A série L da Nikon (chamada pela própria fabricante de Life) representa as compactas mais simples, aquelas totalmente automáticas destinadas aos usuários mais comuns que querem apenas apontar e disparar. O problema é que as superzoom desta série que possuem corpos grandes, assemelhando-se a uma DSLR, costumam fazer as pessoas pensarem que se trata de uma câmera de qualidade superior, mas na verdade, possui apenas um longo alcance e isso termina fazendo algumas pessoas levarem gato por lebre. A culpa não é da fabricante, ela não é a única a fazer isso, a culpa é de quem não pesquisa sobre os equipamentos antes de comprar. Mas a empresa japonesa abriu uma exceção com a Nikon L315 (modelo exclusivo para o mercado brasileiro) e desenvolveu uma câmera desta série com o modo manual.
![]() |
De frente é igual a qualquer outra Nikon série L |
A Nikon L315 é equipada com sensor CCD de 16MP (1/2.3 de polegada com resolução total de 16.44MP); sua objetiva com zoom de 21x cobre distância focal entre 26-546mm f/3.2-5.2 com macro de 1cm; possui estabilização pelo sensor; sensibilidade ISO 80-6400; o tempo de exposição varia entre 1/1400 e 16 segundos; possui modo contínuo de aé 0.8fps; o alcance do flash é de até 5.6 metros; faz vídeos HD com taxa de 30fps em formato MOV e som mono; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e é alimentada por 4 pilhas AA com capacidade para cerca de 300 fotos usando pilhas alcalinas.
![]() |
No alto da câmera se percebe o dial de modos de exposição como grande diferença |
O modo manual desta câmera é aquele comum nas Fuji série S e agora também nas Sony série H, só te dá a possibilidade de trabalhar com os valores máximo e mínimo de abertura em cada passo de zoom, mas já é alguma coisa para esta série que faz muito sucesso aqui no Brasil e a Nikon tem se esforçado em colocar lentes melhores nas suas compactas mais comuns como a série L, se igualando às lentes usadas na série P (nomeada Performance) que são as melhores compactas da Nikon.
![]() |
Um controle giratório no painel traseiro seria bem útil para o uso do modo manual |
Opinião do blogueiro: É vendida em algumas lojas no Brasil a um custo médio de 800 reais e rivaliza diretamente com as Fuji série S. Eu daria uma chance a esta câmera que possui especificações bem razoáveis para esta faiza de preço. Não é uma top de linha mas está recomendada aos que não veem problema em usar um modo manual limitado a duas aberturas apenas, uma máxima e uma mínima.