17 de setembro de 2010

A família NX da Samsung está crescendo

   Tenho sido um pouco omisso em relação ao sistema NX mas é preciso admitir que depois dos lançamentos dos últimos meses parece ser um sistema mais promissor que o NEX da Sony pois a própria parece ter enterrado esse sistema com o lançamento das novas SLT. A Samsung também usa sensor CMOS de tamanho APS-C em corpo relativamente compacto sem espelhos.
 O corpo é semelhante ao de uma compacta mesmo com a lente 20-50mm acoplada

Depois da NX10, foi lançada a NX5 que é praticamente o mesmo modelo com poucas reduções nas características como LCD de menor resolução e a falta de proteção contra poeira, e agora é a vez da NX100 com total aparência de compacta e a exemplo da enorme maioria dos modelos desta marca é alimentada por bateria.
 Painel traseiro parece bem intuitivo e simples

   Não há novidades, poucas coisas mudaram em relação à pioneira NX10: A resolução de 14.6 MP; os vídeos em resolução HD (1280x720); sensibilidade ISO até 6400; LCD super brilhante de AMOLED com alta resolução e 3 polegadas; disparos que variam entre 1/4000 e 30 segundos; faixa de compensação de exposição entre -3 e +3. Tudo igualzinho ao modelo anterior e sem grande destaque, a diferença é que neste novo modelo de corpo bem compacto não há flash pop-up, apenas a sapata para flash externo tal qual os modelos Micro 4/3 da Olympus.
 Lente estilo pancake 30mm f/2 é uma das opções para esse sistema

   Opinião do blogueiro: Salvo pela falta de flash e corpo compacto da NX100, a Samsung lançou 3 modelos da sua série NX praticamente iguais. Não há dúvidas de que é um sistema promissor: Corpo compacto + lentes intercambiáveis + sensor APS-C é uma nova tendência mas há uma necessidade de novidades, não vejo razão para esse inchaço no mercado. A NX5 nem foi lançada nas Américas e a Samsung precisa repensar sua estratégia de marketing para esse sistema não começar a ser visto como fracasso.

Um comentário:

  1. Sempre achei a série NX muito bonita, tanto é que quase comprei uma (não lembro qual delas, mas creio que tenha sido uma das primeiras), só não a escolhi porque gostei mais da Canon da série SD.

    Esta, igualmente às anteriores, é linda, no entanto o fato de não ter flash integrado pode ser um ponto negativo de grande peso, uma vez que foge um pouco da proposta "compacta multifunções", pois será preciso ter um sempre à mão.

    Quanto ao "inchaço" do mercado com diversos modelos muito semelhantes parece ser a nova onda de algumas marcas. Se a intenção é deixar o consumidor cada vez mais desejoso pelo próximo modelo é preciso pensar até onde ir com esta estratégia, pois uma hora o feitiço pode virar contra o feiticeiro.

    Como você bem disse, uma hora esses lançamentos sucessivos serão sinônimo de fracasso dos modelos anteriores (e da marca)e reverter esse conceito a curto prazo talvez não seja muito fácil.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails