9 de setembro de 2010

Pentax K-r, nova DSLR na área (pelo menos no exterior)

   Hoje foi dia de lançamento pra Pentax, a nova K-r vem pra substituir as aclamadíssimas K-m (K2000) e K-x, pelo menos no exterior já que no Brasil a Pentax sequer possui representação comercial. Uma pena essa empresa tão grande e importante ignorar um mercado tão consumista como o brasileiro, isso prejudica quem gostaria de ter uma câmera dessas (como o escriba aqui) pois fica meio impossibilitado de comprar lentes e acessórios, é um verdadeiro tiro no escuro mas pra quem tem disponibilidade de viajar ao exterior é uma ótima opção pois compete de igual pra igual com Canon, Nikon e Olympus (outra que ignora o Brasil em relação a DSLR).
 Escolhi a versão rubronegra por ter uma certa afinidade com essas cores juntas...

   As DSLR da Pentax possuem algumas peculiaridades como a disponibilidade das cores branca e vermelha além da tradicional preta e a possibilidade de se usar bateria ou pilha (com auxílio de um adaptador opcional), fica a gosto do freguês. Mas que fique bem claro que, como eu já disse em outros tópicos anteriores, a carga da pilha dura muito mais porém a bateria carrega em muito menos tempo. Esse modelo possui sensor CMOS de tamanho APS-C de 12 MP, com destaque para os 11 pontos de autofoco e sensibilidade ISO que pode chegar a 25600.
 Comandos simples sem nenhuma complicação

   O modo contínuo de até 6 fps e os vídeos HD (1280x720, 24 fps) também irão agradar os seus felizes usuários assim como os disparos super rápidos de 1/6000 de segundo! Poucas câmeras são mais rápidas que ela e os entusiastas do HDR e bracketing ainda vão se deparar com modos dedicados a essas técnicas. Outros atrativos interessantes são o motor de foco e estabilizador de imagens presentes no corpo da câmera, independentemente das lentes a serem usadas.
Painel traseiro com menos botões que o normal indica muitos menus

   O seu LCD mede 3 polegadas com altíssima resolução e possui a função live view, e certamente daqui pra frente vai estar presente em todas as DSLR; seu flash alcança até 12 metros; há a possibilidade de tranferência de arquivos via infravermelho; usa cartões SD e com atualização de firmware pode aceitar cartões SDHC com capacidades maiores; e sua faixa de compensação de exposição vai de -3 a +3, não chega a ser um ponto fraco mas hoje já há alguns modelos de DSLR em que essa faixa é bem mais abrangente indo -5 a +5.
 Adaptador vendido separadamente para se usar pilhas em vez de baterias

   Opinião do blogueiro: É uma câmera fantástica, a marca Pentax faz muita falta aqui no Brasil pois ficamos muito restritos a Nikon e Canon e fotografia não se restringe a elas duas. As lentes Pentax são de ótima qualidade e quem tiver a oportunidade de comprar corpo e lentes no exterior pode ficar sossegado. A marca é super recomendada, qualidade garantida e não vão se arrepnder. Eu mesmo gostaria muito de ter uma...

19 comentários:

  1. D+ essa câmera, pena a Pentax não trabalhar aqui no Brasil, tsc.

    ResponderExcluir
  2. Convenhamos que não é o melhor momento para lançar um produto com essas cores por aqui , não é Rodrigo? Quando eu vejo vermelho e preto junto, penso logo de fracasso =P

    ResponderExcluir
  3. Não se esqueça que meu time É o campeão brasileiro, preciso aproveitar bastante esse momento pois o futuro é sombrio kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Cara, entrei ontem no site da Pentax e vi de tudo que é cor que você possa imaginar, até rosa para são paulinos.

    ResponderExcluir
  5. Sobre a Pentax não trabalhar aqui, pelo menos as outras empresas possuem representantes: A Nikon possui a T. Tanaka e a Udenio, a Canon possui a Namba e a Elgin, a Pentax nem isso. Somos totalmente ignorados mesmo por ela.

    E espero que os são paulinos entendam a brincadeira...

    ResponderExcluir
  6. Legal essa Pentax... Mas tem tão pouco botão ;)

    ResponderExcluir
  7. Realmente e pouco botão complica um pouco as coisas.

    ResponderExcluir
  8. Vivendo e aprendendo...
    Depois que resolvi me aproximar mais do mundo da fotografia através de leituras, comecei a ter outra visão a respeito de certas marcas. Quando resolvi comprar minha primeira digital, a Pentax nem entrava na lista das minhas possíveis escolhas. Hoje, creio que muita gente também pense dessa forma... se eles (Pentax) não investirem aqui, esse pensamento irá persistir por muito mais tempo... Neste caso, acredito que eles tem mais a perder do que nós.

    ResponderExcluir
  9. Bela câmera, inclusive me parece que está havendo uma adesão maior pelas boas e velhas pilhas atualmente, o que acha? Quanto as cores, também tenho muita afinidade com elas: O vermelho da cruz de malta e o preto da faixa transversal. :)

    ResponderExcluir
  10. Wi, você tá certa. Eles perdem mais porque o mercado brasileiro consome muito, azar o deles.

    Afff Evandro, cruz de malta né? Olha, eu gosto de pilhas e se eu tivesse essa Pentax com certeza compraria o adaptador, iria revezar entre os dois.

    ResponderExcluir
  11. Vi um modelo (da Pentax mesmo) parecido ha um tempo atras e enlouqueci... Quero pra mim.

    ResponderExcluir
  12. muito legal o teu blog rodrigo!!! queria te pedir uma ajuda!!!!! to querendo comprar a minha primera camera, juntei uma grana especialmente pra isso.. tenho recebido ajuda de amigos e varias opnioes.. meu sogro é fotografo mas só trabalha com nikon ai certamente quer me indica-la. ai tem a D3000 e a D5000. gosto tmb da canon, uma amiga minha tem a canon eos 450d. mas enfim sou iniciante gostaria de uma camera pra tirar fotos do dia a dia, mais leve talvez, mas que se houvesse algo profissinal no futuro poder usa-la tmb e nao precisar logo comprar outra!!!! quero fazer cursos tmb pra aprender a mexer direitinho.. aa muito confusa.. sera q tu pode me ajuda com os teus conhecimentos hehehe obrigadaaaaa bjssssss

    ResponderExcluir
  13. Tatah, será que uma compacta com todos esses recursos não seria melhor que uma DSLR? É apenas uma opinião, mas se quiser uma dessas, Nikon ou Canon é ótima, é questão de opinião mesmo mas D3000 não recomendo não, viu? Nikon só de D5000 pra cima...

    ResponderExcluir
  14. eh eu tenho uma compacta ja que uso bastante mas tava querendo um dslr ah tempos ja hehehe eh que a nikon ele ateh me consegue por melhor preço!! mas brigada viuu vo da uma pesquisada mais afundo sobre a d5000 entao!! :))) bjssssssss

    ResponderExcluir
  15. Tata, eu iria de Fuji S200exr.

    Acho ela a melhor entre as Ultra-zoom.
    Dá uma olhada, aqui no blog tem algo falando sobre ela.

    ResponderExcluir
  16. olá gostaria de pedir sua ajuda, já que tenho pesquisado muito, e muito no seu site. Algumas vezes fiquei esclarecido com suas postagens, mas outras indeciso com respeito a maquinas. Tenho a oportunidade de comprar uma Pentax Kx com 3 lentes. 1900,00 acha que é uma boa. Também se puder me ajude em tres cenário. Primeiro, alguem tem até 1000,00, outro tem até 2000,00 e o terceiro tem mais de 2000,00. Todos querem levar a sério a fotografia, mais que um simples hobby. Que maquinas sugere nessas situações. E se fosse apenas para hobby, mas um hobby levado muito a sério. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Pentax não estiver muito usada e já com muitos cliques e se for para uso pessoal, é uma ótima aquisição.

      Já a sua segunda pergunta é muito difícil de responder. Veja bem, escolha de câmera é muito pessoal e depende muito do contexto e só o valor a ser gasto não serve como parâmetro, envolve muito mais coisas. Estou partindo da ideia de que quem pretende levar a sério um hobby e tem essa quantia pra desembolsar, no mínimo, ou já entende o básico da fotografia ou vai investir também em conhecimento, não só em equipamento.

      Até 1000 reais as opções são poucas, só as superzoom que hoje em dia não são grande coisa, Panasonic FZ47 talvez seja a melhor opção ou Canon SX240, se preferir uma câmera menor.

      Até 2000 a pessoa pode partir por dois caminhos, uma compacta premium ou uma reflex de entrada. E se fosse em outro país ainda teria as mirrorless mas aqui no Brasil, sem chance. Compacta premium tem uma penca de ótimos modelos como estes aqui, http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga e tem uma que está claramente acima de todas que ´a Canon G1x. Reflex de entrada temos Canon T3, T2i, T3i, Nikon D3100, D5100 e D3200.

      Acima de 2000 são as mesmas reflex de entrada e depois o cara investe nas objetivas melhores que as do kit.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails