18 de novembro de 2013

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2006)

   Agora que as câmeras digitais (tanto compactas quanto reflex) encontraram sua identidade visual, a fotografia digital enfrenta seu primeiro inchaço de mercado e falta de novidades. São muitos modelos sendo lançados a toque de caixa, mas pouquíssimas inovações e, ao mesmo tempo, começamos a ver o crescimento da popularização destas câmeras. As compactas de bolso começam a se tornar "mais do mesmo" e isso ajuda a Sony, especialmente no Brasil, a se aproveitar mais ainda da enorme reputação criada ao redor do seu nome e as outras marcas ficam cada vez mais para trás. enquanto isso, vejamos o que acontecia no mercado de câmeras reflex...
Samsung GX-1L nada mais era do que uma Pentax *ist DL2 rebatizada
   Três marcas debutavam no mundo das câmeras reflex, Panasonic, Sony e Samsung, mas cada uma por estratégias bem diferentes: enquanto a Panasonic tinha o auxílio da Leica, a Samsung relançava câmeras Pentax com outros nomes e lentes com o nome da Schneider-Kreuznach, e a Sony adquiria o controle da Konica Minolta e passava a produzir suas próprias câmeras reflex aproveitando todo o conhecimento desta fabricante na área.


A Panasonic trazia um design inovador com a sua Panasonic L1, que mais tarde se tornaria uma tendência com as câmeras mirrorless que chegariam poucos anos depois, e o sistema 4/3 com fator de corte 2x.
A Sony A100 foi a primeira de muitas câmeras DSLR da Sony
   A Samsung lançou três modelos: GX-1S baseado na Pentax *ist DS2, a GX-1L baseada na Pentax *ist DL2, ambas com sensor APS-C de 6 megapixels de resolução; e a GX-10 baseada na Pentax K10D. A Sony estreou no mercado de câmeras reflex com a A100 com sensor APS-C de 10 megapixels e as heranças da sapata invertida de flash e estabilizador no corpo vindas da Konica Minolta.
Leica M8 é uma câmera lendária e que causa suspiros em muito fotógrafo por aí
   Para finalizar o ano de poucas novidades, a Leica trouxe para a era digital a lendária série M com a famosa Leica M8, que trazia um sensor APS-H com fator de corte 1.3x e resolução de 10 megapixels. Uma particularidade do sensor CCD de baixíssimo nível de ruído desta câmera era a ausência de filtros IR e UV, além da ausência do anti-aliasing tornando-a uma câmera única àquela época. E assim chegamos ao fim de um ano quase insosso na fotografia digital.

6 comentários:

  1. Ola Rodrigo, boa noite !
    Conheci seu blog hoje (18-11-2013) e estou gostando das dicas e comentários.
    Desculpe se não é esse o lugar correto para perguntar mas gostaria da sua ajuda em definir qual a câmera que melhor se adequa a minha necessidade com um valor ate R$1000.
    Não sou profissional, mas desejo ter uma câmera com fotos bem nítidas e definidas e que possuem uma resolução de vídeo boa.
    Sx240, FZ200 são algumas que pesquisei e gostei, mas valores estão acima do que disponho. Poderia me indicar algum modelo que seja similar a esses 2 com o custo que mencionei acima ?
    Muito Obrigado, grande abraco !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX240 é encontrada facilmente dentro do seu orçamento, ela custa bem menos do que 1000 reais. Talvez não a esteja encontrando a um bom preço por já estar saindo de linha. Outras opções seriam Canon SX270 ou SX280 e Panasonic ZS15.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado Rodrigo. Vou verificar e posto aqui a decisão...rsss
      abs.

      Excluir
  2. uai, tinha deixado uma pergunta aqui, pelo visto não veio, hehe.
    Bem, vc tem ideia de qtas partes mais terão? Gostaria depois de levar para o Mundo Fotográfico, se vc permitir. Achei essa matéria muuuuito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá acontecendo uns bugs chatos ultimamente aqui em relação a comentários, duas postagens não aceitam mais que comente...

      Bem, vai até 2009 então tem no máximo mais 3 postagens e garanto que em dezembro termina, se o material de 2007 em diante for tão pequeno quanto esse de 2006 faço todo o restante em duas postagens ou até uma só, se for o caso.

      Excluir
    2. ah, legal, hehe. Essa série é bacana demais, merece ser lida por muita gente que curte o assunto mas que ainda não chegou a esse blog.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails