16 de outubro de 2013

Sony A7 e A7R

   A Sony já havia causado enorme furor quando anunciou no ano passado o lançamento da Sony RX1, que viria a ser a primeira câmera compacta com sensor full frame da história da fotografia digital, considerando como compacta a câmera com lente embutida. Já houve, inclusive, uma sucessora dela (a Sony RX1R) e agora já temos a primeira câmera mirrorless com sensor full frame! Na verdade são duas as câmeras full frame lançadas, Sony A7 e Sony A7R, vamos conhecê-las...
Sony A7, a mais leve câmera full frame de lentes intercambiáveis do mundo
   As Sony A7 e A7R são equipadas com sensores diferentes: 24.3 megapixels na A7 (24.7MP de resolução total) e 36.4 megapixels na A7R (36.8MP de resolução total); possuem 25 pontos de autofoco (a Sony A7 possui também 117 pontos na detecção por contraste); fotografa nas proporções 3:2 e 16:9 em JPEG e RAW; o tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos, incluindo modo bulb; sensbilidade ISO 50-25600; modo contínuo de até 4fps (5fps na Sony A7R); não há flash embutido; possui conexão wi-fi e NFC; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato AVCHD e som estéreo; possuem monitor OLED inclinável de 3 polegadas e viewfinder eletrônico de altíssima resolução; e são alimentadas por bateria com capacidade para fazer cerca de 340 fotos por carga. A Sony A7 custará 1700 dólares e a Sony A7R custará 2300 dólares, o corpo. Estarão disponíveis na segunda quinzena de novembro no exterior.
A Sony A7R possui um corpo praticamente idêntico ao da irmã mais barata
   O sensor usado na Sony A7R merece um parágrafo só para ele, sensor este que é baseado no utilizado na Nikon D800E que é fabricado também pela Sony. O redutor de filtro low-pass está lá, mas há uma outra novidade chamada de "gapless on chip". Esta nova tecnologia consiste em reduzir os espaços existentes entre um pixel e outro aumentando o tamanho dos pixels e permitindo que se absorva mais luz e produza menos ruído nas fotos.
Amplo acesso aos controles manuais, nessa imagem já vemos 4 dials
   Outra funcionalidade interessante, comum às duas câmeras, é o fato de serem cÂmeras com sensor full frame mas que permitem o uso de objetivas destinadas a câmeras APS-C. As lentes em questão são as do sistema NEX sem qualquer necessidade de um adaptador, as câmeras possuem uma espécia de modo APS-C para que seja possível usar estas lentes com redução de resolução já que só se utilizará uma parte da área do sensor, como acontece nas full frame Nikon.
Detalhe para mais um controle giratório e botão dedicado a vídeos no lado direito
   Também foi anunciado um adaptador para as lentes da baioneta A, aquelas que servem o sistema SLT da Sony. Este adaptador traz junto à baioneta um espelho translúcido e um motor de acionamento do mecanismo de abertura permitindo exposição automática. Este adaptador será comercializado no exterior ao custo de 350 dólares. Seis novas lentes também foram anunciadas: Carl Zeiss Vario-Tessar T* 24-70mm f/4 (1200 dólares), Carl Zeiss Sonnar T* 35mm f/2.8 (800 dólares), Carl Zeiss Sonnar T* 55mm f/1.8 (1000 dólares), Sony 28-70mm f/3.5-5.6 OSS (inclusa no kit da Sony A7 por mais 300 dólares) e Sony G 70-200mm f/4 OSS (sem preço definido), além da Sony G 70-200mm f/2.8 para a baioneta A (3 mil dólares).
Adaptador com espelho translúcido embutido
   Opinião do blogueiro: São duas novidades muito bem-vindas ao mundo das câmeras mirrorless que está totalmente estabelecido no exterior (só no Brasil ele não "pega"). São caras? Sim, mas são cÂmeras full-frame com tecnologias novas e sempre paga-se caro por novas tecnologias, esses preços em breve irão baixar. Estão totalmente recomendadas para quem pode pagar e tem facilidade para comprar no exterior já que a dificuldade para se conseguir lentes e acessórios para os sistemas Sony é enorme aqui no país da Copa do Mundo.

3 comentários:

  1. A Sony mandou super bem nesses lançamentos recentes. Até a Leica que se cuide agora! rs Para quem gosta de usar lentes antigas com foco manual será uma maravilha para se carregar para qualquer lugar. Porém, as lentes de mount nativo não são nada baratas, como era de se esperar para FF. Mas só em poder ter um corpo a preço acessível, já é de bom grado. Ah, se eu tivesse dinheiro!

    ResponderExcluir
  2. Olá caro amigo Rodrigo
    Estou namorando esta nova camara da Sony A7......pois a minha A700 já está velhinha......gostaria de saber se comprar o adaptador novo posso usar a lente 16-80mm da Sony...(.que uso na A700.....)..na máquina nova........desde já muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não pois esta lente foi desenvolvida para uso em câmeras com sensor APS-C.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails