o quanto ela pode ser mais confiável que as câmeras.

      Excluir
  43. Oi Rodrigo,
    Vi suas dicas e recomendações... tenho a olympus stylus tough-6000, moro no RN, tenho ela a 2 anos, uso no mar, na piscina e devo dizer q sem muitos cuidados, e a bixinha tá firme e forte... mas quero comprar outra, para meu marido, ele sempre prefere as cameras da sony, mas lendo tudo acima estou repensando... vc acha q vale mais a pena a sony tx10 por 700,00 reais ou a ts3 por 1.500,00... lógico q sei q sempre é melhor mais barato, mas estou perguntando se fosse vc, qual destas 2 compraria por estes preços?
    Obrigada,
    Luzia L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luzia, obrigado pela presença no blog.

      Em qualidade de imagem a Panasonic é muito superior, hoje talvez a Sony seja a pior fabricante de câmera compacta que existe. Em questão de prova d'água tem que se verificar a confiabilidade também, e nesse caso, Fuji e Olympus costumam ser as mais confiáveis.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  44. Rodrigo, boa tarde. Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo site, muito interessante. Gostaria tambem de confirmar seus comentarios, as cameras da sony realmente deixam muito a desejar, tinha uma tx5 e nao durou 6 meses, descascou toda e parou de funcionar do nada. Agora comprei uma TS3 so que estou com problema no drive de cd do meu computador e nao consegui pegar o manual e nao estou conseguindo achar na net um em portugues, sabe onde eu consigo este manual completo em portugues? Desde ja agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro, obrigado pela presença no blog.

      Talvez você não tenha achado porque esta câmera se chama FT3 na Europa e o manual em papel (e consequentemente PDF) não é produzido para o Brasil, apenas para Portugal. Aí está seu manual: http://www.4shared.com/office/gLig7BUN/Manual_Panasonic_TS3_Portugues.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  45. Rodrigo bom dia ,comprei uma xp30 e ainda não usei pois chegou ontem e estou com duvidas ,pois é minha primeira caméra a prova de agua e estou com medo ,e gostaria de saber se posso entrar na piscina com ela ,se faço um teste antes em casa ,me ajude ok .obrigada
    Fabiana Fasustino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, obrigado pela presença no blog.

      Se a câmera é à prova d'água então ela tem que funcionar perfeitamente enquanto estiver em contato com a água respeitando os limites de profundidade informados pelo fabricante e não deixando muito tempo mergulhada na água pois não são câmeras de mergulho.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  46. obrigada
    e é uma fujifilm xp30 espero que dure muitos anos ,e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  47. Eu que agradeço sua presença aqui. Sempre que precisar é só retornar.

    ResponderExcluir
  48. Olá Rodrigo! Vou para NY, Caribe e Orlando em setembro e estou pesquisando sobre cameras à prova d´água... Nikon AW100 ou Panasonic Lumix TS4?? Ou outra?? o que me recomenda? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre essas duas é Panasonic TS4, com certeza.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  49. Boa tarde Rodrigo,
    Quero uma camera a prova d agua e que tb tenha uma bom resultado fora, qual vc me indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As melhores opções são as Panasonic da série TS, principalmente as que posuem lente Leica como TS1, TS2, TS3 e TS4.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  50. Olá Rodrigo! adorei achar este blog rsrs sempre tirei mtas fotos na água mas sempre usei uma bolsa estanque (mto frágil) na minha Olympus e agora to querendo comprar uma que seja a prova d'água mas que também tenha qualidade de imagem a noite por exemplo.
    Quase comprei uma Sony.... Ufa... rsrs depois de ler algumas coisas aqui me interessei pelas Panasonic TS e uma pergunta: quais as principais diferenças entre os modelos TS 1 2 3 e 4 fora o preço, seria a capacidade da bateria?
    Obrigada... Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As principais diferenças é que a partir da TS3 vem com GPS embutido e a TS4 possui controles manuais. A duração da bateria é a mesma nos 4 modelos.

      Mas não espere grande qualidade de imagem à noite destas câmeras pois elas possuem lentes muito pequenas e, por isso, são mais escuras. Com a TS4 você pode minimizar isso se souber usar os controles manuais e tem a Olympus TG1 que possui uma lente bem clara, é uma exceção à regra.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  51. Opa Rodrigo...

    Comprei uma máquina Fuji XP20, e testei várias vezes a filmagem dela, tanto fora como dentro dágua, tanto normal ou HD, e notei que quando está meio escuro (isto é com ausência de sol ou muito nublado), a imagem fica com chuvisco, pareçe uma garoa, se estiver com sol, ela filma até que normal. As fotos são boas. Será que pode ser algum defeito da câmera ou é assim mesmo? A noite nem com flash não filma nada!

    Obrigado e aguardo, abs.

    Obs: meu nome é Elcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que câmeras à prova d'água possuem lentes muito pequenas, como você mesmo pode perceber. Devido a isso elas são mais escuras e não rendem tão bom quando temos pouca iluminação, o que você vê nos vídeos é o chamado ruído. E à noite a tendência é piorar mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  52. Olá Rodrigo,

    Amigos meus estão viajando para os EUA e vou pedir para trazerem uma câmera para mim a prova d"água, vc sabe a onde eu consigo ver os preço delas, e eu consigo esses modelos lá também. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode pesquisar nos sites das lojas B&H, Best Buy e Amazon que são algumas das mais conceituadas de lá. Normalmente os preços são tabelados, poucos modelos possuem preços diferentes nestas lojas.

      Excluir
  53. Olá, ainda não comprei minha a prova d'agua rsss.... andei pesquisando no Reclame Aqui e vi váaaaaaaarias reclamações da Panasonic série TS por entrar água e o fabricante simplesmente diz q é mau uso, resumindo fiquei com receio e decidi continuar com a Olympus pois eu tenho uma Stylus 840 há anos e a coitada ja caiu até na água e continua funcionando muito bem por sinal.

    Estou em dúvida entre os modelos da série Tough a 8010 que achei por R$ 500 (a que mais gostei) e as 6020 (essa achei por R$700) e TG 310. Num vi muita diferença entre elas, se pude me ajudar...Ah a TG1 além de mais cara é muito difícil de encontrar. Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São a mesma câmera, a diferença é que a 6020 tem 1gb de memória interna e a 8010 tem 2gb.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  54. Olá Rodrigo ! Primeiramente parabenizo pela ajuda oferecida pelo site , queria comprar uma camera a prova d'água e tive muitas dúvidas de qual comprar ,porém foi sanada depois de ler seus comentários, comprei uma lumix ts4 , vou viajar agora em agosto e não vejo a hora de testa-lá em baixo da água , porém meu manual está em inglês , e para não perder tempo com testes nas configurações gostaria que voce me desse algumas dicas sobre como devo configurar fora e dentro da água , desde já agradeço e o parabenizo pelo belo trabalho feito . ( albe.100@hotmail.com )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser pode baixar o manual dela em português na página de manuais de instruções aí no alto.

      Mas na verdade estas configurações não são ensinadas em manuais de instruções, é preciso entender o funcionamento dos controles manuais e há um material farto na internet sobre eles, inclusive aqui no blog mesmo assistindo a este vídeo: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html

      Não tenho como te passar configurações aqui, cada cena exige uma regulagem diferente e só com a prática aprenderá a lidar com isso. Enquanto não souber usar estes controles vá de automático mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  55. valeu msm, após perguntar baixei aqui o manual, vou dar umas pesquisadas aqui.abraço!

    ResponderExcluir
  56. Olá Rodrigo, tenho uma câmera da Fujifilm xp 20 e já algum tempo ela fica com uma sombra pequena preta no meio das fotos e este fds coloquei ela na água e depois de um tempo ela piscou e apagou e não quis mais ligar, pensei que era a bateria, mas quando cheguei em casa e a abri ela estava cheia de água dentro. E não quer mais funcionar. Ela estava totalmente vedada, e comum acontecer isso nessas câmeras?? Será que tem conserto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal não é, mas já li alguns relatos sobre isso. Pode ter havido algum desgaste na vedação. Leve a alguma assistência técnica para saber se tem conserto.

      Excluir
    2. Obrigada Rodrigo. Já entrei em contato com assistência técnica e enviarei hoje mesmo!

      Excluir
  57. Rodrigo, preciso do manual em português da TS4, porém no link aki do site não estou conseguindo baixar, seria possível vc ou alguém aki no blog envia-lo no meu e-mail por gentileza. alexandrefelipes@hotmail.com. Agradeço a atenção de todos estou precisando com urgência pois vou viajar e não manusear minha câmera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente novamente, tentei aqui 4 vezes usando um login diferente por vez e nas 4 obtive sucesso. Se tiver algum programa que bloqueia pop-ups desabilite-o, aqui está o link: http://www.4shared.com/office/9ijf7z6Q/Manual_Panasonic_TS4_Portugues.html

      Não tenho o arquivo aqui para mandar por e-mail.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails