15 de setembro de 2010

Nikon D7000 chega com ares de sucessora da lendária D90

   Setembro é um mês mágico para os fotógrafos, todos os anos são dezenas de lançamentos e não deixa de ser a briga pra ver qual empresa vai lucrar mais no Natal. Uma série de postagens com lançamentos vem aí e vou começar com a DSLR da Nikon que chega com uma responsabilidade enorme: Suceder a super aclamada (por crítica e público) câmera D90. Não é fácil e agora com esse blog tenho percebido um certo imediatismo do pessoal. Calma gente, nem sempre uma câmera com boas especificações técnicas se torna uma boa câmera na prática, não vamos ser cobaias.
 LCD  no topo da câmera, tradicional nas DSLR Nikon

   A D7000 traz novidades como corpo em liga de metal leve e protegida contra poeira e umidade, parece que vai ser a câmera mais barata com essa característica; duplo slot para cartões SD que permite gravar a mesma imagem simultaneamente nos dois ou gravar JPEG em um e RAW no outro, ou gravar primeiro em um cartão e quando acabar o espaço livre, parte para o segundo cartão automaticamente. Acredito que esse duplo slot seria mais proveitoso se fosse um SD e um Compact Flash que dizem ser mais resistente; a fabricante também garante 150 mil cliques, nível de câmeras profissionais.
 Reparem que há dials sobrepostos à esquerda com várias funções embutidas

   Bem, vamos às especificações técnicas que é o que interessa: 16 MP em um sensor CMOS DX (levei várias broncas de nikonzeiros quando eu falava que o sensor era APS-C) de 3,55 cm² igual ao da D3100; possui motor de foco interno então ninguém precisa se preocupar com autofoco nas lentes AF com incríveis 39 pontos de autofoco; o disparo mais rápido chega a 1/8000 permitindo extrair o máximo de lentes claras; a longa exposição segue o padrão de 30 segundos; compensação de exposição de -5 a +5; vídeos Full HD de 24 fps; LCD de 3 polegadas com alta resolução; flash com alcance de 12 metros; e o ISO pode chegar a 25600.
 Câmera de médio porte para o padrão DSLR mas com características mais avançadas

   Opinião do blogueiro: Não traz grandes novidades nas suas especificações técnicas a não ser os 39 pontos de autofoco, começa custando 1.200 dólares só o corpo e seu kit virá com lente 18-105mm por 300 dólares a mais. O que vai fazer sucesso é a resistência do seu obturador e também do seu corpo em liga metálica além do motor de foco que a Nikon ficou devendo em versões mais baratas. O ponto fraco parece ser o flash, mais fraco que o das Canon. A impressão que passa é que as DSLR tem sido "mais do mesmo", poucas coisas a evoluir, então pegam o que tem de melhor em vários modelos anteriores mas...bola dentro da Nikon!

22 comentários:

  1. Com certeza vai ser lendária... Bola dentro da Nikon... Como a Canon decepcionou com a 60D, deixou espaço para a concorrente... Ainda bem que não sou consumista de plantão, Mas que deu vontade de comprar esta belezura deu... Mas prefiro esperar a sucessora da D700, ou seja, uma Nikon D7000 com sensor Full Frame! Não gostei desse "mais do mesmo" só os 39 pontos AF, o disparo 1/8000s, 16mpxl, escala iso aumentada, se isso é pouco... Paro por aqui ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah, o mais do mesmo é referência a tudo que tem de bom em várias câmeras e junta-se numa só, não havendo novidade. É certo que é uma belíssima câmera.

    E o flickr bombando...

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos! resta saber se em iso 6400, ela tem a mesma qualidade (em ruidos) que a d700.

    ResponderExcluir
  4. Ah com certeza não tem já que a D700 é full frame.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Rodrigo,
    há quase 1 mês, havia lhe pedido orientações sobre comprar uma Panasonic FZ100, pois sempre tive outras superzoom, ou entrar no mundo das DSLR... Pois bem, quando olhei as câmeras "ao vivo", me apaixonei pela Nikon D90. Acho que estou começando num step maior do que precisava, mas o fato é que já pude perceber que a qualidade das imagens e a versatilidade da câmera são incomparáveis. Tenho a lente 18-105mm que veio no Kit e consegui uma promoção adquirindo por um bom preço uma 55-300mm para maior zoom. Gostei muito da lente de entrada, minha única ressalva é que não consegue focalizar objetos mais próximos da câmera, necessitando que eu fique a uma certa distância para focar. Portanto, queria uma orientação se vc indica uma daquelas "cinquentinhas" com abertura por volta de 2.0 que li nos seus artigos ... Seria útil para mim? Vi no site da B&H uma Nikkor de 35mm e abertura de 1.8 se não me engano , o que acha?
    Desde já obrigado pela atenção se sempre.
    Um abraço, Luiz.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiz, que bom te ver aqui de volta. Isso é sinal de que tô fazendo um bom trabalho.

    Sobre focar coisas próximas a lente é o seguinte: As reflex não possuem aquele supermacro de 1 a 5cm que estamos acostumados a ver nas compactas, normalmente o limite fica entre 15 e 25cm nas lentes com macro disponível. As lentes 35 e 50mm não conseguirão focar mais perto do que você já faz com a 18-105mm já que nenhuma delas é grande angular, ou seja, se com 18mm você não consegue focar muito próximo, não seira com a 35 ou 50mm que conseguiria anão ser que elas tivessem a função macro.

    Mas as lentes fixas são ideais para retratos, se sentir que elas tem utilidade é sempre bom investir em lentes claras como elas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado mais uma vez pela orientação, já acompanho seu blog há quase um ano e não conheço outro site em português tão completo quanto este. Prabéns pelo excelente trabalho, agora vou voltar ao manual do meu novo brinquedo...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. comprei a d700 a um mes fikei super feliz com o resultado ja que eu tinha a d-90 e pude comparar de perto...fikei bem mais satisfeita...os videos ficaram perfeitos e as fotos mais ainda...vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  9. Preciso de um help, pretendo comprar um DSLR e nao sei porque sou uma apaixonada pela Nikon, o problema é decidir qual comprar, estou em duvida entre, d90, d5000 e d3100, na verdade nao sei muito bem qual pode ser a melhor pra mim no momento, o objetivo da camera sera para fotos de paisagens, noturnas e em locais fechados e normalmente escuros(como por exemplo boates). obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Olá Tatiana, obrigado pela presença no blog.

    Para quem está iniciando eu recomendo a D3100.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  11. Sabe estou começando no mundo da fotografia juntamente com um fotografo profissional,e comprei uma d 7000-18-105 com flash sb 900 gostaria de aprender tirar fotos com ela,ou então onde encontro o manual em português,ou vc pode me ajudar me ensinando a manuseá-la?

    ResponderExcluir
  12. Olá Selma, obrigado pela presença no blog.

    Não tenho como te ajudar a manusear a câmera, isso só com um curso mesmo e praticando bastante.

    A ajuda que posso te dar é o manual dela em português: http://goo.gl/INrl2

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  13. Mais um post que ainda não li!!! Sempre me surpreendendo, quando penso que já li tudo, aparece mais uma postagem pra dizer que não!

    Obrigado Rodrigo pelo excelente Blog!

    ResponderExcluir
  14. Enfim peguei a d7000 estou apanhando um pouco tem muitos recursos mas foi um upgrade e tanto da d60 para ela, com certeza o iso alto sem ruido está sendo perfeito para mim que tenho trabalhado para djs e empresas de sonorização.
    Mas preciso de ajuda tenho uma lente 50mm 1.8 serie e e nao consegui fazer auto foco de forma alguma se estou certa ela e ai-s se puderem me ajudar! crisewilson2@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris, obrigado pela presença no blog.

      Até onde sei as objetivas AI-S não fazem autofoco, chegou a usar essa lente na D60?

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. eu tive o mesmo problema!!! quando vc coloca a lente na maquina ela fica até um pouco justa, vc coloca até o fim, quando chegar no fim da uma giradinha sentido horario, vai ouvir um TEC, ai sim encaixou direito e o auto foco funcionara! :D

      Excluir
    3. Mas a lente dela é uma AI-S, não faz autofoco mesmo.

      Excluir
  15. Rodrigo, o sensor dela é APSC ou FF??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É APS-C, tá aí na postagem mas os nikonzeiros gostam de chamá-lo de DX.

      Excluir
  16. Hahahahaha...sim, eu lí mas não entendi muito bem o contexto. Num dado momento, fiquei com a idéia de que você havia errado a classificação do sensor e a partir dai foi corrigido pelos Nikonzeiros! ;)

    ResponderExcluir
  17. Olá, quero comprar uma D7000 e queria informações as lentes fixas se funciona bem nela , ou seja só manual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por se tratar de uma câmera com motor de corpo incorporado, qualquer objetiva irá funcionar nela com foco manual ou automático de acordo com a sua vontade (se a lente for dotada de autofoco). Já no manual qualquer lente funciona, sem exceção, basta encaixar na baioneta diretamente ou via adaptador.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails