19 de agosto de 2014

Prêmio EISA 2014-2015

   Hoje é dia mundial da fotografia e aproveito para pedir desculpas aos leitores pela ausência no Resumo Fotográfico e também aqui (a última matéria assinada por mim aqui no blog foi ao ar no dia 6 de agosto), devido ao acúmulo de matérias escritas para o Fotografia-DG nas últimas semanas. Mas eu já havia avisado aqui que não teria mais como manter o ritmo de postagens que imprimi até 2013, só peço-lhes um pouquinho de paciência, ok? Agora vamos saber o que foi destaque na fotografia no Velho Continente no último ano em 19 categorias, segundo a EISA (European Imaging and Sound Association).
Canon Legria Mini X
Câmera DSLR de entrada: Canon T5 - Não trouxe grandes inovações, não seria minha escolha, mas é inegavelmente uma boa câmera. Seu ponto forte é a duração da bateria.

Filmadora caseira: Canon Legria Mini X - Não sou entendedor de filmadoras, mas esta possui um visual bem bacana e o sensor de câmera fotográfica deve garantir uma excelente qualidade de imagem.

Câmera mirrorless avançada: Fuji X-T1 - Só tenho elogios a esta câmera, espetáculo em qualidade de imagem com o auxílio do sensor X-Trans que elimina a necessidade do famigerado filtro low-pass. Ótima escolha.

Objetiva fixa para mirrorless: Fuji XF56mm f/1.2 - Uma das poucas objetivas ultrarrápidas de marcas de renome para sistemas mirrorless, e mais uma vez o mérito é da Fuji. E seu preço não é tão absurdo mesmo em lojas oficiais, configurando um ótimo custo-benefício.
Manfrotto MT055CX Pro 4
Acessório: Tripé Manfrotto MT055CX Pro 4 - A Manfrotto dispensa comentários, ainda mais quando se trata de um tripé que suporta até 9kg e ainda possui um design inovador.

Câmera DSLR de uso profissional: Nikon D4s - O que dizer que uma câmera que possui um obturador com vida útil estimada em 400 mil cliques e alcança ISO 409600? Excelente escolha.

Objetiva zoom para mirrorless: Olympus M. Zuiko 12-40mm f/2.8 - Ainda não escrevi nenhuma matéria sobre esta objetiva, mas ela foi desenvolvida sob a promessa de ser a ideal para eventos para o sistema Micro 4/3.

Câmera mirrorless de entrada: Olympus OM-D E-M10 - É "de entrada", assim entre aspas mesmo. Dá para usar essa câmera profissionalmente fácil, fácil. Não é qualquer mirrorless que vem com viewfinder. Se eu pudesse, seria minha próxima câmera. Ah se eu pudesse...

Câmera compacta avançada: Panasonic FZ1000 - Barbada, né? Ou alguém achava que outra compacta poderia superar uma superzoom com sensor de 1 polegada? Essa eu também teria se pudesse.
Panasonic GH4 e sua base de multiconexões
Câmera para foto & vídeo: Panasonic GH4 - Essa teve uma concorrente de peso mas conseguiu manter o título que sua antecessora conseguiu no ano passado. E parece ter sido realmente a melhor escolha nesta categoria, foi concebida para isso.

Câmera compacta de viagem: Panasonic ZS40 - Gosto muito da série ZS (tanto que tenho uma), mas acho que ela se perdeu nos últimos anos. Não seria minha escolha, mas a série ZS ainda produz ótimas câmeras.

Câmera DSLR avançada: Pentax K-3 - Se a Pentax possui algo de bom é o fato de lançar poucas e ótimas câmeras, principalmente suas DSLR. A inovação de ter um filtro low pass que pode ser usado de acordo com a vontade do usuário é suficiente para esta câmera merecer um prêmio.

Câmera de smartphone: Samsung K Zoom - A Samsung pode não ser a produtora das melhores câmeras para celular, mas é a única que já fez smartphones com zoom óptico e acho que isso vale o prêmio.
Samsung K Zoom
Câmera conectada: Samsung NX30 - Conectividade sempre foi o ponto forte da Samsung, e escolheram a mirrorless mais avançada que ela possui para premiar esta categoria.

Objetiva fixa para DSLR: Sigma 50mm f/1.4 ART - Outra barbada, só tendo muito preconceito com a marca para não admitir que foi a melhor objetiva fixa lançada nos últimos 12 meses.

Câmera mirrorless para uso profissional: Sony Alpha 7R - Me parece realmente a escolha mais acertada para esta categoria, uma mirrorless full frame que não deve nada a nenhuma DSLR em qualidade de imagem e desempenho em geral.
Sony Alpha 7R usando objetiva Zeiss para DSLR com auxílio de adaptador
Câmera compacta: Sony RX100 III - É uma espécie de FZ1000 de bolso, é um prêmio mais do que merecido. Qualidade indiscutível.

Objetiva zoom para DSLR: Tamron 16-300mm f/3.5-6.3 VC PZD - É a objetiva mais versátil já lançada até hoje e o prêmio é mais do que justo, merecidíssimo.

Objetiva telezoom para DSLR: Tamron SP 150-600mm f/5.0-6.3 - Longo alcance sempre foi a especialidade da Tamron e, mais uma vez, um prêmio merecido. Nitidez que impressiona.
Poderosa Tamron 150-600mm
   Está um pouco de ordem pois o site da EISA organizou de acordo com o nome das fabricantes vencedoras. Dá para perceber que é uma eleição um tanto política, mas que conseguiu contemplar realmente o que surgiu de melhor nos últimos 12 meses. Comparem com as escolhas do ano passado e aguardem matérias nas próximas semanas sobre alguns dos equipamentos citados nesta matéria.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

7 comentários:

  1. Rodrigo,

    Em relação ao item "Câmera DSLR de entrada", qual seria a sua escolha no lugar da T5, e qual seria o motivo desta escolha ?

    Em relação ao item "Câmera mirroless de entrada", qual seria a sua escolha em termos de "mirroless de entrada que algum bolso pode comprar", me refiro a mirroless de entrada "também no preço", não apenas em recursos ?

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente seria a Nikon D5300, pois foi a primeira DSLR da Nikon a ter wi-fi e GPS integrados. Mas eu não sei qual o critério usado para essa escolha, meu critério seria o de ter alguma novidade, alguma inovação.

      A mirrorless mais barata seria a Sony Alpha 3000, mas a Fuji X-M1 está com preço bem atrativo também.

      Excluir
  2. "Câmera compacta de viagem: Panasonic ZS40 - Gosto muito da série ZS (tanto que tenho uma), mas acho que ela se perdeu nos últimos anos. Não seria minha escolha, mas a série ZS ainda produz ótimas câmeras."
    E qual seria sua escolha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha escolha seria a Casio EX-100, infelizmente não sei onde encontrar esta câmera. Inclusive estou preparando uma matéria hoje sobre esta câmera mas a Casio hoje só tem olhos para Europa e Ásia. Então minha segunda opção seria a Canon SX700.

      Excluir
    2. muito obrigada! abraço

      Excluir
    3. olá! qual seu conceito sobre Samsung NX 30? obrigada

      Excluir
    4. É uma câmera totalmente diferente das citadas anteriormente, de qualidade muito superior mas é um sistema que não cresceu muito. O mercado nacional não se abriu muito para esse tipo de sistema e há poucas lentes a preço justo aqui no Brasil. Há outros sistemas melhores e mais consolidados aqui no Brasil, como Sony NEX e Fuji X e no resto do mundo como o Micro 4/3.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails