15 de setembro de 2010

Chegaram as novas Canon G12 e SX30!

   Lançamentos super aguardados neste mês, as sucessoras de G11 e SX20 trazem poucas novidades mas uma das modificações feitas na Canon SX30 impressiona demais pois colocaram nada menos do que 35x de zoom nela, mais uma vez: 35x de zoom! Onde vamos parar? Com 20x de zoom eu já faço ótimas fotos da lua, mostrando até as crateras e mais cedo até brinquei com o pessoal do twitter dizendo que com 35x daria pra fotografar DENTRO das crateras, lembrando que ainda tem 4x de zoom digital totalizando 140x de zoom, melhor deixar pra lá...
 A Canon traz um design mais robusto para sua superzoom

   Mas nem tudo são flores, há algo de podre no mundo da Canon e é a resolução pois ela entrou na casa dos 14 MP gerando densidade de megapixels altíssima e consequentemente ruídos que já mostravam suas garrinhas na SX20. Suas especificações técnicas indicam uma evolução na lente pois seu ângulo mais largo permite distância focal de 24mm, era o que estava faltando e com 35x chega-se à absurda distância focal de 840mm! Mas reparem em algo muito importante: Essa distância focal é a mesma da Olympus SP800, ou seja, no final das contas os 35x da SX30 são a mesma coisa que os 30x da SP800, a diferença está no ângulo largo que é de 24mm da Canon contra 28mm da Olympus. O resto continua a mesma coisa em relação à sua antecessora menos as pilhas que foram trocadas por bateria.
 O LCD móvel está presente também nesse modelo

   A Canon G12 tinha para onde evoluir, não evoluiu e realmente perdeu o trono de melhor compacta para a LX5. Pouca coisa mudou, não foi aumentado o ângulo diminuindo a distância focal pois continua em 28mm, poderiam ter aumentado a resolução do LCD e isso não aconteceu mas foi mantida a resolução de 10 MP, o visor óptico de verdade como nas DSLR (não é eletrônico), a sapata para flash , o LCD móvel e foram incluídos os efeitos fisheye e tilt-shift já se tornando praxe nas câmeras desta marca.
 Anel de controle presente na lente da S90 agora também na G11

   Ainda assim continua sendo uma câmera estupenda, apenas perdeu espaço para a Panasonic mas isso muda a cada ano. A diferença é que a Nikon está fungando no cangote dela e é preciso mais mudanças nessa câmera para 2011, é preciso arriscar, inovar e isso é uma tradição na Canon. A maior evolução que houve foi o acréscimo de vídeos HD (1280x720 de 24 fps), parecido com o que houve na S95 e também foi inserido um dial frontal, somados aos 3 dials na parte de cima ajudam ainda mais para se ter agilidade com essa câmera.
Fantástico LCD móvel muito útil foi mantido

   Opinião do blogueiro: Os 35x de zoom da SX30 impressionam mas a resolução de 14 MP também impressionam negativamente na mesma proporção e também possui os efeitos fisheye e tilt-shift, recomendada com a ressalva da resolução pois é esperado com isso mais ruído. A G12 continua sendo uma câmera maravilhosa mas pra quem não se importa com vídeos HD e os efeitos citados acima, pode comprar sua G11 sossegado. SX30 e G12 chegam ao mercado custando 430 e 500 dólares respectivamente.

218 comentários:

  1. Rodrigo, nosso medo infelizmente se concretizou!

    Seguindo os passos da S90 - S95, a Canon fez um update horrível da G12. Assim como também ocorreu na Panasonic (FZ35 - FZ40), é hora de comprar S90, G11 e FZ35. Preco lá em baixo e cameras maravilhosas.

    A SX30 IS eu gostei. Gostei porque houve mudancas, estou entediado com esse mercado que infelizmente abraca o modelo capitalista com unhas e dentes: inventa algo novo, que na verdade nao é novo, somente pra aquecer as vendas. A unica resalva fica para a zapata de flash, que foi extirpada, mas tambem, aqui para nos latino-americanos nao fara muita falta, pois este equipamento é mt caro pro mercado para os usuarios de superzooms, que nao tem maiores pretensoes.

    Acho que a LX5 ainda está com a coroa das cameras compactas. Que camera.

    * Rodrigo, voce já deu uma olhada na Samsung TL500, que vem com lente f/1.8 ... Que tal um review/opiniao?

    Abracos!

    MGH!
    www.gorba.org

    ResponderExcluir
  2. Tá aqui, presidente: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/06/sensacional-lancamento-da-samsung-tl500.html e falei muito bem dela e nem era pra menos...

    ResponderExcluir
  3. 35X? Caramba, e eu ainda me impressiono com os 18x da minha FZ-35 :).
    *Rodrigo, que vitória maiúscula do tal do rubro-negro ontem sobre o Barueri heim!!!! :).
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ah esse rubronegro não é legal não, baca é torcer pelo glorioso Ituano, esse sim é um rubronegro de respeito!

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo tudo joia?
    estou indo para o exterior semana que vem e queria saber na sua opiniao quais cameras valem a pena na faixa dos $500.

    estava pensando na sx30 mas ouvi falar que com esse zoom de 35 nao so se consegue tirar fotos boas sem tremer e isso exigiria o tripe.

    quais opcoes voce me recomenda? abracos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Paulo, obrigado pela presença no blog.

    Com 500 dólares você pode comprar qualquer compacta avançada, inclusive a melhor de todas elas que é a Panasonic LX5 mas se quiser uma superzoom recomendo Panasonic FZ35, Nikon P100 ou Pentax X90.

    ResponderExcluir
  7. nossa... agora to mais na duvida ainda...
    tinha varios reviews sobre cameras para ver nessa faixa de preco qual seria melhor pra mim...

    filtrando varios modelos cheguei ate esses:
    Canon SX30 IS
    Panasonic fz100 ou fz35
    fujitsu HS10

    mas nenhum tinha falado dessa panasonic que voce citou(LX5)... ela é realmente boa?
    e sobre as superzoom ouvi falar muito mal da nikon p100 falando que quem comprou nao gostou e dessas duas da panasonic q eu mesmo citei muita gente falou que apesar da fz100 ser mais atual a fz35 era melhor...

    eu to mais perdido q tudo.
    a ultima camera q eu tive foi uma canon a610 e sempre achei que camera pra usuario final tinha que ser canon/sony e um usuario que queria um algo mais tinha que partir pra uma nikon mas parece que vou ter que quebrar esse paradigma ne...

    eu quero uma camera que filme em alta definicao (hd) mas vi que tem modelos que falam em alta definicao mas nao chegam nos 1080p...

    gostaria tb de uma que fosse superzoom e estava quase optando ou pela canon sx30 is quando vi reviews falando que a fujitsu é muito melhor porque o zoom que a da canon tem dava noise etc... nao sou muito bom nesses detalhes tecnicos mas alguma coisa basica eu sei... eheheh por isso quero sua ajuda pra me ajudar a decidir pois ja viajo no proximo final de semana

    tenho preferencia tb por um modelo que use bateria ao inves de pilha mas confesso que to mais confuso agora do que antes de eu comecar a pesquisar...

    ResponderExcluir
  8. Paulo, é que você só pesquisou pelas superzoom, por isso a LX5 que só tem 3,8x de zoom não tinha aparecido pra você, esquece ela então e vamos focar nas superzoom.

    A P100 é uma boa câmera mas não coloco ela a frente das Panasonic e como não tenho muitas informações da FZ100 que está usando um novo sensor, ainda indico a FZ35 como primeira opção. Em compactas a Nikon não é tão boa como nas DSLR e como já está acostumado a usar Canon, apenas com outra Canon ou uma Panasonic você estaria dando um passo a frente.

    Vídeos em 720 são de alta definição, são os vídeos HD, falo isso em todas as postagens. Os com 1080 linhas são os Full HD mas pra conseguir vê-los precisa ter monitor e placa de vídeo compatíveis com isso senão só vai ver em 720 linhas mesmo.

    E não é Fujitsu, é Fuji, esqueça ela quando comparar com os monstros da fotografia...

    ResponderExcluir
  9. Fiquei apaixonado por esse novo designer da SX30! Eh realmente muito linda!

    ResponderExcluir
  10. Eu queria comprar uma SX30, mas parece q só meados de outubro e vou pro EUA sexta agora...

    ou pegar uma superzoom Panassonic ou Canon...

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo por favor, onde encontrar a canon s30 is aqui no Brasil?
    Ancioso pela resposta agradeço

    ResponderExcluir
  12. Amigão, nem no exterior está sendo vendida ainda. Aguarde o início de dezembro.

    ResponderExcluir
  13. Olá Rodrigo!
    Estou iniciando curso de fotografia e já quero ter a minha semi-profissional...
    Qual delas vc indica: Nikon D90, D5000 ou canon G11 ou G12...
    Grata
    Adriana

    ResponderExcluir
  14. Olá Adriana, obrigado pela presença no blog.

    Como você escolheu câmeras de categorias diferentes recomendo antes a leitura destes dois tópicos:
    http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/07/profissional-ou-semiprofissional.html
    http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/08/profissional-ou-semiprofissional-parte.html
    Após ler isso vai saber identificar qual tipo de câmera é o que te atende melhor e vai ficar mais segura pra escolher os modelos que te agradam.

    ResponderExcluir
  15. Olá Rodrigo! Parabéns pelo blog!! Muito bom!

    Venho lhe trazer algumas perguntas.

    Pensava em adquirir uma SLR, mas conclui que posso obter o que eu preciso com uma compacta avançada.

    Procuro uma máquina de disparo rápido para não perder os momentos, boa filmagem e preferencialmente com bom zoom óptico. Não me importa os megapixels, pois 10 MP para mim já é mais do que eu preciso.

    Você fala do ruido na SX30 devido aos 14 MP, mas se eu tirar fotos em 10 MP ou 7 MP por exemplo isso se resolveria?

    O sensor MOS é o melhor atualmente?

    As Panasonics sempre me chamaram a atenção, parecem muito bem construidas, e vem com lentes Leica.

    Entre a SX30 e FZ100, qual vc recomendaria?

    O que a LX5 tem que a FZ100 não tem?


    **Obs: A SX30 já está disponível para compra no walmart.com

    Grande abraço! Se puder responder as perguntas, fico agradecido.

    Fernando

    ResponderExcluir
  16. Olá Fernando, obrigado pela presença no blog.

    Infelizmente toda foto é feita na resolução máxima da câmera e depois processada para a resolução menor mantendo os ruídos. Já faz tempo que tô devendo uma postagem explicando isso.

    Na minha opinião sensor CMOS sempre foi melhor pois aguenta as condições mais inadequadas de iluminação. Sob luz forte ou natural o CCD é melhor em algumas situações.

    Eu compraria FZ100 mas cada pessoa tem prioridades diferentes então evito fazer recomendações sem conhecer as prioridades de cada um.

    A LX5 possui um sensor bem maior, resolução bem menor, lente muito mais clara e assim a qualidade na teoria tem que ser infinitamente maior independente do CMOS da FZ100.

    Obrigado pela atualização do Walmart. Na Amazon também já está disponível.

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo, muito grato pela sua resposta. Na busca da câmera para minha necessidade, tenho aprendido muito nesses últimos dias e seu blog foi fundamental.

    A principio, estou pela FZ100. Fui comparar o preco com as SLR, e não tem jeito: a SLR infelizmente demanda um investimento maior e contínuo.

    Mas, lendo sobre a HS10, ela me pareceu que tecnicamente poderia gerar fotos de melhor qualidade. O que vc acha dela em comparacão com a FZ100?

    Outra dúvida, entre FZ40 e FZ100, na sua opinião a diferenca de investimento compensa mesmo a FZ100?

    Ainda, observando a questão de qualidade, veja que eu nem ligo para o "status" dos megapixesl que muita gente parece gostar. Para minha necessidade, 10MP já é um exagero, dai comecei a ficar tentado pela G12 ou LX5, que não vão me dar o grande zoom, mas parecem que compensam na qualidade segundo aquela combinacão do sesnor e MPs e alguns outros dados que puxam um pouco para o mundo das SLRs. Tem algum modelo em especial que você recomendaria dar uma olhada que ofereceria melhor qualidade de fotos que a FZ100 e velocidade de disparo (igual a FZ100, sei que será dificil, mas pelo menos na faixa de 3 FPS no modo contínuo).

    Você sabe se uma câmera comprada nos EUA com nota fiscal tem garantia aqui no Brasil? A HS10 pelo menos é vendida pela Fuji Brasil, mas será que a garantia é válida?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  18. Tem pessoas falando muito bem do comportamento do sensor CMOS da Fuji, lembrando que o melhor CCD usado em compactas é o EXR da Fuji. Só fico com o pé atrás em relação às lentes Fujinon, não são boas e eu, particularmente, não arrisco.

    Cara, vou te ser sincero: Não vou recomendar a FZ40 a ninguém, parece ser muito ruim comparando com a qualidade que a gente já conhece da série FZ.

    Esse modelo que você quer também seria superzoom? Indico a Nikon P100 que é seguramente a superzoom mais rápida que existe e a qualidade das lentes Nikkor vem aumentando bastante nas compactas. Se não for superzoom, é LX3 e LX5 da Panasonic, G11 e S90 da Canon, P7000 da Nikon ou TL500 da Samsung.

    Essa coisa da garantia cada um fala uma coisa, minha opinião: Acho que não vale aqui. A HS10 já tem a venda em alguns lugares aqui e o preço começa a ficar acessível.

    ResponderExcluir
  19. Valeu! Vou olhar então considerar a P100 e FZ100 para superzoom. Levando em conta principalmente a tradicional qualidade das lentes de ambas.

    Para a FZ100 estou na procura dos testes práticos... Ela me parece muito boa, tem tudo, e isso parece até muita esmola! rs Apesar de que o preco dela é salgado e seré que eu preciso mesmo de tudo aquilo? ;)

    O lance da HS10, sobre a lente, é uma coisa que tb não me animou, bem que podia usar lente de outro fabricante né! Quando eu li lá que era Fuji, justamente não deu aquele ânimo igual Leica e Nikon.

    Vou concluir entre as superzoom e então comparar com LX5 e G11. Dai decido por uma, agora já tenho um rumo definido!

    Fiquei muito surpreso em conhecer tantos detalhes na escolha de um boa câmera digital. Temq ue ficar esperto com o consumismo... Mas o bom é que o mercado hoje oferece produto para todo gosto, bolso e aplicacão. Isso é bem legal.

    Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
  20. É Fernando, a gente meio que leva um choque quando percebe que existe bem mais do que resolução e zoom pra se avaliar numa câmera. Como você mesmo falou, o mercado oferece opções pra todos os gostos mas o principal objetivo do blog é evitar que as pessoas caiam nas armadilhas que as empresas fazem com os megapixels.

    Um abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  21. Rodrigo,

    Venho mais uma vez pediu uma opinião!!! Prometo que é a última! rs

    Sei que o blog não é voltado para SLR, mas como você é um cara extremamente informado a respeito dos equipamentos, venho lhe falar que fiquei animado com uma SLR, a Pentax KX1.

    Primeiramente as caracteristicas técnicas me chamaram a atenção pois ela filma HD, tem sensor maior que a Canon T1i, é bem rápida no disparo e na velocidade mesmo e o preço é bem interessante. Andei lendo alguns reviews que falam que é uma boa SLR de entrada, com qualidade de imagem muito boa e chega a ser melhor em fotos com baixa luminosidade que modelos superiores do mercado (incluindo sua irmã maior da mesma marca).

    Você tem alguma impressão pessoal sobre essa câmera?

    No caso, ela me parece uma boa opção pois tem mais recursos que a D3000, possui praticamente os recursos da T1i e aqui ganha em vários reviews como melhor compra, e ainda há muitos reviews colocando ela na briga com a T2i e D5000, que são bem mais caras.

    A diferença para uma FZ100 não é muita, principlamnet num kit da B$P em promoção com lente adicional 55-300mm.

    Sei que tem menos tipos de lentes que Canon e Nikon, mas eu certamente não serei um grande comprador de lentes, terei algumas apenas pois sou hobista e não tenho interesse profissional.

    Já li sobre "amantes da Pentax", mas será que é marca boa mesmo?

    A qualidade de imagem desse modelo, filmagem HD e ainda o plus de boa qualidade em ambientes pouco iluminados, aliados a um preço atraente, me chamaram a atenção.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Ih cara, faz tempo que o blog não se dedica mais apenas às compactas rsrsrs

    Pentax é uma ótima marca, o problema é que ela não é difundida aqui no Brasil então não posso ficar citando muito aqui no blog mas tem postagens sobre dois modelos dela aqui, é só procurar nos marcadores.

    Eu indico a Pentax com louvor assim como também a Olympus, sendo alternativas à Canon e Nikon. Deixo a Sony um pouco mais atrás em relação às DSLR. Só não se engane muito com o vídeo, ok? Vídeos e Live view são duas coisas que precisam ser muito melhoradas nas DSLR, principalmente o live view e isso vale para todas as marcas. Lógico que tem as exceções 1D e 5D da Canon mas aí já é outro nível.

    Há lojas especializadas, inclusive online, no Rio e SP que vendem lentes e acessórios da Pentax caso venha a se interessar no futuro.

    ResponderExcluir
  23. Olá! sou Alvaro
    estou muito na duvida entre a canon SX30IS e panasonic FZ100, gostaria que me ajudassem qual é a melhor entre as duas, pois ja tive canon SX120IS e era muito boa, mas necessito de algo com o zoon maior! e que as fotos sejam bem nitidas, as duas cameras se encaixam em minhas utilidades pois tiro fotos de paisagens, interior e muito mas muito mesmo pela noite.

    até mais!

    ResponderExcluir
  24. Olá Alvaro, obrigado pela presença no blog.

    A FZ100 possui sensor CMOS que se comporta melhor à noite e possui lente Leica que é a melhor entre as compactas. Acredito que essas informações irão te ajudar a se decidir pela câmera.

    ResponderExcluir
  25. Opa! Ainda não decidi pela minha. Primeiro eu estava bem animado com a HS10 pela caracteristicas, depois tinha decidido pela P100 visto que oferece um shutter lag baixo e a HS10 é bem lenta nisso.
    Mas comparando as imagens usando aquele utilitário do Dpreview, fiquei impressionado como a FZ35 se destaca nas ISOs altas com relacao P100 e a própria FZ100. Estou tentando achar o shutter lag da SX30 agora e comparar com a FZ100.

    A FZ100 vem sendo avaliada como a que oferece o melhor video.

    Eu não preciso de mais que 10MP, preciso de bom video pois faco muito video e que a câmera seja também rápida nas fotos para não perder os momentos. Porém qualidade de imagem é algo que considero.

    Já fui até olhar a P7000, que parece ter baixo shutter lag e pelo menos oferece 7X de zoom, mas fico com receio de pagar mais e ter algo menos versátil.

    Estou tentando decidir entre: FZ35, FZ100, SX30, P100 e P7000. O preco é algo que conta também, pois se camera A e B oferecem praticamente o memso, melhor a mais barata, claro.

    Tá díficil...

    ResponderExcluir
  26. Fernando, certamente o shutter lag da SX30 é maior pois é uma câmera com sensor CCD.

    Ainda fico com a FZ35 mas considero P100 e FZ100 já que prefiro sensor CMOS mas em qualidad de imagem, realmente a P7000 é melhor que essas só que pra levar a P7000 é melhor levar a G11 a não ser que o zoom dela seja muito pouco para você.

    ResponderExcluir
  27. Rodrigo,

    A G12 é mesmo a G11 + video e melhora em baixa luminosidade? Ou essa tb perdeu algo na evolução? Sabe se por acaso o shutter lag da G12 ou G11 é menor que na P7000?

    Achei um review da CNET Autralia e o shutter lag da FZ100 é o mesmo da P100 e FZ35. E o "shot to shot" da FZ100 é muito bom, metade da P100 e FZ35! Achei isso bem legal.

    Da SX30 nao há info ainda, só achei que é mínimo (?); mas como vc disse, deve ser mais lento. A antecessora SX20 pelo menos já ficava muito atrás de suas concorrentes diretas (FZ35 por exemplo).

    Acho que vou de FZ100, rodei, rodei e voltei para ela.
    Só a imagem em ISO alto que a FZ35 me atrai, mas essa fica para trás da FZ100 em outros quesitos o inclui o shot-to-shot que valorizo bastante, além disso o preço atualmente não é tão distante.

    Agora, uma que me chamou muito a atenção foi a Pentax KX. Muito bem avaliada em todos os diversos reviews que li, até nos review do sensor! Parece um excelente custo-beneficio. Parece competir com D5000 e Ti2 e o preço é bem melhor.
    É certo que a Canon e Nikon oferecem uma gama enorme de lentes, muito maior que a Pentax. Mas eu sou um que vou ter umas duas ou três lentes e olhe lá... Além disso tem IS no corpo e é compativel com todas as lentes Pentax. O custo da lentes também é mais barato que as concorrentes, pelo menos segundo uma pesquisa que li onde foram cotadas cinco tipos de lentes nas três marcas.

    Será que aquele kit que vem segunda lente para 300mm por $685,00 (B&H) contra os $412,00 da FZ100 não seria melhor negócio? Ou mandar bala num kit básico que sai entre $499,00 e R$ 530,00? É que com a lente do kit básico certamente não farei muita coisa comparado a FZ100... Mas a qualidade de imagem em alta ISO é uma coisa que cutuca...

    ResponderExcluir
  28. Rodrigo,

    sabe se é possível que uma atualização de firmware poderia eventualmente melhorar a ISO alta da FZ100? Ou isso está amarrado ao fato do sensor da FZ35 ser CCD e o da FZ100 ser CMOS?

    Ainda sobre a Pentax KX: a danada ainda não precisa de bateria proprietária! Só a HS10 entre as superzomm oferece isso. Tem bateria proprietária que pode ser muuuito cara... :|

    ResponderExcluir
  29. Fernando, eu sou um grande fã da Pentax, acho que o problema das lentes nem deve ser levado em consideração porque tem muita lente de Canon e Nikon que a gente jamais iria usar. As que tem preço razoável e bastante utilidade a gente encontra na Pentax.

    O problema é que por mais que adquira uma lente até 300mm ainda não chega nem perto do que essas atuais superzoom fazem, vai depender de você se precisa de mais de 700mm ou não.

    IS no corpo eu não gosto, causa mais ruído do que o IS óptico porém é o IS nas lentes que encarece o valor delas.

    Sobre o firmware da FZ100 te confesso que só fico atento à guerra Canon x Nikon: A Canon só pra exemplificar, hoje mesmo lançou uma atualização para a XS que inclusive já saiu de linha no exterior e a Nikon não atualiza seus firmwares, ela prefere lançar uma nova câmera com todas as correções. Vou pesquisar sobre isso na Panasonic.

    A G12 é bem isso que você falou, poucas melhoras (quase nada) e por isso perdeu o posto de melhor compacta pra LX5, acho que a P7000 ainda esá um degrau abaixo em qualidade mas no shutter lag a Nikon vem ganhando da Canon, só não tenho a informação exata sobre G11/12.

    ResponderExcluir
  30. olá rodrigo tudo bem?
    entao estive vendo algumas noticias e retratam que o sensor ccd é superior que o cmos!? nao entendi muito bem isso, pois nao sei ao certo qual seria melhor agora? quanto a foto noturna, como ambas maquinas sx30 e fz100 tem sapata para flash, compraria um pois vivo em portugal e nao é tao caro, será que existe outra maquina superior em qualidade a estas duas?
    desculpe-me minhas tantas perguntas, como vê sou novato e nao sei muito bem como escolher uma boa camera.
    obrigado pelas orientaçoes

    ResponderExcluir
  31. Alvaro, tô aqui pra isso, o dia que não tiver pergunta eu vou ficar chateado...

    Olha, essa coisa do CCD x CMOS é controversa, na minha opinião o CMOS é melhor mas há situações em que o CCD é melhor: Quando tá tudo a seu favor, iluminação, pouco zoom, etc. o CCD é melhor, inclusive pra vídeos o CCD é melhor. Já o CMOS é o que aguenta porrada, baixa luminosidade, mais zoom, quanto pior for a condição pra fazer a foto, melhor se sai o CMOS e talvez seja por isso que a maioria das DSLR tenha CMOS, é pra aguentar porrada.

    Se você quer qualidade acima de tudo, é Canon G11 ou Panasonic LX5 mas se você quer superzoom, entre as duas que você citou eu prefiro a FZ100. Mas também sou simpático a Nikon P100.

    Procure outras opiniões sobre o tipo de sensor melhor pra você antes de se decidir.

    ResponderExcluir
  32. Rodrigo,

    A DSLR vai ficar mesmo para outra oportunidade... Vou pegar uma superzoom e ver se aprendo a fotografar bem, e assim futuramente quem sabe vou de DSLR.

    Eu etsav entre FZ35 ou FZ100. Mas e a FZ40? Deve ser tão rápida quanto a FZ100 (shot-to-shot e shutter lag) e está mais em conta que a FZ35.
    Certo que a FZ35 tem se mostrado um pouco melhor, mas a FZ40 é mais nova, é para ser uam atualização da FZ35 e está mais barata, talvez pela onda da procura pela FZ35.

    Ultima pergunta: Em ordem de sua preferencia pessoal, qual vc compraria hoje?

    1) Entre FZ35($ 346,00) , FZ40 ($326,00) e FZ100($418,00)

    2) Entre FZ35($ 346,00), FZ40 ($326,00) e FZ100($418,00), G12 ($499,00), LX5 ($499,00).

    Abraço! Mais uma vez, obrigado! Sei que estou te enchendo o saco, né!

    ResponderExcluir
  33. Tá enchendo o saco não, melhor tirar logo as dúvidas do que comprar algo e depois se arrepender.

    Olha, como eu já disse antes, não vou recomendar a FZ40 a ninguém, 14 MP em sensor CCD? Tô fora, ou acabam com a guerra dos megapixels ou daqui pra frente só vai ter câmera ruim.

    1)FZ100, gosto muito do CMOS
    2)LX5, não gostei da G12 pois não tem nada de muito relevante em relação a G11 a não ser os vídeos mas como não faço vídeos a G12 não me agrada.

    ResponderExcluir
  34. Muito obrigado Rodrigo!

    Minha preferência está para a FZ100. Na falta, LX5.

    Agora vai depender do que meu amigo conseguirá encontrar. O chato é que as Panasonic não tem no Walmart. Lá só achei a SX30IS com 4Gb grátis por $429,00. Pena que deve ser mais lenta no "shot to shot" que a FZ100, mas enfim, talvez inclua essa opcão pois não gostaria de perder essa oportunidade do amigo trazer para mim.

    Outra que parece um fantasma toda hora que vejo o valor batendo na faixa dos $500,00 é a K-X. Será que K-X com lente 18-55mm oferece qualidade tão boa como a LX5 em boa luz e baixa luz/ISO alta? Derrepente deixo essa como opcão na falta da FZ100 (ao invés da SX30), pois tb essa tem no Walmart, e é fácil de achar.

    ResponderExcluir
  35. Outra que barateou legal, e está saindo por menos de $500 no próprio Walmart é a Nikon P3000, mas essa não tem video. Está promocional certamente devido o lancamento da D3100 que oferece video. Mas a danada da K-X, segundo reviews, é tecnicamente melhor, no nível da D5000 e Ti2.

    Desculpe se estou poluindo o blog com os precos, mas é que pesquisei prá caramba nesses dias, e sei lá, as vezes tem algum leitor interessado por ai...

    ResponderExcluir
  36. Cara, jamais compare a qualidade de uma DSLR com uma compacta. A Kx vai ser infinitamente melhor que a LX5 em qualquer condição independente da lente, a diferença é absurda.

    Talvez você tenha lido em algum lugar que a 18-55 é muito ruim e de tanto falarem isso pode-se ter a falsa impressão de que ela é tão ruim que até compacta pode ser melhor, não caia nessa ladainha. Essa lente é maldosamente chamada por alguns de "peso de papel", como se fosse fácil pagar 1.500 reais numa grande angular melhor que ela.

    É lógico que algumas facilidades das compactas a gente não tem numa DSLR como: Macro, altíssimos zooms, um live view decente que funcione de verdade, até mesmo os vídeos pois a facilidade de configuração nas compactas é bem maior do que nas DSLR.

    Quando falou da P3000 na verdade é D3000 né? Essa é a pior DSLR que a Nikon já fez, não é uma câmera ruim mas se for comparar com qualquer outra DSLR perde feio.

    Não se esqueça que as câmeras que citei como melhores são as que atendem as minhas necessidades, faça uma última verificação das suas necessidades e veja se elas também o atendem. A melhor câmera pra mim nem sempre pode ser a melhor para você.

    ResponderExcluir
  37. Estou pensando em uma FZ100 e os preços estão despencando. Preços da Amazon.com.


    Product Details
    Panasonic Lumix DMC-FZ100 14.1 MP
    Digital Camera with 24x Optical Image Stabilized Zoom and 3.0-Inch LCD (Black)
    Buy new: $408.27



    Product Details
    Panasonic Lumix DMC-FZ40 14.1 MP
    Digital Camera with 24x Optical Image Stabilized Zoom and 3.0-Inch LCD (Black)
    Buy new: $324.99

    ResponderExcluir
  38. FZ40

    Tenho lido alguns comentários de que a FZ40 entrega melhor imagem que a FZ100 em baixa ISO, mas não há ainda um review de estúdio, tipo daquele do dpreview para comparar.

    Penso que se ela for igual a FZ35 nesse quesito, pode ser uma câmera interessante também, apesar de ser CCD. Na FZ40, não tem o burst shotting alto da FZ100, no entanto parece que no shot to shot e shutter lag, ela é tão rápida quanto a FZ100 (a confirmar).

    A FZ100 tem certamente o melhor pacote de recursos, alguns gracas o sensor MOS, só fiquei tentado com a FZ40 com relacão a essa possível qualidade de imagem semelhante a FZ35. Será?

    O que vc acha disso Rodrigo? Sei qu evc não gostou da FZ40, mas será que a mesma pode vir oferecer a qualidade de imagem da FZ35?

    ResponderExcluir
  39. Eu acredito que a FZ40 fique atrás da FZ35 assim como vem acontecendo com a série FZ desde a FZ18, sempre piorando. O sensor é o mesmo, a resolução aumentou e a câmera ainda é mais lenta que a antecessora, por isso que analisando tudo não gostei da FZ40, só mudo de ideia tendo ela nas minhas mãos e testando.

    Sobre se comprotar melhor em baixo ISO, essa é a característica do CCD, em condições boas que não se precise exigir muito da máquina, o CCD vai ser melhor sempre. Nas condições ruins é que o CMOS se destaca, esse sensor é pra aguentar porrada, por isso equipa a maioria das DSLR.

    ResponderExcluir
  40. Hmm, entendi agora o que vc diz sobre o MOS aguentar porrada.

    Meu amigo ainda não retornou o que achou, mas estou inclinado a FZ35, FZ100 e KX. Quem sabe a FZ40 ou SX30, na falta das primeiras.

    Segundo fotos que andei comparando, a SX30 parece ser um pouco melhor em ISO alta, mas as cores da FZ100 em ISO 100 me pareceram muito melhores. O zoom 35X representa apenas 1,4X a mais sobre o 24X da FZ100. E o video da FZ100 me pareceu excelente e muito superior a SX30, sem falar da velocidade no "shot to shot" e "shutter lag" que para mim é muito importante e está realemte muto bom na FZ100, segundo review.
    De qualquer modo, ainda assim a SX30 não deixa de ser um maquinão para mim. Poutz, coitada da minha maquininha atual... KKK De qualquer modo será um salto gigante. ;)

    Estive vendo umaa imagens da KX em comparacão a FZ100 e babei na KX, já pensei "vou é de DSLR", daí fui ver a lente PEntax usavada no teste, custa mais de $300,00 lá fora... (50mm, f1/4) :| Não que a lente do kit não seja boa, inclusive já me disseram que a Pentax oferece boa qualidade nas lentes do kit, diferente de Canon e Nikon; mas aquela do teste já era outra, ai vai saber...

    Não vejo a hora do meu amigo me passar o que achou e os precos...

    Abraco!

    ResponderExcluir
  41. Opa! Está rolando uma liquidação no site da Panasonic EUA. FZ100, FZ40, LX5 e G2 com baita descontos, além de outras. :O

    ResponderExcluir
  42. LX3 a 450 dólares e LX5 a 300, é mole? Fica a dica.

    ResponderExcluir
  43. Parece que foi um erro do site. A Panasonic já teria informado que não vão honrar os pedidos.

    Esses sites sempre tem uma regra para não haver tal obrigação de honra em caso de erro. Uma vez a Dell Brasil cometeu um erro, pedi de cara 02 máquinas top da top de linha, mas obviamente, não quiseram fechar o negócio. rs

    O curioso é que a reação imediata é: " por que caiu o preço? " Aquela estória de que esmola demais, o santo desconfia...

    É isso ai! De volta a prancheta! rs

    ResponderExcluir
  44. Grande Rodrigo,

    Acho que você não curtiu muito esse modelo, mas após verificar várias imagens e videos, escolhi a Canon SX30.

    Achei a SX30 melhor em baixa luminosidade. Curiosamente achava que o sesnor MOS da FZ100 iria se sair melhor, mas aos meus olhos pelo menos, o desempenho da SX30 em baixa luz me pareceu bem melhor nas imagens e videos que estão aparecendo na internet e em recentes reviews.

    É aquela coisa, a FZ100 é cheia de recursos, mas como você recomendou, para escolher eu me concentrei em características que realmente fossem interessantes ao meu tipo de uso. No conjunto, e principalmente por entregar uma imagem geral melhor (aos meus olhos pelo menos), optei pela SX30.

    O vídeo da FZ100 a luz do dia já me pareceu melhor... Enfim, perfeição não existe, então procurei ver qual oferecia um conjunto que eu fosse atendido não no "melhor em tudo", mas no conjunto de características que de fato mais me interessam.

    Desisti da KX pelo custo pós-compra e falta de versatilidade. Mas é sem dúvida outra estória... Quem sabe um dia eu pulo para as DLSR, mas primeiro preciso aprender fotografia pelo menos. A SX30, modo manual, já vai trazer um mundo novo para mim. E além do custo alto pós-compra, tem também seus detalhes a considerar no real beneficio que iria retornar segundo meu uso, com o kit básico.

    A FZ35 é uma que eu gostei, mas não pagaria mais que $300,00 nela. Já é dificil de achar, quanto mais por $300,00. Se eu achasse por até $300,00 pegaria ela, mas não achei.

    Avaliei HS10 tb, mas zoom manual no video é complicado. Achei tb ruim em ISO alta. Curioso é que pelas especificações, a idéia é outra. Só olhando com muita paciência as imagens mesmo para avaliar.

    Para ir de G12, eu iria da KX com kit básico; pois pelo menospoderia comprar um lente de maior alcançe futuramente.

    A LX5 é uma belezinha, mas apesar da excelente qualidade de imagem, não me oferece a vantagem de um grande zoom. Mas é uma bela câmera.

    Rodei, rodei, e fui de Canon. Só espero que eu não tenha feita uma escolha razoável.

    Agradeço muito pelas suas dicas e paciência em responder minhas perguntas! Esse blog é muito interessante e oposto que é muito lido.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Então, você pegou o espírito da coisa. Não se apegou a especificações e viu o modelo que tem mais a te oferecer. Parabéns pela sua escolha! Não é que eu não tenha curtido a SX30, só não é minha preferida.

    E olha, depois disso tudo mereço um feedback né? Volte aqui e diga depois o que está achando da nova câmera. E me dê uns votinhos no top blog, que tá bem difícil pra mim...

    ResponderExcluir
  46. Olá Rodrigo, Parabéns pelo blog.

    Estava querendo comprar uma FZ100 mas o menu dela não é em português, então me restaram SX30, P100 e FZ35.

    1- Gostaria de saber qual a melhor em qualidade de imagem e de vídeo (a noite e ao dia)?
    2- Como se sai um video 720p numa TV FULL HD?

    Meu irmão tem uma Samsung WB5000 zoom 24x, não gostei muito da qualidade de imagem.

    3- Essas máquinas que citei é melhor que a WB5000?

    ResponderExcluir
  47. Bom dia, engraçado que você já é o segundo que fala que a FZ100 não tme menu em português mas o site da Panasonic informa que tem mas pede para verfificar a disponibilidade dos idiomas de acordo com a procedência da câmera.

    O que posso dizer sobre isso é que o mercado brasileiro é um dos 4 principais do mundo e por isso nosso idioma não pode sr ignorado; e que a Panasonic por ter representação maciça aqui no Brasil inclusive fabricando alguns modelos na Zona Franca (minha LZ8 veio de lá) acho bem difícil eles darem essa mancada histórica. Vou tentar buscar uma informação mais precisa e se encontrar faço a atualização no tópico referente a essa câmera.

    Mas, vamos lá:
    1-Sempre ouvi falar bem dos vídeos da Canon, infelizmente não faço vídeos e não tenho muito parâmetro pra comparar, costumam falar muito mal do áudio dos vídeos da Pana mesmo nos modelos estéreo. Normalmente câmeras com sensor CCD se comportam melhor de dia e sensor CMOS à noite então: FZ35 e SX30 de dia e P100 e FZ100 à noite, isso na teoria.

    2-Toda TV Full deve ter a configuração Standard HD, ou algum nome semelhante a esse dependendo do modelo, que deixa sua tela com 720 linhas e aí é só conectar o cabo HDMI que deve ser comprado separado.

    3-A WB5000 possui uma lente muito boa mas não é só isso que faz uma boa câmera, asseguro que essas máquinas todas que você citou são melhores que ela.

    Apenas repare que se você não precisar de uma superzoom, há compactas menores com qualidade superior a esses modelos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  48. Olá Rodrigo, obrigado por esclarecer minhas dúvidas.

    As fotos apresentadas no Flickr.com das cameras P100, SX30, FZ100... pode ser feita uma comparação na qualidade de imagem ou não?

    ResponderExcluir
  49. Eu particularmente acho complicado porque depende muito mais do fotógrafo do que do equipamento. Dá pra ter uma ideia mas não dá pra decidir qual é melhor.

    ResponderExcluir
  50. Beckenbal, se vc está interessado em comparar o video da SX30 com FZ100 com boa luz e pouca luz, dá uma olhada nesse link: http://www.youtube.com/watch?v=c2PMdIYUCQ8&feature=related

    Como você vê mais acima eu optei pela SX30 depois da diversas comparações, mas vai de cada um. Não há a câmera perfeita em tudo, li que na SX30 por exemplo, faltam ajustes manuais no video (que deixariam o video melhor em luz alta), os quais a FZ100 já possui; mas alguns em contrapartida dizem que a Canon pode implementar facilmente esse tipo de melhoria numa atualização de firmware (vai saber...) e que o desempenho em baixa luz já é algo que não poderia ser melhorado na FZ100 por firmware.

    Então tem que ver o que você vai precisar. E ver se o que não é tão bom em uma ou outra, é algo que seja de fato tão ruim para sua necessidade. Se você por exemplo tiver necessidade de "continuos shotting", observe que a FZ100 é muito boa nisso e deixa a SX30 no chinelo, por outro lado já acho bem melhor a qualidade e estabilização da imagem da SX30.

    Então, vai de cada um, acho que cada câmera oferece um conjunto com características um pouco diferentes, ai você tem que ver o que encaixa melhor com a sua necessidade.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  51. Rodrigo,
    Parabéns pelo blog e pelas explicações. Estive lendo os posts e confesso que fiquei em dúvida, mas como não sou fotógrafa profissional e não pretendo ser, gostaria de uma opinião.
    Vou viajar e comprar minha máquina na B&H em NY. Estou pensando na Canon SX30 US$430. Você acha uma boa máquina para tirar fotos de viagens e cotidiano sem profissionalismo, de dia e a noite?
    Obrigada
    Adriana

    ResponderExcluir
  52. Olá Adriana, obrigado pela presença no blog.

    Sim, é uma boa câmera mas há outras menores e de maior qualidade se você não precisar de superzoom.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  53. Rodrigo,
    Eu preciso de uma máquina que tenha uma ótima qualidade em fotos noturnas e de dia e filmagem. Meu receio é de que não saia com qualidade as fotos que irei tirar a noite.
    O que você indica?
    Obrigada!
    Adriana

    ResponderExcluir
  54. Então, se não precisa de superzoom e sim qualidade, te indico Canon G11, Panasonic LX3 ou LX5, Nikon P7000 e Samsung TL500, aqui mesmo no blog já falei de todas elas e são as melhores compactas que existem, fazem fotos de qualidade em qualquer situação.

    Câmeras de marcas menos conceituadas às vezes não fazem fotos tão boas a noite, essas aí que citei são de qualidade garantida. Mas também é preciso saber fazer pois a câmera não faz nada sozinha, estas câmeras possuem controles manuais que vão fazer você evitar usar ISO muito alto e deixar a foto cheia de ruído.

    ResponderExcluir
  55. Rodrigo,

    Depois da G11 veio a G12 da Canon, ela não é melhor que a G12?

    Concordo quando você diz que a máquina não faz nada sozinha, por isso eu gosto de ler bem o manual e ver tudo o que ela pode proporcionar e fazer os testes na prática.

    Muito obrigada pelas dicas!

    Adriana

    ResponderExcluir
  56. Ah mas tem coisas que o manual não ensina...

    Por isso disponibilizo o MSN aí a direita pra depois que comprar a câmera poder tirar algumas dúvidas. A G12 saiu depois e a classifico como uma evolução porca da G11, claro que isso é apenas uma opinião pessoal, talvez outras pessoas discordem.

    Fique a vontade e volte sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  57. Rodrigo, seja direto ao ponto: P100, FZ100, SX30 OU HS10. Acabe com esta minha dúvida cruel!!!
    Abraços!
    José Maria

    ResponderExcluir
  58. José, se eu te responder essa pergunta não vou atingir o objetivo do blog que é fazer as pessoas entenderem mais sobre as câmeras e assim meu blog vai terminar sendo igual aos outros indicando para você uma câmera que eu acho melhor mas talvez pra você não seja.

    E nesse caso, você pode cometer o mesmo erro da T2i. Mas, se insiste, eu compraria uma FZ100.

    ResponderExcluir
  59. FERNANDO fala mais da SX30...

    Obrigado pela resposta Rodrigo.

    Qual o zoom máximo da FZ100 em filmagem?
    Em qual site você aconselha comprar?

    grato!

    ResponderExcluir
  60. Beck, eu não sou indicado para lhe falar muito não, pois escolhi baseado em muitos reviews que li, além de testes de imagens e filmes que vi. Sou iniciante na coisa. Quem manja tudo é o Rodrigo, que conhece detalhes de um monte de modelos e tem experiência de verdade em fotografia.
    Eu sempre gostei de fotografia, andei lendo revistas que ensinam a fotografar, mas nunca tive uma câmera mais bacana com controles manuais e tal. A SX30 será a minha primeira câmera "mais bacana".
    Eu queria uma DSLR mas justamente por ainda não ter tido uma boa experiência prática, optei por uma meio que "tudo em uma" para ver se gosto da coisa mesmo. Penso que essa SX30 vai ser escola para mim por um bom tempo, depois quem sabe vou para DLSR (ou quem sabe até lá teremos superzooms com grandes sensores)

    Optei pela SX30 pelas razões que citei nos posts anteriores (coitado do Rodrigo, enchi o saco dele...). Mas acho FZ100 e FZ35 são belas câmeras também. Na boa, acho que qualquer uma dessas é câmeras dá e sobra (pelo menos para um iniciante como eu) porém cada uma tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha vai do perfil de cada um. Para ser sincero, eu já ficaria bem atendido com uma câmera mais barata que oferecesse controles manuais e uma qualidade de imagem razoável, mas como um amigo viajou e ofereceu trazer, aproveitei, e na avaliação das minhas necessidades, optei pela SX30.

    A FZ100 tem zoom de 24X. Há uma função chamada zoom inteligente que, segundo a Pana, faz uma "mágica" :) que estenderia o zoom para 32X sem perda de qualidade de imagem. De qualquer modo de 24X para 35X não é muita diferença não. Depois tem o zoom digital que eleva o zoom, mas ai é certeza que perde qualidade. Nâo sei para onde iria o zoom da FZ100 com o zoom digital, mas não gostei muito da imagem já no zoom final de 24X. A SX30 parece ir até 140x e achei a qualidade bem razoável(veja esse interessante video: http://www.youtube.com/watch?v=9lR9NlJ2a6g&feature=player_embedded)

    A minha foi comprada em loja Walmart nos EUA por um amigo, falam daquele site B&H que já dá o custo do frete+impostos. Esse B&H parece ser honesto e confiável. No ML tem um monte de gente vendendo SX30 e FZ100, mas se alguém puder trazer para você, fica bem mais em conta e ai a procedência é realmente garantida.
    Se vc olhar na B&H, verá que alguns modelos tem opção de refurbished, mais barata, normal; o ruim é derrepente vc comprar no ML uma refurbished como sendo zero e ainda pagando caro!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  61. fala ai Rodrigo

    estou na duvida entre a FZ100 e SX30

    1 - oque priorizo é o zoom, nisso a SX30 ganha 35x, mas a FZ100 com o zoom extra passa de 50x. entao ela teria o zoom melhor que a SX30?
    2 - a SX30 tb tem esse zoom extra? se tiver sabe a + ou - quanto deve chegar?
    3 - ja em fotos e videos a noite vi no seu comentario que a FZ100, devido ao sensor é melhor, em porcentagens + ou - seria cerca de quanto melhor?

    Valeu

    ResponderExcluir
  62. Olá Robson, obrigado pela presença no blog.

    Um conselho que te dou: Não priorize o zoom, 20x de zoom já é uma coisa absurda e qualquer coisa acima disso é válida porém tudo em exagero é ruim, a qualidade cai muito.

    1-Esse zoom extra na verdade não é acrescentado e sim, substitui o digital por uma espécie de intermediário entre óptico e digital nas menores resoluções. A qualidade de imagem cai um pouco mas é aceitável. Mas como eu disse antes, maior não é melhor.

    2-A Canon também tem algo parecido mas não é divulgado.

    3-Em fotos a maior qualidade do sensor CMOS aparece à medida que as condições de luminosidade pioram. Em vídeos, há uma tendência maior de travamento nas câmeras com esse sensor, nesse caso o mais adequado é o CCD mesmo apesar de não ter Full HD disponível.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  63. VAleu Rodrigo Jordy

    eu tenho uma FujiS1800 (18x optico) mas quanto mais zoom pra mim melhor rsrs
    gosto de ir tirando fotos aproximando o alvo

    mas nao gosto das fotos que consigo com ela, sem flash a noite
    as que eu consigo com a W50 da Sony ainda acho melhor

    e assim como vc(vi em alguns comentarios seus) eu tb nao gosto de trabalhar as fotos, acho q a foto tem que ser do jeito que foi tirada, melhor com falhas do que usando programas pra corrigir, ao menos ate hj eu penso desse jeito rsrsr

    a diferença entre a Sx30 e FZ100, pra fotos a noite e sem flash é muita?

    valeu

    ResponderExcluir
  64. Realmente, não gosto e nem tenho muits paciência pra ficar tratando foto.

    A diferença entre uma e outra teoricamente deve ser grande em favor da FZ100. Essas câmeras nem chegaram oficialmente ao Brasil então fica difícil afirmar, me baseio apenas nas especificações de cada uma.

    ResponderExcluir
  65. nao sei se vc ja tentou entrar em contato com os fabricantes a respeito de enviarem cameras pra vc testar e dar a sua opniao, seu blog tem muitas pessoas que acompanham, vc podia fazer alguns videos e colocar no youtube do seu parecer das maquinas, se vc fizer isso cara, tenho quase certeza que eles iram te mandar maquinas, vc poderia sortear algumas no blog, e tudo mais, e como eu dei a ideia , acho que poderia ser o primeiro a ser presentado com uma rsrsrs
    falo isso pois no youtube tem videos do "Produtopia" e ele ganha os produtos da uma olhada!

    pode ter certeza que seu blog e sua opiniao influenciam muitas pessoas na hora da compra, e so vc ver a quantidade de pessoas que entram em contato com vc, agora multiplica isso por "X", e sera as pessoas que compraram so lendo as suas materias e os comentarios, sem entrar em contato com vc...

    BOA SORTE

    ResponderExcluir
  66. Amigão, as coisas não são fáceis assim. Eu não sou ninguém, se é que você me entende rsrsrs.

    Como fui vendedor de câmeras por um longo tempo adquiri certo conhecimento e baseio minhas opiniões em características que ficam marcantes em algumas marcas.

    Já tive um projeto de sortear câmeras entre os leitores mas o google brecou isso, estou tentando buscar novas formas de conseguir isso.

    Agradeço sua sugestão, lógico que isso já passou pela minha cabeça mas não há possibilidade de acontecer isso então, meus comentários ficam limitados ao meu conhecimento de alguns modelos que já testei antes.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  67. EU COMPREI UMA SX 30 SE ALGUEM TIVER ALGO A QUESTIONAR SOBRE ELA ESTOU A DISPOSIÇÃO

    ResponderExcluir
  68. Amigão, o que você puder falar sobre a qualidade de imagem vai ajudar muita gente. Pontos fortes e fracos da câmera.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  69. Sou fotografo amador e perito fotográfico num site de ufologia, desmistificando as fraudes que existem por ai.

    Já tive DSLR´s mais acabei migrando para as compactas avançadas por questões de praticidade.

    De que adianta uma super câmera se ela é grande demais para ir consigo para todo canto? Pra quem fotografa, qualquer hora é hora de uma grande foto, não apenas no fim de semana.

    Hoje em dia, as superzooms estão crescendo tanto que já estão praticamente do mesmo tamanho das DSLR medias!! A SX30 por exemplo, possui o mesmo tamanho da Rebel T2i. Portanto, pra mim, inviáveis!

    Atualmente, eu tenho a G11, que cabe tranqüilamente na sua bolsa, e quando preciso de um zoom maior ou mais efeitos fotográficos utilizo umas lentes e filtros que foram da minha DSLR e da minha velha Sony V3, usando um tubo adaptador 58mm que comprei pra ela.

    O tubo é legal pq também protege a objetiva contra impactos e poeira alem de lhe dar a sensação de ganhar outra maquina, a partir do momento em que vc o acopla na câmera.

    Portanto, recomendação de quem sabe: VÃO DE COMPACTA AVANÇADA + TUBO ADAPTADOR.

    Se vc´s colocarem na balança as vantagens e desvantagens das Superzooms atuais, creio que as desvantagens vão pesar mais! Principalmente para aqueles fotógrafos principiantes que sentem um pouco de vergonha na hora de fotografar em publico.

    ResponderExcluir
  70. Olá Rodrigo. Parabéns pelo blog... Estou com dúvidas entre comprar uma Canon G11 ou uma SX30... oq ue vc sugere para amadores???

    ResponderExcluir
  71. Olá Lilian, obrigado pela presença no blog.

    G11 se procura maior qualidade e SX30 se procurar mais versatilidade. Não se esqueça que em ambos os casos você só tira a máxima qualidade dessas câmeras se souber usar os controles manuais.

    Helmy, obrigado pela opinião e ajud aos amigos do blog, se possível passa o endereço do site de ufologia. Um abraço.

    ResponderExcluir
  72. Ola to querendo comprar uma Camera Digital Canon Sx30 Is 14mp Video Hd Zoom 35x FZ100

    gostaria de saber,se vale a pena pagar 1.300?
    obrigada

    ResponderExcluir
  73. Olá, não costumo recomendar câmeras muito novas pois faltam parâmetros e também porque o preço costuma baixar demais nos meses seguintes aos lançamentos. Porque não dá uma olhada na Nikon P100 ou na Panasonic FZ35?

    ResponderExcluir
  74. Boa noite Rodrigo,,,, Sou amador mas como minha esposa é Biologa, adoro tirar fotos de natureza e principalmente de pássaros.. Gostaria de ter sua opiniao de qual camera comprar??? As super zoom sao boas e sao duraveis??

    Obrigado pela atenção Alexsandro

    ResponderExcluir
  75. Olá, Alexsandro, obrigado pela presença no blog.

    A superzoom são muito boas se forem de marcas confiáveis e duram a vida toda se forem bem cuidadas. Minhas preferidas são Panasonic FZ35, Nikon P100, Canon SX20 e Sony HX1 pois já estão há mais tempo no mercado e tem sua qualidade garantida.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde,, a respeito das super zoom, a Hs10 tem zoom manual e as demais em geral é automático,, tem alguma vantagem ou desvantagem a respeito disso... Como meu objetivo é fotografar principalmente pássaros sempre pensei que quanto mais zoom melhor mas agora já temo pela perda de qualidade pela utilização desse recurso... Qual a sua opimiao??????
    Obrigado pela atenção... Att Alexsandro

    ResponderExcluir
  77. O que existe é zoom óptico e digital. O óptico são os tantos X que a câmera possui e o digital é um zoom adicional que só piora a imagem e varia entre 2 e 5x multiplicando o fator óptico. Por exemplo, minha SX1 tem zoom óptico de 20x e digital de 4x totalizando 80x.

    Na verdade, quanto mais zoom tiver na câmera, maior a tendência a aberrações crométicas, efeito barril e ruídos. É preciso ficar atento a isso e ver se será usado com muita frequência esse zoom todo.

    Lembrando que as câmeras de maior alcance são Canon SX30 e Olympus SP800 com 840mm, a HS10 alcança 720mm.

    ResponderExcluir
  78. Guigo, eu tb estive interessado na HS10, mas desanimei com o incoveniente que o zoom manual traz na filmagem: mesmo que você seja extremamente habilidoso e consiga não trepidar a câmera, o avanço do zoom manual é muito rápido. Para fotos eu penso que seja ótimo.

    Quanto qualidade, há muitas fotos e filmagem usando o zoom máximo da HS10, FZ100 e SX30 na internet em ambiente claro e escuro. Dá uma procurada que você acha.

    ResponderExcluir
  79. Fernando ,,, obrigado pelas dicas ,,,ainda estou indeciso sobre qual máquina comprar!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  80. Ola Rodrigo, obrigado pela ajuda e todas as duvidas que vc sanou antes mesmo de ter que perguntar... =]

    Quero uma superzoom e estou entre essas 4:

    Panasonic Lumix DMC-FZ100
    Nikon Coolpix P100
    Sony Cyber-shot DSC-HX1
    Canon PowerShot SX30 IS

    Em se tratando de qualidade de imagem na foto, qual vc acha que se sai melhor?

    Dentre essas quatro, quais vc ja teve a oportunidade de testar em maos???

    Estou inclinado para a Sony...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  81. eu tenho uma sx30, paguei 427 dólares no paraguai, ela é muito boa, testei no parque das aves em foz do iguaçu, imagens muito boas, zoom espetacular.

    ResponderExcluir
  82. Vinicius, eu avaliei todas essas e optei pela SX30, mas uma que eu gostei muito e que teria comprado se tivesse encontrado por menos de $300,00, é a FZ35.

    Minha lista final foi, na ordem de preferência: FZ35 (se abaixo de $300,00), Pentax KX (até $500,00), SX30IS, G12, LX5, FZ100.

    Essa preferência vai muito da SUA necessidade. Acho que todas são ótimas, ainda mais se comparada a compacta que uso atualmente e já acho boa! rs

    ResponderExcluir
  83. Vinicius e Guigo, olhem um site que achei interessante comparando de maneira bem prática a FZ100 e SX30IS. Leiam também sobre o lance do CHDK.

    http://forums.dpreview.com/forums/read.asp?forum=1010&message=36538910

    ResponderExcluir
  84. fala ai Rodrigo, chegou hoje minha canon sx30is, veio do canada, made in JAPAN, o amigo de um amigo trouxe pra mim!

    estou "futucando" ela
    rsrs

    procurando mas informações dela na net, encontrei esse vendedor no ML, onde ele utiliza trechos de sua postagens na apresentação da camera, e o pior é que ele cita como se fosse ele

    fique a vontade para apagar esse comenetario caso deseje!

    ABRAÇO

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-160940679-canon-sx30-is-14mp-video-e-filme-hdmi-zoom-35x-8gb-sp-lcto-_JM

    ResponderExcluir
  85. Olá todo mundo...

    Passei a noite lendo reviews e acabei comprando uma DSLR, a Canon Rebel XS (EOS 1000D)...

    O kit de lentes que vem com a camera é "fraco" no zoom, mas a qualidade de foto é incomparável com essas cameras Superzooms... O Problema do zoom eu resolvo mais pra frente comprando uma lente para esse fim...

    O recurso que faltou nessa Rebel XS foi o display LCD móvel, como na SX30...

    Agora é so esperar chegar...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  86. Vinicius, as DSLR são para praticamente para outro perfil de fotógrafo, não dispõem da mesma versatidade das superzooms, mas em contrapartida oferecem qualidade de imagem bem superior.

    Como você vê na minha lista acima, eu colocava uma DLSR como segunda opção, mas não foi encontrada. Penso que a Rebel XS ou XSi sejam ótimas, eu só não a inclui na minha lista pois preciso muito de filmagem.

    Agora, se eu gostar mesmo da coisa, na próxima oportunidade de alguém trazer uma câmera para mim, vou de DLSR.

    ResponderExcluir
  87. Robson, obrigado por me avisar. Infelizmente parece que o mercado livre é totalmente omisso em relação a isso, eles sequer respondem a solicitação, estou de mãos atadas.

    ResponderExcluir
  88. Adriano disse...
    Ola Rodrigo, pesquisando na internet e vi seu blog e vi que você é um expert no assunto e gostaria de pedir uma opinião, estou interessado em um "superzoom" ai fiquei pensando se as de 24x de uma camera seria muito inferiores a 35x da sx30 da canon, por exemplo um FZ40 da Panasonic que tem 24x pois vi que em materia de qualidade de imagem as panasonic são superiores, ou estou errado.
    Cara parabéns pelo blog fiquei horas lendo suas plubicações e exclarecimento de dúvida

    ResponderExcluir
  89. Olá Adriano, obrigado pela presença no blog.

    Só uma correçãozinha: Eu não sou expert assim, fico até meio sem graça com isso. Eu apenas estudei muito o assunto, ainda tô estudando e ainda aprendendo, e o que aprendo passo pro pessoal através do blog.

    É certo que quanto maior o zoom mais "problemas" aparecem quando se usa esse zoom, tudo que é muito exagerado tende a ter efeitos colaterais mas usando distâncias focais normais, aí depende da qualidade óptica da fabricante e muitos outros fatores.

    Em questão de superzoom eu sou bem convencional, gosto das que tem até 20x de zoom ou a Nikon P100 que me agradou bastante, acredito que 14 MP da FZ40 em um sensor CCD seja muito exagerado.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  90. Eu que agradeço a ajuda, vou usa-la com certeza.

    ResponderExcluir
  91. Adriano, tem alguns links recentes onde são compradas as imagens e videos das Panas e SX30, em ambiente claro e escuro. O melhor é você olhar as imagens e os videos e tirar sua conclusão, segundo suas necessidades.

    Quanto aos recursos, a FZ100 é a mais bodosa sem dúvida, porém há pequenos detalhes que uma tem e outra não, e vice-versa, que podem definir sua escolha para um outro modelo.
    Pessoalmente, segundo o que vi até hoje nos muitos sites por ai, entre todas as superzoomns que pesquisei (FZ35, FZ40, FZ100, HS10, P100, SX20, SX30) ainda fico com FZ35 e SX30. No fim desconsiderei a FZ100 que curiosamente era a minha super preferida no inicio de minha pesquisa. Mas é aquela estória, fui descobrindo minha necessidade, e cada um com suas necessidades.
    Ainda não peguei a minha, mas andei acompanhando um fórum em que estão descobrindo o modo manual da SX30 e fiquei realmente muito animado com as imagens que tem sido obtidas nessa câmera.

    Veja, eu tb babava na LX5. Um dia peguei uma LX3 numa loja e não gostei, achei muito pequena. E justamente o tamanho é algo muito elogiado por quem gosta dessa câmera, mas para mim, nesse quesito, já não virou... É tudo questão de gosto e necessidadesm, eu acho.

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  92. Oi Rodrigo! Estou pesquisando sobre a Canon sx30 e acabei aqui no seu blog.
    Preciso urgente de uma câmera fotográfica boa - que consiga captar movimentos rápidos sem perder o foco - e pedi para uma amiga trazer semana q vem dos Estados Unidos uma Canon sx30. Só que não entendo nada de câmeras, dei um tiro no escuro ao pedir esse modelo para ela. Agora estou na dúvida, será que mirei num pássaro e acertei o avião?
    Essa Canon é fácil de manusear e vou conseguir tirar fotos em movimento sem que saiam com aquele borrão?

    ResponderExcluir
  93. Olha, como eu sempre digo: Fazer foto boa toda câmera faz desde que saiba fazer. Se você quiser fazer fotos com motivos em movimento sem borrar é só usar o modo adequado para isso mas se vai comprar uma âmera cheia de recursos, o ideal é aprender a usá-los pois se ficar só no automático não muda nada.

    Resumindo: Se quiser aprender a usar os controles manuais, com a prática suas fotos vão ficar estupendas, se ficar no automático torna-se uma câmera comum como qualquer outra, lógico que a qualidade Canon é acima da média.

    E, sim, a SX30 é uma boa opção, não deu tiro no escuro.

    ResponderExcluir
  94. Rodrigo, me desculpe por não ter identificado no comentário acima, o meu nome é Graziele.
    Mto obrigada pela sua opinião. Estou ansiosa pela minha SX30 e, conforme recomendado por vc, vou fazer um cursinho de fotografia para poder explorar melhor os recursos dela.
    Obrigada tbm pela atenção, sua opinião me valeu muito.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  95. Ah então agora posso usar minha saudação:

    Olá Graziele, obrigado pela presença no blog.

    É que sem isso fico parecendo meio rude respondendo rsrs. Boa sorte no curso e depois gostaria de ver suas fotos no grupo do flickr criado em homenagem ao blog, tem um link no menu da esquerda.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  96. entre a sony HX1,fujiHS10, canon sx30 e panasonic FZ100..
    qual seria melhor?
    quero tirar fotos de surf e filmar..
    e q bata bastante fotos por segundo tb..
    oq acham?

    ResponderExcluir
  97. Olá Felipe, obrigado pela presença no blog.

    Das 4 que citou apenas a SX30 não é indicada pois não tem sensor CMOS e por isso não dá pra fazer muitas fotos por segundo. Das 3 que restaram, na qualidade óptica eu prefiro a FZ100 mas ela possui muita resolução pra pouco sensor então não sei se isso vai te incomodar. Talvez a que eu ache melhor você não citou, é a Nikon P100 que tem as mesmas características detas câmeras aí mas entre as que citou eu iria de Panasonic FZ100.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  98. tipo..vai ser minha primeira camera..dai nao entendo muito..
    gostei da fuji..mas falaram q a qualidade da foto nao era legal..
    essa nikon p100 filma em HD?
    vou comprar sexta feira eu acho..tenho q decidir logo...
    mas to muito perdido..
    vlw pela ajuda

    ResponderExcluir
  99. Toda câmera com sensor CMOS faz vídeos em Full HD mas se você não gostar da P100 pode pegar a FZ100 que também vai estar muito bem servido, sem problemas. Não tem erro nessas câmeras que você citou, só a Canon SX30 não vai te atender pelo que eu já expliquei.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  100. Boa câmera também mas não tem uma lente conceituada como as outras. Não dá pra lente Fujinon competir com Canon, Leica e Nikkor mas não é uma câmera ruim, só que pra escolher uma eu deixaria ela pra trás. Todas as que você citou são boas, pode ficar tranquilo seja qual for sua escolha.

    ResponderExcluir
  101. Fala ae Rodrigo! rapaz ja estou observando seu blog faz quase tres semanas, quero uma super zoom, porém estava muito indeciso, gosto de tirar fotos de paizagem, passaros, por-do-sol, flores, a noite só da lua mesmo , gosto de fotografar mais a luz do dia.
    quero muito sua opinião, qual dessas se encaixa melhor no que citei acima, Canon Sx30 Is, Panasonic Lumix Fz100 ou sony hx1.
    a fotografia pra mim é uma válvula de escape, pois trabalho como bancario, que é uma profissão bastante estressante, porém gosto do que faço a amo a fotografia.
    Parabéns pelo blog e um grande abraço.
    Att. Fernando

    ResponderExcluir
  102. Olá Fernando, obrigado pela presença no blog.

    Entre essas 3 aí eu ficaria com a Panasonic FZ100 mas assim como eu falei com o colega acima, dê uma olhada na Nikon P100, se ela não te agradar, a Panasonic irá te atender muito bem.

    Obrigado pelos elogios e qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  103. oi Rodrigo, parabéns pelo site e por ser tão solicito com as dúvidas alheias. belo trabalho.
    sou guia de montanha e fotógrafo amador aqui no Parque Nacional de Chapada Diamantina-BA. Já há mais de 2 anos tenho feito um pouco de macrofotografia dos vários insetos e flores aqui da região.
    Sempre usei cameras um pouco mais inferiores - a melhor que usei foi uma Sony H-10. Deu pra quebrar o galho... mas agora tenho a oportunidade de investir em algo um pouco superior. Além de macrofotografia, fotografo crianças, visual e alguns registros da rica e variada cultura local - circo, reisado, teatro, música,...
    O que voce indica? Panasonic fz 35, fz 100, Canon g11, g12 , sx 20is ou sx 30is?

    Grato Guto Nogueira

    ResponderExcluir
  104. Olá Guto, obrigado pela presença no blog.

    Você citou câmeras de dois tipos: As superzoom e as que não são superzoom, antes de escolher o modelo precisa definir se vai precisar de bastante zoom ou não, lembrando que as de menor zoom possuem um sensor maior que demanda automaticamente mais qualidade de imagem.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  105. Bom, apesar das inegáveis utilidades do zoom fico mais inclinado à qualidade da imagem, pois gosto das fotos de flores, cenas próximas (tipo circo) e crianças. Ou seja, não faço questão de um superzoom. Qualidade de imagem e um filme ao menos razoável. Grato

    ResponderExcluir
  106. Então sua câmera pode ser qualquer uma das 4 que usei num comparativo na última postagem. Leia aquele comparativo e depois leia este outro: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/04/trielo-entre-canon-g11-panasonic-lx3-e.html

    Acho que vai te ajudar, a sua câmera é uma dessas.

    ResponderExcluir
  107. Ae rodrigo sou eu novamente, a p-100 tem modo manual ou é apenas automatica, estou perguntando, pois vou fazer um curso de fotografian em janeiro.
    mais uma vez obrigardo pela ajuda!

    ResponderExcluir
  108. Para quem quiser dar uma olhada em fotos feitas com Canon da série S, incluindo a SX30IS, tanto em macro como zoom (incluindo ISO alta) ai vai um um link : http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?p=1171803&sid=8bf9ce418ade233bfbfb58bd86699b91

    Abraços!

    ResponderExcluir
  109. Rodrigo, boa tarde.
    Sou eu novamente...com mais uma dúvida, algumas cameras com a SX30 vem com bateria interna e não a pilha e outras necessitam de 4 pilhas, tenho uma simples canon a530 e vejo que o flash demora um pouco a carregar e a bateria pilha não dura la essas coisas.
    Com essas cameras esse problema também se mantem ou seja o flash demora para carregar e a durabilidade é baixa, o que vc recomentada bateria interna ou pilhas (que marca e boa).
    No aguardo.

    ResponderExcluir
  110. Adriano, o normal é pilha durar bem mais do que bateria mas a bateria tem realmente essa vantagem de reciclar mais rápido o flash. Baterias tem amperagem pequenas, duram menos ams carregam em muito menos tempo.
    Não recomendo nada pois essa é uma questão pessoal, você precisa saber se vale mais ter pilhas que duram mais e você encontra em qualquer lugar ou bateria que carrega em muito menos tempo e permite uma operação mais rápida.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  111. oi rodrigo,

    voce acha que vale a pena a nova panasonic lx5 que veio suceder a lx3. já testou ou obteve informaçoes? ela custa 400 reais a mais que a lx3 e promete um bom desempenho na foto macro de flores e insetos, exatamente o que eu quero. tem muita diferença ou é só mais uma jogada de marketing? grato e sucesso!

    ResponderExcluir
  112. Olá Guto, obrigado pela presença no blog.

    Veja o que já falei da LX5 nestas duas postagens:
    http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/11/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html
    http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/07/o-trono-de-melhor-compacta-que-existe.html

    A Panasonic não costuma decepcionar na prática mas parece que você definiu o macro como prioridade e nisso a Canon é imbatível.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  113. oi Rodrigo,
    voce acha então que vale mais a pena pegar uma canon g11 ou g12 do que uma panasonic lx5 para macrofotografia?
    atenciosamente, Guto

    ResponderExcluir
  114. Se macrofotografia for a prioridade então com certeza Canon é a primeira marca a ser analisada.

    ResponderExcluir
  115. Olá Rodrigo, a briga ta boa eim...rsss, tbem quero comprar uma camera com superzoom, mas tive uma nikon que tirava fotos ruins a noite, e gostei da nikon p100, mas to com o pe atras, entre a fz100, p100 e pentax x90, qual se sai melhor a noite.

    ResponderExcluir
  116. Olá Maria do Carmo, obrigado pela presença no blog.

    Pelo sensor devem ser a FZ100 e a P100 as melhores à noite. A Nikon antes da P100 só tinha feito porcaria, essa P100 é boa, pode confiar nela mas tem que saber fazer as fotos. Não adianta só apertar o botão e esperar que a câmera faça tudo sozinha.

    Essas câmeras são cheias de recursos e aprendendo a configurar suas fotos sarão boas em qualquer ocasião.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  117. Rodrigo,

    Estou procurando uma camera que seja boa pra fotografar e também para filmar. Minha dúvida é a seguinte: Qual são as principais diferenças entre a Canon G12 e canon PowerShot SD4500 IS (10 Megapixels). Sei que são categorias diferentes, mas a g12 filma só em HD, enquanto a SD4500 filma em FULL HD. Mesmo assim tu me diria que a G12 vale mais a pena?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  118. Olá Viccari, obrigado pela presença no blog.

    Olha, as diferenças são muitas entre elas duas e a G12 vai ganhar em praticamente todas mas se sua prioridade são vídeos então a SD4500 deve ser a melhor para você. Mas lembre-se que precisa ter uma TV ou placa de vídeo compatíveis com resolução Full HD para perceber essa diferença nos vídeos. Também não se esqueça que por mais que uma câmera fotográfica seja capaz de fazer vídeos Full HD a qualidade não chega nem perto de uma filmadora digital.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  119. Muito Obrigado, Rodrigo.

    Realmente, agora vejo que seria mais interessante pra mim comprar uma g12 e uma filmadora digital. Assim fico com duas máquinas boas, cada uma pra sua finalidade. Falando nisso, vc tem algum post sobre filmadoras? Ou me indicaria uma boa entre R$ 800,00 e R$ 1.500,00? Fica difícil escolher entre tantos modelos... preisaria ao menos dar uma reduzida nas minhas opções.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  120. Essa eu vou ficar te devendo pois não entendo nada de filmadoras, o blog é direcionado só a equipamentos fotográficos mesmo. Tenta dar uma olhada no blog parceiro Dantas21 pois este é voltado para tecnologia em geral e ele pode te dar uma ajuda melhor. É só acessar o link no menu do lado direito.

    ResponderExcluir
  121. Boa tarde,

    Estou pesquisando e pesquisando e lendo muita coisa a respeito de fotografia para iniciar um novo hobby.
    Estava decidido pela Nikon d5000 com objetiva de 18 - 55, mas vendo a PowerShot SX30 IS fiquei em duvida (de novo).

    Sei que são modelos diferentes, mas preciso considerar mta coisa alem do valor para adquirir uma maquina, inclusive que o investimento será para os proximos (minimos) 5 anos....

    Eu quero um equipamento com boa qualidade para fotografias, inclsuive paisagens e afins e que filme com uma boa qualidade de audio e imagem, que tenha um fluxo de disparo interessante par anao perder momentos interessantes....

    Comentarios comparativos a esses dois modelos serão muito bem vindos e se puder encmainhar copia para meu email seria fantastico.

    Grato pela ajuda
    Rodrigo Rodrigues
    rofero@msn.com

    ResponderExcluir
  122. Olá Rodrigo, obrigado pela presença no blog.

    Comparar uma com a outra não dá pois são categorias diferentes de câmeras. Você só precisa saber se quer ter uma câmera versátil que faz todo tipo de foto e vai durar a vida toda que é a Canon SX30 ou se quer uma câmera que precisa de uma lente diferente para cada tipo de foto, sendo que as melhores custam até mais caro que a própria câmera porém tudo com muito mais qualidade.

    Se quiser pode fazer perguntas direto pelo e-mail que está aí no menu do lado direito, e qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  123. Ola Rodrigo, parabens pelo Blog...
    Vc realmente nos ajuda muito e varias vezes responde a perguntas que ja foram feitas e respondidas, muito atencioso de sua parte.
    Mas vamos la.rsrs
    Sou iniciante vou comprar uma camera em relação
    a SX 30 e a FZ100, qual devo escolher
    Muito obrigado e novamente parabens...

    ResponderExcluir
  124. Olá Daniel, obrigado pela presença no blog.

    Você fez justamente a única pergunta que não posso responder. Minhas indicações de câmeras são personalizadas, não saio indicando a mesma câmera a todo mundo como fazem nos foruns por aí, e você deve estar bem acostumado a ver isso.

    Preciso conhecer o seu perfil, saber quais suas prioridades ao usar uma câmera pra poder indicar a que se encaixa mais no que você quer.

    Fico no aguardo de mais informações pra gente continuar essa conversa.

    ResponderExcluir
  125. Verdade...
    não tive experiencia com superzoom,apenas vi de um amigo e percebi o que eu estava perdendo,analizando em varios forum fiquei na duvida entre as duas citadas, talvez a fz100 tenha recursos que possam facilitar o desempenho por outro lado 35X é bem tentador,sera que usando o zoom 35X conseguirei imagens de qualidade,pois como eu digo potencia não é nada sem controle...
    agradeço

    ResponderExcluir
  126. Na verdade, qualidade e longo alcance não andam juntos. Câmeras com muito zoom tem menor qualidade que as outras que possuem menor zoom. Sabendo usar os controles manuais dá pra amenizar bastante eventuais "falhas".

    A FZ100 possui um tipo de sensor que oferece maiores recursos, torna a câmera mais rápida, oferece vídeos em full HD e promete melhor desempenho sob baixa luz. Mas nem sempre esse desempenho se confirma na prática, não no automático.

    Se for usar apenas no automático e se interessar pelo longo alcance a Canon SX30 pode ser uma boa opção assim como a Olympus SP800 que é totalmente automática.

    Mas lembre-se sempre, fotos de qualidade só com controles manuais mesmo. A câmera não faz nada sozinha, quem faz a foto é o fotógrafo.

    ResponderExcluir
  127. Alguém pode me ajudar?
    Eu tenho uma Pentax Kx, as lentes são 52mm, e achei uma Sigma 70-300mm mas diz 58mm, da pra usar na Pentax KX?
    Luana

    ResponderExcluir
  128. Olá Luana, obrigado pela presença no blog.

    Essa milimetragem é apenas o diâmetro frontal da lente, não tem nada a ver com o encaixe. Se for uma lente feita pra Pentax com baioneta KAF pode usar sem problemas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  129. Rodrigo,

    Comprei a G12, excelente escolha, mas estou com uma dúvida. Sabe me dizer se ela possui controle remoto?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  130. Amigão, até onde sei ela não tem não.

    ResponderExcluir
  131. Nem disparador?

    Estava querendo usá-la com tripe.

    ResponderExcluir
  132. Disparador oficial da Canon não tem. Só se adaptar algum genérico.

    ResponderExcluir
  133. Olá Rodrigo! Seguindo o que você me aconselhou alguns meses atrás, voltei de minha viagem e trouxe na bagagem a Panasonic FZ100. Simplesmente FANTÁSTICA! E o melhor de tudo, o preço. Paguei 420 dólares com o cartão de memória de 8G. Hoje vi num site aqui no Brasil por R$ 1.600,00. Absurdo! Tirei fotos a noite, de fogos de artíficio, fotos que para mim ficaram ótimas. Não utilizei direto o modo automático até porque ela possui vários ajustes para diversos tipos de fotos, dá pra brincar bastante. Ainda tenho muita coisa para descobrir, ler, estudar, estou até pensando em fazer um curso de fotografia para entender melhor. Quero agradecer a você pela dica!
    Grande abraço.
    Adriana

    ResponderExcluir
  134. Adriana, eu lembro de você. E que bom que tá gostando da câmera, fico feliz quando reaparecem pra postar suas impressões sobre a nova câmera. Parabéns pela aquisição!

    ResponderExcluir
  135. Ola. Gosto muito de fotografia e agora começo a me aventurar nesse meio.
    Olha que presepada me meti. Pedi para uma tia me trazer uma Canon SX 20, porém nao sei se para meu azar ou sorte ela trouxe uma Canon G12. é muito estimulo. Varios comandos.
    O que sugere para que eu consiga agilmente usar o potencial da maquina.
    Meu interesse é fotografar amenidades, nada profissional.
    Valeu.
    O blog é interessante demais. Mesmo nao entendendo metade dos detalhes tecnicos nao consegui parar de ler.

    Felipe

    ResponderExcluir
  136. Olá Felipe, obrigado pela presença no blo.

    Você teve muita sorte rapaz, eu não consigo mais gostar dessas superzoom, a qualidade delas vem caindo assustadoramente e a G12 não, excelente câmera.

    Na verdade, os mesmos comandos que tem na G12 tem também na SX20, a diferença é que como a G12 possui mais botões e dials espalhados passa a impressão de ser mais difícil de usar mas é justamente o contrário, quanto mais comandos diretamente na sua mão sem ter que passar por menu é melhor.

    O único segredo é aprender a usar esses controles manuais, alcançar o equilíbrio entre velocidade, abertura e ISO de cada cena para conseguir mais realismo nas suas fotos. Iso você consegue fazendo um curso ou comprando algum livro ou manual sobre fotografia para aprender as técnicas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  137. Ola Rodrigo! Comecei a acompanhar seu blog no fim do ano passado. Minha namorada comprou uma DSLR Canon T2 e eu comecei a me interessar por fotografia..

    Estou querendo uma camera e agora vem todas as duvidas ja que eu nao entendo nada.
    A primeira é se compro uma DSLR ou uma superzoom. Na verdade queria uma camera com boa qualidade e versatil, onde eu pudesse levar numa viagem ou mesmo usa-la num fim de tarde ou no final de semana. Entao nao sei se terei paciencia de levar pra um lado e pra outro a DSLR, trocando lentes... Essa coisa toda..

    Com a superzoom eu consigo qualidade similar as que eu tiro com a T2? Consigo focar num primeiro plano e desfocar o segundo plano ou a imagem sai sempre "chapada" como no modo automatico das cameras de bolso?

    Nas superzoom fiquei na duvida entre a: SX30, FZ100, FZ40, P100
    Tirei umas fotos com a G12 e a qualidade me pareceu bem legal, uma pena nao ter um bom zoom.

    Ja as DSLR optaria pela T2 (ou ate mesmo a T1) ou a D3100

    Tambem curto fazer uns videozinhos...

    Bem, depois de descobrirmos qual tipo de camera realmente sera melhor pra mim, vamos discutir qual o modelo, rs.

    parabens pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  138. Olá Guto, obrigado pela presença no blog.

    Com superzoom você jamais terá qualidade similar a de uma DSLR até porque superzoom hoje em dia tem tudo que uma câmera não deve ter para ser boa: Megapixels e zoom em exagero, isso é uma combinação mortal. Mas tem como desfocar o segundo plano, é só usar o macro e isso você faz com qualquer compactazinha decente.

    Você reclama de a G12 não ter um bom zoom mas cogita comprar uma DSLR que pra ter metade do zoom dessas câmeras hoje em dia, vai ter que gastar uns 700 reais, isso comprando uma lente bem ruinzinha. Tenha sempre em mente que a G12 faz parte de uma categoria de compactas quase que infinitamente superior às superzoom.

    Dê uma olhada neste link: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/11/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html e veja se prefere estas ou as superzoom ou as DSLR.

    ResponderExcluir
  139. Preciso de uma câmera que possa tirar boas fotos de motivos em movimento já que eu e meu marido dançamos. Porem sou amadora e preciso de uma câmera facil de manipular. Me indicaram a G 11 da Canon. O que acha?

    ResponderExcluir
  140. Olá Stella, obrigado pela presença no blog.

    Para esse tipo de foto basta selecionar algum modo de cena que use altas velocidades, normalmente são os modos de esportes, crianças e animais ou qualquer outro que sugira movimento. Com a G11 você teria controles manuais à sua disposição, assim se regula a velocidade de acordo com a cena do momento mas isso requer prática.

    Resumindo, qualquer câmera pode fazer boas fotos desse tipo desde que se use o modo correto, não basta apenas apertar o botão de disparo no modo automático. Em vez da G11 podem comprar outro modelo Canon mais barato, qualquer um serve pois é qualidade garantida.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  141. Pra fotos de palco já exige um pouco mais de técnica, tem que saber usar os controles manuais que existem na G11 pra evitar usar flash que na maioria das vezes estraga as fotos de palco.

    Dá pra fazer com câmeras mais simples também mas é mais difícil e nisso você pode perder cliques importantes.

    ResponderExcluir
  142. Olá, boa tarde, tenho uma grande dúvidas com relação qual câmera comprar, eu quero entrar no ramo da fotografia, quero fotografar: aniversário, casamentos, 15 anos e etc...
    Sendo que eu quero com uma "Canon Sx30 Is 14mp", mais eu ainda estou em dúvida qual câmera seria adequada para esse tipo de envetendo, e gostaria de saber a sua opnião, desde já gradeço!

    ResponderExcluir
  143. Olá Tiaguinho, obrigado pela presença no blog.

    Pra trabalhar você tem que ter uma câmera reflex, não dá pra chegar nesses eventos com uma compacta pois a qualidade é muito inferior. E tem que entender bem de iluminação pra poder usar luz rebatida e outros macetes pra não ficar jogando a luz do flash no rosto das pessoas.

    Há modelos Canon e Nikon pouca coisa mais caros que a SX30 e que seriam ótimos pra começar a trabalahr como Nikon D3100 e D5000, e Canon XS, XSi ou T1i.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  144. Agradeço pela sua opnião, me ajudou muito Rodrigo, mais assas câmeras são um pouco caras, e eu queria uma com um custo de ate 1300, se poder me informa, e também gostaria de saber qual a melhor resolução para trabalhar com esses tipos de eventos?
    Eu pensei em comprar a Nikon L110.
    (casamentos, aniversário, 15 anos e etc..)

    ResponderExcluir
  145. Tiago, infelizmente para trabalhar não pode ser om câmera caseira, tem que ser deste tipo que eu te falei. A Canon XS ainda dá pra encontrar a 1300 reais em lojas especializadas.

    A L110 nem de longe vai atender a exigência de um evento, por menor que ele seja. Se é para trabalhar, tem que ser com um equipamento destinado a isso. Eu falo isso pois eu não aceitaria contratar um fotógrafo para uma festa e ele chegar com uma L110 pra fotografar, ou qualquer outra compacta. Se vai ganhar dinheiro com isso é preciso investir e o início é muito complicado mesmo atá porque a câmera é só o início, depois vem o flash (necessita com urgência de um flash externo) e depois lentes.

    ResponderExcluir
  146. Ta ok então Rodrigo, muito obrigado, mais eu tenho outra dúvida, o que é CÂmera reflex?

    ResponderExcluir
  147. Outra dúvida, encontrei na internet uma câmera Canon Eos Rebel Xs 1000d + Lente 18-55mm, e eu gostaria de saber se essa câmera é adequada?
    E qual tipo de lente seria a melhor.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  148. Sim, sim. Essa câmera é adequada. Reflex é o tipo de câmera que usa um jogo de espelhos para formar a imagem a ser visualizada, são grandes e pesadas mas possuem sensores enormes que nos dão muito mais qualidade que as câmeras comuns, nos permitem trabalhar com menos luz sem perder tanta qualidade.

    A lente por enquanto é essa mesmo, depois com o tempo você mesmo vai perceber qual tipo de lente precisa. Você com a 18-55 já tem grande angular que é o necessário pra fotografar eventos. Se quer trabalhar com fotografia, estude bastante sobre o assunto antes de comprar a câmera, é preciso conhecer estes termos técnicos todos.

    ResponderExcluir
  149. Muito obrigado Rodrigo pela sua opnião, esclareci todas as minhas dúvidas, e agora sei a câmera certa que devo comprar.
    Muito obrigado, que Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  150. Olá Rodrigo, aff... me surgiu outra dúvida, não seu se você vai poder me responder, eu estou em dúvidas sobre qual a melhor impressora a laser comprar, estou em dúvida entre Hp e Samsung,qual você me indica? E se é vantagem ter um laser só para impressão de fotos?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  151. Olha, se for pra imprimir suas fotos o ideal é uma impressora fotográfica mesmo, não basta apenas ser a laser. Minha amiga que trabalha imprimindo fotos hoje só usa Canon, já usou HP, Lexmark e Epson e não gostou dos resultados delas, Samsung ela nunca usou.

    Aguarde outras opiniões de quem entenda mais do assunto.

    ResponderExcluir
  152. Olá Rodrigo, você acha que vale a pena trocar uma ZS3 por uma FZ35?
    Somente tiro fotos em viagens, de paisagens e macros, e algumas sessions de surf, por isso necessito de ultrazoom.

    ResponderExcluir
  153. Olá Rafael, obrigado pela presença no blog.

    Nem tanto pelo zoom maior e mais pela presença de controles manuais. aprenda a usar estes controles disponíveis na FZ25 e suas fotos ficarão muito melhores.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  154. aACHO QUE VOCES DEVERIAM POSTAR, SOBRE ASSUNTOS QUE REALMENTE TEM SEGURANCA AO FAZER SUAS COLOCACOES, QUANDO VOCES FALAM DA SX 30IS, NAO EXISTE NADA PARA SE FALAR CONTRA ESTE PRODUTO, EM PRIMEIRO LUGAR, NAO SE COMPARA CANON , COM PANASONIC , SONY, FUJI, KODAK ,ETC... EM CAMERAS ELAS SAO PERFEITAMENTE COMPATIVEIS COM DETERMINADOS GOSTOS, ADQUIRI UMA SX 30IS, ELA TEM UM ZOOM FABULOSO, NAO EXISTE ESSA DE TREMEDEIRA, NAO EXISTE ESSA TAL ZUEIRA EM 14 MEGAPIXEL, ISSO EH RIDICULO, VOCES DEVEM COMENTAR O QUE TEM EM MAOS , NAO EM ESPECULACOES, ISSO ACABA ATRAPALHANDO AS PESSOAS QUE QUEREM ADQUIRIR UM PRODUTO DE PRIMEIRA QUALIDADE, , FALOU EM FOTO CONJUGADO COM VIDEM MINAS GERAIS.OS, NAO EXISTE NESTA FAIXA DE PRECO NADA MELHOR DO QUE AS CANON, EH PURA BALELA. NO CONJUNTO A CANON SX 30IS EH SIMPLESMENTE O MAXIMO , HOJE ELA ESTA EM TORNO DE 540 DOLARES , POIS O DOLAR CAIU E SUBIRAM O PRECO DO PRODUTPO, PODEM COMPRAR SEM SUSTO, NAO SOU DA CANON , SOU ADVOGADO

    ResponderExcluir
  155. Olá Rodrigo...
    Olhei alguns videos pois ainda tenho duvidas,mas tambem não tenho pressa,mas vi um teste com sx30 com zoom 35X e mais 140X de zoom optico isso tudo é só a camera ou tem algum acessorio?impressiona...
    desde ja muito obrigado
    http://www.youtube.com/watch?v=NxSKiBhE83c

    ResponderExcluir
  156. Olá Daniel, obrigado pela presença no blog.

    Na verdade são 35x de zoom óptico e 4x de zoom digital, usando eles em conjunto dá 140x de zoom total.

    Não abri o vídeo que você mandou mas se gostou do que viu, é tudo isso só na câmera mesmo, sem acessório algum.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  157. Olá Rodrigo,
    Parabéns pelo blog. Muito bom!!!
    Estou em dúvidas entre duas compactas ultrazoom: a Pana FZ100 e Nikon P100.
    Li num site que a Nikon tem capacidade para cerca de 250 fotos por carga de bateria. Este é o maior contra que encontrei para não escolher esta câmera.
    Outra coisa: li na suas respostas que superzoom hoje em dia tem tudo que uma câmera não deve ter para ser boa: Megapixels e zoom em exagero e que isso é uma combinação mortal. Sendo assim, devo concluir que uma superzoom não é uma boa câmera?
    Não entendo nada de fotografias, mas pretendo comprar uma compacta superzoom para aprender a usar os controles manuais e tirar fotos de todos os jeitos, de longe, de perto (macro), paisagens, enfim, aprender bastante e se eu gostar comprar um modelo mais avançado, como a Canon T1i.
    Gostaria da sua ajuda para me decidir entre a Nikon P100 e a Pana FZ100 (ou a FZ35 seria melhor?)
    ....se não for muito, gostaria de saber o que você acha da Sony HX1?
    Entre P100, FZ35, FZ100 e Sony HX1 qual seria sua ordem de escolha dentro das necessidades que mencionei?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  158. Olá Valquíria, obrigado pela presença no blog.

    Já conversamos bastante sobre o assunto por e-mail e eu já havia indicado a FZ35.

    Inclusive sobre esa coisa da "combinação mortal" entre muito zoom e muita resolução, quando te sugeri outras 4 câmeras, lembra?

    Sobre a HX1, o que posso falar é que ela fica atrás de todas estas outras em qualidade de imagem, devido a sua lente que tem uma qualidade um pouco mais baixa. Entre as 4 que citou, eu só compraria FZ35, em seguida a P100 mas entre elas eu deixaria a Canon SX20. De superzoom, são as que sobraram com uma qualidade aceitável.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  159. Sim, Rodrigo. Conversamos bastante por email. Mas de lá pra cá, já mudei de ideia 1 milhão de vezes rsrsrsrsr.
    Bom, pelo que você disse estou descartando a HX1.
    Eu já havia descartado também a FZ100.
    Sobraram a FZ35, P100 e a SX20.

    Agora fica a dúvida cruel! por tudo que li, a FZ35 leva vantagem sobre as outras, mas ela não tem o visor móvel. A P100 me parece uma boa câmera, mas ela faz pouquíssimas fotos por carga de bateria, certo? a Canon SX20 também me parece uma boa câmera.
    Qual seria sua ordem de prefereência entre as 3 e porquê?

    Desculpe eu ser tão chata com essas perguntas...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  160. Então Valquíria, de tanto pesquisar já está sabendo pesar os prós e contras de cada uma então, não adianta eu te dar a minha ordem de preferência, é você que tem que decidir o que é mais importante pra você. Se é o visor móvel, se é um número maior de fotos por carga de pilha, se é o melhor macro, etc...

    As prioridades quem decide é quem vai comprar, se eu te der a minha preferência vou estar dizendo qual a melhor câmera pra mim e isso é uma coisa bem pessoal, o melhor pra mim pode (e provavelmente não é) não ser melhor pra você. Até porque eu não gosto de superzoom rsrs.

    Tenho certeza que vai saber escolher a melhor câmera para você. Sobraram as 3 melhores, não tem erro, todas são boas e não tem câmera ruim aí.

    ResponderExcluir
  161. Olá Rodrigo!
    Gosto de fotografar, mas só pra curtir mesmo, já tive um monte de marcas e modelos de camera(atualmente tenho uma canon sd950 e uma g11), mas to sempre em busca de qualidade de imagem, que alhiás, acho que só encontrarei numa profissional, tipo a nikon d5000,mas acho q elas são grandes,caras e tem o problemas das lentes.
    Por isso tava pensando em vender todas e pegar uma sx30, que dizem q é muito boa, até pelo zoom que eu acho legal e nao precisa trocar as lentes, ou será que se eu pegar a d5000, ganharei em qualidade de imagem, que é o que me interessa?

    ResponderExcluir
  162. Olá Gibão, obrigado pela presença no blog.

    Se você já tem a G11, não é a SX30 que vai te dar mais qualidade pois você já está no último degrau das compactas, não tem pra onde evoluir.

    O negócio é pegar uma reflex mesmo ou uma compacta do nível da G11 mas de outra marca. Como você não quer uma câmera grande, se tiver como comprar no exterior, recomendo uma Olympus PEN, o que acha? Se não tiver como, com a D5000 vai ter o salto de qualidade que procura.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  163. Valeu Rodrigo!

    Tem razão, com a x30 n vai melhorar muito mesmo, a nao ser pelo zoom.
    Bom, eu optando pela olympus ou pela d5000, vou ter o problema das lentes, dai eu pergunto: no caso da d5000, tem um tipo de lente que eu possa fazer de tudo um pouco, tipo macro, retratos,passaros, etc., sem precisar ficar trocando toda hora."tipo uma l8mm x 200mm" ou nao dá?

    ResponderExcluir
  164. Tem sim, tem 18-200 e 28-300 mas como qualquer produto que se propõe a fazer tudo, faz medianamente, o que de qualquer forma já vai ser melhor do que qualquer compacta.

    Até porque as reflex foram feitas para troca de lente, são desenvolvidas para uso profissional e não para hobby, se bem que tem crescido bastante o número de pessoas que usam esse tipo de câmera para hobby.

    ResponderExcluir
  165. Valeu pelas dicas, Rodrigo, me ajudaram bastante.
    Abração.

    ResponderExcluir
  166. Rodrigo, boa noite !!

    Meu irmão estará indo para Orlando no sábado e gostaria de pedir que traga uma camera.

    Estou em dúvida sobre qual escolher, minhas necessidades são:
    - Fotos de paisagens, animais, família e Sub aquáticas ( que tenha Caixa estanque ).
    - Que tenha bom macro e grande angular para fotos Sub.
    - Controle automático para correção de fotos tremidas ou em movimento que saem fora de foco.
    - Que acessórios posso pedir para ele trazer ? ( cartão de memória, bateria extra, jogo de lentes ??? )

    Vejo bons comentários sobre G11/G12 e S30IS

    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  167. Olá Rogério, obrigado pela presença no blog.

    Se pensa em qualidade acima de tudo, tem que ser a G12 (A G11 automaticamente saiu de linha quando a G12 foi lançada). Se pensa em versatilidade, aí é SX30.

    Como vem do exterior, já recomendo dois cartões de 2 ou 4GB, não há necessidade alguma de cartões de 8 ou 16GB, o importante é que sejam rápidos, de classe 4 e marcas conceituadas como Sandisk e Kingston. Bateria extra sempre é bem vindo, é dificílimo encontrar bateria extra aqui no Brasil. Como se trata de câmeras compactas, não há lente para acoplar nelas, apenas filtros mas isso só com tempo de uso pra você perceber se precisa de alguma coisa, a princípio acho desnecessário.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  168. Rodrigo,

    Dps de varias duvidas acabei optando pela FZ100. Ate que lancaram a P500. Ja tem algum parecer sobre ela? E agora em abril chega a Sony HX100V. E agora??

    Abracos!

    ResponderExcluir
  169. Rodrigo, boa noite !
    Obrigado pela dica. Tenho mais uma dúvida. Vc disse para ver a necessidade de filtros. A G12 tem opção para fotos GRANDE ANGULAR e MACRO ? As fotos ficam boas ?
    Preciso de uma ( lente/filtro ) para fotos GRANDE ANGULAR para foto sub ? É que vi no site da IKELITE ( lentes/filtros ) para foto sub. São necessários ?
    Mais uma coisa, qual a diferença entre filtros e lentes ?

    Mais uma vez, obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  170. Guto, defina suas prioridades. Se ficar esperando por lançamentos nunca vai comprar a câmera já que todo mês tem modelo novo.

    Se sua prioridade for zoom longo, a cada momento vai ter um modelo com maior alcance. Se a prioridade for qualidade de imagem procure as superzoom que já estão saindo de linha pois são as que tem qualidade de imagem aceitável, na minha humilde opinião.

    Opinião de quem lamenta muito a péssima qualidade dessas superzoom...

    ResponderExcluir
  171. Rogério, a grande angular da G12 é de 28mm. Procure por fotos feitas com esse ângulo pra saber se são suficientes para você.

    O macro da G12 é de 1cm, melhor que isso impossível mas existem os filtros close-up que funcionam como se fossem lupas e podem ser usados vários deles sobrepostos amplificando esse efeito da lupa.

    Lentes são usadas nas câmeras reflex e cada uma tem sua função e distância focal definida, é como se fosse o olho da câmera. Câmeras compactas como a G12 já possuem sua lente fixa.

    Filtros são vidros (ou plásticos) que se acoplam a frente das lentes e também possuem muitas funções variadas, como efeito, correção, etc...

    ResponderExcluir
  172. Rodrigo, MUUUUITO obrigado pelos esclarecimentos, para fechar este assunto e parar de te perturbar ( rs ). Esta grande angular e macro da G12 são iguais ou melhores da SX30 ? Se forem iguais ou semelhantes, vale comprar a SX30 pelo seu ZOOM de 35X ou a G12 poderá me oferecer mais ?

    Prometo que este foi a última :)

    ResponderExcluir
  173. A grande angular da SX30 é de 24mm, um pouco melhor. O macro é igual mas se a GA de 24mm for muito importante tem muitas outras opções melhores que a SX30, é só ver o que escrevi acima para o Guto.

    Qualquer superzoom é muito, mas muito, infinitamente inferior à G12 em qualidade de imagem. As únicas que se comparam a ela em qualidade são Canon S95, Olympus XZ1, Nikon P7000, Samsung TL500 e Panasonic LX5.

    Zoom nunca foi e vai continuar não sendo vantagem alguma, quanto mais zoom pior fica a qualidade.

    ResponderExcluir
  174. Olá. Meu Nome é Denise e já li tanta coisa no seu blog (muito bom por sinal) e no Dpreview que estou sufocada com tanta informação.. Assim como todo mundo aqui preciso de uma opinião sobre qual máquina comprar rsrsrsrsrs.
    Tenho uma compacta canon SD870Is. Boa máquina.. O que me incomoda: Naum tem zoom suficiente e as fotos à noite são horrorosas..
    Tenho um sítio com muitos pássaros que não consigo fotografar por falta de zoom.. Então eu gostaria de uma sugestão de máquinas com muito zoom, boas para fotografar à noite (com possibilidae de usar flash externo), que tivesse um bom macro, filme(não é prioridade),use baterias. Não sou muito de revelar fotos e se o faço é no tamanho 10x15. E que se possível tivesse um bom serviço de assistência aqui no Brasil. Ah .. O principal.. Não quero uma Reflex. As lentes são muito caras.. Não dá..Pensei na Canon30Is por causa do flash adicional, mas me bateu uma dúvida.. esse flash não estoura a foto? E a Nikon vai lançar a P500..aff estou muito confusa...Qualquer dica será bem vinda. um abraço Denise

    ResponderExcluir
  175. Olá Denise, obrigado pela presença no blog.

    Há várias formas de se resolver ou minimizar os problemas ao fotografar à noite com compacta mas todas são pouco eficazes, é preciso se acostumar com intenso ruído ou, se usar flash externo, praticar abstante pra aprender a usar a luz de acordo com o ambiente pra não ficar estourando a luz no rosto das pessoas.

    A SX30 parece ser uma opção razoável já que superzoom hoje em dia não é sinônimo de qualidade. Se puder comprar no exterior, a P500 pode ser uma opção um pouco melhor. É essencial aprender a usar os controles manuais, no automático não dá, impossível.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  176. Olá Rodrigo.
    Estou em dúvida entre duas, a Nikon P100 e a Canon SX30.
    Li varias postagem no seu blog que me ajudaram bastante.
    O que você me diz delas? Sua preferencia.
    Abraços... Reginaldo

    ResponderExcluir
  177. Olá Reginaldo, obrigado pela presença no blog.

    Se leu bastante meu blog já deve ter percebido que não gosto nadinha de superzoom e em vez de te dizer minha preferência, vou te perguntar: !uais são suas prioridades, o que é mais importante em uma câmera?

    Responder a essa pergunta vai ser muito mais útil do que saber minha preferência pois câmera é uma coisa muito pessoal, talvez (e provavelmente) a melhor câmera pra mim não seja a melhor para você.

    Qualquer duvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  178. Rodrigo, acho que talvez tenha me expressado errado. Entre as duas superzoom, qual é a melhor?
    Principalmente na qualidade da imagem, me indicaram essas duas marcas e fiquei com essa dúvida agora.

    ResponderExcluir
  179. Eu diria que a menos pior é a Nikon P100, lembre-se que, hoje em dia, superzoom e qualidade de imagem não andam juntas. Só valem a pena se você tiver muita necessidade de um longo alcance.

    ResponderExcluir
  180. Ola posso fazer um comentário, comprei uma FZ100 e estou muito satisfeito, como foi dito para superzoom realmente a imagem não fica legal principalmente ao usar o digital, se usar so o optico a foto e perfeita, logico com uma boa iluminação. para fotos de closes ou proximas excelente a qualidade.
    Tem um site onde pode se comparar algumas cameras.
    http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM

    Rodrigo desculpe de postar essas informaçoes no seu blog se vc ver que não poderia se sinta a vontade para excluir.

    A algumas meses pedi um conselho a vc sobre as superzooms e depois de muito ver reviews optei pela fz100 não me arrependo.

    ResponderExcluir
  181. Adriano, qualquer informação é válida aqui. Muito obrigado pelo seu depoimento! Gostaria que todos fizessem isso depois que comprassem suas câmeras.

    ResponderExcluir
  182. Rodrigo, vou fazer como o Adriano contar a experiência... meu pai comprou em fins de novembro do ano passado a Canon SX30.

    Com todo o zoom óptico ela tem uma estabilização contudente, a qualidade de imagem com 35X + até 2X digital é bem aceitável.

    A duração da bateria é boa.

    Mas a noite o desempenho dela é razoável quando até o ambiente ta com uma leve iluminação e se é usado ISO 400 e velocidade do obturador com aprox. 1,5s, passou disso no escuro aí é péssimo, não sai imagem nem pra fantasma kkk...

    Mas Rodrigo, ela é uma baita de uma superzoom, usando 35 + 2X digital pra qualidade aceitável, em distâncias de 400m ela da uma aproximação muito boa!!! animal !!!.........

    Um Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir
  183. Tava vendo seu post novo agora, e pensei: a Sigma tem seu nome forte em DSLR daria para entrar nas SZ?

    ResponderExcluir
  184. A Sigma, assim como a Ricoh, segue uma linha comercial diferente da maioria das marcas. Suas poucas compactas possuem lentes de distância focal fixa, sem qualquer zoom óptico e usam o famoso sensor Foveon, ou seja, resoluções baixas e qualidade sempre acima de qualquer coisa.

    O foco dela em compactas são as chamadas "segundas câmeras" para profissionais, não perdem qualidade apesar do tamanho pequeno.

    ResponderExcluir
  185. Entendi Rodrigo, é como se fosse a faquinha de soldado, é de reserva e pequena, mas dá um estraaaaaaaaago rs!!!

    E essa marca Ricoh... seria legal você adentrar mais dela nos posts!

    ResponderExcluir
  186. Semana passada falei sobre ela no site Resumo Fotográfico, dá uma olhadinha lá. Já fica anotada a sugestão para postagens futuras.

    ResponderExcluir
  187. Ta ok, aguardamos então hein! obrigado pela atenção!!!

    Prometo passar uma vista lá!!!

    ResponderExcluir
  188. boa noite rodrigo, vi a maquina fotografica Canon G12 e todos os lugares que li nao conseguir comprovar se ela tira panoramicas ou não? vc saberia me dizer. grato. abçs

    ResponderExcluir
  189. digo: se a Canon G12 tira fotos panorâmicas. grato

    ResponderExcluir
  190. Carlos, a G12 não faz panorâmica, a não ser a junção de fotos por meio de software.

    ResponderExcluir
  191. Ola, não sou profissional, mas gosto de fotografia. Gostaria de uma câmera com boa qualidade de imagem e que permita fazer mudanças manuais, mas gostaria que tb filmasse. Prefiro mais qualidade nas fotos do q na filmagem, qual delas é melhor, a Canon G12 ou a SX30IS?

    ResponderExcluir
  192. Olá Cris, Canon G12 sem sombra de dúvida, não há o que discutir.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  193. Existe algum modelo melhor com as mesmas funções q vc pode sugerir?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  194. Melhor não, tem de qualidade semelhante mas com algumas características diferentes e pode ter alguma que te agrade mais: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    ResponderExcluir
  195. Obrigada por responder... vou dar uma olhada e decidir...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails