4 de abril de 2010

Câmeras a prova d'água

   Esse assunto já foi comentado aqui anteriormente e vou retomá-lo porque recentemente surgiram algumas questões sobre elas. Protegem mesmo? Sim, protegem desde que você respeite a profundidade máxima que geralmente é de 3 metros e o tempo definido pelo fabricante. A qualidade é boa? Em troca de seu equipamento ser blindado não só contra água mas também contra choque e poeira, você terá uma câmera bem básica, sem grandes atrações. É mais vantagem comprar um case aquático? Depende, se você usar uma vez ou outra sua câmera comum com um case, sim. Se você for um usuário assíduo de câmera neste tipo de ambiente que necessita de mais cuidados porque não comprar logo uma câmera a prova d'água?
 A X560 possui cores vibrantes que irão agradar os mais jovens

   Aqui no Brasil só encontramos geralmente câmeras a prova d'água de Canon, Fuji, Sony, Panasonic e Olympus; esta última a preços bem acessíveis e é dela que vamos falar já que as outras marcas vendem seus produtos a preços nada competitivos mas não oferecem nada a mais.

   Os dois modelos mais em conta aqui no Brasil são da Olympus: X560 e Stylus 550WP e não há grandes diferenças entre uma e outra. Além destas duas, a Olympus ainda tem a série Tough quase toda ela a prova d'água mas um pouco mais cara pelo seu design mais arrojado porém, não traz nenhum grande atrativo, então vamos falar das duas primeiras que eu citei.
 Também chamada de μ550, a Stylus também possui variedade de cores

    Este tipo de câmera deve ser sempre revestido de metal e ser alimentada por bateria tipo proprietário, possuem 10 megapixels de resolução e um sensor de tamanho aceitável; não esperem muito da abertura de suas lentes pois a X560 tem 3.7-4.2 e a Stylus tem 3.5-5.0 e as duas possuem 3x de zoom; não há o modo supermacro, o mínimo de distância permitida é de 7cm; o máximo de alcance de seu flash é de 4,1 metros e a mídia de armazenamento é o cartão XD mas ambas vem equipadas com adaptador para cartão micro SD. Há uma controvérsia no site da fabricante: apesar de estar escrito abaixo da lente da X560 que a abertura é de 3.7-4.2, a fabricante afirma que sua abertura é igual a da Stylus 550WP: 3.5-5.0

   Segundo o site da fabricante são câmeras quase gêmeas, as únicas diferenças são o modo de cena para animais que só aparece na Stylus 550WP e sua irmã possui uma bateria que dura um pouco mais; mesmo assim as baterias das duas duram muito pouco: 140 na Stylus e 165 na X560.
 Painel traseiro bem simples, sem maiores complicações
   Opinião do blogueiro: Estas câmeras vão atender satisfatoriamente aos amantes da fotografia até debaixo d'água, não é necessário pagar 1000 reais pra ter uma câmera com corpo mais bonito, estas até que são bem bonitinhas e custam entre 300 e 500 reais! Não dá pra se esperar algo de exuberante nas fotos, me concentro apenas no que se propõem a fazer que é tirar fotos sem se preocupar com água infiltrando nela. Recomendadas mas com atenção: A bateria dura muito pouco, é necessário ter uma de reserva.

3 comentários:

  1. Nossa, essa verdinha tá linda! =D

    ResponderExcluir
  2. Talvez eu use a necessidade de ter uma câmera a prova d'agua pra comprar mais uma pois gostei da verdinha tambem...

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma verinha há mais ou menos 3 anos. Comprei por 400,00 e super valeu a pena... Uso até hj. O único contra é a bateria q dura pouco...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails