26 de agosto de 2011

Panasonic FZ150 e a missão de corrigir erros do passado

   Tal qual aconteceu com a Canon SX1, a Panasonic FZ100 foi alvo de pesadas críticas. Mais um caso em que o sensor CMOS não funcionou tão bem em câmeras compactas mas a Panasonic dá a cara a tapa e um ano depois lança uma sucessora para se redimir enquanto a Canon se esconde há 2 anos. E, assim como foi feito com a Panasonic FZ47, a louvável atitude de reduzir a resolução confirma a tendência desta fabricante e põe uma pulga na orelha dos mais leigos: Por que será que estão lançando câmeras com menor resolução? Será que agora eles vão tentar entender o porque disso e pesquisar e estudar um pouco mais sobre o assunto?
 Design sem grandes mudanças em relação aos outros modelos FZ

   A Panasonic FZ150 possui 12MP de resolução em um sensor CMOS; sua lente com 24x de zoom cobre distância focal de 25-600mm com abertura 2.8-5.2 e macro de 1cm; possui estabilização óptica; tempo de exposição entre 1/2000 e 30 segundos; sensibilidade ISO 100-6400; modo contínuo de até 12fps; faz  panorâmicas e fotos 3D e gera arquivos RAW; o alcance do flash é de 9,5 metros e possui sapata para flash externo; faz vídeos Full HD com taxa de 60fps em formatos AVCHD e MP4 com som estéreo limitados a 4GB se forem em MP4, além de vídeos em câmera lenta com taxa de 220fps; LCD de 3 polegadas móvel e possui viewfinder eletrônico; e sua bateria é capaz de fazer 410 fotos.
 Dial com muitas opções de exposição e botão dedicado a vídeos

   O controle de zoom é lateral, como já foi visto anteriormente na Nikon L120 e também há um controle de foco na mesma região fazendo com que seja preciso segurar esta câmera como se fosse uma reflex ou uma compacta com anel de foco e de zoom. A lente Leica DC-Vario Elmarit possui vários elementos de correção e promete altíssima qualidade, como sempre.
 Interessantes controles de zoom e foco na lateral

   Além do flash externo, tambem há a possibilidade de usar microfone externo acoplado à saptaa de flash, além de filtros de 52mm de diâmetro e há um tubo adaptador para aceitar teleconversores de 55mm e o kit da câmera já vem com um parassol pétala. Lembrando que nem todas as câmeras da Panasonic vem com menu em português, depende de onde ela é comercializada.
Imagens retiradas do site Imaging-Resource

   Opinião do blogueiro: Baseando-me apenas nas especificações, uma coisa é certa: Pior que a FZ100 ela não é. Tem tudo para apagar a péssima imagem que esta câmera deixou e a diminuição de resolução dá certa segurança a isso. A presença de muitos controles de acesso direto sem uso de menus faz esta câmera se tornar muito ágil e os vídeos farão sucesso. Recomendada com ressalvas, é preciso saber como irá se comportar na prática.

149 comentários:

  1. O fato da Panasonic reconhecer o grande equívoco que foi ceder à guerra dos megapixels dará a ela, quem sabe, em breve, uma vantagem de vendas em relação às concorrentes...
    '
    A Canon, por enquanto, não mostrou nada plausível. Vamos ver o tem a nos mostrar a Nikon.
    '
    Ah, e além de reconhecer a pisada de bola, ainda ajuda a derrubar a falsa ideia de que quanto mais megapixels melhor.
    '
    =)

    ResponderExcluir
  2. Mas tu é rápido, heim? Tá na cola da notícia. Te acompanho há alguns dias, pois tô atrás dessas engenhocas. Vejo como é confuso esse desfile de beleza do mercado fotográfico, pois quando se inicia um namoro com uma câmera, rápido surge outra. valeu!! Tô na manha escolhendo. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo que notícia boa! Estava quase certo de eu comprar a fz47, aí aparece essa fz150 fiquei mais encantada. Agora eu quero essa rs, quando vai está a venda? Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, olha que essa semana eu nem tô tão rápido, o que tem de postagem atrasada não tá no gibi...

    Flávia, ainda estou bem desconfiado dessa câmera, não me encheu os olhos ainda. Vai estar à venda daqui a mês no exterior, no Brasil só Deus sabe...

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, mke surpreendeu essa FZ150, o anel de zoom me pegou de surpresa, antes não via tão bem o anel de zoom, mas vejo que ele é bastante eficiente. agora uma pergunta... ela (anel de zoom )é realmente mais rápido, sai mais em disparada do que a média?

    ResponderExcluir
  6. Na verdade não é um anel de zoom, é um botão deslizante igual ao que teve na Nikon L120, repare na foto onde estão s letras T e W. Nas reflex, o anel de zoom é bem mais rápido que um botão de zoom.

    ResponderExcluir
  7. Caro Rodrigo, comprei a FZ100 em dezembro e até hoje ela me surpreende com suas funções e sua incrível lente Leica, mas a decepção com a qualidade da imagem devido à sua enorme densidade de pixel que causa tantos ruídos realmente me entristece. Espero que tenham corrigido isso com a diminuição da resolução de 14 para 12MP. Seria uma câmera nota 10.

    ResponderExcluir
  8. Então Rodrigo na sua opinião a fz47 está se saindo melhor que a fz150? vc acha que tem haver em relação o sensor ccd que comporta melhor na compacta avançada e o sensor cmos na reflex. Porque sensor cmos está presente na fz150 isso faz diferença? ou não tem nada haver?

    O que não te agradou na fz150? preciso saber a sua opinião sou totalmente leiga rs.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Flávia, por isso que em toda postagem sobre câmera no último parágrafo tem a opinião do blogueiro. O que eu penso sobre a câmera já está lá, o resto é só especulação pois tudo ainda tá na base da teoria. E o primeiro parágrafo também explica tudo.

    Vamos com calma pois elas ainda nem começaram a serem vendidas, ainda tem muita água pra rolar...

    ResponderExcluir
  10. Ótimas postagens Rodrigo, sempre atualizado. Realmente é necessário ler muito e pesquisar muito para decidir pela câmera que melhor nos atenderá. E sempre vai sair algo que nos encherá de vontade de conhecer um pouco mais.

    Esta câmera parece ser uma boa pedida para SuperZoom. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Pelo que pude comparar com a FZ100 este modelo tem a mais fisicamente botão de zoom no tambor da lente,a quantidade de megapixel é menor, e o restante dos itens como: 3D e Panorama é apenas uma questão de Fimeware, bom no meu entender o preço não deveria sofrer grandes alterações.

    ResponderExcluir
  12. Olá Rodrigo!

    Sempre estou aqui lendo seus posts, aprendendo mais a cada dia.
    Tenho umas dúvidas, sabe se essa FZ150 tem aquele recurso que se você diminui o megapixel ele aumenta o zoom?
    Tive uma TZ 7 que tinha esse recurso e algumas vezes ele me foi bem útil!
    Outra dúvida, o modo panorâmico dela é de clicar e arrastar como na Sony ou somente no computador com software?
    Obrigado!

    Henrique

    ResponderExcluir
  13. É o zoom inteligente, tem sim. E se procurar direitinho, quase todas as marcas possuem isso, é que só a Panasonic dá destaque.

    Panorâmica clicando e arrastando só Sony e Fuji. E existe a forma convencional de se fazer panorâmicas que é clicando e colando na própria câmera, sem software, é que com esse novo modo criado pela Sony as pessoas até esquecem que existe o jeito convencional.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Rodrigo!

    Li seu post sobre a Panasonic FZ 47 e agora a FZ 150, muda pouca coisa né, mas a 150, claro, ficou melhor! Espero assim que possivel mais detalhes práticos sobre as duas!!
    Valeu pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir
  15. Eu estava esperando uma substituta da FZ100... só pelo LCD móvel, pelo pouco que aprendi aqui com o Rodrigo e em uns outros fóruns... ela vem pra ser melhor q a FZ100 msm... to querendo arriscar e trazer uma lá dos EUA... mas to achando cara... US$500... com mais 200 dólares dá pra pegar uma DSLR de entrada... e com o dólar nesse preço... num sei se hj seria uma boa... justamente pelo preço...

    ResponderExcluir
  16. Olá Rodrigo!
    Com relação a fotos noturnas, o que acha dessa 150? O que melhorou diante das antecessoras? E com relação às concorrentes?
    Desculpe a falta de conhecimento, para fotógrafos amadores (eu), o Raw é um recurso muito importante? Qual o benefício dele? Poderia explicar melhor!
    Obrigado pela atenção!

    Henrique

    ResponderExcluir
  17. Bem, o que eu acho da FZ150 já tá aí na opinião do blogueiro. infelizmente, não dá pra falar mais anda já que tudo é só teoria, tem que esperar a câmera começar a ser vendida.

    Opinião particular minha, para fotógrafos amadores o RAW não importa nada mas sou voto vencido entre a maioria, procure outras opiniões.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Galera

    Ahh Rodrigo, me cafundi todo rsrsrsrsrsrsrs

    Pensei que aquele anel cor cinza no tambor da lente onde ta escrito "Power O . I . S / 25mm WiDE, fosse o anel de zoom, mas aquilo é somente um novo "agarre" para o botão deslizante de zoom igual ao Nikon P500 lançado no inicinho deste ano (2011).

    E Rodrigo aproveitando, você respondeu que o anel de zoom das Reflex ou estilo igual é mais rápido, e esse botão deslizante também é mais veloz do q a média? desculpe a pergunta comprida ta.

    ResponderExcluir
  19. Nunca usei esse botão mas não há engrenagem que resista, se for tão rápido quanto um anel de zoom vai terminar quebrando.

    ResponderExcluir
  20. Reparei um comparativo entre a FZ100 e FZ150 no site http://www.imaging-resource.com fiquei bem impressionado com a qualidade da imagem, apesar de acredito ser uma máquina de pré-fabricação a diferença é notável, imagens menos lavadas e com menor ruído.

    ResponderExcluir
  21. Puxa, desculpe a minha ignorância. Eu tenho uma sony hx1 e faz panorâmicas apenas clicando na Câmera e arrastando. Como é que as outras fazem?

    ResponderExcluir
  22. Colando as fotos lado a lado com auxílio de software. Alguns modelos possuem um modo assistente para isso, em outros é totalmente manual mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Rodrigo, compro uma FZ 47, uma FZ 100 ou espero pela FZ150? Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Eu só descartaria a FZ100. Entre FZ47 e FZ150 a diferença é o sensor, se o sensor da FZ150 se sair bem será uma câmera melhor mas, por enquanto, o mais garantido é o sucesso da FZ47.

    Procure exemplos de imagens feitas com as duas câmeras e veja qual te agrada mais. Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  25. Olá, Rodrigo!
    Minha namorada queria saber, onde iremos estão vendendo as FZ 45, FZ 48 e FZ 100..
    Ela leu sobre a FZ 150 aqui no blog e gostou muito mas ainda não estão vendendo onde iremos!!
    A FZ 48 é igual a 47? Só muda a nomenclatura?
    Como o zoom é o mesmo em todas, resta saber qual tem o melhor sensor!
    Obrigado!
    Henrique/Ana

    ResponderExcluir
  26. FZ47 e FZ48 tem apenas uma diferença: A FZ48 temvídeos de menor duração, não ultrapassam 29 minutos, Fora isso são iguais.

    A melhor é a FZ48 mesmo.

    ResponderExcluir
  27. Oi Rodrigo!

    Obrigado pela informação!
    Nós vimos as fotos da FZ150 no flickr e achamos show!!
    Se ela achar pra comprar....Senão será a FZ 48 mesmo!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  28. Olá Rodrigo!
    A Visualdream já está vendendo a FZ150 por 1.699,00 aqui no Brasil, veja no site deles. Quando puder testá-la e verificar se na prática ela coreresponde ao que diz a teoria por favor coloque a sua opinião aqui no blog. Assim como eu, acredito que tem muita gente daqui querendo saber.
    Grato!

    ResponderExcluir
  29. Olá Fernando, não tenho como testar as câmeras, infelizmente.

    Esta loja vende esta câmera mais barato se for na loja física.

    ResponderExcluir
  30. Olá Rodrigo!
    Então vamos aguardar! Creio que muita gente irá comprá-la. Vamos esperar a experiência e opinião de algum usuário do blog sobre ela. Acredito que agora que está disponível por aqui, teremos muitas opiniões e fotos publicadas na net.

    ResponderExcluir
  31. Olá Rodrigo!
    Para que serve o parassol pétala? O que muda na foto?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  32. Bom, parece ridículo mas a função do parassol está no nome dele, é pra "parar o sol" rsrsrs. Ele evita a incidência de alguns raios solares na foto.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Rodrigo, qual seria a medida do parassol dessa câmera? Pois o vendedor mandou sem o mesmo, dizendo que ela não vinha com parassol de fábrica.

    obrigado

    ResponderExcluir
  34. Como o parassol é de encaixe e não de rosca, não tem uma medida correta. É o parassol da fabricante mesmo a não ser que encontre algum genérico destinado à FZ150. O estranho é que a Panasonic tradicionalmente sempre põe o parassol incluso no kit.

    ResponderExcluir
  35. Rodrigo, estou seguindo estes comentarios sobre FZ47 e FZ150. Hoje falei com um vendedor da B&HPhotoVideo nos states e ele falou que a melhor é a FZ47,pois a panasonic havia tirado a FZ150 de linha devido a problemas. Voce sabe alguma coisa desta situação?Estou quase comprando a 150, mas...

    grato, Marcio

    ResponderExcluir
  36. Xiii, minha namorada também estava quase comprando essa FZ 150, fiquei curioso agora sobre esse rumor! Será que procede?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  37. Boa Noite Rodrigo !

    Vou viajar em março e queria mto comprar uma Câmera com Ótima Qualidade de Imagem, Zoom e Vídeos em Full HD.

    Tenho lido muito no seu Blog sobre a FZ47, FZ150, Sony HX100, Nikon P500 e essa Fuji X S-1.

    Então, qual dessas é melhor na sua opinião ?

    Abração

    ResponderExcluir
  38. Bem, não estou sabendo de nada sobre isso, fiz uma pesquisa aqui e não encontrei nada sobre retirada de produção. Com certeza é boato forte, se não fizeram isso com a FZ100 que é uma porcaria...

    Independente disso, minha preferência continua sendo pela FZ47 que considero a melhor superzoom do momento pois ela já é uma realidade, a FZ150 e a Canon SX40 tem potencial para serem melhores mas ainda não pude ver isso na prática.

    Hipólito, pra complementar o que falei acima, a Fuji X-S1 ainda é algo muito distante, câmera que promete ser excelente mas muito cara e que vai levar um tempo ainda pra começar a ser vendida.

    ResponderExcluir
  39. Beleza Rodrigo, grato pela reposta.
    uma pergunta: qual dos dois modelos é mais novo FZ47 ou FZ150?
    Em termos de qualidade sensor CMOS ou CCD, é muito diferente? qual melhor?

    ResponderExcluir
  40. A FZ150 é mais nova. Sobre qualidade dos dois sensores a resposta é mais complexa e difícil de dar do que você imagina.

    Teoricamente o CMOS tem todos os ingredientes para ser melhor que o CCD, em câmeras reflex só se usa CMOS hoje em dia mas em compactas ele ainda não está desenvolvido e já acumulou alguns fracassos recentes como Canon SX1 e Panasonic FZ100. Fracassos mesmo, câmeras muito ruins que se comportaram muito mal em situações de baixa luminosidade. Mas o CMOS mais recente da Canon, um de 12MP usado na Canon SX230 se comportou muito bem e está sendo usado na SX40. Já o CMOS de 12MP da Panasonic é novo, já foi usado recentemente em outra compacta mas não tenho ainda dados consistentes sobre a qualidade dele.

    Resumindo, o CMOS é tem potencial pra ser melhor mas o CCD é uma escolha mais segura, pelo menos por enquanto.

    ResponderExcluir
  41. Blz !

    Vou aguardar um pouco, que lá pra final de janeiro e inicio de fevereiro, provavelmente já deve ter muitas opiniões e dúvidas tiradas sobre a FZ150 e Fuji X-S1.

    Mas entre a Sony, Nikon, Panasonic e Fuji você me aconselha ficar entre a Panosonic e Fuji na categoria Super Zoom ?

    Show de Bola o Blog !

    Abração

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde, Rodrigo.
    Essa câmera pega Filtro Uv e Polarizador circular?
    Vale a pena investir.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  43. Hipólito, nem recomendo a Fuji a não ser que você tenha muito dinheiro sobrando pois não acho que a qualidade dela vai valer tanto quanto ela vai custar. A previsão é de que custe o mesmo que uma Canon T3i ou uma Nikon D5100, por exemplo. Recomendo mesmo a Panasonic FZ47.

    Rick, as Panasonic possuem rosca de 52mm pra filtros. Se estiverem baratos vale a pena.

    ResponderExcluir
  44. Blz Rodrigo !

    Vou continuar acompanhando o Blog !

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  45. Olá !

    Vi vários vídeos em Full HD e SlowMotion no Youtube. No site da Flickr olhei muitas Fotos em situações diferentes da FZ-150. Fiquei muito entusiasmado em comprar esta Câmera.

    Queria saber Rodrigo se você já testou esta Câmera ?

    Abração

    ResponderExcluir
  46. Rodrigo, boa tarde
    vale a pena pagar R$ 84,10 em 1 Parassol + Filtro Uv + Polarizador circular 52mm das marcas Tianya ou Green-L?

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  47. Hipólito, essa câmera mal chegou ao Rio, vai levar um tempo até eu colocar as mãos nela. Se bem que em uma semana o preço dela já baixou quase 200 reais, quem teve pressa não ficou muito feliz com isso...

    Rick, não conheço as marcas mas o preço está razoável. Só acho que ao comprar um parassol e um filtro UV, um dos dois ficará sem função, se vai comprar o polarizador acho dispensável o UV pois o parassol já irá proteger a lente.

    ResponderExcluir
  48. Rodrigo, acha que daqui um mês mais ou menos já tem como comparar a FZ47 e a FZ150? Vou viajar dia 17, já li muito sobre ambas e queria saber o que você vai achar da FZ150 assim que conseguir testa-la, pois vi algumas pessoas falando que ela consegue ser superior em alguns aspectos.
    Obrigada e continuarei acompanhando o blog!

    ResponderExcluir
  49. Infelizmente não tenho como testar as câmeras, aqui no Brasil quem testa é o Câmera versus câmera.

    ResponderExcluir
  50. Olá Rodrigo!
    Lendo uma matéria no dpreview, achei essa Leica V-Lux 3.
    Ela tem as mesmas características da Panasonic...não?
    Não seria uma verdadeira e pura Leica, sem a grife Panasonic?
    O que você acha? Melhor, pior, semelhante?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  51. Exatamente idêntica a Panasonic FZ150 mas com a grife Leica. Ela vem com softwares originais de edição de imagem, acho que o Lightroom. Eu nem comento mais sobre as câmeras da Leica aqui pois são idênticas às Panasonic.

    Tem gente que diz que há diferenças nelas mas ninguém soube me explicar até hoje que diferenças seriam essas.

    ResponderExcluir
  52. Olá Rodrigo!

    Você acha a FZ150 compatível com a LX5 em termos de qualidade de imagem? Porque talvez eu desista de comprar a LX5 (que seria minha primeira câmera com controles manuais) já que a FZ150 tem alguns "bônus", não essenciais para mim, mas muito atrativos.

    Tenho visto algumas reclamações quanto à LX5 em ISOs altos... já ouviu falar?

    - Comparação com a FZ150 em ISO1600. Repare nos detalhes escuros, como a xícara à direita:
    http://www.imaging-resource.com/PRODS/LX5/FULLRES/LX5hSLI01600.HTM
    http://www.imaging-resource.com/PRODS/FZ150/FULLRES/FZ150hSLI1600.HTM

    Seria possível a FZ150 ter qualidade de imagem melhor que a LX5 apesar da diferença do tamanho do sensor?
    Seria a diferença CMOS x CCD responsável?

    Obrigado,
    Abraço!

    ResponderExcluir
  53. Olá Leonardo, obrigado pela presença no blog.

    Não tem como a FZ150 ter a mesma qualidade da LX5, não parece mas a diferença de tamanho do sensor é grande. já li sobre essas reclamações da LX5 mas elas são feitas em comparação às câmeras do mesmo nível dela como a Canon G12 e Samsung EX1.

    Por enquanto, o CCD continua sendo a melhor opção em compactas mas esta diferença vem diminuindo. Vai chegar um ponto em que o CMOS será melhor e, por se tratar de uma tecnologia mais barata, o CCD pode sumir assim como já sumiu das reflex.

    Essa foto mostra justamente onde o CMOS já se destaca mais que é nos ISOs mais altos. Pra quem usa ISO alto a todo momento o CMOS é uma melhor opção, por isso que ele é muito mais usado em reflex. Em compactas, ISO alto é bem desastroso.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  54. Entendi...
    Acho que mesmo assim vou optar pela LX5, que baixou um pouco de preço (não que já esteja barata – pelo menos para mim – mas, acho que com os recursos dela vou poder ficar sem comprar uma outra câmera por muito tempo).

    Talvez não seja tão necessário usar ISO muito alto... quem sabe eu aprendendo a controlar a câmera não precise tanto assim, hehe.

    Falando na LX5, eu soube que lançaram um novo firmware com muitas melhorias, até o tempo de exposição aumentou para 250 sec!

    Acho que será uma boa escolha :)

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  55. Certamente usar ISO alto em compactas é bem inútil pois as fotos ficam muito ruins mesmo.

    Sobre esse novo firmware, além da exposição de 250 segundos, tem também um aumento na velocidade do autofoco e a inclusão do efeito de miniatura. Além de várias outras coisinhas...

    Bons cliques!

    ResponderExcluir
  56. boa noite rodrigo,

    Você poderia me dizer como faço para usar o flash da panasonic fz150?
    preciso saber se veio queimado ou tem alguma forma de ligá-lo, pois ele levanta, mas não dispara.

    ResponderExcluir
  57. Veja se não está desabilitado no menu. Sem conhecer o modelo não tenho como dar maiores informações.

    ResponderExcluir
  58. Oi pessoal,
    Estou analisando há algum tempo a melhor câmera e realmente fiquei impressionado com essa FZ150. Gostei muito das imagens que vi nos blogs e dos reviews, inclusive o de voces (para os decepcionados com a FZ100, dizem q essa melhorou muito reduzindo os MPixels).
    Mas quando vi os vídeos feitos por essa câmera eu BABEI... realmente são de qualidade impressionante, especialmente o OIS que é um estabilizador ótico excelente.
    Como minha aplicação é vídeos de treinamento e também boas fotos, acho q essa é a câmera ideal.
    Gostei muito também da captação de áudio, mas prefiro gravar num gravador digital, estou de olho num TASCAM DR-05. Inclusive (se não me engano) a FZ150 tem entrada de microfone, o q ajuda para captar áudio e não precisar sincronizar depois.

    Em relação a compra, eu pesquisei nas lojas tradicionais e ninguém parece ter a venda (inclusive a Panasonic). Daí eu entrei em contato com eles e a atendente me ligou no dia seguinte informando que basta ter o CERTIFICADO INTERNACIONAL DE GARANTIA citando o número de série da câmera, que o produto está garantido pela Panasonic (inclusive vi uma reclamação no ReclameAqui que a pessoa cita o fato de apresentar o certificado e ter assistencia da Panasonic).
    Gostaria apenas da sugestão do blog sobre ONDE COMPRAR, afinal tem algumas lojas pouco conhecidas nas pesquisas do buscapé / bondfaro / etc. Alguma recomendação??

    Valeu e parabéns pelo excelente trabalho.

    Lucas Selbach
    Caxias do Sul, RS

    ResponderExcluir
  59. Olá Lucas, como eu não compro câmeras online fica difícil recomendar alguma loja virtual. Só conheço as lojas do RJ mesmo.

    ResponderExcluir
  60. Olá a todos sou leigo querendo aprender sobre fotografar, estou interessado nesta FZ150, apenas por Hobby, mas tenho ouvido falar na Olympus SP-810UZ, será que é boa, a diferença de preço medio para fz 150 é de R$250,00 a 400,00. Será que compensa? podem ser comparadas as duas? Fico Feliz se puder me dar um Flash.

    ResponderExcluir
  61. Olá Frangão, obrigado pela presença no blog.

    Se pretende aprender a fotografar então a Olympus SP810 não serve pois ela é totalmente automática. Dê uma olhada na Panasonic FZ47 que é mais barata que a FZ150 e tem os recursos que necessita para aprender a fotografar.

    Ou dê uma olhada nestes modelos que são as melhores compactas do mercado: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga

    ResponderExcluir
  62. Muito boa as informações e curiosidade de todos me ajudou muito. comprei recentemente menos de um mês uma Panasonic FZ-150 e não me arrependo, obtive boas imagens, apesar de ainda não ter utilizado todos os recursos aparentemente é fácil de manusear, ótimo zoom, menu da minha veio com a opção em português. Antes de realizar a compra estava querendo muito a Cannon SX30Is mas o preço dela não diminuia e ai vi esse modelo da panasonic efetuei alguns pesquisas e vi que em alguns aspectos ela ganhava da cannon SX30Is e quase compativel com a nova cannon SH40is. Resumindo estou satisfeito com o produto, fiz testes com fotos em 3D e filmagens em Full. Uma Ótima Câmera.

    Segue um dos sites ao qual fiz a comparação: entre a Panasonic FZ-150 e Cannon SX30is.

    http://snapsort.com/compare/Canon_PowerShot_SX30_IS-vs-Panasonic-FZ150

    ResponderExcluir
  63. E a canon sx 40? qual é melhor? a fz150 ou a sx 40?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devido ao sensor que já foi testado antes com sucesso em outras câmeras, fico com a SX40.

      Excluir
  64. Entao, a melhor superzoom no momento seria a sx40? mesmo com a fz150 reinando c a foto panoramica já gerada na camera e a foto 3d - embora so seja visivel na tv vieira panasonic -? Descartei a fz 47 pra a fz 150.

    ResponderExcluir
  65. e os videos da fz 150 sao melhores q o da sx 40?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero a FZ47 como a melhor superzoom do momento mas entre SX40 e FZ150, fico com a SX40. Essa coisa de as fotos 3D só serem vistas numa Viera me parece golpe de marketing, é possível que seja visível em qualquer TV 3D. Sobre os vídeos não posso opinar mas as duas se destacam.

      Excluir
  66. Olá, Rodrigo!

    Em primeiro lugar quero parabenizá-lo e agradecer por todas os esclarecimentos que você nos dá aqui neste blog! Desde que o conheci, já desisti de duas câmeras (Fuji S4000 e Nikon P-500)!!! rsrs

    Agora estou em dividido entre as Panasonic FZ47 e FZ 150. A FZ47 continua sendo a melhor superzoom para você?

    Está claro que a FZ150 tem algumas vantagens como a sapata para flash, modo RAW, LCD móvel, vídeo a 60 fps. Mas também é um pouco maior e mais pesada. Fico com a seguinte dúvida: será que estas vantagens me farão muita falta se eu comprar a FZ47?

    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson, obrigado pela presença no blog.

      Essa é uma pergunta que só você mesmo pode responder pois é você quem sabe se irá ou não usar estas funções. Tudo isso é questão de opinião pessoal, ninguém poderá decidir isso por você. Se bem que em foruns adoram decidir pela gente...

      Vcê pretende comprar um flash externo para usar com esta câmera? Se sim, terá que comprar no exterior pois não vende aqui no Brasil ou terá que comprar um manual, sem TTL.

      Costuma usar RAW? Se gosta de editar imagens profundamente é bom usar RAW. Se não, é desnecessário.

      LCD móvel é muito útil neste tipo de câmera. Às vezes a gente se vê numa situação em que não encontra uma posição ideal para fotografar ou filmar, aí a gente recorre ao LCD móvel.

      Faz vídeos a 60fps? Essa é uma decisão pessoal.

      Está nas suas mãos.

      Excluir
  67. Obrigado pelas dicas, Rodrigo!

    Realmente acho que não preciso do modo RAW,nem de flash externo.

    Já o vídeo a 60 fps, pelo que li, se faz mais interessante se você vai filmar cenas com muito movimento, não é? Acho que os 30 fps me atendem para filmar paisagens, passeios em viagens, filhos brincando, etc...

    Acho que a diferença mais marcante seria o LCD móvel. Vou pensar mais um pouco.

    Muito grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certíssimo sobre os vídeos e tenho a mesma opinião sobre o LCD móvel. Em compactas é bem útil já em reflex é totalmente dispensável.

      Qualquer que seja sua escolha estará bem servido.

      Excluir
  68. Olá, Rodrigo. Eu de novo!

    Fui atraido pelo LCD móvel, e agora fiquei em dúvida entre a FZ150 e a Canon SX40.
    Sei que você já falou bastante sobre elas aqui, mas poderia esclarecer por quais pontos acha a SX40 melhor?
    Um ponto que me interessa é a qualidade para fotos noturnas sem flash. Também prefiro uma câmera mais fácil de carregar (menor e mais leve), pois meu principal uso é em viagens. Neste ponto já vi que a Panasonic leva vantagem.

    Estou quase decidindo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Canon SX40 possui um sensor que já foi testado e atestada a sua qualidade em outras câmeras, já a FZ150 possui um sensor novo. As duas são ótimas câmeras.

      Excluir
  69. Olá Rodrigo, tive algumas aulas de fotografia na faculdade, mas por não ter uma câmera em casa acabei não praticando, pretendo comprar uma câmera agora em abril, e estou em dúvida entre a canon T2i e a Panasonic FZ150, o que você recomenda? Gosto muito de fotografia e pretendo fazer um curso no próximo ano, levando isso em consideração qual seria a melhor opção? Você acha que vale a pena investir um pouco mais em uma T3i?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, obrigado pela presença no blog.

      Antes de se decidir entre essas duas câmeras, é preciso decidir o que fazer com elas.

      Pretende ter uma câmera de longo alcance, já pronta para todo tipo de foto? Pretende ter uma câmera de maior qualidade mas que te limitará de acordo com as lentes que usar? Ainda tem o meio termo entre elas em relação a qualidade e praticidade que são as compactas premium como se vê nestes dois links: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga

      Definindo o tipo de câmera que pretende usar, depois parte para a escolha do modelo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  70. Olá, Rodrigo. Depois de muito analisar, decidi e comprei a FZ150! Obrigado pelas valiosas informações que colhi aqui com você e me ajudaram de maneira decisiva na escolha!
    Ainda estou meio perdido com tantas funções, mas muito satisfeito com a câmera.

    Um detalhe que não tinha observado antes de comprar é que ela possui o zoom estendido. De acordo com o manual, ele pode chegar a 37.5x no formato 4:3/5M e a 46.9x no formato 4:3/under 3M. Você poderia falar um pouco sobre isso? Qual a diferença do zoom estendido para o “zoom normal”? Existe perda de qualidade de imagem com ele?

    Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um zoom digital disfarçado, quase todas as câmeras o possuem mas as outras marcas não fazem alarde. Há perda de qualidade até no zoom óptico, quanto maior o zoom sempre haverá perda.

      Excluir
  71. Boa noite Rodrigo,
    Comprei uma fz47 com importante influencia de seu site, e estou gostando muito.
    estou com dificuldade em tirar fotos de pessoas, animais...e suavizar o fundo. Alguma dica que possa me ajudar?

    obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use as aberturas mais altas possíveis, certifique-se de que o motivo a ser fotografado esteja a uma distância razoável do fundo e, se possível, use o foco manual. Se for fotografar motivos bem próximos da lente use a função macro.

      Excluir
  72. Olá Rodrigo, estou no impasse bem comum em seu site, entre a fz150 e a sx40, com relação ao zoom ambas suprem minha necessidade, mas com relação a filmagem de apresentações musicais (qualidade de audio e imagem) qual das duas seriam a melhor? Com relação a qualidade de imagem a noite com flash e sem flash, qual a melhor?
    agradeço desde já e ansioso pela resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi, obrigado pela presença no blog.

      A Canon sempre foi conhecida por ter um sistema de captação melhor que as outras marcas já que seus microfones são frontais e não no alto, então acho que a SX40 será melhor paa você.

      Sobre a qualidade de imagem são equivalentes.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  73. Boa noite, Olha eu denovo, só gostaria de tirar mais uma dúvida, essa camera ela tira fotos em quanto filma sem interromper a filmagem? ativa o flash caso necessário ainda filmando? se "sim" for a resposta, qual a qualidade destas fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela faz fotos e vídeos simultaneamente mas sem uso de flash. A qualidaee não muda, apenas é usada uma resolução mais baixa.

      Excluir
  74. Olá Rodrigo, queria tirar uma dúvida ... Tenho uma nikon coolpix p500, utilizo tubo extensor para filtros close-up, o tubo extensor acaba por reduzir a distancia focal, reduzindo assim a qualidade dos filtros. Na fz-150 é possível rosquear os filtros sem a necessidade do tubo extensor ???

    Att, Maurício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não é o tubo extensor que tira a qualidade do filtro, estes filtros para câmeras compactas são bem ruins mesmo. É impossível manter uma boa qualidade com estes filtros, o que o tubo faz é tirar um pouco do campo de visão da sua lente, como você mesmo já percebeu.

      Na FZ150 e também nas outras FZ há uma rosca na lente para acoplar os filtros, na FZ150 é de 52mm.

      Excluir
  75. Fala Rodrigo tudo bom??

    Comprei uma FZ150 e devo recebe-la no próximo fim de semana. Como tenho um conhecido indo pros EUA no próximo mês, estava querendo comprar alguns filtros, especialmente o polarizado pois gosto muito de tirar fotos de paisagens e praias com muito sol. Vc tem alguma marca ou modelo de filtro pra me indicar??

    Desde já agradeço pela sua ajuda

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, obrigado pela presença no blog.

      A melhor marca de filtros é Hoya.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  76. Olá Rodrigo, vejo que há bastantes dúvidas quanto a FZ- 150, bom comprei duas e estou surpreso com a capacidade desta câmera, para vc ter uma ideia, tenho uma produtora de vídeo e meu equipamento é a SONY NX5, quando adquirir a FZ 150 as minhas SONY foi para o descanso, passei a usar bem mais a FZ 150 a qualidade de vídeo supera a NX5 sem falar nas fotos que são belíssimas, a Panasonic realmente revolucionou o mercado com o lançamento da FZ 150 e a Lumix GH2, estou satisfeitíssimo com a FZ 150, fica a dica para quem tem alguma dúvida sobre a FZ 150.

    Obrigado e parabéns Adriano pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo depoimento, será de bastante ajuda para os leitores.

      Excluir
  77. Rodrigo

    Tive uma FZ100 e tive muitas dificuldades com ela. Em ambientes de shows, com pouca luz, as imagens eram ruins, desfocadas, manchadas. Quando se olhava pelo LCD nesse tipo de ambiente com pouca luz, o visor parecia com "chuviscos". Utilizei uma HX1 e a qualidade foi muito boa. Agor estou na dúvida em comprar a FZ150 ou a HX100. Meu objetivo maior é que ela tenha um bom zoom para utilizar em shows noturnos, em ambiente de pouca luz. Qual comprar? grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, chuvisco no LCD é totalmente normal e não quer dizer que vá sair na foto daquele jeito. Se no LCD da Sony não aparecia é porque a resolução era maior que o da Panasonic.

      Preste atenção à resolução de 9MP da HX1 contra 14 da FZ100, é muita diferença e o ruído da FZ100 é inevitável em ambientes com pouca luz. Outra coisa, a FZ100 foi uma câmera que deu errado, normalmente eu não hesitaria em comprar uma Panasonic frente a uma Sony.

      Hoje com essas ridículas resoluções de 16, 18 e agora 20MP que a Sony vem usando em sus câmeras não indico mais Sony a ninguém. Em compacta ou é Canon ou Panasonic, com 12 ou 14MP que são mais do que suficientes, acima disso é totalmente desnecessário.

      Excluir
    2. Rodrigo

      Obrigdo pela ajuda. Então vou de Panasonic ou Nikon. Mas não tenho experiencia com essas câmeras. Qual modelo e marca é melhor? Quero tirar fotos em shows com pouca luz, a uma certa distância e que não fiquem desfocadas. Tem alguma que tenha um bom estabilizador de imagem? Como as pessoas a serem fotografadas estão sempre em movimento, as imagens ficavam sempre borradas. Mas tem de ser semi-profissional, pois ser for máquina profissional, não pode entrar junta em shows. Grato.

      Excluir
    3. Em compactas a Panasonic sempre é melhor, muito melhor. Hoje em dia todos os estabilizadores são muito bons. Não existe câmera semiprofissional.

      O melhor truque que funcionou até hoje para entrar em show com câmeras grandes (seguranças não sabem reconhecer tipos de câmeras) é mostrar o flash popup e dizer que câmera profissional não tem flash (o que não deixa de ser verdade).

      Excluir
  78. Caro Rodrigo,
    Sou leigo em cameras fotograficas mas sempre quis ter uma para poder aprender. Tenho um filho e esta vindo outro, quero uma camera para poder registrar todos os momentos deles, nascimento do futuro herdeiro das dividas, competições da escola entre outras coisas...vi que as Panas estão excelentes...qual devo comprar FZ47 ou FZ150?
    Quero fazer filmes em Full HD, tirar belas fotos e da maneira mais facil possivel!!! Minha esposa tb utilizará a camera, por isso tem que ser de facil manuseio.
    Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo Blog...
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, obrigado pela presença no blog.

      Como o custo-benefício da FZ47 é bem melhor, é essa que eu indico a você.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Rodrigo muito obrigado pela ajuda...assim que adquiri-la irei fazer o teste-drive e se pintar alguma dúvida solicitarei seu auxilio...
      Atenciosamente,
      Fábio

      Excluir
  79. Oi Rodrigo!
    Depois de muito pesquisar continuo na dúvida entre panasonic fz150 e canon sx40!
    Vi q vc tinha receio em relação ao sensor da panasonic q é novo, vc já tirou suas conclusões?
    Qual a melhor opção entre as duas câmeras?
    Obrigada, Helga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helga, obrigado pela presença no blog.

      Estão no mesmo nível, não dá pra destacar uma melhor que a outra. Qualquer escolha será bem acertada pois estas duas e a Panasonic FZ47 estão muito acima da concorrência.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  80. Obrigada Rodrigo!
    Foi difícil decidir, fiz o desempate pelo preço e acabei comprando a Canon.
    Ainda não estou com a câmera e espero não me arrepender pela escolha.
    O que ainda me deixa com o pé atrás é o tamanho do visor e definição da imagem que é inferior na Canon. Vamos ver! Em primeiro tenho que testá-la.
    Depois passo por aqui p dizer se fiquei satisfeita com minha escolha.

    ResponderExcluir
  81. Com certeza foi uma boa escolha. Depende agora de você querer aprender a usar os controles manuais para tirar proveito dos recursos que ela tem.

    A diferença de tamanho do visor de uma para outra é irrisória e a baixa definição é algo que eu até prefiro. Muita gente se ilude com LCDs de altíssima definição e depois se decepcionam com o que veem na tela do computador ou no papel que é o que realmente vale.

    ResponderExcluir
  82. Valeu Rodrigo!
    Vou me empenhar p aprender os controles manuais.
    Vc acha q aprendo apenas c o manual ou seria interessante fazer um cursinho de fotografia? Se for o caso, qual tipo de curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O manual só ensina as funções dos botões, para aprender os fundamentos dos controles manuais é necessário uma boa leitura, tem muito site na internet que ensina e muitos bons livros. Se for necessário, um curso básico de fotografia já ensina.

      Excluir
  83. Boa tarde !

    Comprei a Lumix FZ150 (estou aguardando chegar ansiosamente)e agora vou comprar um Cartão de Memoria.

    Você saberia me informar, a FZ 150 suporta Cartão de Memoria de até quantos Gbs (8 gb / 16 Gb / 32 Gb)?

    É verdade que Cartão da Classe 10 da Kingston é melhor para gravação de Vídeos em Full HD ?

    Desde já, obrigado.

    O Blog tá Show !!! Abração

    Bruno Hipólito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, obrigado pela presença no blog.

      Como a FZ150 aceita cartões SDXC, ela está preparada para receber qualquer cartão de memória com a capacidade que for mas dois cartões de 8gb são mais do que suficientes. Sempre é bom dividir em dois cartões para evitar surpresas desagradáveis. Ou, se fizer muitos vídeos, dois cartões de 16gb.

      Classe 6 já dá pra fazer vídeo Full HD sem problemas mas classe 10 é mais seguro. Não necessariamente o Kingston, pode ser o Sandisk, Sony ou Panasonic também.

      Excluir
    2. Vou comprar então 2 de 16 Gbs, obrigado. Abração

      Excluir
  84. Agora, com o lançamento da FZ 200, o preço dessa cai consideravelmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ela chegar aqui pode ser que caia, vai depender do que ela apresentar na prática. Se a FZ200 for um fiasco, aí o preço da FZ150 termina disparando.

      Excluir
  85. Rodrigo, como faço para usar filtros macro na fz150? é necessário um adaptador ou aquelas lentes bastam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já tiver a FZ150, repare que sua lente possui uma rosca para encaixar filtros. No manual de instruções diz que aceita filtros de 52mm.

      Excluir
  86. Obrigado caro, eu ainda não tenho.. estou avaliando ainda. Pois com a nova fz200, ficou difícil não esperar.

    ResponderExcluir
  87. Rodrigo, na canon Sx40, quando se usa o Manual e vai alterando o diafragma,ISO ou tempo de exposição ela já vai mostrando como ficaria a imagem. Na sony Hx1 que eu tive a oportunidade de testar, já não mostra, vc tem que saber como ficaria. Na Fz150, como funciona esse processo? A medida que vou alterando, no manual, ele já vai mostrando como a foto ficaria? ou seja, uma prévisualização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto na Canon quanto na Panasonic já vai mostrando automaticamente como a exposição vai ficar. Na Sony e também na Nikon não mostra, pelo menos na P100 não mostra. Acho isso um tremendo erro já que nem sempre dá pra gente confiar no fotômetro.

      Excluir
    2. Desculpe, não compreendi. O que você acha um erro, mostrar ou não mostrar como a exposição vai ficar?

      Excluir
  88. Olá, depois de todos os comentários resolvi ir na panasonic fz150, o preço de R$1.173,00 e bom? ainda recomenda a camera?

    ResponderExcluir
  89. Olá Rodrigo,
    Antes de qualquer coisa quero parabenizar pelo seu blog.
    Qual a diferença entre as câmeras FZ150 da Panasonic e a D3100 da Nikon?
    Qual delas é a melhor? custo x beneficio
    Eu não sou profissional, mas queria ter uma câmera que pudesse ter fotos de qualidade. Estou querendo aprender sobre fotos.

    Desde já agradeço pela colaboração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As diferenças são tantas e tão gritantes que não tem como compará-las e nem definir qual é o melhor custo-benefício, elas não são nem parecidas pois tem outras categorias de câmeras que ficam entre elas. É preciso que você primeiro conheça estes diferentes tipos de câmeras e veja qual será a mais indicada para você.

      A FZ150 é uma ccompacta, possui sua lente própria que é impossível de ser removida, do tipo superzoom que possui um longo alcance e é bem versátil pois já está pronta para todo tipo de foto. Possui os controles manuais necessários para quem quer aprender a fotografar mas possui o mesmo sensor pequeno de todas as câmeras digitais comuns que você já conhece, ou seja, a qualidade de imagem é teoricamente a mesma.

      A D3100 é uma câmera reflex, possui lentes intercambiáveis, e já vem com uma lente básica mas você pode adquirir outras lentes futuramente de acordo com a sua necessidade. Cada lente faz um tipo de foto diferente e isso demanda gastos que nunca acabam. Ela possui um sensor bem maior que o das compactas comuns e por isso tem uma qualidade de imagem muito melhor. Requer um conhecimento mínimo de fotografia pois a forma de operar é diferente das câmeras comuns, você ganha em qualidade mas perde em praticidade.

      A partir destas informações você pode estudar mais um pouco sobre estes dois tipos de câmeras e ainda tem as compactas premium que seria um meio-termo entre elas e também as mirrorless, mas estas ainda possuem um acesso bem difícil aqui no Brasil.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  90. PARABENS PELO BLOG.
    GOSTARIA DE UMA CAMERA PARA FOTOGRAFAR CASAMENTO E ANIVERSARIO A NOITE, ESTOU EM DUVIDA ENTRE A CANON SX40 OU A PANA FZ150 QUAL VC ME INDICARIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para uso pessoal ou profissional?

      Excluir
    2. PARA USO PESSOAL, FOTOGRAFAR TAMBÉM OS PASSEIOS QUE FAÇO COM A FAMÍLIA.PRETENDO COMEÇAR A USAR O MODO MANUAL, APRENDER FAZER FOTO COM FUNDO EMBAÇADO.

      Excluir
    3. As duas estão no mesmo nível, não existe uma melhor. A Canon ganha no maior alcance e a Panasonic na melhor nitidez, veja o que será mais importante para você.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  91. RODRIGO ME ESCLAREÇA MAIS UMA DUVIDA,QUAL O SENSOR DA FZ150, POIS ACABEI DE ASSISTIR UM VÍDEO ONDE O RAPAZ FALOU QUE O SENSOR E CCD,É VERDADE OU É CMOS

    ResponderExcluir
  92. SO MAIS UMA PERGUNTA, COM 1,300 REAIS QUAL CAMERA VC ME INDICARIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a prioridade é longo alcance, as melhores são as que você citou mesmo.

      Excluir
  93. BOA NOITE RODRIGO, VOCÊ CONHECE A FUJI HS30EXR VALE A PENA POR 1,100

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparando com Canon e Panasonic, na minha opinião, não.

      Excluir
  94. EM RELAÇÃO A FZ200 JÁ SABE ALGUMA COISA SOBRE ELA, ESSE KIT POR 1,600 TA BOM OU VALE A PENA ESPERAR MAIS UM POUCO, Fz-200 Full Hd 12mp +16gb+tripe+bolsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja aqui sobre a FZ200: http://www.foto-facil.com/2012/07/fz200-e-outras-superzoom-da-panasonic.html

      Excluir
  95. Olá Rodrigo, tenho uma FZ150 e preciso daquela lente (ou filtro) Close-up (encontrei como lente,filtro,macro,aumento), pesquisando eu não entendi se precisa daquele adaptador que parece um tubo ou se dá para comprar só a lente close-up e encaixar direto, se dá certo qual seria o mm dessa rosca. No site da panasonic eles indicam comprar o tal do adaptador de lente para encaixar a close-up que nem tem a venda no site.
    Minha cabeça está um nó...rss.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for comprar o close-up da Panasonic que está no site então vai precisar mesmo do adaptador mas não há necessidade de comprar aquele filtro hiper mega caro, basta você procurar algum filtro close-up de 52mm que é o diâmetro da rosca da sua lente para encaixar diretamente. Acredito que haja essa informação do diâmetro do filtro no manual de instruções.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  96. Olá Rodrigo !
    Estava aguardando anciosamente o filtro chegar para testar e te agradecer muito pela dica! Encaixou certinho na lente e nem precisei comprar o adaptador e paguei baratinho no filtro, para as fotos que quero fazer essa de 52mm com close-up+8 está perfeita para mostrar meus trabalhos.
    Obrigada,
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu tudo certo, quando há rosca na lente não há necessidade de nenhum adaptador, basta comprar o filtro do diâmetro correto.

      Excluir
  97. Bom dia xará, comprei um kit de lentes 58mm p/ minha FZ150, mas tô apanhando...
    O vendedor do ebay me falou q vinha com adaptador e tal, porém, é o tubo "maldito" rsrs...
    O que acontece é que para eu usar todos os acessórios (lente fish, wide, tele e filtros close-ups) preciso anexar o tubo... aí pra compensar o problema do tubo, preciso usar o zoom que automaticamente anula os recursos das lentes =/
    Sabe me dizer se existe algum adaptador do tipo ring de 58mm p/ a rosca da FZ sem que eu use esse tubo??? pq não tá rolando mesmo... ficou ruim demais!
    Obrigado desde já.
    Abrasssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os filtros que você comprou são de 58mm de diâmetro e rosqueáveis então deve procurar por um anel step-up 52-58mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. O anel que você mostrou é esse mesmo, só apaguei a postagem porque não permito links do ML aqui pois ele permite que seus usuários reproduzam textos do meu blog sem autorização.

      Excluir
  98. Olá Rodrigo.Tenho uma FZ150 e esta apresentando uns probleminhas de "erro na escrita do sdcard, insira novamente" já troquei o SD e problema persiste mesmo sendo classe 4.Como as superzoom são praticas porém apresentam ruídos, e algumas limitações, estou pensando em subsituí-la por uma Canon T3,T2i ou Nikon D5100.Meu hobby é fotos aviões para meu arquivo e publicações em sites especializados.Qual cam e lente/objetiva vc recomendaria já que exige qualidade, foco rápido e longo alcance.O ganho será relativamente grande em qualidade que ganharei compensa o investimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ganho é muito grande em qualidade, não dá pra comparar, a diferença é absurda mesmo. Recomendo Canon T3 ou Nikon D3100 e objetiva Sigma 18-250mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Opa muito obrigado pela dica! A propósito achei muito interessantes os assuntos abordados pelo site, sucesso. Abraços.

      Excluir
  99. Qual camera superzoom devo comprar? quero qualidade e um zoom bom (não precisa ser enorme) ela se encontra entre essas? Nikon Coolpix P520, Canon PowerShot SX50 HS, Panasonic LUMIX - DMC-FZ47, Panasonic LUMIX - DMC-FZ200... qual delas? ou nenhuma delas? muito obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Panasonic me parecem as melhores opções, principalmente a FZ200 que possui uma lente mais clara.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Valeeeuuuu, essa mesmo que vou comprar vi um vídeo dela agora e fiquei empolgado haha... valeu vou de Panasonic FZ200!!

      Excluir
  100. Olá, tenho a Panasonic fz150, quero comprar as lentes angular e telefoto ambas possuem 52mm a mesma medida da lente. Seu encaixe lembra o encaixe do parasol da máquina. Será que preciso comprar o tubo adaptador para usá-las?
    Uma outra pergunta: posso utilizar o tubo macro extensor da Nikon (Tube Macro Extension Tube Ring Set for Nikon Ai AF Lens VLE-41709)ou o da canon(Aluminum Alloy 3-Tube Macro Extension Tube Ring Set for Canon EOS EF Lens VLE-41708 na minha Lumix? Se a resposta for sim, será necessário algum acessório para intermediar.
    Uma outra coisa que não entendi, foi a afirmação do colega, postada acima "O que acontece é que para eu usar todos os acessórios (lente fish, wide, tele e filtros close-ups) preciso anexar o tubo... aí pra compensar o problema do tubo, preciso usar o zoom que automaticamente anula os recursos das lentes". Porque ao usar o zoom os recursos das lentes são anulados.
    Me perdoe a ignorância e tb por te encher de perguntas, mas passei a tarde inteira procurando respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua FZ150 possui rosca para filtros então não há necessidade de nenhum adaptador.

      Estes tubos são criados especificamente para determinadas cÂmeras e não são oficiais, como não os conheço e nunca usei não sei se podem ser usados na FZ150.

      O colega acima precisa de um tubo porque os filtros dele são de 58mm mas o diâmetro da rosca da FZ150 é de 52mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails