19 de março de 2014

A mirrorless mais leve e fina do mundo

   A Samsung inova mais uma vez e cria um novo sistema de câmera mirrorless, o NX-M. Composto de um sensor medindo 1 polegada com fator de corte de 2.7x (tal qual o sistema 1 da Nikon e as compactas Sony RX100 e RX100 II), o sistema chega ao mercado com uma câmera chamada Samsung NX Mini e duas lentes, 9-27mm f/3.5-5.6 e uma 9mm f/3.5, mas uma terceira lente já está por vir: uma 17mm f/1.8 e também um adaptador para as lentes do sistema NX.
Todo o sistema NX-M está aí: a câmera e suas duas lentes
   A Samsung NX Mini é equipada com sensor CMOS de 20.5 megapixels (1 polegada com 20.9MP de resolução total); possui 21 pontos de autofoco; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/16000 e 30 segundos; modo contínuo de 6fps; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MP4 e som mono; seu monitor LCD inclinável e sensível a toque mede 3 polegadas; possui wi-fi e NFC embutidos; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 530 fotos.
Sem grandes surpresas no oainel traseiro
   As lentes também são bem pequenas e leves trazendo a sensação de um sistema realmente compacto e este fator de corte permite maiores aproximações com suas lentes apresentando uma distância mínima de foco próximas ao macro de uma compacta. A NX-M 9-27mm f/3.5-5.6 ED OIS (equivalente a 24-73mm) possui 9 elementos em 8 grupos; diafragma circular de 7 lâminas; distância mínima de foco de 14cm; possui rosca para filtro de 39mm; e pesa apenas 73 gramas. A NX-M 9mm f/3.5 ED (equivalente a 24mm) possui 6 elementos em 5 grupos; diafragma circular de 5 lâminas; distância mínima de foco de 11cm; não possui rosca para filtro; não possui estabilizador (e nem precisa) e pesa míseros 31 gramas.
Pouquíssimos botões sugerem muito uso de menu
   A NX Mini será vendida com a objetiva 9mm a 450 dólares, ou em um kit com a objetiva 9-27mm e uma unidade de flash externo SEF-7A por 550 dólares. As objetivas serão vendidas separadamente ao custo de 180 dólares (9mm) e 280 dólares (9-27mm). A previsão de início das vendas da Samsung NX Mini é para a sugestiva data de 1º de abril e estará disponível nas cores branca, marrom, preta, rosa e verde menta.
Eis a unidade de flash externo da Samsung NX Mini
   Opinião do blogueiro: Medindo 110 x 62 x 23mm e pesando míseros 269 gramas seria realmente uma compacta de bolso não fossem as lentes intercambiáveis. Mas as lentes são bem pequenas e isso não será nenhum infortúnio, muito pelo contrário; além de ser uma câmera econômica, a duração da carga da bateria é acima da média. Me parece que a Samsung é a marca que pode fazer isso, optar por um novo sistema já que o NX sofre a terrível concorrência de 4 gigantes da fotografia com seus sitemas já muito mais consolidados no mercado (Fuji, Olympus, Panasonic e Sony). Ainda não dá para fazer uma avaliação, é alo totalmente novo e é preciso esperar alguns testes.

Siga o Foto Fácil no facebook: https://www.facebook.com/Fotofacil.rj

6 comentários:

  1. gostaria de ver umas fotos feitas com ela. Mas assim de início, não me convenceu, assim como não me convence o sistema 1 da Nikon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não espero grande coisa mas se a Samsung e ainda mais a esses preços, a Nikon tem câmeras mais em conta. Apesar ter algumas Nikon 1 custando absurdos mil dólares...

      Excluir
    2. Nossa, SÉRIO? Putz, pagar mil dólares numa câmera de sensor de 1" é lasca, hein... Mas m4/3 ainda pago porque o sistema tem uma excelente qualidade de imagem, e é compacto. Mas esse preço num sensor desse tamanho, aí já é demais. Mas tem gente que compra, entonces...

      Excluir
    3. Pois é, Helena. Eu até me assustei quando vi que alguns kits das Nikon V2 e V3, dependendo da objetiva, chegam a custar até 1200 dólares. Um completo absurdo para câmeras com sensor de 1 polegada!

      Excluir
  2. A Samsung é uma franca atiradora. Apareceu nicho no mercado, ela dispara! Agora, tiro por tiro, ao menos a nova V3 da Nikon é capaz de absurdos 20fps com foco contínuo...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails