24 de outubro de 2013

Roteiros Geográficos do Rio #Rio450

   Sempre procurei participar de grupos fotográficos que promovem passeios para aproveitar melhor a cidade onde moro já que é repleta de atrações turísticas, me arrisco a dizer que são centenas entre parques, museus, mirantes, projetos arquitetônicos, praias, ilhas, entre outros. E há alguns meses, tomei conhecimento de um projeto do IGEOG (Instituto de Geografia) da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) que se chama Roteiros Geográficos do Rio coordenado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello e repleto de colaboradores.

   Mas o projeto vai além de conhecer a cidade e se aprofundar sobre a cultura, história e geografia locais; trata-se de uma busca pela auto-estima dos cidadãos e da própria cidade do Rio de Janeiro em si, uma cidade cheia de problemas (são muitos mesmo) e virtudes (também muitas) como qualquer outra metrópole, mas que se vê envolta em uma série de preconceitos e estereótipos que terminam culminando na péssima fama de cidade violenta. Não é um passeio fotográfico propriamente dito, é um passeio cultural, mas nada impede que se possa clicar um pouquinho da Cidade Maravilhosa, adjetivo dado por um escritor maranhense chamado Coelho Neto (que hoje dá nome a um dos bairros da cidade) em cada um destes passeios.

   Devido a uma série de desencontros, compromissos e incompatibilidade de horários, apenas neste mês de outubro participei pela primeira vez deste passeio que buscou reproduzir o caminho do papa Francisco em sua recente visita à cidade desde a Catedral Metropolitana no centro da cidade até o Palácio São Joaquim no bairro da Glória, e foi uma verdadeira aula de história e cultura do professor João. Vejam o que minhas lentes conseguiram captar durante pouco mais de duas horas:
Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro
Catedral Metropolitana de São Sebastião - Centro
Liceu Literário Português
Liceu Literário Português - Centro

Praça Mahatma Gandhi
Praça Mahatma Gandhi - Centro
Passeio Público
Passeio Público - Centro
Boate La Passion
Boate La Passion - Glória

Relógio da Glória
Relógio da Glória 

Igreja do Outeiro da Glória
Igreja do Outeiro da Glória

   Convido a todos os moradores da cidade e turistas, que porventura estiverem por aqui, a conhecerem o projeto do professor João e participarem dos roteiros desta verdadeira aula ao ar livre.

3 comentários:

  1. se nao fosse a violencia e a falta de segurança o Rio seri um paraiso. Deve ser complicado sair sozinho com a camera não mão, alias, em todas as capitais existe esse problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, já fiz essa loucura de sair fotografando sozinho com a câmera e contei muito com a sorte, agora me agarro a esses passeios em grupo. Infelizmente não tem outro jeito, não dá pra ficar correndo risco, a vantagem é que conhecemos muita gente boa nesses grupos.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails