9 de dezembro de 2013

As melhores superzoom de 2013

   Já virou tradição de fim de ano aqui no blog, no mês de dezembro costumo publicar alguns comparativos com as especificações das câmeras que julgo serem as melhores em cada categoria. Começando pelas superzoom clássicas, aquelas que se assemelham a uma DSLR, selecionei os seguintes modelos: Canon SX510, Fuji HS35, Fuji HS50, Panasonic FZ70 e Panasonic LZ30.

   Como toda lista de melhores, nunca haverá unanimidade e certamente alguns irão discordar da seleção que eu fiz e esta lista é bem pessoal, estão dentro das câmeras que costumo recomendar baseadas na qualidade de imagem como critério principal. Aproveitem e relembrem a seleção do ano passado.

204 comentários:

  1. Olá Rodrigo!
    Bela lista!
    Minha dúvida ainda paira na Cânon e Panasonic!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse ano especialmente a dúvida fica maior porque elas estão mais diferentes uma da outra, são mais coisas para se levar em conta.

      Excluir
    2. Boa tarde Rodrigo.Há um erro no seu post.O zoom da HS 50 é maior que o da HS35.E a Canon sx50 é bem melhor que a sx510 incluindo zoom de 50x contra os 30x da 510.E acho que voce deveria mencionar também as nikon p520,530 e 600.Abraço.

      Excluir
    3. Um terrível erro, eu tinha invertido o zoom das HS35 e HS50. Obrigado por alertar, já corrigi a imagem.

      E a matéria se refere a câmeras lançadas no ano de 2013: a Canon SX50 foi lançada em 2012 (e incluída no comparativo de 2012 que tem incluisve um link no final da matéria, é só clicar) e as Nikon P530 e P600 foram lançadas em 2014, somente poderão aparecer no comparativo no final deste ano.

      Sobre a P520 é uma câmera que não recomendo (e pelo visto nem a própria Nikon recomenda depois do que foi feito nas câmeras seguintes) e não acho que deveria figurar numa lista das melhores.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  2. A Panasonic FZ200, lançada ano passo, ainda é a melhor superzoom, considerando-se o conjunto de aspectos técnicos positivos a favor a mesma ?

    Abraços, Max.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que ainda fica entre ela e a Canon SX50 o posto de melhor.

      Excluir
  3. Rodrigo, boa noite.

    Estou iniciando no mundo da fotografia e quero adquirir um maquina ideal para mim, para uso pessoal, para iniciantes, com boa qualidade de imagens e cores, com uma filmagem HD ou boa, com um zoom bom e é claro com um preço justo. Se não for pedir muito, me ajuda aí... Rsrs.

    Obrigado por tudo e abraços, Michel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso te ajudar sim, mas preciso de mais informações para poder indicar algo de acordo com a sua necessidade. Preciso que você defina uma faixa de preço, preciso saber qual seu orçamento máximo para indicar o que tiver de melhor sem extrapolar seu limite.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Obrigado pelo rápido retorno. Tenho em média investir de R$ 1.100,00 para menos. Se poder me passar alguns modelos eu agradeço.

      Excluir
    3. Vou citar todos os que atendem suas exigências, inclusive o seu orçamento: Canon SX510, Panasonic FZ47, FZ70 e Fuji HS35.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Justamente lendo alguns artigos inclusive os seus e obtendo opiniões de amigos, a FZ47 é umas das indicadas até mesmo pelas lentes Leica, o problema maior é encontra-la para comprar devido o seu ano de fabricação.

      Excluir
    5. Mas pode ter certeza que os outros modelos estão praticamente no mesmo nível.

      Excluir
  4. A HS50 está tão boa quanto a SX50, não saberia dizer qual a melhor em qualidade de imagem!

    E as outras listas? Será que adivinho?

    Compacta do Ano G15
    Reflex APS do ano D7100
    Reflex FF do ano 1Dc
    Mirrorless do ano A7r
    MFT do ano OM-D EM-1

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, peraí, vamos com calma pois tem muita câmera aí na sua lista que é do ano de 2012. Mas são todas câmeras que merecem estar nas listas de melhores.

      Excluir
  5. Rodrigo me ajuda aí amigo, quem vc escolheria FZ70 ou FZ200 ou ainda se tiver uma 3 opção com as mesmas caracteristícas, qdo lí o que vc escreveu sobre a TS4, de cara decidí e comprei embora tivesse a TG2 que me parece ser melhor, mas é que nao tinha na loja para comprar, mas estou plenamente satisfeito com a TS4, portanto como diz o datena Me ajuda aí pô.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São duas câmeras muito diferentes, a FZ200 possui maior qualidade e a FZ70 é mais versátil, a escolha é pessoal. Essa "quem você escolheria" é pergunta proibida aqui, não importa o que eu compraria, importa o que é importante em uma câmera para cada leitor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  6. Olha a saia justa né Rodrigo, kkkkkkkk entendo , mas responde uma coisa amigo as duas são top no segmento delas ? cada uma com qualidades e peformaces diferentes, é possível ter boas fotos aliado a versatilidade, na verdade Rodrigo quero uma camera pra uso amador, mas que tenha boa qualidade, e o quesito versatilidade tbem seja integrante, ah o fato de ter um zoom otico acima de 30 e macro de 1 cm pode ser decisivo na escolha Amigo me ajuda aí, "To be or not to be this is the questions"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A FZ200 sim, a FZ70 seria uma segunda linha dela. Boas fotos eu te garanto que irá conseguir com as duas e você já está fazendo o que deve ser feito que é definir prioridades: zoom acima de 30 e macro de 1cm. Acho que a escolha já está feita, não é mesmo?

      Excluir
  7. Olá. Ando de bike e vou começar a fazer trilhas então estou à procura de uma camera com um zoom bacana e que seja boa em fotos em movimento.
    Estou em duvida entre a Canon Sx50, Sx510 e a Panasonic FZ70.
    Em alguns sites de comparação eles sugerem basicamente essa ordem. A Sx510 me interessou realmente por causa do preço, mas ela tem o zoom de 30x, mas a duvida em relação a Canon é a USB, elas não possuem? Qual delas você me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda câmera possui entrada mini ou micro USB, não há câmera digital que não possua isso, é obrigatório. Sobre a SX510, o custo-benefício dela é imbatível, é um verdadeiro presente da Canon. Nunca houve uma superzoom tão boa a um preço tão baixo e acredite, 30x de zoom é muita coisa, mais do que isso não vai te ajudar tanto, a qualidade não fica tão boa.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Boa tarde, apesar de amadora eu sou uma amante de fotos, quero uma câmera para fotografar paisagem e eventos familiares. Fiquei analisando Canon SX510 HS e SX50 HS, qual vc indicaria para minha necessidade já q não me disponho gastar muito dinheiro? Obrigada e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não dispõe de muito dinheiro então a escolha certa é a SX510, não há necessidade de gastar tanto em uma SX50 já que a qualidade de imagem delas é praticamente a mesma.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Boa tarde Rodrigo.
    Vc poderia me dar sua opinião sobre a Câmera Digital Olympus SP-810 Preta?
    Seria pra uso doméstico. Porem mesmo sem experiencia, amo fotografia e queria me especializar um pouco. Tenho 2 filhos e a maquina seria usada no aniversário deles que será em Jan/13. Vc acha que ela atenderá minhas necessidades?
    Vi tbm a canon sx510, poderia me falar algo sobre ela tb?
    Grata e no aguardo
    Janice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX510 além de possuir uma qualidade de imagem superior, te oferece maiores recursos como os controles manuais caso tenha interesse um dia em aprender a fotografar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Entendi. Eu comprei a anterior a ela sx 500 is porem não recebi. Comprei na ORANGEMIX e fui lesada como centenas de pessoas como ja pude verificar. Mas preciso de uma urgente e a Olympus é bem mais barata que a SX510. E como já sofri um prejuizo não tenho mto dinheiro a dispor.
      Qual é a sua opinião sobre a Olympus?

      Janice

      Excluir
    3. É uma boa câmera mas como você disse que pretende se especializar, essa não serve pois não possui recursos avançados, é uma câmera simples, apenas para apontar e disparar.

      Recomendo que procure pelas câmeras de menor resolução possível e as de 12 megapixels são bem melhores do que as outras. Se puder abrir mão de um pouco de alcance tem as Canon SX240, 260, 270 e 280 que são tão boas quanto a SX510 e um pouco mais baratas. Ou a Panasonic FZ47 também é uma ótma opção.

      Excluir
    4. Obrigada Rodrigo, vou dar uma olhada nessas que vc me recomendou.
      Feliz 2014!

      Excluir
    5. Oi Rodrigo, desculpe te incomodar tanto, mas pode me ajudar mais uma vez?
      vc conhece a LZ20 c/ 16.1MP Panasonic?

      Excluir
  10. Olá Rodrigo? tudo bem? Muito bom seu blog, show mesmo...
    Assim cara, levando em conta custo beneficio, entre a LZ70, FZ200, SX50 ou SX510HS, qual dela pega?

    OBS: fotos de paisagens, lua, raios, e lugares em geral... Mais de dia e ao ar livre, mas da lua e raios frequentemente também. Vídeo não me endereça muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Custo-benefício é SX510, é imbatível.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Você falou custo beneficio, mas se você fosse comprar uma delas pelos recursos e atributos, qual seria sua escolha e porque? [Curiosidade. Estou decidido pela SX510HS, é o que eu preciso: Qualidade/Preço]

      Outra coisa: Sabe me dizer o que eu consigo ajustar manualmente na SX510? Tipo abertura/exposição? é limitado ao zoom ou não?

      Agradeço a atenção

      Excluir
    3. Não adianta eu falar qual eu compraria porque cada um possui prioridades diferentes, a melhor câmera para mim pode não ser a melhor para você. Se você mesmo diz que a SX510 é o que precisa então acho que não há o que mudar, está no caminho certo.

      Consegue acertar ISO, tempo de exposição e abertura independente do zoom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Fala Rodrigo, só mais uma duvida...
      Você falou que a sua SX50 e a SX510 tem a mesma qualidade, mas que a SX50 tem mais recursos...

      Fotos de pôr do sol ficam boas? Vi que uma das diferenças da SX510 para a SX50 é que essa ultima tem HDR....

      Excluir
    5. É praticamente a mesma qualidade já que usam o mesmo sensor, mas as diferenças de lente podem causar pequenas diferenças no resultado final.

      Olha, eu não uso HDR, o que eu posso te dizer é que sabendo usar os controles manuais dá pra fazer fotos ótimas em qualquer situação, não só no por do sol.

      Excluir
  11. Cara, como pode... vi no seu post do fórum Mundo Fotográfico, 3 imagens que achei ótimas, e indo para o Flikr olhar ela maior, vi que foi tirada com uma Panasonic DMC-ZS15, pelo menos é o que tá na descrição... nunca imaginei que câmeras tão compactas pudesse fazer imagens tão boas... e vendo as especificações da câmera percebi que ela tem praticamente as mesmas especificações da Canon SX510 HS (a não ser pelo zoom) que é uma câmera muito maior e mais imponente também...

    interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o que sempre digo é que uma câmera precisa de uma boa lente e de um bom sensor, tudo fica mais fácil se tiver estas duas coisas. E também tem aquele mito de que câmera grande é melhor, acho que já passou da hora de as pessoas abandonarem isso.

      Excluir
    2. Rodrigo, desculpa te incomodar tanto, só pra mim entender... você diz que com sensor pequeno e muitos megapixels a foto não fica boa... é fácil de entender... mas vamos supor algo... digamos que eu tenha uma câmera com 20 mp e um sensor pequeno desses... se eu baixar a resolução para 12mp como em uma câmera que só tenha 12mp, vai fica igual? ou não?

      Excluir
    3. Para entender isso leia alguns textos que escrevi sobre este assunto: http://www.foto-facil.com/2011/05/densidade-de-megapixels.html

      http://www.foto-facil.com/2010/01/maior-resolucao-maior-qualidadesera.html

      http://www.resumofotografico.com/2012/01/resolucao-alta-muitos-megapixels-voce.html

      Se fosse tão simples resolver isso as pessoas não perderiam tanto tempo nos fóruns explicando isso, e então as câmeras teriam o melhor dos dois mundos: resolução alta e maior qualidade de acordo com a necessidade. E passaríamos a recomendar as câmeras com maior resolução.

      Excluir
    4. Show, seu blog é o máximo, muita informação boa... parabéns...

      E uma amiga querendo se desfazer de uma Sony Cyber-shot DSC-HX1 9mp para pegar uma de 20mp... detalhe ambas com sensor 1/2.3... acho que ela precisa ler isso...

      muito obrigado...

      Excluir
    5. Sendo bem crítico e bem sincero, a HX1 foi a última compacta decente que a Sony fez. De lá pra cá, durante estes anos todos, ela só fez piorar a qualidade das câmeras. Se ela souber ouvir, peça a ela que não troque de câmera, pelo menos não por outra Sony.

      Excluir
  12. Rodrigo, Comecei a pesquisar sobre maquina fotográfica e gostei da imparcialidade dos seus comentários. Também gostaria da sua ajuda. Quero comprar uma camera com zoom maior que 30x e que filma full HD. Estava na dúvida entre a SX50 e HX300 até ver a SX510 que achei mais compacta e barata. A qualidade da SX510 é igual a SX50????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, igual não tem como mas são bem parecidas já que usam o mesmo sensor, esse é o maior indicativo de terem qualidade de imagem semelhantes. Há outras questões como processador e lente, mas o sensor ser igual e de ótima qualidade faz a SX510 possuir um custo-benefício bem melhor que o das outras duas que citou.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. A SX510 é melhor que NIkon p520?

      Excluir
    3. Na minha opinião, em qualidade de imagem é melhor.

      Excluir
    4. E no conjunto do equipamento??? Foto e Video. A SX510 ainda é melhor que a Nikon P520??

      Excluir
    5. Eu acho que o que vale é a qualidade de imagem. As especificações da P5520 batem mais com a da SX50, mas de que adianta se a qualidade de imagem não for boa? Os 18 megapixels da P520 influenciam muito negativamente na qualidade dela, é uma câmera que não recomendo. Se o interesse for no restante das especificações dela então tem a SX50 que é sua concorrente direta.

      Excluir
  13. Encontrei a SX50 por 1200,00 e a SX510 por 800.00.

    ResponderExcluir
  14. Rodrigo, consegui um preço muito bom numa SX40. É uma boa maquina???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, mas precisa aprender a usar os controles manuais para extrair o máximo de qualidade que ela oferece.

      Excluir
    2. Obrigado Rodrigo, estava pensando na SX50, mas como apareceu esta SX40 por um valor bem abaixo da SX50, vou de SX40. Como estou começando acho que é uma boa para começar.

      Excluir
  15. Rodrigo
    Parabens pelo Site.
    Gostaria de sua ajuda. Vou comprar uma camera de até 1.000,00. Com um zoom acima de 30x. Entre a CAnon SX510 e a Panasonic Fz70, qual tenho melhor imagem e videos?
    sds
    Flavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem a SX510 é melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  16. Em qualidade de imagem considero a Canon SX50 superior às outras.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  17. A abertura não interfere diretamente na qualidade da imagem, interfere na quantidade de luz que entra pela lente e também na profundidade de campo, mas a diferença é bem pequena.

    ResponderExcluir
  18. Não é bem assim, sei que é complicado entender assim de início mas, uma foto mais clara por ter entrado mais luz não necessariamente é melhor, é preciso encontrar um equilíbrio e isso só a prática irá lhe dar.

    Essa afirmação faria mais sentido se comparássemos câmeras com sensores de tamanhos diferentes, como o tamanho do sensor é o mesmo, a dificuldade permanece independente da abertura, a não ser que fosse algo exagerado, não uma diferença de f/6.5 para f/5.2, por exemplo.

    Enfim, o principal é o sensor ser bom e a resolução ser baixa, em câmeras superzoom não tem como fazer muita diferença na abertura a não ser a Panasonic FZ200 que possui f/2.8 por toda sua extensão, aí você já começa a ver alguma diferença e mesmo assim não é algo que seja definitivo para a qualidade da imagem.

    ResponderExcluir
  19. Ola Rodrigo, tenho uma SX510 e recentemente adquiri uma Nikon P520 poderia comentar as vantagens e desvantagens de cada uma? Sou iniciante e comprei ambas para fotografar animais silvestres e passaros em uma reserva florestal. Grato, fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que eu falar aqui vai ser baseado em teoria: a SX510 possui qualidade melhor por possuir uma menor resolução e a P520 possui maior alcance devido ao seu maior zoom.

      Mas como você é quem tem as duas câmeras em mãos é a pessoa mais habilitada para usá-las o suficiente e descobrir por si mesmo quais as vantagens e desvantagens de cada uma. Neste momento você é bem mais capacitado do que eu para falar já que não tenho nenhuma das duas câmeras em mãos.

      Espero que escolha ficar com uma das duas já que não faz sentido ter duas câmeras semelhantes que realizam as mesmas tarefas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Rodrigo
    Estou novamente aqui para te incomodar, a negociação com a SX40 não deu certo. Agora minhas duvidas estão resumidas em 3 cameras. FZ100, SX510 e SX50. Destas qual vai me dar um rendimento melhor em imagem/video?? A diferença entre a SX50 e SX510 é grande (Pelo menos a diferença no tamanho e peso é grande.).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo-benefício da SX510 é melhor, só reocmendo a SX50 se forem muito importantes os 50x de zoom e o monitor articulado.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. E se o preço da SX50 e SX510 estiverem muito proximos e o Zoom e o monitor não forem importantes?? A SX50 é muito maior que a SX510???

      Excluir
    3. É um pouco maior já que a lente é bem mais extensa.

      Excluir
    4. E se o Zoom não for importante, nem o monitor articulado e o valor for o mesmo, qual é seria melhor????

      Excluir
    5. As duas são semelhantes em qualidade de imagem já que possuem o mesmo sensor.

      Excluir
  21. Ola Rodrigo..
    legal seu blog..
    Gostaria de pedir sua opiniao sobre cameras super zoom. Tenho uma sony HX100V mas agora estou disposto a adquirir uma melhor. Estou em duvida sobre a sony HX300, a Nikon P520 e a Panasonic lumix Fz70. Meu foco é fotografia de passaros.. Qual voce recomendaria desta tres?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das 3 que citou a que considero melhor é a Panasonic FZ70, mas não espere grande melhoria de desempenho, é apenas mais alcance mesmo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  22. Olá Rodrigo, estou querendo iniciar na fotografia e talvez até me profissionalizar. Estou em dúvida entre duas câmeras, o que vc me diz com relação a qualidade da sx510hs e da lz30.

    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua intenção é aprender a fotografar para depois talvez se profissionalizar então é melhor já começar por uma câmera reflex, apesar de você ter citado a SX510 que é uma câmera excelente e de custo-benefício imbatível, mas não apropriada para o uso que pretende dar a ela.

      Veja o que acha da Canon T3 (não T3i), acho que ela lhe atenderá bem de início.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  23. Olá Rodrigo, continuo acompanhando o blog e como sempre tem me ajudado muito, há mais de 1 ano com sua ajuda comprei uma Canon Sx240, tenho tido com ela uma excelente experiência, todos tem gostado muito das fotos, cores e detalhes, porém me sinto um pouco limitado com ela depois de ter lido a respeito dos controles manuais e ter praticado nesse ultimo ano, gosto de fotos de paisagens, mais também gosto de fotos com detalhes ricos em cores, e até mesmo as macros, nesse sentido a SX240 me dá a possibilidade de fazer isso tudo, porém estava querendo dar um passo a frente,
    tanto na questão de edição com o formato RAW, quanto em mais controle da câmera,
    o que me indicaria, cheguei a pensar em uma reflex, T3, T3i, SL1 ou Nikon D3300 ou seria melhor uma FZ200 ou a Canon SX50, alguma sugestão? Quero gastar abaixo de R$ 2000,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que o blog tem sido útil a você, Ricardo. Que bom que está gostando de uma câmera indicada aqui.

      Das câmeras que citou, FZ200 e SX50 não lhe oferecerão nada diferente do que já possui com a SX240, é o mesmo tamanho de sensor, mesmo tipo de câmera, seria um passo para o lado. Recomendo a Canon T3 pelo custo-benefício pois já está acostumado ao modus operandi da Canon.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado, mais também analisando seus posts, fiquei na duvida, Canon EOS Rebel T3i 18-135mm, ou T3 Lente Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III, sentiria falta dos zoom alto da sx 240? Ou Elas suprem o necessário?
      Agradeço a ajuda.

      Excluir
    3. Nesse caso a T3i é um pouco melhor pois já vem com uma lente que te dá muita liberdade, a 75-300mm vai te limitar muito. E se quiser mesmo dar um passo adiante é hora de deixar um pouco de lado coisas como zoom e macro que conseguimos mais facilmente com compactas, o foco agora é qualidade de imagem. Se achar que o zoom vai te fazer falta então ainda não é hora de migrar para câmeras reflex.

      Excluir
    4. Valeu Rodrigão, zoom não vai fazer tanta falta não,, pois estou mais interessado em qualidade agora e mais liberdade para fotografar, já estava interessado na T3i, só tinha duvidas com relação a lentes, agora só partir pro abraço.
      Abraços

      Excluir
    5. Que bom, fico feliz que o blog tenha sido útil a você.

      Retorne sempre que precisar.

      Excluir
  24. Olá Rodrigo, uma duvida agora ante de comprar é Canon Eos Rebel T3+18-135 ou Canon Eos Rebel T3i+18-135, qual seria melhor, poderia aproveitar melhor suas funções e facilidades, ou a diferença na hora de bater foto é tão pouca que não compensaria a T3i? Seria apenas as lentes ou todo conjunto? Melhor comprar a t3 e mais outra lente ou quem sabe até uma T2i, como já vi você recomendar? afinal quero fazer uma compra segura, um investimento que não me arrependa depois e possa até usar melhor mais pra frente com os conhecimentos adquiridos, só trocando as lentes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico a T3, melhor custo-benefício.

      Excluir
    2. Olha eu de novo aqui Rodrigão...pesquisei bastante depois de suas indicações achei alguma opções Nikon d5100 18-55 e t3 18-55 na mesma faixa de preço, ou t3 18-135mm 400 reais a mais e nessa faixa tem a d5200 18-55mm e a t3i 18-135mm, neste caso especifico qual seria mais indicada?

      Excluir
    3. Essas câmeras estão todas no mesmo nível, não tem como definir uma melhor. Se você tiver como testar uma Canon e uma Nikon pra ver qual te agrada mais, é a melhor coisa que pode fazer.

      Excluir
  25. Prezado, bom dia!
    Primeiramente parabéns pelo blog, estou com uma pequena dúvida, tenho um amigo que está no EUA eu pedi uma câmera para ele, nada de sofisticado é faz-se mais de 10 anos que dei uma compacta para minha até então namorada, hoje esposa.
    Gostaria de gastar muito pouco, mas com tantas opções e informações fiquei muito confuso, eu havia pedido para ele a L820, mas essa não tem mais, tem a L830 que é bem mais cara.
    Uma câmera para tirar as fotos com um pouco mais de qualidade, dessas qual o melhor custo beneficio:
    CANON SX510 HS ($190), NIKON L820($200), SONY DSC H300 ($190) E FUJI S8200 ($230)
    As que o pessoal classificou como ótimas foge um pouco do meu orçado, CANON SX50 HS ($399), NIKON L830($300), LUMIX FZ70 ($414) E FUJI HS35 e S9200 ($300)
    Qual modelo mais adequado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso afirmar que a SX510 vale bem mais do que ela custa, é o melhor custo-benefício da categoria. Ela está no nível de câmeras de 300 ou 400 dólares, possui uma qualidade de imagem muito boa e recursos manuais caso queira aprender a usá-los e será preciso aprender caso queira extrair o máximo que ela te oferece.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  26. Boa noite Rodrigo.
    Putz cara, surpreso e muito contente com a resposta, li as dúvidas dos amigos e aprendi um pouco também.
    E muita informação, mas foi como eu te disse, minha ideia é gastar pouco tirando boas fotos, vou de Canon Sx510HS, até por que achei a Nikon L830 muito cara.
    Vou pedir para ele trazer os kit contendo cartão, bateria e etc, chegando é só estudar e colocar as mãos à obra né.
    10 o seu Blog cara, valeu mesmo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua presença e fico contente que o blog tenha sido útil a você.

      Volte sempre que precisar e indique o blog aos seus amigos.

      Excluir
  27. Meu amigo voltou ontem, vou pega-la no sabado, ansioso , mas eu posto aqui as impressões

    ResponderExcluir
  28. Rodrigão, chegou a criança! Apanhando para mexer mas com esforço e informação a coisa flui, tem algum site onde podemos pegar dicas de melhor utilização desse modelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma aba de sites úteis logo abaixo do banner de título do blog, lá encontrará bastante informação.

      Excluir
  29. Rodrigo, estou querendo uma câmera para uso pessoal, mas queria uma de qualidade ótima. Essa Câmera Sony H Series DSC-H300 20.1 Megapixels, seria uma boa opção? Sabe dizer se ela é ótima? Se tem controle manual? Se com zoom a qualidade é boa? Encontrei ela de 695,00 na Magazine Luiza. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho uma boa opção, não tem boa qualidade de imagem e aparentemente não possui controles manuais totais. Procure por câmeras de resoluções menores, fuja destes 18, 20 megapixels que só atrapalham.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Então qual câmera você me indicaria? Lembrando que quero fotos com qualidades ótimas. Queria uma de até 1400,00. Principalmente com controles manuais. Adoro aquelas fotos que você deixa desfocado atrás, e também gosto um pouco de zoom. Com lentes intercambiáveis fica tudo melhor, pois posso comprar uma lente de zoom, ou outras. Obg!

      Excluir
    3. Se você procura zoom não adianta comprar uma câmera de lentes intercambiáveis pois nunca vai te dar o resultado que procura. Dê uma olhada na Canon SX50, Panasonic FZ70 ou Fuji HS50.

      Excluir
  30. Olá Rodrigo....muito do pouco que sei aprendi por aqui. Obrigado. Fui de olho fechado na FZ 70 (porque já tive a ótima fz47) e me decepcionei um pouco. O modo M não é todo manual ou não estou sabendo usar..... up grade novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, até eu me decepcionei agora porque não fazia noção disso. O que falta no modo manual da FZ70? Ela funciona naquele modo da Fuji em que te dá apenas a abertura máxima e mínima em cada passo de zoom? Preciso saber para alertar os leitores.

      Se puder me mande imagens ou vídeos que mostrem isso para rodrigo.jordy@gmail.com

      Excluir
  31. Pois pelo que estou vendo, ao acionar o zoom ela determina a abertura e aí se tem somente o controle da velocidade e ISO..... vou ter que ler o manual rsrsrs.

    ResponderExcluir
  32. Desculpe Rodrigo......até vou excluir meu comentário. Existe sim o controle total do modo M. É diferente da FZ 47 e me precipitei ao comentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tá tranquilo, sem problemas. Bem, ficamos aliviados então, seria uma tremenda mancada da Panasonic.

      Excluir
  33. Rodrigo, preciso de uma grande orientação sua...Estou muito em dúvida em qual câmera comprar. Algumas pessoas dizem que a qualidade de imagem é boa e que quantidade de itens a Fuji S8200 é muito boa. Porém, as pessoas dizem que a Canon SX510, tem uma lente melhor. Quero gastar pouco e uma câmera com uma boa qualidade de imagem e controle mais manuais. Qual eu compro, Canon SX 510 ou Fuji S8200?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema das Fuji série S é que elas não possuem controles manuais totais, e além disso a qualidade óptica das compactas Canon sempre é superior a das Fuji.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Parabéns pelo site! Certo Rodrigo. É tinha visto isso, fiquei em dúvida somente pela quantidade de coisas presentes na Fuji. Nesse caso vou comprar a Canon SX510 então. Estava preocupada com a imagem. Queria uma qualidade boa. Obrigada! Assim que ela chegar comento aqui. Ahh! A durabilidade dela é boa? Escutei falar da vida útil do obturador, é verdade?

      Excluir
    3. Quanto ao obturador pode ficar despereocupada, isso só vale para as câmeras de obturador mecânico. Nestas compactas o obturador é eletrônico.

      Excluir
  34. Oi, gostaria de adquirir a SX 510 para fazer uns vídeos curtos para postar no Youtube, mas queria saber se a qualidade de som é boa? E o alcance do microfone, levando em consideração a captação de ruídos externos? Agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qualidade dela para fotos é muito boa, mas se quiser comprar exclusivamente para fazer vídeos recomendo uma filmadora. Nenhuma câmera fotográfica tem grande desempenho em vídeos, funcionam como um bom quebra-galho apenas, até porque a captação de sons é um dos maiores problemas, não foram projetadas para isso.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  35. Parabéns pelo site Rodrigo. Sou Osória e gostaria muito da sua opinião sobre estas câmeras. Estou na duvida qual delas devo comprar. Sony HX300, a Nikon P530, Panasonic lumix FZ200 ou Canon SX50. Qual delas você me recomendaria. Estou mais interessado em qualidade para fotos qual seria mais indicada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando do conteúdo do blog, fico feliz por isso. Panasonic FZ200 é a que possui a melhor qualidade de imagem nessa categoria de câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  36. Olá! Estou querendo me aventurar pelo mundo da fotografia, e estou com dúvidas entre algumas máquinas e gostaria do seu auxílio. Pretendo fotografar paisagens e animais, e acho incrível fotografias feitas com macro. Sabendo que o zoom tem caráter determinante na minha possível escolha, qual dessas opções o senhor julga se adequar mais as minhas necessidades, obviamente sendo a qualidade da imagem o fator mais importante na escolha. As minhas dúvidas estão entre os seguintes modelos: HX300, FZ70, SX50. Toda ajuda é bem vinda. PARABÉNS pelo blog, é realmente muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem recomendo a Canon SX50. Mas senhor não, me chame de você, ok? Gosto do ambiente informal rsrs.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pela sua resposta Rodrigo, mas durante minhas pesquisas surgiram outras duvidas, e talvez você possa sana-las, dentre as câmeras já citas e a Nikon P600, você ainda ficaria com a SX50. E mais uma pergunta, qual modelo da Fuji possui maior zoom óptico, e qual sua opinião com relação a mesma comparando a essas que eu coloquei como opção? Salientando que tenho preferencia por modelos que possuam controles manuais. MUITO OBRIGADO!!!

      Excluir
    3. Ainda não tem muita gente com a P600 para poder fazer uma avaliação real dela, e também tem as antecessoras dela que eram muito inferiores às concorrentes, ainda recomendo a SX50.

      Um modelo interessante da Fuji é a HS50 que está no mesmo nível da SX50 e das Panasonic da série FZ.

      Excluir
  37. Rodrigão, voltando ao seu blog. Como já havia falado que queria uma câmera com qualidades ótimas. Qual das marcas tem mais qualidade de imagens? Nikon ou Canon? Vi a D3200 e achei a imagem muito ótima, não sei se é porque não conheço sobre câmeras, mas gostei muito, só não do preço. Quero uma com controles manuais totais, que tenham ótimas imagens. Acho muito bacana aquelas fotos que ficam embaraçadas atrás, é o que chamamos de foco manual né? Onde escolhemos onde focar né? Pois é. Me indicaria uma ótima câmera. Quero investir numa de até 1600,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qualidade de imagem de Canon e Nikon é basicamente a mesma, eu prefiro não entrar na discussão entre qual é a melhor.

      Essa questão do fundo desfocado é realmente relacionada ao foco mas não necessariamente ao foco manual, dá pra fazer no automático também e dá pra fazer em qualquer câmera usando a técnica do meio-clique. Mas quanto maior o sensor, maior será o desfoque de fundo.

      Para ficar na Nikon, em vez de comprar a D3200 eu prefiro a D5100 que possui mais recursos. E a concorrente da Canon que eu indico é a T3 (não T3i).

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Qual a diferença entre a T3 e T3i? Encontrei um site com preços ótimos em câmeras e acessórios em geral. Detona Shop. Não sei se você poderá falar sobre o assunto, mas qual a diferenças dessas duas câmeras? Uma tem as lentes mais baratas do que a outra? Ou qualidade das fotos é melhor? Controles manuais totais? Manutenção? Decidi ficar com a Canon, mas estou em duvida em relação as duas, T3 e T3i?

      Excluir
    3. Veja aqui as principais diferenças entre elas: http://www.foto-facil.com/2011/02/canon-t3-e-t3i-as-primeiras-dslr-de.html

      As lentes são as mesmas usadas tanto em uma quanto em outra. Manutenção igual também. Qualidade das fotos em um nível tão parecido que fica difícil distinguir as fotos de uma e de outra.

      Excluir
  38. Qual você me indicaria em qualidade de fotos? T2i, T3 ou T3i?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a T3 que é a mais barata, diferença muito pouca, quase imperceptível de qualidade entre elas.

      Excluir
  39. Olá Rodrigo, parabéns pelo blog.
    Gostaria de saber independente do custo benefício, qual é a melhor camera
    SX50 ou SX510? Procuro excelente zoom sem perda da qualidade de imagem.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SX50 é melhor, ela não é mais cara à toa. Só não espere muito zoom sem perda de qualidade, isso não é possível com câmera alguma. É normal a câmera ter alguma perda em nitidez, é o preço a se pagar por ter tanto alcance em uma câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  40. Ok! E quanto a CANON T3 e a Nikon D5100?
    Qual é a melhor em qualidade de imagem e desfoque de fundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praticamente o mesmo nível em qualidade de imagem, e o desfoque de fundo depende da lente a ser usada. Como ambas vem com uma lente 18-55mm, também é o mesmo nível de desfoque enquanto estiver usando esta lente.

      Excluir
  41. Grata por todos os esclarecimentos, blog perfeito para quem tem muitas dúvidas. Valeu Rodrigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua presença aqui no blog. Volte sempre que precisar.

      Excluir
  42. Rodrigo, em qualidade de fotos, qual a melhor? D5300 ou T5i? O tamanho do sensor influencia em algo 23,5 x 15,6 da D5309 contra 22,3 x 14,9 da T5i, em termos de qualidade de fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo nível, não há grandes diferenças entre elas. A diferença de tamanho do sesnor é irrisória, não interfere em nada a não ser no fator de corte que é de 1.5x na Nikon e 1.6x na Canon.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  43. Rodrigo decidi comprar a T4i. Vi pelo flickr e também me falaram que com ela obterei ótimas fotos. Ela vem com a lente 18-135mm e comprarei a famosa 50mm. Está bom assim?

    ResponderExcluir
  44. A T3 que você me indicou recentemente, trará boas fotos quanto a T3i, T4i ou T5i usando as mesmas lentes, ou uma vai ter melhor qualidade em fotos das outras? Não tenho interesse em vídeos, mas isso em fotos. Vídeos só ocasionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença de qualidade entre T3, T3i, T4i e T5i é irrisória, imperceptível para a maioria. Em relação à T4i, pesquise sobre os problemas na borracha dela antes de comprar. Vale ressaltar que ela foi tirada de circulação no exterior e só aqui no Brasil e em alguns outros países de menor expressão conrinua sendo vendida, enquanto a T3i que é anterior continua sendo vendida normalmente em vários outros países.

      Sobre as lentes, depende muito do que você quer fotografar, não existe um conjunto de lentes certo para começar. Especificamente sobre a 50mm, leia o que escrevi aqui e veja se ela realmente lhe atenderá ou não: http://www.foto-facil.com/2014/04/por-que-nao-usar-uma-lente-50mm.html

      Excluir
  45. Gosto de tirar fotos de tudo que acho bonito. Paisagens, um objeto diferente, algo diferente, e principalmente, quero fazer fotos legais com minha namorada, e de pessoas próximas. Talvez levar em algum evento. Eu usei a 50mm de um amigo meu em uma T3i e gostei do desfoque que ela dar. Mas não gostei da qualidade, não sei se é porque era 05:20 do fim da tarde, e ainda estava fechado o tempo. Ou se foi configuração. Aí fiquei com receio de pegar a T3i e não boas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então acho que não é o momento de comprar essa lente, não é mesmo? Essa lente é muito específica então é preciso também ter um objetivo específico para ela, se você não tem então a lente do kit vai dar conta de tudo que você precisar fazer com a câmera.

      Se depois que estiver habituado com a câmera, tiver dominado os controles manuais e estiver mais certo do que falta para você, aí pode começar a buscar outra lente mas este não é o momento, por enquanto precisa apenas de uma lente que te ajude a entender melhor a câmera.

      Excluir
  46. Ok. Mais mesmo com essa câmera de entrada que nem é a T3i, terei bons resultados né? E outra minha amiga quer uma superzoom, e eu indiquei a SX50 através de sua pagina. Ela tem controles manuais? Dar pra tirar foto em macro? Tem qualidade com o zoom? Tem foco manual e automático? O flash é bom? Já descartei a HX300 da Sony, pois a qualidade não gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabendo manusear terá ótimos resultados com a T3.

      A SX50 possui controles manuais e macro. A qualidade é satisfatória com zoom, não dá pra exigir muito de câmeras assim. Tem foco manual e automático mas foco manual em câmeras compactas é muito ruim de usar, termina sendo algo totalmente dispensável e até desnecessário em uma superzoom. O flash é razoável, dentro da média de uma superzoom.

      Excluir
  47. Olá Rodrigo, sou eu de novo...
    Gostaria de saber detalhes da Nikon D 5100 e D 5200. Informação sobre imagem, foco, desfoque, visor, bateria, etc...Gosto de fotografias macro e retratos...Gostaria de saber qual é a melhor....desde já agradeço, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas estão no mesmo nível, a única grande vantagem da D5200 é que ela tem muito mais pontos de autofoco, são 39 contra 11. A qualidade de imagem das duas é ótima como em qualquer câmera do nível delas tem que ter, o foco é mais rápido na D5200 por possuir mais pontos, o desfoque depende da lente usada e o visor é igual nas duas, mede 3 polegadas e é móvel. A bateria também é a mesma usada nas duas câmeras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. A T3i está no nível dessas que a Lucineia comentou? AD5100 e D5200?

      Excluir
    3. Mesmo nível, são todas da mesma categoria.

      Excluir
    4. Valeu Rodrigo, mais uma vez obrigada!

      Excluir
  48. Amigo, achei preços bem interessantes da Kodak AZ501 e AZ522, mas vejo que muitos não recomendam essa marca. O que há de errado com ela? Pq repudiam aKodak? As Canon por vc recomendadas, SX510 e SX50 são realmente muito superiores? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Kodak atuais são fabricadas por um obscura empresa da China, ninguém sabe ao certo como é a qualidade de imagem dela e as especificações delas não são divulgadas, a gente fica meio no escuro em recomendar elas. Nem posso dizer que as Canon são superiores, eu simplesmente não tenho muita informação concreta sobre elas.

      Elas podem ser ótimas mas é um tiro no escuro.

      Excluir
    2. Obrigado. Ainda estou pesquisando, mas estou bastante inclinado a comprar a SX510, embora tenha me apaixonado pela sx50 ( o problema é que não cabe no meu orçamento). Valeu as dicas e parabéns pelo blog. Foi de muita utilidade pra mim.

      Excluir
    3. Eu que agradeço sua presença no blog e retorne sempre que precisar.

      Excluir
  49. Boa tarde, Rodrigo

    Tenho uma Sony HX1 e queria atualizar para uma mais nova, pensei na hx400V mais li que essa talvez não seja a melhor opção mesmo com a lente carl zeiss. Você poderia indicar outras no mesmo nível? Olhei a Fuji S1 e gostei das caraterísticas. Além disso tem a facilidade do visor lcd articulável. Porém não achei nenhum comentário a respeito dela. Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente não recomendo a troca de uma superzoom por outra porque quase sempre estará perdendo qualidade e não ganhando quase nada em recursos, ou seja, não acho uma boa troca. A HX1 talvez seja a última boa superzoom que a Sony fez, todas as que vieram a seguir foram apenas piorando. As melhores superzoom atualmente são Canon, Panasonic e Fuji da série HS, não acho a S1 tão boa.

      Depende muito do seu orçamento, mas uma superzoom que pode lhe dar algo realmente diferente é a Panasonic FZ1000, só que é muito cara, e a segunda opção seria a Panasonic FZ200. Talvez só com essas duas você estaria ganhando algo na troca.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Bom dia, Rodrigo

      Obrigado pelo retorno. Olhei as opções e percebi que o zoom das duas são menores que a minha atual que é 20X. Gostaria de uma câmera que tivesse a opção do visor lcd ser articulável permitindo que eu o visse pela frente da câmera o que não consigo com a HX1 e gostaria de um zoom um pouco maior. Alguma sugestão? No caso das profissionais de entrada (500/600 US) qual você me indica e o que eu preciso comprar junto com ela?

      Excluir
    3. A FZ200 possui 24x de zoom, a FZ1000 realmente possui menos mas o sensor é muito maior e isso seria proporcional à qualidade de imagem. Citei as duas únicas que realmente te dariam algo melhor em qualidade de imagem, mas a questão do LCD articulável abre mais uma opção que é a Canon SX50.

      Mas não espere nada espetacular em qualidade de imagem, não dá pra exigir isso de câmeras superzoom atualmente.

      Sobre câmeras de entrada a que recomendo é sempre a Canon T3 pelo custo-benefício imbatível. E de início não precisa comprar nada, pois primeiro é necessário se habituar à forma diferente de fotografar com essas câmeras.

      Excluir
  50. Olá, Rodrigo. Eu de novo. Continuo minha pesquisa sobre qual superzoom comprar. Ainda no topo da minha lista, está a CANON SX50, que possui zoom excelente, alimentação à bateria, boa resolução e visor ocular. A SX510 me parece uma boa câmera, mas não tem o visor ocular que eu estou procurando. Estou um pouco balançado pela fujifilm s8200, que tem bom zoom, boa resolução, visor ocular, ajuste de zoom na frente, ao lado das lentes, porém é alimentada com pilhas AA. Estou receoso, pois pelo menos a maioria das opiniões que li foram para esquecer as fuji e escolher entre canon e nikon. Objetivo fotografar paisagens, festas de família, meus filhos e cenas teatrais (principalmente ensaios). Traduzindo, quero fazer algumas imagens bacanas, mas nada profissional, apenas por hobby. Que problemas essa fuji poderia me trazer? Para este objetivo, ainda assim eu sentiria muita diferença enter a fuji e a sx510? (a sx 50 está um pouco fora do meu orçamento, este é seu único problema... rsrs). Agradeço-lhe mais uma vez pela opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema da Fuji é a qualidade de imagem, as Fuji da série S não possuem lentes de boa qualidade e isso interfere em tudo. A SX510 seria certamente bem melhor e além disso ainda possui controles manuais totais, coisa que a Fuji não tem.

      Sobre mandarem você procurar Canon e Nikon, confesso que isso é algo que vem me irritando bastante, é coisa que só acontece no Brasil. Por causa dessa mentalidade fechada de acharem que só Canon e nikon servem, muita coisa boa de outras marcas (e em muitas vezes melhores que essas duas marcas) deixa de chegar ao Brasil porque os vendedores já sabem que não vai vender. Estou louco para trocar meu equipamento para Panasonic ou Olympus e não posso porque no Brasil ninguém vende lentes para ela, só pra citar um exemplo.

      Enfim, as melhores superzoom do mercado são Canon e Panasonic,a Nikon passa longe de ser uma das melhores.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Então... outra coisa que me incomodou em alguns vídeos sobre a fuji (testes e reviews) foi um ruído ao se usar o zoom enquanto filma. Vi vários vídeos de várias câmeras, e apenas no vídeo da fuji s8200 ouve-se este ruído. Será que é possível extraí-lo? Tem algum conhecimento sobre isso? Já viu isso em alguma câmera? Grato mais uma vez.

      Excluir
    3. É normal esse ruído, são raras as superzoom que não o possuem, não sei se dá pra extrair. A minha antiga Canon SX1 não tinha mas é por causa do motor ultrassônico que encarecia demais a câmera e ela não usou mais. De vídeo não entendo nada, só de foto mesmo.

      Excluir
  51. Obrigado mais uma vez. Continuarei minha pesquisa, na esperança de que a SX50 abaixe de preço... Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa esperar a não ser que os 20x de zoom a mais sejam muito necessários, pois em qualidade de imagem não muda quase nada para a SX510.

      Excluir
  52. EU realmente estou interessado no zoom e estou mais ainda interessado no visor ocular. E como havia dito, as fuji me chamaram a atenção por terem o controle de zoom na parte frontal, ao lado das lentes (lado esquerdo) e não só ao redor do botão de disparo (eu particularmente tenho dificuldades em usar esse zoom ao redor do botão de disparo). Tive vendo tb aqui a Fuji SL1000, que é um pouco mais barata que a sx50 e tem essa opção de zoom. O que me diz dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As únicas superzoom Fuji que recomendo são as da série HS, as outras possuem baixa qualidade de imagem e não possuem controles manuais totais.

      Excluir
  53. Rodrigo, boa noite. Primeiramente agradeço-lhe pelas dicas. Realmente estou aprendendo bastante com suas informações. Uma característica que estou procurando, mas nãosei como mensurar é o tempo de resposta da câmera. Quero dizer: o tempo entre eu apertar o botão e a foto efetivamente ser registrada. Como disse, faço algumas fotos de ensaios de um curso de teatro do qual sou colaborador e tenho muita dificuldade em registrar boas imagens de corpos em movimento. Visualizo a imagem e aperto o botão, mas até a foto ser efetivamente registrada a cena já mudou e perdi então minha imagem. Consigo identificar esse tempo nas características técnicas da câmera? Existe alguma superzoom em que este registro é imediato, como nas câmeras antigas de filme? Grato.

    ResponderExcluir
  54. Aliás, sabe me dizer qual é esse tempo na sx510?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas com câmeras reflex conseguirá que a foto saia no exato momento do clique. Não conseguirá isso nem com superzoom nem com nenhuma outra compacta, é uma limitação normal deste tipo de câmera. Não sei exatamente qual é o tempo de resposta da SX510, mas não é muito diferente da maioria das compactas atuais.

      Excluir
  55. Mais uma dúvida: sabe me dizer se a sx510 permite tirar fotos enquanto filma, como na sx50?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente as câmeras que possuem um botão só para vídeos permitem isso, como a SX510 possui esse botão acredito que possa fotografar enquanto filma.

      Excluir
  56. OK. Muito obrigado mais uma vez, e desculpe-me por importuná-lo. Daqui a pouco vou ter que lhe pagar pelas aulas... rsrsrs. Continuo minha busca aqui, agora novamente inclinado à adquirir a sx510. Estou vigiando preços e promoções, mas até o fim dessa semana faço minha compra. Valeu de novo, sua opinião e conhecimento estão sendo muito valiosos.

    ResponderExcluir
  57. Olá, Rodrigo. Apenas passo para informar-lhe que fiz enfim minha compra. Optei pela sx510 mesmo. Depois volto para dizer minha impressão sobre a câmera. Vi algumas fotos de seguidores em seu blog. Assim que aprender a dominar minha canon, lhe envio algumas fotos para quem sabe serem postadas. Mais uma vez, muito obrigado pela paciência. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua presença no blog, fico feliz que esteja gostando do conteúdo.

      Só não precisa enviar foto para mim, fique de olho na próxima galeria para saber como as fotos são postadas no blog.

      Excluir
  58. Olá Rodrigo, li todos os comentários e suas respostas nessa publicação e as informações sobre a Canon SX510 são muito boas. Como várias pessoas aqui fiquei na dúvida em adquiri-la ou a SX50. Entre pagar R$ 800,00 na SX510 ou R$ 1.200 na SX50 e ganhar 20x mais zoom, visor ocular e tela articulável, é muita vantagem mesmo ou a SX510 é suficiente? meu uso é para fotos de família, de shows, de viagens, de paisagens. Parabéns pela forma como se preocupa em responder a todos que acompanham o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas essas vantagens que você citou são de avaliação pessoal, só quem pode avaliar isso é quem vai usar a câmera pois nada disso interfere na qualidade de imagem, são apenas para fins de praticidade mesmo.

      O que eu posso dizer é que a diferença de qualidade de imagem de uma para a outra não vale os 400 reais de diferença, se bem que estou achando essa SX510 muito cara, dá pra encontrar mais barata pesquisando por aí. Por isso eu digo que é você quem deve decidir se 20x de zoom, LCD móvel e visor ocular valem a pena o investimento a mais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo obrigado por suas percepções! Diante disso entre as duas opto pela SX510, agora me fez refletir se vale a pena troca a que disponho hoje, uma Samsung WB150F pela Canon SX510. Tenho ganhos de qualidade e aproveitamento da máquina nesta mudança?

      Excluir
    3. Bem, eu tive essa Samsung WB150 e não gostei, fiquei apenas dois meses com ela e passei para frente. Senti falta de uma nitidez que eu sempre tive nas Canon.

      Tecnicamente são câmeras semelhantes, a SX510 não tem nada que a WB150 também não tenha, mas na minha avaliação pessoal a Samsung ficou devendo um pouquinho de nitidez. Não sei se você teria essa mesma opinião, recomendo testar antes para ver se vale a pena, pois tecnicamente não se ganha nada, são realmente semelhantes nos quesitos técnicos, nas especificações em geral.

      Excluir
  59. Rodrigo, bom dia; Venho agradecer a sua dica. MInha sx510 chegou ontem e estou fascinado com as opções manuas de ajuste de foco, iso e outras mais. Realmente é uma excelente câmera. Agora é estudá-la para aprender a utilizar melhor seus recursos. VAleu.
    PS.: Uma dica ao Marcos Santiago: comprei minha sx510 a R$650,00 no site da disk digitais. Dê uma conferida lá. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu retorno! É o que eu gostaria que todo leitor fizesse, fico contente em saber que o blog lhe ajudou a adquirir uma boa câmera.

      Volte sempre que precisar.

      Excluir
  60. Boa Tarde. Estou fazendo uma pesquisa para adquirir uma câmera Superzoom, próximo de R$1000,00 . Pesquisei vários sites comparativos e cheguei na câmera Fuji SL1000. Ela ganha em praticamente todos os quesitos das suas concorrentes na teoria. Gostaria de saber sua opinião sobre esta câmera.
    Obriagado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que em qualidade de imagem, que considero mais importante do que números em uma câmera, ela perde para a Panasonic FZ70 e a Canon SX50 que podem ser encontradas nesta mesma faixa de preço. Uma outra opção mais barata, porém com menos zoom mas qualidade de imagem ainda superior, é a Canon SX510. Se quiser se manter na Fuji tem também as HS30, HS35 e HS50 mas não sei se consegue encontr´-las dentro do seu orçamento.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  61. Olá Rodrigo, acabei de adquirir uma Canon SX50, sei q certas câmeras não têm ótimo desempenho em ambientes com pouca luz...Vou precisar usá-la em um show, e não sei como configurá-la no modo manual de forma a obter a melhor qualidade nas fotografias... Tem alguma orientação q vc possa me dar, sobre configurações no modo manual para tirar boas fotos em shows? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como te passar configuração pois, como o próprio nome diz, é manual e não existe configuração padrão para nada. O que posso te passar é este vídeo para que possa entender o funcionamento do modo manual: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html

      Com este vídeo fica muito mais fácil aprender, abra direto no Youtube e tenha acesso a legendas em português.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  62. Bom dia Rodrigo,
    parabéns pelo blog, foi o mais imparcial que achei até agora! Preciso que me ajude a tirar uma dúvida. Já tive uma D40 e uma D5100, mas perdi a paciência de sair com lentes e tudo mais, e tentei me adaptar com uma P7000 que já estou com ela a uns 3 anos, mas ainda não fiquei satisfeito e resolvi tentar agora uma super zoom. Pelo o que pesquisei, percebi que a FZ200 seria a que melhor me atenderia, com um Zoom razoável e um abertura constante a 2,8, mas ai me deparei com a Sony RX10, e ai que vem a pergunta, será que vale a pena pagar o dobro por esta Sony que tem o sensor de 1" mas que pesa quse 300g a mais? Será que a qualidade de imagem é tão superior? Não vou usa-la para fins profissionais, apenas filhos e lazer!
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A qualidade de imagem da Sony é bastante melhor, mas o preço dela não é muito agradável, não sei se vale tudo isso. O que eu sei que vale é a Panasonic FZ1000 que possui o mesmo sensor da RX10 e ainda possui o dobro de alcance pesando praticamente a mesma coisa custando muito menos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  63. e a Olympus Stylus 1, já ouviu falar? Estou tentando evitar compra uma câmera com porte de DSLR e esta Olympus parace ser a menor superzoom do mercado e com um sensor maior que a FZ200 que esta entre as mais cotadas desta categoria, o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o que falei sobre ela na data do seu lançamento aqui: http://www.foto-facil.com/2013/10/olympus-stylus-1-mais-uma-compacta.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  64. Olá Rodrigo ,primeiramente gostaria de parabenizar pelo blog! Minha dúvida ,é que vou viajar para os EUA mês que vem e pretendo comprar uma câmera boa na categoria superzoom para uso doméstico. Vc indicaria alguma? Pretendo gastar em torno de U$ 500,00 - 600,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico a Panasonic FZ200, é a melhor nessa categoria.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Muito obrigado!
      Mas quais são os benefícios dessa câmera em relação das outras?

      Excluir
    3. Ela é a única que possui abertura f/2.8 por toda sua extensão, é a lente mais clara de todas e isso pode ser muito útil quando fotografar em locais com pouca iluminação.

      Excluir
  65. Resumindo, ele é superior a FZ200 em praticamente em tudo, com exceção do zoom. Ela é menor, também tem abertura constante 2.8, sensor maior, iso maior, não tem nem como comparar!!!!
    Quando vc fala que a FZ200 é a lente mais clara de todas, inclusive que a Stylus 1 que também tem f2.8 constante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a lente da Stylus 1 é proporcionalmente mais clara devido ao tamanho do sensor. Mas realmente não tem como comparar pois são de categorias distintas, não se compara câmeras com sensores de tamanhos diferentes pois se invade uma outra categoria que termina sendo, como você mesmo percebeu, superior em tudo.

      É preciso definir antes que tipo de câmera quer para depois escolher o modelo: ou uma superzoom como a FZ200 ou uma compacta premium como a Stylus 1 e a única concorrente da Stylus 1 é a Casio EX-100.

      Excluir
  66. Entendi. Na verdade procuro uma câmera de tamanho reduzido, com a melhor qualidade possível, uma lente mais clara e um zoom em torno de um 18-200, que é o que me atendia quando tinha uma D5100. Estava indo para o lado das super zoom por achar que elas se aproximariam mais da qualidade de uma DSLR de entrada, mas to vendo que esta Stylus 1 é que vai melhor me atender. A minha única dúvida agora é referente a ela partir deste 28mm, será que isto chega a ser um problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é quase o equivalente aos 18mm que você tinha na D500, que na verdade eram 27mm devido ao fator de corte.

      Excluir
  67. Muito obrigado, agora já posso comprar a Stylus 1 sem medo de me arrepender.

    Vlw

    ResponderExcluir
  68. Olá..
    Rodrigo, penso em comprar uma camera e gostaria de sua opinião..
    Até o momento pensei nessa; Câmera Digital Nikon Coolpix L820 16MP LCD 3.
    Não tem nenhuma necessidade em especifico, apenas melhorar na qualidade já que a que tenho é uma compacta e esta bem velhinha. Não intendo muito do assunto, e meu orçamento é em torno de 700,00.

    Também gostaria de saber se existe alguma a prova d´agua de qualidade similar ou se a qualidade dessas são inferior.
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nikon L820 não deixa de ser compacta, apenas é maior mas não tem nada diferente de uma compacta, não iria ajudar em nada. O primeiro passo para melhorar é adquirir uma câmera um pouco mais avançada, que possua controles manuais, e o segundo passo é aprender a u´s-los. Recomendo a Canon SX170.

      Existem poucas câmeras à prova d'água avançadas, Panasonic TS4 e TS5, mas são mais caras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Eu tive na faculdade uma cadeira de fotografia, e achei bem dificil manusear essas maquinas, rsrsrs. Outra que estava vendo é a seguinte.. CAMERA Nikon D3100 Kit .. Pelo que vi ela é mais cara, mas talvez seja o caso de gastar um pouco mais e ter algo bom mesmo, a duvida é se vamos dar conta em utiliza-la corretamente, que parece que não é so clicar como nas mais tradicionais...Tens conhecimento desta D3100 ?

      Excluir
    3. Não acho que há necessidade de uma câmera como a D3100, uma compacta com controles manuais já seria o suficiente e com a SX170 não precisaria gastar tanto para ter o que quer. Até porque, com a SX170 se não conseguir aprender a usá-la dá pra usar no automático normalmente, já com a D3100 não.

      Excluir
    4. Sendo que as duas canon SX510 e SX170 tem a opção modo Automático Inteligente, e visto que a SX170 não disponibiliza de conexão wifi (item que acho interessante e gostaria que tivesse na minha camera), você considera a CANON SX510 uma boa opção? Ou qual outra opção mais me daria, além da SX170?

      Excluir
    5. Desconsiderando já o questão de valores/preços que comentei anteriormente...

      Excluir
    6. A SX510 seria uma ótima opção se gostaria de ter o wi-fi. O automático inteligente não ajuda em nada, é só mais um nomezinho que inventaram, toda câmera tem isso hoje em dia mas é o mesmo automático de sempre.

      Excluir
    7. Vou fazer a compra no Paraguai, por isso que pode-se desconsiderar a questão do valor que havia comentando inicialmente, já que lá é bem mais em conta. Como não entendo muito do assunto, avaliando pelo preço (melhores são as mais caras , rsrsrs) , parece que existem melhores do que essa SX170 que comentou... Talvez esteja errada em pensar assim, mas por isso que havia pedido mais alguma indicação! Obrigada pelo retorno, sempre muito rápido.

      Excluir
    8. Essa SX510 é uma melhor opção do que a SX170, as mais caras nem sempre representam maior qualidade de imagem, apenas mais gastos mesmo. Analisando o que você procura acredito que a SX510 seja realmente a melhor.

      A não ser que você abra mão do zoom e parta para as compactas premium, aí sim você teria uma grande ganho em qualidade de imagem mas perderia drasticamente no zoom, limitando-se entre 3 e 7x de zoom.

      Excluir
  69. Rodrigo, gosto muito de fotografia, gostaria de adquirir uma superzoom e tirar boas fotos.
    Estou pensando na Canon SX50 e Nikon L830, qual destas tem a melhor imagem e qual vc me indicaria e pq???
    Parabéns pelo blog
    Att
    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX50 possui melhor qualidade de imagem e ainda tem mais recursos já que ela possui controles manuais necessários para quem quer aprender a fotografar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  70. Oi Rodrigo,você pode me ajudar por favor,a escolher uma boa camera zoom tenho a nikon p520 mas as fotos dela tem muito ruído e ela não tem wifi ,estou pesquisando ,nikon p600-canon SX50HS-sonyHX400V quero camera com f2.8 pra melhor claridade.por favor me ajude a não comprar errado de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então acho que a melhor opção é a Panasonic FZ200, mas se usar só no automático não adianta nada pois a câmera vai escolher a abertura pra você e nem sempre ela vai ficar em f/2.8 e, mesmo assim, não é garantia de ter fotos claras já que é apenas uma câmera compacta.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  71. Olá. Bastante interessante seu post.
    Fiquei com dúvida em basicamente duas, pelo preço, faixa de até U$300: Canon SX510 e Lumix FZ70, e gostaria de sua ajuda.
    Eu tiro bastante foto de paisagem - montanha, cachoeira, trilhas meio fechadas. E também gosto de usar macro.
    Além de tirar fotos de Lua, o que não posso com minha atual.
    Qual a melhor opção, na sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem, Canon SX510. Em versatilidade e longo alcance, Panasonic FZ70.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  72. ola , não entendo nada de fotografia estou comprando minha primeira câmera, gostaria de saber qual a melhor para eu adquirir Canon SX 510 por R$ 690 ou Kodak AZ522 por R$ 800?

    obrigado.

    ResponderExcluir
  73. Boa Tarde Rodrigo, estou pesquisando para adquirir uma super zoom, gosto de fotografia, mais não tenho nenhuma pretensão de ser profissional, quero apenas tirar boas fotos com boa qualidade de imagem, sem abrir mão da utilização de um bom zoom. As fotos que tiro são de viagens, paisagens e reunião familiares, digamos que 50% em ambiente fechado e 50% externo. A principio estava pensando na Canon SX50 e Sony HX300, mais estudando melhor e lendo a respeito inclusive aqui no seu Blog estou descartando a Sony, porem entrou na disputa a Lumix FZ200, as principais diferenças como Resolução, zoom óptico e abertura, eu verifiquei nas tabelas porem não sei o que isso representa em função de qualidade e realmente tirar uma foto que tenha boa nitidez e um bom balanço de cores. Dentre o que apontei na sua opinião qual câmera seria melhor para mim, o que você me indica? A Lumix é um pouco mais cara cerca de 15%, essa diferença é compensada na qualidade das fotos? Obrigado pela oportunidade e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails