22 de agosto de 2014

Casio EX-100, mais uma compacta premium de encher os olhos

   Não, a Casio não está nem entre as dez fabricantes mais importantes de câmeras (podem fazer as contas se quiserem). Sim, a Casio faz câmeras espetaculares de vez em quando. Esse prólogo foi para explicar o título da matéria que pode soar um tanto estranho, afinal, por que uma câmera da Casio seria de encher os olhos? Porque ela é ousada, as especificações de suas principais câmeras são sempre muito agressivas. O problema é que falta tanto ousadia quanto agressividade na hora do marketing. Onde se encontra câmeras Casio? Acho que apenas na Europa e na Ásia. Vamos conhecer agora a Casio EX-100.
Reparem no pequeno botão ao lado da lente, é um botão de disparo frontal
   A Casio EX-100 é equipada com sensor CMOS de 12.1MP (1/1.7 de polegada com resolução total de 12.76 megapixels); sua objetiva com 10.7x de zoom cobre distância focal entre 28-300mm com abertura f/2.8 constante e macro de 5cm; possui estabilização óptica de até 2.5 stops; sensibilidade ISO 80-25600; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 250 segundos (até 1/4000 n modo automático e até 1/20000 no modo contínuo de alta velocidade); modo contínuo de até 30fps; o alcance do flash é de até 6.1 metros; fotografa em RAW; possui wi-fi embutido; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som estéreo, além de vídeos em super slow motion de até 1000fps (com áudio até 240fps) e time lapse; seu monitor LCD inclinável mede 3.5 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 390 imagens por carga.
Seu painel traseiro não traz grandes novidades, segue o padrão das compactas
   Um sempre bem-vindo anel de controle está disponível na Casio EX-100, sendo possível controlar através dele: zoom, foco manual, compensação de exposição, abertura, tempo de exposição e ISO. Também há um botão de disparo frontal, muito útil para fotografias com o monitor LCD totalmente levantado, mas também funciona como controle de temporizador e disparo contínuo. É ou não é para amar essa câmera?
O anel ao redor da lente é multifuncional e garante o máximo de agilidade que uma câmera deste porte permite
   Opinião do blogueiro: Temos uma compacta premium com incomuns 10.7x de zoom no mercado, mas que não chega nem perto do Brasil. e fora o alcance relativamente logo, a Casio EX-100 possui muitas outras boas qualidades como a abertura constante f/2.8, longa exposição de até 250 segundos, ftografa em RAW, possui wi-fi integrado, anel de controle  e botão de disparo frontal multifuncionais, um grande monitor inclinável (acima da média), e uma bateria de grande autonomia. A qualidade óptica da Casio é uma incógnita mas eu arriscaria meu dinheiro nesta câmera se a encontrasse por aí. Recomendada com sobras pelas especificações, mas gostaria muito de testá-la um dia. É melhor do que muita coisa que encontramos por aí, uma pena a Casio ignorar o Brasil.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

4 comentários:

  1. pois é, super curiosidade mesmo pra conhecer a qualidade de imagem que essa óptica entrega... as especificações são realmente incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente acho que nunca vamos conhecer, porque quando não tem a câmera nem nos EUA fica muito mais difícil. Uma pena mesmo.

      Excluir
  2. Já vi câmeras da Casio em freeshopps uruguaios, mas mesmo nestes estabelecimentos, são raras. O que predomina mesmo é Canon e Nikon, com um pouco de Panasonic, Sony e Olympus.
    E por em Panasonic, aguarda-se para os próximos dias a sucessão da linha LX. Pode vir algo extra-classe por aí, da mesma forma que ocorrera com a FZ1000.
    Voltando à câmera da Casio, é sem dúvida um "brinquedinho" pra fazer algumas marcas metidas à gigantes do mundo da fotografia digital refletir um pouco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falta divulgar mais, se fosse restrito apenas ao Brasil eu até entenderia mas até nos EUA? Se fosse câmera ruim eu nem ligava mas me parece um grande desperdício de câmera.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails