6 de dezembro de 2013

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2007)

   O ano de 2007 segue experimentando um pouco da estagnação de tecnologia no mercado fotográfico, mas ainda assim houve novidades neste ano como uma reflex Panasonic com o sensor 4/3. Como não houve uma continuidade deste projeto, pode-se dizer que ele foi o estopim para o início da produção em massa e popularização de câmeras mirrorless no ano seguinte. A Panasonic L10 possuía um sensor de 10 megapixels e foi a primeira câmera a compartilhar a baioneta 4/3 utilizada pela Olympus em suas câmeras reflex.
Panasonic L10 pode ter sido o embrião do sistema mirrorless 4/3
   Já a Fuji mostrava que seria uma das fabricantes mais inovadoras no mercado com a sua Fuji IS-1, uma superzoom com 10.7x de zoom entre 28-300mm e um sensor de 9 megapixels medindo 1/1.6 de polegada. Uma superzoom premium (hoje considerada uma câmera de médio alcance), como Sony e Olympus tentam resgatar este ano com modelos bem parecidos com este.
A robusta Fuji IS-1 parecia muito com uma reflex de entrada
   Também neste ano a Fuji lançou uma câmera reflex, a Fuji IS Pro, baseada no modelo anterior S5 Pro, mas com modificações: o sensor era sensível às luzes ultravioleta e infravermelho. A baioneta continuava sendo da Nikon mas o sensor era fabricado pela própria Fuji, o Super CCD Pro com resolução total de 12 megapixels, mas a resolução efetiva era de apenas 6 megapixels. Outra informação curiosa é que esta câmera foi lançada oficialmente apenas nos EUA e seu kit possuía uma poderosa objetiva Zeiss 50mm f/2.0 Macro e custava "módicos" 5 mil dólares.
Já a Fuji IS Pro era praticamente uma Nikon, até o triângulo vermelho está lá, só que preto...
   A Ricoh, outra empresa que sempre procurou inovar na fotografia digital, lançou uma compacta premium chamada Ricoh GX100, equipada com sensor de 10 megapixels medindo 1/1.75 de polegada e lente com 3x de zoom entre 24-72mm f/2.5-4.4 e foi a primeira compacta a possuir como opcional um viewfinder digital removível. Porém, o sensor era problemático, excessivamente ruidoso, e o projeto foi descontinuado.
A Ricoh GX100 pecou apenas no sensor que era péssimo, teria sido uma ótima câmera
   Por fim, a Nikon dava mostras de uma padronização na nomenclatura de suas câmeras e lançava uma reflex Full-frame super aclamada pela crítica especializada, a Nikon D3. Ela alcançava o ISO absurdo (para a época) de 25600 em um sensor com 12 megapixels e foi uma das primeiras câmeras a oferecer como opcional um adaptador GPS.
A poderosa Nikon D3 foi o grande destaque da fotografia digital no ano de 2007
   Nos vemos de volta em 2008...

2 comentários:

  1. Bons tempos em que a Fuji fazia boas SZs, hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo bom que talvez não volte nunca mais, mas se ela continuar fazendo mirrorless maravilhosas tá perdoada.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails