29 de março de 2010

Lançamentos da Nikon para o primeiro semestre de 2010

   Como faço toda segunda-feira, dou uma olhada no que as lojas trazem de novidade e hoje me deparei com as superzoom da Nikon P100 e L110, ótima notícia pois a exemplo dos lançamentos de Sony e Canon, demoraram menos de dois meses para aparecer nas lojas aqui do Rio. Acredito que em São Paulo tenham chegado até mais cedo, parece que acabou a diferença de seis meses entre o lançamento lá fora e a chegada aqui no Brasil.

   Recapitulando o que já foi falado aqui, a série P da Nikon possui controles manuais e a série L é automática, a L110 a exemplo da sua antecessora L100 engana muita gente pelo seu porte robusto mas ela não é uma compacta avançada. Ela é totalmente automática agradando apenas aos que querem fotos de longa distância sem maiores preocupações.
 Incríveis 26x de zoom na P100! Mas acredite, não é o maior dos atrativos desta ótima câmera

   Preocupação, aliás, o consumidor deve ter com a Nikon em relação aos seus preços: a L110 está custando R$ 1.100,00 lembrando sempre que ela é totalmente automática e a P100 está custando módicos R$ 1.600,00!!! Quem quiser uma dessas câmeras é melhor esperar um bocado...

   Vamos às especificações da P100 que é concorrente das câmeras Panasonic FZ35, Canon SX1, Sony HX1 e Canon SX20 que foram recentemente "dissecadas" aqui: Sensor CMOS com resolução de 10 megapixels, o que a deixa à frente das suas concorrentes ou no máximo empatada com elas; zoom óptico de 26x que deve gerar um pouco mais de distorção mas não deixa de ser um belo atrativo já que as superzoom de 30x ainda não chegaram com força aqui no Brasil; função supermacro de 1cm e uma bela abertura de 2.8-5.0 em uma lente Nikkor que se não tem a mesma qualidade das DSLR impõe respeito sempre às rivais.
Painel traseiro com poucos botões pode significar menu mais complexo

   A velocidade tanto nas longas exposições quanto nos disparos rápidos é apenas regular: Exposição máxima de 8 segundos e velocidade máxima de 1/2000 de segundo. Infelizmente o site da fabricante omite a distância máxima que seu flash pop-up alcança e ela não possui sapata para flash externo; tomando por base sua antecessora que alcança excelentes 8 metros, é de se esperar um flash bem potente.

   Agora a grande diferença entre a P100 e sua antecessora P90 é que ela faz vídeos Full HD com resolução de 1920x1080 pixels e seu modo contínuo chega a 1,1 quadros por segundo porém existe um modo de 10 quadros por segundo mas não é infinito. Pra finalizar, seu visor LCD de 3 polegadas possui mobilidade semelhante ao da Sony com variação de ângulos e ainda possui o visor EVF além de ser alimentado por bateria tipo proprietário.
Dial cheio de opções vai agradar em cheio os usuários mais avançados

   Opinião do blogueiro: Acredito que houve uma sensível melhora da P90 para a P100, com certeza foi a superzoom que mais evoluiu com novo sensor CMOS, inclusão de vídeos em Full HD e uma surpreendente redução de resolução, lembrando que a Nikon lançou neste ano de 2010 câmeras compactas de 8 megapixels, item que já está entrando em extinção. Macro de 1cm, LCD móvel e flash bem potente são outros itens que agradam muito e só falta um preço mais acessível na hora de tirar 10. Fora isso, tá super recomendada, grande lançamento da Nikon!

118 comentários:

  1. Sobre a L110
    Realmente muito bonita, mas sua robustez é mais pra causar boa aparência mesmo... Não vejo muita vantagem nisso...rsrsrs...
    Nesse caso, prefiro o “menos” que faz “mais”.

    ResponderExcluir
  2. Ainda sou apaixonado pela minha P90 apesar dos novos lançamentos ;)

    ResponderExcluir
  3. Opa, seja bem vindo ao blog, Wesley. Com certeza a P90 também é uma excelente câmera.

    ResponderExcluir
  4. ola rodrigo.
    gostaria de uma ajudinha sua,
    se fosse pra vc comprar uma uz agora, qual voce compraria entre estas.
    p100
    hx1
    pz35
    sx20

    sou novo no mundo da fotografia e tenho interesse em uma destas.
    abraÇo xD

    ResponderExcluir
  5. Olá Gin, seja bem vindo ao blog. Há algumas semanas eu responderia FZ35 logo de cara mas essa P100 impressiona muito. Um colega do orkut falou algo interessante sobre ela: Essa câmera veio pra se tornar líder do mercado.

    Infelizmente ainda não tive o prazer de usar a P100, se o sensor CMOS dela se comportar bem, ela vai jogar todas as suas concorentes pra escanteio então, eu arriscaria a P100.

    ResponderExcluir
  6. pois e rodrigo. estou lendo bastante reviews e notas de pessoas que intendem do assunto. e estou meio balançado com relaçao a uma destas, so ainda n comprei a minha pois estou querendo saber o que as pessoas vao dizer sobre a nova fuji hs10.

    e sobre teu blog, esta de mais ..
    abraÇo e continue assim. xD

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo!

    Poxa, agora fiquei triste, acabei de comprar uma L 110.

    Alex

    ResponderExcluir
  8. Alex, você pretende aprender a usar os controles manuais? Se não, a L110 terá serventia para você, ela tem 15x de zoom, é bastante coisa.

    Acredito que se você procurasse controles manuais com certeza não compraria a L110, teria pesquisado outras, então ela poderá ser bastante útil a você.

    ResponderExcluir
  9. amigo sou surfista tenho pesquisado muito e coincidentemente a que mais me agradou foi a p100 estou tentando comprar pelo mercado livre mais alguns vendedores dizem que sao fabricadas na malazia indonezia china sera que e seguro e isso mesmo elas sao fabricads nestes paises ou pode ser furada par surf o zoom dela e otimo mais ela faz fotos em sequencia?

    ResponderExcluir
  10. Olá Jorge, não importa a procedência. A nikon e as outras marcas tem fábricas em todos esses países asiáticos, isso não interfere na qualidade. Uma das minhas Canon foi comprada em 2008, é fabricada na Malásia e até hoje não tive problemas.

    O modo sequencial dela é de 10 fotos por segundo. Um abraço, amigão.

    ResponderExcluir
  11. Oi Rodrigo, estou em dúvida entre a P100 e a Fz 35 pelos recursos tecnologicos da Fz 35 como Ai (Automatico Inteligente) e o recurso de reconhecimento de face, que não vi na P100. O que me diz sobre essas diferenças ?

    ResponderExcluir
  12. Ah, outra coisa, a P100 não tem menu em portugues ?

    ResponderExcluir
  13. Esses recursos hoje estão presentes em qualquer câmera, resta saber se a fabricante vai dar destaque a isso ou não, então não se preocupe. Particularmente não uso esses recursos então não posso opinar.

    Tem menu em português sim, se alguma empresa lançar uma câmera hoje sem menu em português merece ser processada porque brasileiro compra câmera a balde! Um abração, xará.

    ResponderExcluir
  14. Valeu Rodrigo !!! Vou fechar a P100 então. Acho que o problema do menu deve ser por que estou vendo no mercado livre, o preço é muito melhor. Se tiver alguma dica de P100 com preço bom e menu em português ficarei grato. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Mercado livre é mais barato mesmo e todas as P100 tem menu em português, não existe um modelo diferente.

    ResponderExcluir
  16. Olá Rodrigo!

    Estou pesquisando a respeito dessas "superzoom" e estou em dúvida entre a P100, e SX20. Qual vc recomenda? Qual delas tem melhor imagem? Sou amadora, não entendo nada de ajustes manuais, mas tenho vontade de aprender.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Olá Ju, obrigado pela presença.

    A P100 promete ser melhor do que a SX20 mas na prática ainda prefiro a Panasonic FZ35 pois ainda não tenho informações suficientes da P100 pra dizer que ela é de fato melhor, tecnicamente ela é a melhor sim mas falta a prática...

    ResponderExcluir
  18. Opa.. é mta diferença uma p100 pra uma d300?
    Grato
    GUILHERME

    ResponderExcluir
  19. Olá gui, são tantas as diferenças que não cabe nem comparação. A P100 é uma compacta avançada com os recursos manuais necessários pra se extrair o máximo que a câmera permite, já a D300 é uma câmera DSLR considerada profissional por muitos fotógrafos.

    Se você esqueceu um zero e queria falar na verdade da D3000 também não dá pra comparar mas essa seria uma DSLR de entrada, semiprofissional.

    As DSLR são as câmeras em que você usa uma lente diferente pra cada tipo de foto e as melhores lentes geralmente custam mais caro do que o corpo da própria câmera.

    ResponderExcluir
  20. Olá Rodrigo!
    Confesso que não entendo muito de máquinas, mas fui ao py decidia a comprar uma sony hx1, ou uma nikon d40 (esta pois sou dentista e foi indicada por professores, pelo flash circular e as lentes macro). Porém a D40 já saiu de linha e achei em apenas uma loja e fiquei com medo de ser recondicionada,e suas sucessoras eram mto caras. Enfim, acabei comprando a Nikon P100. Confesso que depois me deu um friozinho na barriga, pois achei meio salgado o preço... e não é máquina profissional nem tem como trocar os lentes... O que vc acha? Gostei de saber a sua opinião q ela é a melhor da sua categoria...rsrs. Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Olá Suellen. Professores e profissionais adoram indicar câmera DSLR mas te disseram que lentes macro de qualidade custam as vezes mais caro que a própria câmera?

    Acho que fez bem em comprar uma P100, só compre uma DSLR se estiver muito familiarizada com os controles manuais já que não dá pra ficar usando DSLR no automático, é muito desperdício, e também tem que saber que existe todo um investimento posterior em lentes e outros acessórios.

    Te peço que volte aqui e diga o que está achando dessa câmera, preciso de informações de usuários dela e obrigado pela presença no blog.

    ResponderExcluir
  22. Oi, vcs acham que vale a pena a troca da P90 pela P100, ou as inovações são apenas perfumaria???

    ResponderExcluir
  23. E como vale! Foi a maior evolução que já vi de uma câmera pra outra, na minha opinião a P100 é infinitamente superior à P90.

    ResponderExcluir
  24. ola, Rodrigo!

    Entendi sobre a evolução da P90 e a P100, mas gostaria que você falasse da queda de MP. de 12.1 para 10.1 MP, no que isso melhorou?

    agradecido,

    Douglas

    ResponderExcluir
  25. Olá Douglas, obrigado pela presença no blog.

    Falando de compactas, em cerca de 90% das vezes quanto maior a resolução pior vai ser a câmera porque resolução alta só quer dizer que a foto é maior, não influenciando em nada na qualidade, apenas no tamanho mesmo, já que os sensores dessas câmeras são muito pequenos.

    Em sensores pequenos é preciso ter menor resolução senão a densidade de megapixels vai às alturas e quanto mais megapixels espremidos num sensor pequeno, maior vai ser a quantidade de ruído e aberrações cromáticas nas fotos.

    Conseguiu entender? Qualquer coisa é só retornar, tem muita gente boa que frequenta o blog e entende do assunto além de mim e vão te ajudar também.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Rodrigo,

    Entendi sim, na verdade nunca me falaram sobre isto, voce me esclereceu e muito!

    Sei de amigos que usam a P90, e sinceramente as fotos sao um espetáculo, fico imaginando a eficiencia da P100, agora mais do que nunca estou disposto a comprar esta.

    Muito obrigado pela sua atenção,

    seu blog está gravado nos meus favoritos... rsrsrs

    que Deus continue abençoando seu Trabalho...

    Abração,

    Douglas
    http://www.flickr.com/photos/douglas_im/

    ResponderExcluir
  27. Olá Rodrigo,
    Sou biólogo e gosto muito de fotografia. Quero fazer um curso e comprar uma máquina profissional, pois pretendo caminhar para este lado. Muitas fotos na minha profissão são ao ar livre, sob luz natural. Poderia me indicar uma máquina e lentes?

    Abraços,
    João Paulo.

    ResponderExcluir
  28. Olá João, obrigado pela presença no blog. A princípio, equipamento profissional da Canon seria série 1D ou 5D e a da Nikon série D300, acredito que precisará de uma lente zoom com alcance máximo de 300 ou 400mm, uma fixa de 50 ou 35mm e uma lente macro já que não foi bem especificado que tipo de fotos fará.
    Todo esse equipamento é bem caro, custando cerca de 10 mil reais mas se não tiver necessidade de equipamento profissional, podendo ser substituído por câmeras DSLR de entrada, economizará cerca de 4 ou 5 mil reais no corpo da câmera.

    ResponderExcluir
  29. João Paulo, fique à vontade para acessar meu MSN que tá aí do lado direito da tela já que seu assunto é bem mais específico e não dá pra atender por aqui.

    ResponderExcluir
  30. Seu blog foi um " achado". Muito bom e com ótimas materias.
    Eu estou doidinho para comprar a P100. Saudações.

    ResponderExcluir
  31. Oi Rodrigo, agora q já passou um tempinho desde a primeira postagem, vc acredita q já pode indicar a P100, sobre a Panny Fz-35? Estou tentadíssima a comprar a Nikon, mas admiro a Panasonic e ainda não me decidi. Tentaram me convencer a comprar a Canon SX20, mas como nunca me dei com máquinas a pilha, dispensei. E então, P100 ou FZ35? =) E parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  32. Olá Cristina, prefiro a FZ35.

    E obrigado pela presença aqui no blog, volte sempre!

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito dela era o que eu procurava em uma não SLR. Depois de cerca de 10 anos usando compactas (minha primeira, em 2000 nem lcd tinha - que merda)Comprei uma Nikon D3000 (para começar)para fins profissionais e pretento usar a P100 para treinamento (para não "queimar Cliques" em vão da SLR, pois como sabemos o obturador tem uma vida útil, e ficar tirando centenas de fotos de sacanagem só pra testar, não dá!). Li o manual dela e o que me agradou de cara foram os modos manuais, que se assemelham muito às profissionais. Quanto à resolução, é suficiente, uma Hasselblad seria ideal rsrsrs(sonho). Pelo que li no manual, é uma excelente câmar, não só para praticar, mas também para trabalhar. Valeu!!

    ResponderExcluir
  34. Olá gostaria de saber se vc pode me dar umas dicas tenho uma nikon l110 mais toda foto com movimento ela sai tremida não consigo configurar ela sera q vc pode me ajudar
    tirando isso ela e magnifica
    Ass. Regina

    ResponderExcluir
  35. Regina, infelizmente não tenho uma L110 aqui pra te ajudar a configurar, o máximo que posso te fazer é te auxiliar ao vivo pelo MSN, que disponibilizo no alto da página, quando você estiver com a câmera na mão.

    ResponderExcluir
  36. Boa boite Rodrigo, vou viajar agora para os EUA e pretendo comprar uma máquina. De início desejava uma D3000, mas pelo que tenho visto o custo fica bem alto precisando adquirir várias lentes. A minha intenção não é profissional, mas sim ter uma máquina com diferencial, só que para uso particular. Costumo tirar várias fotos e pelo que vi no seu blog uma câmera DSLR tem uma quantidade de cliks associado à vida útil da mesma. Estou tentada a comprar uma Nikon P100. Vc recomenda para a minha necessidade ou realmente é melhor partir logo para a D3000?

    ResponderExcluir
  37. Olá Keila, obrigado pela presença no blog.

    Vá de P100 ou qualquer outra compacta avançada, não há necessidade de uma DSLR para o que você quer.

    Se não precisar d euma superzoom indico uma Panasonic LX3, canon G11 ou já que vai aos EUA, uma Panasonic LX5.

    ResponderExcluir
  38. ola Rodrigo, antes de mais os meus parabéns pelo blog!!!está fantástico e muito elucidativo!!
    A minha duvida vem na sequência das anteriores, a minha indecisão passa pela compra da nikon p100 ou nikon d60 ou nikon d3000..aqui em Portugal elas rondam todas o mesmo preço: 400 euros.
    Gostava de saber o que aconselha, sendo que a maquina seria para usar em fotos com pouca luz, paisagens, retratos, edifícios, e no terreno para fotografar animais.
    A nikon p100 tem o mesmo desempenho de uma maquina "normal" digital ou é melhor?Pois com uma maquina digital as fotos com pouca luz ficam distorcidas, escuras, desfocadas..
    Obrigada, continuação de bom trabalho e um abraço desde Portugal

    ResponderExcluir
  39. Olá Nuno, obrigado pela presença no blog e também dos muitos portugueses que o acessam, fico feliz com a presença de todos!

    Vou resumir: É pra trabalho? Pega uma DSLR tipo D60 ou D3000 mas nesse caso, recomendo a D5000 que é bem melhor ou as concorrentes Canon, 450D, 1000D, 500D ou 550D.

    É só pra lazer? Pega a P100, é uma das melhores já lançadas e o sensor dela permite resultados melhores com pouca luz.

    Um abraço e qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  40. Ola, primeiramente quero dar os parabéns pela ótima qualidade do blog.
    Então, quero comprar uma maquina compacta e de boa qualidade, estou em dúvida entra a “Nikon Coolpix P100” e “Sony DSC HX1”.
    Quero algumas dicas de qual das duas escolher e qual as diferenças entre as duas?
    Vou utilizar a maquina pra tirar fotos de viagens, passeios em família. Um uso pessoal mesmo.

    Obrigado desde já.

    Elias Junior
    Curitiba

    ResponderExcluir
  41. Nome de gente famosa, hein? Obrigado pela presença no blog.

    Há diferenças em favor da P100 como o zoom que é de 26x na P100 e 20x na HX1; abertura da P100 é melhor; P100 tem um clique mais rápido; e a favor da HX1 que faz longa exposição de 30 segundos e consegue clicar com mais facilidade em movimento.

    Acho que a lente usada pela Nikon é de maior qualidade que a da Sony e isso influenciaria na minha escolha. Não esqueça de ler outras opiniões antes de se decidir.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  42. Gente famosa nada. =P

    Obrigado por tirar alguma das minhas dúvidas.
    Pra um leigo como eu é difícil comprar uma maquina nesse valor é depois se arrepender.

    As duas maquinas tem suporte pra flash externo?
    A Nikon Coolpix P100 grava em Full HD e a Sony DSC HX1 em HD apenas?
    As duas tem com bateria?

    No seu caso qual você escolheria.

    Novamente Obrigado,

    Elias Junior
    Curitiba

    ResponderExcluir
  43. Nenhuma das duas possui suporte pra flash mas pra compactas nem recomendo, acho um gasto desnecessário.

    As duas fazem vídeos com 1080 linhas mas a P100 é no formato wide (16:9) e a HX1 no formato standard (4:3), teoricamente qualidade igual. Toda câmera já vem com bateria, quanto a isso não precisa se preocupar.

    Como já disse na outra resposta, eu prefiro a P100 mas isso não deve influenciar na sua resposta, veja qual atende melhor as suas necessidades pois ambas são ótimas câmeras e não tem como se arrepender.

    ResponderExcluir
  44. Fala chefia, voltei aqui novamente buscando suas dicas. hehe

    Então, mais um dilema. Agora estou de olho na "Canon PowerShot SX30 IS", o que você me diz deste modelo de semi-profissional?
    Comparando com as outras 2 citadas a cima, o que ela tem de vantagem?
    Grava HD?

    É agora "Nikon Coolpix P100” , “Sony DSC HX1” ou "Canon PowerShot SX30 IS"?


    Obrigado,


    Elias Junior
    Curitiba

    ResponderExcluir
  45. Semiprofissional? Nananinanão, essas câmeras são compactas, falta muito pra chegarem a semiprofissionais rs

    Mas então, tem qualidade Canon, é indiscutível. HD ela filma sim, aliás, hoje em dia é todas desse porte filmam HD que é diferente do Full HD que só as câmeras com sensor CMOS possuem.

    Como ela tem mais zoom, veja se isso influencia na sua escolha. Não tem câmera ruim aí, todas são boas e depende das suas prioridades saber qual a melhor.

    A melhor pra mim pode não ser a melhor pra você e minha função é te ajudar a escolher a melhor para você, e não dizer qual a minha preferida pois posso terminar te influenciando a comprar algo que você talvez nem goste.

    Além disso, recomendo que leia os tópicos profissional ou semiprofissional aqui no blog pra você entender mais um pouquinho sobre isso.

    ResponderExcluir
  46. Oi Rodrigo,
    gostaria de uma ajuda sua
    estou pensando em comprar uma nikon
    estou em duvida entre a nikon p90 e a nikon p100
    sendo que a nikon p90 tem 12.1 megapixeis
    e a nikon p100 tem 10.3 megapixeis
    referente a qualidade da foto qual deve comprar?
    pois nikon p100 que é mais avançada tem menos megapixel do que a p90.
    Obrigada...

    ResponderExcluir
  47. Olá Wanessa, obrigado pela presença no blog.

    Uma das primeiras coisas que devemos saber ao comprar uma câmera é que resolução não tem NENHUMA relação com a qualidade da foto, apenas se refere ao tamanho da foto.

    Uma das grandes lutas do meu blog é desmistificar a resolução que é aclamada pela mídia e os fabricantes de câmeras como item relevante na compra de uma câmera. Em 80% das vezes, uma câmera de menor resolução é melhor que a de maior resolução.

    Recomendo a leitura do tópico http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/01/maior-resolucao-maior-qualidadesera.html antes de se decidir pela câmera.

    Entre P90 e P100, a segunda é infinitamente superior mas talvez no seu caso seja melhor uma automática como a Nikon L110 e Olympus SP600 que são superzoom de operação muito mais fácil.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  48. Olá Rodrigo, achei bacana a sua iniciativa de quebra paradigmas de mega pixel, existe até celulares da china que oferecem 12.1 mega mais vão ver a qualidade da foto!

    Cara notei que vc não tem muita informaçoes na prática da P100, por isso fui dar uma pesquisada no flickr, gostei da qualidade das fotos dela, e é muito dificil dizer se ela é melhor que a fz35, apesar de achar que ela é mais adiversária da fz100 conseguir trê fotos da Lua com zoom aproximadamente igual:

    Nikon P100:
    http://www.flickr.com/photos/52818652@N00/5091523939/in/pool-1390200@N21/

    Panasonic Fz35:
    http://www.flickr.com/photos/kevinandroide/5098068762/

    Panasonic fz100:
    http://www.flickr.com/photos/scoobydude46/4905100249/

    sei lá eu achei que o sensor cmos capturar as cores de um jeito diferente!

    ResponderExcluir
  49. Ah hoje já tenho um amigo que possui uma P100 e o cara entende muito de fotografia, hoje já até recomendo a P100 como primeira alternativa à FZ35 devido a ele. Faltam-me referências das novas FZ e da Canon SX30 agora.

    Olha, muito complicado analisar câmera vendo fotos na internet, eu particularmente não gosto. Foram usadas configurações diferentes em cada foto e pra mim, fica muito claro ali que a P100 é melhor porque o cara precisou de muito menos tempo de obturador pra conseguir aquele tom (1/125), já nas FZ foi usado um disparo de 1/40 mas a gente não sabe o quanto de edição há em qualquer daquelas fotos.

    Veja o clique da lua que consegui aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/10/super-tele-de-1200-mm.html nesse não há nenhuma edição mas tem zoom digital que estragou um pouquinho as bordas dela. Usei velocidade 1/60.

    ResponderExcluir
  50. Huahuahuhaush esse rodrigo é muitp zica, eu não entendi nda que vc falow na parte de tempo do obturador, mais suave sei que tu manja e sabe o que ta falando, acho que quanto mais rápido melhor neh?
    Então o ruim do Flickr é que os caras fazem muitas edições antes de postar a foto, porém gosto de olhar as fotos do flickr por que a perda da qualidade é minima (si é que tem) comparado ao orkut que "distrói" qualquer foto postada.
    Mias uma vez o Rodrigo ai contribuido para nosso "aprofundamento" no mundo fotográfico!

    ResponderExcluir
  51. É, meu irmão, se quiser começar a usar câmeras desse tipo vai ter que aprender esses termos e saber usá-los, chegou a hora de deixar o automático de lado. Quanto mais rápido menos luz entra porém menos possibilidade de borrar a imagem.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  52. Oi Rodrigo, vou viajar no final do mês para Nova York e gostaria de comprar um câmera semi-profissional, eu vi os seus comentários sobre a Nikon P100 e a Sony HX1 mas ainda estou em dúvida... O que eu gostei da sony é que ela possui o sistema panorâmico e como sou leiga no assunto o fato da P100 ser manual dificulta a utilização? Me ajude!
    Muito bom seu blog! Viviane.

    ResponderExcluir
  53. Olá Viviane, obrigado pela presença no blog.

    Leia atentamente dois tópicos antes de se decidir pois estas duas câmeras que citou não são semiprofissionais:
    http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/07/profissional-ou-semiprofissional.html
    http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/08/profissional-ou-semiprofissional-parte.html

    Depois veja realmente qual tipo de câmera quer e volte aqui para eu poder te ajudar.

    ResponderExcluir
  54. Oi Rodrigo, é são várias diferenças e o que eu queria com certeza deve ser uma compacta mais avançada pois já tenho uma da sony cybershot 8.1MP mas só tem apenas 3x de zoom é acho muito pouco... Eu vi que pelos outros comentários você prefere a Nikon P100 e a minha dúvida é que como ela é manual,eu acho que vai ser difícil pra mim alterar as funções... já que estou acustumada com a automática. O que acha?

    ResponderExcluir
  55. Ah isso é muito fácil de resolver e tem duas formas:
    Se você pretende aprender a usar os controles manuais pode sempre que quiser usar a P100 ou qualquer outra câmera no modo automático, todas tem o automático.
    Se você pretende apenas usar o automático mesmo, sem complicações, pode escolher entre a Nikon L110 ou a Olympus SP600, ambas tem 15x de zoom e totalmente automáticas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  56. Oi denovo... e entre a a Sony HX1, Nikon L110 e a Canon SX30 IS?
    Todas são autmáticas? Qual você me indicaria?

    ResponderExcluir
  57. Como eu disse antes, todas tem o modo automático mas se pensa em usar apenas o automático mesmo, só valem a pena Olympus SP600 e Nikon L110, nas outras você pagaria a mais por recursos que não vai usar. entre essas te indico a L110.

    ResponderExcluir
  58. Oi Rodrigo tudo bem? Esta é minha primeira de muitas visitas aqui no seu blog.
    Queria muito umas dicas de como fotografar. Acabo de ganhar uma Nikon P100 e sim foi amor a primeira vista e a cada click me apaixono ainda mais. Queria uma dicas também de como melhor utilizar o obturador e como consigo casar o util ao agradavel com o ISO. Tive aula de fotografia na faculdade, ( local onde minha paixão por foto aflorou), agora tenho que ir aprofundando. MAs perdi minhas anotações. Estou com a minha P100 igual criança quando ganha um brinquedo novo, nesta busca por dicas vi que consigo controlar a velocidade do obrutador, mas não sei como. Alguma dica de como regular a velocidade?
    Obrigada, fico no aguardo.

    Carol

    ResponderExcluir
  59. Olá Carolina, obrigado pela presença no blog.

    Antes de se aventurar no modo manual, use o modo de prioridade de velocidade (modo S no dial) para começar a se acostumar a isso. Quanto maior a velocidade usada, menos luz entra e você consegue "congelar" movimentos. Nas velocidades mais lentas, o obturador fica aberto por tempo demais entrando mais luz, porém há o risco de se borrar a imagem.

    Isso é só o basicão, como sua dúvida é um pouco mais complexa fique a vontade para adicionar meu MSN que está no menu a direita do blog.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  60. Olá Rodrigo, parabéns pelo blog, desculpa incomodar mas por favor me dê uma dica entre Nikon P100 e a Panasonic FZ 100 qual das duas voce indica como melhor compra.
    Li alguns reviews e a impressão que tenho é que falam melhor da P100 mas isso pode ocorrer porque a FZ100 é mais nova (inclusive saiu uma atualização de firmware).
    Estou um pouco mais pro lado da FZ100 pois li que ela possui para sol e possibilidade de usar alguns filtros conforme site http://previewofmyfz100.canalblog.com/archives/les_accessoires_specifiques_des_fz100___fz45/index.html claro que pode ser que nunca venha a adquirir tais filtros mas já é uma possibilidade de incrementar a máquina num futuro.
    Fico no aguardo de sua dica.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  61. Nada de incômodo, tô aqui pra trabalhar rsrs

    Em qualidade de imagem você não se decepcionará com nenhuma das duas e como você já viu que há uma vantagem na FZ100 que não terá na P100, pode ir na Panasonic sem problemas. Essa é a forma correta de escolher a câmera, você já pensou em algo para o futuro e olhou a câmera como um todo, não apenas para suas especificações.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  62. Olá Rodrigo, eu como muitos que participaram desse seu blog tem dúvidas e incertezas de qual máquina adquirir, e percebi que o seu objetivo não é influenciar, isso é muito bom mesmo.

    Bom, mas não posso de postar a minha dúvida, em alguns sites, vi que a P100 existe a função panorama, isso possibilita de tirar fotos panorâmicas? Ou o que seria isso?

    Algumas máquinas possibilitam tirar fotos panorâmicas, mas exige a sobreposição de uma parte da imagem. Outras máquinas, pode tirar varias fotos e a máquina se encarrega de "montar". Indicaria alguma que faz fotos panorâmica? Acho que a P100 não tem essa opção, certo?

    Abraços

    Marcel

    ResponderExcluir
  63. Olá Marcel, obrigado pela presença no blog.

    Quem faz boas fotos panorâmicas são Sony e Fuji, se isso for um item indispensável pra você aconselho a Sony HX1, excelente câmera. A P100 tem essa função mas não sei se ela faz isso de modo satisfatório.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  64. Oi Rodrigo, bom dia.

    Nossa muito obrigada pela dica, este final de semana te add no msn para conversarmos melhor.

    Mais uma dúvida, como foi dito aqui a P100 é uma compacta avançada certo?
    Você sabe me dizer se controles remotos funcionam em compactas como a P100?

    Mais uma vez parabéns pelo blog, e pela resposta rápida e objetiva.

    Carol

    ResponderExcluir
  65. Sim, a P100 é uma compacta avançada e há controles remotos específicos para cada modelo.

    ResponderExcluir
  66. Oi Rodrigo, obrigado pela resposta e esqueci de perguntar outra coisa.

    Estou de olho na P100, mas não necessariamente comprarei essa máquina, inicialmente, queria uma máquina que tivesse um disparo rápido, que pudesse focar bem e que ao pressionar o botão para disparar a foto, seja quase que instantaneamente.

    A velocidade no disparo, seria mais rápido se o visor LCD não estive ligado e usasse o opção ocular?

    Obrigado novamente.

    Marcel.

    ResponderExcluir
  67. Quanto a velocidade da P100 fique tranquilo pois atualmente é a compacta de reação mais rápida que existe. Com qualquer câmera pode se utilizar a técnica do meio disparo em que após fazer o autofoco, o disparo sai instantaneamente.

    Não há uma grande diferença nas compactas de velocidade com o LCD ligado ou desligado pois o visor ocular na grande maioria das câmeras é eletrônico, um mini LCD e nesse caso não há uma grande diferença de energia usada. Poucos modelos ainda tem o visor óptico que representava uma grande economia de bateria e uma maior velocidade nos disparos.

    ResponderExcluir
  68. Bom dia Rodrigo,
    Estou tentado em adquirir uma P100, porém, o novo lançamento da Pana me deixou indeciso...já teve a oportunidade de testar uma FZ100? Faría um pequeno comparativo entre a Hx1 a FZ100 e a P100?
    Fotos panoramicas terão peso na decisão !!!

    ResponderExcluir
  69. Olá Adelian,obrigado pela presença no blog.

    Se as fotos panorâmicas terão peso então fique entre HX1 e P100, exclua a FZ100. A HX1 possui o famoso modo sweep de arrastar a câmera pressionando o botão. Quando me dão as prioridades fica bem mais fácil e no caso das panorâmicas indico sempre a Sony.

    Nessa semana ainda vai rolar um comparativo entre essas câmeras mas sem a HX1 que já vai fazer dois anos e já foi comparada com a rival da sua época, a Canon SX1. Devo levar em consideração as lançadas neste ano.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  70. Bom Dia Pessoal,

    Adquiri recentemente uma P100, uso para tirar fotos sequenciais de surf. Porém estou com dificuldades em deixar um intervalo maior entre as fotos. Uso o modo continuo e nele confiogurei 60 Fps, sequanciando 25 fotos (mínimo de intervalo que consegui). Gostaria de saber se alguem tem configuração que deixe mais lento esse intervalo entre as fotos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  71. Rodrigo, boa noite,
    Saberia me dizer como identificar se uma P100 é refurbished ? Abraços e parabens !! Dennis

    ResponderExcluir
  72. Olá Dennis, obrigado pela presença no blog.

    A Nikon não é muito clara na sua política de recondicionadas mas há quem diga que há duas bolinhas, uma antes e outra depois do número de série.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  73. Bom Dia!!
    Preciso de sua opinião para aquisição de uma superzoom.

    Quero uma máquina à BATERIA e não a pilha.
    Usarei para tira fotos da minha filha(9 meses).
    Usarei, na maior parte das vezes, no modo automático.
    Zoom maior de 15x é escencial.

    Gostaria, se possível, que vc fizesse um ranking de umas 3 a 4 cams para eu analisar em relação ao custo tb.

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  74. Olá, sou eu novamente. Pra nos ajudar vou dar as opções que mais tenho observado. Segue:

    HX1 - Sony
    P100 - Nikon
    FZ40 - Panassonic
    SX30 Is - Canon

    Fico no aguardo

    ResponderExcluir
  75. Olá Leonardo, obrigado pela presença no blog.

    Para usar no automático há a Olympus SP800 com 30x de zoom. Das câmeras que citou acima todas são ótimas porém são mais caras que a Olympus e veja se vale a pena pagar mais por controles que você pouco usará. Talvez a melhor seja a Nikon P100 destas 4.

    Qulquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  76. Obrigado Rodrigo!! Dei uma analisada na Olympus SP800 mas acabei optando pela Nikon P100 mesmo.
    Fiquei com receio em relação aos 14 Megapixels oferecidos pela Olympus. Aprendi aqui no blog, que geralmente, se perde um pouco da qualidade da foto por conta disso.
    A diferença em R$ era pouquissima e quem sabe eu não fique entusiasmado para aprender um pouco mais sobre fotografia.
    Agradeço demais pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  77. Fiquei feliz pela sua escolha. Agora é só aprender a usar os controles manuais e fazer excelentes fotos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  78. olá rodrigo... parabéns pelo blog, estou comprando uma digital esta semana, dúvidas e mais dúvidas, o que digo de meu perfil é que fiz fotografia, revelação p&b etc...tenho até hoje uma vivitar e objetivas filtros, enfim... porém quero filmar tb creio que seria interessante esta P100, o que achas? Marcos PoA RS

    ResponderExcluir
  79. Olá Marcos, obrigado pela presença no blog.

    Se quer filmar talvez o melhor seja uma câmera com sensor CCD, ouço vários relatos de vídeos feitos com sensor CMOS que não ficam tão bons. Veja o que acha da Panasonic FZ35 ou Canon SX30 ou SX20.

    Se não houver necessidade de muito zoom, as melhores câmeras que existem são Panasonic LX5, Canon G12, Nikon P7000 e Samsung EX1/TL500.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  80. opa, obrigado, porém uma dúvida Rodrigo, o avanço tecnológico do sensor CMOS nesta nikon P100, já não supriu a deficiência de antes comparado com o CCD?

    ResponderExcluir
  81. E ainda no meu caso, a prioridade é foto, as filmagens serão eventuais, quero explorar os comandos manuais como se fosse uma DSLR, guardadas as proporções, é claro, e ainda com possibilidade de filmes full HD, entende?

    ResponderExcluir
  82. boa noite, Rodrigo hoje apareceu uma panassonic fz18 de barbada, o que achas para o meu caso e custo/beneficio um vlr quase pela metade do preço da P100?

    ResponderExcluir
  83. Marcos, se a FZ18 estiver bem conservada não perca tempo, altíssima qualidade. Não devemos desperdiçar essas oportunidades.

    ResponderExcluir
  84. Rodrigo,valeu obrigado... sei que de foto as pana são boas porém esta não filma em HD nem som estereo, será um empecilho? vou ver pessoalmente a qualidade, mas tb o vlr é 650... acho que vale para ver qual vai ser a minha, nesta retomada na fotografia...?! desta vez digital!

    ResponderExcluir
  85. Se vai ser um empecilho só você pode dizer isso. Só você pode saber o quão importante será o vídeo e áudio no seu equipamento. Mas certifique-se que ela está bem cuidada senão, com menos de 1000 reais pega uma FZ35.

    ResponderExcluir
  86. valeu... vou ver o que decido blogamos na sequecia....

    ResponderExcluir
  87. Olá Rodrigo...O Blog ta show hein???Parabens...Mas gostaria de saber se na Nikon P100 dá pra tirar fotos panoramicas..??
    Obrigado

    ResponderExcluir
  88. Olá George, obrigado pela presença no blog.

    Sim, a P100 faz fotos panorâmicas.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  89. Nossa Adorei este blog. Por favor me ajude. Estou em duvida entre uma camera Nikkon p10 e uma Cannon Sx30...quero uma camera que faça bons filmes e que fotografe enquanto filma para filmar e fotografar minhas filhas dançando. Ainda preciso que tenha estabilizador e que fotografe com pouca iluminação...qual seria a mlehor. Obrigada

    ResponderExcluir
  90. Olá Lu, obrigado pela presença no blog.

    A Nikon deve ser a P100 né? Eu não tenho certeza absoluta se a Nikon P100 faz fotos e vídeos ao mesmo tempo ams esse é um recurso presente em praticamente todas as câmeras deste porte desde o ano passado, a Canon eu tenho certeza que faz isso.

    Qualquer uma das duas será boa opção pra você, sobre fotografar com pouca luz depende mais de você do que a câmera. É preciso saber usar os controles manuais, ajustar velocidade e ISO de acordo com a cena. No automático nenhuma camera consegue grande coisa.

    Como você não citou que um longo alcance seria necessário, o que acha de dar uma olhada nestas câmeras aqui: http://fotofacilrj.blogspot.com/2010/11/comparativo-com-as-4-melhores-compactas.html

    Estas são as melhores câmeras que existem e tem tudo que você precisa.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  91. Olá Rodrigo,

    Td beleza, cara? Primeiramente, valeu pelo blog...na verdade, por conta do seu blog, adquiri, na data de hoje, 09.02.2011, uma nikon p100. Sou marinheiro de primeira viagem.
    O q ocorre é o seguinte, brother: coloquei a câmera no modo automático (ou seja, não fiz nada, nenhum ajuste). Mas as fotos não estão ficando boas...tá muito tremida...quanto ao zoom, nenhuma delas ficou boa, pois a máquina não está conseguindo focar (coloquei na opção modo infinito, como manda o manual). Será q o problema sou eu ou a minha máquina está com problemas? Pq até as fotos comuns, sem zoom, não estão ficando legais....então, aguardo a sua opinião a respeito, se puder me ajudar... abração.
    Renato

    ResponderExcluir
  92. Olá Renato, obrigado pela presença no blog.

    Tá usando o meio clique, esperando a câmera fazer o autofoco? No zoom, dependendo da quantidade de zoom nem o estabilizador adianta, sai tremido mesmo. Viu se a opção macro está ativada? Se estiver nada vai ficar legal, enfim, podem ser muitas as causas mas descarto a hipótese de defeito.

    Qualquer coisa acessa meu MSN pra eu te passar algumas dicas "ao vivo", rodrigo.jordy@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. Ok, Rodrigo....

    Bem, vamos lá:
    - Sim, estou usando o meio clique. Nas fotos comuns (família, por exemplo), em que não preciso de quase nada de zoom, a foto tá até saindo legal, mas ainda tem algumas q estão saindo tremidas...não entendi o porquê.
    - Quando utilizei o zoom (26x, zoom ótico), agora à noite, coloquei na opção de foco infinito (o manual assim determina). Tive muita dificuldade para visualizar, na própria tela, a imagem q eu estava tentando pegar (o Cristo redentor - moro no RJ), pois não parava de tremer a imagem; é assim mesmo? E as fotos ficaram muito ruins, para não dizer horríveis.
    - À tarde, também usei e ficou uma porcaria também...rsrsrs....
    - Acredito q eu esteja com alguma dificuldade, pois em todo site que vejo informações sobre a P100, ela é muito elogiada para o tipo de máquina (compacta superzoom - aprendi isso aki...rsrsrs) que é.
    - vou anotar o seu msn e, certamente, vou te incomodar um pouquinho. Posso até te passar, via msn, umas fotos, prá vc fazer uma análise. Daí posso te passar como estão as configurações (a princípio, estou utilizando o modo automático - mas entendo q já era pra sair legal).
    - De acordo com minha experiência, vou dar prosseguimento às opções "manuais" que a máquina dispõe.

    Obrigado pela sua pronta atenção.

    ResponderExcluir
  94. Como eu te disse, em zoom máximo não há estabilizador que segure, é muita distância, impossível não tremer.

    Usando no automático, mandar as fotos não adianta muita coisa, só se estivesse usando no modo manual mas dá uma lida bem detalhada no manual com a câmera na mão e teste TODOS os comandos.

    Depois a gente conversa com mais calma e tenta resolver isso, como moro no RJ fica até mais fácil, daqui a algum tempo vou tentar marcar um encontro com os leitores do Rio.

    ResponderExcluir
  95. Oi, todo mundo!
    Curti muito o blog e parabenizo o compa Rodrigo pela boa vontade e simpatia ^^
    Embora não seja Fotógrafa Profissional, fotografo louca e apaixonadamente o dia inteiro rsrs; e sou membro de um fotoclube...
    Com a ajuda dos companheiros e sites de fotografia, decidi pela minha Nikon P100 - a mais indicada pro meu nível de conhecimento e "fominha" de fotografar, no momento - e só tenho elogios ...

    Bem, depois de todo esse preâmbulo, quero sugerir ao Renato (e aos demais compas de fotografia superzoom) que providencie um tripé para suas fotos com zoom alto ... mesmo à distância média, tipo fotografando um passarinho na árvore da praça...
    Graças a esse toque que recebi de um amigo, pude rechear meu flickr com lindas fotos da Lua, que eram minha maior frustração até então... nunca mais fotos desfocadas ^^
    Bjs e até mais
    (ah, tb sou do Rio ... avise qlqr encontro, vlw?)

    ResponderExcluir
  96. Olá Lilian, obrigado pela presença no blog.

    O difícil é eu arrumar um tempo. Quando eu estiver de férias, talvez, mas a verdade é que a adesão do Rio é bem fraca aqui no blog. O pessoal do sul do país que é presença super constante aqui, fico impressionado com a presença deles.

    Vou ver suas fotos no flickr e fazer meus comentários!

    ResponderExcluir
  97. Oi, Rodrigo!
    belo domingo pra ótimos clicks

    Vixe, que honra! e que vergonha do mico ^^
    Mas preciso muito mesmo de toda a ajuda possível rs ... incluindo as broncas o\

    Quero continuar fotografando como amadora... não tenho pretensões de viver da Fotografia, mas gostaria de aprimorar minha produção ...
    Às vezes bate um desespero por não conseguir reproduzir a imagem que minha mente capta por ignorância sobre a técnica...
    Bem, só quero ficar feliz com os resultados do meu aprendizao ... Fotografia é minha grande paixão (além do Flamengo rs)
    Portanto, agradeço sua fofa dedicação e generosidade aqui no blog e - incrível! - indo lá ver meu flickr doméstico ^^

    Ah, adianto que tenho implicância total com alteração artística das fotos, através de programas de edição ... quero dizer que não uso Photoshop, Lightroom, etc ... banco até uma polêmica, no fotoclube, por conta disso ...
    Evito, inclusive, sempre que possível, cortar ou iluminar uma foto, posteriormente ... Em geral, só acrescento minha assinatura.

    Não sei se existe essa definição, mas meu olhar fotográfico é "naif", ou seja, meio ingênuo...
    existe isso? rsrs


    Enfim, adorei o blog e pretendo esmiuçá-lo e participar, com comentários e pitacos nos comentários alheios rs

    O endereço do meu flickr é
    http://www.flickr.com/photos/liliambrezinskipontes/

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  98. Mico nada, não vi mico algum kkkk.

    Olha, sua visão fotográfica é igual a minha. Eu também tenho esse olhar meio ingênuo pois acho que foto bonita pra mim é aquela que você faz com o coração. Tudo bem, com o tempo vou aprendendo algumas técnicas e as coloco em prática mas não deixa a técnica ficar a frente do olhar que é o mais importante.

    Acho que temos mais um título pra comemorar hoje...

    Também não sei usar, nunca usei photoshop e por isso não faço parte de fotoclubes e foruns de informática pois tenho uma visão bem arcaica da fotografia, não consigo me modernizar. Acho que estou errado mas é assim que eu sei fazer, foto pra mim é o que a gente faz na hora do clique.

    ResponderExcluir
  99. Oi Rodrigo bom dia , vc pode me ajudar a achar onde controlo a velocidade do obturador da HX1, mesmo no mode de prioridade do obt. naõ achei.Grato Rogerio Rocha

    ResponderExcluir
  100. Olá Rogério, obrigado pela presença no blog.

    Eu não tenho a HX1 aqui pra te dizer isso, vai ter que ler o manual pra encontrar.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  101. Olá! Acabei de comprar minha Nikon L110 (que pro meu nível de conhecimento e necessidades atuais, está bom! rs
    Só que como mandei trazer de fora (o que pelo custo saiu até que barato), não veio manual em português. Você sabe se existe alguém que disponibilize este manual em português gratuito?
    Abraços! Adorei seu Blog! Vou seguir com certeza!
    Carolina

    ResponderExcluir
  102. Olá Carolina, obrigado pela presença no blog.

    Não sei onde conseguir esse manual mas você pode entrar no site da Nikon com o número de série da sua câmera e solicitar o manual em português.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  103. Rodrigo..tenho uma Nikon ultra compacta S3000 e estou querendo me aventurar em uma super zoom..a duvida é: até eu me acostumar com a maquina e seus ajustesa manuais, as fotos no modo automatico serão melhroes que uma ultra compacta??

    ResponderExcluir
  104. Olá Marcelo, obrigado pela presença no blog.

    Isso depende da lente. No automático as fotos tendem a ser iguais a não ser pela qualidade óptica e nisso Canon e Panasonic são as melhores.

    Lembrando que há superzoom sem controles manuais e há ultracompactas com ajustes manuais.

    Qualquer dúvida é só retornar.

    ResponderExcluir
  105. entao... to aqui tentado a comprar a Nikon P100..vc disse à uma leitora que se fosse somente para uso em viagens a L110 seria boa. Mas, para isso eu ja tenho a s3000. E, pensando no lado do aprendizado a P100 seria uma boa pedidané.. Mas o fato é que: daqui 15 dias vou viajar e naovou ter tempo para me aprofundar nos ajustes manuais. Mas, por outro lado, se como vc diz que, no modo automático as fotos tendem a ser iguais, me confundi ainda mais.

    Resumindo: Para essa minha viagem, a Nikon P100 no modo automático será igual a minha Nikon S3000??

    Cara... sexta feira santa e eu perturbando sua oite... éfox.... hehehehe

    ResponderExcluir
  106. Iguais não vão ser até porque o sensor é diferente mas não espere grande diferença, será muito pouca e talvez em caso de baixa iluminação seja até pior por se tratar de sensor CMOS. Quem faz diferença mesmo no automático são as compactas de sensor grande, essas até no automático fazem excelentes fotos. Mas acredito que a P100 será uma excelente compra para você.

    ResponderExcluir
  107. ok.. pra finalizar qual compacta de sensor grande vc indicaria?

    ResponderExcluir
  108. São seis ao todo: Essas 4 aqui em http://goo.gl/2v3Ga mais a Olympus XZ1 em http://goo.gl/72khm e a Canon S95 que é uma Canon S90 com vídeos HD e você encontra aqui no blog mas nenhuma delas é superzoom.

    ResponderExcluir
  109. Olá...preciso de uma câmera para fotos de eventos noturnos ou diurnos, com longo alcance para impressão...minha dúvida está entre a nova nikon L120 e a nikon D40, ou ainda alguma da olympus ou canon...estou completamente perdida, por favor me ajude...

    ResponderExcluir
  110. Bem, estamos falando de câmeras totalmente opostas, talvez tenhamos que considerar as intermediárias que existem entre elas.

    L120 é uma compacta automática de longo alcance. Não há controle algum sobre as fotos, é apontar e disparar tendo um longo alcance à sua disposição.

    D40 é uma reflex antiga de excepcional qualidade mas que exige conhecimento dos itens básicos da fotografia como abertura, velocidade e ISO além de requerer uma lente de longo alcance que custa quase o preço de uma nova câmera. E a D40 por ser antiga só se encontra usada e não recomendo comprar reflex usada já que este tipo de câmera tem sua vida útil limitada pelo número de cliques. Provavelmente, qualquer D40 que encontrar estará no meio ou fim da vida útil. Melhor investir em mais recentes como Nikon D3100 ou Canon XS e T3.

    E tem ainda as intermediárias, câmeras avançadas de longo alcance que podem ser usadas no automático mas possuem controles manuais que você pode usar a qualquer momento tendo total controle sobre suas fotos, sem depdender da sorte no automático.

    E então, em qual dos 3 tipos de câmera pretende investir?

    ResponderExcluir
  111. De início eu fiquei apaixonado pela Sony HX1 (zoom e fotos panorâmicas principalmente), agora estão tentando me convencer que a Nikon L110 é muito superior. Não sei o que faço. Sei que a Nikon é mto boa, mas o grande problema que estou encontrando é o fato dela ser a pilha. Fico imaginando eu ter que andar com pilhas a vulsa, pois até onde sei, pilhas descarregam mto mais rapidamente. Pode me ajudar e dizer o que fazer?

    ResponderExcluir
  112. Se pretende aprender a usar controles manuais, é melhor a HX1. Se pretende apenas apontar e disparar sem maiores preocupações, a melhor é L110. Sobre pilha ou bateria, SEMPRE a bateria vai descarregar mais rápido. O problema é que muitos usam pilhas e carregadores de baixa qualidade, aí descarrega rápido mesmo.

    Baterias tem menor amperagem que pilhas recarregáveis então nunca durarão mais que as pilhas. O que não pode é querer economizar com pilha e carregador.

    ResponderExcluir
  113. Rodrigo, vc além de atencioso é rápido e objetivo. Obrigado.
    Acho que me ajudou a tomar a decisão e ficarei com a Nikon L110. Pode então me orientar sobre que carregador de pilhas devo comprar?

    ResponderExcluir
  114. Sony ou Philips são os mais confiáveis. E é bom ter 8 pilhas, um jogo sempre tem de estar de reserva.

    ResponderExcluir
  115. Tenho uma pergunta: a Canon SX 130 IS é uma boa câmera? Estou em dúvida entre ela e a Nikon P100. Minha irmã mora nos EUA e virá ao Brasil. Posso conseguir uma usada quase nova P100 ou uma nova SX 130 e estou na dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SX130 é boa mas não a ponto de competir com uma Nikon P100.

      Excluir

Related Posts with Thumbnails