29 de junho de 2010

10.000 visitantes!!!

   Olá amigos, depois de 5 meses de blog conseguimos alcançar a marca de 10 mil visitantes! Eu não tenho parâmetros pra saber se essa é uma marca muito boa ou não, só sei que dentre esses 10 mil fiz várias amizades e hoje vocês contribuem demais com o conteúdo do blog já que muitas ideias são dadas por vocês por e-mail (ainda tenho algumas engavetadas que vou soltando aos poucos rsrs).

   Esse blog não é meu, é nosso, pois aqui compartilhamos o nosso conhecimento e esse é o objetivo principal. Já aprendi muito aqui e continuo aprendendo, e tudo que eu aprendo tento dividir com vocês de uma forma bem informal como se fosse uma conversa mesmo.
Olha a cara de felicidade com os 10 mil visitantes

   Quero aproveitar e agradecer aos colaboradores Alixandre que está sempre sugerindo temas, Marcus Gorbachev (o presidente) que está sempre prestando uma ajuda a galera daqui, à minha fã número zero Wigui presente aqui desde o iniciozinho do blog (ela viu isso aqui começar literalmente do zero), à Raquel, minha maior patrocinadora e principalmente à Noemi que é a idealizadora e criadora do blog, sem ela isso aqui não existiria.

   Também tenho que agradecer as críticas pois elas ajudam a fazer um blog cada vez melhor. Que venham os 100.000 visitantes!!!

28 de junho de 2010

Olympus X20: A câmera mais barata do Brasil

   Opa! Peraí! Mas e aquelas marcas "genéricas" que vemos nas grandes lojas? Sem citar nomes, essas não entram na minha estatística, pelo menos lente de vidro a câmera tem que ter pois de plástico não vale...Ah, não acreditam? Já vi uma quebrada e a lente dela era uma verdadeira miragem! Acho que já sabem de qual estou falando.
 Isso é uma miragem, igual à lente da câmera quebrada, não olhe muito pra isso...

   Recentemente usei uma compacta Olympus e sendo bem sincero, não gostei da óptica dela. A qualidade no automático era péssima e melhorava um bocado nos modos de cena mas era até surpreendente no macro, talvez seja uma característica das lentes que a Olympus faz para as suas compactas. Nesse modelo X20, o macro é de 5cm e a abertura de 3.1-5.9 é melhor do que a de algumas câmeras melhores e cheias de recursos; tem 10 megapixels de resolução; zoom de 3x com distância focal de 36-108mm; LCD de 2, 4 polegadas; e sua longa exposição chega a apenas 4 segundos.
 Bem compacta, cabe no bolso sem problemas

   Essa foi uma das primeiras câmeras da Olympus a aceitarem o cartão Micro SD, começando a se livrar do caro e nada prático cartão XD; conta com estabilizador de imagens mas o processo é digital; seus vídeos são VGA; é alimentado por 2 pilhas; e não possui viewfinder. Resumindo, é uma câmera bem simples, sem atrativos que chamem a atenção. O que realmente chama a atenção nesta câmera é seu reduzido preço chegando a custar menos de 200 reais em algumas lojas.
Painel traseiro simples, com as funções mais básicas

   Opinião do blogueiro: Pelo seu preço torna-se uma boa opção para quem quer uma câmera pequena e sem muita preocupação com detalhes; foi feita mesmo para ser usada no automático mas o macro surpreende mesmo impondo uma distância mínima de 5cm entre o motivo a ser fotografado e a lente da câmera.

26 de junho de 2010

Nova enquete no ar

   Terminou a primeira enquete do Foto Fácil, "Sobre qual câmera você prefere ler aqui no blog" e o resultado foi o seguinte:

Compactas simples                                            4 (5%)

Compactas avançadas                                   33 (44%)

EVIL (compactas com sensor de DSLR)              3 (4%)

DSLR ou reflex                                                 31 (41%)

Micro 4/3                                                           3 (4%)
   Não me surpreendeu o resultado em si mas a forma como aconteceu pois as DSLR ficaram a maior parte do tempo na frente. Então, fica decidido que o foco principal do blog vai continuar sendo sobre as compactas avançadas (ou prosumer) mas não vou deixar de falar das DSLR pois tem muita gente interessada nisso.
    As compactas avançadas vão continuar mandando por aqui

   A próxima enquete vai ser a seguinte: Como ficou conhecendo o blog? Por meio de amigos, Orkut, Twitter, outros blogs, sites de busca...É importante a participação pois o conteúdo é feito de acordo com a necessidade de vocês.

   Obrigado e até a próxima!

25 de junho de 2010

Canon T2i, por que essa câmera é tão amada?

   Ultimamente tenho recebido uma enxurrada de e-mails perguntando sobre a Canon T2i (550D) e é justo que ela mereça uma postagem aqui. É uma câmera que agrada demais tanto os profissionais, por ser uma câmera de 18 megapixels, permitindo grandes impressões sem custar tão caro, quanto os amadores pelas suas atraentes características que a colocam acima das suas concorrentes da mesma faixa de preço.
T2i é seu nome nas Américas, 550D na europa e Kiss X4 na Ásia

   O sensor CMOS dela ainda é menor que o das concorrentes mas o processador DIGIC 4 da Canon compensa isso com vantagens pois muitos afirmam que os vídeos em full HD da T2i são os melhores e ainda há a possiblidade de se fazer vídeos em HD (1280x720) com taxa de 60 fps, desbancando a maior rival já que ela usa o sensor CCD que ainda não permite vídeos em full HD.
 Em conjunto com a lente do kit, a 18-55mm

   No modo contínuo, ela chega a 3.7 fps limitadas a uma sequência de 34 fotos; pra quem gosta de ISOs altos, ela chega a 12800; e o controle de exposição é o grande diferencial dessa câmera pois ela conta com 63 pontos de exposição e a faixa de compensação vai de +5 a -5 gerando muito mais opções, acredito que seja mais interessante para quem gosta de fotos mais subexpostas, como eu.
 Painel traseiro super simples de se operar, característica da Canon

   Vem equipada com o modo live view que a Canon emprega desde a XSi em um LCD de 3 polegadas; flash com alcance máximo de 13 metros; e é relativamente leve, pesa menos que a concorrente Nikon D5000. Vale lembrar que como todas as outras DSLR da Canon que não são Full frame (sensor do tamanho do fotograma de filme 35mm), ela possui fator de corte de 1.6 que leva, por exemplo, a lente do kit 18-55mm cobrir uma distância focal real de aproximadamente 29-88mm.
E aí, vai comprar a sua quando?

   Opinião do blogueiro: Me arrisco a dizer que pela qualidade que ela tem demonstrado e seus diferenciais em relação a concorrência, ela se torna uma opção melhor até do que a Canon 50D que é mais cara e não agrada tanto aos amadores, imagina em relação às suas concorrentes diretas. Bola dentro da Canon, recomendadíssima.

21 de junho de 2010

Sensacional lançamento da Samsung: TL500

   Lembram da postagem passada? Fuji, Samsung e agora incluí a Casio no grupo das que "aprontam" na hora de lançar suas câmeras tentando derrubar ou pelo menos chegar perto das gigantes Canon, Nikon, Panasonic e Sony. Estava tentando adiar a postagem da câmera TL500 (EX1 na Europa) pois esperei ela começar a ser vendida aqui no Brasil mas, descobri agora que nem nos EUA ela ainda está sendo vendida apesar de seu lançamento em fevereiro deste ano.
 Visão frontal dessa belezura

   O lado bom é que, quando ela chegar aqui ou no exterior você já vai estar sabendo todos os detalhes sobre essa câmera com resolução de 10 megapixels que é concorrente direta de Panasonic LX3 e Canon G11 devido ao seu grande sensor para os padrões das compactas e tem mais: Abertura monstruosa de 1.8-2.4 na sua conceituada lente Schneider-Kreuznach (não existe lente mais clara que essa nas compactas) que cobre a distância focal de 24-72mm e já vem com 1GB de memória interna dispensando, pelo menos inicialmente, a obrigatoriedade de comprar um cartão de memória.
 Dois dials que irão ajudar muito os mais fotógrafos mais experientes

   Os controles manuais e de prioridades estão lá, assim como a sapata para flash externo; possui macro de 1cm; longa exposição de 8 segundos e os disparos mais rápidos chegam a 1/1500 de segundo; possui estabilizador óptico; modo contínuo de 2fps; o flash não chega a ser ruim mas fica atrás das concorrentes com alcance máximo de 5.2 metros; seu LCD é móvel (com tecnologia AMOLED até agora exclusiva da Samsung) mede 3 polegadas; e é alimentado por bateria tipo proprietário.
 Painel traseiro com seu LCD fechado

   Os pontos fracos ficam por conta de não ter nenhum viewfinder e os vídeos foram deixados para trás pois não há opção de resolução HD, a resolução máxima é VGA de 640 x 480. Mais um diferencial é a presença de dois dials no topo da câmera que combinados com um controle giratório na parte da frente permite a fotógrafos mais ágeis, um controle maior da exposição.
 Repare no controle giratório ao lado esquerdo

   Opinião do blogueiro: A Samsung não é vista com bons olhos pela maioria mas eu confio nas lentes Schneider. Contando com essa agressiva abertura, 1GB de memória interna e os controles alternativos de exposição que sempre me agradam (como na Canon G11), tá mais do que recomendada. É, seguramente, a melhor compacta que a Samsung já fez.

18 de junho de 2010

Casio FH100

   Normalmente qualquer um torceria o nariz pra uma câmera da Casio, inclusive eu. Estou tentando incluir no blog todas as marcas que tem alguma relevância no mundo da fotografia digital e procurei algum modelo que tivesse um diferencial, que merecesse destaque e tive uma grata surpresa com a Exilim FH100.
 Modelo bem compacto e cheio de recursos

   É necessário dizer que falta uma lente de qualidade à Casio pois a Exilim não pode ser comparada a Nikkor, Canon, Leica, Zuiko, Carl Zeiss, Schneider-Kreuznach e até as Fujinon e Sony G; deve ficar atrás de todas essas mas...vocês se lembram que há algum tempo eu disse que Fuji e Samsung tentam suprir a falta de um bom conjunto óptico com itens e características técnicas que nem sempre são encontrados nas marcas de renome? Pois bem, incluo agora a Casio ao lado destas duas.
 Painel traseiro bem simplificado

   Pra começar, a FH100 possui sensor CMOS de 10 megapixels e não escondo de ninguém que considero este sensor melhor que o CCD, lógico que ainda tem muito a ser aprimorado nas compactas porém, nas DSLR a diferença é visível; sua lente possui 10x de zoom cobrindo a distância focal de 24 a 240mm, excelente para o ângulo largo; estabilizador de imagens por deslocamento de sensor; o ponto fraco fica por conta da abertura de 3.2-5.7, em época de aberturas de 2.0 a 2.4, realmente fica difícil aceitar uma abertura máxima de 3.2; ainda mais quando se trata de uma câmera com modo manual e de prioridades, onde a gente pode tirar tudo que a câmera permite.
 Dial possui poucos modos mas o manual e os de prioridades marcam presença

   A longa exposição merece destaque com até 30 segundos de obturador aberto; o modo contínuo chega a 40 fps no modo em que se pressiona o botão de disparo até a metade (o famoso meio clique) e mesmo no modo normal chega a 4 fps, um benefício do sensor CMOS; outro benefício que poderia ser aproveitado é o de vídeo em Full HD mas a Casio preferiu investir num modo de vídeo na minha opinião muito mais útil: vídeos VGA de até 120 fps e vídeos pequenos em super slow motion de até 1000 fps, essa característica de já vem de outros modelos Exilim. Os vídeos HD (1280x720) estão disponíveis.
Chega a lembrar uma Panasonic série ZS na aparência

   A lamentar, o maior ponto fraco das Exilim: Desagradável macro de 7cm; seu LCD mede 3 polegadas; é alimentada por bateria tipo proprietário; usa cartões SD mas já possui memória de 90 MB; e o alcance de seu flash chega a 5 metros.

   Opinião do blogueiro: Dentro das limitações que se esperam de uma câmera Casio, e por não custar tão caro (pelo menos aqui no Rio) se torna uma boa opção. Ela me surpreendeu positivamente, falta um conjunto óptico de qualidade, quem sabe um dia...

17 de junho de 2010

Mais uma opção de câmera com 26x de zoom

  Algumas marcas muito importantes na era da fotografia analógica foram perdendo espaço quando entramos na era digital e uma delas foi a Kodak mas isso é perfeitamente explicável. A Kodak assim como a Fuji eram ótimas fabricantes de filmes fotográficos, nunca se destacaram como fabricantes de câmeras e lentes e como hoje os filmes entraram em extinção, essas marcas precisam se reinventar para continuar no mercado.
 Visão frontal da Z981

   A Kodak tem sofrido para conseguir uma fatia desse mercado da fotografia digital e até tem conseguido com suas câmeras de baixo custo, muito mais pela facilidade de encontrá-las nos grandes varejistas do que por sua qualidade que passa longe das líderes mundiais nesse segmento Nikon e Canon. Esse ano, ela trouxe a Z981 com 26x de zoom para concorrer com a Nikon P100, Olympus SP800, Fuji HS10 e Pentax X90, todas com 26 ou 30x de zoom.
 Detalhe da lente Schneider e seus 26x de zoom

   A Z981 vem equipada com excelente lente Schneider-Kreuznach que para quem não conhece, é uma conceituada lente que vem perdendo espaço nas DSLR mas que mantém uma excelente qualidade nas compactas e equipa também as melhores câmeras da Samsung; seu zoom de 26x cobre a distância focal de 26-676mm e tem uma abertura muito boa de 2.8-5.0; sua longa exposição surpreende com seus 16 segundos (só perde para a Panasonic); faz vídeos com resolução HD; macro de 1cm; e possui visor EVF, além dos controles manuais e de prioridades.
 Muitos botões além do dial de modos de disparo no topo da câmera

   Os pontos fracos dessa câmera são: Resolução alta demais de 14 MP gerando terrível densidade de megapixels para um sensor relativamente pequeno; seu flash pop-up só alcança 6 metros (abaixo das concorrentes); e LCD de 3 polegadas mas de baixíssima resolução. Grande diferencial desta câmera que a tornam uma das opções mais práticas do mercado é que no seu kit já vem incluído 4 pilhas recarregáveis (já pré-carregadas) mais o carregador, um custo a menos para o consumidor.
 Em compensação, menu simplificado no painel traseiro

   Opinião do blogueiro: Não é uma câmera que me enche os olhos mas por ter lentes Schneider-Kreuznach se torna uma opção melhor que as Fuji tão procuradas pelo seu baixo custo porém, também baixa qualidade de imagens e já vem carregador e pilhas recarregáveis; a abertura de sua lente é muito boa, distância focal bem abrangente tanto no ângulo largo como nas maiores distâncias. Recomendada com ressalvas, mais pelo seu baixo custo e por ser uma opção melhor que a Fuji.

Correção feita

16 de junho de 2010

Lente 70-200 para Canon e Nikon

   Eis uma ótima opção pra quem tem bala na agulha e quer longo alcance aliado a altas aberturas: Canon e Nikon fizeram essas belezuras 70-200 f/2.8, agora imagine isso nas câmeras com fator de corte: Na Nikon que é de 1.5 ela se torna uma 105-300 e na Canon que é de 1.6 ela se torna uma 112-320 e isso tudo com abertura de 2.8 por toda sua extensão!!!
 4 versões da Canon 70-200 com parassol

   A lente da Canon é mais versátil pois se consegue foco a 1,2 metro de distância enquanto na Nikon essa distância sobe um pouco para 1,4 metro; além da abertura mínima de 32 na Canon contra 22 na Nikon.
Canon EF 70-200mm f:2.8L IS II USM

   Na minha opinião, as DSLR Nikon são ligeiramente superiores às Canon em qualidade de imagem e uma coisa que prezo muito que é a fidelidade de cores, então eu diria que a lente Canon é melhor mas o corpo de câmera Nikon possui processadores e sensores melhores que os da sua concorrente. Não confundam quando eu digo que prefiro comprar uma DSLR de entrada Canon por ter corpo e lentes mais baratas além de acesso aos comandos mais simplificado, é uma questão de opinião e costume mesmo.
Nikkor AF-S 70-200mm f: 2.8G ED VR

   Essas lentes são pesadas, cerca de um quilo e meio e é necessário um tripé só para elas; a baioneta F na Nikon e EF na Canon indica que são lentes que podem ser usadas nas câmeras Full Frame, as todas-poderosas que possuem sensor do tamanho de um fotograma de filme de 35mm em que você pode abusar de ISOs altos e geralmente possuem altíssimas resoluções que permitem ampliação e revelação de fotos com impressão profissional, tudo sem perder qualidade; existem as versões que possuem estabilizador de imagem e motor de foco; e são seladas contra poeira e umidade.
Nikon D80 equipada com a lente 70-200

   Pra quem pretende se profissionalizar é item obrigatório, principalmente na área ambiental, fotógrafos de zoológicos, reservas ambientais, biólogos precisam de um "brinquedinho" desses. Querem saber os preços? Entre 4.000 e 6.000 reais vocês encontram essas belezinhas... E aí, vai encarar?

15 de junho de 2010

Top Blog 2010

   Reitero o pedido para que votem no link do Top Blog ao lado direito. Ajudem o blogueiro a ganhar mais votinhos para tentar entrar no Top 100 dos blogs de tecnologia.

11 de junho de 2010

Novos modelos DSLR da Sony

   Chega o mês de junho e com ele, alguns lançamentos começam a pipocar no mundo da fotografia. A Sony lança mão de duas DSLR, A290 e A390 também conhecidas como Alpha.
Pouquíssimas diferenças entre os dois modelos

   Ao contrário das compactas da Sony, suas DSLR sempre tiveram um custo baixo e acredito que com esses lançamentos não será diferente. O grande problema é encontrar lentes e acessórios a venda aqui no Brasil, não é impossível mas a oferta é bem menor que as das concorrentes Nikon e Canon, líderes nesse mercado.
 Na Alpha 390 há a opção de modo Live Wiew

   O sensor CCD que equipa estas câmeras talvez seja o melhor que existe, tanto que está sempre presente nas câmeras Nikon, tanto compactas como DSLR; outra vantagem é que as câmeras reflex da sony tradicionalmente contam com estabilizador de imagens no seu corpo, não sendo necessário ter lentes com este recurso.
 Painel traseiro da Alpha 290

   Esses dois lançamentos são modelos de entrada (ideais para iniciantes) e muito parecidos, com 14 megapixels de resolução; o modo contínuo é de 2,5 fps; o flash pop-up tem alcance de apenas 10 metros (muito baixo para uma DSLR) e isso nunca foi o forte da Sony; e podem usar tanto o cartão SD como o Memory Stick. As únicas diferenças são em relação ao seu visor LCD: Os dois medem 2,7 polegadas mas na A390 é inclinável e possui Live View.
 Dial de funções ao lado esquerdo de quem manuseia a câmera pode confundir um pouco

   Opinião do blogueiro: É recomendada para quem quer um modelo DSLR de entrada mais em conta do que Canon e Nikon, e principalmente, pra quem tem facilidade em encontrar as lentes e acessórios para a série Alpha, de preferência lentes Carl Zeiss que são bem superiores e tem qualidade comparável às lentes Canon, Nikkor e Zuiko que se destacam nessa área.

  

10 de junho de 2010

Pentax X90

  Eis uma marca de grande sucesso internacional, reconhecidamente forte no mercado da fotografia há muitos anos mas que não investe no mercado brasileiro, talvez por isso é bem desconhecida do grande público mas o blog não pode ignorar a Pentax e seu último modelo superzoom , a X90, que foi lançado oficialmente em fevereiro deste ano.
 Vista frontal da bela Pentax X90

   Por ter 26x de zoom ela se torna concorrente das Nikon P90 e P100, Olympus SP800 e Fuji HS10. Nunca usei uma Pentax mas pelo que ouço falar dela e se mativer a qualidade de suas lentes para DSLR nas compactas acredito que em qualidade de imagem desbancaria as Nikon.
 Dial semelhante ao de outras marcas não causará impacto a quem usá-lo

   Sua distância focal vai de 26 a 676mm, uma grande angular muito boa mas podem esperar bastante ruído, distorções e todo tipo de aberração cromática ao se usar seu zoom ao máximo, como em qualquer superzoom; a abertura é bastante satisfatória de 2.8-5.0 e como tem o macro de 1cm, se torna um equipamento bem atraente e versátil; tem a resolução que está se tornando padrão esse ano de 12 megapixels com um sensor de 0,28 cm² também padrão.
 Detalhe do disco de ajuste dioptral do seu visor EVF na extrema direita da foto

   Um ponto que chama atenção em um anúncio desta câmera é a tripla redução de ruído. O ideal é que o estabilizador de imagem seja óptico para evitar ao máximo as distorções mas esse anúncio deixa claro que ela deve ter estabilizador óptico, digital e ainda o deslocamento de sensor; acredito que essa mistureba não seja benéfica para o resultado final das fotos. Não é nada favorável para fotos com longa exposição, chegando no máximo a 4 segundos mas tem um disparo bem rápido de 1/4000 de segundo; flash pop-up potente com alcance de até 9 metros; faz vídeos HD de 1280x720 (só as com sensor CMOS fazem em Full HD); usa cartão SD; é alimentada por bateria tipo proprietário; possui LCD de 2,7 polegadas e possui visor EVF.
 Painel traseiro parece ser bastante fácil de usar, detalhe para o interessante controle de zoom

   Opinião do blogueiro: Como eu disse, nunca usei uma Pentax mas acreditando na reputação e qualidade que as lentes Pentax possuem, é uma forte concorrente da Nikon P100 e custa mais barato no exterior. Como algumas lojas aqui do Brasil possuem a X90 à venda, eu arriscaria comprá-la. Tá recomendada.

8 de junho de 2010

Lentes Lumix para sistema Micro 4/3

   Todos sabemos que a Panasonic nunca foi fabricante tradicional de lentes mas suas bem sucedidas empreitadas no ramo de filmadoras e agora nas câmeras digitais com parceria da talvez melhor fabricante de lentes do mundo, a Leica deve ter lhe rendido uma boa experiência na fabricação de lentes próprias. Ainda não vejo as lentes Lumix com qualidade suficiente nas compactas mas como devem ser as lentes para o sistema Micro 4/3 onde, junto com a Olympus, é uma das mais promissoras marcas e potencial líder de mercado?

   Primeiro falarei de um tipo de lente que me agrada muito que são as fixas grande-angular, ótimas para fazer retratos e com grande abertura garantindo boa iluminação mesmo em condições mais adversas e a Lumix G 20mm f/1.7 é uma dessas lentes.
 Quase nem ocupa espaço...

   O resultado obtido com esta lente é semelhante ao das famosas "cinquentinhas" usadas nas DSLR mas com certa vantagem pois sua distância focal mínima é de 40mm enquanto as 50mm nas DSLR funcionam com distância focal de 75mm nas Nikon mais baratas e 80mm nas Canon. Entenda mais sobre distância focal aqui.
   Se formos comparar com as lentes que geralmente integram os kits das câmeras (18-55mm), essa Lumix 20mm ganha com folga na abertura, pois você ter uma grande angular com abertura de 1.7 e ainda focalizar paisagens sem perder nenhum detalhe usando aberturas menores até 16!

   Agora uma lente zoom, a Lumix G VARIO HD 14-140mm f/4-5.8 que teria uma distância focal mínima de 28mm com 10x de zoom e uma abertura apenas regular, como é comum nesse tipo de lente mas possui estabilizador de imagem,  necessário ao se usar o zoom pois é uma lente pesada e é preciso ter mais do que firmeza na mão.
 Essa é apenas uma das muitas opções de lentes zoom para Micro 4/3

   Por ser uma lente de construção mais avançada e com o estabilizador já citado, não é uma lente barata como a 20mm mas pra quem quer pegar aquele detalhezinho lá no topo da montanha, vai ter uma lente que irá satisfazer seus usuários. 

   Enfim, opções para quem não quer gastar com uma DSLR e essas câmeras Micro 4/3 da Panasonic já são uma realidade aqui no Brasil diferente da série PEN da Olympus. As câmeras da série G da Panasonic já são encontradas à venda aqui mas as lentes acho que dependem de um sucesso de vendas dessas câmeras aqui, estratégia errada pois já deveria ter pelo menos duas lentes à venda.

6 de junho de 2010

Nova Panasonic saindo do forno

   Para enlouquecer os consumistas de plantão, vem aí a Panasonic FX75 e ela confirma duas tendências de mercado:
   1ª (e má): 14 megapixels de resolução mas sem aumentar o tamanho do sensor.
   2ª (e boa): Lentes claras, essa tem abertura de 2.2 e tem a assinatura Summicron, lendária série de lentes da Leica.
Lente Summicron de 24mm é garantia de qualidade

   Além disso, ela traz outros bons atrativos como: Distância focal em grande angular muito boa de 24mm com zoom de 5x, lembrando a famosa LX3; potente flash com alcance máximo de 7 metros; macro de 3cm; a já característica longa exposição de 60 segundos; LCD de 3 polegadas com tecnologia TouchScreen; seu modo contínuo pode chegar a até 10 fps; vídeos HD; e conexão direta com televisores LCD Panasonic, tudo isso equipado com o novo processador Venus Engine HD II.

   Os pontos fracos ficam por conta da altíssima densidade de megapixels (50 MP/cm²); não possui controles manuais; não posui visor óptico nem EVF; o som dos vídeos é mono (isso tem ocorrido em quase todas as Panasonic mas tenho omitido essa falha).

     Ausência de controles manuais vão afastar usuários mais avançados

   Outros itens que merecem atenção nesta câmera: Estabilizador de imagens óptico; muitos modos de cena; aceita cartões SD de altíssima capacidade; é alimentada por bateria tipo proprietário; e uma dúvida que tem surgido com força total ultimamente: As câmeras da Panasonic tem quase sempre duas nomenclaturas diferentes e essa, por exemplo, se chama FX70 ou FX75, na Europa sempre é diferente. Isso acontece porque na Europa as câmeras fotográficas não podem fazer vídeos de mais de 15 minutos de duração, é a legislação deles senão entram na categoria de filmadoras, é só isso. Aqui no Brasil, vídeos longos sem problema.
 Poucos botões no painel traseiro devido à tecnologia Touchscreen

   Opinião do blogueiro: Essa câmera rivaliza principalmente com a série SD da Canon e série T da Sony pela ausência de controles manuais mas ganha na qualidade de imagem por ter uma lente Leica, uma grande angular de respeito, zoom de 5x que está acima da média nessa categoria e a lente clara que está se tornando algo mais comum agora. recomendada para quem quer fotos de qualidade sem precisar de ajustes mais elaborados e complicados.

2 de junho de 2010

Henri Cartier-Bresson

   Ando meio ausente do blog, não tenho atualizado mais porque estou com alguns probleminhas técnicos e como não entro de jeito algum em lan-house e vou aproveitar minha férias pra fazer uma curta viagem vou deixando, aos poucos, algumas dicas de sites com ótimas fotos e uma delas é uma pequena galeria do mestre Henri Cartier-Bresson.


Segue o link: http://www.afterimagegallery.com/bresson.htm e vejam que fotos sensacionais!

Quem não o conhece, vale a pena dar uma pesquisada na internet.

Todos e-mails continuam sendo respondidos normalmente todos os dias. Até a próxima!
Related Posts with Thumbnails