17 de junho de 2010

Mais uma opção de câmera com 26x de zoom

  Algumas marcas muito importantes na era da fotografia analógica foram perdendo espaço quando entramos na era digital e uma delas foi a Kodak mas isso é perfeitamente explicável. A Kodak assim como a Fuji eram ótimas fabricantes de filmes fotográficos, nunca se destacaram como fabricantes de câmeras e lentes e como hoje os filmes entraram em extinção, essas marcas precisam se reinventar para continuar no mercado.
 Visão frontal da Z981

   A Kodak tem sofrido para conseguir uma fatia desse mercado da fotografia digital e até tem conseguido com suas câmeras de baixo custo, muito mais pela facilidade de encontrá-las nos grandes varejistas do que por sua qualidade que passa longe das líderes mundiais nesse segmento Nikon e Canon. Esse ano, ela trouxe a Z981 com 26x de zoom para concorrer com a Nikon P100, Olympus SP800, Fuji HS10 e Pentax X90, todas com 26 ou 30x de zoom.
 Detalhe da lente Schneider e seus 26x de zoom

   A Z981 vem equipada com excelente lente Schneider-Kreuznach que para quem não conhece, é uma conceituada lente que vem perdendo espaço nas DSLR mas que mantém uma excelente qualidade nas compactas e equipa também as melhores câmeras da Samsung; seu zoom de 26x cobre a distância focal de 26-676mm e tem uma abertura muito boa de 2.8-5.0; sua longa exposição surpreende com seus 16 segundos (só perde para a Panasonic); faz vídeos com resolução HD; macro de 1cm; e possui visor EVF, além dos controles manuais e de prioridades.
 Muitos botões além do dial de modos de disparo no topo da câmera

   Os pontos fracos dessa câmera são: Resolução alta demais de 14 MP gerando terrível densidade de megapixels para um sensor relativamente pequeno; seu flash pop-up só alcança 6 metros (abaixo das concorrentes); e LCD de 3 polegadas mas de baixíssima resolução. Grande diferencial desta câmera que a tornam uma das opções mais práticas do mercado é que no seu kit já vem incluído 4 pilhas recarregáveis (já pré-carregadas) mais o carregador, um custo a menos para o consumidor.
 Em compensação, menu simplificado no painel traseiro

   Opinião do blogueiro: Não é uma câmera que me enche os olhos mas por ter lentes Schneider-Kreuznach se torna uma opção melhor que as Fuji tão procuradas pelo seu baixo custo porém, também baixa qualidade de imagens e já vem carregador e pilhas recarregáveis; a abertura de sua lente é muito boa, distância focal bem abrangente tanto no ângulo largo como nas maiores distâncias. Recomendada com ressalvas, mais pelo seu baixo custo e por ser uma opção melhor que a Fuji.

Correção feita

13 comentários:

  1. rodrigo..conversei contigo que eu to afim de comprar a fuji s1800, to até decidido por ela, mas aqui no mercado de joão pessoa, não to encontrando ela em lugar nenhum,so nos sites das empresas, como inforbox, americanas e walmart,mas ainda eu sou receioso comprar pela internet, pq nunca comprei..achei nas lojas do hiperbompreço a kodak z981....bem mas facil de comprar, pois eu to vendo, pegando essas coisas..e agora é muita vantagem em cima da fuji?

    ResponderExcluir
  2. Olha, a Z981 apesar de teoricamente ter uma lente bem melhor, tenho visto alguns resultados péssimos à noite. É um problema histórico da Kodak que ela não consegue resolver nem com lente Schneider. Quando usa as próprias lentes Kodak Retinar, seus resultados chegam a ser piores que fotos de celular.

    Durante o dia fica excelente, a nitidez dessa lente é muito boa mas à noite os ruídos são um tanto estranhos. Se souber compensar essa carência de ISO (com ISO 200 já fica péssimo) com muita abertura e disparos super lentos pode tentar a Z981.

    ResponderExcluir
  3. Comprei um Kodak z981. Me arrependi da compra dessa camera, as fotos dela são péssimas, muito ruidos nas fotos, as fotos com zoom mas leve que seja ja ficam ruins.
    Eu fotografei um evento na igreja , o local estaja bem iluminado, mas mesmo assim tirei algumas fotos com flash. Ficou uma foto pior que a outra. Tentei de todos modos possiveis, e nada só as fotos sem zoom ficaram aceitáveis.
    Conclusão dinheiro jogado fora, essa camera é pessima.

    ResponderExcluir
  4. sei que já vem fora de tempo,
    só dizer que eu tinha uma kodak p850 tirei fotos razoáveis para quem é amador, mas sempre durante o dia, pois quando ia para locais mais escuros as fotos ficavam com muito ruído, acho que nunca tirei uma boa foto à noite.

    Pelo comentário que li do Rodrigo já é uma característica má das kodaks

    ResponderExcluir
  5. Sim, a Kodak tem o que chamamos de "medo do escuro". E é uma coisa inexplicável pois a Kodak fabrica sensores usados em câmeras muito boas.

    Quando não tem lentes Schneider, a coisa fica bem pior...

    ResponderExcluir
  6. Aqui na minha cidade um conhecido da galera que me rodeia comprou uma KodaK dessas na época quando tava comprando a de la de casa, ele trabalha com fotos e talz, não de uns 12 dias não, tava ele la com a SONY HX1, aí perguntamos poque não tá com a outra? ele falou: ruim demais pra fotos de noite.

    RSRS O slogan que vc criou: "medo do escuro" me fez lembrar desse caso da época kkk

    ResponderExcluir
  7. Olha, na verdade o slogan é usado para câmeras Sony mas, sinceramente, não percebo esse medo de escuro na Sony e sim na Kodak. Lastimável.

    O lado bom é que a lente Schneider Kreuznach só perde (e de pouco) pra Canon e Leica nas compactas. De dia isso funciona...

    ResponderExcluir
  8. Se vc Rodrigo fisseze uma escadinha de melhores o´pticas segundo sua opinião como seria? (até 4º ou 5º lugar ja da pra ter uma noção)

    ResponderExcluir
  9. Essas coisas mudam muito mas acho quseria mais ou menos assim:
    Leica
    Carl Zeiss/Schneider Kreuznach empatadas
    Canon/Nikon/M. Zuiko empatadas

    Lentes alemãs na frente das japonesas, câmeras japonesas na frente das alemãs.

    ResponderExcluir
  10. Concordo, a japão tem mais tecno. para fazer equipamentos ja as lentes fica por conta das alemãs e canon, e por falar em alemã a Leica é do país das canecas de chopp?

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, seria interessante ter uma postag. sobre a história das marcas, uma pequena síntese, ja que a minha pergunta acabou entrando em nacionalidades, veio isso a cabeça. Mais uma idéia para inspiração

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails