5 de setembro de 2010

Comprar cartão de memória não é tão simples assim...

   Tudo na vida evolui e quando falamos de tecnologia a evolução acontece de forma exponencial. A primeira câmera digital que usei usava um cartão de 16MB e sobrava espaço mas com o aumento assustador da resolução (que os amigos do blog já sabem que se refere a tamanho e não a qualidade) se tornou necessário adquirir dispositivos de armazenamento de capacidades sempre mais alta. Hoje, 2GB que parecia uma coisa absurda pode estar se tornando pouco espaço e a queda dos preços também ajuda.
 Cartão Compact Flash com velocidade de 15MB/s, ainda muito usado em DSLR

   Quando eu digo que não é tão simples comprar um cartão é porque hoje em dia a escolha não se resume apenas à capacidade, com a chegada dos vídeos HD e Full HD, é necessário que o cartão também tenha alta velocidade para evitar perda de dados, o famoso lag. Outra coisa: Principalmente no Full HD consome-se muito cartão, o tamanho dos vídeos fica bem grande.
 Cartões Extreme de classe 6 com velocidade de 30MB/s

   Hoje em dia há cartões específicos para vídeos como os da linha Sandisk Extreme que são os mais recomendados mas também podem ser utilizados os Sandisk Ultra mas aí já pode haver possibilidade de lag, o que difere aí é a velocidade pois hoje os cartões SDHC de alta capacidade se dividem em classes e quanto maior o número, melhor. Os Ultra chegam a velocidade de 15MB/s e os Extreme até 60MB/s. Não economizem na hora de comprar cartões para fazer vídeos, principalmente nas DSLR, tem que ser no mínimo Classe 4 mas o ideal é de Classe 6 pra cima.
 Cartão classe 6 da Kingston que é um dos que uso nas minhas câmeras

   Outra marca recomendada é a Kingston com sua série Ultimate de altíssima velocidade e seus cartões SDXC de altíssima capacidade, já vi até cartões com 64GB de espaço! Minha preferência é pelos Sandisk mas também há cartões de Sony, Panasonic, Toshiba e outras boas marcas, o único problema é que esses quando são encontrados (o que já é difícil) não costumam ser baratos. Os Sandisk Ultra já podem ser encontrados por menos de 60 reais.
 Cartão de altíssimas capacidade e velocidade, um luxo para quem pode...

   Agora você já sabe: Não basta comprar qualquer cartão compatível com sua câmera, se seu modelo faz vídeos HD procure cartões com velocidade a partir de 15MB/s, se faz vídeos em Full HD é necessário velocidades maiores como os de 30 MB/s.

11 comentários:

  1. ola, acabei de comprar uma câmera canon 60d, a minha primeira dslr.
    gostava de saber que cartão de memoria de devo comprar e com quantos gb. sei que a canon aconselha sd speed class6, mas tanta variedade de cartões que tou confuso.
    obrigado,

    fernando alexandre

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando, obrigado pela presença no blog.

    A capacidade do cartão é você quem decide. Como não recomendo ficar deixando foto armazenada no cartão, um de 4gb tá ótimo até porque hoje em dia de 1 e 2gb custam quase a mesma coisa que um de 4gb. Comigo os cartões classe4 da Kingston funcionam muito bem ma a diferença principal é nos vídeos, como nao faço vídeos estou bem satisfeito. Classe 6 só se não estiver muito caro, acho um luxo exagerado.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rodrigo!
    Esse cartão é recomendado para uma D3100?

    Sandisk 8GB Extreme HD Video SDHC Memory Card
    Up to 20MB/sClass 6Extreme Super-Parallel (ESP) processingHighly DurableLimited Lifetime Warranty

    Vou usar para fazer vídeos em Full Hd, mas o foco são as fotos!!
    O que acha?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Cartão pra vídeo não, compra um classe 6 ou 10 Kingston ou Sandisk mas não esses dedicados a vídeo.

    ResponderExcluir
  5. qual melhor cartão para d3100??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confio nas marcas Sandisk e Kingston. Classe 6 se for fazer só fotos e classe 10 se tiver interesse em fazer vídeos também.

      Excluir
  6. Olá Rodrigo!

    Qual o melhor cartão para Nex F3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As marcas que já usei e recomendo são Kingston e Sandisk, qualquer um destas marcas é bem seguro. E se pretende fazer vídeos em Full HD compre classe 6 ou 10.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. Estou com dúvida entre esses dois cartões:

    "Memory Stick PRO-HG DUO HX" e o "Sony Sdhc Uhs-l 94mb/s"

    Esse anúncio abaixo diz no título que a velocidade do Memory Stick é de 50mb/s, mas em baixo na descrição fala de 480mb/s...

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508165395-carto-memory-stick-pro-hg-duo-sony-16gb-50mbs-hx1-psp-ps3-_JM

    O anúncio do SDHC 94mb/s:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-506819498-carto-sony-sdhc-32gb-classe10-uhs-l-94mbs-fullhd3d-_JM#questionText

    P.S. os anúncios são apenas para mostrar os modelos dos cartões, não irei comprar por esses preços. Ambos os cartões estão com preços equivalentes por volta de 60 reais o de 16GB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece um erro de nomenclatura, o número maior é referente a megabits e o menor em megabytes, mas o m de megabits deve estar sempre em minúsculo e o de megabytes em maiúsculo. Na prática, os dois querem dizer a mesma coisa, guie-se por megabytes.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails