14 de outubro de 2013

Lentes Petzval

   O blogueiro aqui nunca abriu espaço para câmeras de filme (tentei falar da Fuji Instax mas me senti um tanto desestimulado), lomografia e afins, mas o assunto foi tão comentado nas últimas semanas que praticamente me obriguei a dar alguns pitacos sobre o assunto. Fucei várias fontes e achei muito material legal para poder falar sobre essa lente tão peculiar que era feita de latão e possuía um visual bem diferente. 
Agora poderão usar as lentes Petzval sem adaptadores em modernas DSLR Canon e Nikon
   A lente Petzval foi inventada no longínquo ano de 1840 por um físico chamado Joseph Petzval, nascido onde hoje fica a Eslováquia, com a intenção de se conseguir aberturas bem maiores do que as disponíveis na época usando uma construção diferente possibilitando fazer retratos com maior facilidade. Alguns "efeitos colaterais" devido a esta construção eram o fato de que praticamente só faz foco na parte central da foto e o bokeh gerado por ela assume um padrão arredondado assim como uma vinheta, um prato cheio para os amantes da lomografia.
Reparem no foco apenas na parte central do foto e no peculiar desfoque
   O que aconteceu para o assunto vir à tona foi que a Lomography iniciou uma campanha no Kickstarter para viabilizar a volta da produção das lentes Petzval, desta vez para as baionetas atuais Canon EF e Nikon F atraindo uma gama muito maior de usuários. Mas, como bem lembrou o DXFa, fica até feio não ter uma versão M42 das antigas câmeras Zenit. Por sinal, é a Zenit quem vai fabricar estas lentes, será que não é o ressurgimento da marca de origem soviética?
A nova lente possui um design muito parecido ao das antigas Petzval
   Enfim, o projeto no Kickstarter deu tão certo que a meta pretendida foi alcançada com muita antecedência e quem contribuiu a partir de 400 dólares começará a receber suas lentes a partir de dezembro de 2013. As especificações da lente Petzval são: distância focal de 85mm; abertura máxima f/2.2; distância mínima de foco de 1 metro; construção interna de 4 elementos em 3 grupos; diâmetro para filtro de 67mm; e pesa cerca de 500 gramas.
Sistema de troca de diafragma da Petzval
   O sistema de abertura desta lente é o Waterhouse em que há várias lâminas com um diafragma disponível, cada lâmina com sua abertura e, segundo o site do Kickstarter, as aberturas disponíveis além da f/2.2 são: f/4, f/5.6, f/8 e f/11. Trata-se de uma lente absurdamente cara para quem quer só brincar de desfoque, mas para quem gosta e tem dinheiro sobrando...

Fontes: Queimando Filme
            DXFa
            Tem na Fotografia
            Gadgets Info

5 comentários:

  1. Oi, Rodrigo! Tudo bem? Gostaria de uma orientação sua.
    Comprei uma GF3 Lumix que veio com uma grande angular fixa, mas estou querendo comprar outra lente, para poder fazer closes sem que deforme a cara da pessoa (o que observei ser impossível com lente angular). Andei pesquisando preços e as possibilidades existentes no mercado. Por isso gostaria de te fazer algumas perguntas.
    Encontrei uma 14-42mm f/3.5-5.6 Lumix G-vario, no Mercado livre, usada, mas, segundo o vendendor, em bom estado e por um preço bacana. No entanto, há um outro vendedor vendendo a mesma lente 14-42mm, mas ele alega que a dele é uma lente Premium X zoom e que é melhor que a lente de kit 14-42mm. Existe mesmo essa tal lente premium? Se sim, qual seria a vantagem dela sobre uma 14-42mm "normal"?
    Vi também uma 50mm Zuiko por um preço bom. Na verdade, fiquei curiosa em relação a esta, pois todo mundo fala da tal 50mm. Só que ela também é fixa e eu estava querendo um zoom, nada muito especial, mas um zoom sempre ajuda. Com uma 14-42mm poderia fazer o mesmo serviço que uma 50mm me proporcionaria?
    Não tenho objetivos específicos com as fotos, apenas quero entender um pouquinho desse mundo fotográfico. Fiz um curso, já aprendi a usar alguns recursos da minha máquina, mas essa angular (14) está me limitando.
    Obrigada desde já pela atenção.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe essa lente. Na verdade existem 3 lentes 14-42mm Lumix e a última delas, a G X Vario PZ é bem menor e mais leve, e ainda possui uma alavanca de zoom em vez de girar um anel na lente como se faz normalmente. Não sei que diferenças ela faria na qualidade de imagem, talvez nenhuma, mas é bem mais interessante ter uma lente pequena em uma câmera pequena como a sua.

      Se você já tem uma objetiva fixa acho que não há necessidade alguma de uma 50mm. Não vá muito "no que todo mundo fala", as pessoas costumam interpretar errado os benefícios de uma 50mm, a grande maioria compra e não sabe nem o porque, nem sabe se precisa de uma lente como essa.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  2. Obrigada pela atenção!
    Só mais uma perguntinha:14-42mm ou 45-200?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso já não posso mais ajudar pois só você mesma sabe qual lente atenderá melhor sua necessidade, não posso decidir isso. O que te faz mais falta, uma lente que fotografe mais de perto mas com um pouco de zoom ou uma lente que fotografe de longe?

      Excluir
  3. nossa, que coisa curiosa!!! realmente, um valor bem alto para um brinquedinho, hehe. Mas nunca tinha ouvido falar dessas lentes.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails