8 de setembro de 2010

Nikon traz mais 3 compactas para o mercado

   No dia de hoje a Nikon anunciou o lançamento de mais 3 compactas: S80, S8100 e P7000. A máxima de que "quantidade não é qualidade" fica evidente aqui pois a Nikon segue sem empolgar com as compactas (exceção feita à Nikon P100 e um dos modelos de hoje). A impressão que passa é que ela nunca vai dar a mesma atenção ao público menos exigente que ela dá aos seus equipamentos mais avançados. Vou fazer uma postagem semelhante a que fiz com a Canon semanas atrás, um review bem rápido de cada um dos modelos, lembrando que a Nikon não tem divulgado o alcance do flash nem o modo contínuo de suas câmeras.


 Modelo superfino e também possui uma lente de construção bem sólida
  
   O grande atrativo da S80 é, sem dúvida, o seu brilhante visor de OLED de 3,5 polegadas em vez do LCD. Esse visor já é usado em alguns modelos da Samsung e a nitidez é aburdamente impressionante e além disso é um modelo superfino e com tecnologia touchscreen, prato cheio para o público jovem e feminino. O caldo começa a entornar quando temos 14 MP entupindo um sensor de 1/2.3"; lente de 5x de zoom cobrindo distância focal de 35-175mm com abertura de 3.6-4.8; macro (?) de 7cm; estabilizador óptico; vídeos HD com taxa de 24 fps; é alimentada por bateria.
   Opinião do blogueiro: Feita para os dois tipos de público mencionados acima, já para os mais exigentes...bem, a próxima, por favor.
Faltou um modo manual mas no modo geral é uma boa câmera

   Na S8100 a novidade é o sensor CMOS que o leitor do blog já sabe que permite vídeos Full HD (1920x1080), melhor desempenho em condições de baixa luminosidade e ISOs altos além de um modo contínuo mais rápido. Além disso, sua resolução é de 12 MP; lente de 10x de zoom cobrindo distância focal de 30-300mm com abertura de 3.5-5.6; macro (de verdade) de 1cm; LCD de 3 polegadas de altíssima resolução; estabilizador óptico; e alimentada por bateria.
   Opinião do blogueiro: Desprovida de controles manuais, vale por ser uma superzoom bem compacta e o sensor CMOS é garantia de bons cliques.
 Por fora não tem muita coisa diferente da sua antecessora P6000

   A P7000 vale uma atenção especial, é concorrente direta das séries LX da Panasonic e G da Canon, e aí o bicho pega. Ela veio equipada com 3 dials e na minha opinião, quanto mais acesso direto às funções é melhor, dá mais agilidade em vez de acessar menus. O sensor é grande e com 10MP aliados a uma lente de construção bem sólida, é esperado qualidade acima da média. A clássica lente 28-200mm de 7x de zoom possui abertura de 2.8-5.6 e uma função interessante chamada zoom memory que aplica rapidamente distâncias focais frequentemente usadas nas DSLR: 28, 35, 50, 85, 105, 135 e 200mm. O macro é de 2cm; possui estabilização óptica; vídeos HD (1280x720) com taxa de 24 fps; possui sapata para flash e raro viewfinder óptico com ajuste dioptral; é alimentada por bateria bastante durável.
 Infinidade de controles facilitando a vida do fotógrafo, semelhante à Canon G11

   Opinião do blogueiro: Me parece ser a melhor compacta que a Nikon já fez. A lente é boa, o sensor é grande, possui 3 dials facilitando acesso a funções que normalmente dependeriam do menu como compensação de exposição e bracketing, possui obviamente controles manuais e de prioridades e a presença de viewfinder óptico e sapata para flash dão todas as condições para ótimas fotografias, só faltou a Nikon seguir a tendência de Canon, Sony e Panasonic que lançaram lentes super rápidas. Super recomendada, resta saber quanto vai custar aqui no Brasil já que no exterior seu preço inicial é de 500 dólares, não deve custar menos que 1.300 reais ao chegar aqui.

13 comentários:

  1. É a nikon tentando se firmar no mercado das compactas avancadas...

    A P7000 tem tudo pra ser uma grande camera, o problema é que não oferece nenhum atrativo ou plus face a G11, e levando-se em consideracao que a G12 está para ser lançada, podemos dizer que a nikon, dessa vez, ficou um passo atrás da Canon...

    Creio que deve haver CEOs (executivos) diferentes para os setores de Dslr e compactas na Nikon. Nao entendo a estratégia comercial da Nikon-Compactas...

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa Nikon P7000, na minha opinião, tem um design bacana, embora eu tenha achado ela mais bonita vista de cima do que de frente. O fato de ter 3 dials deve trazer uma praticidade superior as outras que possuem apenas um. Mas, como nem tudo é perfeito o nosso colega e colaborador Marcus Gorbachev já deixou registrado aqui os “pecados” deste lançamento.
    Em relação aos lançamentos da Nikon, posso estar enganada, mas ela parece estar se mostrando mais ousada em relação aos modelos e cores, talvez buscando uma fatia do mercado (embora não demonstre tanto interesse assim), seguindo ao que parece ser uma nova tendência: a das “câmeras intermediárias” (situadas entre as compactas automáticas e as SZs).

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos começaram a colocar lentes melhores nas compactas. Vai ser ótimo ter uma opção a mais, ainda mais com o peso da Nikon pois não vejo a hora de parar de fazer ressalvas sobre ela.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo!
    Aproveitando o seu post sobre lançamentos, aproveito para faze-lo uma pergunta sobre as novas Nikon 31000 x Nikon D7000.

    Primeiramente, sei que a resposta é evidente e clara de que a D7000 supera infinitamente a 3100, porém, ainda sou amadora no assunto e meu receio é pegar uma super câmera e não saber usar todos os seus recursos.
    Gostaria de saber o que você indica:
    Kit Nikon 31000 + Lente 18-200mm + Lente 50mm = 1640 dólares
    Kit Nikon D7000 + Lente 18-105mm + Lente 50mm = 1640 dólares

    Se eu invisto em uma D7000 e busco informações para aprender a usá-la perfeitamente, pois a diferença de qualidade de imagem das duas é incrivelmente distinta?
    Ou para meu propósito, fotografar por hobby paisagens, pessoas e fotos noturnas; uma Nikon 3100 é o suficiente?

    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  5. Maria Luzia, pega a a 3100 com esse kit. Tipo, o ideal pra quem vai pra uma Dslr na verdade é ter lentes legais (é o que faz a diferenca). Treinar na primeira Dslr é fundamental, recomendo trocá-la somente quando você estiver gasto totalmente o seu obturador, porque você vai estar super treinada nos seus maravilhosos controles.

    Outra, se gosta mesmo da Nikon, dá uma olhada na D90 que é uma câmera maravilhosa e o preço vem caindo com os novos lancamentos.

    ResponderExcluir
  6. Por favor, preciso de uma opinião, qual camêra escolher a nikon s6000 ou a nikon s8100?????

    ResponderExcluir
  7. Olá Camila, obrigado pela presença no blog.

    Olhando as especificações das duas não me resta dúvidas que a S8100 é muito melhor mas dependendo de quanto ela custa, há várias opções bem melhores de outras amrcas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto. Agora estou na dúvida sobre qual indicar para meu amigo, ele é amador, na verdade só quer ligar a cam e fazer a foto. Pra mim, como uma camera pra toda hora pegaria a p7000 mas pra ele acho que a S8100 é uma otima camera e vai servir bem pra ele tirar fotos nas férias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é pra ele usar no automático as coisas terminam se nivelando por baixo mas, ainda assim, qualque Canon ou Panasonic é muito superior a qualquer marca e a Nikon costuma fazer compactas muito ruins. No seu caso a P7000 seria ótima mas não deve mais encontrá-la nova no mercado, só a P7100 e a P7700.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Depois de uns 3anos e alguns meses uma loja de shopping da minha cidade,que tinha uma delas no estoque abaixou o preço da P7000,era 1999,1499,1299,e agora está 999, chega ser tentador, porém um grande risco de não saber de fato a procedência e se o produto é mesmo novo, ou no caso nunca usado desde aquela época.
    E muito legal saber que o blog voltou Rodrigo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no RJ de vez em quando acontece isso, deve ser estoque antigo e estão querendo se livrar.

      Fique de olho no blog!

      Excluir
  10. Tô acompanhando sim, sua matérias mais resumida.
    Quanto a P7000 acha que vale a pena está aquisição hoje ? passei na loja e o vendedor me deixou olhar a máquina está tudo novo, embalado e lacrado, é apenas a famosa útima peça do estoque ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale se esse for seu teto e você não puder esperar mais para comprar uma câmera. Mas se puder esperar pra juntar mais grana, talvez consiga uma Sony RX100 ou Canon G1x ou G7x sem pagar muito mais do que isso.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails