16 de outubro de 2013

Um monstro chamado Sony RX10

   Não sei se podemos chamar a Sony RX10 de superzoom (talvez no início da era digital poderia ser), mas o corpo robusto sugere que não é uma câmera comum e não falo somente do corpo em si, já que sabemos que um corpo volumoso não quer dizer nada (vide Nikon L810). Reparem como a lente ajuda a tornar a câmera mais robusta ainda, lembrando muito uma câmera do longínquo ano de 2004, a Panasonic LC5. Se o impacto funcional for semelhante ao impacto visual que essa câmera causa, é mais uma pulga atrás da orelha dos entusiastas da fotografia já que é mais um nicho que se abre, mais uma subcategoria de câmera dentro do que chamamos de compacta premium.
Reparem na indicação de diâmetro de 62mm para encaixe de filtros
   A Sony RX10 é equipada com sensor CMOS de 20.2 megapixels (1 polegada com 20.9MP de resolução total); sua objetiva Carl Zeiss Vario-Sonnar T* com 8.3x de zoom cobre distância focal entre 24-200mm f/2.8 constante e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-25600; o tempo de exposição varia entre 1/3200 e 30 segundos; possui modo contínuo de até 10fps; possui wi-fi e NFC; fotografa nas proporções 3:2, 16:9, 4:3 e 1:1 em JPEG e RAW; possui rosca para filtros de 62mm; o alcance do flash é de até 10.2 metros em ISO AUTO e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD e som estéreo; seu monitor LCD inclinável mede 3 polegadas e há um viewfinder eletrônico; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 420 fotos por carga. Estará disponível no final de novembro ao custo de 1300 dólares.
Corpo de superzoom mas não é uma superzoom
   Temos aneis de foco, zoom e abertura como se fosse uma câmera reflex, além de vários dials e controles de acesso direto às funções, ou seja, agilidade total com esta câmera. Possui corpo em liga de magnésio selado contra poeira e respingos. A cereja do bolo é um LCD no alto da câmera informando os dados de exposição, há muitos anos não vemos isso em uma compacta. Infelizmente essa belíssima câmera ficará ofuscada com o lançamento das Sony A7 e A7R, talvez ela não tenha o destaque que merece na mídia especializada devido ao lançamento simultâneo. A Sony RX10 pode ser considerada uma evolução da Sony R1 lançada no ano de 2005.
Repleta de acessos diretos aos controles manuais incluindo aneis ao redor da lente
   Opinião do blogueiro: É uma câmera sem concorrência, sem parâmetros de comparação, foi criada (mais) uma nova categoria e por isso é tão difícil avaliar. Criará polêmica pois seu preço não é nada convidativo mas reúne características nunca antes vistas em uma mesma câmera como a combinação de um sensor de 1 polegada (com sua eficácia já comprovada na RX100) com abertura f/2.8 constante. Altamente recomendada na data de hoje, com a ressalva do altíssimo preço que é maior do que o de muitas câmeras reflex.

15 comentários:

  1. Só posso dizer uma coisa sobre esta câmera: BAH!

    E depois dos lançamentos recentes da Sony, um aviso à concorrência: corram, corram bastante porque como se diz aqui no RS, "preteou o olho do gateado" pro lado de vocês...

    ResponderExcluir
  2. olha só que câmera super bacana!! só faltou um sensorzim APS-C, hehe. mas esse LCDzinho aí em cima é top!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. Pela abertura contínua e qualidade Carl Zeiss vai ser uma ótima câmera. Só queria saber o preço que chegaria ao Brasil, pois no exterior, nada agradável: $ 1.300. E a briga para a FZ-200 nasceu, vamos ver se a Panasonic lança alguma com uma angular igual a da FZ-70 (20mm), com abertura contínua, distância focal de no mínimo 400mm e anéis de zoom/foco.. aí fica perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não tem briga aí. Só se a Panasonic fizer uma superzoom com um sensor 4/3 e abertura contínua. Do contrário, a FZ200 segue como a melhor ultrazoom, mas não é rival pra esta Sony, que é alguma coisa extra-classe no reino das compactas com grande alcance.

      Excluir
    2. E como a GA de 20mm é uma coisa nova, uma 20-400mm com abertura contínua seria algo gigantesco. Me parece inviável por enquanto, mesmo com sensor padrão de 1/2.3, mas pode ser algo que dê certo em um futuro não muito distante.

      Excluir
    3. Pois é.. quero ver umas fotos com a FZ70 ainda.. Não custa sonhar hehehe, gosto muito da marca. Edinho, realmente não me coloquei bem no comentário.. concorrência entre aspas no quesito abertura contínua, mas o foco das duas é diferente.

      Excluir
  4. 1.300,00 Doletas? Preço de reflex, corpo de reflex.... mas, não é reflex!! Vai ser difícil alguém deixar de comprar uma Reflex, pra comprar essa novidade com sensor pequeno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com cada palavra. Investiria numa 7D, sem medo.

      Excluir
  5. Bacana... mas por esse preço, inviabiliza. Uma mirrorless fica tão atrativa quanto... pela flexibilidade e, por ter lente intercambiável, mais fácil de transportar. E acho dificil justificar pagar tanto a mais do que pela fz200...

    ResponderExcluir
  6. Puxa, uma bela câmera!
    Mas o preço é de matar... E isso pode determinar o sucesso dela ou não.
    Com uma facada dessas a Sony pode estar dando um tiro no pé, rsrsrs
    E, sinceramente, mesmo mostrando toda essa versatilidade acho que esta câmera não vai ficar muito tempo no mercado (claro que posso estar redondamente enganada...)
    Lá fora as mirrorless tem um grande público e nos países que elas ainda são minoria, reinam as reflex com valor semelhante a esta Sony e sensor maior.
    Sei não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fato que é uma câmera ótima, mas muito polêmica. É um preço que poucos pagariam, vamos ver como o mercado reage.

      Excluir
    2. E põe polêmica nisso!
      Se tivesse um preço atrativo ia dar uma estremecida no mundo das superzoom, porque é superior. Consequentemente, valeria muito a pena investir uma graninha a mais.

      Excluir
  7. Preço de reflex mas não é reflex. Pode ate ser surpreendente em seus resultados, mas não troco a flexibilidade de uma reflex por uma superzoom, mesmo com todo esse currículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza haverá um público para esta câmera, mas quem já usa reflex certamente não gastará o tanto que ela custa.

      Excluir
  8. Quem experimentar uma verdadeira DSLR, uma boa reflex, jamais voltará para outro sistema. Realmente, sem comparação. Esta câmera será mais uma daquelas que o vendedor amador hipermotivado, vai vender caro para o comprador leigo e incauto. Este sairá pensando que fez o negócio da sua vida, e o outro feliz com a comissão gorda.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails