17 de agosto de 2011

Resultado da enquete "Qual marca você usa"

   Há um ano atrás promovi uma enquete aqui no blog perguntando qual era sua marca preferida e a Nikon foi a vencedora com 37% de um total de 216 votos recebidos, com a Canon em segundo lugar com 31%. A primeira grande mudança foi o número total de votos pois, durante o mesmo período, um mês, a enquete promovida agora teve 535 votos. Isso é um aumento de quase 150% de votos! Mas a outra grande mudança foi que, apesar de a pergunta ser diferente, vai gerar um enorme debate: A marca mais usada pelos leitores do blog é a Canon com 34,2% dos votos, a Nikon ficou em segundo e bem distante com 23,6% dos votos. Por que os leitores preferem Nikon mas a grande maioria usa Canon? Boa pergunta...

Resultado final:
1º Canon - 34,2% (183 votos)
2º Nikon - 23,6% (126 votos)
3º Sony - 17,9% (96 votos)
4º Panasonic - 7,7% (41 votos)
5º Fuji - 7,3% (39 votos)
6º Olympus - 3,2% (17 votos)
7º Kodak - 3% (16 votos)
8º Samsung - 1,3% (7 votos)
9º Outras - 1,1% (6 votos)
10º Pentax - 0,7% (4 votos)

Imagem com evolução dos logotipos: http://designerbyclauton.blogspot.com/2009/04/canon-em-1930-goro-yoshida-e-o-seu.html

21 comentários:

  1. Esse blog tá influenciando muito, viu? Que é isso??

    ResponderExcluir
  2. Eu estou começando agora e optei pela Nikon devido aos blogs e forum que li aqui no Brasil e nos EUA...

    Tenho um amigo que possui a canon e prefere tbm a nikon... só está meio bolado para trocar pois possui muitos acessórios para canon... Adorou minha modesta D3100

    ResponderExcluir
  3. Olá Bom Dia Rodrigo, Bom Dia Galera, o Blog tá fazendo diferença no cenário fotográfico!!!

    ResponderExcluir
  4. Qual sua marca preferida?
    Nikon.
    '
    Qual marca você usa?
    Canon.
    '
    Realmente, em um ano a escolha mudou radicalmente, dando à Canon uma margem percentual de vantagem bem grande.

    Agora, fico imaginando qual seria o resultado deste questionamento:
    '
    Que de que marca você compraria uma câmera hoje?
    '
    (Será que a vencedora seria Nikon, Canon ou uma terceira?)

    ResponderExcluir
  5. Acho q essa é uma enquete pertinente! vale a pena... eu compraria uma Hasselblad.. hehehe

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do blog, o conheci há alguns dias e como sou iniciante no assunto já li várias matérias e estou pendendo para comprar uma Canon SX30 is.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. Vou começar o curso com a prof. Márcia neste sábado... após o curso, espero conseguir tirar fotos para poder concorrer nos concursos deste site...

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo, acho que essa disputa entre Nikon e Canon é como quem foi melhor? Pelé ou Maradona. Pra muitos a resposta é obvia. Pra outros muito difícil. O que torna uma tarefa super árdua escolher a primeira reflex. Nikon D5000 ou Canon T3i? A canon T3i permaneceu com entrada de microfone da T2i?

    Grande abç e Parabéns. O blog fantástico e influenciador.

    Jânio

    ResponderExcluir
  9. Alguém poderia me indicar uma Canon custo beneficio que filme em full hd?

    ResponderExcluir
  10. Monica, para que o Rodrigo ou outra pessoa possa te ajudar é importante algumas informações como: quanto está disposta a gastar, se deseja uma compacta automática ou com controles manuais ou ainda se prefere uma Dslr.
    '

    ResponderExcluir
  11. Jânio, a T3i possui entrada pra microfone sim.

    Monica, segue a dica da wigui.

    ResponderExcluir
  12. opa éra aqui, hehehe até uns 1000/1200

    ResponderExcluir
  13. Monica, são essas: ELPH100, ELPH300, ELPH500, SD4500, SX220 e SX230.

    ResponderExcluir
  14. Galera...Não acho que o blog influencie na escolha, pois já li várias matérias aqui em que o Rodrigo comenta que em um aspecto ou outro a Nikon é leva vantagem. Quando comprei minha DSLR tive muito medo de errar entre entre as duas grandes marcas, e depois de muito pesquisar, perguntei a um fotógrafo que aprecio muito o trabalho dele, e ele me respondeu: " as duas são excelentes tem uma diferençazinha de cor de uma pra outra, escolhe a que você melhor se adaptar" . Me salvou.

    ResponderExcluir
  15. ...Acho que essa diferença de uma pesquisa para a outra se deve a uma margem de erro que lógico temos que considerar vários fatores. As duas marcas são responsáveis pela maioria esmagadora de vendas de câmeras no mundo inteiro, é normal isso acontecer.
    Devemos antes de escolher nos preocuparmos com aspectos funcionais que mais nos agradam e em aprender a acertar uma configuração melhor para cada momento depois de ter comprado. Tenho plena certeza que uma D3s na mão de alguém que não sabe mexer muito em câmera ou não se importa em querer aprender vai fazer uma imagem pior do que alguém experiente com uma Canon XS,,,hehe , e claro que em aspectos técnicos a Nikon D3s dá um banho na XS.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o Willer. O Rodrigo, embora tendo por diversas vezes se declarado canonzeiro de carteirinha, em suas postagens destaca claramente os pontos fortes da Nikon (ou mesmo Panasonic) em relação à Canon quando elas existem.
    '
    A questão é que, quer queira quer não a imparcialidade total, pelo menos neste caso (na minha opinião), não existe. E, SE existisse, ainda assim as pessoas continuariam perguntando: "Qual dessas vocês indica?", porque quem procura ajuda é porque necessita de uma 2ª, 3ª ou 4ª opinião.
    '
    E, sabe, é até bom que ele e outros blogueiros tenham uma preferência explícita, pois isso, te leva a procurar outras fontes, a conhecer mais, a questionar mais e no final, tirar suas próprias conclusões.
    '
    =]

    ResponderExcluir
  17. É igual àquele jornalista esportivo que não diz nem sob tortura pra qual time torce. É melhor deixar claro pra evitar especulações de favorecimento de uma marca ou outra.

    Acho até que por eu achar que a Canon é melhor, sou mais crítico com ela do que com as outras marcas e não perdoo de forma alguma essa Canon SX30. É obrigatório que ela faça uma sucessora muito melhor e de acordo com suas tradições e seu nome.

    O problema da Canon chama-se Panasonic, duvido muito que ela traga este ano uma superzoom teoricamente no mesmo nível da FZ47. A conferir...

    ResponderExcluir
  18. É Rodrigo, concordo contigo, pois se a marca for seu cupido e lhe flechou, que ela não lhe desmereça, pois quem mandou flechar rs

    Ia perguntar esses dias quando ia ser o lançamento de Superzoom da Canon, aí você falou da SX30 e resolvi perguntar agora, quando vai ser?

    ResponderExcluir
  19. Normalmente é em meados de setembro junto a uma avalanche de outros lançamentos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails