4 de junho de 2012

Câmeras a prova d'água da Panasonic para 2012

   Finalizando a série de postagens de câmeras a prova d'água, deixei a que considero a melhor por último. Este ano a Panasonic volta a fazer duas câmeras deste tipo, assim como havia feito há 3 anos. E, diferentemente de outras fabricantes, com uma vantagem substancial de uma para outra, fazendo que cada modelo seja indicado para grupos distintos de usuários.
Design relativamente simples da TS20 em 4 cores disponíveis
   A Panasonic TS20 é equipada com sensor CCD de 16MP; sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 25-100mm com abertura f/3.9-5.7 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; o tempo de exposição varia entre 1/1300 e 8 segundos; sensibilidade ISO 100-6400; modo contínuo de 1.3 fps ilimitado; o alcance do flash é de até 4.4 metros; faz vídeos HD com taxa de 30 fps em formato MP4 e som mono; seu monitor LCD mede 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 250 fotos por carga.
Painel traseiro padrão da Panasonic
   Opinião do blogueiro: Esta é uma câmera comum, não tem nada diferente das concorrentes. A resolução de 16MP pode fazer com que ela fique até atrás de outras boas opções. Não recomendada.
   Resistências: 5 metros de profundidade; 1.5 metro de choque; -10º C de temperatura.
Design mais robusto da TS4 com a cor prata em vez da vermelha
   A Panasonic TS4 é equipada com sensor CCD de 12MP; sua objetiva Leica com 4.6x de zoom cobre distância focal entre 28-128mm com abertura f/3.9-5.7 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; possui modo manual; o tempo de exposição varia entre 1/1300 e 60 segundos; sensibilidade ISO 100-6400; modo contínuo de 3.7 fps limitado a 6 imagens; o alcance do flash é de até 5.6 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 60 fps em formatos MP4 e AVCHD e som mono; seu monitor LCD mede 2.7 polegadas; e é alimentada por bateria com capacidade para 310 fotos por carga.
TS4 vista de cima com a indicação de GPS e botão dedicado a vídeos
   Opinião do blogueiro: Esta é a melhor câmera a prova d'água lançada este ano pelo simples fato de possuir modo manual. Além disso possui a objetiva Leica, um sensor de 12MP já testado com sucesso em muitas outras câmeras (o único capaz de fazer vídeos Full HD por enquanto) e faz fotos 3D em 2MP. Possui GPS, bússola eletrônica, altímetro e barômetro com todas as informações necessárias na tela para prática de esportes de alto risco. Se tem algum ponto fraco é a ausência de uma grande angular de 24 ou 25mm. Altamente recomendada.
   Resistências: 12 metros de profundidade; 2 metros de choque; -10º C de temperatura.

48 comentários:

  1. Rodrigo estou pesquisando uma câmera para tirar fotos na Riviera Maya. Qual seria a melhor para fotos noturnas? Achei a abertura de 3.9 muito ruim (a minha tem abertura de 2.8). Queria uma compacta que fosse à prova d'agua, mas que tb fosse adequada para sair à noite, já que evito levar a câmera maior à noite. Adorei seu blog, já favoritei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nívia, obrigado pela presença no blog.

      Como as câmeras à prova d'água possuem lentes muito pequenas que precisam ficar protegidas, é muito difícil elas terem abertura boa, só a Olympus TG1 é assim, com f/2.0 mas se você quiser aprender a usar os controles manuais a Panasonic TS4 seria a melhor opção pois assim você pode controlar tudo e compensar a abertura com disparos mais longos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  2. Olá ! Tirei um montão de dúvidas por aqui, bom demais! Parabéns !
    Ainda tenho umas, se puderem dar um help, agradeço muiiito!

    Quero uma camera a prova d´agua e estava vendo já uns modelos pra comprar lá na Florida...aí com oqu achei nas loajs e vendo os preços vi as dicas aqui... mas assim tem uns modelos que vi lá que nao vi aqui e uns modelos que vi aqui e não vi lá hehe

    minha dúvida maior ficou entre..
    a Panasonic TS tem TS 1, 2 3 e 4 ?
    A Fufifilm XP vi um monte.... XP50,55,100,150,170, todas essas estão circulando ainda?
    a Olympus tem a TG 310,820,8020 (fora a TG1)?
    a Canon D20
    Bom, pelo que li essas sao as mais indicadas entre preço e com uma certa qualidade de imagem... eu queria que fora d´agua pudessemos usar como uma compacta boazinha também....
    pra juntar preço bom já que vou comprar nos USA..tem alguma luz pra mim?

    E se conseguir um preço bom na prova d´agua ainda queria uma compacta/reflex com boa imagem ( tenho uma Sony S300 e nem pra quebrar galho tá dando,acho muito ruim a qualidade dela,nossa!E tenho uma Nikon L200 mas dependendo do lugar que vai não dá pra levar sempre essa né...) e preço bom que esteja valendo a pena comprar lá fora, estou meio por fora dessas oque está sendo legal por agora....

    Muiiiito obrigada! Vou divulgar aqui porque assim como li muita coisa boa vou passar adiante!

    Valeu...espero que consigam me ajudar também hehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a diferença das câmeras que viu aqui e nas lojas é que nos EUA só vendem as câmeras mais atuais enquanto no Brasil ainda se vendem algumas antigas.

      Tem esses modelos todos aí que você falou mas tem que ver qual destas estão disponíveis na Flórida.

      Faz o seguinte: me diz qual o seu orçamento para as duas câmeras que pretende comprar e vejo se consigo indicar duas boas que caibam dentro dele.

      Fico no aguardo.

      Excluir
    2. Hmmm..imaginei algo do tipo! Com poucas diferenças entre os modelos da mesma marca, só atts mesmo...

      Olha...as mais legais a prova d´agua vi que lá nao está passando muito de U$250, oq é bem legal...se ficar nessa faixa ou menos ótimo hehe

      Já da outra,queria bem baratinha mesmo, porque pelo que vejo aqui uns modelos até legais (nada muito super eu sei..) para uma camera mais simples mas com boas imagens,vi por volta de R$500,então lá nao queria nada que fosse muito mais que U$150 nao de repente...

      ótimo, se pensar em algo super agradeço!
      Apesar de já ter ajudado um monte, já estava quase comprando uma Nikon S30 pelo preço ótimo mas conclui que não valia a pena hehe

      Obrigada!

      Excluir
  3. Bem, vamos lá: em qualidade de imagem, a Panasonic TS4 fica muito a frente de qualquer outra. Sem pesquisar muito consegui encontrar por 250 e 260 dólares, talvez você consiga encontrar por um pouco menos. Ela é tão boa e tão completa que me arrisco a dizer que você não precisa de uma outra compacta para outras ocasiões.

    Mas, se você realmente quiser uma outra compacta (reflex sem chance nessa faixa de preço) até com um pouco mais de alcance, as únicas opções são a Samsung WB150, que passa um pouquinho do orçamento, e a Canon SX150. Difícil encontrar alguma outra de qualidade nessa faixa de preço.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos locais que irei passar nao estou achando a TS4 :(
      Oq voce deixaria como mais umas duas opções?As que estou achando mais são as Fugifilm XP, a Canon D20,Nikon aw100 e Olympus 820 e 310...

      Das compactas vou ver oque acho,já anotei as sugestões, a canon sx120 costuma ter preço melhor ou pior do que a 150?

      valeu !!!!

      Excluir
    2. Então pegue ou a Canon ou a Olympus de menor resolução que encontrar. A SX120 já não é fabricada há 3 anos, já houve 3 sucessoras antes delas e nem no Brasil é encontrada mais, imagine no exterior. Mas, se por acaso conseguir encontrar, é bem melhor que a SX150 e deve estar mais cara.

      Excluir
  4. Oi Rodrigo parabéns pelo site, muito bom ! Tinha resolvido comprar uma TS20 e vi no seu site que você não recomenda .... nessa faixa de preço qual você considera a melhor custo x beneficio. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure sempre pelas câmeras de menor resolução, 12mp de preferência. Nessa faixa de preço talvez encontre as Panasonic TS2 ou TS3 ou alguma Fuji ou Olympus.

      Excluir
  5. Rodrigo, bão? Esta TS4 é a melhor opção para cameras a prova dagua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser a única com controles manuais acho que ela já sai na frente de todas as outras. E ainda tem a lente Leica que dispensa comentários.

      Excluir
    2. E a qualidade de imagem dela seria próxima a da FZ47? Superzoons são legais de fotografar e brincar... porém não são nada práticas e sensiveis.

      Excluir
    3. Bem, o sensor é o mesmo das FZ150 e FZ200 e a lente por ter menor alcance promete uma nitidez melhor, então, acho que a qualidade pode ser superior à FZ47. Só tem a ressalva da lente bem mais escura mas quem sabe usar controles manuais tira de letra, numa boa.

      Excluir
    4. Uai sô... amolar vc só mais uma vez... o sensor da TS4 não é o CCD? é o que ta dito aí... FZ 150-200 são CMOS, não?

      Excluir
    5. Hahaha é óbvio que é CCD, de onde eu tirei o CMOS? Você tá certíssimo, é o mesmo sensor da FZ47. De qualquer jeito, a opinião acima continua a mesma.

      Excluir
    6. hahahaha valeu valeu... lá vai eu gastar mais grana haahhaa até

      Excluir
  6. Oi.. vim aqui dar um retorno depois da super ajuda que voces me deram !

    Acabei comprando a Olympus TG 820, e estou adorando ! A imagem é muito boa mesmo, tanto dentro quanto fora d´agua..e ela responde super rápido entre uma imagem e outra! Gostei da escolha!

    E olha, não conseguia encontrar nas lojas grandes que fui nos USA nem Canon nem Panasonic de jeito nenhum ...como não tive tempo de pedir pela internet escolhi entre oque mais achei, que era Fuji e Olympus..e com preço melhor também né hehe

    até a proxima, e quando tiver mais impressões sobre a câmera venho aqui ajudar também... ainda não tive coragem de testar ela sobre o impacto de quedas de 2 metros, mas tô doida pra derrubar assim sem querer sabe rss


    Valeu muito a ajuda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que conseguiu algo que te agradou, realmente as Olympus são boas opções mesmo!

      Excluir
  7. boa tarde, estou pensando em comprar uma mquina aquatica, porque minha duas maquinas perdi na agua rsrsrs,voce falou que a panasonic ts4 é a melhor vc teria um site para me recomendar a compra ou alguma loja fisica em são paulo. pois nos sites que tenho confiança so encontro da sony e da samsung 3000.. desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo uma política de isenção do blog não indico loja alguma (como está descrito no meu perfil) mas há uma busca de preços de câmeras aqui ao lado esquerdo e certamente irá encontrar a sua.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  8. Boa noite Rodrigo, gostaria de saber qual é o melhor modelo a Fuji xp30 ou a xp50... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A XP50 é ligeiramente melhor por possuir um sensor teoricamente melhor que permite vídeos Full HD e um modo contínuo mais rápido mas não tem o GPS da XP30.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  9. Bom dia Rodrigo,

    Em primeiro lugar, dei uma rápida vasculhada no seu blog e está de parabéns pelo conteúdo.

    Agora, o pedido de socorro (rs): Pretendo comprar uma máquina no estilo "Roughed e Tough". Não sou especialista em fotos mas, gosto muito de trilhas e mergulho. Busco algo que me sirva bem tanto na água quanto fora dela.

    Após algumas andanças pela internet fiquei na dúvida entre duas:
    olympus tg-1 ihs e a Panasonic TS4.

    Vi em diversos locais que a Olympus foi considerada a melhor em termos de resistência e qualidade fotográfica dentro e fora d'água. Entretanto, é praticamente impossível encontrar ela no Brasil.

    Já a Panasonic TS4, embora também elogiada em fóruns especializados, li alguns relatos de usuários que simplesmente condenaram a máquina (afirmaram que ela não tem boa vedação). Aqui no seu blog foi o primeiro local que vi onde colocaram ela em primeiro lugar. Igualmente difícil de ser localizada no Brasil mas, ainda dá para achar aqui e acolá.

    Eis a questão: Qual a melhor? Sua opinião sobre a Ts4 foi embasada em experiência própria ou considerando as especificações técnicas da máquina? Se algum outro usuário possui a Ts4 e quiser contribuir com a experiência pessoal, eu agradeço.

    Enfim, ficaria muito grato com a sua ajuda.

    Abraços,

    daniel

    ResponderExcluir
  10. As informações aqui do blog são exclusivamente baseadas nas especificações já que as postagens são feitas no dia do lançamento das câmeras ou poucos dias depois.

    A questão da confiabilidade de câmeras à prova d'água é bem complicada pois já li reclamações sobre todas as marcas, sem exceção. No visual, as Olympus sempre passam a impressão de serem mais seladas, assim como as Pentax, e como a Olympus é uma fabricante mais tradicional de câmeras deste tipo, me parece ser a mais confiável de todas.

    Sobre colocar a TS4 à frente da TG1, é por causa da presença de controles manuais no modelo da Panasonic.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  11. Oi Rodrigo!

    Estou adorando seu blog! Amo fotografia mas não sou nenhuma expert! Estou indo para o Taiti e gostaria de comprar uma câmera a prova d'agua para poder usufruir bastante os corais e tudo mais. Mas queria que ela tirasse boas fotos mesmo fora da água para não precisar ficar o tempo todo andando com duas câmeras. O que você me recomendaria?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor opção é a Panasonic TS4 pois além de possui os 3 requisitos principais para que uma câmera seja considerada boa: ótima lente, sensor de baixa resolução e controles manuais.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  12. Olá, Rodrigo!

    Gostei muito dessa Panasonic TS4, mas não encontro aqui no Brasil. Você conhece algum site seguro onde eu posso comprar uma TS4?

    Ou teria alguma outra para indicar. Obs: preciso de uma camêra à prova d'águaa, compacta, de boa qualidade dentro e fora da água. E que não precise gastar muito com isso.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito no meu perfil, sigo a política de não dar informações sobre lojas aqui. O que você pode fazer é procurar nos sites de busca de compras, certamente irá encontrar este modelo. Mas há outros bons modelos de Panasonic e Olympus em várias lojas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Ok. Tudo bem. Mas esses outros modelos seriam à prova d'água?

      Excluir
    3. Procure pelas Olympus da série TG e pelas outras Panasonic da série TS.

      Excluir
  13. Caro Rodrigo,
    Parabéns pelo excelente blog.
    Acho que vc é o cara que pode me ajudar.
    Estou de viagem marcada para Bonito e preciso de uma câmera aquática que seja custo-benefício, já que tenho um sony hx20v.
    Estou com dúvidas em alguns modelos e aproveito informo os valores da possível compra.
    Fuji XP100 = 293,17
    Panasonic TS20 = R$ 393,08
    Panasonic TS25 = R$ 393,08
    Sony TX20 = R$ 480,96

    Dentre essas qual você acha que vale a pena comprar?

    OBS: Não coloquei na lista Olympus pq no site da compra não encontrei e a Panasonic TS4 está acima de R$ 500,00 e não vou usar o manual.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panasonic TS25 é a melhor opção.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Caro,
      Rodrigo obrigado pela resposta.
      Seria muito incômodo me informar o pq vc acha melhor a TS25?
      Eu estava na dúvida entre a TS25 e a TX20, no site snapsort a TX20 está ganhando de 91 a 73, mas confesso que de acordo com a sua página falando da TX20 ela tem aparência muito frágil. Em consulta a uma revista náutica 5 fotógrafos profissionais de mergulho avaliaram uma série de câmeras aquáticas e todos colocaram a TS20 no top 5 (4 colocaram em 1º e 1 colocou em 2º)cabe lembrar na ocasião não tinha a TS25. Desculpe mas restou a dúvida da vantagem da TS25 sobre a TX20. Se vc puder me ajudar ainda agradeço

      Excluir
  14. TS20 e TS25 são iguais, a única diferença é que a TS25 aguenta 2 metros a mais de profundidade, provavelmente a matéria da revista foi feita antes do lançamento da TS25. Sobre o Snapsort, ele leva em questão vários itens e alguns são relevantes, outros não, a importância de cada um deles varia de usuário para usuário. Se o leitor não informar nada específico, eu sempre vou colocar a qualidade de imagem em primeiro lugar e nisso ninguém tira o lugar da Panasonic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo,
      Obrigado pelas informações.
      Vou ficar com a TS25 então.
      Mais uma vez parabéns pelo blog

      Excluir
  15. Rodrigo,
    Fiquei com uma dúvida entre a TS25 e a TS4.
    Como já havia informado eu tenho uma Sony HX20V que é a minha principal câmera e estou comprando a Panasonic para ser a câmera aquática. A TS25 está em torno de R$395 enquanto a TS4 em torno de R$570. Vale pagar mais pela TS4?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vale a pena se você usar os controles manuais da TS4. Caso contrário, compre a TS25 mesmo.

      Excluir
    2. Obrigado pela pontual e rápida resposta.
      Vou ficar com a TS25

      Excluir
  16. Olá Rodrigo, tudo bem? Há dias estou pesquisando em diversos sites sobre cameras à prova d' água e até que enfim encontrei alguém que possa me ajudar. Os modelos que me indicaram são os seguintes:

    CÂMERA DIGITAL FUJI XP50 PRETO 14MP : R$ 649

    Câmera Digital Sony DSC-TF1 16.1MP : R$ 575

    Câmera Digital DMC-TS20PB-R Panasonic LCD 16.1 MP : R$ 599

    Câmera Digital Olympus TG610, 14MP : R$ 539
    Câmera Digital Fujifilm XP-200 - 16MP : R$ 606
    Essas duas últimas creio eu que o site é meio duvidoso, mas...não custa nada eu me informar sobre a camera. Na loja só ficam me indicando a Sony pq dizem que embaça menos e a imagem é melhor, porém aguardo sua avaliação.
    Agradeço desde já e aguardo contato.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela tradição em câmeras à prova d'água eu indico Olympus, e Panasonic fica de alternativa pela qualidade de imagem. Vendedor infelizmente não sabe nada de fotografia, sabe de equipamentos eletrônicos mas câmera fotográfica vai além disso, todas as vezes que vou a alguma loja sou obrigado a ouvir informações equivocadas de quem acha que entender de equipamento eletrônico é o memso que entender de câmera fotográfica.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Ok Rodrigo, obrigada pela dica e parabéns pelo blog!!!!

      Excluir
    3. Eu que agradeço sua presença no blog.

      Excluir
  17. Boa tarde rodrigo vi no site gauchaeletro.com.br a olimpus tg810 639,00 reais vc me recomenda essa camera?, pois tava vendo a panasonic ts25 por 580,00 reais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo a TS25, de acordo com esses preços.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  18. Quero elogiar seu blog que está sendo de muita utilidade pra mim, estou Adorando! e esclarecendo muitas duvidas!
    Ainda vou te encher o saco um pouquinho.
    Eu havia dito que estava interessada na panasonic Ts5, você me indicou uma que considera melhor a Ts4, o que me preocupa nela é a vedação, mais creio que vou ter que arriscar pra saber.
    A questão é, ela tem apenas controles manuais, ou também é automatica? Eu não entendo controles manuais mas quero aprender, por isso me interesso por uma camera desse tipo.
    Pretendo comprar uma a prova d'agua e mais adiante uma outra, que seja melhor, uma Dslr, da canon ou da nikon. Vou aparecer por aqui mais vezes.
    Dez de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço sua presença constante aqui no blog.

      A questão da vedação é algo muito complicado, há reclamações de todas as marcas mas Panasonic e Olympus parecem ser as menos reclamadas.

      Pode ficar tranquila que toda câmera possui o modo automático para você usar quando quiser.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails