8 de outubro de 2013

Nova Full Frame Nikon D610

   Criaram uma nova subcategoria de câmera, a "full frame de entrada", e agora terão que arcar com as obrigações mercadológicas de anunciarem uma nova câmera por ano nessa subcategoria mesmo que não tenham mais no que inovar. Aliás, a Nikon D610 até inovou, mas não houve nada que justificasse um novo lançamento, algo que fizesse a diferença na resolução, fotometria ou sistema de focagem. Apesar disso, é mais uma excepcional câmera e como o preço é praticamente o mesmo da sua antecessora, podemos encará-la como uma simples atualização da D600.
Realmente a Nikon D610 é bem pequena para uma Full Frame
   A Nikon D610 é equipada com sensor de 24.3MP (Full Frame com 24.7MP de resolução total); possui 39 pontos de foco, sendo 9 cruzados; faz fotos na proporção 3:2 (em 16:9 quando em conjunto com vídeos); sensibilidade ISO 50-25600; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos incluindo modo bulb e sincronia de flash em 1/200; modo contínuo de 6fps; o alcance do flash é de até 12 metros em ISO 100; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps em formato MOV e som mono; possui monitor LCD de 3.2 polegadas e viewfinder com 100% de cobertura da visão (97% em modo DX); e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 900 fotos por carga. Estará disponível no exterior ao custo de 2 mil dólares o corpo, ou 2.600 dólares o kit com a objetiva 24-85mm f/3.5-4.5 no final do mês de outubro.
Muitos controles a mão, como deve ser uma boa reflex
   A grande novidade da Nikon D610 fica por conta do modo de disparo silencioso em que não há o som do espelho retornando e este disparo pode ser aplicado ao modo contínuo, porém este fica reduzido a 3fps. Possui dois slots para cartão SD, é compatível com o receptor w-fi da Nikon, e não poderia faltar o grande trunfo das Full frame Nikon que é a possibilidade de manter as objetivas DX utilizando apenas parte do sensor e reduzindo a resolução.
Detalhe da trava dos dials e dos modos silenciosos Q e Qc
   Seu corpo em liga de magnésio possui algumas partes seladas contra poeira e respingos possibilitando o seu uso em situações chuvosas, por exemplo. A fabricante informa que o ciclo de vida do obturador da Nikon D610 está estimado em cerca de 150 mil disparos, é câmera para usar e abusar durante muitos anos.
O grip é bem avantajado para um corpo relativamente pequeno
   Opinião do blogueiro: a Nikon D610 é uma excepcional câmera e os únicos pontos fracos (se é que podem ser chamados de pontos fracos) são o baixo número de pontos de foco cruzados e o microfone embutido mono. Há câmeras mais baratas com microfone estéreo e mais pontos de foco cruzados e isso é algo que já poderia ter sido revisto e justificado este novo lançamento, mas por outro lado pode ser a justificativa para se considerá-la uma câmera "de entrada".  Recomendada pois o preço é bom para uma Full frame e a qualidade de imagem deste sensor já foi atestada.

94 comentários:

  1. Li em um fórum gringo que o verdadeiro motivo para essa "D600 melhorada" seria a correção de um problema de respingos de óleo no sensor dela. Obviamente, a Nikon aproveitou e deu uma melhorada em outras características, daí a designação D610. Independente disso, trata-se de uma belíssima câmera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que está como consenso no mundo da fotografia (fóruns e fotógrafos como o Thom Hogan). Pois, mesmo sendo uma Full Frame de entrada, não deveria ter uma vida tão curta, visto que nem a D7000, que é basicamente a mesma câmera com sensor DX foi atualizada tão rápido. Ela melhorou o selamento para, de alguma forma, tentar dominar essa nova categoria, visto que a D600 teve imagem abalada pelo problema do óleo do sensor, que afetou principalmente os primeiros lotes, mas que deixou muita gente chateada com a Nikon. Mas, não deixa de ser uma tentação uma Full Frame com essa capacidade a um preço acessível... o que me segura no mundo DX ainda é quando lembro dos preços das lentes :)

      Excluir
    2. Essa questão do óleo no sensor das câmeras Nikon já tá virando problema hidráulico em carros de F1. Não acham estranho tanta reflex da Nikon vir com esse "problema" de óleo no sensor nos primeiros lotes? Isso já vem desde a D7000.

      Excluir
    3. Nos foruns gringos, alguns levantam a possibilidade desses erros terem ocorrido devido às inundações que a planta da Nikon sofreram na Thailândia e que afetaram a produção da D7000. Nos lançamentos seguintes, talvez a pressa para colocar produtos novos no mercado para recuperar o prejuízo. A D7100, ao que consta até o momento, não apresentou nenhum problema desse tipo.No caso da D600, já vi a hipótese de ter sidi falha no projeto do shutter e por isso a Nikon substituiu por um modelo novo, que permitiu o leve incremento de fps, além de 3 fps no quiet mode. Mas, problemas aconteceram com a Canon também... teve um problema com a T4i (não me recorso), que foi rapidamente limada do mercado com o lançamento da T5i. Teve também problema de vazamento de luz na 5D MkIII, que é uma das top da Canon, e que a solução foi colocar fita isolante tampando. Com as outras marcas, acho que acontece menos por fabricarem menos volume. Ou até mesmo os usuários não sejam tão cri-cri como os da Nikon. Espero que a Nikon volte a se acertar, pois ficar limpando sensor não é pra qualquer um. Além mais, a assistência técnica da Nikon no Brasil está muito aquém do ideal.

      Excluir
    4. desculpem minha caligrafia,,,,,pratico e estudo fotografia a uns 5 anos ,sempre usei DX ,achei que chegou a hora de ter uma Fx , comprei uma D600 usada com alguns clicks ,(isto aqui no Japão) ,com garantia de 1 ano , fotografando e testando a D600 ,editando no adobe LR ,estranhei a imagem ,percebi alguns pontos ,ampliei em 1/1 ,dei nitidez e usando a mascara ,constatei o tal defeito no sensor que tanto falam em oleo ,o o quadro todo do sensor com os mesmos pontos de falhas ,levei de volta na loja ,como sou cliente antigo ,testaram ,havia uns pontos de sujeira ,limparam ,ta ,ficou blz ,mas como eu ja havia visto no meu PC no Lr ,desisti da D600 ,acrescentei um pouco e peguei a D 610 zero ,como tecnico em mecanica ,fico triste pelos usuarios da D600 ,na empresa que trabalho o controle de qualidade é rigoroso ,da Nikon deve ser super rigoroso ,mas pode ter falhas ,para mim ,não vi como oleo ,e sim algum material incorreto usado no sensor.

      Excluir
    5. Obrigado pelos seus depoimentos. Vão ser úteis para os próximos leitores que vierem aqui.

      Excluir
    6. Boas dicas. Uso compacta da linha "P". Quero mudar de categoria e penso em pular diretamente para uma "FX", como a D610. Faço muitas fotos de paisagens e imagens com por do sol. O que recomendam?

      Excluir
    7. Eu recomendo que você não mude diretamente para FX. Não faz nenhum sentido isso, será muito mais proveitoso comprar uma câmera DX que é mais barata e investir a diferença em lentes de qualidade que darão um desempenho muito melhor.

      Diga o quanto pode investir no momento e aí poderei indicar a câmera e uma lente de acordo com seu orçamento.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Um comparativo entre os sensores (o da D610 é o mesmo da D600):

      http://www.dxomark.com/index.php/Cameras/Compare-Camera-Sensors/Compare-cameras-side-by-side/(appareil1)/836%7C0/(brand)/Canon/(appareil2)/834%7C0/(brand2)/Nikon

      Para fotografia, a Nikon possui sensor melhor, viewfinder com 100% de cobertura, melhor resultado em Hi-ISO (apesar de que a 6D permita um boost maior no ISO), flash pop-up embutido, que é bastante útil como trigger para speedlights fora da câmera (Nikon Creative Lighting System) ou até mesmo quando não tem um flash externo às mãos, pode quebrar um galho. Se quer muito fazer video, a Canon tem melhor desemprenho historicamente, além de que o ponto central da 6D é especificado até -3EV, enquanto a D610 vai até -2EV. Porém, o foco automático da D610 funciona com lentes com abertura máxima até f/8, enquanto a 6D com lentes até f/5.6 - se for utilizar zooms tele com conversor isso pode fazer diferença.

      Enfim, como disse anteriormente, não vou para FX da Nikon ainda porque não tenho como justificar o $$. Mas, pelo menos no papel, as últimas câmeras da Nikon tem saído melhores que as da Canon. Entretanto, a Canon apresenta uma ligeira maior diversidade de lentes, como as TS, enquanto a Nikon tem poucas PC-E no seu catálogo. E isso pode influenciar dependendo do que você planeja fotografar.

      Excluir
    2. Tudo correto, menos a parte o Hi-ISO, a Canon ganha de lavada... eu gosto de fotos para mim mesmo, jah tive uma D5000 e uma D7000, fui muito feliz com elas, mas sempre que tava com o kit completo, ficava zoiudo nas FULL FRAME... então pensei, vou comprar uma FF de entrada, nem que fique com a lente do kit um tempo, mas pelo menos terei uma camera para a vida praticamente, pq com uma estimada de 150mil clicks, para quem não é profissional, isso é muito tempo... e vou comprando as lentes da minha escolha devagar... :D

      Excluir
    3. Pra hobby apenas eu acho a FF uma escolha errada e por vários motivos. A própria estimativa de duração do obturador tem APS-C que igualam ou superam, casos de Nikon D300s e Canon 7D. A maior versatilidade de lentes é algo que deve ser levada em conta, a variedade é bem maior e tem algumas preciosidades bem interessantes como a Sigma 18-35mm f/1.8 e Tamron 18-270mm, isso sem falar nas lentes próprias de Canon e Nikon.

      Mas isso é apenas uma opinião de quem fotografa 100% por hobby e não quer perder a versatilidade de uma APS-C em troca de uma qualidade superior que eu não preciso.

      Excluir
    4. Interessante Rodrigo, me fez pensar... eu fotografo 100% por hobby... da para mesmo nesses detalhes... mas me diga... Nikon D300s ou Canon 7D?

      Excluir
    5. a Nikon D300s é a DX mais top da Nikon?

      Excluir
    6. Aí eu não sei, eu não consigo destacar uma câmera assim da outra, é questão de usar uma Canon e uma Nikon e ver com qual se adapta melhor.

      Excluir
    7. A D300s é a mais top mas a D7100 já a superou em desempenho. Mas, para hobby, a D7000 já dá conta e muito do recado.

      Excluir
    8. entendi, mas eu sempre fico pensando que poderia ter uma melhor em mãos haha... estou fazendo um levantamento, para ver oq eu faço ainda... até cogitei comprar a T3 sugerida por vc mesmo... mas procuro algo para ficar um bom tempo...

      Excluir
    9. até cogitei comprar a D90, que ainda é encontrada nova...

      Excluir
    10. O melhor é saber fotografar bem, ficar preso a um equipamento que considere melhor é uma grande armadilha. E as lentes são mais responsáveis por uma boa qualidade do que os corpos. E mesmo uma câmera entre 50 e 100 mil cliques dura muito, estou com a minha há 4 anos e ainda não cheguei a 20 mil cliques mesmo fotografando de tudo.

      Excluir
    11. Concordo plenamente, sobre a D90? seria uma boa? ela é a antecessora da D7000?

      Excluir
    12. Hoje estou sem câmera... tive um kit com D7000, 50mm 1.8, lente do kit e 70-300mm...

      Excluir
    13. Então, sobre a sua pergunta anterior, a D7000 foi a substituta da D90. É uma ótima câmera que muita gente possui. Vai depender do preço, pois já temos a D7100 na área.

      Excluir
    14. D7100 = R$ 3.595,00
      D7000 = R$ 2.339,00
      D90 = R$ 1.942,00

      a diferença da D90 para a D7100 sem palavras... mas a D90 para a D7000 da para pensar... valores referente a somente o corpo.

      Excluir
    15. A D90 é uma câmera lendária, mas a época dela já passou, ficou obsoleta. Até a D5100 é melhor que ela.

      Excluir
    16. Olá, sou fotojornalista e atualmente fotógrafo publicitário. Sou usuário de Nikon. Possuo uma D610 e duas D300s. Já tive uma D80. Meu equipamento pessoal. Quando trabalhava em jornal usava a Canon 1D Mark IV (da empresa). O que eu posso dizer: A Nikon me deixa feliz pra caralho!! rsrs. A D300s é sim a DX mais top da Nikon e para mim ainda não tem substituta. A câmera é fantástica. Peca pelo ISO ainda não ser tão poderoso, que no meu caso não é problema, sempre uso baixo.

      Excluir
    17. Quais lentes vcs indicam para a D610 fotografia de moda e eventos

      Excluir
    18. Acho uma 85mm espetacular para moda e 24-70mm para eventos.

      Excluir
  3. Ja estou interessado em trocar minha d3200 , novinha,

    ResponderExcluir
  4. A Nikon D610 continua com o mesmo problema da D600 tenho as duas maquinas e ambas apresentarão respingos no canto esquerdo, é uma pena pois tentei confiar na Nikon e adquiri a D610 para substituir a D600 e me arrependi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas será que seu caso não foi isolado? Ainda continuam aparecendo muitas D610 com esse problema?

      Excluir
  5. A menos de um mês comprei uma D610, moro no Japão e comprei na própria loja da nikon, com uns 20 dias de uso reparei em uma de minhas fotos essa marca de óleo, aí fui verificar o restante das fotos feitas com ela, e pra minha decepção , 95% das fotos apresentava as marcas , principalmente fotos feitas com o diafragma mas fechado entre F 8 até F 22. Quanto mas fechado mas aparente fica as marcas, hj voltei na loja com um notbook com algumas fotos com as marcas, não consegui recuperar a grana de volta a solução foi trocar por outra camera nova, irei pegar na quinta-feira q vem, e espera pra ver, qlq coisa posto novo comentário sobre a nova câmera, mas no momento muito decepcionado co a Nikon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as reclamações sobre essa situação seguem aumentando. A Nikon conseguiu errar duas vezes com a mesma câmera: não realizou recall do modelo anterior e lançou uma câmera com exatamente o mesmo problema. Triste isso.

      Excluir
  6. Bom dia, bom eu voltei para informar q consegui efetuar a troca da câmera por outra nova, e aparentemente me parece estar boa, só não consegui fazer mas testes devido a carga horária do serviço. Mas fiz algumas fotos e nada apareceu. Que continue assim. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa notícia! Peço que nos mantenha informado caso algo de errado volte a acontecer.

      Excluir
  7. srs . estou com a possibilidade de trazer uma nikon d610 de Dubai e,apos ler os relatos aqui,estou com dúvida se vale a pena correr esse risco, ou teria alguma forma de fazer essa troca pela NIKON diretamente aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que esse risco valeria mais se fosse uma câmera mais barata, particularmente eu não correria riscos em uma câmera tão cara. Pra pagar tanto por uma câmera eu precisaria ter certeza que ela é livre de falhas estruturais, e isso nenhum vendedor vai garantir na hora.

      Excluir
  8. Rodrigo...sobre a 7100 ...tu saberias me dizer se ela esta tendo esses problemas de óleo no sensor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li relatos sobre isso mas foram casos bem isolados, dos que acontecem em qualquer modelo e qualquer marca.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Só tenho a te agradecer por tirar as duvidas, e te parabenizar pelo blog.
      abraço

      Excluir
    3. Eu que agradeço sua presença aqui no blog.

      Excluir
  9. Rodrigo, parabéns pelo blog. fantástico.
    Veja se você pode me ajudar, na época das câmeras reflex eu já adorava fotografia, inclusive tinha laboratório P&B em casa, cheguei até cobrir alguns eventos e ganhar dinheiro com fotografia.
    Iniciei no mundo das DSLR com a T3i, mas pela insistência de um amigo acabei vendendo o kit todo para ele, fiquei com um flash canon de ponta e uma objetiva 50mm f1.4.
    Estou indo para os EUA nessa semana e estou totalmente perdido entre as câmeras, inicialmente pensei em uma FF, a primeira que pensei foi a 6D canon, seria interessante pois usaria o flash canon que já tenho e a lente, depois de ler tantos reviews, optei pela Nikon 610, mas com tantas reclamações pelas impurezas do sensor já me perdi novamente.
    veja só tenho um bom conhecimento de fotografia, mas não vou me profissionalizar, mas também não é um hobby, é uma paixão.
    O que você recomenda de melhor, não faço questão de aproveitar o flash e a lente, e não há tanta limitação de valores.
    conto com sua preciosa ajuda.
    E continue com esse trabalho, que não deve ser fácil, mas que sem duvida auxilia muita gente.
    Obrigado.
    Paulo Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço suas palavras, Paulo. E como você foi bem detalhista no seu comentário, vejo que tem uma câmera que se encaixa perfeitamente no seu perfil que é a Canon 70D. Os sensores APS-C estão tão evoluídos hoje em dia que acho totalmente desnecessário uma Full frame para quem não trabalha com isso. Veja o que acha da Canon 70D.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. Rodrigo, olha que engraçado, antes de me perder pelos reviews a 70D estava sendo minha escolha, até que me deparei com um site que deu nota 98 pra nikon 610 e 84 pra canon 70D. Mas depois da sua colocação comprarei a 70D, agora é só escolher uma ótima lente.
    Com certeza você acaba de tirar mais uma " alma do purgatório fotográfico"
    Quando voltar de viagem posto minha experiência aqui no blog.
    Um grande abraço e uma feliz páscoa para você e seus leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema desse tipo de avaliação com notas é o seguinte: a D610 é uma full frame e a 70D é uma APS-C, fica injusto comparar uma com a outra e uma FF tem obrigação de conseguir uma nota melhor que uma APS-C. E como eu disse antes, para quem não quer trabalhar com fotografia termina sendo desnecessário uma FF, por isso te indiquei a câmera que considero hoje como a melhor APS-C no momento.

      Fico aguardando seu parecer após a viagem. Abraços!

      Excluir
  11. Boa tarde pessoal! Bacana a discussão!
    Estou estudando a possiblidade de ir para um FX porém depois desses relatos das manchas no sensor com apenas 20 dias de uso desmotiva um pouco. Atualmente possuo uma d7000 e queria ir para FX, e o melhor seria d610 mas...
    E agora? O que eu posso fazer? Estou fazendo uma viagem para EUA em 2 meses e já compraria a cam no primeiro dia, vou ficar uma semana, a ideia seria fazer várias fotos em modo disparo rápido bastante vezes para ver ocorre e no caso trocar a camera? rs.... não sei o que fazer agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se houver tanta necessidade assim de usar uma FX pode tentar os outros modelos disponíveis como D4, Df ou D800, ou até algum usado como D700 ou outra da série D3. Há muitas opções na Nikon.

      Excluir
  12. Amigos, sou um infeliz proprietário da d600 com manchas de óleo. Esta semana encaminhei para Nikon do Brasil para reparos. O atendimento é de primeira, não sei se a cãmera ficará boa, mas é tudo por conta da Nikon e prometem trocar tudo, mesmo estando fora da garantia e não importa onde tenha comprado! segue o link. Boa sorte e boas fotos!!! http://www.nikon.com.br/Service-And-Support/Service-Advisories/hs30a44r/Aviso-de-Servi%C3%A7o-aos-usu%C3%A1rios-da-c%C3%A2mera-digital-Nikon-D-SLR-D600.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo depoimento! Será muito importante para os próximos leitores que vierem aqui.

      Excluir
  13. Canon 70D Fantástica! É essa a impressão que eu tive até agora, começa pela "pegada", muito mais firme que as outras que tive até hoje. Facilidade nos controles, não é simples ao extremo, mas também não complica o uso da mesma.
    A parte automática se apta muito bem ao usuário, principalmente em fotos que a pressa e maior que a necessidade de qualidade (Disney, universal...).
    Já em fotos mais elaboradas e "finas" as opções de controle manual são infinitas, permitindo a total criatividade do fotografo.
    Fotos noturnas com qualidade, tanto com o flash incorporado como com Flash Speedlite.
    A conectividade Wi-Fi além de ser um atrativo tecnológico em tanto é muito útil, pois do meu iPhone podia controlar totalmente a câmera, inclusive vendo a imagem da câmera como se olhasse pelo visor da mesma, isso é útil quando queria tirar fotos da minha família sem precisar pedir ajuda.
    Pelo próprio celular, notebook, tablet é possível compartilhar as fotos da câmera sem a necessidade de fios, de maneira fácil e funcional.
    O sensor APS-C CMOS de 20,2 e DIGIC 5 + processador de imagem cumprem o que promete fotos com alta qualidade, nítidas, focadas mesmo em ambientes com pouca luz, à noite sem a possibilidade de focar manualmente, o foco automático cumpre seu papel.
    A Canon 70D com uma lente Canon EF 28-70mm f/2.8 L USM Lens SUPER SHARP me permitiram registrar momentos tão diversificados em ambientes extremamente diversificados, sem perder a qualidade, rapidez e definição.
    Agradeço ao Rodrigo pelos conselhos, que para mim foram fundamentais para minha escolha, como disse anteriormente, sei o quanto é difícil e cansativo manter um blog nesse padrão de qualidade, só pode vir de alguém que ama fotografia e se realiza ajudando os outros e no meu caso, muito me ajudou.
    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu depoimento, principalmente por retornar ao blog após uma indicação.

      Fique à vontade para tirar dúvidas sempre que precisar. E como eu sempre digo: passei por muitas dificuldades para escolher meu primeiro equipamento, se eu puder evitar que as pessoas não passem pelas mesmas dificuldades o objetivo do blog está sendo alcançado.

      Excluir
  14. Bem legal o blog, parabéns acredito que tem esclarecido muitas duvidas. Eu já tinha escolhido a câmera que queria comprar, porem depois de ler esses comentários fiquei na duvida se compro a Nikon D610 é um investimento que deve ser pensado antes de efetuado, não quero passar por essa frustração... E agora?
    Um abraço!
    Um abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber qual sua área de atuação, com quais câmeras já trabalhou (ou ainda trabalha) e quais lentes já tem. Assim dá pra saber se ela pode ser um bom investimento ou se há opções melhores.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  15. Olá. Adorei as informações e gostaria de pedir dicas. Há 3 anos comprei a Nikon D3100 para começar a me aventurar... Comecei a fotografar corridas de rua para um site e faço por volta de 4 mil fotos por domingo. 95% em disparo contínuo. Com apenas 3qps ela me deixa na mão... Já está com 90 mil clicks e começou a ficar mais lenta até para disparos únicos. Pensei em comprar a D610 por causa dos 6qps e maior qualidade de ISO, já que estou fazendo também Gestantes e bebê.
    Este problema com o óleo preocupa, embora muitos usuários tenham dito não ter o problema em suas D610.
    Gostaria de pedir a opinião de vcs: alguma outra dica de Nikon com mais qps e melhor ISO?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a D7100 seria uma opção melhor até para você preservar as lentes que já possui, já que nem todas funcionam plenamente na D610.

      Uma mudança mais drástica seria mudar de sistema e partir para as mirrorless já que o modo contínuo é muito importante para você e as mirrorless certamente te darão um desempenho melhor neste caso, mas são sistemas um tanto inviáveis aqui no Brasil, só recomendo para quem tem facilidade de comprar no exterior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada Rodrigo. Vou estudar estas opções direitinho. Principalmente as mirrorless, já que não as conheço muito bem... Já estou pesquisando aqui.

      Até mais.

      Excluir
  16. Depois de ler, ler, ler e claro, pegar algumas opiniões, comprei a D610 e a 24-120.
    Até então trabalhava com uma D300, embora antiga, faz fotos fantásticas... www.flickr.com/dtakano

    ResponderExcluir
  17. Olá Rodrigo!
    Tenho uma câmera semi profissional P500 e quero comprar uma profissional que possibilite fazer fotos que não consigo com a P500, como fotos noturnas e desfocadas.
    A minha pretensão com a câmera profissional é tirar fotos das minhas viagens e de eventos familiares como aniversários, festas, dos filhos...
    Pretendo adquirir uma boa máquina que proporcione fotos mais nítidas, zoom... e fazer um curso de fotografia.
    Você poderia indicar-me uma boa máquina e que o preço ficasse dentro de uma valor de 1 dígito (rsrs) já completa (corpo + lente)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mais barata é a Canon T3 (não T3i), você consegue encontrá-la entre 1000 e 1200 reais. Só esqueça o zoom, isso fica para as superzoom como a P500 que você já tem, o forte nestas câmeras é a qualidade de imagem e boas lentes com muito zoom custam muito caro e são destinadas apenas a profissionais. Estas câmeras já vem com uma lente de aproximadamente 3x de zoom que é o necessário para fazer todo tipo e facilita também o aprendizado.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Oi Rodrigo!

      Muito obrigada pelas informações.
      Qualquer dúvida entro em contato novamente.

      Att.,
      Andréia

      Excluir
  18. Boa tarde, Eu tinha uma D5100 e adquiri a D610, mas percebi que as lentas não funcionam bem em conjunto. Tenho uma 50mm 1.8.. mas não consigo usar nesta abertura somente em 3.5
    Tenho uma 18-105mm mas a imagem fica com um corte, não sai a mesma fotografada. Apesar de ser fotografa a 6 anos ainda tenho duvidas. Pois sou uma fotografa que nasceu com o olhar e então ainda não domino muito bem as tecnicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na fotografia digital existem as lentes destinadas apenas para câmeras com sensor APS-C, na Nikon elas são chamadas de DX. Estas objetivas não funcionam muito bem em câmeras com sensor full frame já que elas não conseguem cobrir toda a área do sensor, daí esse corte. Para câmeras full frame é preciso usar objetivas FX.

      Na D610 (e na maioria das full frame Nikon) existe um modo DX em que você pode usar estas objetivas sem esse corte, mas você usa uma área menor do sensor e isso termina subutilizando a câmera. Resumindo: comprou câmera full frame então as lentes tem que acompanhar, passe a usar apenas as FX como a 50mm que você tem.

      Se você trabalha com fotografia não dá para ter só a D610, é preciso ter uma segunda câmera (de preferência com sensor APS-C) para dar uso às suas objetivas DX, até porque é necessário ter uma câmera de backup. Se você fotografar apenas por hobby então venda esta objetiva para comprar outra mais adequada.

      Sobre a 50mm, não sei qual problema está acontecendo, deveria ser possível usar todas as aberturas disponíveis.

      Quando for comprar novos equipamentos (câmera, lente ou acessório) estude bastante sobre ele para saber se realmente irá atender suas necessidades, pois são investimentos caros demais e não podemos nos dar ao luxo de errar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  19. Olá! Parabéns pelo blog e pela forma simples e clara de comunicar suas idéias.
    Acabo de adquirir uma d610. estou me preparando para fotografar eventos e books promocionais, começando como backup de profissionais que conheço até poder me virar só. Estou torcendo pra não ser premiado com os respingos no sensor. Já identifiquei um leque de lentes que gostaria de comprar mas como a grana é curta, gostaria de uma sugestão para pelo menos duas imprescindíveis nesse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma grande angular com zoom como a 24-70mm e uma fixa como a 85mm já serão suficientes para praticamente tudo. E, se possível, um segundo corpo. Não precisa ser full frame, é totalmente desnecessário, pode ser uma D7100 ou até mesmo uma D5200.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Valeu! Vou dar uma pesquisada pra ver onde encontro mais barato.

    ResponderExcluir
  21. Ola. eu tenho uma D 90 e gosto muito sou fotografo de eventos e ia comprar a D 600 mas li algumas postagens que apresentava defeitos de manchas nas imagens. resolvi esperar um pouco mais então lançaram a D 610 dizendo que não havia esse defeito mas pelo que percebo nas postagens algumas ainda vem com o mesmo problema. qual seria a solução?vale a pena correr o risco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É imprescindível para você que seja uma full frame? Será que é realmente necessário e valeria a pena comprar uma câmera com muitas especificações de entrada apenas por ter um sensor maior? Os sensores APS-C estão tão evoluídos hoje em dia e com nível de ruído tão baixo que, na minha opinião, com essas full frame de entrada você termina perdendo desempenho.

      Acho que uma APS-C mais robusta como a D7100 irá te trazer mais benefícios do que uma D610 e custando menos, essa é minha recomendação.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo tudo bem? Cara parabéns pelo Blog, é incrível! :)

      Então, eu trabalho com evento sócias, casamento, aniversario etc... sempre usei uma D7000 na empresa em qual trabalhava. Mas agora eu sai da empresa, e quero comprar uma camera, eu queria muio a D610 FX rs.. mas lendo os comentários aqui no blog desanimei, e o custo dela não é tão barato né?! Mas ai vi você falando muito bem da D7100, e o custo beneficio dela é bem melhor! Oque você acha? Arrisco uma D610 ou vou facil na D7100 ? rs... e u conjunto de lentes para D7100 que você sugere?

      abraços.

      Excluir
    3. Eu quase sempre vou optar pelo mais barato e pelo não-full frame, mas talvez eu seja o único que vai te dar essa resposta. Se fizer essa mesma pergunta para 10 especialistas, 9 dirão que você deve pegar a D610.

      Minha opinião é de que o investimento inicial em equipamentos deve ser sempre priorizando a questão óptica, acho que lentes dão muito mais desempenho do que corpos. Melhor você pegar o dinheiro que investiria em uma D610 e pegar a D7100 e uma lente de qualidade, como a Sigma 18-35mm, por exemplo. É bem melhor do que uma D610 e lente do kit.

      Os sensores DX hoje em dia estão tão avançados que não consigo enxergar essa maravilha toda que dizem dos FX, me parece que as pessoas são levadas a achar que os FX são bem melhores do que os DX só pelo tamanho maior. Isso sem contar que as especificações da D7100 são muito mais "agressivas" que as da D610, daí o melhor custo-benefício.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  22. Oi Rodrigo,
    veja se consegue me ajudar nessa busca por um melhor conjunto.

    Já possuo uma Sigma 17-50 2.8 que não chega a ser uma brastemp, mas me atende melhor no quesito Custo x Beneficio entre a lente Nikon com o mesmo range.

    Qual seria o melhor kit para utilizar com uma D7100 para atender eventos ?(casamento, ensaios externos/estúdio).

    Att, Gilberto

    ResponderExcluir
  23. Sigma 18-35mm e quando precisar de um ângulo mais fechado, uma 50mm. Esse é o kit que considero ideal para eventos.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  24. Estou iniciando na fotografia, e tenho pouco conhecimento sobre, estou ainda terminando meu curso. E pretendo adiquirir a D610, minha primeira duvida, de inicio eu escolhendo este modelo para quem esta iniciando e uma boa escolha? E queria saber sobre o ideal flash para o modelo, tive a indicação de um SB910 , so que estou com dificuldade de encontrar, tem algum outro modelo de flash equiparado que conseguiria usar na D610?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião seria uma péssima escolha e tem acontecido com frequência aqui no Brasil. Criou-se por aqui uma ideia geral que eu considero totalmente errada de que só câmera full frame serve para tudo e todas as outras não servem para nada. Se a full frame é o último degrau no aprendizado e é uma câmera destinada apenas a profissionais, então quem está começando queimará várias etapas fundamentais para a fotografia. Você não pode começar uma escalada pelo topo. Mas enfim, essa coisa de começar com full frame é uma ideia geral aqui do Brasil e eu remo contra a maré. Mesmo o flash, a Nikon tem tantos outros flashes bons, acho desnecessário já começar logo com o top de linha.

      Se você mesma diz que tem pouco conhecimento e está iniciando, por que não começar com uma câmera que já possui todos os recursos necessários sem ser um bicho de 7 cabeças? A Nikon D7100 existe justamente para isso, ela já tem tudo o que você precisa para continuar seu aprendizado e o flash pode ser o SB700, já é o conjunto perfeito para iniciantes.

      Se você tem grana sobrando para investir em mais coisas então o investimento correto deve ser em objetivas, elas sim lhe darão melhores resultados se puder comprar as melhores, as mais caras. Só que você terá muito tempo para isso, não precisa já esbanjar tudo logo de início, pois um equipamento top de linha nas mãos de quem ainda não o domina termina sendo um desperdício.

      Então, minha recomendação é uma D7100 e um SB700. Se você pensa em fotografar profissionalmente e tiver dinheiro sobrando invista em um segundo corpo para ser seu reserva e pode ser a Nikon D5100, com um pouco menos de recursos mas quem trabalha com fotografia tem que ter tudo em dobro. É melhor ter duas câmeras que façam o serviço bem do que ter apenas uma muito poderosa que apresente algum problema no meio do trabalho e você fique sem ter o que explicar ao cliente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Queria parabenizar pelo blog e agradecer pelo esclarecimento.

      Excluir
    3. Eu que agradeço sua presença aqui no blog. Volte sempre que precisar!

      Excluir
  25. Caro, Não uso muito a D610 para gravar vídeos. Bom, nas últimas tentativas não aparece mais o sinal de REC. Não grava, portanto. Já vasculhei o manual e tentei várias configurações no MEnu e nada. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem a câmera aqui não tenho como te ajudar. Recomendo que procure algum fórum de fotografia como o Mundo Fotográfico e algum usuário da D610 poderá lhe dar algum suporte.

      Excluir
  26. tenho uma d7100 e é realmente muito boa. Claro q se subo o iso em 1000 por exemplo ja vejo ruidos, ate mesmo em 800 consigo ver. Como fotografo casamentos, aniversarios infantis, ensaios, desfiles e curto paisagens e still vou optar por uma FX dai a d7100 vai p mao da minha noiva q me ajuda com as fotos. Estou na duvida entre a d610 e a d750 e talvez eu opte mesmo pela d750 q é excelente e custa em média 1800 mais q a d610. Acha isso bacana Rodrigo ou algum entendido no assunto? como tenjo flashs da nikon e lentes nao quero mudar de marca mas quero uma camera q ague te maior iso, opçao pessoal mesmo. O q acham???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A D610 só tem de muito superior em relação à D71100 o sensor maior, o que nesse caso termina se configurando uma armadilha pois não adianta muito ter uma câmera com sensor maior se em todo o resto ela tem tudo que já existe em uma APS-C.

      Acho que só vale o investimento se for na D750 para você ter um equipamento melhor como um todo, só por causa do ISO é melhor tirar "no braço" que é bem mais econômico.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. show obrigado pela ajuda acho q vou pegar a 750 mesmo ja q aguenta mais iso e é mais resistente etc.

      Excluir
    3. nao e tendi bem o lance de so por causa do iso e tirar no braço etc desculpe, mas entendi q a 750 é suoerior a d7100 e a d619 e alem do sensor etc tbm aguenta mais iso certo?

      Excluir
    4. Não é bem isso, é que acho um investimento desnecessário só por causa do ISO mais alto e sensor maior, a D750 é muito mais do que isso, tem muito mais vantagens que devem ser exploradas. A questão do ISO alto dá pra resolver sem precisar comprar uma câmera nova, ou pelo menos minimizar o problema, com a técnica do fotógrafo.

      Excluir
  27. Oi Rodrigo, esse post só me deixou "encucado"....rssss
    Brincadeiras à parte...tenho um D5200 e venho fotografando alguns shows...e para manter o clima do evento evito o flash e subo o iso... Há algum tempo vinha namorando a D7100 mas me parece muito próxima da minha e a necessidade do iso me fez pensar também numa FX, no caso a D610. As lentes que utilizo são: 18-105, 55-200 e 50 1.8.
    Me ajuda amigo, na sua opinião caminho escolheria, manter a D5200 ou partir para outra Qual?
    Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho e ajuda que você vem prestando.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, gosto quando meus leitores ficam encucados rsrs, isso quer dizer que meu texto pôde contribuir de alguma forma.

      Neste momento, o maior problema de comprar uma DX seria suas duas primeiras lentes que deixariam a câmera subutilizada. Como as lentes 18-105mm e 55-200mm são DX, a D610 utilizaria apenas a parte do sensor relativa à area DX. Então você teria uma D610 que se comportaria como uma D7100 (em questão de qualidade de imagem), porém com menos recursos já que, tecnicamente, a D7100 possui mais recursos do que a D610 como um melhor sistema de foco, obturador com velocidades mais rápidas, bateria mais durável, microfone estéreo embutido, entre outras coisas.

      Acho a D7100 muito mais vantajosa por causa do seu kit de lentes, até porque o ISO nativo máximo das duas é de 6400, ficaria praticamente a mesma coisa em ambas as câmeras.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  28. Rodrigo, obrigado pela resposta, mas desculpe-me pela insistência, você acha interessante a troca de uma D5200 por uma D7100?

    Obrigado mais uma vez.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para uso profissional sim, apesar de o ideal ser você ter duas câmeras.

      Excluir
    2. Obrigado Rodrigo mais uma vez.

      Grande abraço

      Excluir
  29. Olá Alexandre, se sua intensão é trabalhar com fotografias como um profissional que pretenda ser ou caso já seja um, melhor adquirir uma full frame; entretanto, mesmo assim, sua ideia ainda for continuar numa DX prefira a nova D500 ela traz recursos herdados de full frames, pode obter melhores resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wagner pela dica, mas acho complicado $2000 dólares (preço lá de fora) em um cropada por mais recursos que ela possa ter... Mas vamos esperar sair mesmo para ver como fica. Abraço

      Excluir
    2. Obrigado Wagner pela dica, mas acho complicado $2000 dólares (preço lá de fora) em um cropada por mais recursos que ela possa ter... Mas vamos esperar sair mesmo para ver como fica. Abraço

      Excluir

Related Posts with Thumbnails