5 de janeiro de 2011

Fuji HS20EXR: Na teoria promete muito

   Ano passado a Fuji inovou com a primeira câmera de 30x de zoom, e esse ano, resolve manter o que deu certo e melhorar algumas coisas. A princípio, os 16 megapixels de resolução da Fuji HS20EXR assustam e como eu disse na postagem anterior, não dá pra lutar contra isso mas... e se mudarmos os famigerados sensores de 1/2.5 para 1/2 polegada? E se tiver a grife EXR? E se for o CMOS que é a nova tendência?
 Design igual ao da sua antecessora

   Então, basicamente, temos o que seria uma mistura de HS10 com sensor da fabulosa F300EXR mas em vez de CCD é um CMOS. A Fuji aumentou os megapixels mas tenta de alguma forma amenizar a consequente e inevitável queda de qualidade. Sua lente continua com o alcance da antecessora, 24-720mm com abertura de 2.8-5.6; macro de 1cm; sensibilidade ISO de até 12800; a velocidade dos cliques vai de 1/4000 a 30 segundos (nível de reflex); modo contínuo de 11fps; vídeos Full HD com som estéreo e zoom funcional a 30fps, sendo que o HD de 1280x720 chega a 60fps.
 Muitos controles irão agradar aos mais experientes

   A função panorama no estilo sweep continua nesse modelo; o que não continua é o video em super slow que era de 1000fps e agora é de 320fps; fotografa em RAW; possui função bracketing; simulação de granulação de filmes; LCD móvel de 3 polegadas e presença de viewfinder; flash com alcance de 7.1 metros e há sapata para flash externo; é alimentada por 4 pilhas AA; e possui entrada para cabo HDMI.
 Continuando com muitos controles no painel traseiro, total agilidade

   Opinião do blogueiro: Se não podemos fugir da tendência de 16MP, vamos nos juntar a ela. Sensor um pouco maior, 1/2 polegada igual ao da F300EXR; atrativos como simulação de filmes, o famosíssimo e consagrado sweep panorama, LCD móvel. Tem muita coisa boa nessa câmera e eu recomendo.

82 comentários:

  1. Aguardei anciosamente o lançamento da HS10, ficava sonhando com suas especificaçoes... juntei toda a grana necessaria... so que no nesse meio tempo, me deparei com muitas reclamaçoes.. camera instavel....qualidade de imagem duvidosa... A pessoa que mais idolatrava a Fuji (vc conhece ELA) tbm se chateoou com o desempenho da HS10... Preferi nao arriscar e parti logo p/ minha primeira Dslr...ou melhor DSLT...srrsr Espero que com este lançamento a Fuji acerte desta vez! Que faça um produto de qualidade, que nao se utilize de mascaras/perfumarias p/ conseguir a atençao dos amantes da fotografia. Aguardarei mais uma vez por este lançamento com a esperança de q desta vez valha a pena! E a proposito Rodrigo, nao esqueci do seu pedido que vc fez la no flickr a respeito das minhas impressoes sobre a Sony a33.. farei sim... so um pouquinho de paciencia...rsrs Abraçao man!!

    ResponderExcluir
  2. Parece uma " baita" de uma camera. Só uma coisa eu não gostei e por mais que tentem me convencer que é bom, não concordo. As pilhas AA (4). Eu acho que numa camera dessas deveria ser BATERIA. Muito dizem que é fácil encontrar em qualquer buteco, etc, etc. Mas ter duas baterias é bem melhor.
    Mas o resto é 10.
    Ivan Rocha

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Bruno. A opinião da Helena tem peso, é a pessoa que mais tem cacife pra falar sobre Fuji já que usa há anos.

    E não tenha pressa pra falar da A33. Acho que esse sistema vai vingar, tem tudo pra dar certo diferente das NEX que não gostei.

    Ivan, a Canon já começa a usar bateria na sua superzoom, talvez a Fuji siga essa tendência também a partir de 2012.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Rodrigo, preciso de sua ajuda. Estou procurando uma câmera para comprar e li bastante, mas todas tem prós e contras. Sou amador e a câmera é para tirar fotos da minha filha. Estou analisando as seguintes máquinas: Nikon PX100, Canon G12 e SX30 e as panasonic LX5 e FZ100, porém li agora no seu blog sobre essa fuji, Na sua opinião qual máquina deveria comprar?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jose, obrigado pela presença no blog.

    Primeiro é preciso definir prioridades. Você citou contando com a câmera desta postagem 4 superzoom e 2 de sensor grande. O que é mais importante pra você, mais zoom ou mais qualidade de imagem?

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo,

    Quero qualidade de imagem. Mas as melhores que vi tem zoom bem pequeno, por isso a dúvida.
    O que me indica?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Então esqueça o zoom e vamos focar em qualidade, é o que importa. Leia esse tópico aqui e decida por si mesmo qual a câmera que atende suas necessidades: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/11/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo,

    Li e fiquei na dúvida entre a G12 e a LX5, tendendo para a LX5, mas o visor móvel da G12 me enche os olhos. Os vídeos em HD da LX5 não é diferencial, pois tenho uma filmadora full hd da sony.
    Se fosse você qual compraria?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Esse é o maior erro, me perguntar qual eu compraria...

    Como a câmera é pra você e nós podemos ter prioridades diferentes posso terminar te influenciando de uma forma errada, o que posso dizer é que qualquer uma das duas é uma excelente compra, não tem como errar aí.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo,

    De qualquer forma valeu pela ajuda. Perguntei mais para me encorajar a comprar. Vou checar o preço das duas com meu fornecedor e tomar a decisão.

    Seu blog é excelente e estou recomendando a outros amigos que gostam de foto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Grato pelas recomendações e fique a vontade pra voltar sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  12. Parece que a Fuji está retornando aos trilhos. Meio devagar mais está indo. Lamentável a manutenção das pilhas, como também a supressão do para-sol como acessório e não como item básico do kit.Acredito que tenha muitos compromissos firmados com parceiros comerciais que a impeçam de manter certas funcionalidades inovadoras que sempre a caracterizaram. Na 100 apresentou a bateria dedicada, embora de autonomia pouco limitada, mas com uma de reserva essa limitação fica facilmente superada.
    Na S200 melhorou muito a autonomia, a velocidade de captura tb aumentou mas suprimiram o monitor articulado. Agora nesse novo lançamento curiosamente nos sites da Fuji a articulação do monitor não é nem citada

    ResponderExcluir
  13. Boas, estou a pensar comprar um máquina fotográfica e fiquei indeciso entre a nikon p100 e a fuji hs10. Depois de ler e ver muitas reviews cheguei à conclusão que a fuji hs10 era a melhor até ler um comentário aqui neste blogue (Bruno)
    Fiquei confuso até porque a máquina ganhou o prémio TIPA. Pode-me dizer o porquê? o que decepcionou?
    obrigado parabéns pelo blogue.

    ResponderExcluir
  14. Olá Diogo, obrigado pela presença no blog.

    Eu, particularmente, gosto do resultado das fotos da HS10 mas como toda compacta tem defeitos. Mais informações só o colega Bruno pode te dizer.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  15. olá,
    eu para ser sincero tinha escolhido a hs10 devido ao formato do zoom inovador numa compacta (se não me engano) e por ter o modo panorama igual ao da sony hx1.
    Já li tantas opiniões e uns dizem que uma é melhor outros que é a outra.
    Eu quero uma superzoom mas também me importo com a qualidade da imagem, sou amador, esou aprender aos poucos sobre usar o manual e estratégias de planos, etc.
    Pelo que eu disse qual acha que se adequa mais a mim?
    Mais uma vez obrigado, e eu digo isso em todos os blogues br (sou pt) obrigado pelo vosso trabalho que nós (pt) agradecemos muito.

    ResponderExcluir
  16. Diogo, percebo que muita gente de Portugal acessa o blog a todo momento e fico feliz quando tenho oportunidade de conversar com vocês.

    Escolher câmeras é uma questão muito pessoal, nenhuma agrada a todo mundo. O zoom direto na lente não é inovador, a Fuji sempre usa isso nas suas melhores máquinas e ajuda muito, dá agilidade ao fotógrafo.

    Entre a HS10 e a HX1 eu acho que ficaria com a HS10 pois para meu gosto pessoal, as cores da sony não me agradam.

    Fique à vontade para retornar sempre que precisar, meu amigo.

    ResponderExcluir
  17. Sem querer ser chato,

    Mas entre a p100 e a hs10? a nível de qualidade de imagem? Será que mais vale ter um zoom um pouco mais pequeno e ter um modo panorama "normal" da p100? Se a diferença for muito grande eu prefiro perder essas características da hs10.

    Tive neste site http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM a comparar as fotos de cada máquina e gostei mais da hs10, mas como já li aqui no blogue não são as fotos que contam importa é as características da própria marca.

    obrigado

    ResponderExcluir
  18. Não está sendo chato, vamos às dúvidas:

    Eu não faço fotos panorâmicas, nesse caso só você pode dizer se a panorâmica é mais importante que o zoom, é uma decisão pessoal.

    Aqui o que vale na realidade é a opinião do leitor, se você acha as fotos da HS10 melhores, de nada adiantam as especificações. As características só servem pra gente ter uma base de dados sobre o equipamento, no final o que vale mesmo é a qualidade da imagem. Pelo menos, para mim.

    ResponderExcluir
  19. Ok, eu gosto de fotos panorama porque gosto de fotografar paisagens e com panorama consigo abranger mais.

    Vou pensar muito no assunto e para o fim do mês comprarei. Acabei de vender a minha velha kodak p850 e espero fazer uma escolha certa.

    Mais uma vez obrigado gostei muito do blogue vou tentar seguir assiduamente.
    Li também que têm um grupo no flickr, gostei das fotos que têm lá.
    cumps

    ResponderExcluir
  20. Ah, por favor, junte-se ao nosso grupo http://www.flickr.com/groups/fotofacil/ e preencha o tópico de apresentação para os outros amigos te conhecerem. E indique o foto fácil aos seus amigos de Portugal.

    Agora o Foto Fácil também está no facebook e twitter, você encontra os links à esquerda das postagens.

    Um abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  21. lol ok eu já estava a pensar fazer "publicidade" do blogue aqui pois gostei muito.
    Agora o grupo flickr não sei eu tenho umas fotos que tirei (kodak p850) este verão e gostava de saber a opinião, vou inscrever-me.

    abraço

    ResponderExcluir
  22. Olá outra vez, já sou membro do grupo no flickr, postei lá umas fotos se tiver tempo comente alguma.
    abraço

    ResponderExcluir
  23. Olá Rodrigo, boa noite.

    Estou juntando o dinheiro para adquirir a FUJIFILM HS20EXR e estou com tanta avidez para adquiri-la, que consegui baixar o manual da câmera em português e já estou começando a estudá-lo. E foi justamente nesse manual que apareceu uma dúvida cruel.

    Ele falava o tempo todo sobre um possível aumento de temperatura da máquina ao usar as pilhas ou o cabo adaptador. Aí eu fiquei meio assustado. Claro que não diziam que isso iria ocorrer com frequência, mas que havia essa possibilidade.

    Poderia me dizer algo sobre isso? Isso é normal?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Olá Luciano, obrigado pela presença no blog.

    Nunca ouvi falar nisso, penso que seja apenas uma precaução, caso aconteça já está avisado. Creio que não precise se preocupar com isso.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de solicitar ao Luciano Borges de Santana, se possível, publicar o link onde baixou o manual em Português da HS20EXR, ou upar para algum site de hospedagem. Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Olá Mateus, boa noite.

    Veja esse link, no site da própria FujiFilm.

    http://www.fujifilm.com.br/produtos/mundo_digital/cameras_amadoras/hs20exr/pdf/HS20_Manual_diagramado.pdf

    Comece também a estudá-lo. Eu já conclui a leitura do manual por completo.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  27. Olá Rodrigo, primeiramente muito bom esse blog.
    Estou em busca de uma super zoom, minha primeira opção era a Canon Sx30is mas acabei me deparando com a Finepix Hs10 e gostei muito de suas características, principalmente o zoom manual, depois acabei descobrindo sua substituta a Hs20, mas vi aqui no blog comentários sobre seus 16 megapixel q deixa ruídos na imagem. Nesse ponto seu configurar a câmera utilizar menos MP consigo eliminar esse problema dos ruídos?

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  28. Olá Max, obrigado pela presença no blog.

    Preciso fazer urgente uma postagem sobre este assunto que está se tornando muito corriqueiro. Não resolve diminuir a resolução, se fosse assim eu não bateria tanto nessa tecla, ficaria sem sentido.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  29. Olá Rodrigo!
    Quero comprar uma Fuji HS20 com a intenção de fotografar aviões decolando, pousando, enfim... preciso de muito zoom , estabilizador e muita qualidade...
    será que esse é o melhor modelo? o q mais me atrai naHS20 é o zoom e o foco manual com anéis.
    Será que esse modelo vai me ajudar? vc tem alguma sugestão??? Demais amigos que quiserem responder, agradeço.. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  30. Olá Daniel, obrigado pela presença no blog.

    Veja o artigo que escrevi hoje sobre densidade de megapixels e veja que quanto maior a resolução, maiores as chances de a qualidade cair.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  31. Rodrigo, agradeço a gentileza na rapidez na resposta!
    Para fotos em movimentos e zoom, qual é melhor modelo na sua opinião? Eu li seu artigo, mas como fujir disso? As de baixo megapixel com sensor grande, normalmente não tem zoom e são mais caras... logo, Eu teria que investir muito alto em uma Profissional com lentes de 3000 reais.
    Sei que a Cânon SX30 tem um estabilizador bem confiável. Eu ja tive uma Cânon SX3e SX10, mas tive um problema semelhante nas duas, o motor eletrônico que empurra a lente deu problema nas pequenas engrenagens. Um técnico disse que foi por excesso de uso, e que eu deveria partir para uma DSRL e achei nesse modelo da Fuji (HS20) a solução para o meu problema pois mesmo sendo uma superzoom sua lente é toda mecânica(manual) mas tenho medo da qualidade e do funcionamento do seu estabilizador!
    Aguardo com anseio sua resposta!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Hoje ainda tem como fugir disso comprando as superzoom mais antigas como Panasonic FZ35, Canon SX20 e Nikon P100, enquanto elas ainda estiverem a venda serão recomendadas por mim.

    Olha, até onde eu sei, problema no canhão da lente quase sempre é tombom. Essa de muito uso não cola comigo pois foi feito pra usar, se não pode usar muito então que façam lentes fixas.

    Se o zoom manual for muito importante então as opções ficam bem reduzidas, pode ser a HS20 mesmo ou tente a nova Kodak Z990.

    ResponderExcluir
  33. Fala Rodrigo! matéria impecável como sempre. Como eu tinha lhe dito devido as suas materias pesquisei bastante sobre as UZ sony hx100, nikon p500, canon sx30 e a fuji hs20. Vi que as vantagens da hs20 são realmente maiores em relação as outras citadas,mas acabei me decidindo pela a hs20 graças á sua opinião. Muito obrigado. Abraços e até breve.

    ResponderExcluir
  34. Opa sou novo no forum, e estou passando por uma duvida cruel. Em relaçao a qualidade da fuji hs20exr, sou morador do rio de janeiro, o preço dessa maquina aqui zero é de 1.077 reais. muito barato para as qualificaçoes, O que seria um otimo custo beneficio, infelizmente ainda nao consegui segurala em minhas maos para ver oq ela pode me oferecer. A duvida em si é achar uma maquina nessa faixa de valor com qualificaçoes tao boas quando as da hs20, SEMPRE ESCOLHENDO POR QUALIDADE. pois ja comparei inumeras cameras, ela ''aparantemente'' se saiu muito bem. Tirando esse probleminha de super aquecimento, que eu ja andei verificando, e a fuji fez uma atualizaçao de firmware para solucionar o problema, que por sinal estava acontecendo com uma certa frequencia. ALGUEM ja teve alguma experiencia com esta maquina??? caso sim. postem as fotos. E tem alguma maquina com exelente qualidade que voces possam me indicar. agradeço desde já. abraço a todos.

    ResponderExcluir
  35. Nessa categoria da HS20 as melhores são as da Panasonic seguidas pela Canon.

    As fotos você acompanhar no flickr, tem um buscador por modelo de câmera.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  36. vlw amigo vou dar uma olhada no flicker. abraço

    ResponderExcluir
  37. oi Rodrigo , será que pode me ajudar? Estou precisando de uma câmera para fotografar jóias para site . Como meu orçamento ta curto , me chamou atenção essa HS20 , pela macro dela , ( podendo ser fotografado a 1 cm do objeto). Você acha que é uma boa opção , eu conseguiria fazer fotos de qualidade com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabrielle, obrigado pela presença no blog.

      Se o orçamento tá curto então nem precisa da HS20 pois tem câmeras muito mais baratas que te darão um resultado muito mais satisfatório. Uma delas é a Canon SX130 pois, na minha opinião, ninguém faz macro melhor que a Canon. Se preferir uma câmera de maior porte, tem a Panasonic FZ47.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  38. oi Rodrigo , voltando a te incomodar , gostei dessa panasonic FZ47 , por ter um zoom legal também , oque possibilita uma brincadeira a mais ; estive vendo outra , a Nikon Coolpix P500 , entre essas duas qual você recomendaria , em termos de qualidade de imagem?

    obrigada pela ajuda e sucesso com seu blog

    ResponderExcluir
  39. Em qualidade de imagem considero a FZ47 a melhor na categoria dela.

    ResponderExcluir
  40. Olá Rodrigo, pretendo comprar uma fuji hs20, mais sou nova nesse ramo de fotografia, vc conhece algum site ou blog que ensina a utilizar todas as funções das câmeras ex. qual é a melhor configuração para cada tipo de ambiente, noite, céu claro, nublado etc... iso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liza, obrigado pela presença no blog.

      Sites que irão te ajudar com muitas dicas são o DG-Fotografia e o Dicas de Fotografia mas aprender mesmo só fazendo cursos e praticando bastante.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  41. Saiu a FujiFilm HS30EXR, substituindo as pilhas por battery. Vcs viram?

    Aproveitei a queda do preço da HS20EXR e comprei uma... talvez me atualize em um ou dois anos, até pq dinheiro não cai do céu!

    Paguei R$ 1.000 pela câmera, sdcard de 32Gb e Case. O que acham?

    Ah, gostei bastante das primeiras fotos, mas pudera... venho de um Canon S2IS. =)

    aLx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi falado sobre a HS30 aqui: http://www.foto-facil.com/2012/01/enxurrada-de-superzoom-da-fuji-para.html

      O ideal, em vez de ter um cartão de alta capacidade, é ter dois cartões dividindo essa capacidade em 2 de 16gb, por exemplo. Não tem a mesma qualidade de uma Canon S2 (como quase nenhuma atualmente tem) mas é uma boa câmera, apesar da alta resolução.

      Excluir
  42. Olá, sou novo aqui no site e no mundo da fotografia, gostaria de saber sobre a abertura máxima e mínima da objeticva da fuji HS20. No manual tá escrito assim "F2.8 / F11 (grande angular); F5.6 / F11 / F16 (telefoto); Passo de 1/3EV" Fiquei na dúvida sobre o F16, quando está em Telefoto ela realmente é F16 ou é F11. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe, obrigado pela presença no blog.

      A abertura f/16 é habilitada quando se usa o filtro ND digital.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  43. Rodrigo, como vai? Sou biólogo e estou precisando de uma câmera para registro de aves e outros animais que não permitem muita aproximação. Um amigo indicou a Fuji HS20. Na sua opinião, essa máquina me atenderia bem? Agradeço a sua atenção. Saudações. Márcio Nobre

    ResponderExcluir
  44. Respostas
    1. Olá Marcio, obrigado pela presença no blog.

      Indico a Canon SX40 para o que quer, é muito melhor que a HS20.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  45. Rodrigo, primeiramente: muito obrigado pela atenção e pela dica. Certamente seguirei a sua orientação. Quanto ao zoom, na HS20 é manual isso influenciaria no registro dos animais? Queira me desculpar se estou falando "besteira". Na verdade não entendo nada de fotografia. Saudações. Márcio

    ResponderExcluir
  46. Respostas
    1. O zoom "manual" por meio de um anel é mais ágil, sem dúvida. Não muda nada na qualidade da foto, apenas dá mais agilidade ao fotógrafo.

      Sobre loja de preferência, não posso fazer merchan aqui no blog.

      Excluir
  47. Conheci está máquina através de uma pesquisa na net e sou leigo no assunto. Gostaria de saber se ela seria boa para fazer vídeos full hd estando em um tripé e sem dar zoom, quero me filmar tocando músicas na bateria, então os vídeos não terão mais de 10 minutos. O valor de R$600,00 estaria justo por ela? Desde já agradeço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, obrigado pela presença no blog.

      Se a intenção é fazer vídeos é mais recomendado comprar uma filmadora já que os vídeos de câmeras fotográficas é um quebra galho. Se a intenção for fazer fotos também é melhor pegar a Panasonic FZ47.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  48. Olá Rodrigo, parabéns pelo blog. EStou pesquisando ppor foruns e blog sobre cameras. Pretendo comprar minha primeira semi profissional e prezo muito pela QUALIDADE das imagens capturadas. Tenho me deparado com inúmeros modelos e marcas, e da mesma forma por variação de preço incrível. Infelizmente o preço é fator fundamental para mim, visto minhas limitações financeiras. Fiquei tentado em comprar a Fuji HS20 mas em quase todos locais onde li sobre a camera, sempre falam muito bem, embora geralmente quando perguntados sobre opiniões , indicam outros modelos. Aqui também percebi isso, mesmo dizendo muito bem sobre o modelo HS20 vemos indicações da Panasonic FZ47, Canon Sx40, Nikon P100 e até da Kodak z990.Claro que salvo a subjetividade de uso da pessoa, qual melhor custo benefício entre as concorrentes desta categoria? Perdoe a possibilidade da minha pergunta ser um tanto quanto imatura, mas pode ser também a dúvida de muitas pessoas indecisas para comprar seu modelo de camera. obrigado

    ResponderExcluir
  49. Olá Patrick, obrigado pela presença no blog.

    Vamos apenas esquecer essa coisa de profissional e semi que isso só atrapalha, a não ser que você saiba me dizer o que seria uma câmera semiprofissional.

    Você se interessou por câmeras superzoom (essa é a denominação delas) e, em custo-benefício, a Panasonic FZ47 é imbatível pois é a única que une alta qualidade e baixo preço.

    E pode ter certeza de que não há pergunta imatura assim como, cerrtamente, sua dúvida é a de muitas pessoas indecisas, é o tipo de pergunta que chega todo dia.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a atenção dada a mim e tantos outros usuários iniciantes no mundo da fotografia. Parabéns por sua humildade e objetividade nas respostas visando sanar as dúvidas. Lendo os comentários dos usuários e as opiniões por vc distribuídas nesta e outras matérias do Foto-fácil aprendi muito, mas ainda me restam interrogações. Uma delas é a seguinte: Qnto maior for o Nº de Megapixels se mantendo o mesmo sensor(seja CMOS ou CCD)a qualidade da imagem fica cada vez pior. Se eu tirar uma foto com uma máquina de resolução alta e diminuir essa resolução para 8,1 MP exemplo, a qualidade melhora?

      Excluir
    2. Sim, teoricamente piora. Esta sua dúvida pode ser sanada aqui: http://goo.gl/qGN6J

      Excluir
  50. ola,Rodrigo. sou um novato em fotografia e ganhei de presente uma fuji hs20 EXR. não entendo muito ainda do manuseio,por isso utilizo-a na função EXR. pretendo comprar filtrose lentes e não sei qual o diametro em mm que devo escolher. conto com sua ajuda.um abraço e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar recomendo que faça cursos para poder explorar todos os recursos que a HS20 lhe oferece, enquanto não estiver usando os controles manuais não estará usando nem 20% do que a câmera é capaz.

      Depois que conhecer melhor seu equipamento verá que talvez nem seja necessário usar filtros nela. Lente não dá pra usar pois sua câmera é uma compacta, já possui uma lente bem extensa e não permite troca. Mas, se realmente optar por filtros, só depois que aprender a usá-la senão os filtros ficam sem função. Invista em conhecimento e verá o resultado aparecer em breve.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  51. Tente o site Fotografia-DG, lá terá uma ajuda melhor.

    ResponderExcluir
  52. olá Rodrigo.gostaria de saber se a HS20 é sistema SDHC. e tambem se eu posso colocar um catão de 16gb. por favor Rodrigo, se eu colocar este cartão de 16gb, vai aumentar o tempo de filmagem?
    felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De dois anos pra cá já é tudo SDHC. Não aumenta o tempo de uma filmagem mas aumenta a quantidade de filmagens que você pode fazer sem trocar o cartão.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  53. Olá Rodrigo!!

    Sou frequentadora do Foto Facil e pesquisando aqui comprei ano passado a FZ 47. Nesse natal ganhei da empresa a HS 20. Pretendo vender uma das duas. Gostaria de saber qual é a melhor, estou muito na dúvida, elas tem caracateristicas parecidas, são super zoom, enfim... Qual é melhor??

    Grata desde já.

    Maila Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, ninguém melhor do que você mesma para responder sua própria dúvida. Você tem a oportunidade que muitos gostariam de ter que é a de testar duas câmeras semelhantes para decidir qual é a melhor.

      Use as duas em condições iguais e veja qual se sai melhor na sua opinião. Aproveite a oportunidade de ouro que tem nas mãos.

      Excluir
    2. Esqueci de comentar, sou meio duvidosa de cameras a pilha. A FZ 47 é a bateria. Tem diferença?

      Grata.

      Maíla

      Excluir
    3. Sim, tem duas diferenças cruciais: a bateria carrega em menos tempo e dura menos, a pilha carrega em mais tempo e dura mais.

      Atenção para o erro que muitos cometem ao usar câmeras a pilha: não compre pilhas genéricas, elas são muito ruins. Já as baterias genéricas eu recomendo, costumo usar sempre e nunca tive qualquer problema de desempenho ou confiabilidade.

      Excluir
    4. Obrigada pelas respostas!!

      Ainda estou muito na duvida, acredito que uma seja melhor que a outra. Você nao pode dar um palpite? rsrs

      Obrigada.

      Maíla

      Excluir
    5. O problema é: de que adianta eu dar um palpite se quem tem as ferramentas para isso é você? Eu nunca usei nenhuma das duas enquanto você tem as duas aí, ou seja, minha opinião é totalmente tórica enquanto você tem a chance da prática.

      Basta você usar as duas e comparar as fotos depois. Você tem essa oportunidade, eu não. A teoria já não vale de mais nada nesse momento, só vale antes da aquisição das câmeras.

      Excluir
    6. Obrigadaaa! =D

      Vou testar as duas.

      Att,
      Maíla

      Excluir
  54. Olá Rodrigo, sou apaixonado por fotografia, e espero ainda fazer algum curso e sair fotografando por ai... Tenho a intenção de trocar nossa camera fotografica, temos uma compacta e agora queria uma camera com mais qualidade de imagem com um zoom legal e que faça boa fotos a noite... Pensei na HS20 da fuji.. o que vc acha? ah o que mais me chamou a atenção nela é o zoom manual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais qualidade ela não te dará, afinal, ela também é uma compacta com um sensor minúsculo mas se o zoom manual te chamou a atenção então ela pode ser uma boa câmera para você.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. e quanto a fotografar a noite... terei boas fotos?

      Excluir
    3. Se aprender a usar o modo manual, sim.

      Excluir
    4. Vc me indicaria qual maquina para boas fotos com zoom legal e mais ou menos nessa faixa de preço?

      Excluir
  55. Olá. Tenho uma bateria selada recarregável MC 6-4. Gostaria de saber se é possível e como adaptar ela na Fuji HS20. Outra adaptação refere-se a trocar cartão de memória por HD externo acima de 500 ou Pendrive acima de 32gb para evitar substituições em gravação. Neste modo, em termos de imagem e som eu não tenho o que reclamar dela. Exceto que acima de 30 minutos ela começa a esquentar. No aguardo, agradeço a atenção. Tadeu dos Santos, Cidade Tiradentes, São Paulo/SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li muitos relatos sobre substtuição de pilhas por bateria com sucesso, mas para saber como fazer terá que procurar algum fórum específico de DiY e afins.

      Sobre substituir a mídia de armazenamento eu não faço ideia de como isso seria possível.

      Excluir
  56. RODRIGO EU TENHO UMA FUJIFILM FINEPIX HS20EXR. .O PROBLEMA É QUE ELA NÃO TEM SAÍDA PARA MICROFONE DIRECIONAL O QUE DEVO FAZER PARA SUBSTITUIR. .PARA FAZER VIDEOS NO YOUTUBE? ?? PRECISA TER O QUE PARA PODER FAZER UMA BOA FILMAGEM HD COM UMA BOA CAPTAÇÃO DE SOM..PARA ESTÁ MAQUINA?? MUITO OBRIGADO! !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre vídeos recomendo que procure um site chamado HDSLR ou algum outro relacionado a vídeo. Aqui é só sobre fotografia, ok? Não domino o assunto vídeo e posso passar uma dica errada, prefiro pedir para você procurar alguém que tenha domínio do assunto.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails