12 de março de 2014

Adaptadores de lentes

   Se você está começando na fotografia, seja por hobby ou por trabalho, e não tem muito dinheiro no bolso, você vai logo descobrir que tudo nesse meio é muito caro. Até uma simples flanelinha específica pra limpar a lente é cara. Assim, pode ser que, por um tempo, você tenha que se contentar com a lente do kit, adorada por muitos e odiada por outros tantos.

   A lente do kit, nas câmeras DSLR de entrada, costuma ser a 18-55. Não tem nada de errado com ela, que vai de grande angular (18) a um pequeno (pequeno mesmo! rs) zoom (55). O maior problema enfrentado por quem usa essa lente é que ela, além de curta, como já mencionei, é uma lente escura, ou seja, não possui a grande abertura desejada por dez entre dez fotógrafos.

   Mas, se você está começando e realmente ama fotografia e não tem grana para comprar outra, não é isso que vai fazer você desistir, certo? Você pode tentar utilizar melhores condições de luz para não sentir tanta falta da abertura grande. E nem pense em fotografar, por exemplo, pássaros em seus habitats naturais: você não terá zoom suficiente para isso. Uma alternativa barata para suprir esse “problema” é utilizar adaptadores de lente. No mercado você encontra vários modelos que podem ser atarraxados à lente, proporcionando, por exemplo, mais zoom (telephoto) ou ampliando o ângulo de visão (fish eye e super wide angle – esse último também serve como macro).
Claro (óbvio!) que você vai perder um pouco de qualidade nas suas imagens, afinal você vai colocar em cima da sua lente de boa qualidade um outro material de não tão boa qualidade assim. Mas esses adaptadores ajudam bastante e cumprem o serviço que prometem, satisfazendo os mais afoitos, que ficam doidos para ter outras lentes e ainda não podem ter. Eu tive (ainda tenho, só não uso mais) esses três modelos e eles quebraram um galhão quando eu só tinha a lente do kit! Além disso, vale lembrar que lente do kit não é ruim, geralmente quem está aprendendo é que não consegue aproveitá-la tão bem!


   Eu me chamo Claudia D’Elia, fotógrafa autoral e “amadora” no mais amplo sentido da palavra. Vou trazer para vocês, aqui no Foto Fácil, dicas, truques, quebra-galhos, informações e tudo mais que eu puder sobre esse assunto que amamos: fotografia! Se você quiser conhecer mais do meu trabalho, visite e curta minha página no Facebook https://www.facebook.com/claudiadeliafotografia

Siga o Foto Fácil no Facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

12 comentários:

  1. Boa Claudia, é uma boa opção mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Uma colaboradora é sempre bem vinda. Que venham mais.

    ResponderExcluir
  3. Olá, onde você comprou esses adaptadores??
    Dica muito boa!!!

    ResponderExcluir
  4. Mercadolivre.com tem... Eu tenho um wide que funciona muito bem, mas o tele que possuo é terrível! Prejudica a imagem final.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Que bom que gostaram! E obrigada, Pedro!
    Então, eu comprei no Mercado Livre. É onde vcs podem encontrar mais modelos e melhores preços. O anel pode ser necessário sim, se nao for comprado o diâmetro correto ou para utilizar em lentes de diâmetros diferentes. E sim, pode diminuir um pouco a qualidade das imagens sim, como eu disse. Mas nada tao grave assim. Para quem não pode comprar outras lentes é uma boa opção

    ResponderExcluir
  6. A questão é quais seriam os melhores? Devido ao custo das lentes wide e macro eu considero a possibilidade de comprar uma 18-55 só para usar um adaptador wide/macro (comprados juntos ou se tiver mais qualidade comprar separados que no caso da wide seria uma camada de lente a menos em relação aquelas que os dois são vendidos e usados em conjunto). Quem tem e recomenda, qual é a marca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são todos genéricos, então não tem muito essa coisa de marca. O jeito é não optar pelos muito baratos pois estes podem ter a qualidade de imagem mais pobre. E acredito que é sempre melhor comprar separado, é sempre melhor menos vidro possível.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Exatamente essa a questão de comprar separado. Sei que são quase todos "xing-ling", alguns com marca não tradicional e alguns até sem marca. Na BH tem também os Vivitar que é uma marca com uma certa tradição em acessórios fotográficos, mas aí tem que fazer valer a lei 1804/03set1980 podendo escolher um produto de até U$100,00 (http://bjc.uol.com.br/2014/01/30/a-justica-decidiu-compras-abaixo-de-100-dolares-nao-podem-ser-tributadas/) e neste caso a economia seria um pouco menor, mas ainda valendo a pena se considerarmos a adaptação da 18-55 tanto para super-wide quanto para macro. Só queria saber de quem tem algum deles e está satisfeito, qual seria...

      Excluir
    3. Minto, a Vivitar está mais barata ainda: http://www.bhphotovideo.com/c/product/732343-REG/Vivitar_VIV_43_52W_43x_Wide_Angle_Lens.html Enquanto isso para o macro tem a opção de anel adaptador ou via BH do close up Canon 250D.

      Excluir
  7. OLÁ, BOA NOITE, POR GENTILEZA GOSTARIA QUE ME TIRASSEM UMA DÚVIDA, TENHO UMA POWERSHOT CANON 24MM, QUE TAMANHO DE ENCAIXE DO FILTRO POLARIZADOR E FILTRO STAR DEVO COMPRAR OU SERÁ PRECISO UM ANEL ADAPTADOR. MUITO OBRIGADA. SBTOIGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia, preciso saber qual o modelo da sua câmera. 24mm é apenas a grande angular da lente que vem nela, sem essa informação não terei como ajudá-la.

      Fico aguardando.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails