10 de outubro de 2014

A polêmica da fotografia de comida

   Com a fotografia tornando-se cada vez mais difundida, principalmente devido à era digital e ao barateamento dos equipamentos, praticamente todo mundo tem acesso a uma câmera fotográfica hoje em dia, nem que seja a do celular. Assim, as fotos do cotidiano são cada vez mais comuns.

   Em redes de fotografia como o Instagram, por exemplo, o que mais vemos são fotos de pratos de comida, animais de estimação, pés e looks do dia, mostrando a roupa usada diariamente. Essa situação jamais seria imaginada há alguns anos, quando pagávamos caro por um filme e pela sua revelação. Na era digital, fotografamos muito e sem limite.

   Mas a moda de fotografar pratos de comida e publicar instantaneamente em redes sociais vem incomodando alguns restaurantes, que chegam a proibir que os clientes fotografem seus pratos. Por enquanto a proibição vem acontecendo em Nova Iorque. Os chefs de cozinha reclamam que algumas fotos, quando mal feitas, desmerecem a comida elaborada com o intuito de ser uma obra de arte gastronômica.

  Reclamam também que alguns fotógrafos de restaurante atrapalham o bom andamento do estabelecimento. Dizem que alguns conseguem ser discretos, mas usam câmeras gigantescas, nada discretas, e que atrapalham os garçons. Enquanto outros quase sobem nas cadeiras para conseguir fotografar a comida de um ponto de vista “aéreo”. “Se não coibirmos esse tipo de comportamento, vira um circo”, disse um chef nova-iorquino.
Fotografei rápida e discretamente, antes de começar a degustar, e ele continuou delicioso!
   Além disso, os chefs também alegam que a demora para comer, devido aos vários clicks, esfria a comida e pode alterar seu sabor, estragando tudo que foi feito com tanto esmero. Os clientes fotógrafos não têm gostado nada disso, por entenderem que, se pagaram (e muitas vezes um preço bem alto...) pelo prato, têm sim o direito de fotografar. Em meio à polêmica, algumas pessoas já até temem o esvaziamento do Instagram!

   E você? Acha certa essa medida? Acha que alguns fotógrafos de restaurante exageram? Acha que eles têm o direito de fotografar? Costuma também fotografar a sua comida? Conte para nós!

Eu me chamo Claudia D’Elia e sou fotógrafa autoral e “amadora”, no mais amplo sentido da palavra! Vou trazer para vocês, aqui no Foto Fácil, dicas, truques, quebra-galhos, informações e tudo mais que eu puder sobre esse assunto que amamos: fotografia! Se você quiser conhecer mais do meu trabalho, visite e curta minha página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia 

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

5 comentários:

  1. Rodrigo!
    Acho que na vida tudo precisa de senso e equilíbrio.
    Eu mesmo já tirei uma foto de um prato delicioso que eu gostaria que outra pessoa fizesse, mas foi uma foto que quase ninguém percebeu..não chamei a atenção de ninguém.
    Do mesmo jeito que a "modinha" do selfie pegou, no restaurante mesmo a pessoa tira umas 5,6 selfies...flash pra lá, flash pra cá..se levantam das cadeiras e se juntam durante o jantar várias vezes..
    Finalizando, seu eu perceber que vou chamar a atenção, não faço a foto de comida!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, o problema está no exagero das pessoas. Tudo em excesso é ruim.

      Excluir
  2. Em tempo, vai sair aquela matéria sobre as melhores do ano, superzoom, compacta, dslr?
    Abraço Rodrigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza! Essas postagens são tradicionais, não podem faltar.

      Excluir
  3. Se eu for tirar uma foto de alguma comida que paguei e o chefe dizer que não pode... Mando ele chamar a polícia... fala sério... A comida é minha e tiro foto quando eu quiser...rs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails