28 de outubro de 2013

Evolução das câmeras digitais (Ano de 2005)

   Estamos no ano de 2005 e após muitos anos de aceleradíssima evolução, em busca de uma espécie de "identidade visual e tecnológica", o mundo da fotografia experimenta um princípio de estagnação tecnológica. O mercado começa a ficar inchado de câmeras muito semelhantes, as fabricantes começam a lançar vários modelos com poucas modificações entre si e o formato visto na grande maioria das câmeras compactas já é o que se tornou o padrão de hoje em dia, algo que já havia acontecido com as câmeras reflex dois ou três anos antes. Mas ainda assim houve algumas tentativas de fazer algo diferente.
kodak Easyshare One e seu painel traseiro móvel
   A Kodak criou uma câmera que trazia um painel traseiro móvel, não era apenas o monitor LCD que se movia, era todo o painel incluindo os botões e controles. A Kodak Easyshare One trazia o maior monitor LCD até o momento (3 polegadas), possuía um sensor CCD de 4 megapixels e sua lente com 2.8x de zoom cobria disância focal entre 36-100mm.
Stylus Verve S e seu bizarro design
   Outro design que surpreendeu foi o da Olympus Stylus Verve S, câmera com apenas 2x de zoom entre 35-70mm e sensor de 5 megapixels com o tamanho padrão da época de 1/2.5 de polegada. Como podemos ver acima, foi um design que não vingou já que não há nada parecido hoje em dia. Foi uma bola fora da Olympus.
Canon SD450 e o adaptador wireless para impressão direta das fotos
   A Canon só teve algo digno de nota no ano de 2005 devido a duas novidades que só nos dias de hoje se tornaram algo mais corriqueiro: o wi-fi e o filtro low-pass. O primeiro foi encontrado (de forma precária) na compacta Canon SD450 wireless, e o segundo foi apenas modificado (e não suprimido) na reflex Canon 20Da. Câmeras que estavam à frente do seu tempo, mas não viraram a febre de hoje em dia.
Sony H1, o início de uma série de muito sucesso
   Por fim, acho que a Sony merece o destaque no ano de 2005. Foram três câmeras que merecem um comentário aqui: a primeira é a Sony T33 por introduzir um design superfino que é largamente usado hoje em dia. Isso também pode ser encarado como um sinal de que as compactas com controles manuais, algo anteriormente muito comum, começavam a rarear. A segunda é a Sony H1, o primórdio da sua série de compactas de longo alcance de maior sucesso, e que perdura até hoje.
A Sony R1 possuía monitor LCD e dial de modos de exposição em posições bem diferentes
   A terceira foi algo que injustamente (e imperdoavelmente) o blogueiro deixou passar na ocasião do lançamento da Sony RX10, o blogueiro deveria ter pesquisado melhor na época. A Sony R1, esta sim foi a primeira câmera no mundo a possui um sensor APS-C (CMOS de10 megapixels) com objetiva zoom, 24-120mm. E reparem na foto como era uma objetiva enorme, gigantesca, para apenas 5x de zoom. A abertura era f/2.8-4.8 e, sem dúvida alguma, foi a câmera de maior destaque em um ano de poucas grandes novidades. Mas essa câmera também tem um quê de bizarrice...
Sem comentários para este design

2 comentários:

  1. "Bizarrices" como as da R1 eram (e ainda seriam) bem-vindas. O problema maior da bizarrice é quando ela é anunciada pelo Juarez... kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia eu vou tomar coragem e fazer alguma matéria com a "câmera" do Juarez.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails