8 de junho de 2010

Lentes Lumix para sistema Micro 4/3

   Todos sabemos que a Panasonic nunca foi fabricante tradicional de lentes mas suas bem sucedidas empreitadas no ramo de filmadoras e agora nas câmeras digitais com parceria da talvez melhor fabricante de lentes do mundo, a Leica deve ter lhe rendido uma boa experiência na fabricação de lentes próprias. Ainda não vejo as lentes Lumix com qualidade suficiente nas compactas mas como devem ser as lentes para o sistema Micro 4/3 onde, junto com a Olympus, é uma das mais promissoras marcas e potencial líder de mercado?

   Primeiro falarei de um tipo de lente que me agrada muito que são as fixas grande-angular, ótimas para fazer retratos e com grande abertura garantindo boa iluminação mesmo em condições mais adversas e a Lumix G 20mm f/1.7 é uma dessas lentes.
 Quase nem ocupa espaço...

   O resultado obtido com esta lente é semelhante ao das famosas "cinquentinhas" usadas nas DSLR mas com certa vantagem pois sua distância focal mínima é de 40mm enquanto as 50mm nas DSLR funcionam com distância focal de 75mm nas Nikon mais baratas e 80mm nas Canon. Entenda mais sobre distância focal aqui.
   Se formos comparar com as lentes que geralmente integram os kits das câmeras (18-55mm), essa Lumix 20mm ganha com folga na abertura, pois você ter uma grande angular com abertura de 1.7 e ainda focalizar paisagens sem perder nenhum detalhe usando aberturas menores até 16!

   Agora uma lente zoom, a Lumix G VARIO HD 14-140mm f/4-5.8 que teria uma distância focal mínima de 28mm com 10x de zoom e uma abertura apenas regular, como é comum nesse tipo de lente mas possui estabilizador de imagem,  necessário ao se usar o zoom pois é uma lente pesada e é preciso ter mais do que firmeza na mão.
 Essa é apenas uma das muitas opções de lentes zoom para Micro 4/3

   Por ser uma lente de construção mais avançada e com o estabilizador já citado, não é uma lente barata como a 20mm mas pra quem quer pegar aquele detalhezinho lá no topo da montanha, vai ter uma lente que irá satisfazer seus usuários. 

   Enfim, opções para quem não quer gastar com uma DSLR e essas câmeras Micro 4/3 da Panasonic já são uma realidade aqui no Brasil diferente da série PEN da Olympus. As câmeras da série G da Panasonic já são encontradas à venda aqui mas as lentes acho que dependem de um sucesso de vendas dessas câmeras aqui, estratégia errada pois já deveria ter pelo menos duas lentes à venda.

22 comentários:

  1. Quando comecei na fotografia era louco por
    tele objetivas (adorava zooommmmm), mas
    depois que conheci os pontenciais das grandes,
    me apaixonei pelas...

    Adorei essa 20mm 1.7

    O intercâmbio de tecnoliga entre a Panasonic
    e a Leica deve realmente contribuir para uma
    boa qualidade nessas lentes.

    Ponto pra Panasonic.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo... E onde encontrar?
    Tem média de custo dessas maquinas e lentes?
    Minha proxima aquisição será uma lente com ótima abertura... e acho que uma 50mm f1.8 da pra começar... Pois a partir dai "negovéi" o bixo pega $,$$...

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Rio tem a G1 por 1600 reais com lente 14-45 mas até semana passada tinha a G2 e a GH1, devem ter acabado.

    A cinquentinha custa entre 300 e 400 reais, em toda loja de fotografia tem e no ML também tem muita gente vendendo.

    ResponderExcluir
  4. Alixandre, vc tem uma lumix 4/3? (sou doido pra
    conversar com alguem que tenha, rs...)

    Poisé, é cara mesmo... eu encomendei a minha
    Canon 50mm 1.4 do meu cunhado que mora em miami,
    lá custou U$ 321,00. Aqui eu achei de 2 a 3 mil!

    Comprar aqui é foda...

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo,
    Tenho uma câmera mecânica com uma lente 50mm que tiro pouquíssimas fotos devido ao fato de usar filme e outra digital compacta que uso com frequência pela praticidade. Sinto muita falta de poder manusear os comandos manualmente, e tirar fotos mais elaboradas. Pesquisando encontrei esse sistema micro 4/3 que seria ideal para mim (eu acho) e fique apaixonada pela Lumix GF1.
    Será que pode me ajudar com algumas dúvidas, sem querer abusar da sua boa vontade?!
    - A GF1 usa possui algum modo automático? Como ando há algum tempo longe da fotografia tenho medo de perder a oportunidade de uma boa foto por causa da falta de hábito!
    - Dessas lentes que você cita no artigo, qual seria mais vantajosa para comprar com a máquina. Vou viajar e na bhphotoandvideo.com tem dois kits, um com a pancake e outro com a zoom. Está na mesma faixa de preço.. estou com uma dúvida mortal... visto que acho que não terei $$ para as duas!!

    Foi mal o testamento!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Mensagem grande é bom que não deixa nenhuma dúvida rs.
    Quanto ao modo automático, não se preocupe pois todas tem essa função.
    Essa lente pancake é tentadora mas não dá pra ficar só com ela, na minha opinião é melhor você ter uma lente mais versátil, então recomendo a zoom mesmo, se realmente só puder ter uma. E o kit da zoom ainda vem com o viewfinder de brinde.
    Mas saiba que todo acessório e lente pra uma 4/3 é dificílimo de encontrar aqui, só no exterior mesmo.
    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  7. Valeu a dica Rodrigo. Vou tentar priorizar a zoom, mas se der eu compro as duas!
    O que vc acha desta? Parece estar mais em conta que a 14-140mm...

    http://www.bhphotovideo.com/c/product/588078-REG/Panasonic_H_FS045200_45_200mm_f_4_5_6_G_Vario.html

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha visto essa lá, eu acho melhor que a 14-140 e a 14-45 se você optar também pela pancake.

    Ela vai funcionar na prática como uma 90-400, você vai ter uma ótima superzoom.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, comecei a acompanhar seu blog agora e gostei muito das informações... Tenho uma GF-1 que veio com a 14-45mm, mas estou de olho na 20mm. Sabes onde posso encontrar? Até na BH Photo já não tem mais e o frete tava uns U$150. Tem alguma loja on line no Brasil que seja boa?

    Valeu e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  10. Olha, aqui no Brasil ninguém vende nada pra Micro 4/3, na Amazon tem essa lente.

    ResponderExcluir
  11. "ótimas para fazer retratos e com grande abertura" "semelhante ao das famosas "cinquentinhas""

    Retrato com Grande angular vai deixar a pessoa com a cara distorcida...e semelhante às 50mm talvez só no Bokeh gerado mas pra retrato pode deixar o resultado bizarro. No fim acho que até pra fotografar uma paisagem vai se complicado, mesmo sendo GA com 20mm na prática o fator de corte vai deixar como se fosse uma 40mm que é bem fechado pra fotografar uma paisagem. (mas serve)

    Falo isso mas não quero ser chato aqui, é quando eu estava aprendendo sobre distância focal eu li o que você escreveu e isso criou uma baita confusão na minha cabeça na época.

    é importante alertar sobre o achatamento de planos causado em cada distância focal. No mais abraço e quero te falar que você faz um bom trabalho aqui. : )

    ResponderExcluir
  12. não sei se fui claro mas esse exemplo aqui mostra o que eu estou falando http://www.fotografiaetc.com.br/wp-content/uploads/2011/07/distancia_focal.jpg

    ResponderExcluir
  13. Olá Leonardo, obrigado pela presença no blog.

    Tá certíssima sua observação. Só afirmei sobre a qualidade desta lente porque as lentes pancake possuem uma melhor qualidade mesmo sendo pequenas e mais baratas, se tornando um ótimo custo-benefício.

    ResponderExcluir
  14. Essa lente 20mm serve na olympus epl1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Olympus e Panasonic compartilham do mesmo sistema de baioneta, serve sim.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  15. Rodrigo e amigos, procuro lentes micro 4/3 para usar em minha Blackmagic Pocket, Vocês poderiam me indicar alguma loja em São Paulo?
    Abraço
    Aloisio
    aloisio@videomakers.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure em fóruns de fotografia, lá poderão te ajudar melhor já que a política do blog é não favorecer nenhuma loja, mas lentes Micro 4/3 a preço justo só no exterior já que esse sistema não é muito difundido aqui no Brasil.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  16. Alguém sabe onde posso fazer manutenção da minha lente g vario 14/140 no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem uma lista de endereços: http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?t=45050&highlight=limpeza

      Excluir
    2. Ajudou bastante. Muito obrigado.

      Excluir
  17. Olá, acabei de comprar minha camera gh4k micro 4/3, estou com duvida sobre as lentes, estou pensando em comprar uma 12-50 da OLympus, mas pelo que entendi nao tem estabilizador, é aconselhavel? Isso vai dar uma grande diferença? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma lente relativamente leve então o estabilizador não é tão relevante assim, não acho que fará tanta falta. O custo-benefício dessa lente é excelente.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails