31 de janeiro de 2012

Atualização das séries FX e ZS da Panasonic

   Faz tempo que a Panasonic desbancou várias marcas tradicionais e faz as melhores compactas do mercado, ao lado da Canon. Disposta a manter o padrão de excelência lançou estes 3 modelos que continuarão rivalizando com a Canon na disputa de melhor fabricante de compactas. Hoje eu diria que a Panasonic está um pouquinho à frente.
Design tradicional da série FX
   A Panasonic FX80 mantém o ótimo sensor CCD de 12MP; sua lente Leica Summarit com 5x de zoom cobre distância focal entre 24-120mm f/2.5-6.4 e macro de 5cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; tempo de exposição varia entre 1/1600 e 8 segundos; modo contínuo de até 10fps; alcance do flash de até 4.1 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps; seu LCD mede 3 polegadas e é sensível a toque; e sua bateria faz até 210 fotos por carga.
Painel traseiro limpo, apenas botões para vídeos e visualização de fotos
   Opinião do blogueiro: Uma ótima opção para quem gosta de touchscreen, faz fotos 3D e panorâmicas, possui uma lente Leica bem luminosa e um modo contínuo muito bom, alcançando 3.7fps na resolução máxima limitado a 6 imagens. Recomendada.
As ZS vem ficando cada vez mais robustas com o aumento do zoom
   A Panasonic ZS15 traz um novo sensor CMOS de 12MP; sua lente Leica Vario-Elmar com 16x de zoom cobre distância focal entre 24-384mm f/3.3-6.4 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; tempo de exposição varia entre 1/4000 e 15 segundos; modo contínuo de até 60fps; alcance do flash de até 6.4 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 30fps; seu LCD mede 3 polegadas; e sua bateria faz até 260 fotos por carga.
Painel traseiro não mudou praticamente nada em relação à antecessora ZS8
   Opinião do blogueiro: Vai rivalizar certamente com a Canon SX230 ou sua próxima sucessora, o macro foi melhorado e agora é de 3cm, também faz fotos 3D e panorâmicas além de possui os modos manual e de prioridades. Destaque para o modo contínuo que chega a 10fps na resolução máxima limitado a 4 imagens. Super recomendada e o preço é muito bom no exterior: 280 dólares a partir de março.
A ZS20 promete ser muito melhor que a antecessora ZS10
    A Panasonic ZS20 traz um novo sensor CMOS de 14MP; sua lente Leica Vario-Elmar com 20x de zoom cobre distância focal entre 24-480mm f/3.3-6.4 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 100-6400; tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; modo contínuo de até 60fps; possui GPS integrado; alcance do flash de até 6.4 metros; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps; seu LCD mede 3 polegadas com tela sensível a toque; e sua bateria faz até 260 fotos por carga.
Apesar de ter touchscreen, possui os botões necessários para uso de controles manuais

   Opinião do blogueiro: A irmã safada da ZS15 tem, além dos benefícios da irmã recatada: GPS (incluindo DVD com mapas no kit), tela touchscreen, faz vídeos Full HD com taxa de 60fps e 5x de zoom a mais. Resta saber se este novo sensor será melhor que o mal sucedido antecessor usado na FZ100. Se for um bom sensor, esta câmera tem tudo para ser a líder do segmento com um bom preço no exterior de 350 dólares.

12 comentários:

  1. pôxa, dispensáveis o touch screen e 3D da FX80. vai encarecer a câmera... seria minha câmera de bolso facinho facinho, se não fosse pelo detalhe do preço, que embora ainda não tenha sido divulgado, com certeza não será baixinho. Mas as características dela são ótimas!
    Quem sabe mais pra frente, qdo abaixar o preço.

    ResponderExcluir
  2. A combinação de touch screen + botões parece ser bem interessante... não é obrigatório usá-la mas talvez seja útil em alguma situação. E a ZS20 é muito bonita, gostei desse 'grip'!

    ResponderExcluir
  3. Preço bom comparado a algumas outras compactas 350 obamas...
    A ZS20 me interessou bem.. mas a LX 5 ainda me enche os olhos. rsrs

    ResponderExcluir
  4. Panasonic sempre dá sensação de muita qualidade, vi apenas 1 vez uma máquina pana a venda, lá em recife, onde moro não vende. E quando vi até pela qualidade do material é superior a muitos que são rapidamente comercializados, a posição das peças e acessórios é mais rebuscado que as demais máquinas point-shot.

    ResponderExcluir
  5. Também já reparei que Panasonic e Olympus capricham mais no acabamento de suas câmeras, mesmo as mais baratas.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Primeiramente, parabéns pelos artigos...são muito bons!
    Sou iniciante na fotografia, e pretendo sair da minha sony velha de guerra (5 megapixel, cybershot, 3X zoom optico, de uns 5 anos atrás...).
    Vou para os EUA e estou em dúvida, inicialmente, entre dois modelos da panasonic: o ZS20 (U$ 350,00) e o GF3 (U$ 430,00 - com lente 14-42mm).
    A diferença de preço compensa?
    Qual seria a mais indicada, no quesito qualidade de foto e vídeo Qual a diferença de zoom entre elas, pois não sei calcular o da GF3?
    Obrigado.
    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, obrigado pela presença no blog.

      A GF3 sem dúvida possui uma qualidade de imagem melhor e o zoom se calcula pela lente pois a câmera não possui zoom. É só dividir o número maior pelo menor (42/14) e se tem 3x de zoom.

      Se tem possibilidade de ir sempre aos EUA para comprar outras lentes ou acessórios então vá na GF3 pois aqui no Brasil não se vende praticamente nada relacionado à série G da Panasonic.

      Outra dica: Em vez da ZS20, compre a ZS15 que possui um sensor mais confiável. De qualquer forma, terá que esperar ainda até a segunda quinzena de março pois estas câmeras foram lançadas esta semana.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Obrigado pela ajuda.
      Você conhece o modelo LX5?
      Será que vale a pena?
      A qualidade chega perto da GF3?
      Quantas dúvidas!!

      Excluir
    3. Sim, conheço: http://www.foto-facil.com/2010/07/o-trono-de-melhor-compacta-que-existe.html

      Vale muito a pena mas não chega perto da qualidade da GF3, são categorias diferentes e não dá pra comparar uma com a outra.

      Excluir
    4. valeu.
      Acho que está decidido então!

      Excluir
  7. Olá, parabéns pelo belo trabalho aqui no blog.
    Eu comprei uma panasonic zs20, e gostaria de saber sua opnião sobre essa camera. Seu sensor realmente superou as expectativas ou deixou a desejar? Já lançada a um tempinho, o que mais vc poderia falar sobre essa máquina?
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o sensor é melhor que o anterior mas agora que você já comprou a câmera, ninguém melhor do que você mesmo pra avaliá-la e dizer se é boa ou não. No mais, é aquilo que você já leu na opinião do blogueiro, tecnicamente ela tem tudo que uma boa câmera precisa.

      A minha opinião só vale antes de o leitor comprar a câmera, agora que já comprou é o leitor quem precisa avaliar e ver se a câmera está te atendendo ou não.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails