22 de agosto de 2013

Novas compactas premium Canon S120 e G16

   Assim como as superzoom, hoje também foi dia de a Canon atualizar suas compactas premium "menores". Também foram poucas mudanças, algumas até interessantes mas o que importa é manter a qualidade do que já estava muito bom. No ano passado elas foram lançadas em conjunto com a SX50 mas a sucessora desta fica para depois, pode ser que tenha algo mais relevante e ficou reservado para outra data.
Segue o mesmo design desde que essa série retornou em 2009 com a S90
   A Canon S120 é equipada com sensor CMOS de 12.1MP (1/1.7 de polegada com 12.8MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 24-120mm com abertura f/1.8-5.7 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-12800; o tempo de exposição varia entre 1/2500 e 250 segundos; modo contínuo de até 12.1fps; possui controles manuais, wi-fi embutido e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 7 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo, com função time-lapse incluída; seu monitor LCD mede 3 polegadas e é sensível a toque; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 230 fotos por carga (300 fotos no modo ECO). Preço incial de 450 dólares
Continuam faltando atalhos para controles manuais, é uma característica das câmeras desta série
   Opinião do blogueiro: A primeira melhoria que logo salta aos olhos é a abertura um pouquinho maior tanto em grande angular quanto em tele, mas eu considero outra mais significativa: a longa exposição de 250 segundos que antes só era encontrada (em configurações de fábrica) na Panasonic LX7. O modo contínuo também está mais rápido, os vídeos em Full HD agora podem ser feito em 60fps (e ainda faz time-lapse), a bateria dura 15% mais, e as fotos podem ser feitas nas proporções 1:1, 3:2, 16:9, 4:3 e o novo formato 5:4. Além disso tudo, este sensor é diferente, não é o mesmo da versão anterior. Vamos ver como ele se comporta. Recomendada, na data de hoje, mas imagino que este preço inicial ainda irá baixar um pouquinho.
 
Mantido o anel frontal, importante para quem usa sempre no modo manual
   A Canon G16 é equipada com sensor CMOS de 12.1MP (1/1.7 de polegada com 12.8MP de resolução total); sua objetiva com 5x de zoom cobre distância focal entre 28-140mm com abertura f/1.8-2.8 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-12800; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 250 segundos; modo contínuo de até 12.2fps; possui controles manuais, wi-fi embutido e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de até 7 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formato MOV e som estéreo, com função time-lapse incluída; seu monitor LCD mede 3 polegadas e possui viewfinder óptico; é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 360 fotos por carga (480 fotos no modo ECO). Preço incial de 550 dólares.
 
O monitor LCD inclinável não voltou desde a G12, seria algo muito útil

   Opinião do blogueiro: Ganhou as mesmas melhorias da S120 como a longa exposição de 250 segundos, o modo contínuo mais rápido, os vídeos Full HD em 60fps e time-lapse, e a nova proporção 5:4, além da inclusão do wi-fi nativo que é novidade nesta série. O preço inicial parece salgado, um pouco acima da média e, apesar de ser uma excelente câmera, neste momento há opções mais baratas que estão, pelo menos, no mesmo nível. O jeito é aguardar esse preço baixar um pouco para recomendar esta câmera. Mas deixo claro que é uma ótima câmera, talvez a melhor da série G, mas é preciso verificar que a concorrência abriu os olhos para esta categoria de câmeras com preços mais atrativos.

45 comentários:

  1. começando a não ter mais tanta novidade, né? Não me atraíram em nada, essas duas...

    ResponderExcluir
  2. A canon esta virando uma apple pra mim, vem fazendo mais do mesmo nos ultimos lançamento! Acho que ta faltando ideias e inovações. Vejo Sony ganhar espaço de maneira absurda com suas compactas avançadas e suas SLTs que sao otimas cameras profissionais e batem de frente com as Canons e Nikons da vida! Basta ver os reviews das Alphas 99 e 77!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há alguns anos ela faz isso, é só pra justificar o lançamento de uma nova câmera por ano em cada categoria. Fica feio...

      Excluir
    2. Uma simples atualização de firmware faria a maioria destas mudanças.

      Excluir
  3. Rodrigo quero primeiramente parabenizá-lo pelo excelente trabalho. Sou totalmente leigo no mundo da fotografia, mais tenho acompanhado seu blog e tive a oportunidade de aprender alguma coisa de fotografia. Como disse sou leigo e nesse momento estou pesquisando por uma camera de zoom elevado(a partir de 16x) e como vc disse em uma outra postagem "brasileiro gosta muito de zoom", e que seja wireless faça fotos panorâmicas (essa série sx da Canon não faz o acoplamento das cenas na própria camenra, o que é uma pena!). Tenho alguns modelos que encontrei em um site(www.orangemix.com.br) de venda de eletrônicos, mais encontrei muita reclamação do tempo para entrega e estou querendo a camera para até 30/09. Bom as que encontrei nesse site foram a Nikon S9500 e a Panasonic Lumix DMC-ZS30, estou disposto a pagar no máximo R$ 1200,00 reais, e não precisa ser compacta, mais se me indicar algo desse gênero agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrscente a Olympus SH50 à sua lista.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. OK, mais eu não encontrei esse modelo em nenhuma loja daqui! O que vc acha da Samsung wb250?

      Excluir
    3. Dentro das exigências que procura é uma boa câmera. Se conseguir encontrar alguma versão semelhante com uma resolução menor será melhor ainda.

      Excluir
  4. Rodrigo, muito bom seu site e seus comentários sempre muito úteis. Vc falou ao comentar sobre o preço da G,15 que tem opções com preço melhor. Quais seriam estas opções para quem deseja uma compacta "Premium"?. Agradeço antecipadamente pela resposta.
    Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para deixar claro, me referi ao preço da G16 e no exterior, ok? Então, as opções são muitas, praticamente todas que possuem sensor do mesmo tamanho estão abaixo desse preço: Panasonic LF1 e LX7, Nikon P7700, Fuji XF1, Olympus XZ1, Samsung EX2F, Pentax MX1 e Canon S110.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  5. Valeu Rodrigo, andei lendo sobre a Nikon P770 e pelo custo benefício parece ser a melhor opção. Só não estou conseguindo encontrar quem venda no Brasil. Grato.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo.
    Você já publicou algo referente a família de câmeras mirrorless NX da Samsung?
    Gostaria de saber qual a melhor delas
    Ex: nx1000 ou nx210.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente já falei de todas mas essas câmeras eu deixo mais para o Resumo Fotográfico.

      A única diferença entre elas é que a NX1000 possui monitor LCD e a NX210 possui monitor OLED que consome um pouco menos de energia. Só recomendo essas câmeras para quem tem facilidade em comprar no exterior já que o suporte e a venda de lentes e acessórios no Brasil é praticamente nulo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  7. Respostas
    1. Sinceramente, aqui no Brasil eu não recomendo nenhuma pois não há suporte a nenhum sistema mirrorless aqui no Brasil. Mas os sistemas Sony NEX, Olympus PEN e Panasonic G possuem uma boa oferta de câmeras a preços baixos aqui no Brasil, mas as lentes terá que procurar no exterior mesmo.

      Excluir
    2. Nossa! estou cade vez mais indeciso.
      Não imaginei que era tão difícil assim escolher uma câmera.

      Testei algumas super zoom, apesar da boa qualidade das imagens não é o suficiente pra mim. Então me indicaram essas mirroless, qualidade de DSLR em um corpo de compacta com preços atraentes. Mas sempre tem um porem. :(

      Onde posso encontrar uma câmera de qualidade que se encaixa nas minhas exigências? Talvez eu esteja sendo muito exigente com pouca grana. rsrsrrs

      Eu também teria problemas para encontrar lentes se optasse por uma DSLR?

      Excluir
    3. Se você optar por uma DSLR Canon ou Nikon encontra lentes em qualquer esquina, aqui no Brasil só existem olhos para estes dois sistemas, infelizmente.

      Se você comprar uma mirrorless e optar por usar sempre a lente do kit então você pode adquirir qualquer um desses sistemas, o problema é que acho difícil "ficar quieto" com uma lente só.

      Excluir
  8. Não seria possível usar lentes dessas câmeras Nikon e canon em uma mirroless com algum adaptador? Ou estou falando besteira? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem como usar adaptador. Também não vendem no Brasil, ou talvez consiga encontrar procurando bastante.

      Excluir
  9. Olá Rodrigo, parabens pelo seu blog.
    Gostaria de sua ajuda.
    Sou iniciante em fotografia e atualmente tenho um nikon d3000.
    Gostaria de comprar agora uma compacta. Tinha uma sony tx1 que me quebrava um galho mas ela se foi (entrou agua).
    Queria sua ajuda.. Sempre que viajo levava as 2 cameras.. Mas nem sempre era conveniente levar a D3000 e pra cima e pra baixo e pra isso tinha a sony. Quando saio a noite levo apenas a compacta e também quando vamos a lugares como praia, mergulhos, trilhas, etc.
    Estou na duvida primeiramente se compro uma compacta procurando a melhor qualidade de imagem ou uma compacta a prova d'agua. Qual vc me recomendaria para cada finalidade? Estou indo ao paraguai no proximo mês. queria gastar em torno de 250 a 300 dollares..
    muito Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a baixa nos preços já dá pra comprar uma compacta premium com 300 dólares, até 2 anos atrás isso era impossível, então dá pra ter coisa muito boa como Panasonic LX7, Panasonic LF1, Canon G15, Olympus XZ2, Canon S110 e Nikon P330. Estão todas mais ou menos no mesmo nível, é questão de preferência pessoal escolher por uma delas.

      Já em câmeras à prova d'água indico a Panasonic TS5 ou Canon D20.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. Ola Rodrigo,

    Viajo em maio para orlando, gostaria q vc me indicasse uma excelente camera, quero tirar fotos noturna, filmar, sou leiga no assunto, mas quero comprar uma camera muito boa.
    Obrigada
    Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso saber o quanto poderá investir, se quer uma câmera que troque lentes ou uma já pronta para todo tipo de foto.

      Fico no aguardo.

      Excluir
  11. Olá amigo, gostei da matéria, poderia ajudar pois estou a procura de uma câmera que possa aprender mais sobre fotografia e que não seja grande, pois vou levar comigo para poder praticar e uma faixa de R$1000,00 ou 1300. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem várias: Canon S110, S120, G15, G16, Panasonic LX7, LF1, Fuji XF1, Nikon P7100, P7700. Qualquer uma dessas que encontrar irá lhe atender.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  12. olá Rodrigo! parabéns pelo blog... vc já me tirou algumas dúvidas e novamente preciso seu conhecimento. Desejo uma compacta premiun e como eh difícil encontrar os últimos modelos peço sua opinião. Além de boas fotos gostaria de wifi, controles manuais e de preferência com visor, ao menos óptico ( não gostaria de abrir mão deste recurso ). Encontrei G16 R$ 2400, LF1 R$ 1350 e RX100 II R$ 2600. qual melhor custo benefício? vc indicaria alguma outra que possa encontrar por aqui? muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A G16 já podemos descartar logo de cara, ela não vale isso tudo, tá cara demais. As outras duas valem o que custam, mas a RX100 só recomendo para quem já tem muito domínio da fotografia, acho a LF1 muito mais legal, das que você citou. Uma alternativa que recomendo é a Fuji XQ1.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Olá Rodrigo, minhas exigências são as mesmas que a da Margareth, mas fiquei com uma dúvida me corrija se eu estiver errada , A rx100 não tem visor óptico.
      Encontrei fácil a G16 ( que por fim é a que vou ficar, que está num preço bem abaixo do que a Margareth citou) , não consegui achar as P7800 ( essa que eu queria) e a LF1 , vc indicaria algum site que tenha essas 2?. Obrigada!

      Excluir
    3. Óptico nenhuma compacta tem, o que elas podem ter é o eletrônico já que elas não possuem o espelho para refletir a imagem, é apenas visualização direta. Quando há o visor óptico nestas câmeras é do tipo túnel com um erro de paralaxe enorme (mostra cerca de 80 a 85% do que vai ser fotografado) e esse visor eu dispenso, é melhor o LCD mesmo.

      A RX100 não tem visor, apenas a RX100 III. Não posso indicar site pois, como blogueiro de tecnologia, não posso favorecer loja A ou B e nem fazer propaganda de graça. Para encontrar lojas e vendedores recomendo fóruns de fotografia e grupos no facebook.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    4. tenho muito que apreender Rodrigo...
      eu não querendo abrir mão do visor...rs rs rs
      Lêda Maria se tiver facebook e quiser me adicionar podemos trocar informação sobre lojas. Abraço

      Excluir
    5. Obrigada pelas informações Rodrigo, digo o mesmo, tenho muito que aprender , não sabia que o visor não é visor...rssss mas ainda mostrando 80% a 85% tem boa visão? O lcd não enxergo nada com muito sol por exemplo.
      Margarete Achei um monte de "vc" no face , podes me adicionar? ( lledamaria@gmail.com)



      Excluir
    6. Tem uma boa visão sim, mas a verdade é que esse visor meio que entrou em extinção. Se não me engano, fora uma câmera que custa cerca de 4mil reais, só há o visor eletrônico mesmo em câmeras compactas.

      Se o visor óptico for item indispensável terão que optar obrigatoriamente pelas câmeras reflex ou DSLR que são as únicas que o possuem para visualizar a imagem refletida pelo espelho.

      Excluir
    7. Já tenho uma DSLR, queria uma compacta pro cotidiano , tipo colocar no bolso e sair , sem ter que carregar peso como as Dslr são.
      Se estiver saindo do tópico pode excluir, mas abrindo mão do visor, sendo que tenha modo manual e abertura grande ( isso não dá pra abrir mão) , qual; compacta indicaria? Obrigada

      Excluir
    8. Digo além da Rx100 , visto que G16 , P7800 e Lf1 tem o visor

      Excluir
    9. Veja se encontra as Olympus XZ1 e XZ2.

      Excluir
  13. Olá estou interessada em comprar a g 16 ! Qual outra opção com o mesmo desempenho mas custo melhor vc me sugere? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Canon S120, Panasonic LX5 e Fuji XQ1, esta última é até levemente superior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  14. Rodrigo, boa noite! Gostaria de ouvir sua opinião sobre a Canon SX60 HS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opinião sobre a SX60 é um tanto ácida, pois as últimas superzoom lançadas estão cada vez piores já que só se aumenta o zoom e a resolução e não fazem nada para melhorar a qualidade de imagem. Se a intenção for apenas fotografar de bem longe é uma boa opção, só não espere muito da qualidade de imagem dela. As concorrentes costumam ser piores ainda.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  15. Onde consigo adquirir a s-120 no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei. Compacta premium sempre foi uma coisa muito difícil de achar no Brasil, ainda mais um modelo como esse que já saiu de linha. Infelizmente hoje o mercado brasileiro está mais fechado do que nunca, é quase impossível achar algo que não seja DSLR Canon e Nikon ou mirrorless Sony. Talvez ache alguma usada em sites de classificados.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  16. Bom dia Rodrigo qual point and shoot do nível da S120 vc recomenda :?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além das duas desta postagem recomendo também as Panasonic LF1 e toda a série LX, Olympus XZ1 e Fuji XQ1 e XQ2. Difícil é encontrá-las a venda ainda.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  17. Tenho as duas da linha S,são excelentes no custo beneficio guardada as devidas proporções.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails