22 de agosto de 2013

Novas superzoom Canon SX170 e SX510

   A Canon atualiza duas de suas superzoom com poucas mas significativas alterações em relação às suas antecessoras (que critiquei bastante aqui), não adere ao aumento de resolução e nem de zoom. A estratégia parece ser a de apostar em algo que vem dando certo, pegando o que tem de melhor nas suas principais superzoom e colocando nestas que, teoricamente, seriam sua segunda linha.
Pequenas mudanças estéticas no câmera
   A Canon SX170 é equipada com sensor CCD de 16MP (1/2.3 de polegada com 16.6MP de resolução efetiva); sua objetiva com 16x de zoom cobre distância focal entre 28-448mm com abertura f/3.5-5.9 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-1600; o tempo de exposição varia entre 1/3200 e 15 segundos; modo contínuo de até 2.8fps; possui controles manuais; o alcance do flash é de até 3 metros; faz vídeos HD com taxa de 25fps em formato MOV com som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para até 300 fotos por carga (440 fotos no modo ECO). Preço inicial de 180 dólares.
No painel traseiro praticamente nenhuma mudança
   Opinião do blogueiro: É praticamente uma SX160 com bateria em vez de pilhas, e também houve uma pequena alteração na sensibilidade ISO. Mas há três vantagens em relação a sua antecessora: não houve grande perda de autonomia com a troca das pilhas pela bateria (e com o uso da bateria ganha-se tempo na reciclagem do flash e na recarga da própria bateria), ficou um pouquinho mais fina, e o preço sugerido é 50 dólares mais barato do que o anunciado para a SX160 na época de seu lançamento. Recomendada na data de hoje por se tratar de uma superzoom de baixo custo.
Igual à SX170, quase nada de mudanças
   A Canon SX510 é equipada com sensor CMOS de 12.1MP (1/2.3 de polegada com 12.8MP de resolução efetiva)sua objetiva com 30x de zoom cobre distância focal entre 24-720mm com abertura f/3.4-5.8 e macro de 0cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-3200; o tempo de exposição varia entre 1/1600 e 15 segundos; modo contínuo de até 10.5fps; possui controles manuais e wi-fi embutido; o alcance do flash é de até 5 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 24fps em formato MOV com som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas; é alimentada por bateria com capacidade para até 250 fotos por carga (330 fotos no modo ECO). Preço inicial de 250 dólares.
No painel traseiro são quase gêmeas
   Opinião do blogueiro: Aqui sim nós podemos ver uma enorme mudança para melhor da SX500 para a SX510! O sensor agora é o mesmo CMOS que equipa as melhores superzoom da Canon (SX270 e SX50), o que possibilita, além da melhor qualidade de imagem, modo contínuo mais rápido e vídeos em Full HD. A capacidade da bateria foi aumentada em cerca de 25% mesmo sendo uma câmera agora equipada com wi-fi embutido. E, para completar, seu preço sugerido é 80 dólares mais barato que a sua antecessora na época do seu lançamento. Câmera altamente recomendada para quem quer uma superzoom de baixo custo e altíssima qualidade, uma grata surpresa da Canon.

226 comentários:

  1. Ponto pra a SX510!!!!! com certeza será indicação constante no fórum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei pensando nisso enquanto escrevia essa matéria. Será nossa próxima queridinha...

      Excluir
  2. Sou amadora de fotografia e gostaria muito de ter descoberto seu blog antes de comprar qualquer câmera. Parabéns pelos esclarecimentos, suas postagens são objetivas e de fácil compreensão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Espero que o blog seja útil para você daqui pra frente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  3. Olá. Obrigado pelos esclarecimentos. Em relação a Canon SX510-HS, você saberia informar o tamanho do filtro, para usar neste modelo? Aguardo e agradeço. José Neto [joseneto001@gmail.com]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX510 não possui rosca nem encaixe de adaptador para filtro.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  4. Olá Rodrigo, tinha uma Canon A570is a mesma quebrou e agora procuro uma substituta, a SX170is seria uma boa opção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa opção mas saiba que as compactas de hoje em dia não possuem a mesma qualidade de imagem da época da A570. Qualquer Canon da série SX está recomendada e quanto menos megapixels tiver, melhor é a câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

    2. Obrigada pela resposta Rodrigo, era isso que eu temia...
      Entre a SX510 e a SX240, além do zoom quais as grandes diferenças, compensa pagar mais pela SX510, ou a Sx240 vale o custoxbenefício?
      Abraço

      Excluir
    3. A diferença é basicamente o zoom mesmo, só vale a SX510 se tiver necessidade do alcance mais longo.

      Excluir
  5. Olá Rodrigo boa noite, achei muito bacana este espaço ,meus parabéns , é uma pena que só vim conhece-lo agora,pois bem gostaria de uma sugestão adicional sua,quero adquirir esta Canon SX 510,sou amador na área , tenho uma Nikon S9300, e quero uma câmera melhor, resolvi optar por esta Canon ,uso minha câmera para fotografias de ônibus, basicamente é para isso que escolhi ela, é para poder conhecer melhor a experiência de como é tirar fotos com uma câmera que possibilita a utilização de ajuste manuais , coisas que a minha Nikon não me possibilita, estou vendo que ela ainda não chegou nas grandes lojas, achei no mercado livre, preço oscilando na casa de de R$ 1,000,00 , vale a pena ? tem alguma sugestão de lugar para compra dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como ela é uma câmera muito recente talvez seja difícil encontrá-la com frequência aqui no Brasil, mas é uma boa câmera. Outras opções seriam Panasonic FZ47, Canon SX50 ou qualquer uma da série SX2xx.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  6. Bacana Rodrigo, obrigado pelas informações, a FZ47 , achei por R$ 1,000,00 ,não conheço muito dela, sei que ela tem algumas vantagens como um visor ocular, e uma excelente lente , do mais estou olhando nos espaços semelhantes ao seus com informações e detalhes sobre as câmeras.
    Mesmo elas sendo de 2011, ela é uma máquina de muita qualidade, poderia me dizer se vale a pena esperar pela SX 510 ? achei os recursos da Panasonic bem interessantes, uma vez que estou buscando aprender a fotografar com modo manual , ela parece ser uma máquina que reúne um bom conjunto de opções , poderia me ajudar na escolha?

    ResponderExcluir
  7. Mesmo sendo a escolha pessoal , achei bacana as informações contidas em espaços como este, onde por mais que não tenhamos grandes conhecimentos na área , podemos entender um pouco e até comprar modelos, e não comprar por impulso, por marcar e ,modelos, e tamanho do produto e suas lentes , estou pesquisando bastante uma nova máquina , a Canon SX que vc me citou , também gostei muito dela , até havia pesquisando informações sobre ela ,mas o preço não ajudou muito , achei um pouco salgado, mas de qualquer forma lhe agradeço pelas orientações e novamente parabéns pelo belo trabalho e por este espaço , abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for em qualidade não acredito que seja necessário esperar pela SX510, não deve mudar grande coisa. O que talvez pese a favor da SX510 são recursos que estão sendo implementados agora e que ainda não haviam na FZ47.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Olá Rodrigo adorei seu blog, estou pesquisando para adquirir uma Cannon, quero uma máquina que priorize a qualidade não tanto o Zoom seria mais para utilizar em eventos de família, viagens. Qual modelo você indicaria? Estou lendo muito sobre a SX510 que tem um ótimo zoom mas tenho medo da qualidade não ser tão boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX510 é uma boa câmera de longo alcance, você pode comprar e não vai se arrepender.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Ola
    Quero comprar uma maquina fotografica nova mas estou indeciso entre a SX510 HS e a SX270 HS. Qual delas a melhor? Qual faz melhores videos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fotos ambas são semelhantes em qualidade, para vídeos a SX270 é melhor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. Mas qual aconcelha? Na sua opinião qual a melhor?

      Excluir
    3. A qualidade das duas é a mesma, se você prioriza vídeos a SX270 é melhor.

      Excluir
  10. Ola rodrigo parabéns pelo Blog.

    Poderia me dar uma ajuda.

    Encontrei um Site que esta com a Canon sx270 hs e a canon sx510 hs, pelo mesmo preço o que vc indicaria?
    A câmera vai sera utilizada para fotos em família, viagens... Sou leigo em camera porem curioso e achei seu Blog e aprendi muito, estava certo em pegar a canon sx270 mais vi a matéria da sx510 ai achei melhor perguntar a quem sabe rsrs

    Gostaria da sua opniao

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas possuem praticamente a mesma qualidade de imagem, se você prefere uma câmera pequena vá de SX270, se prefere uma grande e com um pouco mais de alcance vá de SX510. Mais alcance geralmente significa uma perda proporcional de nitidez, nada alarmante mas é o preço que se paga em qualquer câmera para ter mais alcance.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Eu continuo com duvidas nao sei qual comprar. Não esta facil decidir.

      Excluir
    3. Realmente não é fácil, mas agora você tem as informações e há relatos de problemas com a duração da bateria da SX270 ao se fazer vídeos, se você quiser fazer vídeos com a câmera esse pode ser um fator determinante.

      Excluir
    4. E a bateria da SX510 é melhor? Se fosse voçê qual comprava?

      Excluir
    5. A bateria é a mesma, o que muda é o processador da SX270 que consome mais bateria. E câmera é uma coisa muito pessoal, não adianta dizer qual eu compraria pois cada usuário possui prioridades diferentes.

      Excluir
    6. A bateria nao é a mesma pois vi no site da canon a da sx510 é NB-6LH capacidade aproximadamente 12% superior à da NB-6L que traz a sx270

      Excluir
  11. Rodrigo comprei a dois dias a canon sx510 porem queria uma semi profissional mais tv esgotado! Minha duvida: Tem como colocar anel adaptador ou algo para que disfoque melhor o fundo ou deixe melhor a imagem? Obs: sei muito pouco do assunto rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há nada que possa colocar nela para melhorar a imagem, o que você precisa fazer agora é estudar para poder extrair o máximo dessa câmera que é muito boa. Vale muito mais do que ela custa, aproveite-a bastante. E estudando irá, de quebra, entender que essa história de semiprofissional é invenção para vender câmera de baixa qualidade.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  12. Olá Rodrigo!!!! Estou adorando seu blog e gostaria muuuito da sua ajuda! ADORO fotos, tenho filho, gosto muito de tirar fotos dele, da familia e estou em duvida em qual camera comprar. Entre a nikon l820 e a canon sx510, qual é a melhor?? Vi tbm a sony nex f3, o que vc me diz? A CANON TIRA FOTOS EM HD??? Aguardo sua resposta! MUUUUITO OBG!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Canon SX510 é melhor tanto em qualidade de imagem quanto em recursos pois, caso queira aprender a fotografar, ela possui também controles manuais. A Sony F3 já é outro tipo de câmera bem diferente, ela não possui o longo alcance das outras duas mas possui uma qualidade de imagem superior, o problema é que aqui no Brasil é quase impossível encontrar lentes a preços justos para esta câmera. As duas primeiras não precisam trocar de lente.

      Sobre fotos em HD, na verdade esse é um termo que não se usa há muitos anos em fotografia já que HD só precisa de 2 megapixels e hoje as câmeras possuem no mínimo 12. Se for vídeos em HD, todas elas fazem.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Certo!!! Só me tira outra dúvida, por favor!! Rodrigo, vou comprar a minha nos eua. Na verdade uma amiga minha vai comprar p mim. Tem alguma outra de ate 300 dolares q vc me indicaria, ou essa canon resolve??? Obg por tirar as minhas dúvidas!!!

      Excluir
    3. Essa já resolve, é disparado o melhor custo-benefício nessa faixa de preço.

      Excluir
    4. Valeu Rodrigo!!! Na best buy ta saindo por 189,99. Preço MARA!!! Vou confiar em vc!!!

      Excluir
  13. ola Rodrigo.. estava olhando seu post sobre a canon sx280, vi diversos relatos quanto a duração da bateria. o problema dela esgotar a bateria é só com os videos ou mesmo com fotografia? Falando em fotos, qual melhor opção de compra, sem muita importancia com o zoon... Sx280 sx510 ou qual outro modelo indicaria na mesma faixa de preço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que é só com vídeos, por isso recomendo essa câmera só para quem vai fazer exclusivamente fotos.

      A qualidade das duas deve ser igual já que o sensor é o mesmo. E elas são as melhores nessa categoria de câmera, não recomendo outras a não ser elas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  14. Olá Rodrigo,
    Primeiramente parabéns pelo blogger e pela atenção em todos os posts que vi que dar para as pessoas. Parabéns mesmo cara!

    Em segundo lugar irei me aventurar no mundo da fotografia que sempre gostei, mas agora pretendo estudar a aprender. E estarei por aqui perguntando pode ter certeza! hehe

    Irei comprar uma SX510 que pesquisei e ela estar nas melhores opções de todas em se tratando de superzoom. Queria uma DSLR, mas acho que, pelo curto beneficio, iniciarei por uma superzzom. E pelo que você falou, dar sim para iniciar com ela!

    Minhas duvidas são (sobre a sx510):

    Esta maquina possui memoria interna?
    Quanto de vídeo em Full HD consigo gravar com um cartão de 32g e 64g?
    E se tratado de foto também em relação a um cartão de 32g e de 64g?

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não possui memória interna (95% das câmeras fotográficas não possuem ou então possuem uma memória ínfima que dá pra umas 10 fotos).

      Um cartão de 32gb armazena em torno de 2 horas de vídeo Full HD e 8000 imagens em alta resolução, mas esse número pode variar de acordo com as informações de cor de cada vídeo ou foto. Mas saiba que cada vídeo Full HD não pode ultrapassar 29 minutos e será dividido toda vez que alcançar 4gb de espaço.

      Não recomendo comprar cartão de alta capacidade porque é um tanto desnecessário, com 8gb você já estará muito bem servido e não deve concentrar tudo em um único cartão, é melhor ter dois de capacidade menor. Cartão SD é uma mídia frágil e de alta rotatividade, não deve armazenar os arquivos por muito tempo sob risco de perder os dados. Então, 2 cartões de 8gb são mais do que suficientes e mais seguro para você.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  15. Olá Rodrigo,
    Primeiramente parabéns pelo blogger e pela atenção vou para Foz do Iguacu e vou passar no Paraguai tenho dinheiro para comprar a Canon SX 50 que esta bem em conta mesmo assim voce prefere a Canon SX51O.
    OBRIGADO.RENATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, tem uns 15 dias que comprei a sx510 no paraguaí, paguei 205U$ na cellmotion, a câmera é muito boa mesmo, valeu cada centavo ;)

      Excluir
    2. Eu não prefiro a SX510 pois a SX50 é claramente superior a ela, é só ver a diferença de preço. Se você encontrou a SX50 a um bom preço, se ela atende suas necessidades e pode pagar por ela então acho que deve pegá-la.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  16. Oi Rodrigo. Estava super animada pra comprar uma canon sx 160, mas depois de ler seu post desanimei um pouco. Não entendi muito bem o porque de vc indicar a sx 170 sendo que ela também tem 16 MP, pode me explicar?! . Fui ver sobre a sx 240, pelo que vi ela é melhor por causa que tem menos megapixels, mas isso influencia tanto assim?? É que o modelo da 160/70 me agradou mais, e o preço tbm é melhor hehe.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a SX160 e SX170 são praticamente iguais, a diferença é que a SX160 é movida a pilhas e a SX170 a bateria. Sobre a questão dos megapixels, entenderá melhor lendo estes artigos aqui:
      http://www.foto-facil.com/2010/01/maior-resolucao-maior-qualidadesera.html

      http://www.foto-facil.com/2011/05/densidade-de-megapixels.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Amigo. Estou com uma divida danada
    Entre a canon SX510 e a Fuji Finepix S4800
    Qual dessas e melhor? Não uso muito o filme, mais uso muito zoom óptico e foto, e para uso domestico mesmo. sempre tive canon (canon A300 depois A720) essas te uma defeito é quando uso o flech demora muito a carregar. Como vc entende de camera . estou na duvida. AJUDA AI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem e também em recursos a Canon SX510 é melhor. Há vários fatores que interferem na demora do carregamento do flash como o fato de serem movidas a pilha, resolução usada, intensidade de flash usada, nível de automatismos usado, entre outros. Enfim, não é um defeito.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Mesma coisa, a série SX da Canon sempre será superior à série S da Fuji. A qualidade óptica é melhor além de os controles manuais serem completos.

      Excluir
  18. Amigo. Desculpa está. Te enchendo o saco
    Canon Sx510 vs Sony dsc-h300?? Nesse preço qual vc me indica? A canon 510 mesmo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado amigo. Vc precisar das dicas para melhorar a velocidade di carregamento do fresh vc me ajuda??
      Vou de sx510 3cameracanon minha

      Excluir
    2. Aprendendo a usar o modo manual da câmera já ajudará bastante pois quanto menos automatismo a câmera precisar, mais rápido poderá carregar o flash. Um cartão de memória de alta velocidade também ajuda nisso.

      Excluir
  19. Ao comparar o zoom da sx510hs com o da sx170hs é possível perceber diferenças significativas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, porque são câmeras completamente diferentes tanto em óptica quanto sensor, nem dá pra ficar comparando uma câmera de 30x com outra de 16x. Uma lente com mais zoom sempre terá uma perda maior de nitidez, mas como a SX510 tem um sensor melhor isso pode ser compensado.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  20. Primeiramente parabens, rodrigo, eu tambem me chamo rodrigo e estou na duvida desta camera , se a qualidade desta foto, fotos caseira sabe sou lego , e tambem pelo preço muito diferente q encontrei achei de 600,00 a 1.000,00 maquina nova . sera que a alguma diferença entre maquinas canon sx510 hs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço diferente é de acordo como a câmera é adquirida pela loja ou vendedor. Grandes magazines que recebem diretamente do fabricante e pagam os impostos são obrigadas a repassar isso ao consumidor, os que vendem mais baratos importam os produtos sem pagar os impostos e podem praticar preços mais acessíveis.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  21. boa noite Rodrigo...eu estou pesquisando para comprar uma Canon ou Nikon, estou em duvida quanto ao zoom e entre o megapixels, o que vc me sugere: uma Canon 16 ou 12mp 30 zoom ou uma Nikon 16mp e 16 zoom? Estou numa duvida enorme, desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa questão é complicada pois é você quem tem que decidir o quanto de zoom precisa. Mas quanto aos megapixels, menos é mais, sempre é melhor ter uma resolução menor, isso acarreta em melhores imagens.

      Outra dica que dou é: Nikon não é tão boa em compactas, há marcas melhores como a Panasonic. E também preciso saber se você pretende ter uma câmera mais avançada, com controles manuais, ou se é apenas para apontar e disparar.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Rodrigo o mega quanto menos é melhor, é isso? Eu quero uma maquina só pra tirar fotos da familia mesmo, de alguns eventos, não é nada profissional não! Muito obrigada pela sua atenção e pela rapidez!!!!!

      Excluir
    3. Se for em relação aos megapixels, em câmeras compactas quanto menor melhor. Quanto você pode investir agora?

      Fico no aguardo.

      Excluir
    4. Olá Rodrigo é uma semi-profissional Nikon que vou comprar, o que vc me diz

      Excluir
    5. Pela descrição de zoom que você deu, ela não é uma semiprofissional, é uma compacta. Aliás, câmera semiprofissional nem existe, é um termo que inventaram pra elevar o nível de câmeras ruins.

      Se você já se decidiu pela câmera então é só isso mesmo que eu disse antes: em relação a megapixels, nesse tipo de câmera menos é mais, sempre. E lembre-se que toda câmera de longo alcance, as chamadas superzoom, são compactas. Semiprofissional é historinha que a mídia inventou para enganar o consumidor, muitas superzoom sequer possuem controles manuais para serem consideradas pelo menos avançadas, não passam de câmeras automáticas simples em corpos grandes, mas com a mesma qualidade de imagem das câmeras de bolso.

      Excluir
    6. Ok...obrigada pelas instruções. Já fiquei meio desconfiada pra comprar...nota 1000 pra sua sinceridade, nem sempre as pessoas falam algo pra nos ajudar!!!! Então o certo seria comprar um profissional, pra não ser "enganado"? Mais uma vez muito obrigada por ter me aberto os olhos em relação as semi-profissional!!! Boa noite!!!!

      Excluir
    7. A função principal do blog é fazer o leitor conhecer as armadilhas da fotografia digital, que são muitas, e dar um caminho para que saiba qual o melhor equipamento possível para cada caso. Se eu alcançar esse objetivo fico satisfeito.

      O certo seria você definir suas prioridades, o que procura em uma câmera, o que ela precisa ter para atender suas necessidades. Então partir para a escolha do tipo de câmera e depois do modelo de câmera. Provavelmente você nem precise de uma profissional, assim como 90% das pessoas não precisam.

      Faça uma lista do que uma câmera precisa ter e aí já terá meio caminho andado para a escolha da sua câmera.

      Excluir
    8. Rodrigo eu só quero que tenha uma boa imagem e que capture imagens mais distantes, claro que nem tão longe, mais é praticamente isso que preciso, quero uma câmera só pra tirar fotos da familia e pra fazer videos caseiros mesmo! Muito obrigada sempre pela sua atenção!!!

      Excluir
    9. Qualquer Canon ou Panasonic da menor resolução que encontrar.

      Excluir
    10. Muito obrigada pelas suas dicas e pela atenção!!!!

      Excluir
  22. boa tarde , comprei uma fuji s4800 e diz que suporta cartao de memoria de 8gb mais coloquei um de 32 pois nao tinha em maos e coloquei o de 32 para ver e tirou fotos e fez videos normalmente , tem algum problema se colocado um cartao com maior gb, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fuji S4800 aceita cartões de até 128gb, mas o mais recomendável é usar cartões menores e não manter as fotos durante muito tempo nos cartões.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  23. Amigo a 510 tem fosca sim , porém parece que não ainda quem tenha feito filtro ou adaptador para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela tem rosca então é só comprar qualquer filtro nesse diâmeto que encaixa, não precisa ninguém fazer nada específico. Agora, se ela tiver uma ranhura, aí precisa de algo específico sim. Pode informar o diâmetro da rosca para eu poder incluir a informação na matéria?

      Excluir
  24. Olá Rodrigo Parabéns pelo blog minha dúvida é uma comparação da nikon 1 com sx510 qual valeria a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São câmeras completamente diferentes, de categorias totalmente distintas, e nem cabe comparação entre elas. Qualquer Nikon 1 é muito superior à Canon SX510, mas é preciso saber antes se ela é o tipo de câmera que você precisa já que está comparando-a com uma superzoom e o que uma faz, a outra não faz e vice-versa.

      Enfim, são dois mundos completamente diferentes, uma troca de lente enquanto a outra já possui uma lente bastante extensa e pronta para todo tipo de foto, porém com qualidade de imagem bastante inferior. Enfim, é preciso saber se você precisa de uma câmera mais simples ou de uma mais avançada. E sem contar que há vários modelos diferentes de Nikon 1, também teria que definir qual deles é o que lhe interessa mais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  25. Fuji S4800 e a sx510 qual a melhor compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente a SX510 é uma melhor compra.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  26. Parabens pela iniciativa! Achei super legais as infos sobre as duas cameras e as duvidas dos leitores sempre dilucidadas com atencao e profissionalismo!

    A diferença de $$ é pouca, mas qual a mais indicada para fotos de paisagens ensolaradas (mar), fotos q possam ser tiradas em movimento e fidelidade de cores (matas e jardins)? A FZ70 ou a SX510hs? O ruim da 1a é o tamanho, dificultando o transporte e manuseio. Mas a pouca diferença dos valores deixam-na atrativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX510 deve ser ligeiramente superior, mas não acredito que seja nada muito perceptível. A diferença entre elas vai ficando maior, em favor da SX510, conforme vai se piorando a iluminação pois, nesse caso, o sensor de 12 megapixels faz diferença frente ao de 16 megapixels.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  27. Parabéns pelo Blog! Qual a performance da Canon SX510, em fotos feitas em ambientes com poucas luz? A qualidade da foto fica muito prejudicada? A máquina dispõe de dispositivos que permitem que seja feita um boa foto em pouca luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em ambientes com pouca luz não dá pra exigir muito de câmeras superzoom como a SX510, o desempenho não é bom. E não há nenhum dispositivo nela que não tenha em outras câmeras, como o ISO e os controles manuais, saber usá-los é a chave para extrair o máximo que a câmera oferece.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  28. Obrigado Rodrigo! Desculpe, incomodar novamente! E com a Canon SX 50 irei conseguir boas fotos em ambiente com pouca luz? Ela dispõe de recursos para isso? Sugere algum modelo/marca com teto de R$ 1.200,00 que eu possa adquirir? O uso seria doméstico, com fotos de família e fotos de imóveis, já que trabalho em imobiliária. Desde já, obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse antes, nenhuma superzoom possui bom desempenho com pouca luz. Vai ter que abrir mão do longo alcance se quiser uma câmera que funcione bem com pouca luz e ainda assim terá que aprender a usar os controles manuais. Posso te indicar agora a Canon S110.

      Excluir
  29. Olá Rodrigo boa noite.
    Estou pesquisando algumas câmeras e apenas para vc saber o tamanho da minha dúvida comecei olhando uma wb350 Smart Samsung (+-R$ 450), depois vi uma Nikon S9500(+-R$ 600) que ainda é compacta e parece ter uma melhor qualidade de imagem(lente cristal), mas agora vi essa SX510 (+- R$750) q tem menos megas mas parece ter melhor qualidade ainda e tem cara de "semi-profissional". Gosto de uma boa foto em viagens, festas, família, filho pequeno e nem sempre com boa luz o zoom para mim não faz tanta diferença e gosto de tecnologia por isso vi modelos com wifi para usar com o celular/tablete. Você acha que pelos ajustes e qualidade da imagem vale mais a pena pagar mais na SX510 do que na S9500 ? Hoje uso o celular e uma tg310 a prova d'agua.
    Parabéns pelo site e dedicação nas respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vale mais a pena a SX510 porque ela possui realmente maior qualidade de imagem e também possui controles manuais caso queira aprender a fotografar. Mas a WB350 também é uma opção melhor que a S9500, caso prefira uma câmera menor e mais prática.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Acho que a SX510 não possui HDR também ... tem alternativa ? Seria com ajustes manuais ?

      Excluir
    3. Com ajustes manuais e edição de imagens.

      Excluir
    4. Obrigado Rodrigo pelos conselhos.

      Excluir
  30. Olá Rodrigo. Estou em dúvida em qual comprar, Canon sx-510hs ou Nikon l-830? Qual você me indica? Cordialmente Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX510 tem uma qualidade óptica superior e ainda possui controles manuais caso tenha interesse em aprender a fotografar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Em vídeos visto no YouTube como filmadora a Nikon é superior certo?

      Excluir
    3. Principalmente quando usa o zoom

      Excluir
    4. Também estava vendo e não tive esta informação da Canon mais a Nikon tem funções de efeitos como cor seletiva.

      Excluir
    5. Não analiso vídeos, apenas fotos, então não posso opinar nessa questão. Minhas recomendações são baseadas exclusivamente em qualidade de imagem e quantidade de controles manuais que são os quesitos que interferem diretamente no desempenho da câmera, não coloco funções de efeitos acima disso. Essa é uma questão pessoal que deve ser analisada pelo usuário, é ele quem deve decidir o que é mais importante na compra de uma câmera.

      Excluir
    6. Rodrigo desculpa te incomodar, mais só para finalizar, para eu tirar foto com minha familia (tipo festa de aniversario e tal) voce me indica a canon?

      Excluir
    7. Sim, indico qualquer Canon ou Panasonic, são as melhores compactas que existem de baixo custo.

      Excluir
  31. Rodrigo, parabéns pelo blog!!!!
    Estou precisando de uma câmera para fotos caseiras, viagens, filhos, coisas do tipo... Fiz uma breve pesquisa e fiquei em dúvida entre a canon sx510 e a nikon p530. O que vc me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem fico, por enquanto, com a SX510. Ainda não vi resultados reais de gente que sabe fotografar com a P530, então ainda aguardo mais resultados pra começar a indicar a P530 que parece ser muito boa.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  32. Rodrigo Boa tarde ! estou pretendendo comprar uma canon sx510, principalmente pelo recurso que ela tem de wifi, para utilizar este recurso é muito demorado pra tranferir fotos para o tablet, celular ? caso seja demorado tem alguma algternativa , exemplo um cartõ com mais memoria? obrigado Marcos Gonçalves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wi-fi de câmera nunca foi um recurso dos mais ágeis, é um pouco demorado sim. Não recomendo cartões de alta capacidade, cartão de memória é muito volátil e perde dados com facilidade se as fotos permanecerem muito tempo nele. Recomendo que descarregue-o todo a cada sessão de fotos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  33. Fiz essa pergunta lá no mundo fotográfico, mas vi q tb era possível.Minha sx130 deu problema e queria substitui-la (essa já era minha intenção), então pelos relatos daqui e do blog foto-facil vi que essa câmera é bem indicada, eu mesmo já indiquei essa câmera lá no fórum. Só gostaria de confirmar se a sx510 se equipara em qualidade de imagem em relação a sx130 e se o sensor CMOS da sx510 é melhor que o CCD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo ver muita diferença entre CCD e CMOS de compactas, são sensores muito pequenos e a coisa fica bastante nivelada. Acho que são câmeras no mesmo nível de qualidade de imagem, com alguma diferençazinha dependendo de cada situação diferente que encontrar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  34. ola. Comprei uma SX510 mas nao consigo achar os filtros que me falaram que ela tinha. Somente a mudança de cores. Ela tem efeitos como panorama e olho de peixe? tem outra maneira de baixar as fotos sem ser por wifi? ela veio sem cabo., agradeço a ajuda,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O modo mais rcomendado para baixar as fotos em qualquer câmera é utilizando um leitor de cartão de memória, com cabo pode ocorrer muitos erros de leitura e wi-fi é lento demais.

      Ela possui o efeito de olho de peixe mas não há nada mencionado sobre panorama, mas é possível que ela tenha o modo panorâmico convencional que se encontra em qualquer câmera Canon.

      Os filtros se encontram no dial na opção que mostra círculos sobrepostos. Recomendo que leia atentamente todo o manual de instruções com a câmera em mãos e realize todas as funções citadas nele, assim conhecerá sua câmera por completo e esse é o primeiro (e obrigatório) passo para aprender todas as funções disponíveis.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  35. Rodrigo, a sx 510 é muito superior à sx170? Achei a diferença de preço bem grande entre elas. Quase comprei a sx170, mas fiquei na dúvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sx510 é superior, estou quase comprando a sx510 aqui http://www.zamax.com.br/semi-profissional-ct-1018-108099.htm
      + ou - 100 reais de diferença entre a sx170 e sx510, sendo q a última tem 30x de zoom, wifi , HS system e menor resolução (+qualidade).

      Excluir
    2. Muito superior não, mas um pouco superior sim, em qualidade de imagem. A diferença de zoom e o wi-fi integrado encarecem bastante o produto.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  36. Bom dia Rodrigo, parabéns pelo Blog, muitas dúvidas esclarecidas...

    Por favor quero adquirir uma nova câmera Canon atualmente estava com a Canon Sx150, por um acidente caiu e danificou obturador (valer a pensa o concerto?)
    Meu uso é festas, viagens e crianças (desde bebês) gosto de fazer montagens de fotos, retrospectivas...ainda não tenho condições de uma Profissional mas quero dar um passo bem a frente da SX150, qual você me indicaria? quero ir aperfeiçoando pois tenho vontade de fazer um Curso nessa área, amo fotos.
    Meu objetivo são fotos nítidas, disparo rápido e que facilite a qualidade em ambientes com pouca claridade

    Muito obrigada
    Eliane de Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber o quanto pode investir agora e se você já usava os controles manuais na SX150. Fico aguardando sua resposta.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo vou investir uma faixa de R$ 1.000,00, estou bem interessada na Sx50 ou Sx510... na Sx150 usava sim os controles manuais, talvez não dominasse totalmente mas tentava rs. Consigo usar o automático dessas que citei até ir conhecendo melhor os controles manuais?

      Excluir
    3. A SX50 é um pouco melhor que a SX510 mas a diferença de preço é grande então só recomendo a SX50 se o LCD móvel e os 50x de zoom forem muito necessários, senão é melhor a SX510.

      Sobre o modo automático, depende do nível de exigência de cada um, se as fotos da SX150 no automático te agradavam então certamente as de qualquer uma dessas duas câmeras também irão te agradar.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. Obrigada Rodrigo

      Rodrigo referente ao resultado de fotos noturnas, em festas igreja, salões, ambiente fechado qual o resultado das 2 cameras citadas?

      Na SX50 é aconselhável comprar o flash externo para melhores resultados das fotos tiradas a noite

      Li uma matéria onde você comenta sobre a G15 é uma boa camera também né?

      As fotos da Sx150 me agradavam sim, só em ambientes fechados a noite que não conseguia um bom resultado e talvez por ser a pilha ainda, demorava para conseguir o disparo. Gostaria de uma com fotos nítidas, bons resultados em ambientes fechados e que facilitasse no disparo, para não perder momentos rs...

      Se tiver outros modelos também para me sugerir agradeço

      Excluir
    5. O resultado é basicamente o mesmo, pois o sensor de ambas possui a mesma resolução. Em qualidade de imagem, a diferença entre elas é quase imperceptível se é que existe.

      Não recomendo flash externo pelo tamanho do sensor e a dificuldade que ele tem em interpretar as condições de luminosidade, é um gasto alto demais para pouco desempenho e também seria mais uma coisa a aprender pois é mais difícil usar o flash do que os controles manuais.

      A G15, assim como toda compacta premium, eu considero como o último estágio antes de uma câmera de lentes intercambiáveis. É a câmera de "bolso" de muitos profissionais.

      Se seu foco for uma superzoom a SX50 é uma das melhores ao lado de Fuji HS50 e Panasonic FZ200, são as 3 que considero melhores e costumo indicar a todos que procuram esse tipo de câmera. Mas nenhuma delas é muito diferente da SX150 em qualidade de imagem, são um pouco melhores mas não é uma diferença gritante, pois são basicamente o mesmo tipo de câmera.

      Excluir
    6. Rodrigo meu foco não seria o superzoom, quero para fotografar crianças em festa e arriscar algumas fotos próximas como book(recém nascidos), paisagens e poder obter um bom resultado em eventos a noite, que a foto fique nítida.
      Como você me disse as 2 citadas a cima são bem parecidas com a que eu tinha SX150, qual você me sugeria então para ser um avanço em relação a minha anterior.

      Obrigada

      Excluir
    7. Na faixa de preço de 1000 reais acho que só tem a Canon S110.

      Excluir
    8. Bom dia Rodrigo muito agradecida pela ajuda...

      Rodrigo se eu conseguir investir um valor mais alto para comprar uma G15, estarei fazendo uma boa compra? em relação a Sx50 e a Sx510, dispensando o Zoom.
      Sairei amanhã em busca da minha nova Camera

      Muito obrigada

      Excluir
    9. A S110 tem a mesma qualidade de imagem da G15 já que o sensor é o mesmo, então não necessitaria gastar mais com a G15, a S110 seria uma G15 que cabe no bolso. Qualquer uma das duas é infinitamente melhor a qualquer superzoom normal, pois agora tem a Panasonic FZ1000 que é uma superzoom anormal rsrs, mas é coisa de 3 mil reais.

      Excluir
    10. Bom dia Rodrigo

      Venho agradecer pela ajuda, ontem comprei minha nova camera a SX510, bonta ela rs... espero obter bons resultados.

      Um ótimo domingo
      Abraço

      Excluir
  37. Olá Rodrigo, blog mais que interessante, diria que até necessário. Estou disponibilizando de R$ 600,00 para uma câmera e a unica que consegui a esse preço foi a Sx 510. Depois de ler seus comentários decidi encarar a danada. Abraços e muito obrigado pela dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato por suas palavras, Paulo. É com muita dedicação e dificuldade que mantenho este blog com o intuito de ajudar as pessoas a não passarem pelos mesmos problemas que passei para escolher minhas primeiras câmeras.

      Espero que goste da sua aquisição, o custo-benefício dela é ótimo e estude os controles manuais para fazer valer o investimento.

      Excluir
  38. Minha camera chegou (sx510), a qualidade é otima (senti q é um pouco melhor q q sx130) e tb em situação de baixa luminosidade apesar da abertura max de 3.4 ela é muito boa e melhor q as ultimas cameras da serie sx1xx. Fora o zoom q é perfeito. Obrigado pela a indicação e informação. Ja ate postei algumas fotos q fiz dela la no grupo dosite la no flickr. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico contente que o blog tenha lhe ajudado a conseguir uma boa câmera. Esse retorno é o que desejo de todos os leitores. Bons cliques!

      Excluir
  39. Rodrigo Parabéns pelo blog, pela atenção e dedicação com seus leitores.
    Estou olhando bastante as cameras, mesmo entendendo pouco já vi que nem sempre o MP maior é o melhor.
    Entre as cameras nikon coolpix L820 e a canon sx510 o que você me relata sobre? são muito distintas? Procuro camera para fotos em festas, família (pouca luminosidade) e ambientes abertos tbm.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, pelo que já li a cano sx510 não vem com cabo USB...tem alguma restrição sobre esse quisito. Posso adquirilo fora a parte ou so transfere as fotos via adaptador?
      Obrigada

      Excluir
    2. Rodrigo, outra dúvida... estou olhando a canon sx510 em 2 sites diferentes, e um diz q possui uma caracteristica e outro já diz que não possui sendo a mesma camera. Por ex.: um diz que tem detector de face e de sorriso e já outro diz que não tem !!
      Pode ser que o site esteja so acrescentando características que não existem?
      Pela terceira vez obrigada hahaha

      Excluir
    3. Que bom que tem gostado do blog, Helba. Fico contente com isso pois é o objetivo sendo alcançado.

      Então, em qualidade de imagem e recursos a SX510 é melhor que a L820. Sobre o cbo USB, realmente é uma falha, mas qualquer cabo mini USB (o mais comum de todos) funciona nesta câmera. Porém, não recomendo a transferência de arquivos via cabo, prefiro que você tenha um leitor de cartão de memória e transfira as fotos do cartão para o computador. É mais rápido e seguro.

      Não há detector de face, há apenas o temporizador de face.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. ok muito obrigada... para ambientes mais escuros posso explorar a canon SX510?
      obrigada

      Excluir
    5. Pode e deve. Não dá pra fazer milagre com ela, mas aprendendo a usar os controles manuais conseguirá resultadores melhores do que no modo automático.

      Excluir
  40. Rodrigo e o qu vc me diz sobre a Canon SX170IS PT ? sobre qualidades em imagens ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É quase o mesmo nível da SX510, não há grande diferença entre elas.

      Excluir
  41. Rodrigo, boa noite. tem como reconfigurar o sistema da canon 510hs? eu to achando algo estranho nela. quando aumento o zoom ela mesmo em modo automatico nao dá o foco nos objetos. Tem algum tipo de reset nisso ou é questao de configuracao? vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ter selecionado em algum momento o foco manual, vá pressionando o botão que alterna os modos de focagem para ver se é isso mesmo. Sugira que leia todo o manual com a câmera em mãos para ir testando todas as funções descritas nele, assim fica mais fácil solucionar estes problemas quando eles acontecerem.

      Tenha em mente que modo automático não é a mesma coisa que foco automático, estas funções são totalmente independentes. Você pode usar foco manual no modo automático assim como também pode usar foco automático no modo manual ou nos modos de prioridades.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. bom, revi todas as configs possiveis e nada. Fiz uns testes em macro foco e notei que a objetiva ficava dando uns estalos tentando ajustar automaticamente o foco e nao conseguia estabilizar. quando coloquei para focalizar a longa distancia objetos pequenos que antes ela conseguia focar, nada. Camera nova e já com estes erros é desanimador. O jeito é mandar pra assistencia e em Sao Paulo. Eh dose..

      Excluir
    3. Esses estalos não são normais, parece ser caso de assistência técnica mesmo.

      Excluir
  42. Oi amigo, estou satisfeito com a sx510, estou gostando muito da qualidade das imagens, porém outro dia vi uma marca de impressão digital na lente da câmera e fiquei preocupado.
    O que vc recomenda para limpar a lente da camera? Eu vi no mercado livre uma tal de caneta Lenspen e até achei o preço acessível, vc recomenda limpar a lente da câmera com esse acessório? Ah, eu acabei limpando a lente com algodão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o Lenspen é o acessório ideal para limpeza de lentes. Na falta dele uma flanela seca de microfibra resolve o problema, em ótica tem de graça. O problema do algodão são os pelinhos que soltam, mesmo aqueles que não enxergamos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  43. Rodrigo de um modo geral qual é a melhor? a Canion sx170 ou a sx510?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SX510 é ligeiramente melhor por possuir uma resolução menor e mais condizente com o tamanho do sensor.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  44. Oi Rodrigo!
    Parabéns pelo site! Vendo as opiniões expostas aqui eu decidi que máquina comprar.
    Comprei a sx 510 mas queria saber se você acha válido comprar uma bateria sobressalente para a maquina? Em caso positivo, as da marca vivitar são boas?
    Novamente parabens pelo site e pelas opnioes...sao muito validas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, é item obrigatório pois um dia pode fazer falta. Eu não me prendo a marcas, peço apenas para observar os valores de amperagem, voltagem e potência que não devem ser mais do que 10% diferentes da original.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  45. Obrigado Rodrigo!!
    Desculpa o incomodo mas.... Vc tem alguma ideia de marcas de bateria? so vi achei a vivitar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro genéricas mesmo, dessas lojas da China, não conheço nenhuma marca específica.

      Excluir
  46. Rodrigo, primeiramente parabéns pelo blog. Me dá uma idéia, tou querendo uma camera compacta pra ser segunda camera (Tenho uma t3i). Essa segunda camera seria pra ficar no bolso só pra não perder algum momento caso eu não esteja com a slr ou em algum lugar que não posso caregá-la. Gostei da SX170, principalmente pq não quero gastar muito. Vi também a wb350f da samsung. As duas parecem bem portáteis, em questão desempenho qual vc acha que se dá melhor? Alguma outra sugestão de uns 400 pila ?

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre usei Canon e quando fiz minha primeira tentativa de mudar de marca optei por Samsung e não gostei, então recomendo a Canon SX170.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Valeu guri, só tenho que ir numa loja pra ver a real portabilidade dela. Se é pequena como aparenta ser.

      Excluir
  47. Olá Rodrigo, boa noite.
    Acabei de comprar a minha sx510. Quero lhe agradecer e muito pela disponibilidade e ajuda com esclarecimentos acerca de tal câmera, seu blog é maravilhoso, parabéns.
    Ah, peguei uma promoção muito boa no submarino (R$ 554,00), para quem interessar, fica a dica.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando da câmera, agora é partir para os estudos afim de aproveitar o máximo que essa câmera oferece.

      Obrigado pela presença no blog.

      Excluir
  48. Olá Rodrigo Jordy , parabéns pelo blogger !
    Bem , meu colega está querendo vender uma Camera Sony Hx 200 Gps usadinha pelo preçinho de 500 reais , e hoje recebi mail de oferta do Submarino da Canon sx510 por 499 reias ... vou usar para passeios em praias ,ani etc etc ...
    Qual seria melhor na sua opinião ? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Canon SX510 possui uma qualidade de imagem superior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  49. Rodrigo na SX510 dá para tirar fotos em preto e branco mas nelas destacar cores? Como o vermelho, azul e etc..?
    Tipo... tiro uma foto preto e branco mas o que tiver de cor vermelha na foto fica vermelho e não preto e branco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa função não é mencionada nem no manual de instruções e nem na descrição da câmera no site do fabricante.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  50. Caro Rodrigo, tenho uma sx50hs e é uma ótima câmera. Porém estou querendo comprar uma menor que caiba no bolso e não chame muito atenção, principalmente para usar em viagens, levar em shows, etc. Estava pensando entre a sx170 e a sx270, qual seria mais indicada? Teria uma outra indicação além de uma destas? Lembrando que não quero gastar muito e ainda gostaria de ter um certo nível de zoom, pois como vou tirar fotos em viagens também, zoom é iimportante. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX270 possui qualidade de imagem superior mas também tem um problema grave na bateria que ao fazer vídeos descarrega rapidamente. Recomendo essa câmera se for para fazer apenas fotos, se quiser fazer vídeos também recomendo a SX170.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  51. Olá Rodrigo, digamos que vou iniciar meu ramo na fotografia, mas que é basicamente por hobby, pois amo fotografar, e ressalto que meu maior interesse em fotos de PAISAGEM/NATUREZA, porém que as fotos de família sempre são importantes. Irei comprar a CANON SX 170IS essa semana, e gostaria de saber sua opinião sobre ela pra utilizar nos interesses que citei.
    Desde já, agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho ela ótima, um dos melhores custos-benefício da categoria já que possui controles manuais para quem quer aprender a fotografar não apenas clicando no automático.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá, então eu comprei a sx170, mas gostaria de saber se os chapiscos/ruídos são devidos ao 16mp... pois quando a foto é tirada, e abro ela no pc, eu puxo um zoom ela fica chapiscadinha :/
      é algum erro meu, ou a camera é assim mesmo?
      obrigada!

      Excluir
    3. Se puxar o zoom fica muito chuviscado mesmo em qualquer câmera compacta, mas você também pode estar usando um ISO muito alto. Tente usar no máximo até 400.

      Excluir
    4. O pior é que está no automático :/
      Mas obrigada, mesmo assim!

      Excluir
    5. No automático não tem muito o que fazer já que a câmera escolhe todas as configurações e nivela tudo por baixo. Tente usar o modo P onde dá pra selecionar pelo menos o ISO.

      Excluir
  52. Rodrigo estou com dúvidas sobre MP. 12.1MP é melhor que 16MP ? É isso mesmo? No caso entre a SX510 e a SX170 IS .... a SX510 é melhor em se falando de MP ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso sim, quanto menos resolução melhor já que os sensores possuem o memso tamanho. Então, certamente, a SX510 é melhor já que ela pode gerar um nível de ruído menor por possuir menos megapixels.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Muito obrigada, e parabéns pelo blog. Está me ajudando bastante!

      Excluir
  53. Rodrigo, tenho um orçamento de até 1200. Minha intenção são fotos de paisagens, por hobby mesmo, mas seria interessa os controles manuais.
    Entre as Lumix Az20, L820, L830, S9700, Sony Alpha e SX510, qual me recomendaria?
    Não gosto de câmeras grandes como a D3200. Já que cabos podem ocorrer erros e meu notebook não tem esse tipo de entrada para passar as fotos, seria interessante o wi-fi mesmo que passe de forma mais lenta..zoom é bacana também, HDR também...
    Se tiver qualquer outra marca e modelo, a dica é super bem vinda e agradecida também! ;)

    Obrigada, Erica Mori

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você procura uma câmera pequena e com controles manuais te indico a Canon SX170 que não vai te custar nem metade do seu orçamento ou, se o tamanho da SX510 for agradável ela é melhor ainda.

      Sobre a transferência de imagens por wi-fi, esqueça. Também dá erros constantemente e como também não sou fã de cabos recomendo que compre um leitor de cartão de memória. É a forma mais segura de se transferir imagens e não custa caro.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigada pelo pronto retorno Rodrigo!

      A sx510 não tira foto em raw e nem tem a função HDR. Você acha que essas funcões são importantes para as minhas necessidades??

      Vi uma da fuji, a FZ150, é melhor que a SX510? Obrigada!

      Excluir
    3. RAW é completamente desnecessário para quem fotografa por hobby, já o HDR é algo pessoal e só você pode decidir se será importante ou não para você.

      Não conheço a Fuji FZ150, a única FZ150 que conheço é da Panasonic e é muito melhor que essa Canon.

      Excluir
    4. Panasonic mesmo! Obrigada, me ajudou muito!

      Excluir
  54. Boa noite! Gostaria de saber se a SX510 eu consigo filmar e exibir ao mesmo tempo em uma TV, pra ver a filmagem na TV ao invés do LCD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá pra fazer isso por meio de cabo A/V ou HDMI, mas não sei se algum deles já vem incluso na câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado!
      Me recomenda algum programa de edição de vídeo sem muito recurso e tranquilo de se mexer. O objetivo é juntar vídeos e excluir alguma parte se necessário

      Excluir
    3. Não entendo nada de vídeo, esse blog aqui é só de fotografia. Recomendo o site HDSLR para tirar sua dúvida.

      Excluir
    4. Beleza, de qualquer forma obrigado!
      Abraços

      Excluir
  55. Boa tarde Rodrigo. Pelo que li, você disse que a qualidade das duas para fotos é a mesma, certo? Achei a SX170 por R$429 e a SX510 por R$690. Quero comprar uma para hobby mesmo, tirar fotos de paisagens. Não priorizo visualizar imagens na televisão ou ajustes manuais de imagem, visto que para mim que estou começando agora, o modo automático já está excelente, apenas priorizo uma boa qualidade de imagem. Acha que a SX170 já está de bom tamanho pra mim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, está ótima mas saiba que usando-a no automático não terá nada muito diferente das câmeras que já conhece. Estas câmeras só se tornam realmente melhores ao usr o modo manual.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Tem alguma dica do que pesquisar pra utilizar ela melhor no modo manual? Vi você falando do ISO.

      Excluir
    3. Tem um vídeo bem didático aqui: http://www.foto-facil.com/2012/08/as-3-bases-da-exposicao-e-fotografia.html

      Clique no botão que te leva para assistir direto no Youtube e lá você poderá habilitar as legendas automáticas em português, dá pra entender perfeitamente tudo que se passa no vídeo, ele é bem didático e é muito fácil de aprender por ele.

      Excluir
  56. Olá ROdrigo, bom dia!

    Agradeceria se você pudesse me ajudar! COmprei esse final de semana uma sx170 e ainda não me aventurei no modo manual, porém, testando o modo automático as imagens ficam visivelmente MUITO granuladas, mesmo na resolução mais alta. Você sabe me dizer se é assim mesmo ou será que tem algo errado? (comparei as imagens dela com uma cybershot point and shot antigassa aqui e a qualidade da sx170 tá mil vezes pior..)

    Estou sem saber se é problema com a camera, se o modelo é assim mesmo ou se vale a pena devolve-la e trocar pela sx510?

    Meu uso é mais para viagens, paisagens e pessoas mesmo. Não uso vídeo, e minha prioridade é uma camera com boa qualidade de imagem.

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for durante à noite é culpa da alta resolução que as compactas atuais possuem, é um problema sem solução. Lá atrás venderam a ideia de que mais megapixels é sinônimo de maior qualidade, o consumidor acreditou, não desmentiram a falsa afirmação e hoje o que temos são compactas de qualidade mais baixa que as antigas, infelizmente não há como mudar isso. A não ser que passe a usar tripé e os controles manuais corretamente, no automático não tem como.

      Se for durante o dia há a possibilidade de usar o modo P e pelo menos controlar o ISO usando o mínimo possível, isso deve diminuir o ruído.

      Trocar pela SX510 não te dará um grande ganho em relação a ruído a não ser que passe a usar sempre o modo manual, no modo automático não tem como fazer milagre com nenhuma compacta simples atual.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  57. Boa Tarde Rodrigo, estive me informando a respeito de câmeras, pois estou procurando uma para eu compra e eu me interessei pela SX510 me informaram que ela é ótima, porém ela disse ser ruim para fotos noturna e de pouca luminosidade, o que vc me diz a respeito de fotos noturna? espero sua resposta obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma excelente câmera dentro do que se propõe a fazer, já a recomendei a muitas pessoas e parece que o nível de satisfação com ela é de 100%. É uma câmera para fotos descompromissadas mas possui controles manuais e quem domina estes controles consegue fazer excelentes fotos.

      Mas fotos noturnas dependem de três coisas: um sensor grande, uma lente clara e um alto conhecimento de fotografia. O sensor grande e a lente clara esta câmera não tem, precisaria desembolsar pelo menos o dobro do que ela custa para conseguir isso.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  58. Boa tarde! Rodrigo, Por favor preciso de uma dica...
    Estou na dúvida sonre a canon sx170 ou sx510... Quero uma câmera para registrar momentos simples, seja em casa, viagens, passeios... Comprei a SX170 mas ainda não recebi...
    Pelo que percebi a SX510 é melhor... Em sua opinião, vale a pena trocá-la pela sx510?
    Percebi que nesse fds a diferença é pequena... sx170 à R$399 e a SX510 à R$528,00.
    Desde já meu muito obrigado. Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX510 possui uma melhor qualidade de imagem mas é algo tão pequeno que é quase imperceptível para a maioria das pessoas. A grande vantagem dela seria os 30x de zoom, mas aí você deixa de ter uma câmera portátil.

      Se você tem necessidade de um alcance maior e não se importa em carregar uma câmera grande e pesada então pode pegar a SX510, caso contrário economize alguns reais e fique com a SX170.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  59. ola rodrigo ! estou escolhendo uma sx510 não quero essa maquina para trabalho ,apenas para fotos de familia e viagem e vou precisar desse super zom dela . só que quero uma com a imagem MUITO boa , boa mesmo . ai estou com duvida o que vc acha da qualidade dela ? grato!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro da slimitações de uma superzoom, a SX510 é muito boa. Difícil encontrar uma melhor na faixa de preço dela. Mas não adianta ter só a câmera, tem que saber usar, recomendo que faça pelo menos um curso básico para aprender a usar os controles manuais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  60. Olá, Rodrigo
    Há algum tempo estou em dúvida entre a SX170 ou a SX510. Li todas as dúvidas que o pessoal tirou contigo mas ainda não consegui decidir. hehe
    Minha intenção é ter uma câmera para explorar seus modos manuais principalmente em paisagens e na macrofotografia.Também quero um equipamento para aqueles momentos em que você pensa "putz, deveria ter uma foto disso!". Hoje a SX170 tá mais ou menos R$250 mais barata que a SX510, além de que a portatibilidade da primeira também é bastante atrativa. Mas, o meu medo, e minha grande dúvida é de que se eu adquirir a SX170 estarei perdendo muitos recursos que a SX510 oferece e a 170 não?
    Até porque acredito que vou demorar muitos anos até adquirir um novo equipamento..

    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode pegar a SX170, não vai perder nada, os recursos de ambas são praticamente os mesmos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  61. Rodrigo qual é melhor para gravar videos câmera nikon l820 ou a canon sx50 hs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como câmeras fotográficas apenas quebram galho em vídeos vá na mais barata, neste caso deve ser a L820. Mas se a prioridade forem vídeos o ideal é uma filmadora mesmo, e a grande maioria hoje em dia já faz captura de imagens quando precisar de imagens estáticas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  62. Olá Rodrigo, boa tarde!

    Li por aqui, que você acha a SX170 e SX510 melhor que a Nikon P600, correto?
    Qual vc indicaria? Utilizo para viagens e fotos pessoais, porém revelo todas, com isso a qualidade de revelação nem sempre é boa nas câmeras de hoje em dia.
    Outra dúvida é: as SX170 e SX510 tem wifi com a mesma compatibilidade da P600? Consigo tirar fotos pelo celular na camera?

    Aguardo e agradeço a atenção!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualidade de imagem as Canon são melhores mas, segundo a descrição do fabricante, em nenhum momento há alguma menção sobre disparo remoto por smartphone usando o wi-fi da SX510. A SX170 não possui wi-fi.

      Se você procura qualidade de imagem fique com a Canon, se procura wi-fi com disparo remoto fique com a Nikon.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  63. Rodrigo, boa noite!
    Tinha uma HP Photosmart 945 (antiga, mas boa) que atendia muito bem as minhas necessidades. As minhas dúvidas referente a SX510 são: A qualidade da imagem sem zoom é bem nítida e ampla? O ISO é manual para eu regular a qualidade da imagem noturna? Essa Quero fotos vivas, com estabilidade e nítidas. Além dessa, teria outra para me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SX510 possui uma qualidade de acordo com o que custa, está no mesmo nível de toda compacta atualmente. Possui todos os controles manuais: ISO, tempo de exposição e abertura do diafragma, essa é a maior vantagem dela sobre as outras compactas.

      Apenas não espere nada de excepcional dela nem de qualquer outra compacta em fotos noturnas, com sensores pequenos como os delas não dá pra fazer milagre. Se quer bom desempenho em fotos noturnas terá que partir para umas DSLR e esquecer o longo alcance das superzoom.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Entendi, mas de acordo com o que quero nas fotos, pelo menos as tiradas de dia, o que você me indica?

      Excluir
    3. SX510 mesmo, nessa categoria de câmeras é o melhor custo-benefício.

      Excluir
    4. Boa tarde Rodrigo, Estou entrando nesse mundo agora, mas não como profissional e sim como amante de fotos com qualidade e que marcam momentos, comecei a pesquisar semi-profissionais, depois cheguei a conclusão que o ideal para mim seria uma compacta "avançada", chequei as duas opções citadas no blog (s170 e sx510) da Canon, pelas especificações técnicas e pela "pegada" que facilita na hora da foto, a s170 estou achando a R$ 540 (à vista) e sx510 R$ 770 (à vista) está difícil de escolher, já li todas as msgs acima e outras pela internet, já vi que a questão de pixels não interfere em muita coisa, mas que o sensor sim, ou seja, quero uma câmera para tirar fotos de viagens, paisagens, monumentos,etc. Então sobraram as dúvidas, qual câmera tem qualidade de imagem melhor ? Minhas fotos serão para no máximo um porta retratos de 30/20, pc, tv..Desculpe o incomodo e obrigado pela ajuda! Blog 10

      Excluir
    5. Vamos pelo preço, a SX510 está muito cara. A diferença entre as duas é muito pequena pra fazer valer os 230 reais a mais. Vá de SX170.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    6. Oi Rodrigo, obrigado pela resposta tão rápida. Mas sem contar a questão do valor e sim pela qualidade e opções manuais. Como não pretendo trocar de câmera tão cedo tenho que fazer o investimento certo. rs Obrigado e Abraço

      Excluir
    7. Então, foi exatamente isso que eu quis dizer no comentário anterior. Não há diferença entre as duas que justifique os 230 reais, nem 100 reais. A SX170 é a melhor escolha.

      Excluir
    8. Rodrigo estou com uma dúvida, a resolução da minha câmera sx510 é otima, mais quando passo pro meu tablet fica péssima, perde muito a aqualidade, tem algum programa que posso baixar que não deixa perder a qualidade da foto? Obrigada

      Excluir
    9. Provavelmente é a resolução da tela do seu tablet que é baixa, então não tem muito o que fazer neste caso.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails