27 de agosto de 2013

Novas câmeras mirrorless e objetivas Sony

   A Sony entra de cabeça na onda de câmeras conectadas e anuncia dois lançamentos dotados de wi-fi e NFC, que permite conectar dois dispositivos móveis ao simples toque de um ao outro. São duas câmeras mirrorless mas uma delas possui total aparência de reflex e junto a elas também foram anunciadas três novas objetivas, todas com aberturas constantes.
A NEX 5T segue o design padrão das mirrorless Sony
   A Sony NEX 5T é equipada com sensor CMOS APS-C de 16.1 megapixels; possui 25 pontos de autofoco; sensibilidade ISO 100-25600; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos; fotografa em RAW e faz fotos panorâmicas sem auxílio de software; faz vídeos Full HD em formato AVCHD com som estéreo; o flash pop-up possui número-guia 7 em ISO 100; seu monitor LCD inclinável e sensível a toque mede 3 polegadas; e sua bateria tem capacidade para cerca de 330 fotos por carga.
O painel traseiro também segue o mesmo padrão com poucos acessos diretos às funções
   Opinião do blogueiro: Ao custo de 700 reais com objetiva 16-50mm, está recomendada na data de hoje para quem procura por uma câmera mirrorless de um sistema já bem estabelecido com muitas objetivas disponíveis e com opção de conectar a outros dispositivos móveis via wi-fi e NFC.
A Sony A3000 não segue em nada o padrão das mirrorless Sony, nem leva o nome NEX
   A Sony A3000 é equipada com sensor CMOS APS-C de 20.1 megapixels; possui 25 pontos de autofoco; sensibilidade ISO 100-16000; o tempo de exposição varia entre 1/4000 e 30 segundos; fotografa em RAW e faz fotos panorâmicas sem auxílio de software; faz vídeos Full HD em formato AVCHD com som estéreo; o flash pop-up possui número-guia 6 em ISO 200; seu monitor LCD mede 3 polegadas; e sua bateria tem capacidade para cerca de 480 fotos por carga.
O painel traseiro remete a uma DSLR bem básica
   Opinião do blogueiro: É uma mirrorless com cara de reflex, mas em um corpo leve e pequeno, menor do que as reflex de entrada que existem por aí. Ideal para quem sonha com uma câmera com a pegada de uma DSLR e o autofoco rápido em Live View. Totalmente indicada na data de hoje pelo seu baixo custo: 400 dólares com objetiva 18-55mm. Mais barata do que qualquer reflex de entrada.
Reparem no controle deslizante de zoom da objetiva 18-105mm e no logo Zeiss da 16-70mm
   Adicionalmente, a Sony anunciou 3 novas objetivas: uma delas é apenas a versão na cor preta da 50mm f/1.8; as outras duas são objetivas zoom com aberturas máximas constantes em f/4, Sony PZ 18-105mm e Zeiss Vario-Tessar 16-70mm. Ambas dotadas de estabilizador de imagem e abertura mínima f/22. Os preços são salgados: 300 dólares para a 50mm f/1.8, 600 dólares para a 18-105mm e 1000 dólares para a 16-70mm.

36 comentários:

  1. Só um adendo, li em outro artigo que a lente 50 f/1.8 é foco fixo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso é óbvio, se estiver se referindo a distância focal fixa, já que se trata de uma 50mm.

      Excluir
    2. Não.. pelo que entendi é que n tem foco mesmo..

      Excluir
    3. Segue o artigo... http://gizmodo.uol.com.br/camera-sony-a3000/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+gizmodobr+%28Gizmodo+Brasil%29

      mas acho que o autor é que se enganou..e eu fui na dele..rsrs

      Excluir
    4. A não ser que ele tenha editado o que escreveu, ele só avisa pra não ficar muito próximo do objeto porque ela não vai fazer foco. E é assim mesmo já que temos que respeitar a distância mínima de foco dela que é de 39cm.

      Excluir
  2. Gostei da nova NEX pena que comprei recentemente uma Nex F3. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a F3 é muito boa, nada a lamentar.

      Excluir
    2. a Nex F3 é, comparativamente, superior à esta atualização lançada.

      Excluir
    3. Na verdade a F3, além de ser anterior à 5T (é mais de 1 ano mais velha), pertence a uma categoria abaixo dela. Mas as duas possuem desempenhos muito semelhantes.

      Excluir
  3. Nossa, curto essa A3000. Uma reflex não reflex, hehe.
    Uma excelente escolha pra quem curte a pegada das reflex e não pode pagar tanto.
    Vamos ver a qto ela vai chegar por aqui. Se chegar num bom preço em lojas oficiai, assim como a NEX F3, tem tudo pra vender como água!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ops, curTI, hehe. e não "curTO".

      Excluir
    2. O pior é que ela vai de encontro a tudo que as mirrorless se propõem a fazer na questão da portabilidade. E por isso mesmo parece que ela vai ser um enorme sucesso!

      Excluir
    3. Pois é. mas se dizem por aí que o futuro é o sumiço dos espelhos, então que venham as mirrorless grandes pra manter a pegada das reflex!! Acho perdoável e viável que essas com APS-C possam ter corpos grandes. O que eu não consigo engolir é uma micro 4/3 praticamente do tamanho de uma reflex. Aí sim, tira a razão da coisa. mas se o problema para muitos é a questão da pegada, então esses corpos grandes atenderão ao público que preza essa característica.

      Excluir
    4. Aguardando o dia em que teremos mirrorless full-frame. Um dia isso irá acontecer...

      Excluir
  4. Uai Meu caro Rodrigo, nós temos mirrorless full frame sim!
    Leica M

    Agora, oque eu achei estranho foi a Nex ser mais cara do que a Alpha 3000.

    Porque será? Somente pela marca Nex? Visivelmente, em tecnologia e ergonomia, a 3000 é superior a série NEX.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Sergio! É que, por ela ser uma câmera de telêmetro, termina ficando em uma categoria diferente por possuir uma forma diferente de visualização, mas realmente é uma mirrorless full-frame.

      Rapaz, eu achei estranho esse preço mas achei muito bom hahaha. Essa câmera certamente vale mais do que custa, o problema é que a tal NEX terminará não vendendo muito já que ela não traz grandes diferenças em relação às outras NEX que já estão no mercado.

      Será que não é uma estratégia da Sony para alavancar as vendas dessa nova série, já que a NEX é uma série já bastante consolidada? Fico pensando nisso.

      Excluir
    2. Pode ser...
      Mas a NEX tem que começar a vir com EVF, somente duas possuem :S
      Aparentemente ainda ficam devendo para a GX7 e para a nova OM-D.
      A Sony não esta afim de brigar com essas câmaras...

      Excluir
    3. Já deu uma olhada também na Fuji X-M1? É um monstro!

      Excluir
  5. Olá Rodrigo.
    Nesses últimos 3 dias, entrei acessei seu blog mais de 500 vezes, tenho certeza! kkk
    Nas várias leituras que fiz de comentários e perguntas, percebi que muitas questões se repetem e notei que você tem muita paciência, pois responde como se fosse a primeira vez, sempre.
    Parabéns pela paciência.
    Estou pesquisando, estudando e investigando as infinidades de modelos de câmeras e quanto mais eu leio diferentes opiniões, mais eu fico em dúvida.
    Por isso, quando eu decidir entre 5 modelos, pedirei socorro, ok?
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela presença no blog e pode chamar sempre que precisar.

      Excluir
  6. Eu comprei a minha NEX-6 em Março e vou dizer, as mirrorless serão o futuro do mundo fotográfico. Leve, cheia de recursos e com uma tecnologia incrível. Qualidade e resolução TOP.

    Comprei a 50mm acima e outras lentes. São TOPs. Estou adorando.

    ResponderExcluir
  7. É Rodrigo, eu lamentavelmente fui furtado na segunda-feira, minha nex c3 estava no carro. Abriram meu carro e levaram a bichinha. Estava embaixo do banco e os vagabundos acharam e levaram. Preciso comprar outra cam que entregue a mesma qualidade ou parecida, mas gostaria de uma que filmasse em no mínimo 720p, 60fps, pois quero fazer alguns filmes de skate e preciso colocar slow em alguns. Daí pensei na sx280, mas eu também pensei na questão de ter que colocar uma fisheye e a sx280 não vai permitir isso. Daí tem a t2i ou t3i. Cara, preciso de uma luz, se puder me ajudar.

    O que preciso na cam:
    1 - videos mínimo de 720p a 60fps ou maior;
    2 - que permita usar fisheye;
    3 - que tenha qualidade para usar a noite;
    4 - que o preço não seja extratosférico... rsrs.

    Acho que é isso.
    Se puder me ajudar, fico grato. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os vídeos em HD e 60fps são essenciais acho que a melhor opção seria a Canon T4i com o sistema de foco STM que é mais amigável para vídeos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Com certeza voce deve comprar as NEX F3 que ainda restaram no mercado. São superiores à esta atualização e já encontra por 666 reais, paguei na minha 740. Voce pode usar as lentes do tipo E-Mount que usava na C3, aliado ao seu know how de uso da C3. No ebay ainda pode adquirir uma fisheye de 16mm, que acaba por deixar ela muito compacta, apesar das distorçoes. abraços.

      Excluir
  8. Ola, A camera A3000 vale apena?
    Ela ta 1329 no ML, sera que vale apena ou e melhor outras?
    E tb gosto dos 60 fps, para gravar slowmotion.
    Obg antecipado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale muito a pena, o único problema é a falta de lentes e acessórios aqui no Brasil, só recomendo se tiver facilidade em comprar no exterior.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Em relação a A3000 e a Alpha A37 entre as duas qual e o superior?
      Vi no saite de comparação de camera e disse que a A37 e melhor no entanto nao sei em questoes de imagem.
      E o sensor e posicionado de forma diferente é isso pode ser ruim?
      A37 VS A3000
      23.5 x 15.6mm 15.6 x 23.5mm

      Excluir
    3. Quanto à qualidade de imagem creio que sejam bem semelhantes, não deve haver grande diferença entre uma e outra. O desempate deve ser feito de acordo com o sistema de sua preferência: a A37 é uma reflex e a A3000 é uma mirrorless. Ambos os sistemas possuem suas vantagens e desvantagens, é caso de você analisar cada uma e ver qual atenderá melhor suas exigências.

      E o sensor não é posicionado de forma diferentes, em todas as câmeras o lado maior fica na horizontal e o menor na vertical.

      Excluir
  9. rodrigo, me desculpe, o post é antigo mas preciso de informações adicionais sobre a nex 5t. lhe agradeço desde já por sua preciosa atenção. qdo vc postou as informaçoes sobre a nex 5t, seu preço era de 700 reais. hoje, conforme pesquisa que fiz, o preço mais baixo, à vista, é de 2.105,00. ainda vale a pena compra-la? preciso de uma camera como esta, de boa quaidade e principalmente com wifi. a maior desvantagem que vejo, nos produtos fotograficos da sony, é o preço das lentes. no site da sony, parecem abusivos para algumas lentes. o mesmo acontece em relação a outros fabricantes? vc sabe se a nex 5t tem entrada para microfone externo? abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente não vale a pena, cara demais. E ainda tem esse outro motivo das lentes serem muito caras além da pouquíssima oferta delas aqui no Brasil. O problema dessas câmeras mirrorless é que nenhuma delas tem muita oferta de lentes no Brasil, e acredite: o sistema da Sony é o que tem mais ofertas. E o fato de as lentes serem muito caras é porque apenas lojas oficiais vendem, não tem delas em lojas de fotografia.

      Só recomendo esse tipo de câmera para quem tem facilidade de comprar lentes no exterior ou pretende ficar apenas com a lente do kit mesmo. Existe um microfone externo para estas NEX que se encaixa em uma porta de acessórios específica dessa série NEX, é muito improvável que encontre este microfone aqui no Brasil mas esta câmera já possui microfone estéreo embutido.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  10. Fala, Rodrigo! Ja estive aqui antes interessado em uma fuji S8200, mas mudei de ideia e estou adquirindo uma NX2000 da Samsung. Estou fazendo uma boa compra? Desde já, grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema do sistema NX da Samsung é a falta de oferta de lentes e acessórios a preço justo aqui no Brasil. Só recomendo para quem tiver facilidade em comprar no exterior, e mesmo assim, se pode comprar no exterior tem outros sistemas mais vantajosos como os Micro 4/3 de Olympus e Panasonic e X da Fuji.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Prezado Rodrigo, como sabes minha prioridade é tirar fotos com desfoque de pessas e estarei aprendendo ainda a manusear a camera, aprender as funcoes e tudo mais e com ela, pelas esfecificações, é possivel aprender isso certo? vlw

      Excluir
  11. Gostaria de saber a onde comprar objetiva Sony f3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil é difícil, mais fácil encontrar no exterior. Procure no fórum Mundo Fotográfico pois lá há pessoas que usam esta câmera e saberão lhe informar melhor.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails