11 de junho de 2010

Novos modelos DSLR da Sony

   Chega o mês de junho e com ele, alguns lançamentos começam a pipocar no mundo da fotografia. A Sony lança mão de duas DSLR, A290 e A390 também conhecidas como Alpha.
Pouquíssimas diferenças entre os dois modelos

   Ao contrário das compactas da Sony, suas DSLR sempre tiveram um custo baixo e acredito que com esses lançamentos não será diferente. O grande problema é encontrar lentes e acessórios a venda aqui no Brasil, não é impossível mas a oferta é bem menor que as das concorrentes Nikon e Canon, líderes nesse mercado.
 Na Alpha 390 há a opção de modo Live Wiew

   O sensor CCD que equipa estas câmeras talvez seja o melhor que existe, tanto que está sempre presente nas câmeras Nikon, tanto compactas como DSLR; outra vantagem é que as câmeras reflex da sony tradicionalmente contam com estabilizador de imagens no seu corpo, não sendo necessário ter lentes com este recurso.
 Painel traseiro da Alpha 290

   Esses dois lançamentos são modelos de entrada (ideais para iniciantes) e muito parecidos, com 14 megapixels de resolução; o modo contínuo é de 2,5 fps; o flash pop-up tem alcance de apenas 10 metros (muito baixo para uma DSLR) e isso nunca foi o forte da Sony; e podem usar tanto o cartão SD como o Memory Stick. As únicas diferenças são em relação ao seu visor LCD: Os dois medem 2,7 polegadas mas na A390 é inclinável e possui Live View.
 Dial de funções ao lado esquerdo de quem manuseia a câmera pode confundir um pouco

   Opinião do blogueiro: É recomendada para quem quer um modelo DSLR de entrada mais em conta do que Canon e Nikon, e principalmente, pra quem tem facilidade em encontrar as lentes e acessórios para a série Alpha, de preferência lentes Carl Zeiss que são bem superiores e tem qualidade comparável às lentes Canon, Nikkor e Zuiko que se destacam nessa área.

  

27 comentários:

  1. Caramba... hoje em dia essas maquinas nem enche meus olhos...
    Elas filmam como as concorrentes?
    Se pudesse uma serie NEX seria uma boa!

    ResponderExcluir
  2. E completando... nem são tão baratas...

    Uma alpha 230 é quase 3conto... e uma Canon SX no comprafacil custa 1,7mil... Isso pesquisando em sites caros... Se for comprar no ML ai da para comparar...

    ResponderExcluir
  3. Olá Alixandre, é que aqui no Rio as mesmas lojas que vendem as Canon e Nikon de entrada por 1300 ou 1400 reais, tem as Alpha 230 por 1100 reais.

    E como o Rio não é o lugar mais barato pra se comprar câmeras imaginei que em SP ela pode ser encontrada até por 1000 reais.

    O ruim mesmo é encontrar as lentes...

    ResponderExcluir
  4. Mas e você Rodrigo, ja comprou sua DSLR?
    A minha Nikita D5000 deve estar em minhas mãos até quarta feira...
    Não sei se vou segurar a peteca com uma Nikon... Pois as lentes são especificas e caras!
    Mas a ciquentinha deve entrar no carrinho... modelo AF-S 50mm f1.4G, custa uns $399 dolores! credu... dai eu quebro ;)

    PS:
    Posta mais fotos com sua sx1 no Flickr!
    Coloquei uma foto que você vai gostar tirada com minha sx200is!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Vou comprar apenas em janeiro mas já tenho um esquema formado: Não vou pegar a 18-55 e sim a 18-105, minha cinquentinha vai ser mais pobre, uma f/1.8 e vou tentar uma super grande angular mas aí o orçamento já vai estar bem apertado...

    ResponderExcluir
  6. Poisé ... nos foruns vejo muito a queixa de
    lentes pra Sony. Eu particularmente não teria
    coragem de coragem de montar um time de lentes
    pra sony: lei da oferta e procura -> quanto mais
    difícil de achar, mais caro é. Sem dizer que por
    exemplo, tenho minha t1i mas sonho com uma 50d/
    7d, e se você tem um 230 vai sonhar com que? qual
    a grande câmera da sony que caiu no gosto dos
    profissionais? (aqueles que vivem de foto)...

    Bom time de lentes Rodrigo, por enquanto só
    to com minha 50mm 1.4 e to comprando uma
    55-250mm. Mas na verdade eu sonho mesmo com
    a 100mm 2.8 Macro, mas $$$$... vou começar
    a juntar rs...

    abraços.

    gorbachev - www.gorba.org

    ResponderExcluir
  7. E o sensor de "presença" embaixo do viewfinder dessas (a500/550 tbm). é só colocar a cara no finder, e apontar a camera, ela vai fazendo o foco, não precisa do "meio botão".

    Lentes, a Sony usa baioneta alpha da Minolta, lentes Minolta produzidas a partir de 1985.



    só por comentar, o Clicio Barroso usa uma sony A850 (ok, ele é patrocinado pela Sony)

    ResponderExcluir
  8. É verdade, ela usa as lentes Minolta e obrigado por lembrar do sensor de presença substituindo com vantagens a técnica do meio disparo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Queria saber se essa câmera tem twain, porque tô procurando uma pro meu pai que é iridologista, o seja, tira fotos de íris a 2~3cm e usa um adaptador numa sony w110. As fotos são relativamente boas, mais quero mais definição e também a função TWAIN para as fotos irem direto pro PC sem ter que ficar tirando o memoryStick ou plugando toda hora o cabo usb. Se tiver alguma camera reflex ou com super macro de 1cm com twain me indique por favor. Agradeço, e seu blog é excelente.

    ResponderExcluir
  10. Ola, Rodrigo poderia me dar uma ajuda não entendo quase nada de cameras e tenho a oportunidade de comprar uma por um preço mais em conta pois um primo vai traze-la do exterior, gostaria de saber a diferença entre sony a 200 e a a230, qual compensa mais?
    Desde ja agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  11. Olá Luana, A200 tem um flash um pouco mais potente e é uma câmera um pouco mais rápida porém usa o cartão Compact Flash que é mais difícil de ser encontrado e bem mais caro que os SD e Memory Stick da A230, a difrença entre elas é tão pequena que na minha opinião não vale a pena pegar a A200.
    Como você diz que não entende quase nada de câmeras posso te dar um conselho? Porque não pegar uma superzoom que é mais versátil, uma câmera que você pode fazer todo tipo de foto em vez de pegar uma dessas duas que você citou em que você fica limitada ao que a lente pode fazer? Pra frazer o que uma superzoom faz você precisaria de no mínimo 2 lentes além da que já vem com a câmera e isso custaria mais que o dobro da própria câmera. Pense bem a respeito disso mas se continuar querendo uma DSLR, das duas que citou prefiro a A230.

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo, muito obrigada pelas dicas, realmente entendo muito pouco mas pretendo aprender e me disseram que logo logo eu iria querer uma camera profissional e me indicaram estas pelo bom preço, porque antes eu estava interessada na superzoom pentax x90, pra dizer a verdade ainda estou na duvida se fico c/ uma mais profissional como a sony alfha ou com a pentax x90...achei uma promoçao interessante da a230 com as lentes 18-55 + 75-300 mm, ja daria pra fazer um puco mais ne?Como ve sou mesmo indecisa.rsrsr

    ResponderExcluir
  13. Mas é difícil pra todo mundo, eu mesmo, só decidi o modelo da última câmera que comprei aos 46 do segundo tempo...

    Eu só peço aos amigos do blog pra evitarem esses termos "profissional" e "semi" pois na minha opinião isso não ajuda em nada na hora de escolher uma câmera. As Alpha que você citou, por exemplo, são consideradas semi. E minha compacta até hoje me garante alguns trocados então, nesse caso, pra mim ela é profissional.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Mais um post que passei a vista pelo catálogo e não notei!!!

    Parabéns pela forma de retratar os posts!!!

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo, vê se me ajuda por favor, acabei ganhando de meu pai a DSLR Sony Alpha A200 da qual ele não usava mais adquirida a mais de três anos, na época que ele estava para comprar fui radicalmente contra e dei a dica para ele escolher entre o sistema Nikon e Canon por ter maior oferta e facilidade de comprar lentes e acessórios de ambas as marcas, mas ele não me ouviu, foi teimoso e aproveitou uma promoção do site mercado livre e adquiriu a câmera Sony Alpha A200 com a lente do kit 18-70mm + a lente 75-300mm da qual o vendedor colocou promocionalmente, fiquei chateado agora depois de ganhar de presente, talvez se tivesse insistido um pouco mais ele optasse por uma das duas gigantes japonesas, também não imaginava que ele um dia fosse me "doar"...hehehe, minha dúvida é o seguinte, como primeira DSLR e sendo de entrada da pra fazer muita coisa boa com ela, fotos de qualidade, etc. qual a sua impressão para a câmera em questão ?quais os pontos fortes e fracos dela ??é de se ficar chateado mesmo ??rsrs pelo que andei mexendo nos controles manuais ela é muito fácil e intuitiva...gostei muito, bem descomplicada para um iniciante como eu..facilita bastante o aprendizado, tem uma pegada muito boa, empunhadura bacana, pesada e visual bem bonito mas fico com o pé meio atrás com SONY DSLR quando na verdade quem domina ou é Canon ou Nikon, vale lembrar que as lentes não são as famosas Carl Zeiss, sei que a câmera funciona mais como uma espécie de hospedeiro que o que importa mesmo é a lente a ser usada que vai implicar no resultado final da qualidade das fotos, tenho uma Canon premium, a powershot G9 e já tenho uma certa intimidade com controles manuais e aproveitando o ensejo, para hobby gosto mais de fotos com grande angular, foto com grupos de pessoas, foto retrato, de pessoa(s) com paisagem longe ou perto mas com ângulo grande ao fundo sempre, fotos de eventos como churrasco, em casa etc, você acha a lente Tamron 17-50mm F2.8 uma boa ??? entre a Tamron e a Sigma qual a melhor marca em qualidade óptica de lente nesta mesma configuração de abertura e range ???? eu vi em algum comentário seu vc falar que tinha que ser a PZD se fosse Tamron, me corriga se eu estiver errado pois a lente que vem do kit da Sony Alpha 18-70mm acho muito limitada a abertura: 3.5-5.6, por isso opto por uma grande angular melhor valendo lembrar que só quero para hobby mesmo, porem com uma qualidade melhor, muito obrigado e fico aguardando a sua resposta, desculpa se fui longo no texto, um abração !!!!!


    ResponderExcluir
  16. Eu já ia me esquecendo, a outra lente que veio junto a do kit a 75-300mm 4.5-5.6 da para fazer boas fotos com qualidade em dias de sol com bastante iluminação como por exemplo de pássaros, animais diversos a longas distâncias em geral,paisagens distantes etc por ser uma tele mesmo tendo uma abertura escura ??? Obrigado !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há motivo nenhum para preocupação, as reflex Sony são ótimas. Basta lembrar que toda herança tecnológica da Konica Minolta foi passada para as Sony na era digital.

      E vou mais além: com as duas lentes que já possui não vejo necessidade alguma de adquirir outra, não irá agregar qualidade ao seu kit, se for pra gastar dinheiro só por maior abertura, lembre-se que com uma reflex você pode usar ISOs altos sem refletir negativamente no desempenho da câmera.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. sim rodrigo, mas a lente Tamron 17-50mm é mais luminosa F2.8 em todo o range de 17-50mm, isso não agrega em nada sobre 3.5 da lente 18-70mm do kit da sony alpha a200 em qualidade final da imagem com fotos bem mais nitidas/claras ??? e ouvi dizer que o ISO da Sony Alpha A200 só é aceitável até o 400 com estas lentes, mas obrigado por responder e espero contato novamente !!!

      Excluir
    3. Mas a questão da luminosidade é algo que você pode tirar aumentando o tempo de exposição ou o ISO, só vale a pena gastar em lente se for por uma distância focal que você ainda não tem ou por uma qualidade óptica superior, e essa lente da Tamron não se encaixa em nenhum dos dois casos.

      Você estaria gastando dinheiro por algo que você pode compensar de graça, essa questão do ISO aceitável até 400 é melhor você comprovar na prática já que você tem a câmera. Teste e veja por si mesmo se o ISO acima de 400 é tão ruim assim.

      Tente não ficar tão dependente de equipamento e aproveite que você tem algo muito em bom em mãos e tente se aprimorar. Inclusive, a última matéria do blog trata exatamente disso, de se gastar dinheiro à toa em vez de tentar extrair o melhor do que já possui.

      Excluir
    4. Valeu Rodrigo, muito obrigado pelas dicas, vou me aprimorando por aqui com estas lentes, e vê como se comporta o equipamento em geral e analisando segundo seu relato vc tem toda a razão,se a qualidade óptica da tamron 17-50mm não é melhor, não justifica compra-la, mas qual marca de lente grande angular com uma boa luminosidade de abertura em todo range que entregue fotos de qualidade para Sony Alpha A200 entre R$ 1.500,00 a 2.500,00 Reais vc me indica para comprar em um futuro próximo ?? Obrigado !!!!

      Excluir
    5. Não conheço nenhuma grande angular de qualidade muito superior à que você já tem e que faça valer o investimento nessa faixa de preço. O que você pode fazer com esse dinheiro é, já que o suo é para hobby, comprar uma lente "faz tudo" que evite que fique trocando de lente pra alternar entre agrande angular e tele, como a Sigma 18-250mm ou a Tamron 18-270mm.

      Excluir
    6. E destas duas marcas ( Sigma e Tamron ) que vc me indicou qual tem uma qualidade óptica melhor ??? construção mais sólida ??? melhor foco etc ?? Obrigado !!!!!!

      Excluir
    7. Possuo essa Sigma e não tenho o que reclamar dela, mas a Tamron me parece ter uma construção mais sólida e parece ter um pouco mais de nitidez.

      Excluir
  17. Rodrigo, para minha Sony Alpha A200 tirando fotos com fundo desfocado estilo boqueh fica melhor a minolta maxxum 50mm F/1.7 ou F/1.4 ????, justamente por ser mais luminosa a F/1.4 poderia atrapalhar um usuário a nível amador por ser muito clara a ponto de perder fotos e implicar em algum dado técnico da lente que venha comprometer o uso de forma satisfatória ??? não sei se me fiz enteder...rsrs...mas veja aí o que vc pode dizer a respeito...grande abraço !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu para entender perfeitamente, a lente com maior abertura sempre vai proporcionar o maior desfoque e, consequentemente, o melhor bokeh. Só fica mais difícil acertar o foco com essas aberturas muito altas.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. Pois esse é o terror que não gostaria de enfrentar de não acertar o foco na mais luminosa das cinquentinhas: a F/1.4 , mas é tentador ficar com ela do que a F/1.7 por serem lentes baratas com um custo beneficio maravilhoso, para uso amador ou seja hobby descompromissado da pra tirar de letra esse lance do foco com o tempo ou é algum bicho de sete cabeças ??? qual a sua opinião a respeito, muito obrigado por ser sempre solícito nas respostas, vida longa a você Rodrigo e ao blog FOTO FÁCIL....abraços !!!!!

      Excluir
    3. É fácil, é só praticar. Só não pode cometer o erro da maioria dos fotógrafos de achar que só porque a objetiva é f/1.4 é obrigado a usar em f/1.4, ela tem várias outras aberturas para serem trabalhadas, inclusive as mais nítidas que devem se encontrar entre f/3.5 e f/5.6.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails