25 de junho de 2010

Canon T2i, por que essa câmera é tão amada?

   Ultimamente tenho recebido uma enxurrada de e-mails perguntando sobre a Canon T2i (550D) e é justo que ela mereça uma postagem aqui. É uma câmera que agrada demais tanto os profissionais, por ser uma câmera de 18 megapixels, permitindo grandes impressões sem custar tão caro, quanto os amadores pelas suas atraentes características que a colocam acima das suas concorrentes da mesma faixa de preço.
T2i é seu nome nas Américas, 550D na europa e Kiss X4 na Ásia

   O sensor CMOS dela ainda é menor que o das concorrentes mas o processador DIGIC 4 da Canon compensa isso com vantagens pois muitos afirmam que os vídeos em full HD da T2i são os melhores e ainda há a possiblidade de se fazer vídeos em HD (1280x720) com taxa de 60 fps, desbancando a maior rival já que ela usa o sensor CCD que ainda não permite vídeos em full HD.
 Em conjunto com a lente do kit, a 18-55mm

   No modo contínuo, ela chega a 3.7 fps limitadas a uma sequência de 34 fotos; pra quem gosta de ISOs altos, ela chega a 12800; e o controle de exposição é o grande diferencial dessa câmera pois ela conta com 63 pontos de exposição e a faixa de compensação vai de +5 a -5 gerando muito mais opções, acredito que seja mais interessante para quem gosta de fotos mais subexpostas, como eu.
 Painel traseiro super simples de se operar, característica da Canon

   Vem equipada com o modo live view que a Canon emprega desde a XSi em um LCD de 3 polegadas; flash com alcance máximo de 13 metros; e é relativamente leve, pesa menos que a concorrente Nikon D5000. Vale lembrar que como todas as outras DSLR da Canon que não são Full frame (sensor do tamanho do fotograma de filme 35mm), ela possui fator de corte de 1.6 que leva, por exemplo, a lente do kit 18-55mm cobrir uma distância focal real de aproximadamente 29-88mm.
E aí, vai comprar a sua quando?

   Opinião do blogueiro: Me arrisco a dizer que pela qualidade que ela tem demonstrado e seus diferenciais em relação a concorrência, ela se torna uma opção melhor até do que a Canon 50D que é mais cara e não agrada tanto aos amadores, imagina em relação às suas concorrentes diretas. Bola dentro da Canon, recomendadíssima.

216 comentários:

  1. Rsrsrs... verdade Rodrigo. É quase impossível não encontrar comentários (excelentes, por sinal) sobre esta câmera, seja em sites, blogs ou comunidades relacionadas ao mundo da fotografia.

    E engraçado como ela encanta amadores. Eu por exemplo, até que gostaria de ter uma sim. Mas por enquanto decidi aprender a mexer pelo menos na que já possuo.

    Um dia eu chego lá...rsrsrsrs...

    Ah, e eu não podia deixar de dizer que eu acho essa cam linda!

    ResponderExcluir
  2. Pois então caro Rodrigo, acabei optando pela D90 mesmo, gostei demais dos resultados da D5000, mas sentia que faltava algo, aquela telinha giratória não me encatava... E esse lance de live view em DSLR tem muito o que melhorar pois a resposta de foco fica lenta...

    Quando a T2i eu meio que desencantei dela, não gosto de videos... e não quero expor minhas conclusões, pois tu sabe que tenho coração dividido... Estou com planos de ter uma DSLR da Canon e uma Nikon... Se der certo minha jogada, usarei a D90 para algo mais serio e uma Canon XS para brincar! pois seu tamanho e peso permitem um melhor transporte. Se a grana desse teria uma T2i facil ao inves da XS... Pois achei com uma condição imperdivel... rssrs

    Gostaria tambem de deixar uma sugestão, vc poderia dar umas dicas sobre programinhas faceis e pequenos para edição de fotos, como o photomatix e outros... quero fazer uma boa HDR... hehehe

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post Rodrigo, eu queria ver mesmo era um comparativo direto entre a T2i e a 50D, já que são categorias diferentes, porém a T2i mesmo sendo de uma categoria inferior parece ter mais atrativos, pelo menos é o que acho.

    Grande abraço !!

    ResponderExcluir
  4. Realmente a câmera é muito boa, mas ainda prefiro às Nikons D5000 (mais barata) ou D90 (mesmo preço).

    Motivos: as lentes de entrada (dos kits) da Canon não são nada silenciosas... pelo contrário. Já as lentes Nikkor (da Nikon) são bem suaves.

    Essas Canons de entrada não possuem gridline no viewfinder, apenas através do LCD (as Nikons tem em ambos). Isso evita que a foto fique torta facilmente.

    Outro motivo é a aberração cromática elevada, comparada com as Nikons; talvez pela alta densidade de pixels.

    Apenas as câmeras Nikons possuem um interessante sistema de zoom inteligente para o rosto quando se visualiza a foto.

    As Canons não permitem edição da imagem ou vídeo (retouch menu), já as Nikon permitem diversas operações, do básico ao avançado.

    As Canons de entrada (incluindo a 550D ou T2i) não possuem luz vermelha frontal para facilitar o autofoco no escuro. Elas simplesmente acionam o flash e emitem luz. Já as Nikons (todas) possuem o recurso da luz que auxilia bem o auto-foco no escuro.

    Além disso, as Nikons possuem no mínimo 11 pontos de auto-foco, e as Canons de entrada possuem apenas 9 pontos.

    Estou inclinado para D3100 ou D5000. Se o preço cair um pouco, ficaria com a D90. Se for lançada no início de 2011 a Nikond D5100, opto por ela.

    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show....explicação intocável...comprei uma 3100 faz 5 meses..espetáculo de máquina..e bem fácil de manusear !!

      Excluir
  5. Prezado Rodrigo,
    inicialmente quero lhe parabenizar pelo excelente trabalho prestado neste site.
    Gostaria de uma orientaçao. Sempre gostei de fotografar minhas viagens, por hobby, tenho há anos superzooms da Fuji, mas sempre tive curiosidade de iniciar no mundo das DSLR. Estou indo aos USA, estava decidido a comprar uma Panasonic FZ100, pela lente Leica e seu zoom de 24x, mas tenho visto que parece ter algumas falhas de projeto com o elevado numero de pixels vs sensor.
    Pelo dobro do preço poderia adquirir a Canon T2i, que além da lente 18-55mm de entrada, vem com outra de 55-250mm (é útil para que?) no kit. O que vc acha? Essas 2 lentes irao me satisfazer ou terei de investir mais $ ? Qual seria a melhor compra entre essas 2 cameras?
    Grato, Luiz.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiz, obrigado pela presença no blog.

    Depende muito do que você quer, parece que você gosta de usar muito zoom e ao usar DSLR precisa saber que não vai conseguir chegar nem perto do que uma superzoom pode fazer e vou citar a lente 55-250 como exemplo.

    Ela alcança 400mm de distância numa T2i enquanto a FZ100 alcança 600mm sem contar o zoom digital que quadruplica essa distância, ou seja, você pode ter 6x mais alcance com a FZ100. Lógico que a qualidade é incomparável mas aí precisa avaliar sua necessidade se é mais zoom ou mais qualidade.

    E não se esqueça que lentes com mais zoom (semelhantes ao alcance de uma superzoom) são hiper caras, não há hobby que valha a pena pagar por elas.

    Então avalie suas prioridades e depois volta aqui pra gente continuar o assunto.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pela ajuda, vou pensar com calma, olhar ambas ao vivo e decidir... Depois coloco algum comentário.
    Grande Abraço, Luiz Delmar.

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo,

    Estas consideraçoes da qual o Wendley Souza citou acima é de se preocupar em não comprar e trocar por uma Nikon de entrada como a D5000 por exemplo em relação a Canon T2i ???,a credito que ele esteja correto em tudo o que falou, mas como não observei nenhum comentário seu referente a isso que ele escreveu, fiquei preocupado..eu continuou acreditando ainda que a Canon T2i é a melhor DSLR de ENTRADA do mundo atualmente..sei lá..possos estar até errado..mas não vejo nenhuma DSLR Nikon ou de outra marca concorrente de entrada superior a ela no momento...valeu..obrigado !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. É questão de opinião, Adilson. É preciso pesar os prós e os contras de cada marca, na opinião dele os prós da Nikon valem mais, na minha os prós da Canon valem mais.

    Essa é a forma inteligente de expressar opinião sem "esculachar" a concorrente. Pessoas como o Wendley são bem vindas em qualquer forum, queria eu que todos soubessem expressar opinião e argumentar como ele sem menosprezar as outras marcas.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, muito bom mesmo!

    Bom, é o seguinte, gostaria de uma opinião.
    Tenho uma Samsung L200, ela até tira umas fotos boas, mas gostaria de melhorá-las, ela não me satisfaz mais.
    Estava pensando em comprar essa Canon T2i, acho ela bem bonita e simples para aprender.

    Sempre fui apaixonada por fotografia e quero melhorar cada vez mais, no caso, a câmera seria para tirar fotos com amigos, famílias, viagens, fazer vídeos de skate e etc..

    E ai, será que seria uma boa compra? Ou você acha que algum outro modelo se encaixa no que eu quero?

    Valeu!

    ResponderExcluir
  11. Olá Mari, obrigado pela presença no blog.

    Na minha opinião eu sou bem conservador em relação a DSLR, acho que é câmera pra quem já sabe usar os controles manuais pois ela opera de um forma diferente das demais, você precisa de uma lente diferente pra cada tipo de foto, é uma nova forma de fotografar.

    Se estiver disposta a investir daqui pra frente em lentes e outros acessórios e quiser realmente aprender a usar os controles manuais, já que é muito desperdício ficar usando DSLR no automático, a T2i pode ser uma boa opção ou até a T1i que possui os mesmos recursos mas é mais barata e mais adequada para quem estiver começando.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostaria de comprar uma esta câmera, a Canon T2i, mas preciso saber detalhadamente sua opnião. Seria apenas por hobby, uso muito o macro e não há como eu testar a câmera antes de comprar.

    ResponderExcluir
  13. Olá Karol, obrigado pela presença no blog.

    O macro que você conhece das compactas não existe nas câmeras reflex como a T2i. Como vai ser apenas para hobby e se o macro for prioridade, sugiro procurar uma compacta. E a marca Canon é a melhor no quesito macro.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rodrigo, parabéns pelo excelente descritivo sobre a Canon T2i.
    Estou com algumas dúvidas sobre qual lente comprar para compor com uma T2i. As fotos serão para o dia a dia e para viagens. Estou bastante inclinado a comprar a EF 50mm/1,8 e a EF-S 55-250/4,0-5,6 IS. O que acha para iniciar nas DSLR? Tenho uma compacta SONY T300 já há 3 anos e acho que chegou a hora de subir de categoria.

    Abcs
    Rodrigo Garcia

    ResponderExcluir
  15. Olá xará, obrigado pela presença no blog.

    Esse é o kit básico com zoom, grande angular e alta abertura, um kit completo pra fazer todo tipo de foto.

    Vai penar um pouco pra aprender os controles manuais pois o ideal é ter alguma compacta pra aprender a usar esses controles já que DSLR não foi feita pra usar no automático nem pra fazer testes devido a sua vida útil mais curta.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  16. Olá Rodrigo,

    Adorei sua análise sobre a T2i, ganhei uma de presente, sempre tive camêras simples, agora ganhei uma T2i e estou com medo até de usá-la, gostaria que me sugrerisse como inciar o uso da T2i sem danificá-la. Grata!!

    ResponderExcluir
  17. Primeiro, leia o manual todinho com a câmera ao lado, mas quando eu digo todo, é todo mesmo! Todas as funções, você precisa se familiarizar com os comandos.

    Mas o manual só ensina a apertar botão, então o segundo passo é adquirir algum livro ou manual que te ensine as técnicas, um exemplo: O Novo Manual de Fotografia de John Hedgecoe.

    Terceiro passo: Praticar sem medo de danificar a câmera, o ideal seria você ter uma compacta com os mesmos controles manuais que a T2i possui para não "queimar" os cliques da sua T2i mas só praticando mesmo você consegue tirar proveito de todos os recursos dela.

    Se não tiver ainda o manual da T2i em português, baixa esse aqui por conta da casa: http://www.4shared.com/document/atEDA5Tp/manual_550d_portugues.html

    ResponderExcluir
  18. Olá Rogrigo, agradeço pela orientação, agora me sinto mais segura para dar os primeiros passos.

    Mais uma vez obrigado!!
    Silvania

    ResponderExcluir
  19. olá Rodrigo, se possível, peço a gentileza de comentar sobre a Câmera Digital CANON Powershot SX120IS 10,0MP, inclusive sobre sua opção de filmar, pelo que já agradeço,
    um abraço
    Eliana

    ResponderExcluir
  20. Aqui, Eliana:

    http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/05/canon-sx120-controles-manuais-que-cabem.html

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Bom dia,
    comprei a minha Canon Kiss X4 no Japão há alguns dias. Estava bastante indeciso entre ela e a Sony alfa 55. Optei pela Canon pois a Sony 55 no Japão vem só com menu original em japones.
    O que me chamava atenção na Sony era o fato de fazer 10 fps e fotos em 3D e panoramicas.
    O que me diz? fiz uma boa escolha? As fotos com a X4 são sensacionais, altíssima qualidadde.
    Pergunto ainda, gosto de fotos de paisagens e pontes então necessito uma grande angular, poderia me sugerir uma? Vi nos EUA dois modelos mas custavam quase o preço da camera !

    SDS

    LUIZ

    ResponderExcluir
  22. Olá Rodrigo,
    Qual câmera compacta com controles manuais vc recomendaria para se aprender na tentativa e erro, e não "queimar" os cliques de uma DSLR como a T2i, como foi dito acima?

    ResponderExcluir
  23. Olá Luiz e Endrio, obrigado pela presença no blog.

    Luiz, sua câmera veio com a lente 18-55? Se veio, vá usando ela e depois veja se precisa de algo melhor pois grande angulares são muito caras, mesmo.

    Endrio, a opção com melhor custo-benefício seria a Canon SX120, ou sua sucessora SX130.

    Qualquer dúvida é só retornarem.

    ResponderExcluir
  24. Olá Rodrigo,parabéns pela matéria !

    Sou um fotógrafo de fim de semana, e comprei a t2i com a lente 18-55 e uma 75-300. Nas fotos macros näo tenho tido bons resultados, em ralaçao a nitidez, vc pode me indicar uma lente apropriada ! Gosto de fotos de flores, pequenos animais e insetos. Outra pergunta, o que significa queimar os cliks...

    Obrigado,

    Jorge Vogelsanger- Joinville S.C.

    ResponderExcluir
  25. Olá jorge, obrigado pela presença no blog.

    Não tente comparar o macro das compactas com o que temos nas reflex. Normalmente as lentes mais básicas só nos permitem uma aproximação de no mínimo 25cm, antes disso não há foco, fica embaçado mesmo. Nas compactas tem macro até de 0cm como alguns modelos da Canon.

    Uma solução barata pode ser filtros close-up que você acopla na frente da lente. como as suas duas lentes possuem o mesmo diâmetro, o filtro de 58mm serviria nas duas.

    Queimar cliques seria o mesmo que fotografar à toa já que câmera reflex não foi feita pra isso, é destinada para trabalhos e como a sua tem uma vida útil aproximada de 100 mil cliques, é preciso controlar isso para não ter uma desagradável surpresa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  26. Alto Refúgio - Teu amor
    http://www.youtube.com/watch?v=N6m9XrexrZU
    www.myspace.com/altorefugiorock

    ResponderExcluir
  27. Obrigado pela atençao Rodrigo.

    Estou adquirindo a Canon Sx 30is, acredito que vou conseguir boas fotos, porém também estou cotando a Objetiva Canon 50mm f/2.5 Compact Macro, para a T2i. Voce recomenda ???

    abraços

    Jorge Vogelsanger

    ResponderExcluir
  28. Se vai comprar a SX30 te aconselho a esquecer macro com a reflex, não funciona, aposto como o foco mínimo dessa lente não passa de 15cm no máximo. O dinheiro que vai investir nessa lente pode ser melhor investido em outra mais barata, como a 50mm f/1.8

    ResponderExcluir
  29. Olá Rodrigo,

    Eu li a matéria e fiquei com uma grande dúvida. Estou procurando uma câmera mais focado em fazer filmes curta-metragens, estava pensando em comprar uma Canon 7D, porém, ouvi dizer que a T2i filma até melhor que a 7D e tem um preço mais acessível. O que você poderia me aconselhar?

    ResponderExcluir
  30. Olá Rafael, obrigado pela presença no blog.

    Talvez eu seja a pessoa menos indicada para aconselhar sobre vídeos pois eu simplesmente não gosto da qualidade dos vídeos de nenhuma câmera fotográfica e as reflex ainda estão engatinhando nisso.

    Você vai ler sobre episódios de Dr. House feitos com Canon 5D Mark II mas aí é outro nível, um conjunto de corpo e lentes que aqui no Brasil custariam 10 mil reais.

    Como você disse que está focado em curtas-metragens, só recomendo filmadoras mesmo, até porque hoje a maioria tem captura de fotos. Mas se dizem que a T2i filma melhor que a 7D, eu acato essa opinião.

    ResponderExcluir
  31. Bom, eu jurava que tinha encontrado a máquina perfeita, mas vou ter que procurar outra porque pelo visto a t2i não foi feita pra mim.

    Nunca tinha ouvido falar sobre queimar clicks. E eu adoro tirar foto de tudo e testar funções, flashs...
    Todas as máquinas são assim, com número limitado de clicks?

    Busco uma máquina que eu possa tirar foto macro, com o fundo desfocado, com zoom optico muito bom. Gosto de tirar foto de amigos, família, paisagens, viagens, detalhes..

    Uma coisa que me tira do sério é quando aquele momento único acontece eu aperto pra bater a foto e demora um século e o sorriso do bebê se desfaz! Quero fugir disso!!!

    Não entendo nada, mas quero aprender. A única coisa que me convenceu foi que a melhor seria Canon. Qual modelo você recomendaria?

    Desculpa te perturbar, mas de todos os sites que já vi, aqui foi onde mais encontrei informações relevantes!

    Obrigada desde já.

    Abraço,
    Luciana

    ResponderExcluir
  32. Olá Luciana, obrigado pla presença no blog.

    Todas as câmeras que possuem obturador mecânico possuem esse limite de cliques. Essas câmeras foram feitas para uso profissional, não para hobby mas muitas pessoas hoje em dia usam este tipo de câmera para hobby.

    Para hobby há compactas muito boas, excelentes eu diria. Leia esse tópico aqui: http://goo.gl/A5GPi

    Pra não ficar demorando muito tempo entre o clique e a foto é só usar a técnica do meio-clique pois a foto sai quase no mesmo instante em que aperta o botão.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde Rodrigo,

    Acabei de retornar do centro de SP onde fui em busca de cameras. Encontrei lá a Canon T2i por R$2200,00 e uma Nikon D3100 por R$1800,00.
    Primeiramente gostaria de saber se esses valores estão na média. E outra coisa que gostaria de saber é, qual das duas são melhores?
    Sou amandora, aliás...ainda pretendo inciar... Mas quem sabe um hobby não vire profissão. Ja q estou fazendo curso de Publicidade, o que pode ajudar um pouco nas fotos que tirarei.
    Ouvi algumas pessoas dizerem q a Nikon é melhor...E outras dizeres o contrário. Devido às objetivas da Nikon não terem motor, além de serem mais caras do que as da Canon.

    O que pode me dizer sobre isso?

    Desde já obrigada!!!

    Gisele

    ResponderExcluir
  34. Olá Gisele, obrigado pela presença no blog.

    A média de preço das duas é essa mesmo. Não tem como dizer qual delas é a melhor já que uma supera a outra em diferentes itens.

    Não são todas as lentes da Nikon que não possuem motor de foco, apenas as AF não possuem. A maioria delas, as AF-S possuem motor de foco mas independente disso, foco manual é sempre melhor que foco automático, com o tempo vai aprender isso.

    Acho a Nikon D3100 mais recomendada para quem está iniciando pois ela possui um modo guia que ensina a usar todos os comandos que a T2i não tem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  35. Rodrigo, muito bom esses comentários, você é realmente muito atencioso, estou surpresa.

    Bem, minha paixão e vicio por fotos vem de longas datas, mas sempre me conformei com minha sony compacta, apesar de namorar DSLR a uns 2 anos.

    Adoro fotografia, sou sempre a fotografa oficial de todos os meus amigos, mesmo sem saber a parte manual das cameras pro. Estou indo aos EUA semana que vem e adorei a Nikon 3100, assim como essa Cannon do post.

    A questão, vale a pena comprar uma? sou dedicada e estou tentando ler oq posso para aprender a usar uma camera dessas.

    Quero saber qual a melhor lente pra comprar de uma forma que possa ser bem usada em viagens e festas, fotos de rostos e decoração, não queria gastar muito com lentes, queria ter uma legal para fotografar tudo, mesmo sem ser o na qualidade máxima, mas que fosse alguma "geralzona"

    Apesar de adorar macros, já vi que são complicadas com DSLR, exite alguma que proporcione boas macros?

    Agradeceria muito a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  36. Olá Amy, obrigado pela presença no blog.

    Por enquanto, pelo que você escreveu, não acho que valha a pena comprar uma DSLR pelo simples motivo de que ela nunca vai ser uma faz tudo pois nem as lentes "faz tudo" para elas, fazem realmente tudo.

    Por exemplo, o macro que conhecemos da compactas nunca será feito com uma DSLR a não ser que você compre filtros close-up ou anel que faz inversão de lente. As lentes macro que existem fazem foco a no mínimo 15cm próximo ao motivo a ser fotografado enquanto tem muitas compactas que fazem a 1cm.

    Veja se alguma destas câmeras te agrada: http://goo.gl/A5GPi senão, volta aqui e te recomendo uma DSLR e alguma lente que chegue próximo do que você quer.

    ResponderExcluir
  37. Olá Rodrigo,
    vê se consegue me ajudar, estou indo pro Paraguai fazer umas compras, então preço não será o maior problema, a dúvida é: uma Canon t2i, Nikon D3100 ou pensei também na D60 Canon e a minha prioridade é zoom.
    Gosto muito de viagens onde posso fotografar animais (pássaros) em seu habitat, e como vc deve saber nesse caso o zoom é primordial.
    Será a minha 1ª Reflex, entendo um pouco dos termos de fotografia e no futuro quero me aperfeiçoar com cursos.
    E as lentes Canon 70-300mm e a Nikon 55-300mm me proporcionarão o que eu quero???
    Por enquanto é só, saúde e sucesso pra você...

    Grato, Eduardo de São Paulo.

    ResponderExcluir
  38. Olá Eduardo, obrigado pela presença no blog.

    Acho que uma nikon D3100 e uma lente 55-300 vão te dar o que você quer. Só não compare com câmeras superzoom pois elas possuem um alcance muito maior a não ser que resolva investir cerca de 60 mil reais em lente.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  39. Olá Rodrigo,parabens pela objetividade nas respostas acima...
    Para foto aérea,mais especificamente fazendas sítios,chacaras,vc recomenda a nikon d3100 ou a canon t21???

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  40. Olá Marcel, obrigado pela presença.

    Nesse caso específico, a câmera não faz diferença alguma, acredito que a D3100 é mais indicada para iniciantes. Certifique-se de usar lentes com estabilizador de imagens e as lentes que já vem no kit destas câmeras são estabilizadas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  41. Eu tenho uma Canon Xsi e queria trocar a minha por uma t2i só que me deu medo agora que vc falou sobre queimar os cliks, isso tem na canon xsi e na canon t1i?

    ResponderExcluir
  42. Olá Luana, obrigado pela presença no blog.

    Toda reflex possui esse limitador de cliques devido ao obturador mecânico que se desgasta com o tempo.

    Recomendo que use sua XSi até o final da vida útil dela que é de cerca de 100 mil cliques (e espero que você tenha esse controle). Se tiver dinheiro disponível e sua câmera ainda estiver longe do limite de cliques, sugiro fazer um upgrade de lentes.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  43. Rodrigo, Parabens pelas dicas!
    Tenho uma T2i que comprei recentemente. Quanto a questão de queimar cliques, primeiro acho que aprox 100k é um volume expressivo no meu caso, que utilizo o hobby de fotografar mais nos fins de semana, porém, no caso de chegar nesse limite, perco a máquina ou basta substituir o obturador que está resolvido? Esta substituição pode ser feito por mim mesmo, ou devo levar em alguma lugar especializado? Qual a previsão de preço?

    ResponderExcluir
  44. Olá Eliezer, obrigado pela presença no blog.

    Você tá certo, 100 mil cliques é muita coisa. As pessoas acham que em um ano vão gastar tudo isso mas se esquecem que esse tipo de câmera não foi feito pra sair clicando tudo que se vê pela frente. Pra isso existem as compactas.

    Pode substituir mas apenas por técnicos especializados, na maioria das vezes é mais vantagem comprar uma nova câmera edevido ao alto custo da peça e dos serviço.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  45. Rodrigo, obrigado pela resposta.
    mais uma pergunta: Com respeito a uma gravação de video, o que é contabilizado nos cliques? Exemplo: Um vídeo é equivalente a um clique ou cada frame do video equivale a um clique. Se a última for verdadeira, isso significa que se eu utilizar a camerá para videos, a sua vida útil será reduzida drasticamente. Fico no aguardo do seu retorno.

    ResponderExcluir
  46. Apenas um clique pois o espelho sobe apenas uma vez e obturador fica aberto o tempo todo.

    ResponderExcluir
  47. sou estudante de artes visuais, fotografia e cinema. adquiri uma dessas e posso fotografar e filmar muito bem, não abro mão das 2 opções e a t2i desempenha esse papel fielmente. exelente camera, posso dizer, depois de 8 meses com a minha na mão, q estou completamente satisfeito em todos os aspectos só por um pequeno detalhe, pra quem for adquirir uma dessas, se for filmar muito, prefira os modelos como a 5D pois a t2i esquenta um pouco quando se utilizada demais em pouca luz para filmagens, no mais, é só não deixar a cam filmando meia hora e boa!

    abs, ótimo blog!

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde!

    tenho pouco tempo nesse ramo de fotografia, até pq bato fotos por hobby!

    eu bato muitas ftos pra igreja, ou seja, sem poder usar flash, pouca luz, e pegar muita foto de expressões!

    pelo que percebi a d3100 está mais próximo do que procuro, certo??

    ou a t2i seria melhor?


    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  49. Olá docedefesta2, obrigado pela presença no blog.

    Pra poder usar sem flash e aumentando o ISO precisa de uma câmera com menor densidade de megapixels possível, com baixa resolução e a resolução da T2i é muito alta. A melhor opção seria a Nikon D5000, em seguida a Nikon D3100 ou, dependendo do quanto pode investir, uma Nikon D90 seria a melhor pedida.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  50. mas rodrigo, isso não vai tirar a qualidade da foto?

    então a d5000 ainda seria mais indicado do que a d3100?

    ResponderExcluir
  51. ola Rodrigo,
    Comprei a lente 50mm f/1.8 como vc recomendou, porem náo estou conseguindo boas fotos, ela simplesmente náo foca, pode me dar uma dica de como usar....Ha comprei a Canon SX30is, nossa que absurdo... estou adorando...

    ResponderExcluir
  52. docedefesta2, por que tiraria a qualidade? Já tá mais do que na hora de aprender que alta resolução não tem nada a ver com qualidade, é apenas o tamanho da foto. Se você não trabalha com impressões gigantescas não necessita de alta resolução.

    Jorge Vogel, veja se o botão de autofoco não está desligado.

    ResponderExcluir
  53. Tava em duvida da D90 e T2i ...
    Oque eu acho é o seguinte, em relacao de cameras Semis, a Canon eu acho melhor em qualidade de imagem..
    Nas Profissionais ja prefiro a Nikon, por ex. D3s Muuito superior que as Marks! (Eu acho!).

    Em relacao ao ISO depende da maquina!
    Compare a D3100 com a T2i rsrs
    Ou melhor,,, com a D90 !!
    BOMM...
    Entrem ai e vejam!!!! >>>
    http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM
    >>>OBS...
    Nao comparem a intensidade de cor, e sim a Definição dos objetos na foto!!!
    Valeu!

    Eu sempre tiro em Alta resolucao, depois eu diminuo no photoshop,
    Comparem, tirem duas fotos, Uma em alta e outra em Baixa(desligue o AutoFoco!!! assim as duas fotos com foco igual!!).. A foto de Alta diminua o tamanho no photoshop, pro mesmo tamanho da de Baixa resolucao, e veja a qualidade.. Fora que é ate melhor pra fazer Crop e outras coisas!!

    ResponderExcluir
  54. Ola Rodrigo, meu nome é Fabio. Gostaria de uma opinião sua. Sou médico e pretendo comprar uma camera nova para minhas viagens e para uso no dia a dia.Tenho aquelas cameras compactas, simples, tipo sony cybershot, etc. Queria começar a ler um pouco mais sobre fotografia e melhorar minhas fotos, uma vez que com essas cameras inferiores é meio dificil. Vou comprar uma camera nova essa semana e a duvida é: Nikon D3100, D90 ou Canon T2i? Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Olá Fábio, obrigado pela presença no blog.

    Sempre recomendo a usuários a D3100 pois é a mais fácil de usar. Mas este tipo de câmera requer um investimento em lentes e outros acessórios que nunca acaba pois a câmera fica limitada aos acessórios que você tem já que determinados tipos de fotos necesitam de diferentes lentes.

    Há câmeras compactas avançadas que tem excelente qualidade e os mesmos recursos manuais que as câmeras citadas por você possuem e já são completas pra todo tipo de foto, são essas aqui: http://goo.gl/2v3Ga

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  56. Olá Rodrigo,meu nome é Ailton sou cirurgião dentista e estou a procura de uma máquina fotografica que me possibilite capturar imagens intra oral com máximo de detalhes para melhorar a reproduções de protéses com melhor valor estético

    ResponderExcluir
  57. Olá Aílton, obrigado pela presença no blog.

    Você tem dois caminhos a seguir: Ou compra uma compacta avançada com macro de 1cm pois acredito que irá precisar dessa função, ou compra uma reflex que vai te dar maior qualidade de imagem porém, terá que investir em filtros close-up e talvez um flash macro.

    Com 1300 no máximo você consegue uma compacta avançada, já uma reflex custa no mínimo 1500, fora os filtros que devem estar custando entre 50 e 100 reais cada um mais o flash macro que custa em torno de 1000 a 1500 reais.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  58. Rodrigo obrigado por responder minha pergunta.Fico feliz por saber que você é uma pessoa que divide seus conhecimentos com tantas outras.Gostaria de seguir seus conselhos com uma reflex.Peço mais uma gentileza de indicar uma máquina de boa qualidade encontrada no mercado.Desde já agradeço. Um grande abraço.
    Ailton dentista

    ResponderExcluir
  59. Aílton, a Nikon D3100 é a que recomendo a quem tá iniciando.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  60. Olá Rodrigo, esta]ou na fase de pesquisas etc....e acabei m esbarrando aqui em seu espaço..... ( muito massa) Estou para comprar uma CANON T2i .... já tenho uma certa experiência com fotografia (nada serio ) Entretanto, resolvi estudar mais e buscar algo com mais qualidade... vou comprar uma Canon T2i , gosto de foto-jornalismo , quero fotografar nessa linha, não é minha : festinha, pessoas, book etc.... que lente vc m indicaria para inicio de dialogo ?

    axé
    paz e luz!

    ResponderExcluir
  61. Olá Ismael, obrigado pela presença no blog.

    Não sei se você tem a opção de comprar a T2i sem lente pois, para fotojornalismo seria bom ter uma lente faz-tudo, tipo a 18-135. Se tiver que comprar com a lente 18-55 no kit recomendo a 55-200.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  62. Sim, sim acredito que venha com a lente. só que tenho visto que nem sempre as lente que vem agrada (em manteria de qualidade) .. por isso que queria saber quais seria opção levando em conta o gênero fotográfico. Mas agradeço pela atenção depositada, vou anotar essas lentes a qual vc disse, ai , quando estiver com a maquina vejo como resolver! ismael silva

    ResponderExcluir
  63. Rodrigo seu blog é show,sempre tiro minhas duvidas aqui...rs
    estou querendo comprar essa t2i,porém o kit de lente que vem nela é 18-135mm f/3.5-5.6 sabe me dizer qual a diferença desse e a do 18-55?
    sou leiga nessa assunto, e queria saber se ela bate foto rápido ,uma atras da outra, e se tem estabilidade de fotos em movimento.
    agradeço

    ResponderExcluir
  64. Olá Jacqueline, obrigado pela presença no blog.

    Para entender melhor a diferença entre essas lentes, leia este tópico aqui: http://goo.gl/KsGem

    Sim, ela consegue fazer várias fotos em sequência (na verdade 99% das câmeras conseguem) e a estabilidade de fotos em movimento depende da sua técnica, conseguir aliar velocidade, abertura e ISO para conseguir isso. Pra ajudar, ambas as lentes citadas são estabilizadas.

    Estude bastante sobre o assunto antes de efetuar a compra para saber se realmente é deste tipo de câmera que precisa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  65. ai continuo bastante em dúvida...rsrs
    quero começar a fazer fotografia, por isso não queria uma camera tão amadora. Meu objetivo é fotografar gestante, crianças, festas infantis, um estilo mais foto jornalista!A minha dúvida é entre comprar a T2i e T3i (depois da minha nikon desisti desse modelo, mas a única que fico em dúvida é a D3100),ainda não entendi direito a diferença das lentes, mas no caso a T2i teria maior alcance de zoom por causa da lente?? me ajuda...rsrs

    ResponderExcluir
  66. Não, a T2i não teria maior alcance, quem tem maior alcance é a lente. Essas câmeras não possuem lentes fixas, você usa a que quiser nelas (desde que compatíveis). Você pode usar tanto uma 18-55 quanto umaa 18-135 da Canon em qualquer Canon.

    Já que quer trabalhar com fotografia é necessário fazer um curso e também comprar um manual de fotografia, é preciso estudar bastante.

    Sugiro comprar a câmera mais barata que puder pra poder investir em lentes e flash externo pois são eles (e você também) que vão fazer a diferença. Esqueça a T3i, sugiro até a T1i se estiver muito mais barata que a T2i.

    ResponderExcluir
  67. Rodrigo, câmera compacta superzoom tem esse lance de limite de clicagem (o limite de km das câmeras) ou é somente para as DSLR¿

    ResponderExcluir
  68. Só as câmeras que posuem obturador mecânico, acho que 99% dos casos é de DSLR mas acredito que a Leica M9 é uma das que não é DSLR mas tem esse limite de cliques.

    ResponderExcluir
  69. olá, gostaria que você me explicasse a diferença entre as lentes 18-55mm e 18-135mm.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Leia este link que vai te ajudar a compreender essa diferença: http://goo.gl/KsGem

    ResponderExcluir
  71. bom, resolvi comprar a Canon T3i D600 . o preço é case o mesmo

    axé

    Ismael silva

    ResponderExcluir
  72. Olá Rodrigo, tudo bem? Eu estou na dúvida entre três câmeras: D90, T2i e D3100, gosto muito de filmes em HD e de imagens perfeitas, com qualidade e cores incríveis, gosto também de fotos macro. Na verdade eu estou procurando uma câmera muito boa e na faixa de até 2.500 reais, pela seguinte razão: Estou indo para o Canadá ano que vem fazer intercâmbio, mas vou ficar lá por mais de 2 anos, e eu amo muito lá, eu acho que vou tirar foto de cada coisa interessante que eu for ver, e filmar muitas coisas também, pra mim já estava definido que eu queria a T2i porque ela me parecia ser melhor para tirar fotos que a D3100 e filmar melhor que a D90, mas eu fiquei MUITO preocupado com esse negócio de limite de cliques, porque eu esperava que a T2i fosse durar mais de 4 anos pra mim. Eu não sou profissional mas tiro fotos bem legais e queria uma câmera com qualidade de fotos profissional. Então já lhe peço que fale tudo que você pensar, por favor tire essa dúvida cruel da minha cabeça, sua opinião será muito importante pra mim, de verdade. Já sou muito grato, abração! Fábio Reis

    ResponderExcluir
  73. Olá Fábio, obrigado pela presença no blog.

    Se você acha que a câmera não vai durar 4 anos é melhor rever seus conceitos, são muitos cliques pra durar apenas 4 anos. A minha eu calculo que vá durar uns 10 anos. Não dá pra sair clicando tudo a torto e a direito, tem que ser mais seletivo. São 100 ou 150 mil cliques em média para essa categoria de câmera mas isso não é regra. Pode ser que por um azar imenso dure bem menos ou por sorte, dure bem mais.

    Sobre o macro, não dá pra fazer tão bem como as compactas fazem, o mínimo de foco que vai conseguir devem ser 20cm enquanto muitas compactas fazem a 1cm. Dá pra usar lente invertida, filtros close-up mas nunca é a mesma coisa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  74. Bom dia Rodrigo!

    Assim como todos que estao iniciando na fotografia, estou na duvida entre a D3100 e a T2I .

    Minha ideia inicial é apenas usar nas minhas viagens (uso compactas hj), mas quero fazer um curso no futuro para aprender mais sobre o assunto.

    Meu maior medo é fazer um investimento barato na D3100 e em pouco tempo ter que trocar de equipamento.

    Posso comprar sem medo a D3100? Será q a vida útil dela para mim será longa? ou seguro a ansiedade e facilidade de valores e parto para outro equipamento?

    Outra duvida de leigo, caso faca a opcao pela D3100, posso ir utilizando lentes para fazer 'meu upgrade' certo? no caso qual seria a melhor macro/lentes "faz tudo" rs

    abs e parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  75. Olá Fernando, obrigado pela presença no blog.

    Em questão de qualidade de image, D3100 e T2i são semelhantes, equivalentes. Com qualquer reflex você pode ir adquirindo lentes aos poucos. E a vida útil destas câmeras é de 150 mil cliques, é coisa demais.

    Lentes faz tudo podem ser as 18-200. Macro? Esqueça, fique com sua compacta ou use gambiarras como lente invertida.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  76. Olá boa noite, o meu interesse como Hobby seá fotografar paisagens e pessoas, tenho uma caida por foto macro, adoro, sempre gostei de fotografia, só agora resolvi ir atrás disso, gostaria de uma opinião, estou prestes a comprar a seguinte camera Fuji Finepix Hs20EXR, é uma compacta avançada, achas que vale a pena o investimento?

    ResponderExcluir
  77. Olá Gilberto, obrigado pela presença no blog.

    Entendendo que suas prioridades são macro, paisagens e pessoas a HS20 não é recomendada.

    Recomendo essas aqui: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm pois já que é pra pagar caro, que seja por essas aí.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  78. Bom dia Rodrigo....

    Estou meio perdida.... quero comprar uma camera boa para filmar e q tbm fotografe.... prioridade p filmar.
    Tive uma mini dv... nao quero mais isso, quero algo mais prático. usei no meu tcc em jornalismo. agora quero uma mais prática.
    O que vc indicaria?
    Que não seja mto complicada para usar, que tenha entrada para microfone e baixe via cabo usb?????????

    Obrigada
    Anne

    ResponderExcluir
  79. Olá Anne, obrigado pela presença no blog.

    A verdade é que nenhuma câmera fotográfica faz vídeos que chegue aos pés de uma filmadora e como não faço vídeos fico até sem saber o que te indicar pois sua prioridade são os vídeos. Acho melhor você comprar uma dessas mini filmadoras que usam cartão SD e possuem botão de captura para fotos. Talvez alguma Panasonic seja melhor nisso.

    Vamos esperar ver se algum colega mais entendido em vídeos venha te ajudar.

    ResponderExcluir
  80. Boa noite Rodrigo,
    Sou a Fabíola e estou começando o meu blog, mas to postando mais vídeos que fotos (vídeos simples feitos pelo meu celular ainda), porém queria tirar fotos tb, daí não sei se compro uma filmadora c/ fotos ou se compro uma câmera fotográfica c/ vídeo(estes já saem com boa qualidade nas câmeras fotográficas?). (quero o mais prático , sem muita confusão , coisa p/ mulher que não é loira , mas tem muitos cachos na cabeça p complicar o pensamento, rs)

    ResponderExcluir
  81. ixi, só agora vi que minha dúvida é a mesma da colega acima, rsrsr, falta de atenção a minha!!

    ResponderExcluir
  82. Olá Fabíola, obrigado pela presença no blog.

    Acrescentando à informação anterior, não vale a pena pagar mais do que 700 ou 800 reais em uma câmera fotográfica pensando mais nos vídeos. Uma Panasonic nessa faixa de preço deve resolver.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  83. olá Rodrigo, me chamo thiago e sempre estou de olho no seu blog...
    quero comprar a T2i mas fico com medo desses sites de venda.
    Você poderia me indicar algum lugar com segurança para eu fazer minha compra?
    Em muitos sites ela esta com o preço de R$ 2600,00 em média, é isso emsmo? ou encontro por mais barato?
    ahhh sou do litoral de São Paulo

    ResponderExcluir
  84. A média de preço é essa mesma, Thiago. Pode encontrar mais barato, cerca de 300 reais na lojas de fotografia e informática de SP.

    Só não permito nomes de lojas aqui no blog a não ser as que possuem anúncios aqui. Na hora de pedir ajuda a estas lojas nenhuma se prontifica então não faço propaganda delas aqui.

    ResponderExcluir
  85. Nossa Rodrigo, lendo seus comentarios, estou quase uma expert em cameras. PARabens...

    Mas eu estou por um fio pra comprar T2i, obsevando os comentarios e o manual ela nao faz foto macro. Qual lente vc sugere para futuramente eu comprar ?

    Aprecio muito fotos macro, mas o uso desta camera será a principio domestico. sou apaixonadas por fotos de qualidades.

    Abç
    Gloria

    ResponderExcluir
  86. Olá Glória, como se trata de uma câmera de lentes intercambiáveis, a T2i não faz nada. Quem faz são as lentes e cada uma tem sua característica própria mas macro é uma coisa bem complicada de se fazer com este tipo de câmera e como você quer uma câmera para uso doméstico com alta qualidade e destacando o macro, recomendo a Canon G12.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  87. BOA NOITE A TODOS E PRINCIPALMENTE AO RODRIGO

    MEU NOME É MARCOS E GOSTARIA DE COMPRAR UMA CAM NOVA, MAS ESTOU EM DÚVIDA ENTRE UMA DSLR E UMA NÃO PROFISSIONAL COM ZOOM DE 35 TIPO A NIKON P500. GOSTO DE TIRAR FOTOS DE PAISAGEM e MONUMENTOS DAS VIAGENS QUE FAÇO E FOTOS MINHAS (NARCISO FALANDO MAIS ALTO rsrsrsrsr. SOU AMADOR MESMO E NÃO QUERO FICAR INVESTINDO EM LENTES, ESTABILIZADORES. SÓ GOSTO DE TIRAR FOTOS MAS COM BOA QUALIDADE. OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  88. Olá Marcos, só peço para desativar a caixa alta pois fica muito ruim para ler.

    Seu caso é típico de uma superzoom até porque com uma DSLR você não consegue chegar nem perto do longo alcance que estas câmeras tem.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  89. Boa noite!!

    Sou bióloga marinha, e estou pesquisando para comprar uma camera para fotografar baleias, estas sao especies costeiras, mas quero lentes que me deem uma maior aproximação. quanto ao corpo já escolhi a canon t2i.. Podem me dar sugestoes de lentes?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  90. Olá Ionara, a 55-250 é um ótimo custo-benefício. qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  91. Olá, eu faço parte de uma quadrilha junina e a partir do ano que vem quero comprar uma câmera para tirar fotos em dias de apresentações. Estou MUITO em dúvida sobre qual câmera devo comprar, já que sou iniciante. Minha maior prioridade é tirar fotos com qualidade ótima já que quadrilha junina tem muitas cores, muitos movimentos, expressões corporais e blablablá. Usarei primeiro como um hobby, mas com o objetivo de usar a câmera como profissional.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  92. Olá Iara, preciso que me diga o quanto pretende investir para eu poder indicar algo de acordo.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  93. Olá Rodrigo! Parabéns pelo blog!!
    Bom, sou amadora e estou querendo comprar uma maquina melhor. Gosto de tirar fotos em viagens, fazer pequenos filmes. Estou procurando uma maquina que me proporcione boa qualidade, manuseio relativamente facil (para que outras pessoas possam bater fotos minhas. Estou entre a nikon p500 e a d3000. O que voce me indica? é possivel fazer uma breve comparacao entre as duas ou nao se compara superzoom com slr? Tks

    ResponderExcluir
  94. Olá Rachel, não dá pra comparar DSLR com superzoom pois são totalmente diferentes. Como não é para uso profissional, recomendo compactas mesmo e, como cogitou uma DSLR, acredito que zoom não seja a coisa mais importante para você em uma câmera. Leia estes dois artigos que tem as melhores câmeras do mercado e veja se alguma te agrada: http://goo.gl/2v3Ga e http://goo.gl/72khm

    ResponderExcluir
  95. Gostaria de saber se sabe me informar se a T2I está prestes a sair de linha e se isso faz com qe eu compre outra câmera ao invés dela?! Obrigada!

    ResponderExcluir
  96. Ainda não mas câmera que está por sair de linha se for boa, não há razão para deixar de ser comprada. A câmera não deixa de ser boa só por estar saindo de linha e em alguns casos é até o contrário...

    ResponderExcluir
  97. Ok! Muito obrigada. Estou interessada em fazer minha primeira compra de câmera e gostaria de saber se a T2I é uma boa opção. O que vc, como experiente na área, me diz a respeito?

    ResponderExcluir
  98. Outra coisa, é melhor comprar só o corpo da câmera prima e dps comprar uma lente um pouco melhor? ou a 18x55 é 'suficiente' para iniciantes?

    ResponderExcluir
  99. Sim, é uma boa opção e a 18-55 dá conta do recado mas se você tiver a opção de só comprar o corpo e já investir em outra lente é melhor como a 18-135.

    ResponderExcluir
  100. me aconselha comprar a t2i ou t3i?

    ResponderExcluir
  101. T3i eu acho que tem muito penduricalho e nada que resulte em melhora de qualidade de imagem. Fico com a T2i.

    ResponderExcluir
  102. oook! mt obrigada... minha última pergunta, prometo! :D Nikon 3100 ou Canon T2i? acrdito que seja a T2i né?, mas só pra garantir.

    ResponderExcluir
  103. São câmeras de mesmo nível, aí é questão de preferência pessoal. Teria que pegar as duas na mão e testar a ergonomia, empunhadura, posicionamento e forma de acessar os controels pra ver qual é a melhor.

    ResponderExcluir
  104. Fala aí Rodrigo !!! Tudo bem???
    Ro, vc sabe como disparar a filmagem da T21/T1i por controle remoto? Dei uma olhada no manual, e lá diz q dá pra disparar o filme, mas, na NET, ninguém conseguiu.

    ResponderExcluir
  105. Há quanto tempo, Fernando! Olha, pra vídeo eu não sei mesmo. Só sei pra foto...

    ResponderExcluir
  106. Rodrigo, parabéns pelo seu Blog! Tenho uma T2i e queria saber e tem como obter o número de cliques efetuados pela máquina. É possível? Obrigado!

    ResponderExcluir
  107. Os programas que conheço só conseguem ler essa informação nas câmeras Nikon.

    Uma chance (remota) de conhecer isso é você usar numeração contínua desde que começou a usar a câmera. Nesse caso, o número de cliques fica gravado no nome do arquivo da foto gerada.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  108. Rodrigo, boa tarde. Estou querendo comprar uma camera digital Canon EOS T2i EF-s 18-55mm. Eu tenho uma analogica Canon EOS 500 com a lente EF 35-80mm (Canon zoom lens - US).
    A primeira pergunta é: posso usar a lente da analogica na digital?
    A segunda: parece que há um calculo que se faz e esta lente da analogica 35-80mm equivale a 56-128mm numa reflex digital. Esta certo isto?
    A terceira: convem comprar uma bateria adicional para a T2i? A minha analogica tem 14 anos de uso e está perfeita ainda.
    Muito Grata. Katia

    ResponderExcluir
  109. Olá Kátia, obrigado pela presença no blog.

    Pode usar qualquer lente analógica Canon EF que irá funcionar normalmente sem uso de adaptador. Até as mais antigas funcionam com um adaptador.

    Realmente, o cálculo é esse mesmo nas reflex digitais com sensor APS-C, caso da T2i, assim como sua 18-55 é equivalente a uma 28,8-88mm. Nas reflex digitais com sensor Full-Frame, nada muda, o que stá escrito na lente é o que realmente vale mas nestas câmeras não é possível usar as objetivas EF-S feitas exclusivamente para as câmeras com sensor APS-C.

    Bateria adicional é obrigatório. Por´me, uma original custa cerca de 150 reais e a genérica custa cerca de 40 reais. Tem um link aqui no blog para o site Deal Extreme que vende bateria genérica por menos de 10 dólares, são essas que eu uso e a carga é igual ou maior que a original.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  110. Olá Rodrigo, boa tarde,

    Gostaria de saber se você pode me ajudar, sempre gostei de fotografia, mas nunca tive a oportunidade REAL de entrar nesse mundo fantástico, bem....a pergunta é: que tipo de equipamento seria mais aconselhável no meu caso, estava pensando num equipamento Canon (sempre gostei da marca) do tipo T2i, 60D... seria muita pretensão minha, qual a sua opinião.
    De qualquer forma meu muito obrigado pela ajuda, e continue com o maravilhoso blog. Parabéns
    Abraços

    ResponderExcluir
  111. Olá cesar, obrigado pela presença no blog.

    Se for por hobby recomendo uma T2i ou T3. 60D já é um gasto desnecessário pois ainda tem as lentes que porventura irá querer e precisar no futuro.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  112. Câmera Dslr Nikon D3000 Lk Preta C/ 10.2 Mpx, Tela LCD 3.0", Kit Lente 18-55mm, 3x Zoom Óptico, D-li
    essa CÂMERA É BOA OU IGUAL A ESSA QUE ESTA SENDO COMENTADA
    OBG AGUARDO SUA ORIENTAÇÃO
    MATILDES

    ResponderExcluir
  113. Câmera Dslr Nikon D3000 Lk Preta C/ 10.2 Mpx, Tela LCD 3.0", Kit Lente 18-55mm, 3x Zoom Óptico, D-li
    essa CÂMERA É BOA OU IGUAL A ESSA QUE ESTA SENDO COMENTADA
    OBG AGUARDO SUA ORIENTAÇÃO
    MATILDES

    ResponderExcluir
  114. Olá Matildes, obrigado pela presença no blog.

    A D3000 já é bem antiga e não tem uma qualidade tão boa em relação às DSLR atuais. A D3100 é bem melhor.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  115. Obrigado Rodrigo pela dica, estava mesmo pensando na T2i, tenho duas dúvidas agora (rsrsrsrsrs), na net tem dois tipos de kit para T2i - uma com lente 18-55 e outra com 18-135; pra mim que sou iniciante qual seria melhor, com mais recursos e com uma T2i posso fazer cursos normalmente, ela atenderia as necessidades, eu aprenderia a arte e o ofício da profissão, tenho ideia mais tarde de me tornar profissional.
    Mais uma vez grato pela ajuda.
    Abraços

    ResponderExcluir
  116. Rodrigo.....você é um cara muito chato.....irritante....fui ver característica, vídeo e informações do próprio site da Fuji sobre a x100, agora eu tbm quero uma.....rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  117. Hahahaha, coloquei uma pulga atrás da sua orelha né?

    Então, a 18-135mm sempre é melhor que a 18-55mm. Vale mais do que se paga por ela.

    ResponderExcluir
  118. Bom dia Rodrigo, realmente você colocou um PULGÃO atrás de minha orelha, a Fuji X100 é muito legal mesmo, simples, tem tudo o que realmente se precisa, é nostálgica e prática.....só posso dizer uma cosia....SACANAGEM SUA.....agora tenho que ajuntar mais dinheiro....rsrsrsrs

    Bem....voltando a T2i, posso participar de cursos com ela, vou conseguir fazer tudo o que for preciso? e outra coisa: onde posso fazer um bom curso aqui em Sampa e se tem sites onde posso pesquisar sobre técnica, do tipo....dicas e truques, como se fosse um curso mesmo.

    Obrigado e Abraços

    ResponderExcluir
  119. Essa câmera te permite participar de qualquer curso mas não conheço nenhum de SP. Sites com dicas tem aos montes aí do lado esquerdo na minha lista de blogs e sites.

    ResponderExcluir
  120. Olà Rodrigo, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog.

    Li todos os comentàrios desse post sobre a 550D e confesso que dei uma balançada. Estou a procura de uma camera desde que minha mae 'roubou' minha Samsung WB550. Queria realmente dar um passo avante e comprar uma Reflex (nao por 'modinha' mas porque realmente gosto de fotografia) mas sempre fico com um pé atras porque nao sei se seria a camera ideal pra mim.

    Gosto muito de fotos de paisagens (moro na europa e estou prestes a fazer um giro por todo o continente) e tambem gostaria de usar a camera pra fazer fotos em movimento (jogos de futsal do meu irmao), basicamente isso. Acho que seria realmente por hobby porque nao tenho intençao de me tornar um fotografo profissional. Nunca tive uma reflex e confesso que me sinto intimidado pela quantidade de recursos que ela possa ter (o que è bom e ruim ao mesmo tempo, hahaha).

    Jà li e reli muitas vezes o post sobre as cameras compactas recomendadas e nas lojas por aqui achei a Canon G12 (509 euros), Nikon P7100 (479 euros) e a Pana LX5 (429 euros) mas o que realmente conta è ver o kit Canon 550D + lente 18-55 + cartao de memoria de 8gb + bolsa por 640 euros.

    Gostaria da sua opiniao porque fiquei realmente confuso se vale pagar esse pouco a mais pra ter uma reflex ou devo pegar uma boa compacta.

    Abraços, Felipe.

    ResponderExcluir
  121. Olá Felipe, obrigado pela presença no blog.

    Se estiver disposto a aprender toda gama de recursos de uma reflex, por que não comprá-la? Só não pode comprar pensando em usar sempre no automático, aí é melhor uma compacta mesmo. Mas vejo que está disposto a aprender, vai na 550D!

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  122. Oi Rodrigo. Adorei o post, me ajudou a esclarecer alguns pontos dos quais estava em dúvida. Até li quase todos os comentários, acredita!? kkkkk
    Mas hein, gostaria, se fosse possivel que você me indicasse qual camera seria melhor para comprar, tipo não tenho muita experiência, sempre tive cameras compactas mesmo, e já faz um tempo que eu estou querendo algo mais avançado, até já usei por um tempo a T1i de um meu amigo, e me apaixonei. Dai estou em dúvida qual comprar, T1i, T2i, T3 ou D3100?
    Bom, eu tenho uma certa preferência pela Canon, meu amigo fotografo sempre me diz que ela é melhor que a Nikon, mas é sempre bom ter mais de uma opinião, e eu desejo muito uma camera não tão impossivel de manipular e que me ajude a fazer boas fotos... kkkkkk
    E é só para lazer mesmo, fotos familiares, alguns videos, nada demais, quem sabe um dia eu faço um curso para me aperfeiçoar, mas por enquanto é só para divertimento. Meee ajuda por favor!

    Ahh, proveitando, FELIZ ANO NOVO! Beeijo .

    ResponderExcluir
  123. Indico a T3 que tem um excelente custo-benefício. Ela possui todos os recursos que você necessita por um bom preço.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  124. Oi Oi Rodrigo, nao conhecia este seu blog, achei ótimo e ja favoritei.

    Bom, sou leiga neste assunto, nao entendo de técnicas nem de equipamentos, mas acredito que eu tenha um olho bom pra fotos =)

    Quero comprar uma reflex, entao pedi opiniao a alguns amigos fotografos, e me indicaram Nikon que tem o preço mais abaixo, principalmente pq sou iniciante! Me falaram da D5100 e como eu nao entendo nada, acabei optando por ela, pois li mtas coisas a favor. Agora ao ler esta pagina eu fiquei muito na duvida.

    Apesar de eu nao entender nada, este ano farei um curso, nada exagerado, entao ja queria ter uma camera bacana pra durar bastante e eu ir tirando fotos e pegando o jeito. Fotos do dia a dia, viagens, paisagens... essas coisas rotineiras.

    Minha duvida é que, o valor da T2i la fora esta em torno de 800 dolares e vem, alem da lente 18-55, mais uma... dependendo do lugar, vem com 75-300 ou 55-250. Ja o caso da Nikon D5100 esta 800 só com a lente 18-55... se eu quiser com outra ja vai pra 1200 dolares (55-300).

    Comparando as duas, a Canon esta mais barata! Entao eu gostaria saber a sua opiniao, se valeria a pena eu pagar a mais pela Nikon, ja que pretendo aprender bastante usando a camera que eu irei comprar agora, ou se a Canon ja me bastaria, lembrando que penso a longo prazo.

    Espero que possa me ajudar =)

    Abraços, Rafaela

    ResponderExcluir
  125. Olá Rafaela, obrigado pela presença no blog.

    As duas estão no mesmo nível, e pelo preço que encontrou, a T2i é uma opção bem melhor. Opte pela 55-250 que além de possuir uma melhor qualidade de imagem, possui estabilizador.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  126. Ola Rodrigo, muitissimo obrigada pela ajuda. Acredito que eu va comprar a canon mesmo. Sabe me dizer se existe a possibilidade de sair algum outro modelo que "substitua" esta camera nos proximos meses com mais recursos, melhorias e tal?

    ResponderExcluir
  127. Todo ano sai uma substituta, inclusive em 2011 já saiu a T3i e esse ano sairá mais uma mas nem sempre quer dizer que a substituta é melhor. Dificilmente teremos algo com custo-benefício melhor que a T2i.

    ResponderExcluir
  128. Ahhh entendi! Eu estive dando mais uma olhada aqui no blog e acabei me deparando com uns comentarios seus falando que a nikon D90 é superior a T2i, ainda mais pq vem com a lente melhor. Agora fiquei na duvida denovo haha. Em relacao a explicaçao que eu te dei acima, sobre o que pretendo fazer e tal, ainda assim é melhor a t2i pra mim?

    ResponderExcluir
  129. Se não pretende trabalhar com fotografia não é necessário investir em uma D90 pois, em qualidade de imagem, não muda muita coisa.

    ResponderExcluir
  130. Bom, eu tenho algumas ideias nessa area, mas nao pra agora. Preciso aprender primeiro, vou na t2i mesmo, vou equipando com lentes boas =) Obrigada Rodrigo!

    ResponderExcluir
  131. olá, tive uma máquina Pratika MTL5B e peguei muito o jeito de usá-la : ajustar tudo no manual, foco, velocidade, abertura e fotómetro. Sempre conseguí ótimas fotos. Fiz alguns cursos de fotografias, que confirmaram a técnica, e tudo sempre correu muito bem. Encostei a máquina por uns anos e os fungos quase comeram o metal. Comprei e tentei usar uma máquininha digital. Porém os assuntos que fotografo, shows ou motocicletas, mostram-se impossível para as máquininhas. Ora escuro, ora muito rápido. Pensei em comprar uma máquina para voltar a fazer fotos no manual, ajustando alta velocidade, abertura, fotómetro, e foi ! Cheguei na T2i porém observei 2 detalhes iniciais. 1- existem duas faixas de preço na net para esta máquina média R$5.000 e média R$2.000 e aí pergunto-lhe, existe mais de um modelo de T2i ? e depois ví acima você dizer que esta máquina não é para treino, tentativa, acerto. Que suas lentes tem alto nível de desgaste.... pode por favor, me orientar, falar a respeito ? aguardo. abraço. Ary Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço de 5 mil é para lojas oficiais que importam legalmente e pagam todos os absurdos impostos do Brasil, e o preço de 2 mil é para as lojas do mercado paralelo. Nenhuma reflex é indicada para tentativa e erro ou aprendizado, pra mim o aprendizado é com compacta de controles manuais, reflex é pra quem sabe, como você. E sobre desgaste de lentes, me desculpe se algum dia afirmei isso, na verdade o que possui desgaste é o obturador.

      Excluir
    2. olá, boa tarde.
      PROFESSOR não há do que se desculpar. agradeço sua ajuda. é que o espaço é pequeno, a ansia é grande, e talvez eu mesmo tenha errado na interpretação. Muito obrigado pela ajuda e atenção. abraço, sucesso. Ary Leite

      Excluir
    3. Por favor, não me chame de professor pois sou amador como todos vocês. As dúvidas de vocês também servem como grande aprendizado para mim.

      Excluir
  132. bom, vamos complicar um pouco. qual a sua opinião : a T2i ou uma Panasonic DMC-FZ150 ?
    na Pana eu teria a opção manual ?
    ou mesmo um bom modo de 1-fotografias de shows, escuro, fumaça, movimentos, etc 2-fotografias esportivas, alta velocidade principalmente.
    e ainda a vantagem do modo automático para fazer as fotinhos normais do dia-a-dia. é verdade que ela é ruim de flash ?
    eu percebí que são concepções tanto quanto diferentes, porém pergunto, é sonhável ter uma camera automática que faça umas baita dumas fotos ? deixando você livre do baita trampo das refléx (rs rs) ?
    muito obrigado. abraço. Ary Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolher entre T2i e FZ150 depende do usuário, é preciso escolher entre versatilidade e qualidade. E ainda tem as compactas premium que são as que chegam mais próximas de uma reflex, as superzoom são diferentes demais e fica praticamente impossível comparar.

      A FZ150 tem modo manual. O flash dela tem uma potência dentro da média das compactas.

      Não dá pra querer ótimas fotos no modo automático, nem com as melhores reflex. Tem que ter o toque do fotógrafo.

      Excluir
    2. por favor, qual é um exemplo de compacta premium ?

      Excluir
    3. Essas aqui: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga

      Excluir
    4. olá Rodrigo, passei para agradecer e te dar um feed-back. Eu estava mais indeciso do que o permitido máximo para um tonto. Eu estava bem próximo de optar por uma Canon S100, mas, simplesmente não a encontrei. Apenas na NET. Em função disso, optei primeiro por ir até uma loja e pegar as máquinas na mão. Achei a Canon G12, robusta, compacta, muito próximo do que eu estava pensando. Mas, quando fui utilizar seu zoom, percebí rápido a granulação. Testei bastante a T2i, mas, confesso que já não tenho muita paciência com algo tão grande, e como por vezes vou tirar fotos no automático, passei essa. Cheguei na Pana FZ150, que achei maravilhosa em vários aspectos. zoom maravilhoso, empunhadura, tudo. Se, eu optasse pela T2i eu só a compraria se com uma lente 20 a 100 ou parecido, o que a torna cara. Quando ví na loja a SX40HS da Canon. Esta nem estava na mesa para testes. abrí a internet na mesa do gerente da loja, lí alguns comentários sem pressa, brinquei com ela uns 10 minutos e a trouxe prá casa. Achei-a robusta, com umas lentes maravilhosas e lí que é a melhor da categoria no escuro. Não sei se é verdade.
      Tinha preço melhor, porém eu tinha a máquina na mão. Paguei R$1800, com R$400 em dinheiro e a diferença R$ 1400, em 10X no cartão sem juros. De brinde tudo, capa, bolsa, cartão, cabo HDMI, etc.
      Bom, como a maior parte das minhas fotos serão no automático, e em algumas poucas fotos vou tentar voltar a brincar de fotógrafo, foi a opção.
      vou testá-la o mais rápido possível em ambientes de shows, com iluminação por vezes irregular, fumaça, etc. vamos ver no que dá. Seus comentários são sempre muito bem vindos. Abraço. Novamente, Obrigado.

      Excluir
    5. Obrigado pelo feedback e tenha bons cliques!

      Excluir
  133. Vendo Uma Canon T2i, como o modelo acima. Nova com poucos cliks. Lente 18~55mm. Motivo financeiro. Contato (brucesanyo@gmail.com)
    VALOR: 1.600 a vista. ac/ proposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colocar seu anúncio na página de classificados. Obrigado e quando a câmera for vendida me avise pra retirar o anúncio.

      Excluir
  134. Oi!boa noite...
    eu irei começar um curso de produção audiovisual por isso preciso de uma câmera que fotografe e filme bem,como muitos acima estou em duvida entre a D3100 e a t2i, apesar de estar mais inclinada para a t2i por possuir microfone externo,alguma dica? só mais uma duvida..não tem como saber aproximadamente quanto uma lente pode alcançar em metros,não e mesmo?

    Brigada, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado fazer um cálculo desse tipo, é mais fácil entender sobre distância focal aqui: http://goo.gl/FJO28

      Eu não faço vídeos mas vejo muitos usuários acharem a Canon melhor para vídeos.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
    2. olá CoOk,

      Tenho uma T2i e outras amigos meu tbm tem e o resultado dela é muito bom, eu recomendo sim a t2i

      Excluir
  135. Olá Rodrigo, parabéns pelo blog!

    Hoje possuo uma Canon Powershot 130, mas estou querendo adquirir a T2i ou a D3100. Como a colega acima, estou mais a fim da T2i. Minha necessidade é a seguinte: Eu trabalho como técnico de áudio e venho fazendo fotos dos shows onde tenho trabalhado, ou seja, local com pouca iluminação, iluminação muda rapidamente, nao tenho uma claridade perfeita sempre. Faço alguns videos e pego depoimento das pessoas ( daí achei interessante a entrada de mic da t2i). Quero captar fotos, videos e audio com qualidade. Ainda não é algo profissional, sim por hobbie, mas vejo a possibilidade de se tornar profissional. Não sou fã dos "enfeites" que as câmeras possuem, gosto mesmo da "arte", do modo manual, etc. Vi os lance dos "clic's" nas cameras DSLR, mas acredito que usarei a camera durante um bom tempo. Usarei também para fotografar paisagens durante as viagens, pessoas, de tudo um pouco. Qual das câmeras se adapta melhor as minhas necessidades? Obrigado. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, obrigado pela presença no blog.

      É a T2i mesmo, pro seu caso ela seria melhor que a D3100.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  136. Olá, Rodrigo. Seu blog é muuuuuito bom, aprendo muito aqui.
    Mas eu queria saber se a canon sx30 tem o obturador mecânico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus, obrigado pela presença no blog.

      Todas as compactas possuem obturador eletrônico.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  137. Olá Rodrigo..
    Precisa de mais uma ajuda, o que vc acha?
    - T2i + 18-55mm kit + 55-250mm f/4-5.6 IS
    - T2i + 18-135mm f/3.5-5.6 IS ??

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí já é algo que só você pode decidir. Só você pode saber se irá necessitar de um alcance mais longo já que a qualidade de ambos os kits é semelhante.

      Excluir
    2. Em se tratando a qualidade de imagens, entre a 18-55 e a 18-135, muda alguma coisa?? Pois sei que irei usar mais a 18-55, porém acho que iria faltar alguma c/ um alcance maior, por isso pensei nesses kits.

      Excluir
    3. A 18-135mm até 55mm é pior porque toda lente com maior alcance perde nitidez, isso é comum, é assim que funciona mesmo mas de 55mm pra frente ganha na versatilidade justamente por ir até 135mm sem precisar trocar de lente. A 55-250mm será mais útil em ocasiões em que você só fotografe de longe.

      Excluir
  138. Ola estou com uma duvida cruel e preciso entre a canon t2i e a nikon d3100, vou utilizar para pequenos eventos e coisa assim, desde ja agradeço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As duas são ótimas e estão no mesmo nível, se puder testar as duas para sentir a ergonomia delas isso será decisivo para sua escolha.

      Excluir
  139. Rodrigo,
    Acabei comprando a T2i c/ a 18-55 e uma 50mm f/2.8... depois de "aprender" com esse kit básico, vou procurar outras lentes que melhor me servirão!!
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que precisar é só chamar.

      Excluir
    2. Acabei vendo que digitei errado... a 50mm é f/1.8 rsss Obrigada!!!

      Excluir
  140. Olá Rodrigo ,muito prazer e desde já gostaria de lhe elogiar pela atenção sempre prestada e totaal respostas das perguntas. Bem meu nome é Leandro e recentemente fui aos EUA e comprei uma T2i. Sempre gostei de fotos, mas confesso que não sei ainda nada sobre fotos. Estou me sentindo como se fosse um motorista novo de carta dentro de uma Ferrari. Comecei a ler os comentários de seu blog e fique surpreso e ao mesmo tempo chateado com a historia de vida util do obturador. Caraca, nao poderei treinar, sendo entao que o correto sera eu aprender a mexer primeiro, para depois eu começar a utiliza-la. Percebi, que existe tudo isso, abertura, ISO, tipo de lente no meu caso uma 18-55. Existe um site facil para esse aprendizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandro, obrigado pela presença no blog.

      Eu diria que você não precisa se preocupar com a vida útil do seu obturador pois 100 mil cliques é coisa demais, é uma vida e sem contar que, se for bem cuidada, pode durar muito mais do que isso já que é apenas uma estimativa. Pode aprender e clicar à vontade!

      Existem vários sites e todos estão listados aí à esquerda na minha lista de blogs e sites.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  141. Oi Rodrigo, gostei muito de toda a informação que encontrei no seu blog. Vc transmite confiança, obrigada pelo excelente serviço prestado!
    Trabalho eventualmente com produção audiovisual desde 2008 (para TV principalmente), mas sempre com parceiros, por isso nunca precisei conhecer tão bem o equipamento. Agora preciso adquirir minha própria máquina e preciso da sua ajuda!
    Experimentei a T1i; gostei da qualidade, mas ela tem um sério defeito, a bateria esquenta com aprox 20 minutos de filmagem e ela desliga automaticamente! achei um absurdo! A t2i também faz isso? seria uma boa opção pra mim, mas fico com medo desse grave defeito. Isso pode estragar completamente o filme.
    Outra dúvida em relação à T2i foi a incrível variação de preços (de R$1.600 a R$4.900), isso é normal? quer dizer, posso confiar nas lojas que vendem mais barato?
    Experimentei a EOS 60D e também é maravilhosa, com a vantagem de não ter problemas no aquecimento da bateria.
    Meu uso principal é vídeo e faria um esforço para adquirir uma mais cara, se realmente valesse a pena. Qual vc me recomendaria?
    Te agradeço desde já, Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clara, obrigado pela presença no blog.

      O que acontece com todas as câmeras fotográficas (algumas mais, outras menos) é que elas funcionam apenas como um quebra galho para vídeos e esquentam mesmo se forem continuamente usadas para tal função. Se desliga automaticamente é puramente por segurança, estas câmeras são feitas apenas para vídeos de curta duração, pequenos takes. Inclusive a 60D pode se comportar assim mas pode ser que demore um pouco mais a esquentar. Quanto mais cara for a câmera, mais potente é a bateria e esse processo de desligamento automático pode ser retardado.

      A diferença enorme de preços é absolutamente normal nesse tosco país em que vivemos. Quem vende a 1600 não paga impostos e só oferece garantia de loja, quem vende por 4900 paga todos os tributos de importação, oferecem garantia oficial de fabricante e nós arcamos com essa ridícula tributação absurda do nosso governo.

      Finalizando: Se o uso principal é para vídeo, ou você compra uma filmadora que faça também captura de imagens ou parte para a 60D. Esqueça as básicas da série T.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  142. Olá! Estou querendo iniciar na fotografia justamente com a t2i e estou a procura de cursos ate. Encontrei na internet uma por 1.800 e a lente 18-55mm. Enfim, o que eu gostaria é de recomendações de lentes boas para fotografar eventos, books e tbm lugares abertos e outros equipamentos que possam melhorar a qualidade das fotos. Eu não entendo nada ainda, por isso estou pedindo ajuda, rs. Obg :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ketlin, obrigado pela presença no blog.

      O investimento para trabalhar com fotografia é muito, muito alto e deve ser feito aos poucos. O primeiro investimento deve ser feito em conhecimento, primeiro os cursos e depois as lentes e acessórios. Pra eventos é bom ter uma lente que vai de grande angular a tele, pra books é melhor usar lente fixa e não se esqueça do flash externo também.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  143. Olá, Rodrigo !
    Parabéns pela dedicação ao blog... Excelente serviço.
    Adquiri a T2i e uma lente EF 50mm f/1.8
    Há umas semanas conversei com um fotógrafo profissional que trabalha com casamentos e outros eventos desse tipo. Ele me disse que para usar a T2i como 'ferramenta de trabalho', é indispensável um flash. Perguntei a ele se é fácil encontrar cursos 'decentes' pela região (São Bernardo do Campo), ele disse não conhecer nenhum e que na realidade o ofício se aprende na prática. ( eu acho que ele estava se referindo a realização de fotos de eventos e não a fotografia em geral). Como eu também não encontrei nenhum curso acessível estava pensando na literatura... Modéstia a parte eu me considero autodidata e, lendo todo o manual da camera ja conheço as funções básicas, e consigo fazer ajustes manuais com certa precisão... mas procurava um livro mais profundo a respeito ( tenho alguns livros sobre fotografia artística, Cartier-Bresson, National Geografic ). Enfim, depois de muitos sites lidos, parei no seu ( é muito bom e já favoritei ), e gostaria que você me indicasse os melhores livros da área.
    Outra coisa, como o meu conhecimento prático está reduzido a minha lente 50mm/1.8, gostaria de saber se é necessário adquirir outra lente para aprimorar a técnica. Seria legal se vc listasse 3 lentes imprescindíveis para a maior quantidade de ocasiões.
    Última coisa, sobre o flash... o flash embutido na propria câmera é muito inferior ao flash acoplado? Eu sei que o flash acoplado já realiza as medições automaticamente, mas o modo automatico da camera também, então,quais as maiores diferenças?

    Desculpe pela extensão do texto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, obrigado pela presença no blog e texto grande que é bom, assim não preciso ficar adivinhando o que o leitor quer.

      Como você parece só ter a 50mm, é urgente a aquisição de uma grande angular como a 17-55mm, por exemplo. A princípio, para evento, é isso que precisa. E, no futuro, trocar a 50mm f/1.8 por uma f/1.4 e adquirir uma 85mm, estas fixas para retratos.

      Flash embutido não serve pra quase nada, pra quem trabalha com fotografia ele é quase um enfeite. Flash externo possui cabeça móvel que dará toda liberdade para que o profissional que sabe manuseá-lo consiga usar a luz a saeu favor em diversas ocasiões.

      Dos livros, vou indicar um que tenho aqui: O Novo Manual de Fotografia de John Hedgecoe, é muito abrangente mas tem muitos outros ótimos, é só pesquisar pela internet.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  144. Gosteiii....
    Me diga, o que acha da nikon 3200?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera Lúcia, obrigado pela presença no blog.

      Veja minha opinião sobre a D3200 aqui: http://www.foto-facil.com/2012/04/nikon-d3200-reflex-de-entrada-com-24mp.html

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  145. Tenho uma Canon T1i com a lente do kit, 18-55mm. Mas muitas vezes sinto falta de um zoom maior... Que lente me indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, obrigado pela presença no blog.

      Hoje a companheira ideal da 18-55mm é a 55-250mm.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  146. Eu pensei nela mesmo... Mas tava pesquisando e vi a 28-200mm. O que acha?

    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a 28-200mm você perde a grande angular. Se pretende usar uma objetiva faz-tudo tem a 18-200mm, as Sigma 18-200mm e 18-250mm e a Tamron 18-270mm. As versões Sigma e Tamron são até melhores que a Canon, e as da Sigma são inclusive mais baratas.

      Excluir
  147. Tenho uma T2i e estava feliz e contente com ela até esbarrar nas Pentax (longa estória). Já comparou a Pentax K30 com ela? Mesma faixa de preço... e resistente à água!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só dá pra recomendar Pentax pra quem tem facilidade de comprar produtos no exterior, se depender das lojas aqui do Brasil a oferta de objetivas e acessórios Pentax é muito baixa.

      Algumas reflex Pentax são melhores que as equivalentes da Canon mas é preciso pensar no conjunto todo.

      Excluir
  148. Alo amigo Jordy!!! pode me tirar uma duvida?? é q finalmente comprei a minha canon T2i a pouco tempo...!! to amando a camera... super rapida, imagem perfeita e tudo mais, tenho até a sensação de q estou com um tanque de guerra nas mãos..kkkkk faz videos ful hd, porem é no quesito video q reside a minha duvida.... comprei um cartão SD de 4 gigas da san disk e quando tento rodar o video em full hd a camera diz que tem 10 minutos de gravação e aí começa a gravar, so que logo pára a gravação em seguida e aparece uma mensagem dizendo que "a gravação parou". so consigo gravar em qualidade hd... pode ser o tipo de cartão...??? se for que tipo de cartão é o mais adequado para gravar em ful hd com a T2i???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, provavelmente é o cartão de memória. Para fazer vídeo Full HD é necessário cartão classe 6 mas classe 10 é mais garantido e hoje em dia nem está tão caro. Vale a pena gastar um pouquinho mais.

      Lembrando que câmeras fotográficas, principalmente as reflex, possuem bastantes limitações ao fazerem vídeos pois esta função é apenas um quebra-galho então, não se deve esperar um grande desempenho em vídeos.

      Excluir
  149. Alo amigo Jordy... finalmente comprei essa camera e to rindo a toa!!! kkk...muito boa mesmo!! leve, de otima pegada e funções bem simples. Achei muito facil a operação manual e qualidade de imagen muito boa mesmo! ja mandei comprar uma 55-250mm e um flash 270 da canon. Realmente ja ta me ajudando bastante no meu trabalho do dia-a-dia. valeu pelas dicas que vc me deu no seu blog!! vou postar algumas fotos no meu flicr http://www.flickr.com/photos/76403282@N04/ esperando q vc selecione para a exposição do mes!!!kkkkkkkkk um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando!

      Só deu uma bobeada no flash, ele não é muito melhor que o pop-up da câmera. Se ainda tiver como reverter essa compra pra depois investir em algo melhor, recomendo que faça isso.

      Excluir
  150. Olá Rodrigo, meus parabéns pelo blog!
    Estou tentada a comprar a Canon550D/t2i com objectiva 18-55 mm + objectiva 75-300 mm. Mas como é para algo bem específico: Fotografar manequins para um site de vendas, pergunto-lhe se é a melhor opção?!

    ResponderExcluir
  151. Meu nome é Mila! (não saiu na caixa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Câmera está de bom tamanho mas as lentes nem tanto. A 18-55mm é a que vem no kit então não dá pra evitar mas a 75-300mm é totalmente dispensável, não terá utilidade alguma e não é de boa qualidade.

      Compre uma objetiva fixa como a 50mm f/1.8 e, aí sim, vai estar melhor equipada mas, antes disso, talvez seja mais importante comprar um flash externo.

      Qualquer dúvida é só retornar.

      Excluir
  152. Blz, Rodrigo? Cara, não sei se estou enganado, mas parece que vc dá a entender que compactas se saem melhor que reflex pelo fato de alguns modelos do 1º tipo permitirem aproximação do objeto em até 0-1cm, ao passo que no 2º tipo ser de 15/20/30cm, dependendo da objetiva macro. Então, na sua opinião, mesmo quem tem a macrofotografia apenas como hobby se sairia melhor como uma compacta?
    Parabéns pelo blog. Vlw
    Denys

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de cada usuário, todas as minhas análises são sempre individuais, nunca generalizadas. Tem gente que faz questão desse falso macro que é aquele em que aproximamos bastante a lente do objeto, isso na verdade chama-se close-up. Agora, o verdadeiro macro, aquele feito com lentes que possuem o macro 1:1, é só com reflex mesmo.

      Em qual macro você se encaixa?

      Excluir
    2. Ok. Então acabei interpretando mal alguns de seus comentários. Foi mal. rsrsrs
      Bem, adquiri uma T3 e estou agora à procura de uma 100mm com um preço não tão elevado. Cansei de compacta para essa finalidade ("macro" - close-up). Tenho uma A430, uma S5IS e uma S95.

      Excluir
    3. Tenta a 50mm f/2.5 que é mais baratinha. Show de bola também.

      Excluir
    4. Tb cogitei essa ou, então, a 60mm; contudo, pelo maior distanciamento do assunto (o que auxilia nos casos de insetos mais ariscos,)estou inclinado pela 100mm (pena ter custo elevado - em torno de 1.7 - 2.4 mil reais)

      Excluir
    5. Rodrigo, li em um review [http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EF-50mm-f-2.5-Compact-Macro-Lens-Review.aspx] que o uso misto [retrato e macro] seria a grande vantagem da 50mm 2.5:

      "If you are in the market for a 50mm normal lens, my personal recommendation is to spend a little more money and get the Canon EF 50mm f/1.4 USM Lens. I think the additional f-stops (nearly 2) the f/1.4 lens provides are very worthwhile and add versatility to your 50mm. The f/1.4's somewhat better (slightly faster, quieter) focusing motor is worth something to me as well.

      If you are in the market for a macro lens, I recommend the Canon EF 100mm f/2.8 USM Macro Lens. The extra working distance this lens affords is very nice. Of course, the Canon EF 180mm f/3.5 L USM Macro Lens is really nice if your budget can handle it.

      If you need both (50mm normal and macro) in one lens - the Canon EF 50mm f/2.5 Macro Lens is for you! If 1:2 macro is good enough, the Canon EF 50mm f/2.5 Macro Lens is a good value lens. Image quality is very good. "


      Não quero chegar à conclusão de que, após adquirir a 50mm 2.5, a 100mm 2.8 atenderia melhor minhas exigências.
      Qual sua opinião sobre o assunto?

      Excluir
    6. Depende do que você pretende fotografar.

      Excluir
    7. Seria mesmo para macro. Contudo, achei interessante a informação de que o bokeh oferecido pela 50mm 2.5 macro para retratos seria melhor que a 50mm 1.8, o que a tornaria muito boa para uso misto [claro, com a desvantagem de ser menos rápida/luminosa]

      Excluir
    8. A escolha é bem difícil, mas me parece que por ser uma lente coringa, a 50mm f/2.5 parece mais valiosa. Não é aquela lente que é espetacular em alguma coisa mas é boa em tudo, entende?

      Excluir
  153. Olá rodrigo, estou querendo me entrosar mais com as reflex pois até agora só tive superzoons.Estou em duvida entre a T3i e T4i, ambas vem com o kit de 18-55mm consigo fazer boas fotos com ela?. Queria saber tb as diferenças entre as lentes 50mm 1.8 e a 55-250mm e suas finalidades. T3i ou T4i?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue fazer fotos espetaculares com qualquer lente em qualquer câmera reflex. É um outro nível de fotografia, o importante é saber fotografar.

      A diferença entre essas duas lentes é enorme, a primeira é uma lente é destinada para retratos com fundos desfocados, a segunda é para aumentar o alcance da sua câmera. Para entender melhor estude sobre distâncias focais.

      Como você está querendo sua primeira reflex, talvez a T3 seja uma opção melhor do que essas duas. Suas superzoom possuem controles manuais? E se possuem, você já domina os controles manuais?

      Excluir

Related Posts with Thumbnails