21 de junho de 2010

Sensacional lançamento da Samsung: TL500

   Lembram da postagem passada? Fuji, Samsung e agora incluí a Casio no grupo das que "aprontam" na hora de lançar suas câmeras tentando derrubar ou pelo menos chegar perto das gigantes Canon, Nikon, Panasonic e Sony. Estava tentando adiar a postagem da câmera TL500 (EX1 na Europa) pois esperei ela começar a ser vendida aqui no Brasil mas, descobri agora que nem nos EUA ela ainda está sendo vendida apesar de seu lançamento em fevereiro deste ano.
 Visão frontal dessa belezura

   O lado bom é que, quando ela chegar aqui ou no exterior você já vai estar sabendo todos os detalhes sobre essa câmera com resolução de 10 megapixels que é concorrente direta de Panasonic LX3 e Canon G11 devido ao seu grande sensor para os padrões das compactas e tem mais: Abertura monstruosa de 1.8-2.4 na sua conceituada lente Schneider-Kreuznach (não existe lente mais clara que essa nas compactas) que cobre a distância focal de 24-72mm e já vem com 1GB de memória interna dispensando, pelo menos inicialmente, a obrigatoriedade de comprar um cartão de memória.
 Dois dials que irão ajudar muito os mais fotógrafos mais experientes

   Os controles manuais e de prioridades estão lá, assim como a sapata para flash externo; possui macro de 1cm; longa exposição de 8 segundos e os disparos mais rápidos chegam a 1/1500 de segundo; possui estabilizador óptico; modo contínuo de 2fps; o flash não chega a ser ruim mas fica atrás das concorrentes com alcance máximo de 5.2 metros; seu LCD é móvel (com tecnologia AMOLED até agora exclusiva da Samsung) mede 3 polegadas; e é alimentado por bateria tipo proprietário.
 Painel traseiro com seu LCD fechado

   Os pontos fracos ficam por conta de não ter nenhum viewfinder e os vídeos foram deixados para trás pois não há opção de resolução HD, a resolução máxima é VGA de 640 x 480. Mais um diferencial é a presença de dois dials no topo da câmera que combinados com um controle giratório na parte da frente permite a fotógrafos mais ágeis, um controle maior da exposição.
 Repare no controle giratório ao lado esquerdo

   Opinião do blogueiro: A Samsung não é vista com bons olhos pela maioria mas eu confio nas lentes Schneider. Contando com essa agressiva abertura, 1GB de memória interna e os controles alternativos de exposição que sempre me agradam (como na Canon G11), tá mais do que recomendada. É, seguramente, a melhor compacta que a Samsung já fez.

16 comentários:

  1. Interessante essa samsung...

    Mas não entendi uma coisa, porque uma lente clara com velocidade maxima de 1/1500. Deveria ser o dobro não acha?
    Mas nem tudo são flores. Mas gostei da proposta!

    ResponderExcluir
  2. Alixandre, eu vou mais além na pergunta: Porque toda compacta que tende a ser muito boa sempre tem algum item importante que é "esquecido"?

    Igual a Canon S90 que tem abertura de 2.0 e o macro é de 5cm...

    ResponderExcluir
  3. Uma câmera muito linda e com uma memória interna muito boa, embora a tendência daqui pra frente seja essa mesmo.

    Antes de comprar minha primeira digital, li muito a respeito de lentes e as Schneider-Kreuznach sempre estava entre as 4 ou 5 melhores na opinião de diversos fotógrafos. Acredito que as lentes são de grande peso e ajudam na hora da escolha de uma Samsung.

    Então acho que quem quer investir na marca acaba não tendo muito do que se arrepender. Até mesmo porque ainda não criaram a câmera perfeita. =D

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo...acabei de voltar de viagem e acabei comprando a EX-1...excelente compra ...esta lente faz milagres dentro de ambientes mais escuros,como shopping e hoteis não é necessario usar o flash..e a qualidade é muito boa...a única coisa que peca é que ela demora um pouco para entrar em ação..uns 4 ou 5 segundos...mas para uma compacta a qualidade das fotos é excelente.

    ResponderExcluir
  5. Opa, quero ver fotos feitas com a EX1 lá no grupo, hein? Parabéns pela bela aquisição.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo...acabei de postar algumas fotos feitas com a EX-1...da uma olhada e me diga o que achou..
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo..cada vez mais fico impressionado com a qualidade e efeitos fotográficos da EX-1...cada dia descubro alguma coisa nova...valeu muito ter achado seu comentário sobre ela no seu BLOG e ter a sorte de acha-lá,por um bom preço, em minha última viagem..realmente ela vale muito pelo que custa ...!!

    ResponderExcluir
  8. Ahhh... postei novas fotos dela hoje no Blog....me diga o que achou depois..
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Bem como nosso amigo Alixandre mencionou... sempre esquecem alguma especificação.......

    Essa SAMSUNG aí mandaram esquecer o viewfinder e o disparo contínuo deve ser beeeem pouco rsrsr

    Mas de resto promete!

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Valeu Dennys, informação inclusa na postagem: Modo contínuo de 2fps, dentro da média dos sensores CCD.

    ResponderExcluir
  11. Olá a todos!! antes gostaria de parabenizar sempre o blog por realmente ter postagens e de qualidade. e agora queria uma opinião do nosso blogueiro... achei sensacional o lançamentos da sansung com a linha NX.. fiquei tentado em especial pena NX11 que tem é bem facil de usar e com um sensor de +- de 23x15...prometento uma qualidade de imagem muito boa, apesar se não ser propriamente uma DSRL promete chegar perto. a pergunta é vcs usariam essa maquina para o uso profissional?

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcelo, obrigado pela presença no blog.

    Eu diria que a qualidade é a mesma de uma reflex já que o sensor é APS-C, a única coisa que falta é suporte a esse tipo de câmera no país. Lojas de fotografia não vendem as lentes e acessórios dela, só as lojas oficiais onde tudo é muito caro. Dá para usar profissionalmente numa boa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  13. Alo pessoa!!

    Finalmente comprei a minha sansung NX11!!!
    gostaria de compartilhar com vcs as minhas impressoes da camera. ja faz 15 dias que estou usando direto em atividades proficionais e de lazer tb... e estou realmente amando a camera..., que apesar de ter seus defeitinhos como qualquer camera no segmento, apresenta facilidade de uso, exelente qualidade de imagem, e o negocio do i-funcion é bem legal. rapida em focagem, faz closup de qualidade,a função panoramica é sensacional, a bateria dura bastante. Ela so peca um pouco quando em alto iso. o resto é 10.

    ResponderExcluir
  14. oi Rodrigo,
    Vc já me ajudou na escolha da S95 para as fotos de face que precisamos fazer(consegui comprar uma na rapa do tacho da Adorama)e estou pensando em pegar outra camera, para fazer fotos melhores a medida que for estudando mais sobre fotografia. Como vou conseguir comprar em NY, entre as opções estariam a Fuji X10, a Olympus ZX1, a Panasonic LX5 e agora esta TL 500. Nas avaliações a X10 está sempre ou em primeiro ou entre as melhores, mas vi um comentário teu sobre um problema que ela tem em fotos com muita luminosidade. Este "defeito" chega a compromete-la a ponto de fazer pender por uma destas outras tres?
    Jacques

    ResponderExcluir
  15. Sim, este defeito é muito grave, altera demais a imagem pois forma círculos brancos muito grandes. Mas essa seria a única compacta atualmente que te daria uma melhor qualidade de imagem do que a S95, as outras estão no mesmo nível.

    Ou parta para uma reflex, ou mantenha-se com a S95 ou tente a X10 e evite superexposição.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails