10 de junho de 2010

Pentax X90

  Eis uma marca de grande sucesso internacional, reconhecidamente forte no mercado da fotografia há muitos anos mas que não investe no mercado brasileiro, talvez por isso é bem desconhecida do grande público mas o blog não pode ignorar a Pentax e seu último modelo superzoom , a X90, que foi lançado oficialmente em fevereiro deste ano.
 Vista frontal da bela Pentax X90

   Por ter 26x de zoom ela se torna concorrente das Nikon P90 e P100, Olympus SP800 e Fuji HS10. Nunca usei uma Pentax mas pelo que ouço falar dela e se mativer a qualidade de suas lentes para DSLR nas compactas acredito que em qualidade de imagem desbancaria as Nikon.
 Dial semelhante ao de outras marcas não causará impacto a quem usá-lo

   Sua distância focal vai de 26 a 676mm, uma grande angular muito boa mas podem esperar bastante ruído, distorções e todo tipo de aberração cromática ao se usar seu zoom ao máximo, como em qualquer superzoom; a abertura é bastante satisfatória de 2.8-5.0 e como tem o macro de 1cm, se torna um equipamento bem atraente e versátil; tem a resolução que está se tornando padrão esse ano de 12 megapixels com um sensor de 0,28 cm² também padrão.
 Detalhe do disco de ajuste dioptral do seu visor EVF na extrema direita da foto

   Um ponto que chama atenção em um anúncio desta câmera é a tripla redução de ruído. O ideal é que o estabilizador de imagem seja óptico para evitar ao máximo as distorções mas esse anúncio deixa claro que ela deve ter estabilizador óptico, digital e ainda o deslocamento de sensor; acredito que essa mistureba não seja benéfica para o resultado final das fotos. Não é nada favorável para fotos com longa exposição, chegando no máximo a 4 segundos mas tem um disparo bem rápido de 1/4000 de segundo; flash pop-up potente com alcance de até 9 metros; faz vídeos HD de 1280x720 (só as com sensor CMOS fazem em Full HD); usa cartão SD; é alimentada por bateria tipo proprietário; possui LCD de 2,7 polegadas e possui visor EVF.
 Painel traseiro parece ser bastante fácil de usar, detalhe para o interessante controle de zoom

   Opinião do blogueiro: Como eu disse, nunca usei uma Pentax mas acreditando na reputação e qualidade que as lentes Pentax possuem, é uma forte concorrente da Nikon P100 e custa mais barato no exterior. Como algumas lojas aqui do Brasil possuem a X90 à venda, eu arriscaria comprá-la. Tá recomendada.

17 comentários:

  1. Meu deus aonde essas megaultrasuperzoom vão chegar... Espero que, com a leva de produtos os preços venham a cair... Pois ai terei uma facil...
    Sempre tive vontade de possuir uma super zoom, e tenho uma de 12x... não é la grande coisa perto dessa... Mas eu iria de Nikon P100, CMOS, Full HD... Mas pode ficar a dica de um novo trielo... Kodak Z981, Nikon P100 e essa X9 rsrsrs quer dizer X90

    ResponderExcluir
  2. É...eu já tava pensando em falar alguma coisa sobre Kodak, tava esperando alguém pedir hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Então Rodrigo... Arruma algumas Kodak's boas que estão em nosso mercado... Essa Z981 bem que esta mais para concorrer com a P90... 24x e tal!
    Mas Kodak a unica com recursos interessantes que ja vi foi essa (Z981), tem uma com 10x de zoom, concorrente da sx120is, que não vale nem a pena... Macro de 10cm, nem chamo de macro... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Já li algumas coisas a respeito da Pentax e realmente, os elogios são muitos. Mas os preços (acostumada com a exploração pra variar...) me diziam , enganosamente, que ela não era tão boa assim. =P

    ResponderExcluir
  5. Oxi, faz tempo que minha fã número zero não aparecia aqui...pena que a Pentax não investe tanto aqui no Brasil pois ela é melhor que tanta draga que tem aqui e podiam ir embora...

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrs...Pois é... correria meu amigo, muita correria!
    Mas, ando sumida pq não estou postando comentários. No entanto, venho aqui pelo menos um dia sim e outro não para acompanhar as novidades!
    Leio todos os posts e comentários.
    Sou fã de carteirinha, esqueceu? =D

    ResponderExcluir
  7. Oba, então aproveita e sempre clica nos anúncios pra ajudar teu amigo aqui...

    Hoje converti mais uma pessoa e ela comprou uma FZ35 rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu sempre lembro de clicar nos anúncios sim! =D
    .
    E que bom mais gente está tendo a oportunidade conhecer a FZ35, né?

    ResponderExcluir
  9. Olaa, é a primeira vez que visito o blog aqui.

    Eu comprei a pouco tempo esta camera aqui na Australia e ela esta realmente muito barata. Fiz poucos teste até então, mas até agora vi que eu ainda tenho de aprender muito com ela e ao mesmo tempo consegui boas imagens...

    Depois mando mais notícias.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Opa, Valeu Moab! Quanto mais notícias eu tiver é melhor pois aqui no Brasil a Pentax ainda é vista com um pouco de desconfiança.

    Obrigado pela presença no blog.

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo! HELP me please!
    HEHE

    estou numa dúvida enorme. nao posso comprar câmeras profissionais, até pq nao saberia mexer. Preciso de uma com zoom, que seja rápida com fotos em movimento da minha irmã dançando, boas pra tirar fotos noturnas e tal. Quero qualidade de foto, cor, etc. Gosto de tirar foto de pessoas, book, etc.

    Sendo assim estou entre a pana fz35, fuji hs10 e essa pentax. A hs10 é a mais cara (flando nisso me indica um lugar pra comprar mais barata que 1600?)

    me responda assim que puder urgente!
    obrigadaaaa
    A pentax achei por um preço acessível. 1200.
    O que acha que devo comprar?

    ResponderExcluir
  12. gostaria de opiniões da digital sansung nx10

    ResponderExcluir
  13. aumentou minha duvida.. se vale a pena arriscar a Pentax X90, a Canon SX30, a HS10, ou a P100..vo pro eua em janeiro, os preços sao praticamentes iguais..
    alguem?
    tirar fotos em movimento, como andando de skate e surfando..
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Acho que a P100 é a mais indicada pra você.

    ResponderExcluir
  15. a pentax X90 nao tira boas fotos em movimento?tava mais animado com ela...a p100, vi numa comunidade que em varios modelos estava dando problemas. a HS10 é boa pra esse tipo de foto?

    ResponderExcluir
  16. Quando você diz fotos em movimento está se referindo a congelar o movimento? Então com qualquer uma você faz desde que saiba fazer, ajustando a velocidade do obturador pra isso e compensando a exposição com ISO e abertura altos.

    Se refere a várias fotos feitas em sequência? Então uma câmera com sesnor CMOS que é bem mais rápida iria te ajudar, das que citou só P100 e HS10 tem este tipo de sensor e a P100 além de tudo possui o menor atraso entre o tempo em que você aperta o botão e o clique propriamente dito da foto.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  17. po, brigadao pela ajuda, entao acho que eu devo pegar a P100, pq eu quero é fazer fotos em sequencia e ter os menores atrasos quando vc aperta o botao.

    brigado, grande abraço !

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails