7 de setembro de 2010

Técnica Tilt-Shift em campanha publicitária

   Eu estava conversando hoje pelo MSN com meu amigo Marcus Gorbachev, colaborador de longa data aqui do blog, e lembrei da campanha publicitária do Itaú Personnalité. São vídeos interessantíssimos todos feitos com a técnica Tilt-Shift usando lentes especiais, técnica essa que já foi citada algumas vezes mas bem superficialmente. Trata-se de uma mudança de perspectiva, objetos reais ficam com aparência de maquete e este efeito pode ser reproduzido em fotografias também no Photoshop, nos vídeos apenas com lentes apropriadas. Aqui vai o link para o canal do Itaú Personnalité no Youtube com os vídeos e o making of da campanha.
Lente 24mm f/3.5 da Nikon para tilt shift custa a bagatela de 5 mil reais

   A técnica consiste em aplicar uma inclinação (tilt) e um deslocamento (shift), causando essa "ilusão"  e transformando a imagem numa perfeita miniatura e uma lente própria para executar essa tarefa custa absurdamente caro e só é indicada para trabalhos de arquitetura ou, no caso da campanha acima, publicidade. Felizmente há duas opções mais baratas de se fazer o tilt-shift, uma delas é simulando o efeito no Photoshop e a outra é usando uma das novas compactas Canon que estão vindo com este efeito embutido.
 A Canon 5D Mark II foi uma das câmeras usadas na campanha dirigida por Enio Berwanger

   Os modelos que estão trazendo este efeito além do olho de peixe (fisheye) são os SD4000 e SD45000, S95 e SX130, todos já citados em postagens aqui no blog. O mais interessante é que o modelo SX130 está custando apenas 250 dólares no exterior, o que me faz pensar que vai chegar ao Brasil custando cerca de 800 reais mas com expectativa de baixar bastante de preço até o fim do ano, só espero que não demore muito pra chegar aqui.
 Canon SX130: Modelo mais barato do mercado que permite fotos e vídeos com efeito tilt-shift

   Como são modelos muito recentes ainda não sei se este efeito é reproduzido de forma aceitável nestas compactas e também estou curioso pra sabe se isso vai chamar a atenção da concorrência. Me parece ser uma tática para desviar o foco do aclamadíssimo sweep panorama da Sony e tentar trazer para a Canon o público ávido por novidades mas precisa de mais divulgação.

Informação adicionada no dia 09 de setembro: O atento leitor Alan Genuino lembrou que a Canon SX210 também possui os efeitos tilt shift e fisheye.

Informação adicionada no dia 23 de setembro: O atento leitor Aurélio avisa que com os programas After Effects e Visual Studio Pro X3 é possível reproduzir os efeitos tilt-shift em vídeos sem o uso de lentes específicas.

4 comentários:

  1. Tilt shift é realmente um efeito muito bacana... mas por enquanto, pra mim, só o meu bom e velho CS4 rs...

    a 5DMII é maravilhosa mesmo... foi usada tambem
    para gravaro ultimo episodia da temporada passada
    de House. Segundo o diretor, por ser o ultimo e
    mais emocionante episodio da temporada, ele queria
    dar mais nitidez ao personagem e conseguir uma boa
    profundidade de campo. A MarkII foi a solucao.

    ResponderExcluir
  2. boas Rodrigo.

    O tilt shift em vídeo pode ser feito sem o uso de lente específica. Basta usar o after effects ou visual studio pro x3. É muito simples, podes fazer uma busca no youtube.

    Cumps.

    Aurélio.

    ResponderExcluir
  3. Opa Aurélio, valeu pelo toque. Vou alterar o texto assim que puder, um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails