18 de dezembro de 2013

As melhores câmeras de nicho de 2013

   Dando prosseguimento ao guia de compras de fim de ano do leitor, chegou a vez das compactas premium com sensores maiores que 1/1.7 de polegada, câmeras que fazem parte de nichos diferentes que foram criados este ano e a única categoria que não cabe uma comparação direta entre as câmeras, devido ao tamanho diferente dos sensores. Lembrando que já houve um comparativo no meio do ano com as câmeras de sensor APS-C e lente de distância focal fixa e considero a Sony RX1R hors-concours. Vamos ver o que nos mostra o último comparativo do ano:


   Como lembrado no primeiro parágrafo, há câmeras com 3 tamanhos diferentes de sensor: as Fuji X20 e XQ1 possuem sensor que mede 2/3 de polegada e estão mais próximas a categoria das compactas premium; as Sony RX10 e RX100 II possuem sensor de 1 polegada e estão um degrau acima das duas Fuji; e a Leica X Vario possui um sensor APS-C que está bem acima de todas estas 4, não cabendo nenhuma comparação direta entre as cinco. Esse quadro vale mais pela curiosidade e para podermos perceber como existem, hoje em dia, várias subcategorias de câmeras disponíveis no mercado.

8 comentários:

  1. Fala Rodrigo, beleza? As câmeras deste post, exceto a Leica a a Sony RX10 pelo preço, estão sempre na lista que indico para amigos que vão aos EUA e eventualmente perguntam por qual câmera comprar. Lembrando também que a Sony RX1R possui sensor fullframe, não tendo como comparar com as fixas de sensor APS-C. Destas, a Fujifilm x100s é a que mais me atrai. Parabéns pela sequência de posts com apanhados de 2013! Certamente, será muito útil para orientar os futuros compradores.

    ResponderExcluir
  2. Ola Rodrigo, tudo bem? primeiro quero parabenizar pelo blog, que eu acompanho tem um tempo e indico para amigos. Vejo que vc sempre responde os comentário, acho isso muito bacana, e decidi abusar e te fazer uma pergunta tb rsrs Quero comprar uma camera para fazer fotos de familia, fotos e vídeos (de boa qualidade) do meu bebe, com aquela pegada de foto profissional sabe... aquela imagem que sai todo mundo lindo (kkkk), fundo desfocado e tal ... que tenha Wifi, e que nao precise ficar com troca-troca de lentes, facil de usar, pois estou longe de ser uma expert como você é!
    Estou sondando a sony nex5, canon sx510hs, nikon p520 (pretendo nao gastar mais que 450 euros, moro na Italia) obrigada desde ja e parabens novamente pelo blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te recomendo a SX510, custo-benefício imbatível. Mas fundo desfocado tem que saber fazer, não é fácil com uma câmera dessas, está disposta a estudar e aprender a fazer?

      Com a NEX5 você pode fazer com maior facilidade esse fundo desfocado mas é uma câmera que troca de lentes e você precisa estar disposta a manter o investimento em lentes se quiser que ela seja tão versátil quanto a SX510. Já a P520 eu não recomendo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  3. Prezado Rodrigo, ainda não comprei minha camera full e queria comprar uma lente 24-105 Canon, para usar na minha T3. Vi que em umas das suas respostas você menciona que não ficaria bem, daí veio a pergunta: Qual as lentes mais apropriadas para as cameras de entrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se você pretende comprar uma full frame então pode ser vantajoso adquirir a 24-105mm agora. Você só ficará sentindo falta de uma grande angular e ter que dar alguns passinhos para trás a fim de aumentar o ângulo de visão.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Olá Rodrigo...
    encontrei para compra imediata a G16 e a XQ1 (R$ 1500,00) já a Lf1 sob encomenda (R$ 1450,00). Vou usar os controles manuais. Se optar pela Fuji o que perco e o que ganho efetivamente em relação as outras duas?
    mais uma vez, muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Optando pela Fuji você ganha em qualidade de imagem já que o sensor dela é maior e também usa uma tecnologia mais avançada. A Canon possui uma bateria de maior duração e uma lente mais clara no geral. A Panasonic possui um alcance maior, em relação à Fuji é o dobro. Para quem gosta de usar o viewfinder, a Panasonic é a melhor pois o dela é eletrônico e o da Canon é tipo túnel, enquanto a Fuji nem possui viewfinder.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails