15 de janeiro de 2011

Nova linha de compactas Olympus

   A gigante japonesa lançou sua nova linha V de compactas e fizeram 4 modelos: Olympus VG120, VG130, VG140 e VR310 mas quem souber de alguma diferença, umazinha que seja (a não ser algumas cores exclusivas a um modelo ou outro) entre os 3 primeiros modelos, faz um comentário pra gente ficar sabendo. Ainda estou na expectativa de algum erro por parte da fabricante na hora de anunciar as especificações. E, no final da postagem, uma superzoom.
Alguma das 3 versões (não sei qual)

   As especificações das trigêmeas são: Lente 5x de zoom cobrindo distância focal de 26-130mm com ótima abertura 2.8-6.5 e macro de 7cm; resolução de 14MP; disparos variando entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO até 1600; estabilização apenas digital; segundo o fabricante não há modo contínuo; faz vídeos HD com taxa de 30fps; o alcance do flash vai até 4.3 metros; LCD mde 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Painel traseiro bem simples, poucos botões e muito menu

   Opinião do blogueiro: Como assim não tem modo contínuo??? Pra quem não precisa disso (como eu), fica sendo ótima opção pela boa abertura e zoom acima da média com grande angular. Faz fotos panorâmicas com auxílio de software. Recomendada para o público que quer uma automática de qualidade. A grande angular nos modelos mais simples já é tradição da Olympus.
A VR310 é um pouco mais robusta e muito bonita


   A Olympus VR310 é uma médio zoom bem compacta, seus 10x de zoom estão compreendidos entre 24-240mm com boa abertura de 3.0-5.7 e supermacro de 1cm; resolução de 14MP; disparos entre 1/2000 e 4 segundos; ISO vai até 1600; possui estabilização óptica; vídeos HD com taxa de 30fps; também não possui modo contínuo; o alcance do flash não foi divulgado; LCD de 3 polegadas; e é alimentada por bateria.
 Controle de zoom na VG310 é no anel em volta do disparador

   Opinião do blogueiro: A lente é belíssima, possui ângulo bastante largo com 24mm, abertura muito boa, supermacro raríssimo na Olympus de 1cm. Continua a estranha falta de modo contínuo, se isso servir pra baratear a câmera vai ser bem vinda. Por ser uma médio zoom, faltaram os controles manuais pra competir com a Canon SX130 mas tá recomendada, vai competir com as Panasonic da postagem anterior.
 Fotos desta postagem retiradas do site da fabricante

   Pra finalizar, a continuação da série SP que vem tentando abocanhar parte do mercado destinado às Nikon L superzoom. Continua a falta de controles manuais mas sobram funções e modos de cena interessantes para o público que quer uma automática com longo alcance como panorâmicas sem auxílio de software, modo 3D e os filtros de arte já tradicionais nas compactas Olympus. Eis a Olympus SP61:
Apenas o botão de disparo, anel de zoom e liga/desliga

   Com 14MP de resolução, sua lente com 22x de zoom cobre distância focal de 28-616mm de abertura 3.3-5.7 e supermacro de 1cm; disparos entre 1/2000 e 4 segundos; sensibilidade ISO até 3200; modo contínuo de 1.1fps (finalmente); flash bem potente com alcance máximo de 12.3 metros (nível de reflex); vídeos HD com taxa de 30fps; LCD de 3 polegadas; e é alimentada por 4 pilhas AA.
 Painel traseiro bem simplório, controles manuais passam longe

   Opinião do blogueiro: Aqui a lente não faz tão bonito, faltou uma grande angular pra aproveitar melhor os 22x e a abertura é apenas mediana. O flash surpreende e pra quem gosta de pilhas será uma excelente opção. No geral é uma boa câmera, o modo contínuo enfim deu as caras e se houver uma boa estratégia de marketing se torna a preferida do público destinado a esse tipo de câmera.

8 comentários:

  1. Recomendaria pra galera de superzoom sem contr. manual a SP61? gostei do flahs vc bota o flash e ela vai até 12,3m o.O

    ResponderExcluir
  2. Pra quem não quer ter trabalho com exposição manual recomendo qualquer superzoom da Olympus. Em especial as SZ.

    ResponderExcluir
  3. Opinião pessoal:comprei uma SZ10,a princípio trabalhou muito bem, mas o zoom começou a dar problema em menos de 3 meses. Mandei pra assistência técnica da Olympus que não tinha peça para reparar o problema. Não quis aceitar outra câmera igual e me devolveram o valor pago por ela. Ah! antes desta, tinha comprado uma igual que já veio com problema no visor de LCD, e foi feita a troca na loja. Por enquanto a Olympus me decepcionou com suas compactas, mas a Assistência Técnica, direto no site da Olympus, é excelente!! :)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,

    Gostaria que me informassem qual o software adequado para fotos de modo panorâmica. Tiro fotos em modo panorâmico e quando visualizo apenas vejo foto a foto.

    GIL SANTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O software que vem no CD da própria câmera é sempre o melhor. Você só vê foto a foto porque a panorâmica ainda não está pronta, é preciso usar o programa do próprio fabricante que junta as imagens para criar a panorâmica.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. ok, mas para ver as fotos em panoramico so da para visualizar num computador, correto????na propria camera nao da pois nao????

      obrigada

      Excluir
    3. Sim, porque como eu disse antes, a panorâmica ainda não está pronta, ela precisa ser juntada pelo software, tecnicamente a foto ainda não existe então é impossível de ser visualizada, isso se for a panorâmica convencional. Só dá pra ver na própria câmera se ela tiver aquela função de panorâmica com um só clique.

      Excluir
    4. obrigada Rodrigo...

      abraço

      Excluir

Related Posts with Thumbnails