Estamos no ano de 2005 e após muitos anos de aceleradíssima evolução, em busca de uma espécie de "identidade visual e tecnológica", o mundo da fotografia experimenta um princípio de estagnação tecnológica. O mercado começa a ficar inchado de câmeras muito semelhantes, as fabricantes começam a lançar vários modelos com poucas modificações entre si e o formato visto na grande maioria das câmeras compactas já é o que se tornou o padrão de hoje em dia, algo que já havia acontecido com as câmeras reflex dois ou três anos antes. Mas ainda assim houve algumas tentativas de fazer algo diferente.
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kodak Easyshare One e seu painel traseiro móvel |
A Kodak criou uma câmera que trazia um painel traseiro móvel, não era apenas o monitor LCD que se movia, era todo o painel incluindo os botões e controles. A Kodak Easyshare One trazia o maior monitor LCD até o momento (3 polegadas), possuía um sensor CCD de 4 megapixels e sua lente com 2.8x de zoom cobria disância focal entre 36-100mm.
Stylus Verve S e seu bizarro design |
Outro design que surpreendeu foi o da Olympus Stylus Verve S, câmera com apenas 2x de zoom entre 35-70mm e sensor de 5 megapixels com o tamanho padrão da época de 1/2.5 de polegada. Como podemos ver acima, foi um design que não vingou já que não há nada parecido hoje em dia. Foi uma bola fora da Olympus.
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Canon SD450 e o adaptador wireless para impressão direta das fotos |
A Canon só teve algo digno de nota no ano de 2005 devido a duas novidades que só nos dias de hoje se tornaram algo mais corriqueiro: o wi-fi e o filtro low-pass. O primeiro foi encontrado (de forma precária) na compacta Canon SD450 wireless, e o segundo foi apenas modificado (e não suprimido) na reflex Canon 20Da. Câmeras que estavam à frente do seu tempo, mas não viraram a febre de hoje em dia.
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Sony H1, o início de uma série de muito sucesso |
Por fim, acho que a Sony merece o destaque no ano de 2005. Foram três câmeras que merecem um comentário aqui: a primeira é a Sony T33 por introduzir um design superfino que é largamente usado hoje em dia. Isso também pode ser encarado como um sinal de que as compactas com controles manuais, algo anteriormente muito comum, começavam a rarear. A segunda é a Sony H1, o primórdio da sua série de compactas de longo alcance de maior sucesso, e que perdura até hoje.
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A Sony R1 possuía monitor LCD e dial de modos de exposição em posições bem diferentes |
A terceira foi algo que injustamente (e imperdoavelmente) o blogueiro deixou passar na ocasião do lançamento da Sony RX10, o blogueiro deveria ter pesquisado melhor na época. A Sony R1, esta sim foi a primeira câmera no mundo a possui um sensor APS-C (CMOS de10 megapixels) com objetiva zoom, 24-120mm. E reparem na foto como era uma objetiva enorme, gigantesca, para apenas 5x de zoom. A abertura era f/2.8-4.8 e, sem dúvida alguma, foi a câmera de maior destaque em um ano de poucas grandes novidades. Mas essa câmera também tem um quê de bizarrice...
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Sem comentários para este design |
"Bizarrices" como as da R1 eram (e ainda seriam) bem-vindas. O problema maior da bizarrice é quando ela é anunciada pelo Juarez... kkkk
ResponderExcluirUm dia eu vou tomar coragem e fazer alguma matéria com a "câmera" do Juarez.
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